Pesquisar neste blog

Guanyinzi 闕尹子

Apresentamos uma seleção de fragmentos do Guanyinzi 闕尹子 ["Mestre do Paço de Yin"], um livro da escola daoísta, também conhecido como Wushang miaodao wenshi zhenjing 無上妙道文始真經 ["Clássico perfeito do início da escritura do caminho maravilhoso supremo" ou apenas, Wenshi zhenjing 文始真經]. É atribuído a um escritor do período Zhou周 (século 11-221 aC) chamado Yin Xi 尹喜, também chamado de Guanlingzi 闕令子 "Comandante da Passagem". Teria sido ele que entrevistou  Laozi老子 antes deste sumir no oeste, e foi a ele que o velho mestre teria transmitido o Daodejing道德經. Depois disso, Yin Xi viveu no Monte Zhongnan 終南山, onde se tornou um importante mestre daoísta. O livro parece ter sido importante e amplamente discutido até o período Han漢 quando foi eclipsado por outros escritos. Sua última versão é provavelmente do século 1 ec [ou seja, contemporâneo do resgate de outros escritos como Liezi列子 e Guanzi管子], podendo ter sofrido diversas alterações de conteúdo. [trad. A. Bueno, 2023] 


***

A menos que haja o Dao, não pode ser falado; se não pode ser falado, é o Dao; a menos que haja o Dao, não pode ser pensado, e se não pode ser pensado, é o Dao. 


Não há nada que não seja o céu, nada que não seja caminho, nada que não seja divino e nada que não seja vivo. As coisas são assim, mas as pessoas não. Todos podem ser chamados de céu, todos podem ser chamados de deus e todos podem ser caminhantes. Não diga que o céu não é o céu, o deus não é o deus, a vida não é a vida e o original não é o original. 


Aqueles que observam o Dao são como quem observa a água. Se eles não estão satisfeitos em observar pântanos, então rios, córregos e mares são chamados de água, mas eles não sabem que meus fluidos corporais, saliva e lágrimas são todos água.


Não há ninguém no Dao, e o sábio não vê que alguém é o Dao e o outro não é o Dao. O Dao não tem eu, e o sábio não se vê entrando no Dao e saindo do Dao. Se você não tem o caminho, você não tem o caminho; se você não conhece o caminho, você não perde o caminho.


 Uma cerâmica pode ter dez mil utilidades, mas no final nenhuma cerâmica pode prejudicar a cerâmica. Pode-se fazer todas as coisas, e não há nada que possa fazer o Dao ou prejudicar o Dao.


 O Dao é ilimitado, mas ignorante, o coração é suave, mas desinibido, e as coisas se sobrepõem, mas nada está errado. A energia é livre e a areia está voando. O sábio sabe tudo com o coração. Os três se tornam um novamente. Não seja diferente, não prejudique ninguém.


 Se você ama o Dao, você ama a água; se você não contempla o Dao, você vê o fogo; se você não persegue o Dao, você é madeira; se você não fala o Dao, você fala metal; se você não pensa no Dao, você pensa que é terra. Mas o sábio não se afasta de seus verdadeiros sentimentos e sobe o caminho. 


Existem muitas alquimias no mundo, algumas ainda são obscuras, algumas ainda são claras, algumas ainda são fortes, algumas ainda são fracas. Perseverança é tudo, não persistência é o caminho.


 Dao não pode ser obtido no final, e aqueles que podem obtê-lo são chamados de virtuosos, mas não de Dao. O Dao não é viável no final, e aqueles que podem fazê-lo são famosos por suas ações, mas não pelo Dao. O sábio pensa que o que é possível é possível, então ele é gentil com a vida; porque ele não consegue o que é impossível, então ele é gentil com a morte.


Aquele que ama a escuridão é um sábio, aquele que ama a bondade é um sábio e aquele que ama o mal é um vilão. Aqueles que têm um amor profundo são auto-existentes e inexistentes, que não podem ser obtidos e revelados. Um amor do bem e do mal existe do nada, é inatingível e secreto. Existe conhecimento de uma emoção, boa e má, mas os animais a possuem. Aqueles que sofrem com muita emoção são ignorantes. Debaixo do Céu, Dao existe em todos os lugares.


Diz-se: É difícil construir coisas com coisas, mas é fácil descartar coisas com o Dao. Tudo no mundo é difícil de alcançar, mas fácil de quebrar.


 Um fogo abrasador pode queimar todas as coisas, e quando as coisas morrem, por que o fogo existe?


 As pessoas estão vivas, algumas pessoas morrem em um dia, algumas pessoas morrem em dez anos e algumas pessoas morrem em cem anos. Uma pessoa que morre em um dia é como atingir a iluminação em uma respiração; uma pessoa que morre em dez ou cem anos é como atingir a iluminação em um longo tempo. Aqueles que não morreram, embora ajam com sabedoria, são chamados apenas de vida, não de morte. Aqueles que não estão em contato com o Dao, embora suas ações demonstrem sabedoria, são apenas chamados de coisas, não de Dao.


"Pratique arco e flecha, toque a harpa imperial, toque o qin, não há nada que possa ser obtido em uma respiração, mas o Dao não tem forma nem direção, então pode ser obtido em uma respiração."


Quando duas pessoas se encontram no tiro com arco, você as verá com inteligência; Nada para mostrar, sem engenhosidade, sem falta de jeito, sem vitória, sem perda.


Meu caminho é tão escuro quanto um lugar. Os que estão na luz não podem ver as coisas no escuro, mas os que estão nas trevas podem ver as coisas no meio da luz.


Meu caminho é como uma espada, se você cortar algo com a lâmina, vai se beneficiar, mas se segurar a lâmina com a mão, vai se machucar.


Aqueles que defendem o Dao, como aqueles que seguem o Dao, sabem as coisas que sabem, mas não conhecem o caminho. Portanto, o sábio pede desculpas por não esperar o Dao, prospera sem depender do Dao, não depende do Dao para ser sábio e não usa o Dao com o tolo.

Guan Yinzi 

Se uma tigela é como uma tigela, se uma garrafa é como uma garrafa, se uma urna é como uma urna, todos eles podem construir o mundo. As previsões  de tartarugas e milefólios, e as telhas quebradas e aragonitas podem indicar boa ou má sorte. É saber que todas as coisas no mundo são racionais, que tudo está contido, todas as coisas estão contidas, e uma não toma nada emprestado uma da outra. 


Nada sobe sem cair, e nada cai sem subir. O que sobe é fogo e o que desce é água. Aqueles que querem subir, mas não podem subir, são madeira, e aqueles que querem descer, mas não podem descer, são metal. A madeira é uma coisa, você pode perfurá-la para obter fogo e torcê-la para obter água. O metal é uma coisa, bata nele para obter fogo, derreta-o para obter água. Aqueles que são de metal e madeira também estão na interseção da água e do fogo. Água é essência e céu, fogo é divino, terra e madeira são a alma do humano, e o metal é alma e matéria.


Embora o céu e a terra sejam grandes, eles têm cores e formas, e têm números e direções. Não tenho cor, nem forma, nem número, nem dimensão, mas tudo existe no mundo.


Às vezes há qi e não há qi, então não há dia e noite. Se houver um quadrado, ele tem forma, mas se não houver, não há norte e sul. O que é não-qi? O lugar onde o qi surge por si só é como pegar o vento sacudindo uma panela. Quando não é abalado, não é o sopro do vento; quando é abalado, é chamado sopro. O que é não-forma? A forma autogerada da forma é como pegar fogo perfurando madeira. Quando não é perfurado, não é a forma do fogo; quando é perfurado, é chamado de forma.


 As mudanças de frio, calor, temperatura e frescor são como telhas e pedras: quando colocado no fogo, torna-se quente, quando colocado na água, torna-se frio; os objetos estranhos vão e vêm, mas as pedras não vão e vêm. Como uma sombra na água, vai e vem. A água não tem ir e vir.


Guan Yinzi 


O sábio governa o mundo; eu sou virtuoso e estúpido, então ele [o sábio] é virtuoso por causa de sua virtuosidade e estúpido por causa de sua ignorância. Eu não sei o certo e o errado, então sou pelo que é certo, e não pelo que é errado. Conhecendo a grande unidade do passado e do presente, ou é o passado ou é o presente. Conhecendo a grande harmonia entre dentro e fora, é dentro ou fora primeiro. 


Não há nada no mundo que se esgote, por isso é humilde; não há nada no mundo que não possa ser superado, por isso é contido de forma vazia; nada no mundo pode ser difícil, por isso é fácil de fazer.


 O caminho do sábio, o destino do sábio, não é o caminho do sábio; Portanto, um sábio não tem nenhum caminho, nenhuma virtude e nenhum problema.


 O sábio sabe que não existe um eu, então ele compartilha a benevolência; ele conhece as coisas sem eu, então ele usa a retidão.


 O caminho de um sábio é considerar a benevolência como benevolência, ou considerar a retidão como benevolência, ou usar retidão, sabedoria e sinceridade como benevolência. Benevolência, retidão, ritualidade, sabedoria e sinceridade são todos cinco, e se um sábio não aderir a um, ele não será famoso no mundo.


 Não olhe para o sábio por ações, o caminho não tem vestígios; não olhe para o sábio por palavras, o caminho não tem palavras; não olhe para o sábio por habilidade, o caminho não tem nada a ver; não olhe para o sábio pela aparência, o caminho não tem forma.


O sábio aprende com as abelhas a erguer monarcas e ministros, aprende com as aranhas a armar teias, aprende com os ratos a fazer rituais, aprende com as formigas guerreiras a armar soldados. Todos aprendem com os sábios, os sábios ensinam os sábios, os sábios ensinam todas as coisas. Somente os santos são a mesma coisa, então não há eu.


 Se um peixe quiser ser diferente de um grupo de peixes, ele morrerá se pular na margem; se um tigre quiser ser diferente de um grupo de tigres, ele será pego se for ao mercado. Um sábio não é diferente de todos, e coisas especiais não podem ser atendidas.


Dao não tem nada a ver, e aqueles que respondem ao mundo com Dao estão fazendo coisas que não são Dao. O Dao não tem como, e aqueles que usam o Dao para conter as coisas são coisas que não são o Dao. O sábio não pode sair para se mostrar aos outros.


O sábio considera aqueles que têm palavras, ações e pensamentos, então eles são semelhantes aos outros; aqueles que não falam ou pensam não são pensativos, então eles são diferentes dos outros.



Guan Yinzi 


Essência é água, alma é metal, espírito é fogo, alma é madeira. A essência governa a água, a alma governa o metal e o metal gera a água, então a essência está escondida na alma. O deus governa o fogo, a alma governa a madeira e a madeira produz o fogo, então a alma do deus o esconde. Só a água é uma coisa, pode armazenar metal e respirar nele, pode alimentar a madeira e fazê-la crescer, então alimenta a alma. Mas o fogo é uma coisa, pode derreter metal e queimá-lo, e pode queimar madeira, então a alma se perde. 


O corpo do caminhante é como o corpo de um sonho. Se você o vir de acordo com suas emoções, poderá voar para o céu e nadar no céu. Conhecer seu corpo é como algo em um sonho. Se você vê de acordo com suas emoções, pode sobrevoar as colheitas e atravessar o deserto. Este é o Dao, pode-se ver o espírito e viver por muito tempo, e pode-se esquecer o espírito e viver além. Inspire para nutrir a essência, como o metal para gerar água, inspire o vento para nutrir o espírito, como a madeira para gerar o fogo, então o externo é usado para estender o espírito. Absorva água para nutrir a essência, razão pela qual a essência não se esgota, esfregando fogo para nutrir o espírito, razão pela qual o espírito não se esgota, então deixe o interior para prolongar o espírito. Se o corpo esquece o espírito, ele transcende a vida.


As pessoas que são diligentes na etiqueta podem concentrar seus espíritos sem se afastar; A benevolência é yang e brilhante, que pode iluminar a alma; a retidão é yin e escura, que pode controlar a alma.


Guan Yinzi 

Aqueles cujas mentes acreditam em boa e má sorte, espíritos e fantasmas os capturam.


Aqueles que são levados por fantasmas, ou se envolvem com coisas estranhas, são orgulhosos. 


Sem uma mente única, as cinco energias funcionam juntas e a mente não pode ser uma; sem uma mente aberta, os cinco elementos estão todos presentes e a mente não pode estar vazia.


O fogo pode ser extinto depois de mil anos, e o conhecimento pode desaparecer depois de mil anos.


Se você sabe que não há nada em sua mente, saberá que não há nada em sua mente.Se você sabe que não há nada em sua mente, saberá que não há nada.


Se você não confia no que chama de certo e errado, você realmente entende certo e errado? O sábio não sabe, muito menos eu.


 As coisas nascem no solo e eventualmente mudam no solo, as coisas nascem na mente e finalmente mudam na mente. 


O virtuoso e o tolo são verdadeiros e falsos, há quem saiba, e há quem não saiba. Embora ele seja virtuoso e tolo, embora seja verdadeiro ou falso, é meu conhecimento chamar o virtuoso e o tolo de verdadeiro ou falso. Todo conhecimento é realizado pelo conhecimento, portanto, mesmo que seja verdadeiro, também é falso.


Em tempos comuns, as pessoas que de repente veem coisas extraordinárias são todas constituídas de essência e fazem acontecer. Quando as pessoas estão doentes, aquelas que de repente veem coisas extraordinárias em seus olhos melhoram e fazem acontecer. Se você sabe que minha mente não pode revelar a existência em nada, então eu sei que minha mente não pode revelar nada na existência, mas se você não acreditar, você naturalmente não será espiritual. 


Meu pensamento muda dia após dia, e quem faz isso acontecer não sou eu, mas meu caminho. 


Não use sua mente para esmagar uma pessoa, mas use sua mente não se deixar esmagar por outra pessoa. Aqueles que sabem disso podem ser ponderados, podem praticar a virtude, podem se perseverar no Dao, podem fazer amizade com os outros e podem esquecer-se de si mesmos.


O princípio do mundo é que se o pequeno não for controlado, ele se tornará grande, e se o grande não for controlado, ele se tornará incontrolável. Portanto, aqueles que podem controlar uma emoção podem se tornar virtuosos, e aqueles que podem esquecer uma emoção pode se tornar Dao.

As pessoas no mundo dividem os outros e a mim pensando de maneira diferente sobre si mesmas, mas não sabem que as pessoas em sonhos também pensam de maneira diferente sobre os outros. Elas pensam diferente do que eu penso, o que é para mim e o que é para os outros. As pessoas no mundo pensam que eu sou diferente na dor e que as outras dores são diferentes de mim. Eles não sabem que a pessoa do sonho também é minha dor e essa dor, é a outra dor que é diferente da minha dor. 


Ambos são meu espírito, que é um sonho e que é um sentimento. As pessoas no mundo pensam que o que veem temporariamente é um sonho, e o que veem por muito tempo é o despertar, mas não sabem que o que veem temporariamente é uma tigela de yin e yang, e o que veem por um muito tempo também é uma tigela de yin e yang. Ambos são meu yin e yang, que é um sonho e que é um sentimento.


 Aqueles que são benevolentes freqüentemente sonham com pinheiros, ciprestes, pêssegos e ameixas, aqueles que são justos freqüentemente sonham com armas, metal e ferro, aqueles que são bons em etiqueta freqüentemente sonham com feijão guigui, aqueles que são bons em sabedoria freqüentemente sonham com rios, lagos, e aqueles que são sinceros costumam sonhar com montanhas e campos. Servindo aos cinco elementos, não há mais ninguém, mas em um sonho, se você ouvir algo ou pensar em algo, o sonho mudará de acordo e os cinco elementos não poderão ser contidos. Um sábio controla as coisas com seu coração, controla seu coração com sua natureza, então o coração está em harmonia com a criação e os cinco elementos não podem ser restringidos.


 Quando você vir uma cobra com cabeça de corpo humano, uma vaca com braços e escamas de peixe e um fantasma com asas de pássaro, não se surpreenda. Isso não é tão estranho quanto um sonho, e o sonho não é tão estranho quanto a sua consciência. Ela tem ouvidos, olhos, mãos e braços, e é especialmente estranha. Grandes palavras não podem ser ditas e a grande sabedoria não pode ser pensada.


Se não há nada que não possa ser visto, então não há nada que não seja minha visão; se não há nada que não possa ser ouvido, então não há nada que não seja minha audição. As cinco coisas podem nutrir a forma, e nenhuma delas não é minha forma; os cinco sabores podem nutrir o qi, e nenhuma delas não é meu qi. É por isso que minha forma e energia são as inúmeras coisas do mundo.


Diz-se: O fazendeiro que prender o boi será rude, o caçador que prender o tigre será corajoso, o pescador que prender a água será hábil e o guerreiro que prender o cavalo será forte. Todas as coisas podem ser eu, sou um só corpo, transformo-me em lombrigas por dentro, piolhos e pulgas por fora, tartarugas e peixes, ratos e formigas, posso ser todas as coisas.


Diz-se: os olhos observam os olhos por si mesmos, e não há cor; os ouvidos ouvem por si mesmos, e não há som; a língua prova a língua por si mesma, e não há gosto; Todos perseguem para fora, o sábio se apega ao interior.


Eu sou uma tigela dos cinco elementos, e a tigela dos cinco elementos tem a mesma natureza de uma coisa, e pode ser emprestada como um lugar. Pode tirar água, pode tirar fogo, pode fazer crescer madeira, pode solidificar o metal e pode transformar o solo. Sua natureza contém imagens e não há diferença de elementos. 


Quem lembra esquece a fome, quem tem raiva esquece do frio, quem nutre esquece da doença e quem se emociona esquece da dor. 

As pessoas não pensam que aqueles que são ignorantes e inativos são altruístas. Embora haja conhecimento e ação, não deixe que se torne altruísta. Por exemplo, o fogo também está inquieto e não existe eu.

O Dao não se baseia em nada, e aqueles que retornam ao Dao com as coisas respiram. 


A pessoa honrada que alcançou o Dao pode ajudar o mundo, e a única que alcançou o Dao pode me defender. 


Aqueles que sabem que o tempo não pode ser restringido podem tomar um dia como cem anos e cem anos como um dia, aqueles que sabem que não são impedidos por distâncias podem tomar um Li como cem Li e cem Li como um Li.


Aqueles que têm Qi podem transportar Qi, e podem convocar vento e chuva; aqueles que sabem que o invisível pode mudar de forma podem mudar pássaros e animais. 


Aqueles que atingiram um Dao claro podem montar uma fênix e uma garça sem se cansar das coisas, e têm corpo leve; aqueles que atingiram um Dao puro não podem se afogar nas coisas, e seu corpo é escuro, então eles podem sentar em um dragão ou uma baleia. 


Não há nada, tudo é vazio. Aqueles que conhecem este caminho podem controlar fantasmas e deuses; a realidade é o vazio, e o vazio é a realidade. 


Aqueles que conhecem este caminho podem entrar no metal e pedra; 


Aqueles que conhecem este caminho podem fazer adivinhações; as pessoas são eu e eu sou as pessoas. 


Uma pessoa pode viajar quatrocentas mil Li por dia com uma respiração, e pode-se dizer que a transformação é rápida, mas o sábio não permanece inalterado.


Todas as coisas mudam, embora sejam invisíveis umas às outras, mas são apenas uma, o sábio conhece essa uma e não muda.


Quando uma pessoa é jovem, deve admirar os ensinamentos de seu pai e irmão, quando uma pessoa é forte, deve seguir o conselho de seus amigos; Embora todas as transformações sejam movidas, elas não podem me ferir.


Os antigos que eram bons em queimar tartarugas podiam mostrar o passado no presente, o presente no antigo, o baixo no alto, o alto no baixo, o grande no pequeno, o pequeno no grande, os muitos no um, e o um nos muitos. Mostravam as coisas nas pessoas, mostravam as pessoas nas coisas, mostravam os outros em mim, mostravam-me nos outros. Este é o caminho.


Seu porvir não tem presente, seu passado não tem presente, sua altura não tem cobertura, seu baixo não tem carga, seu tamanho não tem fora, seu pequeno não tem dentro, seu fora não tem nada, seu dentro não tem um, seu próximo não tem eu e seu distante nenhum outro. Não pode ser analisado, não pode ser combinado, não pode ser explicado, não pode ser pensado. Mas é confuso, então é o Dao.


 A água está submersa, então seu acúmulo são as cinco essências; o fogo está voando, então atinge os cinco odores; a madeira é luxuriante, então se torna as cinco cores; o metal é sólido, então é na verdade os cinco tons; a terra é harmoniosa, por isso nutre os cinco sabores. 


As cinco constantes, suas mudanças não podem ser contadas; seus objetos são cinco, suas coisas diversas não podem ser contadas. No entanto, a miríade de coisas no céu e na terra não pode ser chamada de dez mil, cinco, uma, nem dez mil, nem cinco, nem uma. Combine-os, ou separe-os, assim devem se formar, assim devem ser contadas, assim devem ser revigoradas, em vão. As coisas não me conhecem, eu não sei das coisas.


 


Não leve as pequenas coisas levianamente, pequenas brechas afundam o barco; não leve as coisas pequenas levianamente, pequenos insetos envenenam seu corpo; não leve pessoas pequenas levianamente, pessoas pequenas roubam o país. 


Se você pode lidar com coisas pequenas, pode fazer coisas grandes, se pode acumular coisas pequenas, pode fazer coisas grandes. 


O céu não tem nada a ver com o homem, e o homem não tem nada a ver com ele. Se você simplesmente consegue algumas coisas e deixa as outras, então estou em mim, isso é tudo que posso fazer. Tudo bem ser complicado e simples, tudo bem não ter paciência e tudo bem ser diligente e preguiçoso.


Diz-se: Os extremamente inteligentes sabem que o fruto da sabedoria não é suficiente para descrever as coisas, por isso são estúpidos; os extremamente perspicazes sabem que o fruto do discernimento não é suficiente para descrever as coisas, por isso são estúpidos; quem é extremamente corajoso sabe que o fruto da coragem não basta para conquistar as coisas, por isso é tímido.


Aqueles que são bons no presente podem estudar o passado, e aqueles que são bons nos planos podem estabelecer os fundamentos.


 Astúcia pode pegar ladrões; bravura pode pegar tigres. Se você pode se conter, você pode alcançar a si mesmo; se você pode superar as coisas, você pode se beneficiar das coisas; se você pode esquecer o caminho, você pode ter o caminho.


Os costumes dos tempos antigos e modernos são diferentes, e os costumes do leste, oeste, norte e sul também são diferentes. Quanto à bondade de uma família, também é diferente. Mas seja sempre igual ao vulgo, tire proveito da situação, controle a raiva e reprima desejos, simplifique as coisas e perdoe os outros, assuma a responsabilidade por sua importância, e faça isso com naturalidade.


Não seja desajeitado, diga que a qualidade do Dao deve ser alegre e ágil; não seja tolo e sombrio, diga que a escuridão do Dao deve ser leve e brilhante; não seja orgulhoso e fácil, diga que o alto do Dao deve ser feliz e harmonioso; não fique cansado, diga que o Dao tem pressa quando estiver feliz; não se preocupe com o silêncio, dizendo que o silêncio do Dao deve ser uma alegria. Como diziam os antigos, existem muitas desvantagens no aprendizado e você deve salvá-lo.


 Não culpe o mundo por si mesmo, não humilhe os outros para respeitar a si mesmo, não negligencie o eu moral, não difame o eu virtuoso e não despreze o eu talentoso.


Os sábios do mundo pobre não são sábios, mas estúpidos; os debatedores do mundo pobre não estão em debate, mas são insensíveis.


Faça com sinceridade, aja com simplicidade, trate com perdão e responda com silêncio, seu caminho é infinito.


Planeje as coisas, julgue pela razão, faça pelas pessoas e realize pelo céu. Ensinar hoje é ser professor, e ser racional é ser professor desde os tempos antigos, fazer é igual aos outros, é o caminho único para cada um.


As pessoas não entendem tarefas urgentes, mas aqueles que estão envolvidos em muitas tarefas estranhas, a pobreza e os desastres vêm até eles, mas eles não sabem que tudo está em toda parte e não podem desistir um ou outro.


 O princípio do mundo é que se você abandonar parentes, você se afastará.


 No passado, aqueles que discutiam o Dao eram sucintos e quietos, profundos ou claros, ou vazios ou escuros. Cuidado para não encontrar isso e ficar com medo e recuar. A coisa mais razoável do mundo está além das palavras. 


Quando um fala sobre algo, um fala sobre benefício, outro fala sobre dano, o terceiro fala sobre benefício ou dano, e o terceiro fala sobre benefícios e danos, todos devem estar na mesma situação.


É fácil não acreditar em tolos, difícil não acreditar em sábios.


É fácil não acreditar em sábios, difícil não acreditar em tolos.


Se você não acredita em milhares de sábios, não verá as pessoas por fora, não se verá por dentro, não verá o caminho de cima e não verá as coisas abaixo.


 A fala do sábio é sombria, então deixa as pessoas surdas; o olhar do sábio é sombrio, então deixa as pessoas cegas.


Se você for surdo, não ouvirá som, se for cego, não verá cores e, se estiver doente, não ouvirá a fala. 


Quem não ouve o som não ouve o Caminho, não ouve as coisas e não me ouve; quem não vê a cor não vê o Caminho, não vê as coisas e não me vê.


 As pessoas só sabem que existem perdas verdadeiras em ganhos falsos, mas não sabem que existem perdas verdadeiras em ganhos reais. Eles só sabem que há verdade e errado no falso, mas não sabem que há verdadeiro e errado no real.