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Hanshu 漢書 - Anais

 O Hanshu 漢書 "Livro do Han" é a história dinástica oficial (zhengshi正史) da antiga dinastia Han 前漢 (206 aec-8ec), também conhecido como Qian Hanshu 前漢書 [Livro de Han anterior]. Foi escrito por Ban Biao 班彪 (3–54ec), seu filho Ban Gu 班固 (32–92ec) e sua filha Ban Zhao 班昭 (49-120ec). Embora inspirado na tradição inaugurada pelo Shiji史記 de Sima Qian 司馬遷, o Hanshu descreve apenas uma dinastia, a Han anterior (duandaishi 斷代史). O livro adota o sistema de Anais, Cronologias, Biografias e Tratados, e centra-se nos acontecimentos e eventos desse período. Nesse volume, apresentaremos fragmentos selecionados dos Anais Imperiais [Ji] e um excerto das biografias [sobre Wang Mang王莽]. [Trad. A. Bueno, 2023].

 

 



Gaozi

 

O imperador Gaozu da dinastia Han era de Zhongyangli, Fengyi, condado de Pei, e seu sobrenome era Liu. Certa vez, sua mãe fechou os olhos e tirou uma soneca na margem de um lago, e sonhou que conheceu um deus inesperadamente. Quando houve trovões e relâmpagos e o céu estava escuro, seu pai, Taigong, foi ao lago para encontrar sua mãe e viu um dragão enrolado no corpo da mãe. Então ela engravidou e deu à luz Han Gaozu.

A aparência e os traços de caráter de Gao Zu: ponte nasal alta, sobrancelhas levantadas, bela barba, setenta e duas pintas na coxa esquerda. Generoso e amoroso, muito mente aberta. Não se prendia a pequenos detalhes comuns e não se sentia à vontade para se envolver em trabalhos produtivos no geral. Quando se tornou adulto, tentou virar um pequeno oficial e se tornou o chefe do Pavilhão Sishang. Ele desprezava muito os funcionários do governo do condado. Amava vinho. Ele costumava ir as tabernas de Wang Po e Wu Ma para beber fiado, e às vezes ficava tão bêbado que Wang Po e Wu Ma sentiam uma atmosfera misteriosa quando o viam bêbado. Cada vez que Gao Zu bebia vinho, a taverna sempre dobrava a frequência. Depois de ver sua atmosfera misteriosa quando ele estava bêbado, no final do ano, ninguém cobrou o vinho dele.

Gaozu uma vez foi para Xianyang, a capital da Dinastia Qin, para servir na corveia. Vendo a majestade de Qin Shihuang com seus próprios olhos, ele suspirou e disse: "Um homem deveria ser assim!" [...]

Certa vez, Qin Shihuang ouviu as pessoas dizerem: “Há uma nuvem do Filho do Céu no sudeste.” Assim, o primeiro imperador visitou o leste para suprimir essa nuvem. Gaozu às vezes se escondia nas montanhas Mangdang, e sua esposa [a futura Imperatriz Lu] e outros iam procurá-lo, e sempre era fácil encontrá-lo. Gao Zu se sentiu estranho e perguntou por quê. A Imperatriz Lu disse: "Há uma camada de nuvens acima do lugar onde você está. Siga o lugar onde há nuvens e você as encontrará" Gao Zu ficou muito feliz novamente. Os filhos de Peizhong também ouviram esse tipo de lenda, e muitas pessoas queriam se apegar a ele.

[...]

[Após tornar-se imperador], Gaozu deu um banquete em Luoyang. Ele fez um brinde e disse: "Generais, não precisam esconder nada de mim, por favor, falem livremente. Por que ganhei o mundo? Por que Xiang Yu perdeu o mundo?" Gao Qi e Wang Ling responderam: "Sua Majestade não parece ser muito grande respeitando os outros, Xiang Yu parecia ser capaz de se importar e respeitar os outros. No entanto, Sua Majestade enviou pessoas para atacar a cidade, e todos os resultados obtidos foram dados àqueles que fizeram ações meritórias. Xiang não queria usar homens talentosos, pensava que o mérito de vencer batalhas era dele e não quer recompensar heróis quando conseguia terras. Este é o ponto crucial de seu fracasso. Não sou tão bom quanto Zhang Liang se planejo para obter uma vitória decisiva a milhares de quilômetros de distância; não sou tão bom quanto Xiao He ao proteger o país, apaziguar o povo, fornecer alimentos e garantir o fluxo tranquilo das estradas de alimentos; não sou tão bom quanto Han Xin em comandar milhões de pessoas, ser invencível e atacar. Esses três são heróis excepcionais. Ao reconhecer plenamente o papel deles, essa foi a razão pela qual vossa majestade conquistou o mundo. Xiang Yu originalmente tinha um homem talentoso, Fan Zeng, mas ele não lhe dava ouvidos, então foi derrotado." Todos os ministros ficaram convencidos.

[...]

Em 17 de maio, o imperador foi enterrado em Changling. O caixão foi baixado e o príncipe herdeiro e os funcionários retornaram ao Templo do Imperador Supremo. O monarca e seus ministros disseram: O imperador saiu do povo comum, mudou a maré e voltou ao caminho certo, pacificou o mundo e se tornou o ancestral fundador da Dinastia Han. Ele tem o maior poder, é o Imperador Gao. Originalmente, Gao Zu não prestava muita atenção ao conhecimento dos livros, mas ele era alegre e inteligente, bom em pensar, capaz de captar opiniões de todas as pessoas, desde pessoas e oficiais até soldados comuns, ele poderia se dar bem com cada um facilmente. No início do governo, ele fez três capítulos da lei de acordo com a vontade do povo. Depois que o mundo se estabeleceu, ele ordenou que Xiao He resolvesse as leis e regulamentos, ordenou que Han Xin estabelecesse e melhorasse as forças armadas; ordenou a Zhang Cang para unificar o calendário e pesos e medidas, e ordenou Shusun Tong para formular várias etiquetas e cerimônias. Lu Jia fez "Xinyu" resumindo as lições aprendidas com a ascensão e queda da história. Ele também fez um juramento com todos os funcionários meritórios, e as ações de ferro foram escritas em Danshu, armazenadas no armário de ouro e na sala de pedra e mantidas no templo ancestral. Embora o Imperador Gaozu tivesse muitas coisas para fazer, os planos e regras que ele fez foram de grande significado.

 


 

Huidi

 

Huidi ordenou aos príncipes dos condados que construíssem templos ancestrais para Gaozu. [...]

No primeiro mês da primavera, a cidade de Chang'an foi construída. No inverno do segundo ano, em outubro, o rei Qi lamentou a vinda de Huihui a corte e ofereceu o condado de Chengyang para aumentar o dote da princesa Lu Yuan. Respeitou a princesa Lu Yuan como a rainha-mãe. No quarto dia do primeiro mês da primavera, dois dragões apareceram no poço da casa de Minmin em Lanling. Na noite do dia 6, eles desapareceram. Um terremoto ocorreu em Longxi.

No verão, ocorreu a seca. [...] Na primavera do terceiro ano do imperador Hui, cento e quarenta e seis mil trabalhadores migrantes masculinos e femininos dentro de seiscentos li de Chang'an foram recrutados para construir a cidade de Chang'an. O período de construção foi de trinta dias e um lado foi construído.

Tomando a filha do clã Liu como princesa, ela a casou com o rei Xiongnu Shanyu como sua esposa para fazer amigos. Em Xia Wuyue, o Rei Minyue recebeu o título de Rei do Mar da China Oriental. Em junho, vinte mil súditos entre príncipes, reis e príncipes e escravos foram recrutados para construir outro lado da cidade em Chang'an.

[...]

Em 17 de terceiro mês, o imperador realizou uma cerimônia de coroação para anistiar o mundo. Salvou os decretos que atrapalhavam os funcionários e o povo e aboliu a lei Qin de queimar livros. Um incêndio estourou em Hongtai do Palácio de Changle e choveu sangue na área de Yiyang.

No dia 20 do sétimo mês do outono, ocorreu um incêndio na sala Ling do Palácio de Weiyang; no dia 21, ocorreu um incêndio na sala de tecelagem.

No inverno e em outubro do quinto ano do imperador Huidi, trovões ressoaram, pêssegos e ameixas floresceram e jujubas deram frutos.

No primeiro mês da primavera, cento e quarenta e cinco mil trabalhadores, homens e mulheres, em um raio de seiscentos li de Chang'an foram recrutados novamente para construir outra parte da cidade em Chang'an, e o período de construção foi de trinta dias.

No verão, ocorreu uma forte seca.

No outono e agosto, o primeiro-ministro Cao Shen morreu.

Em setembro, a cidade de Chang'an foi completamente concluída. Ele recompensou todas as famílias.

No inverno e em outubro do sexto ano do imperador Hui, o rei Fei de Qi faleceu. O imperador ordenou que as pessoas comuns pagassem para comprar títulos nobres, e uma mulher com idade entre quinze e trinta anos que não se casasse seria multada em seiscentos qian. Finalizou Chang'an e Ao Cang. No inverno e em outubro do sétimo ano do imperador Hui, ele enviou carros e oficiais de cavalaria a Xingyang, sob o comando de Taiwei Guanying. No primeiro dia do primeiro mês da primavera, houve um eclipse solar. Em 29 do quinto mês, eclipse solar total.

No décimo segundo dia do oitavo mês do outono, o imperador Hui morreu no palácio de Weiyang. Em 5 do nono mês ele foi enterrado em Anling.

Comentário de Ban Gu: O imperador Hui da dinastia Han tinha parentes de sua família dentro e fora do governo, e o rei Qi e o rei Zhao Yin deram-lhes favores especiais, que podem ser descritos como gentis e respeitosos. Ao ouvir o conselho de seu tio e neto de prestar atenção à etiqueta, ele se sentiu envergonhado e aceitou a sugestão de Cao Xiangguo de fazer leis e regulamentos sólidos, e ficou profundamente feliz, o que pode ser chamado de benevolência e generosidade. É uma pena que seu sofrimento tenha aumentado devido à crueldade de sua mãe, a imperatriz viúva Lu, e ele morreu de depressão.

 


 

Han Gaohu [Imperatriz Lu]

 

A família Lu da Imperatriz Gao, que deu à luz o Imperador Hui, ajudou o Imperador Gaozu da Dinastia Han a pacificar o mundo. Seu pai e irmão foram nomeados Marqueses durante o tempo de Gaozu. Depois que o imperador Hui subiu ao trono, ele homenageou a imperatriz Lu como a rainha-mãe. A imperatriz viúva fez da filha a princesa Lu Yuan, a irmã mais velha do imperador Hui, a rainha, e como não tinha filho, então ela escolheu o filho nascido de uma concubina no harém como o príncipe herdeiro. O imperador Hui faleceu, o príncipe foi estabelecido como imperador. O imperador era jovem e a imperatriz viúva Lu veio a corte para cumprir os deveres do filho do céu e anistiar o mundo. Ele nomeou os filhos de seus irmãos Lu Tai, Lu Chan, Lu Lu e o filho de Lu Tai, Lu Tong, quatro reis, e fez de todos os príncipes Lu.

No primeiro mês da primavera do primeiro ano de Lu Hou (187 aec), foi emitido um édito dizendo: Antes, o imperador Xiaohui pretendia abolir o severo decreto sobre homicídio culposo, e considerava palavras erradas como palavras demoníacas, e morreu sem resolução. Agora é declarado revogado. Em fevereiro, as pessoas foram recompensadas com um posto de nobreza e cada família em um nível. Pela primeira vez, o irmão filial Lu Tian foi nomeado oficial com dois mil shi. No quarto dia do quinto mês de verão, houve um incêndio no Palácio Congtai de Zhao Wang. Liu Qiang, filho do harém do imperador, tornou-se o rei de Huaiyang, Liu Buji o rei de Hengshan, Liu Hong o senhor de Xiangcheng, Liu Chao o senhor de Zhi e Liu Wu o senhor de Huguan. No outono, pêssegos e ameixas florescem.

Na primavera do segundo ano da Imperatriz Lu, um édito foi emitido, dizendo: "O Imperador Gao unificou o mundo e distribuiu os títulos de feudos e senhores a todos os heróis, para que todas as pessoas fiquem seguras e recebam graça e virtude. Considerando que a idade será longa e a fama será aniquilada, não há como respeitar a retidão e transmiti-la às gerações futuras. Agora, quero priorizar a ordem de mérito e registrar no livro do templo do alto imperador e transmiti-lo de geração em geração. Apresentem uma moção para relatar."

[...]

No vigésimo sétimo dia do primeiro mês da primavera, um terremoto causou deslizamentos de terra na estrada de Wudu. Verão 30 do sexto mês, meio eclipse. No outono, o rei Hengshan faleceu e as moedas de cobre foram usadas novamente.

No verão de três anos, o rio Yangzi e o rio Han inundaram, submergindo mais de quatro mil casas. No outono, se podia ver as estrelas durante o dia.

No verão de quatro anos, o jovem imperador sabia que não era filho da imperatriz, então reclamou. A imperatriz viúva o colocou em prisão domiciliar. O decreto imperial dizia: "Qualquer um que governe o mundo e governe o povo deve ser tão inclusivo quanto o céu e tão tolerante quanto a terra; o imperador começa cuidando do povo para governá-lo, e o povo é sinceramente grato pela vontade do imperador. Se for insano ou incapaz de herdar o grande governo, consagrar o templo ancestral e guardar o país, não pode assumir as importantes responsabilidades do mundo. Por favor, sugiram alguém que possa substituí-lo." Todos os funcionários disseram: " A imperatriz viúva considera os interesses fundamentais do país. A estabilidade do templo ancestral e do país é muito importante. Os ministros e outros inclinam suas cabeças e obedecem ao édito imperial." Em 17 do quinto mês, Wang Hong de Hengshan foi estabelecido como imperador.

Na primavera do quinto ano da Imperatriz Lu, Wei Tuo, rei de Nanyue, chamou a si mesmo de Imperador Nanwu. No oitavo mês do outono, Liu Qiang, rei de Huainan, morreu. No nono mês, mobilizou a cavalaria Hedong e Shangdang para estacionar em Beidi. Na primavera do sexto ano, viu-se estrelas durante o dia. No quarto mês decretou anistia para o mundo. Reformou o Mausoléu de Changling de Gaozu com duas mil pedras. Em junho, construiu uma cidade em Changling. Os Xiongnu invadiram Didao e atacaram Heyang.[...]

Na primavera do oitavo ano da imperatriz Lu, o eunuco Zhang Shiqing recebeu o título de marquês. Os eunucos do palácio e os eunucos encarregados do harém foram todos premiados como o Marquês de Guannei e pagaram o imposto da cidade. No verão, os rios de Han inundaram, destruindo mais de dez mil casas.

No dia 30 do sétimo mês do outono, a imperatriz viúva, a imperatriz Lu, morreu no palácio de Weiyang, e os éditos foram entregues a cada príncipe e rei, e cada príncipe recebeu mil peças de ouro.

O general Lu Lu e o primeiro-ministro Lu Chan eram especialistas em poder militar e político. Sabendo que violaram a regra do imperador Gao de "nenhum homem meritório deve ser marquês", eles temeram ser prejudicados por ministros e príncipes, então conspiraram para causar o caos. [...]

Liu Zhang [descendente de Liu Bang] matou Lu Chan, e o Imperador Han enviou um servo para confortar Liu Zhang com o talismã do imperador. [...] Ele disse: "A coisa mais terrível era Lu Chan. Agora que Lu Chan foi punido, o mundo pode ser consertado." Então ele decapitou Lu Lu e matou Lu Xunu. Eles despacharam homens e cavalos para capturar homens e mulheres de Lu Zhu, decapitando-os independentemente da idade. Os ministros conspiraram entre si, pensando que o imperador e seus três irmãos mais novos que eram reis não eram filhos do imperador Hui, então eles os mataram juntos e homenagearam o novo imperador empossado Wendi [Liu Heng].

Comentário de Ban Gu: Quando o Imperador Hui e a Imperatriz Gao da Dinastia Han, o mundo estava livre do sofrimento das guerras, e todos os monarcas e ministros queriam governar sem fazer nada, então o Imperador Hui se curvou para proteger o mundo, e a Imperatriz Gao usou mulheres para presidir o governo. Com menos demandas, as pessoas se dedicam à agricultura e têm fartura de alimentos e roupas.

Wendi

 

O imperador Xiaowen era o segundo filho de Han Gaozu e sua mãe era Bo Ji. No décimo primeiro ano de Gaozu, depois de pacificar a terra Dai, ele foi estabelecido como Dai Wang, e sua capital era Zhongdu. No outono do décimo sétimo ano, a imperatriz Lu morreu e Zhu Lu tentou um golpe de estado para tomar o poder de Liu Han. O primeiro-ministro Chen Ping e os ministros Zhou Bo, Zhu Xuhou, Liu Zhang entre outros puniram em conjunto a família Lu e discutiram as boas-vindas ao rei interino Liu Heng como imperador. [...]

Os ministros enviaram pessoas para encontrar o rei interino. Zhang Wu, em nome do imperador, sugeriu que eles dissessem: "Os ministros da Dinastia Han são todos veteranos da época de Gao Di. Eles estão familiarizados com assuntos militares e são versados nas artes do poder. Nada mais há para ser feito, vossa majestade. Agora que Lu Zhu foi punido e o sangue foi espalhado na capital, é inapropriado saudar e usar o nome de rei na capital para se autoproclamar imperador. Espero que o rei não possa ir ao primeiro-ministro porque ele está doente, para observar as mudanças na situação.”

O general Song Chang disse: “Seus argumentos estão errados. A Dinastia Qin foi caótica e os heróis se levantaram juntos, queriam substituir a Dinastia Qin e se tornar imperadores no sul. Mas, no final, apenas a família Liu foi capaz de governar o mundo. As pessoas que pensam nisso já estão desesperadas. O imperador Gao proclamou seus filhos como reis, e os feudos estavam entrelaçados. Isso tornou o núcleo do poder semelhante a uma rocha. Aboliu a dureza da Dinastia Qin, evitou punições, deu virtude e benefícios, todos estavam à vontade e conquistou os corações das pessoas. Com a majestade da Rainha Mãe Lu, Lu Zhu foi estabelecido como soberano, mas Zhou Bo possuía o selo real. Quando Liu Zhang entrou no Exército do Norte, ele convocou todos os soldados para apoiar a família Liu e se opor à família Lu. Como resultado, a família Lu foi exterminada. Isso mostra que o regime de Liu Han foi concedido pelo céu e não pode ser mudado pelo poder de algumas pessoas. Embora existam alguns ministros que queiram aproveitar a oportunidade, o povo não está disposto a ouvi-los. [...] Portanto, o os ministros da corte devem seguir os desejos do povo e querem receber o Rei, e o Rei não precisa se preocupar com isso."

[...]

O primeiro-ministro, Chen Pingping, disse: "Acredito sinceramente que é mais apropriado que o rei suceda o imperador Gao. Os príncipes e todas as pessoas no mundo acham que é natural. Penso no templo ancestral e no país, e não ouso negligenciar isso. Peço ao rei que obedeça ao pedido do ministro. Gostaria de apresentar o Selo de Jade do Imperador." Dai Wang disse: "Desde que o clã, generais e príncipes pensem que Eu sou um herdeiro adequado para o trono, não ouso recusar.” Então ele se tornou o Filho do Céu. Todos os ministros seguem suas posições originais.

[...]

No primeiro mês, funcionários relevantes pediram ao imperador Wen que estabelecesse o príncipe mais cedo para respeitar o templo ancestral. O imperador Wen emitiu um édito e disse: "Minha virtude é superficial e os deuses e deusas não estão dispostos a desfrutar de meus sacrifícios para eles. As pessoas do mundo também pensam que eu não sou seu imperador ideal. Hoje, é impossível perguntar aos sábios e pessoas virtuosas do mundo quem deverá assumir o trono, mas sugerir estabelecer um príncipe cedo tornará minha virtude ainda pior. Como isso pode atender às expectativas das pessoas do mundo? A questão de estabelecer um príncipe deve ser adiada."

Os funcionários disseram novamente: "A nomeação antecipada do príncipe é precisamente baseada no templo ancestral e na terra. Isso prova que o imperador sempre mantém os assuntos do mundo em mente."

O imperador disse: "O rei de Chu é meu tio. Ele é um homem de alto escalão com rica experiência. Ele e meu pai são irmãos. Todos eles estão me apoiando com virtude. Não é que o sucessor do trono já foi arranjado! Existem muitos funcionários meritórios e muitos virtuosos e pessoas benevolentes entre os príncipes e irmãos do clã dos reis. Aquele que é virtuoso para assumir o trono para o qual não estou qualificado é o espírito do país e a bênção do mundo. Se eu não escolher uma pessoa virtuosa hoje, mas estabelecer um príncipe sucessor, as pessoas vão pensar que eu esqueci das pessoas virtuosas e quero fazer meu próprio filho sucessor. Eu realmente não quero adotá-lo."

Os funcionários perguntaram repetidamente: "Nos tempos antigos, Yin e Zhou governavam o mundo, e a paz e a estabilidade de longo prazo duraram quase mil anos. No passado, o mundo não era tão grande quanto Yin e Zhou, porque Yin e Zhou adotaram o método de passar o poder para o príncipe. O príncipe deveria ser filho do imperador, o que sempre foi o caso na história. O imperador Gao começou a pacificar o mundo, estabeleceu príncipes e se tornou o ancestral do imperador Liu Han. Eles também se tornaram os ancestrais do estado feudal. É o padrão do mundo que a sucessão de descendentes continuará por gerações. Portanto, Gaozu nomeou um príncipe para estabilizar o mundo. Hoje, abandonamos a questão de nomear um príncipe como príncipe e escolhemos outro entre os príncipes e clãs. Esta não era a intenção original do Imperador Gao. É inapropriado escolher outro. O príncipe Qi é o filho mais velho, honesto e gentil, por favor, o imperador deve nomeá-lo sucessor."

[...]

O imperador Wen emitiu um édito e disse: "A agricultura é a base do mundo, e as pessoas dependem dela para sobreviver. Se as pessoas não se dedicarem sinceramente aos fundamentos e se dedicarem aos negócios, faltarão alimentos e roupas. Eu Estou muito preocupado com isso, então hoje eu pessoalmente exorto os funcionários a praticar agricultura. Este ano, metade do aluguel da terra que o povo deve pagar deve ser isento como recompensa."

[...]

Na primavera, um édito foi emitido, dizendo: "Já se passaram quatorze anos desde que pude oferecer sacrifícios ao templo de Deus. Estou no poder há anos e estou profundamente envergonhado por ter governado o mundo com uma pessoa que não faz nada há muito tempo. Somente expandindo a escala de sacrifícios e aumentando a precisão dos sacrifícios que podemos agradecer aos deuses. No passado, os reis distantes davam favores e não pediam aos outros para retribuí-los. Eles adoraram com devoção e não oraram pelo bem-estar pessoal. Se a felicidade está concentrada em mim em vez de orar pelas pessoas, isso me faz sentir mais culpado. Como uma pessoa imoral, só quero buscar felicidade em vez de compartilhá-la com as pessoas, o que aumenta ainda mais minha culpa. Isso é negligência. Agora ordene aos funcionários do templo que prestem homenagem aos deuses e não devem orar por mim pessoalmente."

[...]

Comentário de Ban Gu: O imperador Xiaowen reinou por vinte e três anos, e os palácios, tribunais, carruagens e uniformes não aumentaram em nada. Quando as pessoas se sentem inconvenientes, muitas vezes abrem mão das proibições para beneficiar o povo. Certa vez, ele quis construir uma varanda que indicasse as horas e chamou artesãos para fazer um orçamento, e o custo exigia cem peças de ouro. O imperador Wen disse: "Cem peças de ouro é a propriedade de dez famílias de nível médio. Eu herdo o palácio do falecido imperador e sempre tenho medo de que seja manchado. Por que construir um terraço!" As cortinas não foram bordadas para mostrar sua simplicidade e servir de exemplo para o mundo. Para construir o mausoléu de Ba Ling, todos usaram cerâmica, não sendo permitido decorar com ouro, prata, cobre e estanho, e não escolheram outra tumba porque o mausoléu subia da montanha. Wei Tuo de Nanyue proclamou-se rei, e o imperador Wen honrou os irmãos de Wei Tuo, que o inspiraram com virtude e retidão, e Tuo tornou-se ministro novamente. Ele se tornou amigo dos Xiongnu, e logo os Xiongnu quebraram seu contrato e invadiram a China.O imperador Wen apenas ordenou que os soldados da fronteira fortalecessem suas defesas, e não enviou tropas para contra-atacar a terra, temendo aumentar o fardo sobre o povo. O rei de Wu fingiu estar doente e o imperador Wen deu-lhe algumas plantas para expressar suas condolências. Embora os ministros Yuan An fizessem o possível para dizer que ele não deveria ser enganado pelo rei de Wu, o imperador Wen ainda deu ao rei alguns presentes para usar. Zhang Wu e outros aceitaram subornos e, quando os descobriram, os recompensaram ainda mais, deixando-os envergonhados e arrependidos. O imperador Wen se dedicou a transformar as pessoas com moralidade e, devido à riqueza do mundo, à grande prosperidade da propriedade e da retidão, apenas algumas centenas de pessoas foram condenadas à prisão e quase nenhuma punição foi aplicada. Que infelicidade perdê-lo, era o imperador da benevolência e virtude!

 


 

Jingdi

 

O imperador Han Jing era o príncipe do imperador Han Wen. Sua mãe era a Imperatriz Du. No sexto mês do sétimo ano da dinastia (antes de 157 aec), o imperador Wen morreu. Em 9 do sexto mês, o príncipe herdeiro sucedeu ao trono, respeitou a imperatriz viúva Bo e a imperatriz viúva Du como imperatrizes viúvas.

No nono mês , os cometas apareceram no oeste. No inverno e em outubro do primeiro ano do imperador Jing, ele emitiu um decreto dizendo: "Muitas vezes se ouve que os ancestrais que recebem os méritos do mundo e os ancestrais que governam o mundo são virtuosos, e também há razões para fazer rituais e música. O canto era usado para louvar Shangdi; a dança era usada para expressar ações meritórias. Gao Zu prestou homenagem ao templo ancestral, tocou Wude, Wenshi, Wuxing e outras danças. Huidi prestou homenagem ao templo ancestral, tocou Wenshi, Wuxing e outras danças. Pararam o castigo corporal, recompensaram os idosos e sábios, cuidaram dos solitários e desamparados e tentaram realizar os desejos dos súditos. A autodisciplina e a aplicação da lei foram altruístas; aboliram a punição imperial e a repatriação das concubinas do palácio, para que não houvesse disputas de sucessores. Sou estúpido por natureza e não posso listar todos os méritos e virtudes de meu pai. O acima mencionado era também o fracasso dos antigos sábios imperadores e reis. E o imperador Wen superou a todos eles. Pode-se dizer que sua virtude era digna do céu e da terra, e a graça se espalha por todo o mundo, e todos recebem cuidado e amor. Sua sabedoria era tão brilhante quanto o sol, a lua e o céu, mas a música e a dança do sacrifício não são proporcionais. Estou profundamente perturbado. Portanto, uma dança de Zhaode deve ser realizada no Templo do Imperador Wen para demonstrar suas virtudes. Dessa forma, os méritos e virtudes dos ancestrais podem ser revelados para sempre e infinitamente, e ficarei eternamente satisfeito. [...]

Primavera, o primeiro mês. O decreto imperial dizia: "Nos últimos anos, a situação tem sido ruim, as pessoas têm falta de comida e algumas morreram de fome. Lamento profundamente. Alguns condados têm terras estéreis e não podem desenvolver agricultura e a amoreira; enquanto alguns condados têm vastas terras e pastagens profundas. Em alguns, as condições de conservação da água são excelentes, mas não podem ser realocadas e desenvolvidas. Por esta razão, as pessoas em áreas com terras pobres devem ser encorajadas a se mudarem livremente para áreas com terras vastas e férteis.”

Jingdi perdoou o mundo e concedeu títulos de posse ao povo. Ele despachou Qing Zhai, um historiador real, para fazer as pazes com os Xiongnu em Daixia.

Em maio, o aluguel da terra caiu pela metade. No sétimo mês de outono, foi emitido um decreto: "As leis e regulamentos atuais impõem punições muito severas aos funcionários encarregados por aceitar subornos de comida e sacrifícios, enquanto as punições por aceitar propriedades, comprar barato e vender caro para obter lucros enormes era muito leve. Todos devem ser demitidos" [...]

No primeiro mês da primavera do primeiro ano de Houyuan (143 aec), foi emitido um édito: "A punição é um assunto importante. Existem diferenças entre a sabedoria e a ignorância das pessoas, e os funcionários são divididos em altos e baixos. Por suspeita, os departamentos de aplicação da lei em todos os níveis devem averiguar antes de prender. Se não puderem, a pessoa será entregue ao oficial de justiça. Se não houver resultado conclusivo, que não haja condenação. Devemos ser indulgentes com todos os prisioneiros. " [...]

Comentário de Ban Gu: Confúcio disse: “As pessoas de hoje, como nas dinastias Xia, Shang e Zhou, podem andar direto no caminho.” As desvantagens de Zhou e Qin era que os tribunais e as leis eram rígidas, mas ainda existem inúmeros crimes sendo cometidos. A ascensão da Dinastia Han varreu os fardos pesados que recaíam sobre o povo. Quanto ao Imperador Wen da Dinastia Han, além do respeito e frugalidade, o Imperador Jing seguiu sua carreira anterior, e dentro de cinquenta ou sessenta anos, quanto à mudança de costumes, o povo se tornou honesto e trabalhador. A Dinastia Zhou elogiou Chengkang e a Dinastia Han elogiou Wenjing. Que idade maravilhosa e próspera!

 


 

Han Wudi

 

O imperador Xiaowu era o segundo filho do imperador Jing. Sua mãe era Wang Meiren, que foi estabelecida como Rainha de Jiaodong aos quatro anos de idade. Aos sete anos, ele se tornou o príncipe herdeiro e sua mãe se tornou a rainha. Aos dezesseis anos, no primeiro mês, o imperador Jing morreu. No vigésimo sétimo dia do primeiro mês lunar, o príncipe sucedeu ao imperador, e a imperatriz viúva Du foi homenageada como a imperatriz viúva. No terceiro mês, a imperatriz viúva, sua mãe e o irmão mais novo Tian Chongfen e Tian Sheng foram ambos nomeados marqueses.

[...]

No inverno e em outubro do primeiro ano Jianyuan (140 aec), o primeiro-ministro, os ministros e os príncipes receberam ordens de recomendar pessoas virtuosas e corretas que falassem e argumentassem bem.

O primeiro-ministro Wei Wan disse: "As palavras de Chen Shuo, Shen Buhai, Shang Yang, Han Fei, Su Qin e Zhang Yi ainda confundem os assuntos do estado; por favor, anistie." O imperador concordou. No segundo mês da primavera, perdoou o mundo e recompensou as pessoas com títulos de nobreza. Os que tinham oitenta anos foram isentos do imposto em dois membros da família, e os que tinham noventa anos foram isentos do imposto no valor de um carro simples de carga. [...]

No dia nove do quarto mês do primeiro ano de Jianyuan, um decreto imperial foi emitido, dizendo: "Nos tempos antigos, as cidades respeitavam o ano, a corte imperial valorizava os títulos, o imperador governava o país e ensinava o povo. A Virtude deve ser colocada em uma posição de destaque. Pode-se dizer que o respeito aos idosos nas aldeias era um legado dos tempos antigos sobre cuidar dos mais velhos. Hoje, os filhos e netos filiais do mundo estão dispostos a fazer o melhor para apoiar seus mais velhos. No entanto, eles são pressionados por negócios pessoais e falta de recursos internos. Portanto, eles têm coração mais do que suficiente, mas não o poder suficiente. Eu sinto uma profunda simpatia. Às pessoas que têm mais de noventa anos, a corte imperial já lhes dá arroz e painço; agora acrescente a lei de isentar seus filhos ou netos do serviço militar obrigatório e exija que eles levem suas esposas a cumprir sua responsabilidade de sustentar os idosos.”

[...]

Na primavera, um edito imperial foi emitido para perguntar ao ministro, dizendo: "Uma vez enviei princesas para combinar a paz com o Shanyu dos Xiongnu. Fui recompensado com moedas de ouro e bordados, mas depois de aceitar o edito imperial, o Shanyu se comportou de maneira arrogante e invadiu o país sem parar. Estou profundamente perturbado com a violação da fronteira. Agora quero enviar tropas para atacar. O que vocês acham?" Wang Hui sugeriu atacar. Em junho de Xia, Han Anguo, o doutor da história imperial, era o general do exército da guarda, Li Guang era o general de Xiaoqi, Sun He, o grande servo, era o general das carruagens leves, Hui, o rei de Daxing, era o general do exército, e Li Xi, um oficial sênior de Dazhong, era o general de Caiguan. Trezentas mil pessoas foram postas no vale de Mayi, na esperança de atrair Shanyu para a fortaleza, e lançar um ataque de surpresa. Depois que o Shanyu entrou na fortaleza, ele imediatamente se retirou quando percebeu que algo estava errado. No sexto mês, retirou as tropas. [Por deixá-lo escapar] o general Wang Hui cometeu o crime de "falta de coordenação com a liderança" e morreu na prisão.

No outono e setembro, todo o país foi obrigado a beber álcool por cinco dias para ajudar os agricultores. Na primavera do terceiro ano, o rio Amarelo migrou e fluiu para sudeste de Dunqiu para o mar de Bohai.

[...]

Os Xiongnu entraram em Shanggu e Yuyang, matando e saqueando mais de mil oficiais e pessoas. A corte imperial enviou os generais Wei Qing e Li Xi de Yunzhong para Gaoque e depois para Fuli, onde capturaram milhares de cabeças inimigas, recuperaram Henan e estabeleceram os condados de Shuofang e Wuyuan. Em 30 do terceiro mês, um eclipse solar parcial.

No verão, recrutaram cem mil pessoas para emigrar para o condado de Shuofang. Ele também transferiu a classe alta do condado e suas famílias para Maoling.

[...]

No segundo mês da primavera do mesmo ano, o general Wei Qing liderou seis generais e mais de cem mil soldados para fora de Dingxiang a cavalo e decapitou mais de três mil inimigos. De volta ao império, os soldados e cavalos descansaram em Dingxiang, Yunzhong, Yanmen e outros lugares. O mundo acalmou. No sexto mês de Xia, Wei Qing mais uma vez liderou seis generais e soldados ao deserto na fronteira sul de Xiongnu e obteve uma vitória completa enquanto o exército do general Zhao Xin foi derrotado e se rendeu aos Xiongnu, e as tropas do general Su Jian desmoronaram, fugiram sozinhas e se misturaram com os civis. No sexto mês, foi emitido um decreto: "Ouvi dizer que os cinco imperadores não seguiram as velhas regras do passado e as três dinastias não seguiram as leis dos soberanos anteriores. A era histórica em que viveram mudou, mas o governo virtuoso que eles estabeleceram era consistente. O duque Ai de Lu disse que "o governo deve selecionar talentos", e o duque Jing disse que "a política deve economizar dinheiro". Não são requisitos diferentes, mas a situação específica determina a prioridade máxima. Hoje, a China está unificada e o norte não é seguro. Me ressinto disso. No passado, o grande general Wei Qing patrulhou Shuofang, conquistou os Xiongnu e decapitou dezoito mil inimigos. Aqueles que foram presos e cometeram crimes foram todos recompensados com a vitória na linha de frente, e foram perdoados. Hoje, o general mais uma vez conseguiu resultados brilhantes, decapitando quase vinte mil cabeças do inimigo. Devemos recompensar aqueles que tomam a iniciativa e torná-los memoráveis. Façam-se regulamentos sobre isso." Os oficiais encarregados das artes marciais convidaram o imperador a criar supervisores militares para recompensar os lutadores.

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Em junho, foi emitido um decreto imperial dizendo: "Anteriormente, os funcionários responsáveis pensavam que as moedas eram baratas e os preços altos, o que dava oportunidades para os malfeitores se aproveitarem. Muitas pessoas abandonaram a agricultura e entraram no comércio. Para conter a disparidade entre ricos e pobres, o sistema monetário foi reformado para prevenir malfeitores e falsários. Esta era uma política monetária adequada para o presente e formulada com base na experiência histórica. No entanto, a proibição de abolir metade das duas moedas durou mais de um ano, e as pessoas em áreas remotas não entenderam o significado do aviso. A boa governança deve ser boa;  porque a propaganda e orientação das autoridades locais não são claras o suficiente? Ou o entendimento das pessoas era diferente, permitindo que aqueles traidores que confiam em seu destino aproveitem a oportunidade para infringir os interesses do povo? Por que isso? Que perturbação! Agora enviem funcionários letrados pelo mundo para visitar as pessoas velhas, viúvas, viúvos, inválidos e doentes, e dar alívio àqueles que não conseguem encontrar um emprego sozinhos. A benevolência, a piedade filial e a fraternidade são os professores do povo, e os cavalheiros com alto caráter moral devem ser recomendados. É necessário recrutar aqueles que tem talento e virtude. Aqueles que foram nomeados ou injustiçados e perderam seus empregos regulares devem ser denunciados no tribunal pelas pessoas como coisas prejudiciais, evitando a tirania e o desmando. Algumas opiniões que o condado acha que podem ser convenientes para o povo devem ser relatadas ao primeiro-ministro e ao censor. Considerem!"

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Os súditos do Vietnã Oriental mataram o rei rebelde Yu Shanlai e se renderam a Han. O imperador Wu emitiu um decreto e disse: "O terreno do Vietnã Oriental era perigoso e o número de pessoas cresce, o que pode causar problemas futuros. Vamos realocar uma grande leva de pessoas para viver na área de Jianghuai [na fronteira]".

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O rei de Joseon [Coreia] atacou e matou o capitão de Liaodong, então ele recrutou criminosos de todo o mundo que haviam cometido crimes capitais para atacar a Coreia, prestando serviços meritórios e expiando seus crimes.

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No segundo mês, Wudi veio para o Palácio Wuzuo no condado de Zhouzhi. Em 12 do mesmo mês, o príncipe Fuling foi estabelecido como príncipe herdeiro. No dia 14, o imperador Wu morreu no palácio Wuzha. Ele foi velado no salão da frente de Weiyang e enterrado em Maoling no segundo dia de março.

Comentário de Ban Gu: A Dinastia Han foi fundada no período turbulento quando os heróis competiam pelo trono. O Imperador Gaozu da Dinastia Han trouxe ordem do caos, e os Imperadores Wendi e Jingdi fizeram da recuperação sua principal prioridade. Nos primeiros dias do imperador Wu da dinastia Han, ele promoveu resolutamente centenas de escolas, apenas cultuava o confucionismo, conversava com todos, recomendava talentos e dava a eles oportunidades de fazer contribuições. Promoveu sacrifícios, corrigiu nomes, determinou os números do calendário, harmonizou ritmos, compondo poemas e músicas, estabelecendo o espírito feudal e os ritos para centenas de deuses. Os herdeiros deviam obedecer ao estilo das dinastias Xia, Shang e Zhou. Com tamanho talento e planejamento geral, o Imperador Wu da Dinastia Han, mesmo soberanos como Wen ou Jing, dignos de figurar nos ‘Poemas’ e nas ‘Histórias’, não podiam superar ele.

 


 

Pingdi

 

O imperador Ping de Han era neto do imperador Han Wu e filho do rei Xiao de Zhongshan. A mãe era Wei Ji. Subiu ao trono aos três anos de idade. Em junho do segundo ano de Yuanshou, o imperador Ai morreu, e a imperatriz viúva emitiu um decreto dizendo: "Dong Xian, o grande Sima, era jovem e impopular entre todos. Ele deve devolver o selo e a fita e revogar sua posição oficial." Dong Xian cometeu suicídio naquele dia. Wang Mang, marquês da nova capital, era o grande chefe de cavalaria, e estava a cargo do primeiro-ministro. Nos meses sexto e décimo, o general Wang Shun e Zuo Xianxian deram as boas-vindas ao rei de Zhongshan com o decreto da imperatriz viúva. Em 30 do sétimo mês, a imperatriz viúva Zhao Feiyan foi rebaixada a imperatriz Xiaocheng e se aposentou em Beigong, enquanto a imperatriz Ai e a imperatriz Fu se aposentaram em Guigong. Hou Fuyan de Kongxiang e Dong Gong de Shaofu foram demitidos e transferidos para Hepu. No primeiro dia do nono mês lunar, o rei de Zhongshan ascendeu ao trono, prestou homenagem ao Templo Gaozu e perdoou o mundo.

O imperador Ping tinha nove anos na época, a imperatriz viúva ouvia o governo atrás da cortina e Wang Mang estava encarregado dos assuntos de estado. Centenas de funcionários se reuniram no Salão Leste do tribunal para ouvir o discurso de Wang Mang com instruções. O decreto imperial dizia: "Toda vez que a corte imperial emite uma ordem de perdão, ela pretende começar de novo com o mundo. Espera sinceramente que as pessoas possam mudar de ideia para preservar seu caráter e suas vidas. No passado, ao sentenciar, funcionários relevantes frequentemente mencionavam os erros que cometeram antes da ordem de indulto, acumulando os crimes dos infratores e até prendendo pessoas inocentes. Isso viola a intenção original do tribunal imperial de conceder perdões para acreditar em punições prudentes e esperar que os criminosos se reabilitem. Os talentos recomendados também são por causa de suas próprias histórias. Se alguém cometeu algum tipo de erro, você acha que não era confiável, então você o descarta e não recomenda. Isso foge completamente do princípio de "perdoar pequenos erros e promover talentos" dito por Confúcio. Serve para aqueles que têm erros econômicos e morais, mas ninguém denuncia, e aqueles que são recomendados não precisam ser investigados, a fim de incentivar os talentos a se concentrarem em buscar o progresso e não impedir um talento raro por causa de pequenas falhas. A partir de agora, os funcionários de instituições relevantes não precisam denunciar os erros que cometeram antes. Quem não cumprir este decreto será considerado em dívida com o imperador e será punido por violar o édito imperial. Este edito foi especificamente escrito e anunciado ao mundo para que eles saibam o que está acontecendo."

No primeiro mês da primavera do primeiro ano da Dinastia, a família Yueshang no extremo sul apresentou um faisão branco e dois faisões pretos, e ordenou aos Sangong [duques imperiais] que os apresentassem ao templo ancestral.

Os ministros disseram que os méritos e virtudes do grande Wang Mang eram tão elevados quanto os do Duque de Zhou, e ele recebeu especialmente o título de An Han Gong, e recebeu o título de Grão-Mestre Kong Guang e outros. Recompensou os ministros do mundo com um posto de nobreza e os funcionários com mais de 200 shi no cargo; e aqueles que não expiraram durante o período probatório foram considerados concluídos e receberam salário integral.[...]

Em 7 do segundo mês, as roupas divinas do Mausoléu do Imperador Ai estavam no armário, mas na manhã do dia 8, elas apareceram na cama externa. O imperador Ping usava a prisão para sacrifícios e orações. No primeiro dia do quinto mês de verão, ocorreu um eclipse solar parcial. Houve anistia para o mundo. [...]

Em 16 do décimo segundo mês no inverno, o imperador Ping morreu no palácio de Weiyang. Houve anistia para o mundo, e um secretário disse: "De acordo com o sistema de etiqueta, não há rei de vida curta. O imperador tem quatorze anos e deve ser enterrado de acordo com o sistema de etiqueta e usar uma coroa". Ele foi enterrado em Kangling. A imperatriz viúva emitiu um decreto e disse: "O imperador era benevolente e compassivo. Toda vez que ele ficava doente, sua raiva aumentava e ele não podia falar, então não há tempo para fazer um testamento. Agora ele será enviado de volta como uma de empregada dote e uma concubina, e ele poderá se casar com outra quando voltar para casa, assim como o imperador Wen."

Ban Gu comentou: Na era do Imperador Ping, o governo veio de Wang Mang. Elogiava suas boas ações para mostrar sua dignidade. Olhando para seu governo, todos os bárbaros de fora queriam se submeter. Os belos sinais são bons presságios, e os louvores são feitos juntos. Quanto à variação vista acima e às queixas das pessoas que surgiam abaixo, Wang Mang não poderia mais escondê-las.

 


 

Wang Mang e a dinastia Xin

 

Wang Mang, nome de cortesia Jujun, era filho do irmão mais novo da imperatriz Xiaoyuan.

O pai e os irmãos da imperatriz Yuan foram todos consagrados como marqueses nos governso anteriores e ocuparam altos cargos para auxiliar o governo. Havia nove marqueses e cinco grandes Sima [oficial de cavalaria] na família. Apenas o pai de Wang Mang, Wang Man, morreu cedo e nunca foi nomeado marquês.

Os tios e irmãos de Wang Mang eram todos filhos de generais e cinco senhores. Quando serviram como oficiais, eram extravagantes e promíscuos e competiam entre si por carruagens, cavalos, sensualidade e entretenimento. Apenas Wang Mang era solitário e pobre, então ele era humilde, respeitoso e econômico.

Ele adorava Chen Shen do condado de Pei como seu professor, estudou o "Livro dos Ritos", era diligente e erudito e se vestia como um estudante confucionista.

Ele serviu sua mãe e sua cunhada viúva, criou o órfão de seu irmão e se comportou bem; Wang Mang também fez amizade com pessoas importantes e serviu seu tio com cortesia, consideração e diligência.

Durante o período de Yangshuo, seu tio, o grande general Wang Feng, estava doente, Wang Mang o serviu, provava ele mesmo a decocção, estava desleixado e não tirou a roupa para dormir por vários meses.

[...]

No primeiro ano de Yongshi (antes dos 16 anos), Wang Mang recebeu o título de Marquês de Xindu, e suas terras ficavam na cidade capital de Xinye, Nanyang, com mil e quinhentas famílias na cidade.

Wang Mang entrou de serviço como guarda no palácio. Ele era cauteloso e consciencioso. Quanto mais nobre seu status, mais humilde sua integridade. Ele também distribuiu carruagens, cavalos, roupas e peles para ajudar os convidados sob sua porta, e a família não tinha mais dinheiro. Cuidou de celebridades e fez amizade com muitos generais, ministros e oficiais. Portanto, pessoas em altos cargos o recomendavam e os viajantes também o divulgavam em todos os lugares, sua fama era maior que a de seus tios e parentes.

[...]

Nessa época, Chunyu Chang, filho da irmã da rainha-mãe, alcançou a posição oficial de Jiuqing com seu talento, e suas qualificações e reputação eram superiores às de Wang Mang. Wang Mang procurou secretamente por seus crimes; apelando através do grande Sima Quyang Hougen, Chunyu Chang foi executado e Wang Mang ganhou uma reputação de lealdade e integridade.

Como Wang Gen pediu para se aposentar, ele recomendou Wang Mang para substituí-lo, e o imperador promoveu Wang Mang a grande Sima. Este foi o primeiro ano de Suihe (8 aec), e Wang Mang tinha trinta e oito anos.

[...]

Durante os três anos da terra feudal, centenas de funcionários escreveram cartas para expressar queixas a Wang Mang.

No primeiro ano de Yuanshou (2 aec), durante um eclipse solar, os virtuosos Zhou Hu, Song Chong e outros fizeram o possível para elogiar os méritos e virtudes de Wang Mang nas medidas de governo, então o imperador convocou Wang Mang.

[..]

Depois que Wang Mang voltou para a capital por mais de um ano, o imperador Ai morreu sem um príncipe, e a imperatriz viúva Fu e a imperatriz viúva Ding faleceram primeiro. Enviaram emissários para convocar Wang Mang rapidamente.

[...]

A imperatriz viúva ordenou aos ministros que nomeassem candidatos que pudessem servir como Grande Sima. O Grande Situ Kong Guang e o Grande Sikong Peng Xuan recomendaram Wang Mang, enquanto o general He Wu e depois o general Gongsun Lu se recomendaram.

[...]

A imperatriz viúva nomeou Wang Mang como grande Sima e discutiu com ele sobre o estabelecimento do herdeiro do imperador.

O marquês de Anyang, Wang Shun, era primo de Wang Mang. Ele era rigoroso, a rainha mãe confiava e gostava muito dele, Wang Mang sugeriu que Wang Shun fosse o general das carruagens e o enviasse para receber o rei de Zhongshan para se tornar o herdeiro do imperador, e este seria o imperador Xiaoping.

O imperador tinha apenas nove anos e a rainha-mãe veio ouvir o governo, e os assuntos de estado foram confiados a Wang Mang.

Wang Mang disse à rainha-mãe que a família Zhao havia matado o príncipe antes, e a família Fu era arrogante e não cumpria seus deveres, então eles depuseram a rainha Zhao, Xiao lamentou a rainha Fu e os fez cometer suicídio.

Como Kong Guang era um confucionista famoso, ele havia sido o primeiro-ministro de três governos, era respeitado pela rainha-mãe e tinha a confiança do mundo, então ele respeitava muito Kong Guang e recomendou o genro de Kong Guang, Zhen Han, como o capitão.

Para aqueles parentes do imperador Ai de quem ele não gostava e os ministros em exercício, Wang Mang teceu acusações contra eles, escreveu um memorial e ordenou que Zhen Han o entregasse a Kong Guang.

Kong Guang sempre foi tímido e cauteloso, não ousando contrariar a imperatriz viúva. Wang Mang disse à rainha-mãe novamente que permitia essas atitudes.

Assim, o general He Wu e o posterior general Gongsun Lu foram dispensados do cargo sob a acusação de recomendação mútua, e os parentes da imperatriz viúva Ding, da imperatriz Fu e de Dong Xian foram todos exilados de títulos oficiais e exilados para lugares distantes.

[...]

Wang Mang tinha um rosto severo e palavras bem faladas, ele queria fazer a diferença e mostrar seu comportamento, para que os membros do governo pudessem seguir sua vontade de mostrá-lo ao imperador. [...] Wang Mang fez grandes conquistas ao estabilizar a família Han, então ele recebeu o título de duque An Han, aumentou o número de famílias e títulos hereditários, para que ele pudesse se adequar ao antigo sistema administrativo e estabelecer as regras de conduta para seguir a vontade do céu. A imperatriz viúva emitiu um edito imperial para lidar com este assunto.

[...]

Liu Qing, Marquês de Quanling, escreveu uma carta dizendo: O rei Cheng de Zhou subiu ao trono ainda jovem, chamado Ruzi, e o duque Zhou governou o país. Agora que o imperador é um jovem, o duque An Han deve ser apontado como o Filho do Céu, assim como o duque Zhou. Todos os funcionários disseram: "Você deve fazer o que Liu Qing disse."

[...]

Em dezembro, o imperador Ping morreu e o mundo foi anistiado. Wang Mang recrutou Zong Bofeng e outros proficientes em etiqueta e concordou que todos os funcionários do país com salário de mais de 600 shi deveriam ser lamentados por três anos.

[...]

Wang Mang então disse: Na era dos sábios e santos, havia muitas pessoas eminentes no país. Portanto, nas dinastias Tang e Yu, as pessoas confiadas viviam próximas umas das outras e as recompensavam depois que alcançavam o sucesso.

Na Conferência de Tushan no final do verão, havia mais de dez mil estados feudais segurando jade e seda. No encontro de Mengjin, reuniram-se oitocentos príncipes. O duque de Zhou era regente, oferecendo sacrifícios a Hou Ji nos subúrbios para ser digno do céu e oferecendo sacrifícios ao rei Wen no Mingtang para ser digno de Deus. Portanto, cada um dos quatro mares participou do sacrifício de acordo com sua posição, e havia mil e oitocentos príncipes.

O "Livro dos Ritos Wang Zhi Pian" contém mais de mil e setecentos príncipes, então Confúcio escreveu o "Livro da Piedade Filial" e disse: "Não nos atrevemos a omitir os súditos de pequenos países, como seria com os filhos de príncipes e nobres?" Sirva o antigo rei: Esta era a piedade filial do Filho do Céu.

Qin era tirânico e inocente, e eliminou os príncipes para estabelecer prefeituras e condados. Ele queria monopolizar os benefícios do mundo, então ele apenas passou para a segunda geração e depois morreu. O imperador Gao foi ordenado pelo céu para erradicar a crueldade. Mais tarde, gradualmente declinou, deixando apenas o resto para os marqueses.

A Imperatriz Lu governou pessoalmente o país, premiou pessoas meritórias para incentivá-las a fazer o bem e reconstruiu as tumbas para continuar as gerações. Portanto, o grande esclarecimento se espalhará e será realizado mais cedo ou mais tarde.

Quando os bandidos de Qiang colocaram em perigo o condado de Xihai, e os rebeldes espalharam rumores no condado do leste, e confundiram as massas no oeste, ministros leais e filhos filiais ficaram todos zangados, e todos os lugares que foram conquistados foram destruídos, e todos os crimes foram punidos e o mundo estava em paz.

Nos ritos e músicas de hoje, examinamos os títulos de quinta classe da Dinastia Zhou e os títulos feudais de quarta classe, que estão claramente registrados; existem títulos de terceira classe na Dinastia Yin. Embora exista tal ditado, existem sem registros claros.

Confúcio disse: "Zhou aprendeu com Shang, como os artigos eram prósperos! Eu sigo Zhou." O ministro solicitou que todos os generais a quem a cidade fosse confiada fossem divididos em cinco fileiras de títulos e quatro fileiras de feudos. O memorial foi aprovado.

[...]

Todos sabiam que Wang Mang havia obtido o talismã auspicioso ordenado pelos céus para se autoproclamar imperador e sinalizou aos oficiais para discutirem amplamente outra apresentação para mostrar sinais de que a entronização havia se concretizado.

Zhang Chong e outros conspiraram para sequestrar Wang Mang e tornar o rei de Chu imperador. As coisas foram reveladas e ele foi executado.

Comentário de Ban Gu: Wang Mang primeiro fez fortuna com seus parentes, ele se conteve e trabalhou duro para ganhar um bom nome. Seu clã o elogiou por sua piedade filial e seus professores e amigos o elogiaram por sua benevolência. Até chegar a uma posição elevada e auxiliar nos assuntos do governo, durante os períodos do imperador Cheng e do imperador Ai, ele trabalhou muito pelo país, agiu de acordo com o princípio da justiça e foi elogiado por todos os seus movimentos.

Será que ele era a chamada pessoa que "deve ter prestígio na família e também deve ter prestígio na corte" e "benevolente na superfície, mas contrário ao seu comportamento"? Wang Mang não era de natureza benevolente, mas ele tinha a habilidade de fazer truques e trapaças, e usou quatro parentes para estar no poder por vários anos consecutivos, quando a dinastia Han declinava, a sucessão ao trono foi cortada três vezes, e a longevidade da imperatriz viúva o protegia; por isso ele foi capaz de fazer todo tipo de coisas traiçoeiras, o que levou ao desastre de usurpar o poder.

Inferimos que a situação acima pode ser considerada como vontade do céu, ou poderia ser feito por seres humanos? Quando ele roubou o trono, governou o mundo e ocupou uma posição que não deveria ter sido ocupada por ele, o ímpeto de declínio foi mais sinistro do que Jie e Zhou, mas Wang Mang comparou-se com segurança ao Imperador Amarelo e Yu Shun ressurgido. Então ele começou a agir de forma imprudente, usando seu poder e força, rebelando-se contra os céus, prejudicando o povo, e de forma hedionda, o mal se espalhou por todo o país, e a destruição se espalhou para toda a população, mas ainda não foi o suficiente para satisfazer sua ganância.

Como resultado, as pessoas nos quatro mares perderam dolorosamente a esperança de vida, as terras chinesas e estrangeiras estavam unidas em ressentimento e as tropas foram levantadas de longe e de perto, as cidades estavam perdidas e os membros estavam divididos. A julgar pelos desastres e mortos, pelos oficiais rebeldes, ladrões e pelo sofrimento das pessoas inocentes registradas na literatura, difícil encontrar danos e falhas tão sérios quanto as de Wang Mang.

No passado, a Dinastia Qin queimou o "Livro das Canções" e o "Shangshu" para estabelecer a arbitrariedade, enquanto Wang Mang recitou os "Seis Clássicos" para embelezar as palavras más. Indo contra a corrente, manteve leis sem a bênção do Céu, como cores variadas e sons malignos, com meses bissextos extras entre anos, tudo isso apenas para o sábio imperador destruir!