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Dongguan Hanji 東觀漢記

 

O Dongguan Hanji 東觀漢記 é uma história alternativa do período Han Posterior後漢 (25-220ec), escrita em estilo biográfico-temático (Jizhuanti 紀傳體). O nome é derivado do salão do palácio onde o departamento historiográfico estava localizado. O Dongguan Hanji começa com o Guangwu 光武帝 (25-57ec), fundador da dinastia Han Posterior, e foi compilado por uma equipe de historiógrafos sob a orientação de Ban Gu 班固 (32-92ec).

Só restaram poucas partes do texto original, e algumas seções foram incluídas no Hou Hanshu 後漢書 de Fan Ye范曄 [séc. 5ec]. Apresentamos aqui alguns fragmentos; na última seção, uma seleção de frases do texto original que foram recolhidas pelos exegetas desse texto. [Trad. A. Bueno 2023].


 


Guangwu

 

O ancestral do Imperador Guangwu Mingxiu, chamado Shu Wen, nasceu no Condado de Nanyang. Ele era o nono neto de Liu Bang, o grande ancestral, e nasceu Liu Fa, o rei de Ding em Changsha, que nasceu do Imperador Jing.

Liu Mai deu à luz Liu Mai, o marquês de Chongling; Liu Mai deu à luz Liu Wai, prefeito de Yulin; Liu Wai deu à luz Liu Hui, o capitão de Julu; Liu Hui deu à luz Liu Qin; e Liu Qin deu à luz o imperador Guangwu.

O pai do imperador Guangwu morreu quando ele tinha nove anos e ele foi adotado por seu tio Liu Liang. Ele tinha dois metros de altura, barba e sobrancelhas grossas, boca grande, nariz grande e testa cheia.

O imperador Guangwu era diligente por natureza e nunca desistia dos assuntos matinais, mas seu irmão mais velho, Liu Bosheng, gostava de cavalheirismo e adorava seguidores.

Durante o reinado de Wang Mang e Tianfeng, o imperador Guangwu veio a Chang'an para estudar "Shangshu" e entender o conteúdo do livro.

Nos últimos anos de Yumang, o mundo foi atormentado por gafanhotos ano após ano, e bandidos e ladrões enxameavam por toda parte.

No terceiro ano do imperador Dihuang, houve fome em Nanyang e muitos dos comensais de várias famílias se reuniram para se tornarem grupos de ladrões.

Nessa época, o imperador Guangwu estava evitando o assédio do governo no condado de Xinye, então ele foi a Wancheng para vender grãos.

Li Tong, natural de Wancheng, persuadiu o imperador Guangwu, dizendo: "A família Liu vai prosperar novamente, e a família Li é a assistente da família Liu". Ele concordou a princípio, mas ele secretamente pensava: ‘o irmão mais velho Liu Bosheng sempre foi amigo de bandidos. Ele inevitavelmente levantará suas tropas para a revolta, e os sinais do declínio e morte de Wang Mang apareceram, e o mundo está um caos’. Então ele e Li Tong decidiram se preparar para a rebelião, compraram arcos e flechas na cidade e recrutaram tropas.

Em outubro, o imperador Guangwu, Li Tong, seu primo Li Yi e outros estabeleceram tropas em Wancheng, quando completava vinte e oito anos este ano.

Em novembro, um cometa apareceu no céu de Zhangsu.

O imperador Guangwu conduziu os convocados de volta a Chongling.

Nessa época, Liu Bosheng já havia reunido uma multidão para se levantar em Wu.

No início, muitas pessoas ficaram apavoradas e fugiram uma após a outra e se esconderam, dizendo: "Liu Bosheng quer nos matar."

Quando viram que o imperador Guangwu também usava o casaco vermelho e o chapéu do general, todos disseram surpresos: "As pessoas prudentes e gentis também estão começando a reunir tropas e se rebelar", então eles gradualmente se acalmaram.

Liu Bosheng então recrutou tropas de Xinshi e Pinglin para atacar Changju a oeste com seus comandantes Wang Feng e Chen Mu.

O imperador Guangwu montava um boi no início e só conseguiu um cavalo depois de matar o tenente do condado de Xinye.

Eles atacaram e destruíram o município de Tangzi novamente e, em seguida, mataram o tenente do condado de Huyang.

Por causa da distribuição desigual dos saques no exército, despertou-se o ressentimento do povo, e eles queriam contra-atacar os membros da família Liu.

O imperador Guangwu coletou os pertences de seus companheiros de clã e os distribuiu ao povo, e o povo ficou feliz. [...]


 

Ming

 

Mingzhuang, Imperador Xianzong Xiaoming, foi o quarto filho do Imperador Guangwu.

Sua mãe era a Rainha Yin.

Ele nasceu com bochechas rechonchudas e foi capaz de dominar as "Primaveras e Outonos" aos dez anos de idade. O imperador Guangwu achava que ele era incomum.

No 15º ano de Jianwu, ele recebeu o título de duque Shuhai. No 17º ano de Jianwu, ele foi promovido ao título de rei. No 19º ano de Jianwu, ele foi estabelecido como o príncipe herdeiro.

Com Huan Rong como seu professor, ele dominou o "Shangshu".

No dia de Wuxu, 2 do segundo mês, segundo ano de Zhongyuan, o imperador Xiaoming subiu ao trono aos trinta anos.

Ele respeitou a rainha como a imperatriz viúva.

No dia Dingmao do terceiro mês, o imperador Guangwu foi enterrado em Yuanling.

Os Funcionários responsáveis se dirigiram respeitosamente ao templo nomeando o Imperador Guangwu como ancestral.

No dia Bingchen, no quarto mês do verão, o imperador emitiu um decreto dizendo: Sou um jovem e herdarei a grande causa da Dinastia Han de acordo com o testamento.

O primeiro imperador foi enviado pelo céu para rejuvenescer o país. Suas virtudes poderiam ser iguais às do antigo sábio imperador Ming.

Assumo o destino do país, continuo seguindo o sistema do falecido imperador e governo o país com cultura e virtude, como se não conhecesse as dificuldades do cultivo e tivesse medo de errar.

Os preceitos deixados pela graça divina do falecido imperador olham ao redor do mundo e consideram os assuntos das pessoas comuns o mais importante.


 

Zhang

 

O Imperador Suzong Xiaozhang chamado Da, o quinto filho de Xianzong.

A mãe era Jia Guiren.

No terceiro ano de Yongping, ele foi estabelecido como o príncipe herdeiro.

Quando jovem, tinha um temperamento tolerante e amava o confucionismo, Xianzong o achava muito talentoso.

No dia Renzi em agosto do décimo oitavo ano de Chengping, ou seja, o trono do imperador, ele tinha dezenove anos.

A rainha foi homenageada como a imperatriz viúva.

No dia de Renxu, o imperador Xiaoming foi enterrado no mausoléu de Haojie.

No último dia do décimo mês de inverno, o mundo foi anistiado.

Recompense as pessoas comuns com categorias de nobreza [...] e atendeu os filhos do irmão, viúvos, viúvas, solitários, inválidos, pobres e incapazes de sobreviver sozinho, fazendo-os receber comida.

O decreto imperial dizia: "Sou muito pequeno, dependo dos príncipes, do primeiro-ministro para os complicados assuntos políticos, tenho medo de que haja desvios, trabalho muito e não sei como lidar com isso para conseguir grandes coisas. Eu sei que o monarca que segue a regra da lei deve estabelecer um sistema de mestres e funcionários. O "Livro de Canções" dizia: "Não há faltas e erros, tudo se deve a seguir as velhas regras e regulamentos.”

Então nomeou Zhao Xiyan e Mou Rong como grandes oficiais e determinou os trabalhos do primeiro-ministro.


 

He

 

Xiaohe [Hedi], o Imperador Mingzhao foi o quarto filho do Imperador Suzong.

Sua mãe era Liang Guiren, que morreu de depressão por ter sido incriminada pela Imperatriz Dou. A Imperatriz Dou criou Hedi como seu próprio filho.

No sétimo ano de Jianchu, ele foi estabelecido como o príncipe herdeiro.

No dia de Renchen em fevereiro do segundo ano de Zhanghe, isto é, o trono do imperador, ele tinha dez anos.

A rainha foi respeitosamente chamada de imperatriz viúva, e a imperatriz viúva cuidou dos assuntos políticos na corte.

[...]

No Dia de Guimao, o Imperador Xiaozhang foi enterrado no Mausoléu de Jingling.

No dia de Gengxu, a imperatriz viúva emitiu um édito dizendo: ‘o falecido imperador herdou as elevadas virtudes e formas importantes de governar o país de seus ancestrais com sabedoria sagrada, para que o mundo fosse pacífico e estável, e tudo ficou harmonizado. Agora que o imperador ainda é jovem e muitas vezes fraco e doente, eu o ajudarei a ouvir o governo e a lidar com os assuntos do estado. Fora da capital, existem reis virtuosos de grandes poderes que servem em conjunto como guardas, e há ministros e funcionários da corte para governar e administrar o governo. Desde que se disciplinem respeitosamente e aceitem a estratégia estabelecida, por que se preocupar com isto! No entanto, para cumprir a lei estabelecida, deve haver assistentes dos ministros para participar das audiências e tomadas de decisão. Dou Xian é meu irmão mais velho. Ele tem virtude e talento, especialmente sua lealdade e piedade filial. Dou Xian é obstinado e humilde por natureza, e sua integridade não pode ser retirada. Agora, apoiando o Palácio do Imperador e o Palácio da Imperatriz Viúva, e estando de plantão entre os guardas, o trabalho já não é mais tão pesado e não precisamos mais nos preocupar com os assuntos políticos.

 


 

Shang

 

O imperador Gongzong Xiaoan, chamado Hu e Liu Long, era neto de Suzong.

Seu pai era o rei filial de Qinghe, Liu Qing, e sua mãe foi Zuo Ji.

O próprio imperador estava na residência oficial, e muitas vezes um brilho milagroso iluminou seu quarto e uma cobra vermelha se enroscou no meio da cama.

Ele tinha apenas dez anos e gostava de estudar livros de história. O Imperador o elogiava e o convocou várias vezes ao palácio.

No primeiro ano de Yanping, Liu Qing começou a ir para Fengguo, e a imperatriz viúva Deng emitiu um decreto para manter o imperador na mansão Qinghe.

Em agosto, o imperador Shang morreu, e a imperatriz viúva e seu irmão, o general da carruagem Deng Lu, planejaram e decidiram tomar o palácio.

Naquela noite, Deng Lu foi enviado para realizar a cerimônia do selo real, saudar o imperador com uma carruagem construída por Wang Qing e jejuar no salão.

A imperatriz viúva veio pessoalmente ao salão Chongde, e todos os oficiais usaram vestidos de festa, acompanhados por oficiais, e guiaram o futuro imperador para ser o Marquês de Chang'an.

A imperatriz viúva emitiu um decreto dizendo: "O ex-imperador tinha o caráter moral mais perfeito e abandonou o mundo prematuramente. Eu sirvo o imperador e olho para o sol e a lua de manhã à noite, esperando realizar grandes coisas. Como ele foi embora de repente, seu tempo não cumpriu os desejos do povo e deixou as pessoas com o coração partido. Considerei que o soberano sofria de uma doença incurável há muito tempo, e contemplei a importância dos sacrifícios do templo ancestral e a sucessão do país. Apenas o Marquês Chang'an Liu Hu era leal, filial, cauteloso, proficiente no "Livro de Canções" e "Analetos de Confúcio", e dedicou-se ao estudo de antigos rituais e música. Ele tem bondade e amor pelas pessoas. Ele tem treze anos e tem a ambição de se tornar um adulto. Não há ninguém melhor do que Liu Hu para herdar a santidade e manter as gerações futuras. O "Livro dos Ritos" diz que "o filho de um irmão é como seu próprio filho"; em "Primaveras e Outonos", existe a teoria de que adotar outros como herdeiros é torná-los filhos, e não se pode recusar o ordem do avô só porque não obteve autorização do pai. Agora que Liu Hu seja o herdeiro do Imperador Xiaohe, herde as ações de seus ancestrais e faça um memorial de acordo com a etiqueta."

O Marquês Liu Hu de Chang'an era neto do Imperador Xiaozhang. Ele era humilde, respeitoso, amoroso e dócil. Ele estudou muito quando era criança. Agora o Marquês de Chang'an sucedeu ao Imperador Xiaohe.

Ele governou Han com cautela, com sinceridade e obstinação. [...] por fim, ele assumiu o governo aos treze anos, mas a rainha-mãe ainda zelava pelo governo.

 


 

Imperatriz Yan

 

A Imperatriz Yan de Ansijian, chamada Ji, nasceu em Rongyang, Henan.

Seu avô, Jianzhang, serviu como Shangshu durante o período Yongping e enviou suas duas irmãs mais novas ao palácio como nobres.

Jianzhang se dedicou a se familiarizar com documentos antigos e estava em uma posição privilegiada há algum tempo. [...]

Jianzhang deu à luz um filho, Jianchang, e Yan Ti deu à luz a rainha.

A Rainha tinha talento e beleza.

No primeiro ano do reinado de Yuan, ela foi selecionada para Ye Ting de acordo com o sistema de seleção de damas de honra. Ela foi muito favorecida pelo imperador e a nomeou nobre.

No segundo ano, ela foi estabelecida como rainha.

A imperatriz tinha ciúmes de outras concubinas, o imperador deu à luz ao príncipe Liu Bao com a empregada do palácio Li Shi, então a imperatriz envenenou Li Shi até a morte com vinho envenenado.

No terceiro ano de Yuan, Yan Chang, o pai da rainha, foi nomeado capitão de Changshui e foi nomeado marquês de Beiyi, com cinco mil famílias em Shiyi.

No quarto ano de Yuanchu, Yan Chang morreu e Mi tornou-se Marquês de Wen. Seu filho Yan Jian herdou os negócios de seu pai.

No primeiro ano de Jianguang, a imperatriz viúva Deng faleceu e o imperador começou a assumir o governo pessoalmente.

Yan Jian e seus irmãos mais novos Jian Jing, Jian Yao e Wen Yan serviram como oficiais da Academia Qing, encarregados dos soldados pessoais do imperador.

No primeiro ano de Yanguang, Yan Jian recebeu ainda o título de Marquês de Changshe, com treze mil famílias em Shiyi, e a mãe da rainha, Zong, era Rongyang Jun.

Os filhos da família de Jian Xian e Jian Jing tinham apenas sete ou oito anos, mas todos receberam o cargo oficial de servo de Huangmen.

A rainha foi favorecida ao extremo e seu irmão dominou consideravelmente o poder da corte.

 

Ritos - Números 

 

Ao discutir a origem dos números, os antigos diziam: "Tudo tem uma imagem quando nasce, e quando tem uma imagem, crescerá e, após o crescimento, será expresso por números".

De acordo com os registros, Da Rong criou os Troncos Celestiais e os Ramos Terrestres, e Lishou criou os Números.

Agora que eles foram produzidos, é possível testar e calibrar os instrumentos para medir a sombra do sol, padronizar o calendário e controlar várias coisas.

Um, dez, cem, mil e dez mil são unidades quantitativas comumente usadas; lei, grau, quantidade, equilíbrio e calendário constituem seus próprios padrões de medição.

Portanto, o comprimento de um objeto é medido pela extensão; a quantidade de matéria é medida pela capacidade; o peso da matéria é medido pelo volume; assim, condições, mudanças sutis, podem ser totalmente reveladas.

 

Ritos – Leis

 

Durante a prosperidade da Dinastia Han, Zhang Cang, Marquês de Beiping, começou a investigar o calendário legal.

O imperador Xiaowu promoveu rituais e música justos e estabeleceu uma posição oficial de harmonia.

Durante o primeiro ano do reinado de Yuan, estudiosos proficientes em música foram amplamente recrutados para examinar seu significado.

[...]

O método das sessenta leis de geração mútua é: use a lei superior para gerar a lei inferior, e a proporção é de dois terços; use a lei inferior para gerar a lei superior, e ambos tomam quatro terços como a proporção; a lei do yang produz a lei do yin, e a lei do yin produz a lei do yang. Quando atinge a culminância, a geração das doze leis é concluída. Em cinco gerações, a geração das sessenta leis está completa.

Das doze leis às sessenta leis, é como os oito trigramas mudando para os sessenta e quatro hexagramas.

Fuxi escreveu o "Yijing" para acompanhar de forma abrangente as condições germinativas de yang e yin, como o padrão da lei.


 

Ritos – Etiqueta

 

A etiqueta de trato com as pessoas é usada para aproximar o monarca e seus ministros, e deixar clara a ordem dos seis parentes.

Se o governante carece da majestade e os cortesãos não têm a etiqueta dos cortesãos, o prestígio dos superiores desaparece e os inferiores violam os mais velhos, isso é chamado de caos.

Quando um grande caos irrompe e as pessoas sofrem um desastre, você pode ser descuidado? Portanto, a etiqueta praticada foi registrada e escrita como "Registros dos ritos".

A etiqueta e a majestade são determinadas no primeiro dia de cada mês; o Taishiguan apresenta o livreto com os assuntos políticos do mês, e o secretário, o primeiro-ministro e os ministros o leem depois de vê-lo e implementam os assuntos políticos escritos no calendário.

A cada dois dias antes e depois do primeiro dia de cada mês, eles levam ovelhas e vinho para adorar o sol sob o altar.

Se houver um eclipse solar, as ovelhas serão sacrificadas aos deuses do santuário para salvar o sol da catástrofe.

A pessoa que dirige a cerimônia usa um chapéu longo e roupas pretas. O oficiante usa casaco com uma borda verde  carmesim e calças carmesim até o joelho. A etiqueta é a mesma do antigo sistema.


 

Sacrifícios

 

No dia de Lixia, cinco quartos antes do final da noite, todos os funcionários da capital usavam roupas vermelhas e em Ji Xiayue usavam roupas amarelas e realizavam sacrifícios suburbanos.

Os rituais de sacrifício do Festival de Verão são dedicados em especial do Templo e o sacrifício do Fogão.

Do início da primavera ao início do verão, até o final do final do início do outono, as prefeituras, condados e estados feudais geralmente recebem chuva oportuna.

Se houver pouca chuva, os condados e prefeituras farão sacrifícios para chamar chuva em todo o país; se houver seca, os ministros e funcionários farão sacrifícios para orar por chuva.

[Deve-se] Proibir todas as coisas que representem a energia yang, vestir roupas pretas, fazer dragões de terra, formar duas equipes de dançarinos de marionetes de barro, rezar uma vez a cada sete dias, conforme a mesma prática antiga. Pegue uma corda vermelha e enrole-a em torno do deus da casa e bata no tambor vermelho.

Orar e agradecer aos deuses usando os rituais de Shaolong.

A etiqueta para homenagear o príncipe herdeiro é: Todos os oficiais se reúnem e ficam em suas próprias posições. O visitante guia o príncipe herdeiro para ficar sob o trono, voltado para o norte; o conselheiro imperial fica a noroeste do príncipe, voltado para o leste.

Depois de ler o livro, o atendente volta-se para o leste e segurou a fita do príncipe herdeiro e a entregou ao príncipe herdeiro.

O príncipe herdeiro curvou-se duas vezes e realizou três ritos Jishou.


 

Morte do soberano

 

O imperador não está se sentindo bem, e é ordenado ao médico imperial ir ao palácio. Ele se apresenta diante do grande oficial para oferecer um remédio adequado.

O Supervisor de Degustação de Medicamentos deve provar o medicamento primeiro, e a dose do medicamento é um quinto a mais do que o normal.

Os ministros e funcionários da corte continuaram perguntando sobre as condições de vida do imperador.

O grande oficial dos sacrifícios vai para os subúrbios do sul para oferecer sacrifícios e orações, e os conselheiros vão ao templo ancestral para oferecer sacrifícios e orações.

Criticamente doente, os duques também fazem as orações de sacrifício de acordo com a etiqueta.

O herdeiro e a imperatriz ordenam que os três príncipes presidam o funeral.

Todos os oficiais usam roupas brancas, armações brancas e sem coroas.

Fecham os portões da cidade e os portões do palácio.

O chefe da guarda pessoal decreta lei marcial, o palácio é guardado dentro e fora. As cinco escolas do Exército do Norte cercam o palácio.

Os três príncipes esticam as mãos e os pés do imperador de acordo com a etiqueta.

A rainha, o príncipe herdeiro e o príncipe choram e batem os pés.

Tomam um banho de acordo com a etiqueta.

Por ordem do guarda, envolvem o cadáver com algodão amarelo e gravetos, e o enrolam com pedaços de jade e suturas de seda dourada abaixo da cintura.

O chefe dos ritos coloca pérolas e jade em sua boca; ele coloca uma bandeja de gelo sob o cadáver para esfriar.

Todos os oficiais choraram e lastimam Sua Alteza Real.

Naquela noite, emissários com selo rela são enviados por todas as províncias e condados para informar os dois mil oficiais, príncipes e reis do estado.

Assim que o emissário do selo chega, todos caem no chão e uivam para mostrar respeito.

Realizam um pequeno funeral de acordo com a etiqueta.

O artesão do jardim e a ordenança cuidam do caixão, que é vermelho por fora e por dentro, e pintado na mesa antes do funeral. A decoração da tampa é a mesma dos exemplos antigos.

Um grande funeral é realizado.


 

Adendos

 

Existem três escolas de pensamento sobre corpos celestes: uma se chama Zhou Bi, a outra se chama Xuan Ye e a terceira se chama Hun Tian. Não há absolutamente nenhum professor no estudo de Xuan Ye. A arte algébrica de Zhou Bi existia, e ele tinha piedade filial para testar a forma do céu, e muitas coisas foram violadas, então os historiadores não a usaram. Apenas aqueles que estão perto do céu podem obter seus sentimentos, e as cerimônias de bronze usadas pelos historiadores de hoje para esperar pela culminância são o mesmo método.

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Sutil e profundo, o caminho não é fácil para todas as idades. Os funcionários têm suas ferramentas, mas não têm livros, e também faltam os anais. O ministro requisitou textos antigos, mas não conseguiu por anos. Em Dongguan, as leis não foram concluídas e o livro ainda não foi escrito.

O templo ancestral foi repetidamente destruído e roubado, assim como o país. Ban Gu registrou os livros de Han, que estavam no final da biografia de Wei Xian. O ministro perguntou a Hu Guang, e ele acreditava que era realmente apropriado sacrificar os registros nos subúrbios, remover as palavras de fantasmas e deuses e pegar os assuntos do templo ancestral transmitidos pelos sábios e colocá-los nele.

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Xiaoming estabeleceu o templo ancestral para aceitar a ordem dos ancestrais do imperador Ming e fazer ações meritórias. É a lei de um rei sábio.

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No início de Yongping, o decreto imperial aboliu o sistema de serviço de carro, e o príncipe herdeiro no palácio do meio serviu pessoalmente em treinamento. Huan já havia retornado à corte imperial, então ele liderou seus subordinados para começar um regime de frugalidade. Desde os príncipes e reis até os estudiosos e concubinas, cada um deles tem sua própria posição em casamento e obediência. Isso deve ser transmitido a todas as gerações, e a santidade deve ser promovida. O ministro acha que convém recolher acontecimentos antigos e anotar esta peça, de modo a inspirar todos a fazer o mesmo.

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Se o imperador não se lembra do passado, não há como herdar o céu.

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A Piedade é sempre graciosa, compassiva e filial.

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Não há restrição no coração, e os velhos males não são lembrados.

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Se você não honrar os grandes oficias, vai chorar e ir embora.

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Quem chora sem parar, é incapaz de beber.

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Respeito e apoio devem ser dedicados à adoração, e a punição deve ser mantida em tristeza.

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Quando você pede, você não perde nada.

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Se você se sentir desconfortável, explique por quê.

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As refeições não pedem tesouros.

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Ouça o discurso e veja a teoria, e extraia seus fundamentos.

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 [Mesmo] O jovem mestre daoísta Chang Budan também procurava um professor.

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É mais fácil esmagar ovos de galinha no Monte Tai do que carregar uma pena em cima de quatro cavalos.

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O edito imperial ordenava aos funcionários meritórios que registrassem seus próprios méritos, e não aumentassem seus próprios méritos, de modo a alterar os acontecimentos atuais.

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Yang Xiong gostava de escrever livros, mas gaguejava e não conseguia falar sobre dramas.

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As formigas isolam os formigueiros quando a chuva forte está chegando.