O Baihutong 白虎通
[Discussões do 'Tigre Branco'], é uma coleção enciclopédica das atas
resultantes de uma convenção de estudiosos imperiais, cujo objetivo era
discutir as relações entre política, cosmologia e filosofia. O encontro ocorreu
em 79ec no Pavilhão do Tigre Branco 白虎觀, e buscou
definir os currículos funda-mentais da Academia Imperial Taixue 太學,
servindo de base para a elaboração dos conteúdos educacionais e administrativos
a serem difundidos nas escolas e repartições espalhadas pelo país. O livro foi
compilado sob a supervisão do historiador Ban Gu 班固 (32–92ec). [Trad. A. Bueno, 2023].
As cinco divindades
O que significa as
Cinco Divindades? Eles são a porta externa, a porta interna, o poço, a cozinha
e o pátio interno. Por que eles são adorados? Porque são os lugares onde as
pessoas habitam, por onde entram e saem, e onde bebem e comem. Portanto, eles
são adorados como espíritos. Como sabemos que as Cinco Deidades são chamadas de
porta externa, porta interna, poço, cozinha e pátio interno? O Yueling diz:
"Na primavera eles sacrificam para a porta interna, no verão para a
cozinha, no meio do ano para o pátio interno, no outono para a porta externa e
no inverno para o poço".
Por que apenas aqueles
com o posto de grande oficial e superior têm o direito de sacrificar às Cinco
Divindades? Um oficial comum tem uma posição humilde e uma remuneração escassa,
então ele apenas sacrifica a seus ancestrais. O Li diz: "O Filho do Céu
sacrifica ao Céu e à Terra, os Senhores Feudais sacrificam às montanhas e aos
rios, os Ministros e grandes oficiais às Cinco Divindades, os oficiais comuns
sacrificam aos seus antepassados". O Qü li xiaqi afirma: “Um sacrifício
que não é apropriado e que ainda é oferecido mesmo assim é chamado de
sacrifício licencioso. Um sacrifício licencioso não traz nenhuma bênção".
Por que as Cinco
Divindades são sacrificadas sucessivamente no decorrer do ano? Eles seguem a
sucessão dos Cinco Elementos. Portanto, na primavera, um sacrifício é oferecido
à porta interna; pela porta interna as pessoas entram e saem, e também é na
primavera que as dez mil coisas comecem a bater na porta interna da terra para sair.
No verão, um sacrifício é oferecido à cozinha; a cozinha é a origem do fogo, e
é lá que as pessoas preparam sua comida para se alimentar; no verão também é o
fogo que governa: ele cresce e nutre as dez mil coisas. No outono, um
sacrifício é oferecido na porta externa; a porta exterior, estando fechada,
esconde e mantém as pessoas em segurança; é também no outono que as dez mil
coisas amadurecem enquanto se preparam e se guardam dentro da terra. No
inverno, um sacrifício é oferecido ao poço; o poço é a fonte de água, que fica
escondida sob a terra; no inverno também é a água que governa: nela as dez mil
coisas jazem escondidas. No sexto mês é oferecido um sacrifício ao pátio
interno; o pátio interno parece um monte de terra no meio da casa; no sexto mês
também é a terra que governa. Então o
Yüe ling diz: na "Primavera" um sacrifício é dado na porta interna,
enquanto o baço da vítima é oferecido primeiro; em "Verão" diz que um
sacrifício é dado ao lar, enquanto os pulmões da vítima são oferecidos
primeiro; em "Outono" diz que um sacrifício é dado na porta externa,
enquanto o fígado da vítima é oferecido primeiro; em "Inverno" diz
que um sacrifício é dado ao poço, enquanto os rins da vítima são oferecidos
primeiro; em "meados do ano" diz que um sacrifício é dado ao pátio
interno, enquanto o coração da vítima é oferecido primeiro.
Por que na primavera,
no sacrifício para a porta interna, o baço é especialmente oferecido primeiro?
O baço pertence ao elemento terra. Na primavera, a madeira é 'rei' e 'mata' a
terra. Portanto, o que é conquistado é sacrificado Por que é que no inverno os
rins são oferecidos e no sexto mês o coração, enquanto eles não pertencem aos
elementos que são conquistados? A terra ocupa o centro e representa o elemento
mais honrado, por isso é oferecido o coração, que é a parte principal dos
intestinos. A água ocupa a posição mais baixa e nada tem a conquistar pelo seu
sacrifício.
No sacrifício às Cinco
Divindades, o Filho do Céu e os Senhores Feudais usam um touro, os Ministros e
grandes oficiais usam um carneiro. A oferenda das vítimas varia de acordo com
as quatro estações. Outra opinião diz: um carneiro é sacrificado à porta
interna, uma ave à cozinha, um leitão ao pátio interno, um cachorro à porta
externa, um porco ao poço. Outros dizem que ao pátio interno se sacrifica um
touro, e se não houver touro, um leitão; ao poço o peixe é sacrificado.
Sobre a natureza dos cinco elementos primários
O que é chamado de
cinco elementos primários (wu xing)? São eles metal, madeira, água, fogo e
terra. Dizendo xing, querem dizer que pela vontade do Céu eles entram em
movimento com seu qi. A Terra serve o Céu assim como uma esposa agrada a seu
marido, assim como um servo (chen) obedece a um mestre (jun). A posição deles é
baixa. E aqueles cuja posição é baixa cumprem seus deveres com diligência,
portanto, cada um deles é o mesmo em um aspecto - cheio de reverência pelo Céu
em suas ações. O Shang Shu diz: “O primeiro dos elementos primários é chamado
água, o segundo é fogo, o terceiro é madeira, o quarto é metal, o quinto é
terra.”
A localização da
"água" é a parte norte do mundo. Apenas na parte norte do mundo sob
as Primaveras Amarelas o yin qi é adquirido. O propósito da "água" é
fazer crescer toda a escuridão das coisas. "Shui" - "água"
significa o mesmo que "zhun" - "nível". Ele nutre todas as
coisas igualmente, sempre tendo o mesmo nível.
A localização da
"madeira" é a parte oriental do mundo. Precisamente na parte oriental
do mundo, as forças qi do yang entram em ação, dando vida à escuridão das
coisas. "Mu" - "árvore" significa o mesmo que
"chu" - "romper". Quando partículas de qi de força yang
entram em um estado de movimento e borbulhante, elas rompem o solo e saem
(chu).
A localização do
"fogo" é a parte sul do mundo. É na parte sul do mundo que as forças
yang estão no auge do seu poder e a escuridão das coisas floresce.
"He" - "fogo" significa "seguir obedientemente"
(wei sui); isso significa que a escuridão das coisas deve ser totalmente desenvolvida.
"Fogo" também significa "hua" - "mudar",
significando que com o início do domínio do qi do poder do yang, toda a
escuridão das coisas muda e se transforma.
A localização do
"metal" é a parte ocidental do mundo. É na parte ocidental do mundo
que nasce o qi da força yin, que impede o desenvolvimento da escuridão das
coisas. "Metal" (jin) significa o mesmo que "proibir" (jin)
.
A localização da
"terra" é o centro do mundo. O centro é a terra. O propósito da
"terra" é reproduzir de si mesma e valorizar a escuridão das coisas.
"Tu" - "terra" significa o mesmo que "tu" -
"expelir".
Como se sabe que a
parte oriental do mundo está associada ao nascimento de coisas escuras?
"Yue ji" relata: "Na primavera há um nascimento de uma
infinidade de coisas, no verão - crescimento, no outono - colheita, no inverno
- armazenamento" .
"Terra" não
está associada aos nomes das estações anuais, porque existe outro nome para
"terra" - "di". Entre os cinco elementos, terra é o mais
reverenciado. Portanto, ela não se sobrecarrega com os assuntos do governo.
Yuan ming bao diz: “A terra não tem
posição, mas seu Caminho está presente em todos os lugares. Pela mesma razão, o
Grande céu não participa da transformação da escuridão das coisas, assim como o
governante das pessoas não se sobrecarrega com nenhum dever» .
O exposto acima são
julgamentos gerais sobre os cinco elementos primários.
Por que, por sua
natureza, os cinco elementos primários são divididos entre os que estão acima
ou abaixo? "Fogo" refere-se à força yang, é reverenciado e, portanto,
está no topo. "Água" pertence à força yin, é desprezada e, portanto,
está no fundo. "Madeira" refere-se à força yang fraca (shao yang),
"metal" refere-se à força yin fraca (shao yin), ambos têm uma propriedade
natural de alcançar equilíbrio e harmonia, para que possam ser dobrados e
endireitados, subjugados e mudados. Quanto à "terra", é a mais
extensa; ele contém todas as coisas. O que vai nascer sai do seu ventre, o que
vai morrer volta a ela. Não separando o limpo do sujo, ela dá à luz toda a
escuridão das coisas. O Shang Shu diz: “A natureza permanente da água é molhar
e fluir para baixo, do fogo queimar e subir, da madeira sucumbir, dobrar e
endireitar, do metal obedecer (influência externa) e mudar, a natureza da terra
manifesta-se recebendo a semeadura e dando a colheita” .
Por que, entre os cinco
elementos primários, dois "madeira" e "fogo", referem-se ao
poder do yang, e três (o resto) referem-se ao poder do yin? A terra,
pertencente ao poder do yin, sendo reverenciada acima de tudo, é combinada com
o céu, relativa ao poder do yang. Quanto ao "metal",
"madeira", "água" e "fogo", aqui as forças do yin
e do yang são combinadas em pares.
Acima estão os
julgamentos sobre a natureza dos cinco elementos primários.
Por que a
"água" tem gosto salgado? Essa é a natureza dela. O lado norte do
mundo, cujo elemento primário é a "água", está associado à
salinidade, lá a escuridão das coisas se torna forte devido à salinidade da
água, assim como os cinco sabores são fortalecidos com o sal.
Por que a madeira tem
gosto azedo? O lado oriental do mundo, cujo elemento primário é
"madeira", está associado ao nascimento da escuridão das coisas. E é
o ácido "da árvore" que os faz nascer, assim como os cinco sabores se
manifestam através do ácido.
Por que o gosto do
"fogo" é amargo? O lado sul do mundo, cujo elemento primário é o
"fogo", é responsável pelo crescimento, nutrição de uma infinidade de
coisas, amargura do fogo e é o que lhes dá crescimento e nutrição, assim como
os cinco sabores são nutridos com amargura.
Por que o sabor do
"metal" é picante? O lado ocidental do mundo, cujo elemento primário
é o "metal", está associado ao enfraquecimento e à morte das coisas
maduras. A nitidez do "metal" é o que contribui para seu declínio e morte,
assim como os cinco sabores perdem suas qualidades devido à nitidez.
Por que o sabor da
"terra" é doce? A natureza do Centro cujo elemento primário é
"terra" expressa o meio e a harmonia, e esta é a razão da doçura
"terra", assim como a doçura é a base dos cinco sabores.
O Shang Shu diz:
“Aquilo que é úmido e escorre torna-se salgado; o que arde e sobe torna-se
amargo; o que se presta a dobrar e endireitar torna-se azedo; o que se submete
e muda torna-se agudo; o que recebe a semeadura e dá a colheita torna-se doce. ”
Por que o lado norte do
mundo está associado ao cheiro de podridão? O lado norte do mundo representa o
elemento primário "água", aqui - o receptáculo oculto da escuridão
das coisas. A água também absorve sujeira e impurezas, por isso fede a podridão.
O lado oriental do
mundo representa o elemento primário “madeira”, aqui a escuridão das coisas
acaba de sair da terra, portanto cheira rançoso.
O lado sul do mundo
representa o elemento primário "fogo", aqui a abundância de força
yang excita a atividade vital das coisas, então há um cheiro de queimado.
O lado ocidental do
mundo representa o elemento primário "metal", aqui a escuridão das
coisas, tendo atingido a maturidade total, começa a desbotar novamente, então o
cheiro de mofo é aqui.
O centro é representado
pelo elemento primário "terra", a terra se encarrega de alimentar
toda a escuridão das coisas, então o cheiro aqui é perfumado.
Yue Ling diz: “O cheiro do Oriente é rançoso; o cheiro
peculiar ao sul é o cheiro de queimado; o cheiro peculiar ao centro é
perfumado; o cheiro característico do Ocidente é mofado; o cheiro do norte é o
cheiro da podridão.”
O lado leste do mundo é
chamado Dongfang porque é "o lado onde as coisas se movem", onde a
escuridão das coisas começa a se mover e viver. O lado sul do mundo é chamado
Nan Fang porque é “o lado que cuida da comida das coisas”, onde a escuridão das
coisas cuida de si mesma. O lado ocidental do mundo é chamado Xifang porque é o
lado onde as mudanças da vida acontecem e a escuridão das coisas cai em decadência
através das mudanças. O lado norte do mundo é chamado Bei fan porque é “o lado
do mundo onde tudo vai para o seu fim”, onde a escuridão das coisas se esconde
e espreita.
Acima estão as
discussões sobre cinco gostos, cinco cheiros e cinco direções cardeais.
O poder fraco de yang é
encontrado no signo zodiacal de yin, yin é como yang - "espalhar";
seu tom musical (lu) corresponde exatamente à consonância de tai zu; lu (tom
musical) significa o mesmo que lu significa "guiar". Portanto, o qi
da força yang fraca é direcionado para o despertar da vida. Força yang fraca
atinge seu pico no signo do zodíaco mao ; mao concorda inequivocamente com mao
- "flor"; seu tom musical corresponde à consonância de jia zhong.
Fraca força yang diminui no signo do zodíaco chen; chen concorda
inequivocamente com a palavra zhen - "raio"; seu tom musical
corresponde à consonância de gu xi. Os dias força yang fraca caem nos signos
cíclicos chia ou jia - o mesmo que fu jia - "eclosão (emergência) da
escuridão das coisas" e denota o desejo das coisas que estavam em um
estado dobrado de se endireitar após seu término.
A estação força yang
fraca é a primavera. A palavra chun - "primavera" é idêntica a outra
palavra chun, significando o mesmo que dong - "mover". A localização
da força yang fraca é na parte oriental do mundo. Sua cor é verde, seu tom
musical é jue; jue significa qi - força yang fraca em movimento e pulando. Seu
primeiro ancestral é Taihao; taihao significa "elevação geral" quando
uma miríade de coisas é despertada. Seu deus é Gouman ; Gouman denota o início
da vida das coisas, seu nome é idêntico à palavra men - "broto". Seu
espírito patrono sagrado é o Dragão Verde. Isso ocorre porque a força yang
surge no meio da força yin.
O grande poder de yang
(tai yang) é encontrado no signo do zodíaco si; si significa o florescimento
inevitável das coisas; seu tom musical corresponde à consonância de zhong lu.
Atinge sua força máxima no signo do zodíaco Wu. Wu significa que as coisas
atingiram seu pleno desenvolvimento; seu tom musical corresponde à consonância
de sheng bin. Ele, o grande poder do yang enfraquece no signo do zodíaco wei;
wei significa o mesmo que wei - "saborear", seu tom musical
corresponde à consonância de lin zhong. Os dias de grande poder yang caem nos
signos cíclicos bin ou din. Din significa que as coisas estão em todo o seu
brilho (bing ming). Ding é sinônimo de qiang - "forte".
A estação de grande
poder yang é o verão (xia). A palavra xia - "verão" é idêntica à
palavra ye - "ótimo". A localização do grande poder yang é na parte
sul do mundo. Sua cor é vermelha, seu tom musical é shi, shi significa o mesmo
que shi "parar". Aqui o grande poder do yang atinge seu limite. Seu
primeiro ancestral é Yandi; Yandi significa o mesmo que tai yang - "grande
poder de yang". Seu deus é Zhuyong; zhuyong significa o mesmo que shu xu -
"unir e ter sucesso". Seu grande poder yang espírito guardião sagrado
é o Pássaro Vermelho, porque ela se torna uma fênix sagrada quando deixa seu
ninho em chamas.
O poder yin fraco é
encontrado no signo do zodíaco shen , o signo do zodíaco shen significa o mesmo
que shen - "corpo", seu tom musical corresponde à consonância e ze. O
poder yin fraco atinge a maturidade no signo do zodíaco yu; o signo do zodíaco
yu é inequívoco com o signo lao - "sênior", que significa o início da
estação da colheita para escuridão das coisas; seu tom musical corresponde à
consonância de nan lu. Ela força yin fraca enfraquece no signo do zodíaco xu; o
signo do zodíaco xu significa o mesmo que eu - "destruir", seu tom
musical corresponde à consonância de wu e; wu e significa o mesmo que wu sheng
- "silêncio". Dias de força yin fraca - sob os signos cíclicos gen ou
xin; gen significa que as coisas "mudança" ( gen ), xin significa que
o poder yin obtém sua conclusão.
A estação yin fraco é o
outono. A palavra qiu - "outono" é idêntica à palavra zhou -
"chorar de dor". A localização dela poder yin fraco é na parte
ocidental do mundo. Sua cor é branca, seu tom musical é shang. Shang significa
o mesmo que qiang - "forte". Seu primeiro ancestral é Shaohao .
Shaohao significa o mesmo que shao lian - "pequena colheita". Seu
deus é Zhushou; zhushou tem o mesmo significado que su - "encolher".
Seu espírito patrono sagrado é o Tigre Branco. Isso porque hu -
"tigre" significa "agarrar e punir".
O grande poder do yin é
encontrado no signo do zodíaco hai; hai concorda com a palavra hu -
"grão", seu tom musical corresponde à consonância de ying zhong. O
grande poder do yin atinge sua plenitude no signo do zodíaco zi; o signo zi é
inequívoco com a palavra zi - “gerar”, seu tom musical corresponde à
consonância de huang zhong. Declina no signo do zodíaco zhou , zhou concorda
com a palavra nu - "ligar", seu tom musical corresponde à consonância
da lu. O grande poder yin é sob os signos cíclicos ren ou gui; ren significa que o propósito do
poder yin é servir ren (poder yang); gui significa o mesmo que kui du,
"estabelecer o padrão" (grande poder yin).
A estação de grande
poder yin é o inverno. A palavra dong - "inverno" é idêntica à
palavra zhong - "fim". A localização do grande poder yin é na parte
norte do mundo. Seu tom musical é yu; yu é idêntico ao conceito de shu
-"descanso". Então a escuridão das coisas começa a se multiplicar. Seu
primeiro ancestral grande poder yin é Zhuanxu; Zhuanxu significa o mesmo que
hansu - "o frio recua". Seu deus é Yuanming ; Yuanming significa
ruyuan - "grande escuridão". Seu espírito patrono sagrado é a
Tartaruga Negra; saindo do abrigo, ela joga fora sua carapaça anterior, na aparência
ela se parece com uma tartaruga, uma cobra e uma ostra perlífera ao mesmo
tempo.
A terra (tu) é o
palácio central do universo. Seus dias estão sob os signos cíclicos mou ou chi.
Mou é inequívoco com mao - "florescer", chi significa "sair de
um estado de opressão e humildade". Seu tom musical terrestre gongo ; gong
significa o mesmo que zhong - "meio". Seu primeiro ancestral é
Huangdi. Seu deus é Houtu.
Acima estão os
julgamentos sobre a ascensão e queda de yin e yang.
Por que o tom musical
da décima primeira lua é chamado huang zhong em Yue Ling? Huang -
"amarelo" é a cor do meio e da harmonia; a palavra zhong é a mesma
que dong - "mover". Isso significa que o qi da força yang se move sob
as Fontes Amarelas e nutre a escuridão das coisas.
Por que o tom musical
da décima segunda lua é chamado da lu? Da significa "grande", lu
significa o mesmo que ju significa "resistir". Isso significa que o
qi da força yang quer sair, mas a força yin não permite. O fato de lu ter o
significado de ru - "opor" significa que poder yin com toda a sua
multidão (lu) suprime, se opõe (ru) e impede o poder de yang.
Por que o tom musical
da primeira lua é chamado taizu? Tai também significa sim - "ótimo",
zu - o mesmo que zou - "coletar". Isso significa que a escuridão das
coisas começa a reunir forças de todas as maneiras possíveis para sair da terra
(chu).
Por que o tom musical
da segunda lua é chamado jia zhong? Jia - o mesmo que fu jia - "eclodir,
aparecer." Isso significa que a escuridão das coisas, surgindo e
aparecendo (fu jia), é subdividida imediatamente em gêneros e espécies (zhong
lei).
Por que o tom musical
da terceira lua é chamado gu xi? O sinal gu é inequívoco com gu -
"velho", xi - o mesmo que xian - "jovem". Isso significa
que toda a escuridão das coisas, tendo descartado o antigo, foi renovada e as
coisas ficaram frescas e bonitas.
Por que o tom musical
da quarta lua é chamado zhong lu? Isso significa que o qi da força yang atinge
o limite, encontra-se no centro e torna-se forte. Portanto, devido à sua
localização no centro, eles dificultam a ação da força yin.
Por que a tom musical
da quinta lua é chamada de sheng bin? Sheng é o mesmo que xia -
"menosprezar", bin é o mesmo que jing - "reverenciar". Isso
significa que quando o qi da força yang atingiu o limite, e o qi da força yin
apenas começou a entrar em vigor, os últimos se encontram na posição de
parasitas (bin), mostrando respeito ( jing) para a força yang.
Por que a tom musical
da sexta lua é chamado de lin zhong? Lin significa o mesmo que zhong -
"muitos". Então a escuridão das coisas atinge a maturidade em todos
os seus muitos tipos e tipos (zhong lei).
Por que o tom musical
da sétima lua é chamado de Yi Jie? Yi é o mesmo que sheng - "dano",
ze - o mesmo que fa - "lei". Isso significa que a escuridão das coisas
começa a sofrer danos e ser punida pela lei.
Por que o tom musical
da oitava lua é chamado nan lu? Nan é o mesmo que ren - "obrigar".
Isso significa que o qi da força yang ainda está de plantão para dar à luz
plantas e cereais. Por esta razão, a força yin se opõe a eles.
Por que o tom musical
da nona lua é chamado Wuyi? Yi é o mesmo
que zhong - "fim". Isso significa que a escuridão das coisas,
seguindo a força do yang, chega ao fim, mas o yang deve reaparecer, seguindo a
força do yin. Nenhum deles é destruído.
Por que o tom musical
da décima lua é chamado de ying zhong? Ying significa ying -
"responder", zhong - o mesmo que dong - "mover". Isso
significa que a escuridão das coisas, respondendo ao poder do yang, desce para
preservar suas forças vitais.
Acima estão os
julgamentos sobre os doze modos musicais.
Por que os cinco
elementos alternam seus reinados? Porque eles consistentemente se geram
mutuamente. Portanto cada um deles tem um fim e um começo. A madeira cria o
fogo, o fogo cria a terra, a terra cria o metal, o metal cria a água, a água
cria a madeira. Portanto, quando a madeira reina, o fogo ajuda, a terra está
morta, o metal está aprisionado e a água repousa. O que é derrotado pelo “rei”
(o elemento dominante) está morto. O fato de que o "rei" tem que
vencer - em conclusão, o que ele tem que dar à luz - ajuda, assim, aquilo que
deu à luz o "rei" - descansa.
Quando a madeira reina,
o fogo ajuda. Como você sabe quem será um sujeito (chen)? O fato de que a terra
está morrendo é porque o filho da árvore nascida da água deve vingar a terra
pelo pai porque a terra conquista a
água. Na alternância sucessiva dos cinco elementos primários, aquele que é
filho cuida para que as coisas voltem para a mãe. Quando a madeira reina, o
fogo ajuda, e no momento em que o metal é formado, o fogo derrete o metal. Mas
o metal dá origem à água, enquanto a água apaga o fogo, realizando um ato de
retribuição.
Seguindo o princípio
(li), o fogo gera a terra, e a terra, por sua vez, prejudica a água. Não há
nada que resista a esta ordem de coisas.
O dano mútuo, que é
causado pelos cinco elementos primários uns aos outros, é inerente à natureza
do céu e da terra. Os muitos conquistam os poucos, então a água conquista o
fogo. O sutil conquista o forte, então o fogo conquista o metal. O duro vence o
macio, então o metal vence a madeira, a densidade vence a frouxidão, então a
madeira vence a terra. O preenchimento conquista o vazio, assim a terra
conquista a água.
O fogo é uma
manifestação do poder yang e atua como um governante. A água representa o poder
do yin e está na posição de sujeito. Por que o súdito tem precedência sobre o
governante? Estamos falando de um governante que não segue o verdadeiro
caminho. Portanto, sendo a personificação do poder yang, ele é derrotado por muitas
ações do poder yin. Assim aconteceu com o governante Zhouxin de Yin. Se a água
seguisse seu propósito, o metal a patrocinaria e a terra responderia. Quem
buscasse calor encontraria calor, e quem desejasse frio, receberia frio. Como
poderia a água destruir o fogo, de acordo com seu propósito?
Diz-se que cada um dos
cinco elementos tem poder yang ou yin. A árvore dá à luz o fogo, por que o fogo
paga queimando sua mãe árvore? A resposta reside no fato de que, uma vez que o
metal conquista a madeira, o fogo - para apoiar a madeira - procura destruir o
metal; mas o metal é extremamente duro, é difícil destruí-lo, então a mãe
(árvore) sacrifica o próprio corpo para ajudar o fogo (filho) a derreter o
metal. Aqui há um desejo de criar um filho, sacrificando-se. Além disso, o
Caminho do Poder Yang não separa mãe e filho um do outro; portanto, para o bem
de ambos árvore e fogo, o fogo deve se manifestar com a morte de árvore, sendo,
como seu filho, uma continuação.
Por que a madeira reina
por setenta e dois dias (em um ano)? A terra reina por dezoito dias em cada
último mês de cada uma das quatro estações do ano. Adicionando o reino sazonal
da terra com os reinos dos outros quatro elementos primários - dezoito dias
cada um em uma estação - obtemos noventa dias, que é uma estação anual. Assim,
o tempo do reinado de cada um dos quatro elementos primários junto com a terra
é de noventa dias em um ano.
Por que a terra reina
em todas as quatro estações do ano? Sem terra, uma árvore não cresce, sem
terra, o fogo não queima, sem terra, o metal não adquire sua forma completa,
sem terra, a água não atinge sua altura. A Terra apoia os fracos e ajuda os
frágeis para que possam cumprir seu Caminho. Portanto, os cinco elementos,
alternando seus reinados, sempre precisam da terra, que rege no último mês de
cada uma das quatro estações, está no centro, mas não indica os nomes das
estações.
Como eles sabem que os
cinco elementos primários, sendo formados ao mesmo tempo, dão origem um ao
outro de acordo com sua posição? A interpretação diz: "Os cinco elementos
primários são formados juntos, mas diferem em seus nomes".
A força yang dá vida, a
força yin mata. Por que um ser vivo não pode existir no fogo, mas, ao
contrário, pode existir na água? A vida vem de dentro, e dentro do fogo está o
poder do yin, então ele não pode dar vida. Por que a água e o fogo
representando cada um são apenas uma espécie, enquanto o metal e a madeira
formam muitas espécies? Como o sul e o norte (correspondentes aos elementos
primários do fogo e da água) são os limites das forças do yang e do yin, por
isso tanto a água quanto o fogo, tendo atingido o limite, têm uniformidade. O
leste e o oeste não são os limites dos poderes de yang e yin e, portanto, a
madeira e o metal correspondentes a eles não são homogêneos.
Por que a água e a
madeira podem ser consumidas, mas o metal, o fogo e a terra não? A árvore
representa o poder do yang, e o poder do yang é o doador da vida, então a
árvore pode ser consumida. O fogo carrega em si o poder do yin, no metal o
poder do yin também é representado, embora mal. Portanto, eles não podem ser
consumidos como alimento.
Por que o fogo e a água
matam uma pessoa? A água carrega uma abundância de qi. Portanto, se uma pessoa
estiver nela, ela morrerá. O fogo tem o poder yin dentro, por isso mata as
pessoas com mais violência do que a água. Metal e madeira têm qi fraco, então
eles não são capazes de matar uma pessoa por conta própria. Há uma força yin
dentro do fogo, então não se pode penetrar dentro do fogo. Se uma pessoa se
encontrar dentro dela (fogo), ela encontrará imediatamente a morte. O poder
Yang é adquirido dentro da terra e da água, para que você possa penetrá-los por
dentro. Embora o qi do metal e da madeira sejam fracos força, mas são finos e
densos, por isso é impossível penetrá-los.
Por que a habilidade
humana não pode ser aplicada à água e ao fogo para o benefício das pessoas,
enquanto o metal e a madeira podem? O fogo é a personificação do poder yang
quando está no auge, a água é a personificação do poder yin quando está no
auge. Quando o qi de água e fogo está em plena floração, eles são imutáveis. E,
portanto, é impossível aplicar a habilidade do homem a eles para o benefício
das pessoas.
O metal e a madeira não
podem ser concluídos sozinhos, por isso é necessário aplicar a habilidade
humana a eles para transformá-los em benefício das pessoas.
De acordo com a
natureza dos cinco elementos, o fogo é quente e a água é fria. Por que há água
quente, mas não há fogo frio? Isso significa que um escravo pode se tornar um
mestre, mas um mestre nunca pode se tornar um escravo.
Os cinco elementos
estão constantemente presentes. Por que de repente acontece que o fogo
desaparece? A água representa o grande poder do yin (tai yin), ela personifica
as punições , portanto a água existe constantemente. O metal representa uma
força yin fraca, a madeira representa uma força yang fraca, em ambos os casos
seu qi é fraco, não sofre nenhuma alteração, então eles também existem
constantemente. O fogo é o mais íntimo e sutil do grande poder de yang, sua
semelhança é o senhor das pessoas (ren jun), reverenciado com devoção, mas
sempre oculto. Como o Filho do Céu, ele vive atrás de nove paredes duplas,
guardado por seus súditos abaixo. Assim como o fogo se refugia em uma árvore, o
senhor do povo confia na filantropia. A árvore
cresce sozinha. O metal, por outro lado, requer o esforço de uma pessoa
para completá-lo, porque o poder desprezível do yin por si só não é capaz de se
formar completamente.
Por que a madeira
flutua e o metal afunda? Isso reflete o princípio de que um filho deve seu
nascimento à mãe, como a madeira à água, o metal à terra. Por que o fígado
correspondente ao elemento primário da madeira afunda, enquanto os pulmões
correspondentes ao elemento primário do metal flutuam? Porque eles conhecem o
dever de reverência filial pela mãe porque o metal supera a madeira. Existe outra
opinião, a saber: a madeira tem medo do metal. Quando ele entra em contato com o metal, ele sofre alterações. Por
natureza, a madeira é macia e pode dobrar o tempo todo, por isso ela flutua. O
fígado segue a sua própria natureza, muda constantemente, e por isso afunda.
Tudo relacionado aos
cinco elementos primários é explicado de maneira semelhante.
Acima estão julgamentos
sobre o significado das transformações dos cinco elementos primários, a
alternância de seus reinados, sua geração mútua e superação mútua.
Por que o céu é claro
por dentro e escuro por fora, enquanto o homem é claro por fora e escuro por
dentro? Isso significa que o Céu e o homem querem governar influenciando um ao
outro.
Por que existem cinco
elementos primários e quatro estações? As quatro estações são as estações, e os
cinco elementos primários regulam sua sequência. Portanto, quando o elemento
primário “madeira” domina, esse período é chamado de “primavera”, quando o
elemento primário “metal” domina, esse período é chamado de “outono”. No
entanto a “terra” é a mais reverenciada, não investida de deveres, assim como o
soberano não está sobrecarregado com negócios, portanto, existem apenas quatro
estações.
Pelo exemplo de quem o
filho não concorda em herdar o poder cedido a ele por seu pai? Seguindo o
exemplo das quatro estações, pois o "fogo" (verão) dá prosperidade ao
"metal" (outono), mas não contribui para o florescimento da
"terra".
Como um filho herda o
poder de seu pai após sua morte? Seguindo o exemplo do fato de que o
"fogo" (verão) reina após o fim do domínio da "árvore"
(primavera).
De acordo com o exemplo
do que o irmão mais novo, após a morte de seu futuro irmão, herda dele?
Seguindo o exemplo da primavera após o inverno.
Como a recompensa da
virtude se estende aos filhos e netos? Seguindo o exemplo de o que nasce na
primavera atinge sua plena floração no verão.
Por que a punição por
um crime é limitada apenas ao perpetrador? A exemplo do fato de que o próprio
outono interrompe o desenvolvimento das coisas, sem esperar pelo inverno.
Como um dignitário
ajuda em questões de governo quando o governante é jovem? A exemplo da
"terra", que se encarrega dos assuntos entre o último mês do verão e
o primeiro mês do outono.
Como o que um filho
vinga por seu pai? Seguindo o exemplo do fato de que "terra" derrota
"água" e "água" derrota "fogo".
Por que um filho
obedece a seu pai, uma esposa obedece a seu marido, um escravo obedece a seu
mestre? Seguindo o exemplo da Terra, que obedece ao Céu.
Por que um filho não
deixa seus pais? A exemplo do “fogo”, que não se separa da “árvore” que lhe deu
origem.
Por que uma filha
abandona os pais? Seguindo o exemplo do fato de que a "água" flui
para longe do "metal" que lhe deu origem.
Seguindo o exemplo de
que marido, tomando sua esposa em casamento, sai para encontrá-la? Como o fato
de que no momento em que o sol se põe, a força yang desce para a força yin.
Pelo exemplo do que é o
governante inferior ao seu dignitário? Seguindo o exemplo do fato de que o mês
lunar depois de trinta dias recebe um nome de acordo com suas ações.
Por que os sucessos são
atribuídos a um governante e os erros atribuídos a um dignitário? Seguindo o
exemplo do fato de que embora as forças de yin e yang juntas destruam e deem origem a tudo, mas a força de yang é chamada
de doadora de vida e a força de yin - matando ela.
Seguindo o exemplo do
que um dignitário atribui seus méritos ao governante? Como o fato de que toda a
luz do dia é atribuída apenas ao sol.
Como um dignitário
admoesta seu governante? Seguindo o exemplo do fato de que "metal"
endireita "madeira".
Como um filho exorta
seu pai? Seguindo o exemplo do fato de que "fogo" dobra e endireita
"árvore".
Que exemplo um
dignitário deixa a um governante se seu conselho não é seguido? Pelo exemplo do
fato de que a "água", escorrendo, pode subir.
Por que um marido nobre
remove seu filho e traz seu neto para perto dele? A exemplo do fato de a
“árvore” se afastar do “fogo”, mas aproximar-se da “terra”.
Pelo exemplo do que um
parente do governante, que se tornou seu dignitário, não se afasta dele, mesmo
que seu conselho não seja seguido? Por exemplo, que os galhos e as folhas não
se separem da árvore.
Como um pai cobre seu
filho? Seguindo o exemplo do fato de que a "árvore" está repleta de
"fogo".
Como um filho cobre seu
pai? A exemplo do fato de que "água" esconde "metal" em
profundidade.
Por que um governante
governa as massas do povo? A exemplo do fato de que o céu possui hostes de
estrelas.
Seguindo o exemplo de
quê, o soberano primeiro concede favores a parentes e amigos próximos e depois
a quem está longe dele? Segue o exemplo do fato de que a chuva enviada do Céu
primeiro irriga os lugares altos.
De acordo com o exemplo
do que difere mais velhos e mais jovens? Seguindo o exemplo das quatro estações
do ano, cada uma das quais é dividida em primeiro, meio e últimos meses.
Seguindo o exemplo de
que formar relações de amigos? Como as águas que se ajudam em seu fluxo
conjunto.
Seguindo o exemplo de
que pais dão vida aos filhos, educam e criam? Seguindo o exemplo do fato de que
"água" dá à luz uma "árvore" e a torna grande.
Como um filho alimenta
seus pais? Seguindo o exemplo do verão, que proporciona o crescimento das
árvores, isso significa que o "fogo" alimenta sua mãe
("árvore").
Seguindo o exemplo,
porque é impossível negligenciar o comando do governante por causa do comando do pai? Seguindo o
exemplo do fato de que o "metal" não tem medo da "terra",
mas tem medo do "fogo".
Por que o poder yang é
lento e o yin rápido? Como o sol se movendo lentamente e a lua se movendo
rapidamente.
Por que as terras têm
diferenças, mas as pessoas não? Seguindo o exemplo do fato de que embora todas
as quatro estações sejam diferentes umas das outras, mas o que elas dão à luz
está interligado.
Por que um governante
se casa com nove esposas ao mesmo tempo? A exemplo do fato de haver nove
regiões na terra do Império Celestial, às quais o Céu estende sua beneficência.
Seguindo o exemplo de
que um homem não pode se casar com uma mulher com o mesmo nome de família que
ele? Seguindo o exemplo do fato de que os cinco elementos primários,
pertencentes a diferentes tipos, geram-se mutuamente.
Por que um filho usa
luto por seus pais? Como o fato de uma árvore definhar na ausência de água.
Por que o luto pelos
pais dura três anos? Seguindo o exemplo
do fato de que a cada três anos é formado um mês lunar adicional, que apenas
cria o período necessário para completar o caminho (Dao) do falecido para o
Céu.
Por que um pai chora
por seu filho e um marido chora por sua esposa? Como o fato de que ao longo do
ano as coisas têm um começo e um fim, e o Qi do Céu está sujeito a mudanças.
Seguindo o exemplo de
que, aos sessenta anos, um marido termina as relações conjugais com sua esposa?
Seguindo o exemplo do fato de que o qi da força yang está enfraquecendo após
seis meses após o início do ano.
De acordo com o exemplo
do que uma pessoa tem "cinco receptáculos" e "seis
repositórios"? A exemplo do fato de
que existem cinco elementos primários e seis pontos cardeais no mundo.
Por que uma pessoa tem
olhos? Seguindo o exemplo da luz do sol e da lua.
Por que o sol brilha
durante o dia e a lua brilha à noite, mas os olhos de uma pessoa não brilham em
turnos? A exemplo do fato de que o sol também alterna sua atividade.
Seguindo o exemplo do
que o soberano cuida dos descendentes das duas casas reais anteriores? Por exemplo, a madeira precisa de metal para
ficar reta e água para ficar molhada.
Seguindo o exemplo do
que um governante digno primeiro recompensa e depois pune? Seguindo o exemplo
das quatro estações anuais, que primeiro dão à luz e depois destroem.
Acima estão os
argumentos de que a vida humana segue o exemplo dos cinco elementos primários.
Sobre os Três Ensinamentos
Por que o governante
perfeitamente sábio proclama os
"três Ensinamentos"? A fim de erradicar os vícios no caso de sua
herança em estado de declínio, significando devolver o povo ao Verdadeiro
Caminho.
Quando os três reis
cometeram erros em seu governo, os três Ensinamentos foram estabelecidos para
servir de instrução. Os governantes do povo Xia foram guiados pela
"Lealdade" como Ensinamento, mas com isso caíram no erro e
tornaram-se "vulgares" . Nada
melhor do que "respeito" para tirar as pessoas do estado
"vulgar". Os governantes do povo Yin foram guiados pelo
"respeito" como um Ensinamento, mas com isso caíram no erro e se
tornaram "supersticiosos". Para que as pessoas deixem de ser
“supersticiosas”, nada melhor do que a “Cultura”. Os governantes do povo Zhou
foram guiados pelo princípio da "Cultura" como Ensinamento, mas com isso
caíram na "Depravação" . Para
proteger as pessoas da “depravação”, nada melhor do que “Lealdade”. Os
sucessores de Zhou devem reverenciar o preto cor e governar de acordo com os
mesmos princípios de Xia. Esses três Ensinamentos se substituem sucessivamente
em um ciclo sem fim. O ciclo termina, e há um retorno ao seu início, tendo
atingido o limite, ele retorna à fonte.
Acima estão os
argumentos sobre a essência dos três Ensinamentos estabelecidos pelos reis
sábios.
Yueji yao jia disse: “Yan Hui fez a pergunta : “Se falarmos
sobre a mudança dos três preceitos do governo, houve algo assim sob Xia Yue e
Yu Shun?””
Resposta de Confúcio:
“Quanto aos Ensinamentos, eles surgiram para corrigir o mau governo, a
corrupção e a Depravação; eles são chamados princípios de governo. Shun conseguiu
o governo de Yao sem fazer nenhuma alteração.”
Há uma outra opinião: “Mudança consistente dos três
Ensinamentos para corrigir defeitos que começaram com Xia”.
Nesse caso por que
Gaozong, tendo herdado o vicioso governo de seu pai, não mudou os preceitos do
reinado de seu predecessor? Para mostrar
que o filho não deve mudar a maneira de governo do pai. Como você sabe que
Gaozong não o mudou? Do fato de que apenas a casa de Zhou fez do princípio da
"Cultura" um Ensinamento de seu reinado.
Por que a “Lealdade”
era o primeiro dos três Ensinamentos do governo? Porque a “Lealdade” é a base
do comportamento humano. Os três Ensinamentos formam um todo único, dividido em
três partes. Segue-se que eles não podem ser usados isoladamente um do outro.
Portanto, os governantes os aplicam de acordo com sua sequência.
Por que se diz que os
três Ensinamentos devem instruir juntos e não podem ser usados isoladamente um
do outro? Porque é impossível prescindir de “Lealdade”, ou de “reverência”, ou
de “Cultura”.
Essa é a primeira
questão sobre os três Ensinamentos.
Por que existem três
Ensinamentos? Porque tomam como modelo o Céu, a Terra e o Homem. A “Lealdade”
atua como uma qualidade interna, “reverência” como uma manifestação externa,
“Cultura” como sua melhor conduta.
Quando todos os três estão presentes, a perfeição é alcançada. Imitando o Céu,
a Terra e o Homem, a que corresponde cada um dos três Ensinamentos? “Lealdade”
é comparada a um Homem, “reverência” é comparada à Terra, “Cultura” é comparada
ao Céu.
A base do Caminho do
homem é a "Lealdade". A fim de alcançar o Caminho, uma pessoa instrui
os outros com Ensinamentos, e este é o auge da "Lealdade". Uma pessoa
instrui os outros através da "Lealdade". Portanto, "Lealdade"
é um Ensinamento do homem. O caminho da Terra é humilde. A Terra nutre com
reverência aquilo que o Céu dá luz, que é a “Cultura”, por isso a “reverência”
é o Ensinamento da Terra.
Acima estão os
argumentos sobre como são os três Ensinamentos.
Porque Xiao significa
"Ensinamento"? Jiao educar significa o mesmo que xiao - "imitar,
copiar". O que o superior faz, o inferior imita. O povo é grosseiro por
natureza e, se não for instruído pelos Ensinamentos, permanecerá inútil.
Portanto, Xiao Jing diz: "Os
antigos soberanos entenderam que o povo poderia ser reeducado pelos
Ensinamentos."
O Lun Yu diz: “Enviar
pessoas que não conhecem os Ensinamentos para a guerra significa
desperdiçá-las”.
Em "Shang
shu" é dito: "Os Ensinamentos ensinam a reverenciar a virtude".
O Shi Jing diz:
"Que seus Ensinamentos inspirem as pessoas a imitá-lo".
O texto acima é uma
discussão geral dos Ensinamentos.
A "Lealdade"
pode assumir a forma de Lealdade sem limites, e então se transforma em dano e
degenera em "vulgaridade".
A
"reverência" pode assumir a forma de sacrifícios vulgares, e então
torna-se um vício e degenera em "superstição".
"Cultura"
pode assumir a forma de falsos maneirismos, e então se transforma em mal e
renasce em "depravação".
Acima está o argumento
de que cada um dos três Ensinamentos carrega seu próprio dano.
Por que para o enterro
com os mortos o povo Xiahou usava “utensílios sagrados” (vasos minqi), o povo
Yin usava “utensílios de sacrifício” (vasos ji qi), o povo Zhou usava ambos
utensílios funerários? Dizem que o povo Xiahou foi guiado, como por Ensinamento,
pela “Lealdade” e por isso enterrou “utensílios sagrados” com seus ancestrais
para apaziguar o coração de filhos respeitosos. Yin foi guiado, como um
Ensinamento, por "respeito", portanto eles enterraram
"utensílios de sacrifício" com seus ancestrais para expressar o
máximo respeito a eles. O povo de Zhou era guiado, por Ensinamento, pela
"Cultura", portanto usavam os dois tipos de utensílios funerários. O
povo de Zhou, portanto, mostrou o mais alto grau de "Cultura".
Confúcio disse: “Tratar
os mortos como se estivessem mortos é desumano e inaceitável. Tratar os mortos
como se estivessem vivos não é sábio, você não pode fazer isso.” Portanto, ao lidar com os mortos, deve-se
proceder de um sentimento de piedade filial, e ao lidar com os vivos, não se
deve permitir que eles sejam negligenciados.
Por esta razão, os
produtos funerários de bambu são inadequados para seu uso, os utensílios de
madeira não são ocos, os vasos de barro são defeituosos, as cordas do alaúde
são esticadas, mas não alinhadas, as flautas são bonitas na aparência, mas não
emitem sons harmoniosos , sinos e gongos de pedra não possuem vigas de armação
para ficarem suspensos ; significa que as coisas estão preparadas, mas não
destinadas ao uso na vida.
Confúcio disse: “A
fabricação de utensílios sagrados é uma boa ação, mas a fabricação de figuras
humanas funerárias para acompanhar o falecido não é benévola. Carroças de barro
e estatuetas de palha para acompanhar a alma do falecido são usadas desde os
tempos antigos. Isso significa que esse
tem sido o caso desde a antiguidade até o presente.”
Acima foi uma discussão
sobre o significado do uso de "utensílios de sacrifício" e
"utensílios sagrados" para acompanhar as almas dos mortos durante as
três épocas.
Sobre os Três Grandes Relacionamentos Fundamentais e os Seis Pequenos Relacionamentos Obrigatórios
O que são chamados os
três grandes relacionamentos fundamentais (san gan)? Eles chamam a relação do
soberano e do súdito, pai e filho, marido e mulher. Os seis relacionamentos obrigatórios
menores (liu ji) significam: relacionamentos com os irmãos do pai, com os
irmãos mais velhos e mais novos, com membros da família, com os irmãos da mãe,
com mentores e mais velhos, com amigos e associados. Portanto, o Han wen jia diz: "O governante é o grande fundamento
para o súdito, o pai é o grande fundamento para o filho, o marido é o grande
fundamento para a esposa." Também é dito: “Honre os irmãos de seu pai e
seus irmãos mais velhos e siga o Caminho dos seis pequenos relacionamentos obrigatórios.
Dê o devido respeito aos irmãos da mãe, observe o princípio da antiguidade em
relação aos membros da família, mostre sentimentos de parentesco pelos irmãos
mais velhos e mais novos, observe respeitoso respeito pelos mentores e anciãos
e permaneça fiel aos amigos e associados.
O que significam as
grandes relações fundamentais e as pequenas relações universalmente
obrigatórias? Gan - "grande relacionamento fundamental" - significa o
mesmo que zhang - "relacionamento abrangente". Ji - "pequenos relacionamentos
obrigatórios" - significa o mesmo que Li - "estabelecimentos".
As relações mais importantes estão entre as grandes relações fundamentais, as
menos importantes estão entre as pequenas relações universalmente obrigatórias.
Portanto, eles cobrem e ordenam o relacionamento entre o superior e o inferior
e, assim, a pessoa toma o Caminho certo.
Todas as pessoas desde
o nascimento são dotadas com as cinco virtudes e têm um sentimento sincero de
afeição e amor semelhantes. E a educação dessas inclinações e sentimentos das
pessoas ocorre com a ajuda de três grandes relacionamentos fundamentais e seis
pequenos relacionamentos obrigatórios; isso pode ser comparado a uma rede de
cerco, onde, graças à presença de uma corda e malhas da rede, todas as dez mil aberturas
de malha da rede são reveladas. O "Shi jing" diz: "O rei Wen, em
seu zelo pelas quatro partes do mundo, espalhou os grandes relacionamentos
fundamentais e os pequenos relacionamentos universalmente obrigatórios".
Os julgamentos gerais
sobre as grandes relações fundamentais e as pequenas relações universalmente
obrigatórias foram enunciados acima.
Governante e súdito,
pai e filho, marido e mulher são seis pessoas, por que então eles estão falando
sobre os três grandes relacionamentos fundamentais? O Yijing diz: "A
alternância mútua das forças de yin e yang é chamada de Caminho". Assim
como o poder do yang é completado pelo poder do yin, o poder do yin é ordenado
pelo poder do yang, assim duro e macio se complementam mutuamente. Portanto essas
seis (nomeadas em pares) pessoas representam os três grandes relacionamentos
fundamentais.
O significado dos três
grandes relacionamentos fundamentais foi discutido acima.
As três grandes
relações fundamentais são construídas segundo o modelo do Céu, da Terra e do
Homem. Seis pequenas relações obrigatórias são construídas no modelo de seis
pontos cardeais do espaço.
As relações entre o
governante e o súdito são construídas de acordo com o modelo do Céu, como o Sol
e a Lua, que na alternância de pôr do sol e nascer do sol são inteiramente
dependentes do Céu.
Relacionamentos de pai
e filho são construídos no modelo da Terra, tornando-se como os cinco elementos
primários, alternadamente gerando um ao outro.
O relacionamento de
marido e mulher é construído no modelo de um Humano, referindo-se à capacidade
das pessoas de emparelhar as forças do yin e do yang para se reproduzir.
As seis relações
pequenas e obrigatórias são inseparáveis das três grandes relações
fundamentais.
As relações com
mentores e anciãos (chefes) são inseparáveis das relações entre o governante e
o súdito - uma vez que ambos contribuem para o autoaperfeiçoamento.
As relações com os
irmãos do pai, com os irmãos mais velhos e os mais novos são inseparáveis das
relações entre pai e filho, graças às quais o amor e o parentesco são
afirmados.
As relações com os
irmãos, amigos e associados da mãe são inseparáveis das relações de marido e
mulher, de modo que todos têm o mesmo desejo de prestar assistência mútua.
Foi dito acima que,
seguindo o exemplo do qual, as grandes relações fundamentais e as pequenas
relações universalmente obrigatórias são construídas.
Qual é o significado
dos termos "governante" e "súdito"? Jun -
"governante" – é o mesmo que jun - "multidão". Isso
significa que o governante reúne os corações da multidão voltada para ele. Chen
- "sujeito" - o mesmo que Chenjian - "flexível e forte".
Isso significa que o sujeito, temperando sua vontade, torna-se teimoso e
inflexível. Em "Chunqiu Gongyang zhuan" é dito: "Se você, soberano, permanecer
assim, então eu, seu súdito, peço permissão para retornar à minha terra" .
O que significa
"pai" e "filho"? Fu - "pai" - o mesmo que ju -
"praça do carpinteiro". Isso significa que o pai ensina ao filho as
regras e normas de comportamento. Zi - "filho" - o mesmo que zi -
"gerar", significando a reprodução sem fim da prole. Portanto, o Xiao
Jing diz: "Se o filho adverte o
pai, então este último não cai na maldade."
O que significam
"marido" e "esposa"? Fu - "marido" - o mesmo que
fu - "ajuda". Isso significa que o marido, observando o Caminho,
ajuda sua esposa a se aproximar dele. Fu - "esposa" - o mesmo que fu
- "ceder". Isso significa que a esposa, de acordo com os ritos, deve
ceder humildemente. O "Hun Li" diz: "O próprio marido remove as
borlas do chapéu de sua esposa" . A Instrução "San Fu" diz:
"marido e mulher são a união de duas metades separadas de um todo".
O que significam
"amigos" e "associados"? Peng - "amigos" - o
mesmo que dan - "juntos". Yu - "associados" – é o mesmo que
yu - "ter igualmente". Em "Li ji" é dito:
""Colegas de classe" são chamados de peng - "amigos",
pessoas afins são chamadas de "yu" - "camaradas"". O
relacionamento de amigos e associados significa que na presença um do outro
eles podem se culpar, mas pelas costas eles não devem caluniar um ao outro. Se
a felicidade sorri para uma pessoa, então outra deve se alegrar por ela, se a
dor recair sobre alguém, o resto deve simpatizar com ela. A riqueza disponível
é usada em conjunto, sem fazer cálculos. Eles compartilham as preocupações e
tristezas um do outro, fornecendo apoio mútuo. Durante a vida eles não dependem
um do outro, após a morte eles não se sobrecarregam. Portanto, o Lun Yu diz:
“Zilu disse: “Eu gostaria de usar minha
carroça, cavalo, roupas e casaco de pele junto com meus amigos até que se
tornem inúteis”. Diz também: “Se um amigo não tem abrigo, então durante a minha
vida darei abrigo a ele e depois da morte o enterrarei segundo o rito”.
O caminho da amizade e
do companheirismo é este: durante a vida dos pais não se pode fazer duas coisas
- não é permitido sacrificar a vida em nome de um amigo, não é permitido fazer
caridade em favor de um amigo às custas de sua riqueza.
Se um amigo está
morrendo de fome, conte a seu pai e irmão mais velho sobre isso. Se o pai e o
irmão mais velho concordarem em ajudá-lo, então, elogiando-os, ajude-o. Se o
pai e o irmão mais velho não ouvem suas palavras, você precisa parar a conversa
sobre esse assunto. Portanto, eles dizem: “Se um amigo está morrendo de fome,
por causa dele, perca sua comida; se um amigo está com frio, não use um casaco
duplo com pele por causa dele." Portanto, o Lun Yu diz: “Se o pai e o
irmão mais velho ainda estão vivos, por que (antes de consultá-los) fazer algo
quando você ouve sobre o desastre de alguém?”
Acima falamos sobre o
significado de seis pequenos relacionamentos obrigatórios.
Por que os nomes usados
para homens são: xiong - "irmão mais velho" e di - "irmão mais
novo", e para mulheres: zi - "irmã mais velha" e mei -
"irmã mais nova"? Machos e fêmeas têm nomes genéricos diferentes
(sin), razão pela qual nomes diferentes são usados para eles.
Por que eles dizem
aquilo? No capítulo "Qin shu ji" de "Li ji" é dito: "O
filho que nasceu antes é chamado xiong - "sênior", e o nascido depois
é chamado di - "mais jovem". A filha que nasceu antes se chama zi -
"mais velha", e a que nasceu depois se chama mei - " mais
jovem" ” . Por que os irmãos mais
velhos e mais novos do pai não têm o nome comum shi fu, enquanto as irmãs mais
velhas e mais novas do pai têm o nome comum gu? Acredita-se que todos os irmãos
do pai fazem parte da família como parentes próximos, por isso recebem vários
nomes. As irmãs do pai, por outro lado, devem se casar em uma família estranha
e se separar, portanto, são designadas por um nome comum.
Por que, então, elas
são distinguidas pelo nome de "irmã mais velha" e "irmã mais
nova", embora ambas também devam se casar com alguém da família de outra
pessoa? Como o ritual de lidar com todas as irmãs do pai é o mesmo, e elas são
igualmente casadas com uma família estranha, elas são chamadas por um nome
comum. Quanto às irmãs mais velhas e mais novas, embora seja desejável
chamá-las pelo nome comum, a irmã mais velha é honrada e a mais nova é desprezada,
e seu tratamento é diferente. O Shi Jing diz: "Primeiro vou perguntar à
irmã do meu pai e depois à minha irmã mais velha".
Por que sogro e sogra
são chamados de ju e gu? Ju – é o mesmo que ju - "velho", gu - o
mesmo que gu - "velho". Portanto, tanto ju quanto gu são nomes para
idosos.
Por que irmãs são
chamadas de zi e mei? Zi - "irmã mais velha" significa o mesmo que zi
- "buscar conselho". Mei - "irmã mais nova" significa o
mesmo que mei - "insignificante".
Por que irmãos são
chamados de Xiong e Di? Xiong - "irmão mais velho" - o mesmo que kuan
- "fortalecer". Significa fortalecer os decretos do pai. Di -
"irmão mais novo" - o mesmo que ti - "respeito pelos mais
velhos". Isso significa que uma alma respeitosa será exemplar em
comportamento.
Por que, quando falam
do pai e da mãe do marido, eles os chamam de ju e gu? Aquele que é reverenciado
como pai, não sendo pai, é chamado ju - "sogro". Aquela que é tratada
com amor infantil, embora na realidade não seja mãe, é chamada gu - "sogra".
Portanto, ju e gu servem como nomes para o pai e a mãe do marido.
Assim, o significado de
vários nomes relacionados, seguindo de grandes relacionamentos fundamentais e
pequenos relacionamentos universalmente obrigatórios, foi discutido em
detalhes.
Sobre inclinações e sentimentos naturais
O que são inclinações
naturais e os sentimentos? As inclinações naturais são uma manifestação do
poder do yang. Os sentimentos são uma manifestação do poder do yin. Uma pessoa
nasce, sendo inicialmente dotada com as menores (qi) forças de yin e yang.
Portanto, ele está repleto de cinco inclinações naturais e seis sentimentos.
Qing - "sentimento" significa o mesmo que jing - "calma",
xing - "inclinações naturais" significa o mesmo que sheng -
"vida". Assim, uma pessoa ganha vida ao receber os seis tipos do
menor. Portanto, o Gou Ming Jue diz: “Os
sentimentos são gerados pelo poder do yin, eles sempre causam paixões. As
inclinações naturais são geradas pelo poder do yang, elas estão associadas à razão.
A humanidade está associada ao menor qi da força yang (yang qi). O egoísmo está
conectado com o menor qi do poder do yin (yin qi). Portanto, os sentimentos são
dominados pela sede de ganhos pessoais e as inclinações naturais são
inseparáveis da benevolência.
Os itens acima são
julgamentos gerais sobre inclinações e sentimentos naturais.
Quais são as cinco
inclinações naturais? Isso é benevolência, retidão, ritualidade, sabedoria,
sinceridade. Ren - "benevolência" – é o mesmo que buzhen - "não
ser duro de coração" . Significa
serem as pessoas compassivas e amorosas. Yi - "retidão" - o mesmo que
yi - "deveria". Significa “fazer julgamentos com a devida
imparcialidade”. Li - ritualidade - o mesmo que Li - "agir".
Significa seguir o Caminho e alcançar a perfeição. Zhi - "sabedoria"
- o mesmo que zhi - "saber". Isso significa ter visão própria e
compreensão profunda, quando não se cai no erro, compreendendo o mais íntimo,
penetrando no verdadeiro. Xin - "sinceridade" - o mesmo que cheng -
"veracidade". Significa entregar-se inteiramente a algo uma coisa,
sem desviar para o lado.
Portanto, uma pessoa
desde o nascimento adquire oito partes do corpo de acordo com os oito trigramas
sagrados e possui cinco princípios, representando as “Cinco constâncias ”:
benevolência, retidão, ritualidade, sabedoria, sinceridade.
O que são seis
sentidos? Os seis sentidos são alegria, raiva, tristeza, felicidade, amor,
ódio. Todas elas auxiliam na manifestação das cinco inclinações inatas.
Os itens acima são
julgamentos generalizados sobre inclinações e sentimentos naturais.
Por que existem cinco
inclinações naturais, mas seis sentimentos? Uma pessoa nasce contendo
inicialmente o menor dos seis tons musicais e cinco elementos primários,
portanto dentro dela há cinco receptáculos e seis repositórios, inclinações e
sentimentos naturais saem deles e neles entram. Em "Yue dong sheng
yi" é dito: "Os serviços
públicos têm seis departamentos, uma pessoa tem cinco receptáculos dentro de
si."
Acima foi dito sobre as
cinco inclinações naturais e os seis sentimentos.
Quais são os cinco
recipientes? Estes são o fígado, coração, pulmões, rins e baço. Gan -
"fígado" - o mesmo que gan - "proteger". Fei -
"pulmões" - o mesmo que fei - "gastar", o que significa que
os sentimentos se manifestam sequencialmente. Xin - "coração" - o
mesmo que jen - "capacidade". Significa a capacidade de misericórdia.
Shen - "rins" - o mesmo que ce - "para fluir". Significa
fluir para fora do buraco. Pi - "baço" - significa bian -
"distinguir", distingue o local onde o mais fino se acumula e o menor
é inicialmente adquirido.
Destes cinco
receptáculos, o fígado representa "benevolência", os pulmões
"retidão", o coração "ritualidade", os rins
"sabedoria" e o baço "sinceridade".
Por que o fígado
corresponde à benevolência? O fígado é o elemento primário mais fino,
"madeira", e benevolência significa "amar todas as coisas
vivas". O lado oriental do mundo representa o poder do yang (como o
elemento primário "madeira"), lá a escuridão das coisas começa a
vida. Portanto, o fígado se assemelha a uma árvore na cor, é verde, como os
galhos e folhas das árvores. Por que os olhos são indicativos do estado do
fígado? Os olhos podem derramar lágrimas, mas não podem absorver qualquer
coisa. Da mesma forma, as árvores podem produzir folhas e galhos de si mesmas,
mas não são capazes de incluir nada dentro de si.
Por que os pulmões
correspondem à "retidão"? Os pulmões representam o mais fino do
elemento primário "metal". A justiça é levada em consideração na
sentença. O "Metal", assim como seu correspondente lado ocidental do
mundo, destrói a escuridão das coisas quando elas atingem a maturidade.
Portanto, os pulmões são comparados ao metal e têm uma cor branca. Por que o
nariz expressa a condição dos pulmões? O nariz inala e exala partículas de ar,
sobe e tem buracos. Nas montanhas também existem acumulações de metais e montes
de pedras, também existem vazios e cavernas. Lá as nuvens surgem e as chuvas se
acumulam, irrigando o Reino do Meio. Quando chove, as nuvens se dispersam. Da
mesma forma o nariz pode levar partículas de ar para dentro e para fora.
Por que o coração
corresponde à “ritualidade”? O coração é o elemento mais refinado do fogo. No
lado sul do mundo correspondente ao elemento primário "fogo", o
reverenciado poder yang ocupa uma posição mais elevada, e o desprezível poder
yin é o mais baixo. A ritualidade distingue entre os honrados e os desprezados.
Portanto, o coração é comparado ao "fogo", tem uma cor vermelha e uma
forma pontiaguda. Uma pessoa que encontrou o verdadeiro caminho reverentemente
honra o Céu, que em sua essência está acima de tudo. Portanto, o coração é
apontado para baixo. Por que os ouvidos são os observadores do coração? Os
ouvidos são capazes de distinguir o externo do interno, distinguir entre sons e
palavras. A luz do fogo é comparada à ritualidade, iluminando o que está acima
e o que está abaixo de maneiras diferentes assim como as cerimônias distinguem
o superior do inferior na sociedade.
Por que os rins
correspondem à sabedoria? Os rins são o mais fino do elemento primário
"água". A sabedoria em avançar ou recuar é inabalável e livre de
dúvidas. Da mesma forma, a água é constante em seu curso. O lado norte do mundo
corresponde ao elemento primário "água", portanto os rins são pretos.
"Água" pertence ao poder yin, então todo ser vivo tem um par de rins.
Por que a condição do rim está associada ao orifício uretra? Este buraco é
capaz de remover o líquido, que tem a oportunidade de expirar rapidamente.
Por que o baço
corresponde à sinceridade? O baço representa o elemento mais sutil da terra. O
cultivo da escuridão das coisas é o propósito mais elevado da terra. Sua
autoexpressão consiste em criar tudo que existe sem interesse próprio. Ela é o
limite da sinceridade. Portanto, o baço é como a terra, sua cor é amarela. Por
que o baço está conectado à boca? A boca pode engolir comida, sua língua pode
provar, também pode emitir sons e secretar saliva abundante. Portanto, Yuan
Ming Bao diz: “Os olhos são
representativos do fígado. O fígado representa o elemento primário mais fino
"madeira". Ela é a sede do espírito Dragão Verde. O nariz é o
guardião dos pulmões. Os pulmões representam o mais fino elemento primário
"metal", cuja finalidade é cortar e picar. Os ouvidos são os
guardiões do coração. O coração representa o elemento mais sutil do fogo.
Corresponde acima com as constelações do zodíaco Zhang e Xing. Os órgãos
sexuais servem como dreno para o líquido secretado dos rins. Os rins
representam o mais sutil do elemento primário "água" e correspondem
acima às constelações do zodíaco Xu e Wei. A boca é a porta do baço. O baço
representa o elemento primário mais fino "terra", corresponde à
constelação do balde do Norte no topo, controla as transformações e
mudanças das coisas".
Eles também dizem:
"A língua é a guardiã do coração, as orelhas são as guardiãs dos
rins." Outros dizem: "Os olhos são servos do fígado, o nariz é servo
dos pulmões, a boca é serva do coração, a língua é serva do baço, os ouvidos
são servos dos rins."
Quais são os seis
cofres? Estes são o intestino grosso, intestino delgado, estômago, bexiga,
esôfago e vesícula biliar. Esses seis cofres servem como depósitos para cinco
receptáculos. Portanto, em "Li yun chi" é dito: "Seis sentidos
ajudam a manifestar cinco inclinações naturais".
O estômago é o
repositório do baço, o baço é responsável pela distribuição. O estômago é um
local de acúmulo de alimentos, então o baço fornece os nutrientes. A bexiga é o
repositório dos rins. Os rins excretam líquido, enquanto a bexiga sempre é
capaz de gerar calor, o que evita dificuldades desde o início para a atividade
dos rins. O esôfago é um depósito que tem uma forma tortuosa. Este é o caminho
que orienta a comida e a bebida, aqui a respiração surge e para, portanto a parte
superior do esôfago tem a forma de um orifício, a parte do meio é em
zigue-zague, a parte inferior é semelhante a um dreno. A vesícula biliar é o
repositório do fígado. O fígado representa o elemento primário mais fino
"metal". Dela depende a
"benevolência"; a bondade não pode ser dura,mas ela decide tudo com ousadia, portanto a
benevolência deve ser corajosa.
O fígado e a vesícula
têm funções diferentes, como se sabe que eles cuidam um do outro?
O fígado representa o
elemento primário mais fino "árvore", e mu - "árvore"
significa o mesmo que mu - "pastor". Quando uma pessoa está com
raiva, seu rosto fica verde, seus olhos reviram, isso se deve à ação do fígado.
Os intestinos delgado e grosso são os repositórios do coração e dos pulmões.
Ritualidade e retidão dependem deles, e têm propósitos diferentes. Da mesma
forma, os conteúdos dos intestinos grosso e delgado são obtidos um do outro. Os
intestinos são os mestres do coração e dos pulmões. O coração governa as partes
do corpo que estão subordinadas a ele. Portanto, eles constituem dois
repositórios. Os olhos são a visão do coração, a boca é a abertura do coração,
os ouvidos são a audição do coração, o nariz é o cheiro do coração; assim se
tem domínio sobre essas partes do corpo.
Foi dito acima como
cada um dos cinco receptáculos e seis repositórios governam as correspondentes
inclinações e sentimentos naturais de uma pessoa.
Por que a alegria está
na parte ocidental do mundo, a raiva na parte oriental do mundo, o amor na
parte norte do mundo, o ódio na parte sul do mundo, a tristeza no nadir, a
felicidade no zênite? Na parte ocidental do mundo, a escuridão das coisas está
amadurecendo, então há alegria. Na parte oriental do mundo, nasce a escuridão
das coisas, então há raiva. Na parte norte do mundo, as forças qi do yang
começam a agir, então o amor está presente. Na parte sul do mundo, o qi da
força yin começa a subir, então há ódio. No zênite - excesso de felicidade, no
nadir - excesso de tristeza.
Acima foi dito sobre a
correspondência dos seis sentidos com as seis direções do espaço.
O que é hun e po?
Hun - "alma"
está associada à ideia de voar livre e sem restrições, de caminhar sem
descanso. Hun é a menor das forças yang fracas, então ela está em constante
movimento. Sendo uma força externa em relação a uma pessoa, hun controla os
sentimentos das pessoas.
Po - “espírito” está
associado à ideia de uma espécie de pressão urgente (po) sobre uma pessoa. Po
representa a menor força yin fraca. Como metal e pedra, po pressiona uma pessoa
sem violência e assim controla as inclinações naturais das pessoas.
Hun - "alma"
- é o mesmo que yun - "erva daninha". Isso significa que o joio é
removido pelos sentimentos. Po - "espírito" - é o mesmo que bo -
"purificar". Isso significa que os motivos humanos internos são ordenados
por inclinações naturais.
Acima foi dito sobre a
alma (hun) e o espírito (po).
O que é jing e shen?
Jing - "mais
sutil" - é o mesmo que jing - "calma equânime". Sutil é a
distribuição e transformação do qi de grande poder yin. Assim como as transformações
do elemento primário “água”, o mais sutil é chamado a cuidar do cumprimento de
seu dever de dar à luz a vida.
Shen - "origem
espiritual" (sobrenatural) - é o mesmo que huang hu - "algo nebuloso
e obscuro". Shen é o menor do grande poder yang, que vem e vai
continuamente. Em geral, pode-se dizer que shen é a raiz de dez mil
transformações do corpo.
Acima foi dito sobre a
origem mais sutil (jing) e espiritual (shen).
Sobre o destino
O que se chama destino?
Destino é chamado a duração da vida de uma pessoa - o período de sua vida,
ordenado pelo Céu.
É possível testemunhar
a presença de três tipos de destinos.
Existe um destino de
longevidade para aqueles que estão destinados a uma vida plena (shou ming). Há
um destino desfavorável (zao ming) para aqueles que por acaso estão destinados
a encontrar repentinamente a morte violenta. Há um destino contingente (sui
ming) para aqueles cuja sorte na vida depende de seu comportamento.
O destino da
longevidade é o melhor de todos os tipos de destino. Isso é evidenciado por um
exemplo: "O rei Wen, que foi nomeado pelo Céu para o reino apenas no meio
de sua vida, governou o país com sucesso por cinco décadas".
Um destino que depende
das circunstâncias é um destino que é uma consequência direta do comportamento
humano. Um exemplo disso é o ditado: “O clã Yuhu descartou descuidadamente os
três fundamentos, pelos quais o Céu encerrou sua vida à força”. Para que as
pessoas sejam guiadas em suas ações pelos princípios de “benevolência” e
“retidão” e não negligenciem o Céu, o destino sui ming pune qualquer um que ele
condene por negligenciar o Céu .
Quanto ao destino do
desfavorável, compreende aquele que se depara com a crueldade da época.
Portanto, se um governante dissoluto estiver no poder acima, então abaixo inevitavelmente
acontecerão desastres naturais e violência cruel, e sua vida terminará
prematuramente. Foi assim que ocorreu o colapso do Monte Shalu na posse de Zhou
de Yin. O mesmo aconteceu quando Zhan Bonyu, que se distinguia por um
comportamento impecável e discursos honestos, adoeceu repentinamente com uma
doença repugnante. Confúcio disse sobre isso: "Isso é o destino! Tal
pessoa pegou essa doença! Tal pessoa pegou essa doença!”.
Acima estão julgamentos
sobre o significado dos três destinos.
Quando Confúcio passou
por Zheng, ele sentiu falta de seus alunos. Ele parou sozinho do lado de fora
dos portões da cidade leste. Alguém disse a Zigong: “No portão leste há um
homem cuja cabeça é semelhante à cabeça Yao, o pescoço se assemelha ao pescoço
Gao Yao, os ombros são como ombros de Zichan, mas apenas na parte inferior do
corpo é mais curta do que a de Shun para três cun. Parece tão cansado quanto um
cachorro vadio.” Zigong contou sobre isso a Confúcio. Confúcio suspirou e disse
com um sorriso: “A aparência não é a mesma para mim, mas quanto ao cão vadio -
oh, que verdade!”.