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Gai Lu 蓋廬

 O Gai Lu 蓋廬 é um tratado militar encontrado na tumba de Zhangjiashan張家山 em 1983. É datado como sendo da dinastia Han, de um período entre 196-186 aec, e trata-se de um curioso texto sobre estratégia que pertenceria a escola yin-yang 陰陽家. Gai Lu seria uma referência ao rei Helu闔廬 de Wu 吳國 [séc. 6 aec], e o texto segue um diálogo entre ele e seu conselheiro Shen Xu申胥 sobre questões militares. [Trad. A. Bueno 2023 com base em O. Milburn, 2011]


***


 1

[Rei] Gai Lu perguntou a Shen Xu:

Tendo obtido a posse do mundo, o que irá destruí-lo e o que irá estabelecê-lo? 

O que irá elevá-lo e o que irá arruiná-lo? 

Quanto ao modo de governar as pessoas, o que vai protegê-lo?

Quanto ao método de contratação de pessoas,

O que fará com que seja curto e o que fazer com que seja longo?

Quanto ao princípio constante de acordo com Céu,

O que a contraria e o que está de acordo com ele?

Quanto ao poder de concordar com a Terra,

O que o regula e o que o equilibra?

Quanto a um plano de emprego de tropas, 

O que o equilibra e o que está de acordo com ele?


Shen Xu disse:

Tendo obtido a posse do mundo,  

Não ter o Caminho irá destruí-lo, 

Ter o Caminho irá estabelecê-lo. 

Quanto à Maneira de governar as pessoas, 

A comida é um grande tesouro.

A punição é a cauda,

O governo virtuoso é a cabeça

Quanto ao método de empregar pessoas

Resolva isso e o país irá florescer

Ameace o país e ele estará em perigo

Beneficie-o e ele estará saudável

Prejudique-o e atrairá o desastre

Aja de acordo com os princípios constantes do Céu

Contrariar isso trará desastres

Aja de acordo e atrairá bênçãos

Quanto a concordar com o poder da Terra 

Trabalhar com as estações permitirá amadurecer a colheita 

Portanto, as pessoas comuns terão o suficiente para comer

Ignorar as estações colocará o estado em perigo

E derrubará os altares do solo e dos grãos.

Quanto a um plano de emprego de tropas

Deve estar de acordo com os movimentos regulares do

Céus,

Então a reputação de Vossa Alteza será estabelecida,

Presságios infelizes não se manifestarão 

Fênix e pássaros descerão até você

Não haverá desastres,

As pessoas e os bárbaros Yi se submeterão

Seu país estará livre de ladrões e bandidos,

Surgirão os sábios e os honestos,

Os violentos e cruéis se renderão a você.

Isso é o que é chamado de acordo com os princípios constantes do Céu.

Quando o Imperador Amarelo corrigiu o mundo,

Primeiro ele usou sua vontade 

Em seguida ele usou as Cinco Cores 

Em seguida ele usou sua virtuosa autoridade 

Finalmente ele usou poder militar


Assim, o povo

Os pássaros e as feras se submeteram a ele

Ele estabeleceu os Quatro Protetores,

Alcançou a Grande Culminância

Pôs em movimento as Quatro Estações 

Criou o ciclo dos Cinco Poderes 

O sol tornou- se o guia da Terra

A lua tornou-se o regulador do Céu 

Por esses meios ele governou o Povo.

E destruiu aqueles que não se submeteram

Suas leis diziam

O Céu é o pai

A Terra é a mãe

Orion e Mercúrio são a dobra

As outras constelações são a trama, 

A Ursa é a lançadeira,

Percorrendo o ciclo e então recomeçando

Quanto ao Céu azul,

Onde está o seu centro? 

Quanto à ampla Terra 

Quem sabe onde começa?

Quanto ao ponto central, 

Quem sabe onde termina?

Quanto ao céu que tudo abrange, 

Quem sabe onde ele para? 

Embora os desastres aconteçam, 

Quem sabe como eles surgem? 

Quando as bênçãos chegam, 

Quem sabe de onde vem essa alegria?

O leste está à esquerda,

Oeste está à direita,

Sul está no topo,

O norte está na parte inferior.

Isto é o que se chama de acordo com o Caminho

do céu.

Caos leva à destruição e perda,

bom governo faz as pessoas viverem muito.

 

 2

Gai Lu disse: O que você quer dizer com os movimentos regulares dos Céus? 

Shen Xu disse: Os Nove Campos guiam os soldados, as Nove Regiões produzem grãos, as Quatro Estações e as Cinco Fases atacam umas aos outras, por sua vez. Céu e e fogo são yin e yang, punição e recompensa. Juntos eles fazem as Cinco Fases. O homem que concorda com eles tornar-se um rei; o homem que os transgredir será destruído. Tais são os movimentos regulares dos Céus.


 3

Gai Lu disse: Tendo levantado um exército, onde ele deve ficar e de onde deve sair? 

Shen Xu disse: É o Caminho do exército que aquele que posiciona seu exército em terreno elevado no inverno, e aquele que posiciona seu exército em terreno baixo no verão, será vitorioso . Alinhar- se em formação de frente para uma colina é chamado Shengu (manter-se firme). Alinhando em formação com as costas para uma colina é chamado de Shengshi [Oportunidade Favorável]. Em formação em frente

a uma colina é chamado de Fanguan (regulando a luz). Alinhar-se em formação à direita de uma montanha é chamado de Dawu (Grande Força Marcial). Alinhar de costas para um rio é chamado de Jueji (Trama Quebrada).

Na frente de um rio é chamado de Zenggu (Aumento da Firmeza). Alinhar uma formação à direita de um rio chama-se Daqing (Grande Perigo). Alinhar- se em formação à esquerda de um rio chama-se Shunxing (Ação Vantajosa). O exército pode ter medo de romper fileiras, o exército pode ter medo de marchar durante muitos dias, mas se eles puderem avançar dez li, não os deixe recuar nem dez passos. Esta é a lei militar.



 4

Gai Lu disse: Quanto ao Caminho da guerra, como posso concordar com ele? Como faço para infringi-lo? Como faço para avançar? Como faço para recuar ? 

Shen Xu disse: É o Caminho da guerra que, ao travar uma batalha no inverno, você deve atacar das alturas, ao fazer batalha no verão, você deve atacar de um terreno baixo, e desta forma você será vitorioso. As estações dizem: quando a cevada estiver amarela você pode lutar, quando as folhas virarem no outono você pode lutar, quando a neve cair no inverno você pode lutar. 

Quando a virtude repousa nas fases de Terra ou Madeira, ou quando está no Metal você pode lutar. Com o sol atrás de você durante o dia e a lua atrás de você durante a noite, você pode lutar.

Isto é o que se chama de utilizar os oito momentos propícios do Céus. Quando Júpiter está à esquerda e quando as cinco fases estão à direita, você pode lutar. Quando o Pássaro Vermelho estiver na sua frente, o Tambor Celestial estiver em suas costas, você pode ir para batalha. Quando o Dragão Verde está à esquerda, e quando o Tigre Branco está à direita, você pode lutar. Quando a Lança está acima, e a Grande Formação está atrás dela, você pode batalhar. Quando um está à esquerda e o outro é oposto e dois em suas costas, você pode lutar. Isso é chamado agir de acordo com os movimentos regulares do Céu.

[Use] Tambor e escuridão para atacar seus ouvidos. Entre em formação de batalha na luz para testar seus ouvidos e olhos.

Confunda-os com insígnias estranhas para lançar-se contra os padrões corretos. Não ataque formações de batalha imponentes. Não ataque [um exército] com uma aura florescente.

Isso é conhecido como as sete habilidades de batalha. Quando Vênus passa a lua, quando Marte passa pela lua, você pode lutar. Quando há um eclipse solar ou lunar, você pode lutar. Isso se chama acompanhar os quatro desastres do Céu. Se você lutar de acordo com isso, com certeza será vitorioso.


No dia Bingwu ou Dingwei, você pode lutar a oeste.

No dia Renzi ou Guihai você pode lutar no sul. 

No dia Gengshen ou Xinyou você pode lutar no leste. 

No dia Wuchen  ou Jisi você pode lutar no norte. 

Isso é o que é chamado de oito dias de combate.


Quando o inimigo levanta um exército em Metal, eu o ataco com fogo. Quando ele vem em Fogo, eu o ataco com Água. Quando ele levanta na Água, eu o ataco com a Terra. Quando ele o levanta na Terra, eu ataque-o com madeira. Quando ele o levanta na Madeira, eu o ataco com Metal. Isso é usar as Cinco Fases para alcançar a vitória.

Na primavera ataque a direita, no verão de cima, no outono ataque a esquerda, no inverno por baixo.

Isso é o que se chama virar as costas aos vivos para atacar os mortos. isso é usar as quatro estações para conquistar.


 5

Gai Lu disse: quanto à sorte, como eu crio boa sorte, como eu evito o azar?

Shen Xu respondeu: ao atacar, se você preservar a virtude e a retidão, o sol, a lua e as constelaões de estrelas vão se suceder em sua proteção.

As Quatro Estações e as Cinco Fases se revezarão e então

começam de novo. Vênus é Metal; no outono o Metal é forte e pode atacar a Madeira. Jupiter é Madeira; na primavera madeira é forte e pode atacar a Terra. Saturno é a Terra; no sexto mês lunar, a Terra é forte e pode atacar a Água. Mercúrio é Água; no inverno a Água é forte e pode atacar o Fogo. Marte é Fogo, no quarto mês lunar o Fogo é forte e pode atacar Metal.

Isso é para fazer o melhor uso do caminho das Cinco Fases. 

Outono dá à luz para yang, madeira morre em yin, então no outono ataque o flanco esquerdo. A primavera dá à luz a yang, o metal morre na primavera, você pode atacar o flanco direito. O fogo morre em yin, e assim no inverno você pode atacar seu lado inferior. O verão faz nascer yang, a água morre no yin, portanto, no verão você pode atacar seu lado superior. Isso é fazer uso do Caminho das Quatro Estações.

Os oito dias ditong, os oito dias ritong e os doze dias de rixian, são todos dias em que você pode atacar. Isso é para fazer uso do Caminho do sol e da lua.


 6

Gai Lu disse: Ao atacar um exército e repelir a turba, o que deixo e para onde vou? Como faço para criar boa sorte? Como eu evito o mal? 

Shen Xu disse: o caminho para atacar um exército e repelir a turba é inspecionar a vanguarda e a retaguarda, sabendo quando avançar e recuar. Preste atenção se seu inimigo possui uma aura brilhante.

Observe sua aura ao amanhecer e sua poeira ao anoitecer. Se for puro como uma nuvem, ainda não é hora de se mobilizar.

Se a poeira e a aura se misturam em confusão, formando uma massa espessa no alto e distante, então no meio deles está a vontade de avançar. Evite agir e espere por eles; não saia, mas avance [cautelosamente]. Se o exército está fora de seu próprio país, e há muita chuva ou ventos fortes, e sua rota passa pela selva, e seus grãos estão acabando e os soldados estão morrendo de fome, e eles não têm para seus cavalos, ataque-os!  

Se estiver muito quente ou o exército avançar repetidamente por um dia inteiro de marcha, estiver exausto e a rota for tão longa que os suprimentos de comida são cortados, ataque! 

Se o exército estiver assustado, se forem numerosos, e então eles acamparem em terreno plano e não tiverem suprimentos, ataque-os!  

Se o exército é numeroso, então seus oficiais ficam confusos, e se os generais estão lutando entre si, ataque-os!  

Se o exército esteve em serviço ou é mal disciplinado, e os generais são poucos e suspeitos, ataque-os! 

Se a estrada é longa e o sol está se pondo, e se movem rapidamente sem ter onde acampar, ataque-os!

Se for necessário retirar-se por alguma emergência, e houver ventos fortes e a tropa estiver assustada, ataque-os! 

Se a tropa é pequena e assustada, e eles não [faltam duas palavras] não se movem, e eles querem recuar, mas não fazem ataque-os! Essas dez [regras] são o caminho para atacar um exército.


 7

Gai Lu disse: Ao atacar um inimigo, quando devo avançar e quando devo recuar? O que devo levar e o que devo deixar? 

Shen Xu disse: Atacar o inimigo deve ser feito quando eles acabaram de chegar, quando seu gado e cavalos ainda não foram alimentados, quando os soldados ainda não alcançaram sua próxima posição, antes de suas fortificações avançadas foram garantidas, e antes de sua retaguarda chegar ao acampamento.

Se quando o infantaria estiver faminta e cansada, e nós subitamente gritamos e em seguida atacamos, vamos desbaratá-los completamente.

O inimigo espera enquanto evitamos, ficamos ociosos e, embora eles queiram nos atacar, tentamos impedi-los. Eles então saem repetidamente; eles agem precipitadamente enquanto estamos calmos. quando então nos levantarmos e os atacarmos, podemos garantir que eles não recebam misericórdia!

O inimigo reuniu suas forças em abundância, enquanto nós os opomos com apenas alguns homens. Eles estão felizes, enquanto nós mostramos nossa tristeza. Eles têm uma sensação de vitória iminente, enquanto esperamos em silêncio. Esperamos em emboscada por eles.

O inimigo nos despreza e nós os atacamos rapidamente. O inimigo se aproxima do nosso centro e nós os encontramos nas alas. Eles imaginam que terão uma vitória fácil sobre nós, e nós usamos isso para enganá-los. O inimigo nos persegue ao norte, e então armamos uma emboscada e esperamos por eles.

Eles reúnem suas forças em abundância, enquanto nós os opomos com apenas alguns homens. Eles estão felizes, enquanto nós mostramos nossa tristeza. Eles têm uma sensação de vitória iminente, enquanto esperamos em silêncio. Podemos garantir que eles não voltem para casa. O inimigo avança e nós enganamos uns aos outros. Eles repetidamente mandando suas tropas e damos a eles um pequeno gosto de sucesso, tendo entrado na batalha, então nos movemos para o norte, mas não permitimos que muitos nos alcancem.

O inimigo nos persegue para o norte, pelo que eles definitivamente não irão para a próxima posição. Eles estarão imaginando sua vitória, quando nós os cercarmos e os atacarmos. Eles certamente não esperam isso e, portanto, tentarão escapar. Podemos garantir que eles não vão embora!

Quando o inimigo toma suas posições, nossa gente não recua, mas quando o sol se põe, e ainda não saímos para lutar, com certeza eles vão querer ir embora. Os generais vão querer voltar e os soldados vão querer retornar para casa. Então nós os atacamos; podemos garantir que eles nunca mais voltem! O inimigo então envia seus bravos cavaleiros, mas nós não permitimos que eles se afastem. Eles têm a aura de batalha, mas nós os evitamos e não lutamos. Se os soldados e os cavaleiros se mantiverem firmes, a tropa não terá medo. Quando os generais saem, eles não tentam nos evitar. Quando a vanguarda já tiver entrado, a retaguarda avançará. Então nós os atacamos; podemos garantir que eles sejam derrotados!  

Nós vigiaremos quando eles estiverem desprevenidos, pois como eles podem não ficar cansados?

Além disso, quando o inimigo se volta para casa, não devemos persegui-lo, mas deixar que metade dele entre. Quando a retaguarda está à beira do colapso, quando a turba está amedrontada, nós rapidamente rugimos nosso grito de guerra e então os atacamos; podemos garantir que eles não conseguirão! 

Ao enfrentarmos o inimigo, devemos então fugir, para que tenham a sensação de vitória iminente. Atacamos então a retaguarda deles, e quem foge não volta atrás, indo [três palavras faltam]. Eles terão então perdido a formação e, à medida que se abrem, nós os atacamos; podemos garantir que eles sofram muito! 

Quando o inimigo se aproximar de seu acampamento, se o tempo estiver extremamente quente, muitos ficarão doentes com disenteria e podemos tirar proveito de seu sofrimento.

Como não conquistá-los? Essas dez  [regras] são o caminho para a batalha.


 8

Gai Lu disse: Quanto às pessoas que receberam o dom da vida do Céu, não há um bom relacionamento que seja constantemente preservado . Se eles se beneficiam, então é uma bênção, quando eles prejudicam uns aos outros causam desastre. Eu quero matar aqueles que prejudicam outras pessoas, o que você acha? 

Shen Xu disse: Se há um homem que é nobre, mas que se comporta injustamente, ou que é rico e mesquinho, ataque-o!

Se houver um homem que não seja membro da família, ou que não respeite os mais velhos, ataque-o! 

Se houver um homem que não seja gentil com seus parentes mais novos, ou que não se comporte de acordo com seu papel na sociedade, ataque-o!  

Se houver um homem que vai negociar no mercado e que força as pessoas a vender com prejuízo, ataque-o!

Se houver um homem morando em uma aldeia que se comporta de maneira imprópria, que é violento e não ouve a correção [falta um caractere], ou que entra e sai sem pedir permissão, ataque-o!

Se houver um homem que é membro de uma família nobre,

ou apegado à família [um personagem faltando], que é violento, arrogante e hostil, ataque-o! 

Se houver um homem que se comporte desonestamente em sua posição oficial, ou que perverta o curso da justiça, ou cause problemas gratuitamente, ataque-o!

Se houver um homem que não gosta de trabalhar no campo e, em vez disso, vagueia causando problemas, ataque-o! 

Se houver um homem que é violento e não trata bem as pessoas, ou gosta de se rebelar contra os outros, ataque-o!

Esses são os dez caminhos para matar aqueles que prejudicam outras pessoas. 


 9

Gai Lu disse: Como posso atacar de forma virtuosa? 

Shen Xu disse: Aqueles [falta uma palavra] com virtude podem atacar aqueles sem virtude. 

Se houver um homem que se estabeleceu como um senhor ou se coroou rei, ataque-o! 

Se houver um homem violento e cruel, ou ganancioso e cruel, ataque-o!

Se houver um homem cujos impostos e taxas são pesados, ou que rouba as pessoas à força, ataque-o!

Se houver um homem cujo governo é temível ou que causa sofrimento ao povo, ataque-o!

Se houver um homem que é lento para fazer leis, mas rápido para aumentar os impostos, ou que usa truques para conquistar os outros, ataque-o! 

Se houver um homem que tenha um coração de tigre ou de lobo para com os de fora, ou que use a astúcia de um ladrão ou bandido contra os de dentro, ataque-o! 

Se houver um homem que seja violento e cruel, ou que gosta de enganar os outros, ataque-o! 

Se houver um homem que faça com que as pessoas e o exército trabalhem demais, ou que os faça se preocupar e sofrer, ataque-o!

Se houver um homem que defende as fronteiras quando o centro está vazio, ou que é cruel e [ faltam duas palavras], ataque-o! 

Se houver um homem que faça uma acordo com seus ministros e, após três dias, [traia o acordo e] use suas tropas, ataque-o!

Se houver um homem com extensas terras que está fazendo preparações defensivas, e cujas cidades e pessoas não estão de acordo, ataque-o!

Se houver um homem cuja capital [seção de aproximadamente doze caracteres faltando] e cujos edifícios não sejam regulamentados, ou que alargue suas torres e pavilhões e, portanto, torne seus impostos e taxas mais pesados, ataque-o!

Se houver um homem com um grande estado, mas de virtude em declínio, ou onde a seca causou fomes repetidas, ataque-o!

Esses dez são o caminho para evitar uma rebelião.

Se um rei possui o mundo e ainda assim não é bem governado, ele é chamado de 'Incapaz'. Se ele governa bem, mas o povo não se submete, ele é chamado de 'Perturbador de Regras. Dia de Gengxin na primavera, dia de Rengui no verão, dia de Jiayi no outono, dia de Bingding no inverno.