O Dongguan Hanji
東觀漢記 é uma história alternativa do período
Han Posterior後漢 (25-220ec), escrita em estilo
biográfico-temático (Jizhuanti 紀傳體). O nome é
derivado do salão do palácio onde o departamento historiográfico estava
localizado. O Dongguan Hanji começa com o Guangwu 光武帝 (25-57ec),
fundador da dinastia Han Posterior, e foi compilado por uma equipe de
historiógrafos sob a orientação de Ban Gu 班固 (32-92ec).
Só restaram
poucas partes do texto original, e algumas seções foram incluídas no Hou Hanshu
後漢書 de Fan Ye范曄 [séc. 5ec].
Apresentamos aqui alguns fragmentos; na última seção, uma seleção de frases do
texto original que foram recolhidas pelos exegetas desse texto. [Trad. A. Bueno
2023].
Guangwu
O ancestral do
Imperador Guangwu Mingxiu, chamado Shu Wen, nasceu no Condado de Nanyang. Ele
era o nono neto de Liu Bang, o grande ancestral, e nasceu Liu Fa, o rei de Ding
em Changsha, que nasceu do Imperador Jing.
Liu Mai deu à luz Liu
Mai, o marquês de Chongling; Liu Mai deu à luz Liu Wai, prefeito de Yulin; Liu
Wai deu à luz Liu Hui, o capitão de Julu; Liu Hui deu à luz Liu Qin; e Liu Qin
deu à luz o imperador Guangwu.
O pai do imperador
Guangwu morreu quando ele tinha nove anos e ele foi adotado por seu tio Liu
Liang. Ele tinha dois metros de altura, barba e sobrancelhas grossas, boca
grande, nariz grande e testa cheia.
O imperador Guangwu era
diligente por natureza e nunca desistia dos assuntos matinais, mas seu irmão
mais velho, Liu Bosheng, gostava de cavalheirismo e adorava seguidores.
Durante o reinado de
Wang Mang e Tianfeng, o imperador Guangwu veio a Chang'an para estudar
"Shangshu" e entender o conteúdo do livro.
Nos últimos anos de
Yumang, o mundo foi atormentado por gafanhotos ano após ano, e bandidos e
ladrões enxameavam por toda parte.
No terceiro ano do
imperador Dihuang, houve fome em Nanyang e muitos dos comensais de várias
famílias se reuniram para se tornarem grupos de ladrões.
Nessa época, o
imperador Guangwu estava evitando o assédio do governo no condado de Xinye,
então ele foi a Wancheng para vender grãos.
Li Tong, natural de
Wancheng, persuadiu o imperador Guangwu, dizendo: "A família Liu vai
prosperar novamente, e a família Li é a assistente da família Liu". Ele
concordou a princípio, mas ele secretamente pensava: ‘o irmão mais velho Liu
Bosheng sempre foi amigo de bandidos. Ele inevitavelmente levantará suas tropas
para a revolta, e os sinais do declínio e morte de Wang Mang apareceram, e o
mundo está um caos’. Então ele e Li Tong decidiram se preparar para a rebelião,
compraram arcos e flechas na cidade e recrutaram tropas.
Em outubro, o imperador
Guangwu, Li Tong, seu primo Li Yi e outros estabeleceram tropas em Wancheng,
quando completava vinte e oito anos este ano.
Em novembro, um cometa
apareceu no céu de Zhangsu.
O imperador Guangwu
conduziu os convocados de volta a Chongling.
Nessa época, Liu Bosheng
já havia reunido uma multidão para se levantar em Wu.
No início, muitas
pessoas ficaram apavoradas e fugiram uma após a outra e se esconderam, dizendo:
"Liu Bosheng quer nos matar."
Quando viram que o
imperador Guangwu também usava o casaco vermelho e o chapéu do general, todos
disseram surpresos: "As pessoas prudentes e gentis também estão começando
a reunir tropas e se rebelar", então eles gradualmente se acalmaram.
Liu Bosheng então
recrutou tropas de Xinshi e Pinglin para atacar Changju a oeste com seus
comandantes Wang Feng e Chen Mu.
O imperador Guangwu
montava um boi no início e só conseguiu um cavalo depois de matar o tenente do
condado de Xinye.
Eles atacaram e
destruíram o município de Tangzi novamente e, em seguida, mataram o tenente do
condado de Huyang.
Por causa da
distribuição desigual dos saques no exército, despertou-se o ressentimento do
povo, e eles queriam contra-atacar os membros da família Liu.
O imperador Guangwu
coletou os pertences de seus companheiros de clã e os distribuiu ao povo, e o
povo ficou feliz. [...]
Ming
Mingzhuang, Imperador
Xianzong Xiaoming, foi o quarto filho do Imperador Guangwu.
Sua mãe era a Rainha
Yin.
Ele nasceu com
bochechas rechonchudas e foi capaz de dominar as "Primaveras e
Outonos" aos dez anos de idade. O imperador Guangwu achava que ele era
incomum.
No 15º ano de Jianwu,
ele recebeu o título de duque Shuhai. No 17º ano de Jianwu, ele foi promovido
ao título de rei. No 19º ano de Jianwu, ele foi estabelecido como o príncipe
herdeiro.
Com Huan Rong como seu
professor, ele dominou o "Shangshu".
No dia de Wuxu, 2 do
segundo mês, segundo ano de Zhongyuan, o imperador Xiaoming subiu ao trono aos
trinta anos.
Ele respeitou a rainha
como a imperatriz viúva.
No dia Dingmao do terceiro
mês, o imperador Guangwu foi enterrado em Yuanling.
Os Funcionários
responsáveis se dirigiram respeitosamente ao templo nomeando o Imperador
Guangwu como ancestral.
No dia Bingchen, no
quarto mês do verão, o imperador emitiu um decreto dizendo: Sou um jovem e
herdarei a grande causa da Dinastia Han de acordo com o testamento.
O primeiro imperador
foi enviado pelo céu para rejuvenescer o país. Suas virtudes poderiam ser
iguais às do antigo sábio imperador Ming.
Assumo o destino do
país, continuo seguindo o sistema do falecido imperador e governo o país com
cultura e virtude, como se não conhecesse as dificuldades do cultivo e tivesse
medo de errar.
Os preceitos deixados
pela graça divina do falecido imperador olham ao redor do mundo e consideram os
assuntos das pessoas comuns o mais importante.
Zhang
O Imperador Suzong
Xiaozhang chamado Da, o quinto filho de Xianzong.
A mãe era Jia Guiren.
No terceiro ano de
Yongping, ele foi estabelecido como o príncipe herdeiro.
Quando jovem, tinha um
temperamento tolerante e amava o confucionismo, Xianzong o achava muito
talentoso.
No dia Renzi em agosto
do décimo oitavo ano de Chengping, ou seja, o trono do imperador, ele tinha
dezenove anos.
A rainha foi
homenageada como a imperatriz viúva.
No dia de Renxu, o
imperador Xiaoming foi enterrado no mausoléu de Haojie.
No último dia do décimo
mês de inverno, o mundo foi anistiado.
Recompense as pessoas
comuns com categorias de nobreza [...] e atendeu os filhos do irmão, viúvos,
viúvas, solitários, inválidos, pobres e incapazes de sobreviver sozinho,
fazendo-os receber comida.
O decreto imperial
dizia: "Sou muito pequeno, dependo dos príncipes, do primeiro-ministro
para os complicados assuntos políticos, tenho medo de que haja desvios,
trabalho muito e não sei como lidar com isso para conseguir grandes coisas. Eu
sei que o monarca que segue a regra da lei deve estabelecer um sistema de
mestres e funcionários. O "Livro de Canções" dizia: "Não há
faltas e erros, tudo se deve a seguir as velhas regras e regulamentos.”
Então nomeou Zhao Xiyan
e Mou Rong como grandes oficiais e determinou os trabalhos do
primeiro-ministro.
He
Xiaohe [Hedi], o
Imperador Mingzhao foi o quarto filho do Imperador Suzong.
Sua mãe era Liang
Guiren, que morreu de depressão por ter sido incriminada pela Imperatriz Dou. A
Imperatriz Dou criou Hedi como seu próprio filho.
No sétimo ano de
Jianchu, ele foi estabelecido como o príncipe herdeiro.
No dia de Renchen em
fevereiro do segundo ano de Zhanghe, isto é, o trono do imperador, ele tinha
dez anos.
A rainha foi
respeitosamente chamada de imperatriz viúva, e a imperatriz viúva cuidou dos
assuntos políticos na corte.
[...]
No Dia de Guimao, o
Imperador Xiaozhang foi enterrado no Mausoléu de Jingling.
No dia de Gengxu, a
imperatriz viúva emitiu um édito dizendo: ‘o falecido imperador herdou as
elevadas virtudes e formas importantes de governar o país de seus ancestrais
com sabedoria sagrada, para que o mundo fosse pacífico e estável, e tudo ficou
harmonizado. Agora que o imperador ainda é jovem e muitas vezes fraco e doente,
eu o ajudarei a ouvir o governo e a lidar com os assuntos do estado. Fora da
capital, existem reis virtuosos de grandes poderes que servem em conjunto como
guardas, e há ministros e funcionários da corte para governar e administrar o
governo. Desde que se disciplinem respeitosamente e aceitem a estratégia
estabelecida, por que se preocupar com isto! No entanto, para cumprir a lei
estabelecida, deve haver assistentes dos ministros para participar das audiências
e tomadas de decisão. Dou Xian é meu irmão mais velho. Ele tem virtude e
talento, especialmente sua lealdade e piedade filial. Dou Xian é obstinado e
humilde por natureza, e sua integridade não pode ser retirada. Agora, apoiando
o Palácio do Imperador e o Palácio da Imperatriz Viúva, e estando de plantão
entre os guardas, o trabalho já não é mais tão pesado e não precisamos mais nos
preocupar com os assuntos políticos.
Shang
O imperador Gongzong
Xiaoan, chamado Hu e Liu Long, era neto de Suzong.
Seu pai era o rei
filial de Qinghe, Liu Qing, e sua mãe foi Zuo Ji.
O próprio imperador
estava na residência oficial, e muitas vezes um brilho milagroso iluminou seu
quarto e uma cobra vermelha se enroscou no meio da cama.
Ele tinha apenas dez
anos e gostava de estudar livros de história. O Imperador o elogiava e o
convocou várias vezes ao palácio.
No primeiro ano de
Yanping, Liu Qing começou a ir para Fengguo, e a imperatriz viúva Deng emitiu
um decreto para manter o imperador na mansão Qinghe.
Em agosto, o imperador
Shang morreu, e a imperatriz viúva e seu irmão, o general da carruagem Deng Lu,
planejaram e decidiram tomar o palácio.
Naquela noite, Deng Lu
foi enviado para realizar a cerimônia do selo real, saudar o imperador com uma
carruagem construída por Wang Qing e jejuar no salão.
A imperatriz viúva veio
pessoalmente ao salão Chongde, e todos os oficiais usaram vestidos de festa,
acompanhados por oficiais, e guiaram o futuro imperador para ser o Marquês de
Chang'an.
A imperatriz viúva
emitiu um decreto dizendo: "O ex-imperador tinha o caráter moral mais
perfeito e abandonou o mundo prematuramente. Eu sirvo o imperador e olho para o
sol e a lua de manhã à noite, esperando realizar grandes coisas. Como ele foi
embora de repente, seu tempo não cumpriu os desejos do povo e deixou as pessoas
com o coração partido. Considerei que o soberano sofria de uma doença incurável
há muito tempo, e contemplei a importância dos sacrifícios do templo ancestral
e a sucessão do país. Apenas o Marquês Chang'an Liu Hu era leal, filial,
cauteloso, proficiente no "Livro de Canções" e "Analetos de
Confúcio", e dedicou-se ao estudo de antigos rituais e música. Ele tem
bondade e amor pelas pessoas. Ele tem treze anos e tem a ambição de se tornar
um adulto. Não há ninguém melhor do que Liu Hu para herdar a santidade e manter
as gerações futuras. O "Livro dos Ritos" diz que "o filho de um
irmão é como seu próprio filho"; em "Primaveras e Outonos",
existe a teoria de que adotar outros como herdeiros é torná-los filhos, e não se
pode recusar o ordem do avô só porque não obteve autorização do pai. Agora que
Liu Hu seja o herdeiro do Imperador Xiaohe, herde as ações de seus ancestrais e
faça um memorial de acordo com a etiqueta."
O Marquês Liu Hu de
Chang'an era neto do Imperador Xiaozhang. Ele era humilde, respeitoso, amoroso
e dócil. Ele estudou muito quando era criança. Agora o Marquês de Chang'an
sucedeu ao Imperador Xiaohe.
Ele governou Han com
cautela, com sinceridade e obstinação. [...] por fim, ele assumiu o governo aos
treze anos, mas a rainha-mãe ainda zelava pelo governo.
Imperatriz Yan
A Imperatriz Yan de
Ansijian, chamada Ji, nasceu em Rongyang, Henan.
Seu avô, Jianzhang,
serviu como Shangshu durante o período Yongping e enviou suas duas irmãs mais
novas ao palácio como nobres.
Jianzhang se dedicou a
se familiarizar com documentos antigos e estava em uma posição privilegiada há
algum tempo. [...]
Jianzhang deu à luz um
filho, Jianchang, e Yan Ti deu à luz a rainha.
A Rainha tinha talento
e beleza.
No primeiro ano do
reinado de Yuan, ela foi selecionada para Ye Ting de acordo com o sistema de
seleção de damas de honra. Ela foi muito favorecida pelo imperador e a nomeou
nobre.
No segundo ano, ela foi
estabelecida como rainha.
A imperatriz tinha
ciúmes de outras concubinas, o imperador deu à luz ao príncipe Liu Bao com a
empregada do palácio Li Shi, então a imperatriz envenenou Li Shi até a morte
com vinho envenenado.
No terceiro ano de
Yuan, Yan Chang, o pai da rainha, foi nomeado capitão de Changshui e foi
nomeado marquês de Beiyi, com cinco mil famílias em Shiyi.
No quarto ano de
Yuanchu, Yan Chang morreu e Mi tornou-se Marquês de Wen. Seu filho Yan Jian
herdou os negócios de seu pai.
No primeiro ano de
Jianguang, a imperatriz viúva Deng faleceu e o imperador começou a assumir o
governo pessoalmente.
Yan Jian e seus irmãos
mais novos Jian Jing, Jian Yao e Wen Yan serviram como oficiais da Academia
Qing, encarregados dos soldados pessoais do imperador.
No primeiro ano de
Yanguang, Yan Jian recebeu ainda o título de Marquês de Changshe, com treze mil
famílias em Shiyi, e a mãe da rainha, Zong, era Rongyang Jun.
Os filhos da família de
Jian Xian e Jian Jing tinham apenas sete ou oito anos, mas todos receberam o
cargo oficial de servo de Huangmen.
A rainha foi favorecida
ao extremo e seu irmão dominou consideravelmente o poder da corte.
Ritos - Números
Ao discutir a origem
dos números, os antigos diziam: "Tudo tem uma imagem quando nasce, e
quando tem uma imagem, crescerá e, após o crescimento, será expresso por
números".
De acordo com os
registros, Da Rong criou os Troncos Celestiais e os Ramos Terrestres, e Lishou
criou os Números.
Agora que eles foram
produzidos, é possível testar e calibrar os instrumentos para medir a sombra do
sol, padronizar o calendário e controlar várias coisas.
Um, dez, cem, mil e dez
mil são unidades quantitativas comumente usadas; lei, grau, quantidade,
equilíbrio e calendário constituem seus próprios padrões de medição.
Portanto, o comprimento
de um objeto é medido pela extensão; a quantidade de matéria é medida pela
capacidade; o peso da matéria é medido pelo volume; assim, condições, mudanças
sutis, podem ser totalmente reveladas.
Ritos – Leis
Durante a prosperidade
da Dinastia Han, Zhang Cang, Marquês de Beiping, começou a investigar o
calendário legal.
O imperador Xiaowu
promoveu rituais e música justos e estabeleceu uma posição oficial de harmonia.
Durante o primeiro ano
do reinado de Yuan, estudiosos proficientes em música foram amplamente
recrutados para examinar seu significado.
[...]
O método das sessenta
leis de geração mútua é: use a lei superior para gerar a lei inferior, e a
proporção é de dois terços; use a lei inferior para gerar a lei superior, e
ambos tomam quatro terços como a proporção; a lei do yang produz a lei do yin,
e a lei do yin produz a lei do yang. Quando atinge a culminância, a geração das
doze leis é concluída. Em cinco gerações, a geração das sessenta leis está
completa.
Das doze leis às
sessenta leis, é como os oito trigramas mudando para os sessenta e quatro
hexagramas.
Fuxi escreveu o
"Yijing" para acompanhar de forma abrangente as condições
germinativas de yang e yin, como o padrão da lei.
Ritos – Etiqueta
A etiqueta de trato com
as pessoas é usada para aproximar o monarca e seus ministros, e deixar clara a
ordem dos seis parentes.
Se o governante carece
da majestade e os cortesãos não têm a etiqueta dos cortesãos, o prestígio dos
superiores desaparece e os inferiores violam os mais velhos, isso é chamado de
caos.
Quando um grande caos
irrompe e as pessoas sofrem um desastre, você pode ser descuidado? Portanto, a
etiqueta praticada foi registrada e escrita como "Registros dos
ritos".
A etiqueta e a
majestade são determinadas no primeiro dia de cada mês; o Taishiguan apresenta
o livreto com os assuntos políticos do mês, e o secretário, o primeiro-ministro
e os ministros o leem depois de vê-lo e implementam os assuntos políticos
escritos no calendário.
A cada dois dias antes
e depois do primeiro dia de cada mês, eles levam ovelhas e vinho para adorar o
sol sob o altar.
Se houver um eclipse
solar, as ovelhas serão sacrificadas aos deuses do santuário para salvar o sol
da catástrofe.
A pessoa que dirige a
cerimônia usa um chapéu longo e roupas pretas. O oficiante usa casaco com uma
borda verde carmesim e calças carmesim
até o joelho. A etiqueta é a mesma do antigo sistema.
Sacrifícios
No dia de Lixia, cinco
quartos antes do final da noite, todos os funcionários da capital usavam roupas
vermelhas e em Ji Xiayue usavam roupas amarelas e realizavam sacrifícios
suburbanos.
Os rituais de
sacrifício do Festival de Verão são dedicados em especial do Templo e o
sacrifício do Fogão.
Do início da primavera
ao início do verão, até o final do final do início do outono, as prefeituras,
condados e estados feudais geralmente recebem chuva oportuna.
Se houver pouca chuva,
os condados e prefeituras farão sacrifícios para chamar chuva em todo o país;
se houver seca, os ministros e funcionários farão sacrifícios para orar por
chuva.
[Deve-se] Proibir todas
as coisas que representem a energia yang, vestir roupas pretas, fazer dragões
de terra, formar duas equipes de dançarinos de marionetes de barro, rezar uma
vez a cada sete dias, conforme a mesma prática antiga. Pegue uma corda vermelha
e enrole-a em torno do deus da casa e bata no tambor vermelho.
Orar e agradecer aos
deuses usando os rituais de Shaolong.
A etiqueta para
homenagear o príncipe herdeiro é: Todos os oficiais se reúnem e ficam em suas
próprias posições. O visitante guia o príncipe herdeiro para ficar sob o trono,
voltado para o norte; o conselheiro imperial fica a noroeste do príncipe,
voltado para o leste.
Depois de ler o livro,
o atendente volta-se para o leste e segurou a fita do príncipe herdeiro e a
entregou ao príncipe herdeiro.
O príncipe herdeiro
curvou-se duas vezes e realizou três ritos Jishou.
Morte do soberano
O imperador não está se
sentindo bem, e é ordenado ao médico imperial ir ao palácio. Ele se apresenta
diante do grande oficial para oferecer um remédio adequado.
O Supervisor de
Degustação de Medicamentos deve provar o medicamento primeiro, e a dose do
medicamento é um quinto a mais do que o normal.
Os ministros e
funcionários da corte continuaram perguntando sobre as condições de vida do
imperador.
O grande oficial dos
sacrifícios vai para os subúrbios do sul para oferecer sacrifícios e orações, e
os conselheiros vão ao templo ancestral para oferecer sacrifícios e orações.
Criticamente doente, os
duques também fazem as orações de sacrifício de acordo com a etiqueta.
O herdeiro e a
imperatriz ordenam que os três príncipes presidam o funeral.
Todos os oficiais usam
roupas brancas, armações brancas e sem coroas.
Fecham os portões da
cidade e os portões do palácio.
O chefe da guarda
pessoal decreta lei marcial, o palácio é guardado dentro e fora. As cinco
escolas do Exército do Norte cercam o palácio.
Os três príncipes
esticam as mãos e os pés do imperador de acordo com a etiqueta.
A rainha, o príncipe
herdeiro e o príncipe choram e batem os pés.
Tomam um banho de
acordo com a etiqueta.
Por ordem do guarda,
envolvem o cadáver com algodão amarelo e gravetos, e o enrolam com pedaços de
jade e suturas de seda dourada abaixo da cintura.
O chefe dos ritos
coloca pérolas e jade em sua boca; ele coloca uma bandeja de gelo sob o cadáver
para esfriar.
Todos os oficiais
choraram e lastimam Sua Alteza Real.
Naquela noite,
emissários com selo rela são enviados por todas as províncias e condados para
informar os dois mil oficiais, príncipes e reis do estado.
Assim que o emissário
do selo chega, todos caem no chão e uivam para mostrar respeito.
Realizam um pequeno
funeral de acordo com a etiqueta.
O artesão do jardim e a
ordenança cuidam do caixão, que é vermelho por fora e por dentro, e pintado na
mesa antes do funeral. A decoração da tampa é a mesma dos exemplos antigos.
Um grande funeral é
realizado.
Adendos
Existem três escolas de
pensamento sobre corpos celestes: uma se chama Zhou Bi, a outra se chama Xuan
Ye e a terceira se chama Hun Tian. Não há absolutamente nenhum professor no
estudo de Xuan Ye. A arte algébrica de Zhou Bi existia, e ele tinha piedade
filial para testar a forma do céu, e muitas coisas foram violadas, então os
historiadores não a usaram. Apenas aqueles que estão perto do céu podem obter
seus sentimentos, e as cerimônias de bronze usadas pelos historiadores de hoje
para esperar pela culminância são o mesmo método.
*
Sutil e profundo, o
caminho não é fácil para todas as idades. Os funcionários têm suas ferramentas,
mas não têm livros, e também faltam os anais. O ministro requisitou textos
antigos, mas não conseguiu por anos. Em Dongguan, as leis não foram concluídas e
o livro ainda não foi escrito.
O templo ancestral foi
repetidamente destruído e roubado, assim como o país. Ban Gu registrou os
livros de Han, que estavam no final da biografia de Wei Xian. O ministro
perguntou a Hu Guang, e ele acreditava que era realmente apropriado sacrificar
os registros nos subúrbios, remover as palavras de fantasmas e deuses e pegar
os assuntos do templo ancestral transmitidos pelos sábios e colocá-los nele.
*
Xiaoming estabeleceu o
templo ancestral para aceitar a ordem dos ancestrais do imperador Ming e fazer
ações meritórias. É a lei de um rei sábio.
*
No início de Yongping,
o decreto imperial aboliu o sistema de serviço de carro, e o príncipe herdeiro
no palácio do meio serviu pessoalmente em treinamento. Huan já havia retornado à
corte imperial, então ele liderou seus subordinados para começar um regime de
frugalidade. Desde os príncipes e reis até os estudiosos e concubinas, cada um
deles tem sua própria posição em casamento e obediência. Isso deve ser
transmitido a todas as gerações, e a santidade deve ser promovida. O ministro
acha que convém recolher acontecimentos antigos e anotar esta peça, de modo a
inspirar todos a fazer o mesmo.
*
*
Se o imperador não se
lembra do passado, não há como herdar o céu.
*
A Piedade é sempre graciosa,
compassiva e filial.
*
Não há restrição no
coração, e os velhos males não são lembrados.
*
Se você não honrar os
grandes oficias, vai chorar e ir embora.
*
Quem chora sem parar, é
incapaz de beber.
*
Respeito e apoio devem
ser dedicados à adoração, e a punição deve ser mantida em tristeza.
*
Quando você pede, você
não perde nada.
*
*
Se você se sentir
desconfortável, explique por quê.
*
As refeições não pedem
tesouros.
*
Ouça o discurso e veja
a teoria, e extraia seus fundamentos.
*
[Mesmo] O jovem mestre daoísta Chang Budan
também procurava um professor.
*
É mais fácil esmagar
ovos de galinha no Monte Tai do que carregar uma pena em cima de quatro
cavalos.
*
O edito imperial
ordenava aos funcionários meritórios que registrassem seus próprios méritos, e
não aumentassem seus próprios méritos, de modo a alterar os acontecimentos
atuais.
*
Yang Xiong gostava de
escrever livros, mas gaguejava e não conseguia falar sobre dramas.
*
As formigas isolam os
formigueiros quando a chuva forte está chegando.