O Hanshu 漢書 "Livro do Han" é a história dinástica oficial (zhengshi正史) da antiga dinastia Han 前漢 (206 aec-8ec), também conhecido como Qian Hanshu 前漢書 [Livro de Han anterior]. Foi escrito por Ban Biao 班彪 (3–54ec), seu filho Ban Gu 班固 (32–92ec) e sua filha Ban Zhao 班昭 (49-120ec). Embora inspirado na tradição inaugurada pelo Shiji史記 de Sima Qian 司馬遷, o Hanshu descreve apenas uma dinastia, a Han anterior (duandaishi 斷代史). O livro adota o sistema de Anais, Cronologias, Biografias e Tratados, e centra-se nos acontecimentos e eventos desse período. Nesse volume, apresentaremos fragmentos selecionados dos Anais Imperiais [Ji紀] e um excerto das biografias [sobre Wang Mang王莽]. [Trad. A. Bueno, 2023].
Gaozi
O imperador Gaozu da
dinastia Han era de Zhongyangli, Fengyi, condado de Pei, e seu sobrenome era
Liu. Certa vez, sua mãe fechou os olhos e tirou uma soneca na margem de um
lago, e sonhou que conheceu um deus inesperadamente. Quando houve trovões e
relâmpagos e o céu estava escuro, seu pai, Taigong, foi ao lago para encontrar
sua mãe e viu um dragão enrolado no corpo da mãe. Então ela engravidou e deu à
luz Han Gaozu.
A aparência e os traços
de caráter de Gao Zu: ponte nasal alta, sobrancelhas levantadas, bela barba,
setenta e duas pintas na coxa esquerda. Generoso e amoroso, muito mente aberta.
Não se prendia a pequenos detalhes comuns e não se sentia à vontade para se
envolver em trabalhos produtivos no geral. Quando se tornou adulto, tentou
virar um pequeno oficial e se tornou o chefe do Pavilhão Sishang. Ele
desprezava muito os funcionários do governo do condado. Amava vinho. Ele
costumava ir as tabernas de Wang Po e Wu Ma para beber fiado, e às vezes ficava
tão bêbado que Wang Po e Wu Ma sentiam uma atmosfera misteriosa quando o viam
bêbado. Cada vez que Gao Zu bebia vinho, a taverna sempre dobrava a frequência.
Depois de ver sua atmosfera misteriosa quando ele estava bêbado, no final do
ano, ninguém cobrou o vinho dele.
Gaozu uma vez foi para
Xianyang, a capital da Dinastia Qin, para servir na corveia. Vendo a majestade
de Qin Shihuang com seus próprios olhos, ele suspirou e disse: "Um homem
deveria ser assim!" [...]
Certa vez, Qin Shihuang
ouviu as pessoas dizerem: “Há uma nuvem do Filho do Céu no sudeste.” Assim, o
primeiro imperador visitou o leste para suprimir essa nuvem. Gaozu às vezes se
escondia nas montanhas Mangdang, e sua esposa [a futura Imperatriz Lu] e outros
iam procurá-lo, e sempre era fácil encontrá-lo. Gao Zu se sentiu estranho e
perguntou por quê. A Imperatriz Lu disse: "Há uma camada de nuvens acima
do lugar onde você está. Siga o lugar onde há nuvens e você as encontrará"
Gao Zu ficou muito feliz novamente. Os filhos de Peizhong também ouviram esse
tipo de lenda, e muitas pessoas queriam se apegar a ele.
[...]
[Após tornar-se
imperador], Gaozu deu um banquete em Luoyang. Ele fez um brinde e disse:
"Generais, não precisam esconder nada de mim, por favor, falem livremente.
Por que ganhei o mundo? Por que Xiang Yu perdeu o mundo?" Gao Qi e Wang
Ling responderam: "Sua Majestade não parece ser muito grande respeitando
os outros, Xiang Yu parecia ser capaz de se importar e respeitar os outros. No
entanto, Sua Majestade enviou pessoas para atacar a cidade, e todos os
resultados obtidos foram dados àqueles que fizeram ações meritórias. Xiang não
queria usar homens talentosos, pensava que o mérito de vencer batalhas era dele
e não quer recompensar heróis quando conseguia terras. Este é o ponto crucial
de seu fracasso. Não sou tão bom quanto Zhang Liang se planejo para obter uma
vitória decisiva a milhares de quilômetros de distância; não sou tão bom quanto
Xiao He ao proteger o país, apaziguar o povo, fornecer alimentos e garantir o
fluxo tranquilo das estradas de alimentos; não sou tão bom quanto Han Xin em
comandar milhões de pessoas, ser invencível e atacar. Esses três são heróis
excepcionais. Ao reconhecer plenamente o papel deles, essa foi a razão pela
qual vossa majestade conquistou o mundo. Xiang Yu originalmente tinha um homem
talentoso, Fan Zeng, mas ele não lhe dava ouvidos, então foi derrotado."
Todos os ministros ficaram convencidos.
[...]
Em 17 de maio, o
imperador foi enterrado em Changling. O caixão foi baixado e o príncipe
herdeiro e os funcionários retornaram ao Templo do Imperador Supremo. O monarca
e seus ministros disseram: O imperador saiu do povo comum, mudou a maré e
voltou ao caminho certo, pacificou o mundo e se tornou o ancestral fundador da
Dinastia Han. Ele tem o maior poder, é o Imperador Gao. Originalmente, Gao Zu
não prestava muita atenção ao conhecimento dos livros, mas ele era alegre e
inteligente, bom em pensar, capaz de captar opiniões de todas as pessoas, desde
pessoas e oficiais até soldados comuns, ele poderia se dar bem com cada um
facilmente. No início do governo, ele fez três capítulos da lei de acordo com a
vontade do povo. Depois que o mundo se estabeleceu, ele ordenou que Xiao He
resolvesse as leis e regulamentos, ordenou que Han Xin estabelecesse e
melhorasse as forças armadas; ordenou a Zhang Cang para unificar o calendário e
pesos e medidas, e ordenou Shusun Tong para formular várias etiquetas e
cerimônias. Lu Jia fez "Xinyu" resumindo as lições aprendidas com a
ascensão e queda da história. Ele também fez um juramento com todos os
funcionários meritórios, e as ações de ferro foram escritas em Danshu,
armazenadas no armário de ouro e na sala de pedra e mantidas no templo
ancestral. Embora o Imperador Gaozu tivesse muitas coisas para fazer, os planos
e regras que ele fez foram de grande significado.
Huidi
Huidi ordenou aos
príncipes dos condados que construíssem templos ancestrais para Gaozu. [...]
No primeiro mês da
primavera, a cidade de Chang'an foi construída. No inverno do segundo ano, em
outubro, o rei Qi lamentou a vinda de Huihui a corte e ofereceu o condado de
Chengyang para aumentar o dote da princesa Lu Yuan. Respeitou a princesa Lu
Yuan como a rainha-mãe. No quarto dia do primeiro mês da primavera, dois
dragões apareceram no poço da casa de Minmin em Lanling. Na noite do dia 6,
eles desapareceram. Um terremoto ocorreu em Longxi.
No verão, ocorreu a
seca. [...] Na primavera do terceiro ano do imperador Hui, cento e quarenta e
seis mil trabalhadores migrantes masculinos e femininos dentro de seiscentos li
de Chang'an foram recrutados para construir a cidade de Chang'an. O período de
construção foi de trinta dias e um lado foi construído.
Tomando a filha do clã
Liu como princesa, ela a casou com o rei Xiongnu Shanyu como sua esposa para
fazer amigos. Em Xia Wuyue, o Rei Minyue recebeu o título de Rei do Mar da
China Oriental. Em junho, vinte mil súditos entre príncipes, reis e príncipes e
escravos foram recrutados para construir outro lado da cidade em Chang'an.
[...]
Em 17 de terceiro mês,
o imperador realizou uma cerimônia de coroação para anistiar o mundo. Salvou os
decretos que atrapalhavam os funcionários e o povo e aboliu a lei Qin de
queimar livros. Um incêndio estourou em Hongtai do Palácio de Changle e choveu
sangue na área de Yiyang.
No dia 20 do sétimo mês
do outono, ocorreu um incêndio na sala Ling do Palácio de Weiyang; no dia 21,
ocorreu um incêndio na sala de tecelagem.
No inverno e em outubro
do quinto ano do imperador Huidi, trovões ressoaram, pêssegos e ameixas
floresceram e jujubas deram frutos.
No primeiro mês da
primavera, cento e quarenta e cinco mil trabalhadores, homens e mulheres, em um
raio de seiscentos li de Chang'an foram recrutados novamente para construir
outra parte da cidade em Chang'an, e o período de construção foi de trinta
dias.
No verão, ocorreu uma
forte seca.
No outono e agosto, o
primeiro-ministro Cao Shen morreu.
Em setembro, a cidade
de Chang'an foi completamente concluída. Ele recompensou todas as famílias.
No inverno e em outubro
do sexto ano do imperador Hui, o rei Fei de Qi faleceu. O imperador ordenou que
as pessoas comuns pagassem para comprar títulos nobres, e uma mulher com idade
entre quinze e trinta anos que não se casasse seria multada em seiscentos qian.
Finalizou Chang'an e Ao Cang. No inverno e em outubro do sétimo ano do
imperador Hui, ele enviou carros e oficiais de cavalaria a Xingyang, sob o
comando de Taiwei Guanying. No primeiro dia do primeiro mês da primavera, houve
um eclipse solar. Em 29 do quinto mês, eclipse solar total.
No décimo segundo dia
do oitavo mês do outono, o imperador Hui morreu no palácio de Weiyang. Em 5 do
nono mês ele foi enterrado em Anling.
Comentário de Ban Gu: O
imperador Hui da dinastia Han tinha parentes de sua família dentro e fora do
governo, e o rei Qi e o rei Zhao Yin deram-lhes favores especiais, que podem
ser descritos como gentis e respeitosos. Ao ouvir o conselho de seu tio e neto
de prestar atenção à etiqueta, ele se sentiu envergonhado e aceitou a sugestão
de Cao Xiangguo de fazer leis e regulamentos sólidos, e ficou profundamente
feliz, o que pode ser chamado de benevolência e generosidade. É uma pena que
seu sofrimento tenha aumentado devido à crueldade de sua mãe, a imperatriz
viúva Lu, e ele morreu de depressão.
Han Gaohu [Imperatriz Lu]
A família Lu da
Imperatriz Gao, que deu à luz o Imperador Hui, ajudou o Imperador Gaozu da
Dinastia Han a pacificar o mundo. Seu pai e irmão foram nomeados Marqueses
durante o tempo de Gaozu. Depois que o imperador Hui subiu ao trono, ele
homenageou a imperatriz Lu como a rainha-mãe. A imperatriz viúva fez da filha a
princesa Lu Yuan, a irmã mais velha do imperador Hui, a rainha, e como não
tinha filho, então ela escolheu o filho nascido de uma concubina no harém como
o príncipe herdeiro. O imperador Hui faleceu, o príncipe foi estabelecido como
imperador. O imperador era jovem e a imperatriz viúva Lu veio a corte para
cumprir os deveres do filho do céu e anistiar o mundo. Ele nomeou os filhos de
seus irmãos Lu Tai, Lu Chan, Lu Lu e o filho de Lu Tai, Lu Tong, quatro reis, e
fez de todos os príncipes Lu.
No primeiro mês da
primavera do primeiro ano de Lu Hou (187 aec), foi emitido um édito dizendo:
Antes, o imperador Xiaohui pretendia abolir o severo decreto sobre homicídio
culposo, e considerava palavras erradas como palavras demoníacas, e morreu sem
resolução. Agora é declarado revogado. Em fevereiro, as pessoas foram
recompensadas com um posto de nobreza e cada família em um nível. Pela primeira
vez, o irmão filial Lu Tian foi nomeado oficial com dois mil shi. No quarto dia
do quinto mês de verão, houve um incêndio no Palácio Congtai de Zhao Wang. Liu
Qiang, filho do harém do imperador, tornou-se o rei de Huaiyang, Liu Buji o rei
de Hengshan, Liu Hong o senhor de Xiangcheng, Liu Chao o senhor de Zhi e Liu Wu
o senhor de Huguan. No outono, pêssegos e ameixas florescem.
Na primavera do segundo
ano da Imperatriz Lu, um édito foi emitido, dizendo: "O Imperador Gao
unificou o mundo e distribuiu os títulos de feudos e senhores a todos os
heróis, para que todas as pessoas fiquem seguras e recebam graça e virtude.
Considerando que a idade será longa e a fama será aniquilada, não há como
respeitar a retidão e transmiti-la às gerações futuras. Agora, quero priorizar
a ordem de mérito e registrar no livro do templo do alto imperador e
transmiti-lo de geração em geração. Apresentem uma moção para relatar."
[...]
No vigésimo sétimo dia
do primeiro mês da primavera, um terremoto causou deslizamentos de terra na
estrada de Wudu. Verão 30 do sexto mês, meio eclipse. No outono, o rei Hengshan
faleceu e as moedas de cobre foram usadas novamente.
No verão de três anos,
o rio Yangzi e o rio Han inundaram, submergindo mais de quatro mil casas. No
outono, se podia ver as estrelas durante o dia.
No verão de quatro
anos, o jovem imperador sabia que não era filho da imperatriz, então reclamou. A
imperatriz viúva o colocou em prisão domiciliar. O decreto imperial dizia:
"Qualquer um que governe o mundo e governe o povo deve ser tão inclusivo
quanto o céu e tão tolerante quanto a terra; o imperador começa cuidando do
povo para governá-lo, e o povo é sinceramente grato pela vontade do imperador.
Se for insano ou incapaz de herdar o grande governo, consagrar o templo
ancestral e guardar o país, não pode assumir as importantes responsabilidades
do mundo. Por favor, sugiram alguém que possa substituí-lo." Todos os
funcionários disseram: " A imperatriz viúva considera os interesses
fundamentais do país. A estabilidade do templo ancestral e do país é muito
importante. Os ministros e outros inclinam suas cabeças e obedecem ao édito
imperial." Em 17 do quinto mês, Wang Hong de Hengshan foi estabelecido
como imperador.
Na primavera do quinto
ano da Imperatriz Lu, Wei Tuo, rei de Nanyue, chamou a si mesmo de Imperador
Nanwu. No oitavo mês do outono, Liu Qiang, rei de Huainan, morreu. No nono mês,
mobilizou a cavalaria Hedong e Shangdang para estacionar em Beidi. Na primavera
do sexto ano, viu-se estrelas durante o dia. No quarto mês decretou anistia
para o mundo. Reformou o Mausoléu de Changling de Gaozu com duas mil pedras. Em
junho, construiu uma cidade em Changling. Os Xiongnu invadiram Didao e atacaram
Heyang.[...]
Na primavera do oitavo
ano da imperatriz Lu, o eunuco Zhang Shiqing recebeu o título de marquês. Os
eunucos do palácio e os eunucos encarregados do harém foram todos premiados
como o Marquês de Guannei e pagaram o imposto da cidade. No verão, os rios de
Han inundaram, destruindo mais de dez mil casas.
No dia 30 do sétimo mês
do outono, a imperatriz viúva, a imperatriz Lu, morreu no palácio de Weiyang, e
os éditos foram entregues a cada príncipe e rei, e cada príncipe recebeu mil
peças de ouro.
O general Lu Lu e o
primeiro-ministro Lu Chan eram especialistas em poder militar e político.
Sabendo que violaram a regra do imperador Gao de "nenhum homem meritório
deve ser marquês", eles temeram ser prejudicados por ministros e
príncipes, então conspiraram para causar o caos. [...]
Liu Zhang [descendente
de Liu Bang] matou Lu Chan, e o Imperador Han enviou um servo para confortar
Liu Zhang com o talismã do imperador. [...] Ele disse: "A coisa mais
terrível era Lu Chan. Agora que Lu Chan foi punido, o mundo pode ser
consertado." Então ele decapitou Lu Lu e matou Lu Xunu. Eles despacharam
homens e cavalos para capturar homens e mulheres de Lu Zhu, decapitando-os
independentemente da idade. Os ministros conspiraram entre si, pensando que o
imperador e seus três irmãos mais novos que eram reis não eram filhos do
imperador Hui, então eles os mataram juntos e homenagearam o novo imperador
empossado Wendi [Liu Heng].
Comentário de Ban Gu:
Quando o Imperador Hui e a Imperatriz Gao da Dinastia Han, o mundo estava livre
do sofrimento das guerras, e todos os monarcas e ministros queriam governar sem
fazer nada, então o Imperador Hui se curvou para proteger o mundo, e a
Imperatriz Gao usou mulheres para presidir o governo. Com menos demandas, as
pessoas se dedicam à agricultura e têm fartura de alimentos e roupas.
Wendi
O imperador Xiaowen era
o segundo filho de Han Gaozu e sua mãe era Bo Ji. No décimo primeiro ano de
Gaozu, depois de pacificar a terra Dai, ele foi estabelecido como Dai Wang, e
sua capital era Zhongdu. No outono do décimo sétimo ano, a imperatriz Lu morreu
e Zhu Lu tentou um golpe de estado para tomar o poder de Liu Han. O
primeiro-ministro Chen Ping e os ministros Zhou Bo, Zhu Xuhou, Liu Zhang entre
outros puniram em conjunto a família Lu e discutiram as boas-vindas ao rei
interino Liu Heng como imperador. [...]
Os ministros enviaram
pessoas para encontrar o rei interino. Zhang Wu, em nome do imperador, sugeriu
que eles dissessem: "Os ministros da Dinastia Han são todos veteranos da
época de Gao Di. Eles estão familiarizados com assuntos militares e são
versados nas artes do poder. Nada mais há para ser feito, vossa majestade.
Agora que Lu Zhu foi punido e o sangue foi espalhado na capital, é inapropriado
saudar e usar o nome de rei na capital para se autoproclamar imperador. Espero
que o rei não possa ir ao primeiro-ministro porque ele está doente, para
observar as mudanças na situação.”
O general Song Chang
disse: “Seus argumentos estão errados. A Dinastia Qin foi caótica e os heróis
se levantaram juntos, queriam substituir a Dinastia Qin e se tornar imperadores
no sul. Mas, no final, apenas a família Liu foi capaz de governar o mundo. As
pessoas que pensam nisso já estão desesperadas. O imperador Gao proclamou seus
filhos como reis, e os feudos estavam entrelaçados. Isso tornou o núcleo do
poder semelhante a uma rocha. Aboliu a dureza da Dinastia Qin, evitou punições,
deu virtude e benefícios, todos estavam à vontade e conquistou os corações das
pessoas. Com a majestade da Rainha Mãe Lu, Lu Zhu foi estabelecido como
soberano, mas Zhou Bo possuía o selo real. Quando Liu Zhang entrou no Exército
do Norte, ele convocou todos os soldados para apoiar a família Liu e se opor à
família Lu. Como resultado, a família Lu foi exterminada. Isso mostra que o
regime de Liu Han foi concedido pelo céu e não pode ser mudado pelo poder de
algumas pessoas. Embora existam alguns ministros que queiram aproveitar a
oportunidade, o povo não está disposto a ouvi-los. [...] Portanto, o os
ministros da corte devem seguir os desejos do povo e querem receber o Rei, e o
Rei não precisa se preocupar com isso."
[...]
O primeiro-ministro,
Chen Pingping, disse: "Acredito sinceramente que é mais apropriado que o
rei suceda o imperador Gao. Os príncipes e todas as pessoas no mundo acham que
é natural. Penso no templo ancestral e no país, e não ouso negligenciar isso.
Peço ao rei que obedeça ao pedido do ministro. Gostaria de apresentar o Selo de
Jade do Imperador." Dai Wang disse: "Desde que o clã, generais e
príncipes pensem que Eu sou um herdeiro adequado para o trono, não ouso
recusar.” Então ele se tornou o Filho do Céu. Todos os ministros seguem suas
posições originais.
[...]
No primeiro mês,
funcionários relevantes pediram ao imperador Wen que estabelecesse o príncipe
mais cedo para respeitar o templo ancestral. O imperador Wen emitiu um édito e
disse: "Minha virtude é superficial e os deuses e deusas não estão
dispostos a desfrutar de meus sacrifícios para eles. As pessoas do mundo também
pensam que eu não sou seu imperador ideal. Hoje, é impossível perguntar aos
sábios e pessoas virtuosas do mundo quem deverá assumir o trono, mas sugerir
estabelecer um príncipe cedo tornará minha virtude ainda pior. Como isso pode
atender às expectativas das pessoas do mundo? A questão de estabelecer um
príncipe deve ser adiada."
Os funcionários
disseram novamente: "A nomeação antecipada do príncipe é precisamente
baseada no templo ancestral e na terra. Isso prova que o imperador sempre
mantém os assuntos do mundo em mente."
O imperador disse:
"O rei de Chu é meu tio. Ele é um homem de alto escalão com rica
experiência. Ele e meu pai são irmãos. Todos eles estão me apoiando com
virtude. Não é que o sucessor do trono já foi arranjado! Existem muitos funcionários
meritórios e muitos virtuosos e pessoas benevolentes entre os príncipes e
irmãos do clã dos reis. Aquele que é virtuoso para assumir o trono para o qual
não estou qualificado é o espírito do país e a bênção do mundo. Se eu não
escolher uma pessoa virtuosa hoje, mas estabelecer um príncipe sucessor, as
pessoas vão pensar que eu esqueci das pessoas virtuosas e quero fazer meu
próprio filho sucessor. Eu realmente não quero adotá-lo."
Os funcionários
perguntaram repetidamente: "Nos tempos antigos, Yin e Zhou governavam o
mundo, e a paz e a estabilidade de longo prazo duraram quase mil anos. No
passado, o mundo não era tão grande quanto Yin e Zhou, porque Yin e Zhou
adotaram o método de passar o poder para o príncipe. O príncipe deveria ser
filho do imperador, o que sempre foi o caso na história. O imperador Gao
começou a pacificar o mundo, estabeleceu príncipes e se tornou o ancestral do
imperador Liu Han. Eles também se tornaram os ancestrais do estado feudal. É o
padrão do mundo que a sucessão de descendentes continuará por gerações.
Portanto, Gaozu nomeou um príncipe para estabilizar o mundo. Hoje, abandonamos
a questão de nomear um príncipe como príncipe e escolhemos outro entre os
príncipes e clãs. Esta não era a intenção original do Imperador Gao. É
inapropriado escolher outro. O príncipe Qi é o filho mais velho, honesto e
gentil, por favor, o imperador deve nomeá-lo sucessor."
[...]
O imperador Wen emitiu
um édito e disse: "A agricultura é a base do mundo, e as pessoas dependem
dela para sobreviver. Se as pessoas não se dedicarem sinceramente aos
fundamentos e se dedicarem aos negócios, faltarão alimentos e roupas. Eu Estou
muito preocupado com isso, então hoje eu pessoalmente exorto os funcionários a
praticar agricultura. Este ano, metade do aluguel da terra que o povo deve
pagar deve ser isento como recompensa."
[...]
Na primavera, um édito
foi emitido, dizendo: "Já se passaram quatorze anos desde que pude
oferecer sacrifícios ao templo de Deus. Estou no poder há anos e estou
profundamente envergonhado por ter governado o mundo com uma pessoa que não faz
nada há muito tempo. Somente expandindo a escala de sacrifícios e aumentando a
precisão dos sacrifícios que podemos agradecer aos deuses. No passado, os reis
distantes davam favores e não pediam aos outros para retribuí-los. Eles
adoraram com devoção e não oraram pelo bem-estar pessoal. Se a felicidade está
concentrada em mim em vez de orar pelas pessoas, isso me faz sentir mais
culpado. Como uma pessoa imoral, só quero buscar felicidade em vez de compartilhá-la
com as pessoas, o que aumenta ainda mais minha culpa. Isso é negligência. Agora
ordene aos funcionários do templo que prestem homenagem aos deuses e não devem
orar por mim pessoalmente."
[...]
Comentário de Ban Gu: O
imperador Xiaowen reinou por vinte e três anos, e os palácios, tribunais,
carruagens e uniformes não aumentaram em nada. Quando as pessoas se sentem
inconvenientes, muitas vezes abrem mão das proibições para beneficiar o povo.
Certa vez, ele quis construir uma varanda que indicasse as horas e chamou
artesãos para fazer um orçamento, e o custo exigia cem peças de ouro. O
imperador Wen disse: "Cem peças de ouro é a propriedade de dez famílias de
nível médio. Eu herdo o palácio do falecido imperador e sempre tenho medo de
que seja manchado. Por que construir um terraço!" As cortinas não foram
bordadas para mostrar sua simplicidade e servir de exemplo para o mundo. Para
construir o mausoléu de Ba Ling, todos usaram cerâmica, não sendo permitido
decorar com ouro, prata, cobre e estanho, e não escolheram outra tumba porque o
mausoléu subia da montanha. Wei Tuo de Nanyue proclamou-se rei, e o imperador
Wen honrou os irmãos de Wei Tuo, que o inspiraram com virtude e retidão, e Tuo
tornou-se ministro novamente. Ele se tornou amigo dos Xiongnu, e logo os
Xiongnu quebraram seu contrato e invadiram a China.O imperador Wen apenas
ordenou que os soldados da fronteira fortalecessem suas defesas, e não enviou
tropas para contra-atacar a terra, temendo aumentar o fardo sobre o povo. O rei
de Wu fingiu estar doente e o imperador Wen deu-lhe algumas plantas para
expressar suas condolências. Embora os ministros Yuan An fizessem o possível
para dizer que ele não deveria ser enganado pelo rei de Wu, o imperador Wen
ainda deu ao rei alguns presentes para usar. Zhang Wu e outros aceitaram
subornos e, quando os descobriram, os recompensaram ainda mais, deixando-os
envergonhados e arrependidos. O imperador Wen se dedicou a transformar as
pessoas com moralidade e, devido à riqueza do mundo, à grande prosperidade da
propriedade e da retidão, apenas algumas centenas de pessoas foram condenadas à
prisão e quase nenhuma punição foi aplicada. Que infelicidade perdê-lo, era o
imperador da benevolência e virtude!
Jingdi
O imperador Han Jing
era o príncipe do imperador Han Wen. Sua mãe era a Imperatriz Du. No sexto mês
do sétimo ano da dinastia (antes de 157 aec), o imperador Wen morreu. Em 9 do
sexto mês, o príncipe herdeiro sucedeu ao trono, respeitou a imperatriz viúva
Bo e a imperatriz viúva Du como imperatrizes viúvas.
No nono mês , os
cometas apareceram no oeste. No inverno e em outubro do primeiro ano do
imperador Jing, ele emitiu um decreto dizendo: "Muitas vezes se ouve que
os ancestrais que recebem os méritos do mundo e os ancestrais que governam o
mundo são virtuosos, e também há razões para fazer rituais e música. O canto
era usado para louvar Shangdi; a dança era usada para expressar ações
meritórias. Gao Zu prestou homenagem ao templo ancestral, tocou Wude, Wenshi,
Wuxing e outras danças. Huidi prestou homenagem ao templo ancestral, tocou
Wenshi, Wuxing e outras danças. Pararam o castigo corporal, recompensaram os
idosos e sábios, cuidaram dos solitários e desamparados e tentaram realizar os
desejos dos súditos. A autodisciplina e a aplicação da lei foram altruístas;
aboliram a punição imperial e a repatriação das concubinas do palácio, para que
não houvesse disputas de sucessores. Sou estúpido por natureza e não posso
listar todos os méritos e virtudes de meu pai. O acima mencionado era também o
fracasso dos antigos sábios imperadores e reis. E o imperador Wen superou a
todos eles. Pode-se dizer que sua virtude era digna do céu e da terra, e a
graça se espalha por todo o mundo, e todos recebem cuidado e amor. Sua
sabedoria era tão brilhante quanto o sol, a lua e o céu, mas a música e a dança
do sacrifício não são proporcionais. Estou profundamente perturbado. Portanto,
uma dança de Zhaode deve ser realizada no Templo do Imperador Wen para
demonstrar suas virtudes. Dessa forma, os méritos e virtudes dos ancestrais
podem ser revelados para sempre e infinitamente, e ficarei eternamente
satisfeito. [...]
Primavera, o primeiro
mês. O decreto imperial dizia: "Nos últimos anos, a situação tem sido
ruim, as pessoas têm falta de comida e algumas morreram de fome. Lamento
profundamente. Alguns condados têm terras estéreis e não podem desenvolver
agricultura e a amoreira; enquanto alguns condados têm vastas terras e
pastagens profundas. Em alguns, as condições de conservação da água são
excelentes, mas não podem ser realocadas e desenvolvidas. Por esta razão, as
pessoas em áreas com terras pobres devem ser encorajadas a se mudarem
livremente para áreas com terras vastas e férteis.”
Jingdi perdoou o mundo
e concedeu títulos de posse ao povo. Ele despachou Qing Zhai, um historiador
real, para fazer as pazes com os Xiongnu em Daixia.
Em maio, o aluguel da
terra caiu pela metade. No sétimo mês de outono, foi emitido um decreto:
"As leis e regulamentos atuais impõem punições muito severas aos
funcionários encarregados por aceitar subornos de comida e sacrifícios,
enquanto as punições por aceitar propriedades, comprar barato e vender caro
para obter lucros enormes era muito leve. Todos devem ser demitidos" [...]
No primeiro mês da
primavera do primeiro ano de Houyuan (143 aec), foi emitido um édito: "A
punição é um assunto importante. Existem diferenças entre a sabedoria e a
ignorância das pessoas, e os funcionários são divididos em altos e baixos. Por
suspeita, os departamentos de aplicação da lei em todos os níveis devem averiguar
antes de prender. Se não puderem, a pessoa será entregue ao oficial de justiça.
Se não houver resultado conclusivo, que não haja condenação. Devemos ser
indulgentes com todos os prisioneiros. " [...]
Comentário de Ban Gu:
Confúcio disse: “As pessoas de hoje, como nas dinastias Xia, Shang e Zhou,
podem andar direto no caminho.” As desvantagens de Zhou e Qin era que os
tribunais e as leis eram rígidas, mas ainda existem inúmeros crimes sendo
cometidos. A ascensão da Dinastia Han varreu os fardos pesados que recaíam
sobre o povo. Quanto ao Imperador Wen da Dinastia Han, além do respeito e
frugalidade, o Imperador Jing seguiu sua carreira anterior, e dentro de
cinquenta ou sessenta anos, quanto à mudança de costumes, o povo se tornou
honesto e trabalhador. A Dinastia Zhou elogiou Chengkang e a Dinastia Han
elogiou Wenjing. Que idade maravilhosa e próspera!
Han Wudi
O imperador Xiaowu era
o segundo filho do imperador Jing. Sua mãe era Wang Meiren, que foi
estabelecida como Rainha de Jiaodong aos quatro anos de idade. Aos sete anos,
ele se tornou o príncipe herdeiro e sua mãe se tornou a rainha. Aos dezesseis
anos, no primeiro mês, o imperador Jing morreu. No vigésimo sétimo dia do
primeiro mês lunar, o príncipe sucedeu ao imperador, e a imperatriz viúva Du foi
homenageada como a imperatriz viúva. No terceiro mês, a imperatriz viúva, sua
mãe e o irmão mais novo Tian Chongfen e Tian Sheng foram ambos nomeados
marqueses.
[...]
No inverno e em outubro
do primeiro ano Jianyuan (140 aec), o primeiro-ministro, os ministros e os
príncipes receberam ordens de recomendar pessoas virtuosas e corretas que
falassem e argumentassem bem.
O primeiro-ministro Wei
Wan disse: "As palavras de Chen Shuo, Shen Buhai, Shang Yang, Han Fei, Su
Qin e Zhang Yi ainda confundem os assuntos do estado; por favor, anistie."
O imperador concordou. No segundo mês da primavera, perdoou o mundo e
recompensou as pessoas com títulos de nobreza. Os que tinham oitenta anos foram
isentos do imposto em dois membros da família, e os que tinham noventa anos
foram isentos do imposto no valor de um carro simples de carga. [...]
No dia nove do quarto
mês do primeiro ano de Jianyuan, um decreto imperial foi emitido, dizendo:
"Nos tempos antigos, as cidades respeitavam o ano, a corte imperial
valorizava os títulos, o imperador governava o país e ensinava o povo. A
Virtude deve ser colocada em uma posição de destaque. Pode-se dizer que o
respeito aos idosos nas aldeias era um legado dos tempos antigos sobre cuidar
dos mais velhos. Hoje, os filhos e netos filiais do mundo estão dispostos a
fazer o melhor para apoiar seus mais velhos. No entanto, eles são pressionados
por negócios pessoais e falta de recursos internos. Portanto, eles têm coração
mais do que suficiente, mas não o poder suficiente. Eu sinto uma profunda
simpatia. Às pessoas que têm mais de noventa anos, a corte imperial já lhes dá
arroz e painço; agora acrescente a lei de isentar seus filhos ou netos do
serviço militar obrigatório e exija que eles levem suas esposas a cumprir sua
responsabilidade de sustentar os idosos.”
[...]
Na primavera, um edito
imperial foi emitido para perguntar ao ministro, dizendo: "Uma vez enviei
princesas para combinar a paz com o Shanyu dos Xiongnu. Fui recompensado com
moedas de ouro e bordados, mas depois de aceitar o edito imperial, o Shanyu se
comportou de maneira arrogante e invadiu o país sem parar. Estou profundamente
perturbado com a violação da fronteira. Agora quero enviar tropas para atacar.
O que vocês acham?" Wang Hui sugeriu atacar. Em junho de Xia, Han Anguo, o
doutor da história imperial, era o general do exército da guarda, Li Guang era
o general de Xiaoqi, Sun He, o grande servo, era o general das carruagens
leves, Hui, o rei de Daxing, era o general do exército, e Li Xi, um oficial
sênior de Dazhong, era o general de Caiguan. Trezentas mil pessoas foram postas
no vale de Mayi, na esperança de atrair Shanyu para a fortaleza, e lançar um
ataque de surpresa. Depois que o Shanyu entrou na fortaleza, ele imediatamente
se retirou quando percebeu que algo estava errado. No sexto mês, retirou as
tropas. [Por deixá-lo escapar] o general Wang Hui cometeu o crime de
"falta de coordenação com a liderança" e morreu na prisão.
No outono e setembro,
todo o país foi obrigado a beber álcool por cinco dias para ajudar os agricultores.
Na primavera do terceiro ano, o rio Amarelo migrou e fluiu para sudeste de
Dunqiu para o mar de Bohai.
[...]
Os Xiongnu entraram em
Shanggu e Yuyang, matando e saqueando mais de mil oficiais e pessoas. A corte
imperial enviou os generais Wei Qing e Li Xi de Yunzhong para Gaoque e depois
para Fuli, onde capturaram milhares de cabeças inimigas, recuperaram Henan e
estabeleceram os condados de Shuofang e Wuyuan. Em 30 do terceiro mês, um
eclipse solar parcial.
No verão, recrutaram
cem mil pessoas para emigrar para o condado de Shuofang. Ele também transferiu
a classe alta do condado e suas famílias para Maoling.
[...]
No segundo mês da
primavera do mesmo ano, o general Wei Qing liderou seis generais e mais de cem
mil soldados para fora de Dingxiang a cavalo e decapitou mais de três mil
inimigos. De volta ao império, os soldados e cavalos descansaram em Dingxiang,
Yunzhong, Yanmen e outros lugares. O mundo acalmou. No sexto mês de Xia, Wei
Qing mais uma vez liderou seis generais e soldados ao deserto na fronteira sul
de Xiongnu e obteve uma vitória completa enquanto o exército do general Zhao
Xin foi derrotado e se rendeu aos Xiongnu, e as tropas do general Su Jian
desmoronaram, fugiram sozinhas e se misturaram com os civis. No sexto mês, foi
emitido um decreto: "Ouvi dizer que os cinco imperadores não seguiram as
velhas regras do passado e as três dinastias não seguiram as leis dos soberanos
anteriores. A era histórica em que viveram mudou, mas o governo virtuoso que
eles estabeleceram era consistente. O duque Ai de Lu disse que "o governo
deve selecionar talentos", e o duque Jing disse que "a política deve
economizar dinheiro". Não são requisitos diferentes, mas a situação
específica determina a prioridade máxima. Hoje, a China está unificada e o
norte não é seguro. Me ressinto disso. No passado, o grande general Wei Qing
patrulhou Shuofang, conquistou os Xiongnu e decapitou dezoito mil inimigos.
Aqueles que foram presos e cometeram crimes foram todos recompensados com a
vitória na linha de frente, e foram perdoados. Hoje, o general mais uma vez
conseguiu resultados brilhantes, decapitando quase vinte mil cabeças do
inimigo. Devemos recompensar aqueles que tomam a iniciativa e torná-los
memoráveis. Façam-se regulamentos sobre isso." Os oficiais encarregados
das artes marciais convidaram o imperador a criar supervisores militares para
recompensar os lutadores.
[...]
Em junho, foi emitido
um decreto imperial dizendo: "Anteriormente, os funcionários responsáveis
pensavam que as moedas eram baratas e os preços altos, o que dava oportunidades
para os malfeitores se aproveitarem. Muitas pessoas abandonaram a agricultura e
entraram no comércio. Para conter a disparidade entre ricos e pobres, o sistema
monetário foi reformado para prevenir malfeitores e falsários. Esta era uma
política monetária adequada para o presente e formulada com base na experiência
histórica. No entanto, a proibição de abolir metade das duas moedas durou mais
de um ano, e as pessoas em áreas remotas não entenderam o significado do aviso.
A boa governança deve ser boa; porque a
propaganda e orientação das autoridades locais não são claras o suficiente? Ou
o entendimento das pessoas era diferente, permitindo que aqueles traidores que
confiam em seu destino aproveitem a oportunidade para infringir os interesses
do povo? Por que isso? Que perturbação! Agora enviem funcionários letrados pelo
mundo para visitar as pessoas velhas, viúvas, viúvos, inválidos e doentes, e
dar alívio àqueles que não conseguem encontrar um emprego sozinhos. A
benevolência, a piedade filial e a fraternidade são os professores do povo, e
os cavalheiros com alto caráter moral devem ser recomendados. É necessário
recrutar aqueles que tem talento e virtude. Aqueles que foram nomeados ou
injustiçados e perderam seus empregos regulares devem ser denunciados no
tribunal pelas pessoas como coisas prejudiciais, evitando a tirania e o
desmando. Algumas opiniões que o condado acha que podem ser convenientes para o
povo devem ser relatadas ao primeiro-ministro e ao censor. Considerem!"
[...]
Os súditos do Vietnã
Oriental mataram o rei rebelde Yu Shanlai e se renderam a Han. O imperador Wu
emitiu um decreto e disse: "O terreno do Vietnã Oriental era perigoso e o
número de pessoas cresce, o que pode causar problemas futuros. Vamos realocar uma
grande leva de pessoas para viver na área de Jianghuai [na fronteira]".
[...]
O rei de Joseon
[Coreia] atacou e matou o capitão de Liaodong, então ele recrutou criminosos de
todo o mundo que haviam cometido crimes capitais para atacar a Coreia, prestando
serviços meritórios e expiando seus crimes.
[...]
No segundo mês, Wudi
veio para o Palácio Wuzuo no condado de Zhouzhi. Em 12 do mesmo mês, o príncipe
Fuling foi estabelecido como príncipe herdeiro. No dia 14, o imperador Wu
morreu no palácio Wuzha. Ele foi velado no salão da frente de Weiyang e
enterrado em Maoling no segundo dia de março.
Comentário de Ban Gu: A
Dinastia Han foi fundada no período turbulento quando os heróis competiam pelo
trono. O Imperador Gaozu da Dinastia Han trouxe ordem do caos, e os Imperadores
Wendi e Jingdi fizeram da recuperação sua principal prioridade. Nos primeiros
dias do imperador Wu da dinastia Han, ele promoveu resolutamente centenas de
escolas, apenas cultuava o confucionismo, conversava com todos, recomendava talentos
e dava a eles oportunidades de fazer contribuições. Promoveu sacrifícios,
corrigiu nomes, determinou os números do calendário, harmonizou ritmos,
compondo poemas e músicas, estabelecendo o espírito feudal e os ritos para
centenas de deuses. Os herdeiros deviam obedecer ao estilo das dinastias Xia,
Shang e Zhou. Com tamanho talento e planejamento geral, o Imperador Wu da
Dinastia Han, mesmo soberanos como Wen ou Jing, dignos de figurar nos ‘Poemas’
e nas ‘Histórias’, não podiam superar ele.
Pingdi
O imperador Ping de Han
era neto do imperador Han Wu e filho do rei Xiao de Zhongshan. A mãe era Wei
Ji. Subiu ao trono aos três anos de idade. Em junho do segundo ano de Yuanshou,
o imperador Ai morreu, e a imperatriz viúva emitiu um decreto dizendo: "Dong
Xian, o grande Sima, era jovem e impopular entre todos. Ele deve devolver o
selo e a fita e revogar sua posição oficial." Dong Xian cometeu suicídio
naquele dia. Wang Mang, marquês da nova capital, era o grande chefe de
cavalaria, e estava a cargo do primeiro-ministro. Nos meses sexto e décimo, o
general Wang Shun e Zuo Xianxian deram as boas-vindas ao rei de Zhongshan com o
decreto da imperatriz viúva. Em 30 do sétimo mês, a imperatriz viúva Zhao
Feiyan foi rebaixada a imperatriz Xiaocheng e se aposentou em Beigong, enquanto
a imperatriz Ai e a imperatriz Fu se aposentaram em Guigong. Hou Fuyan de
Kongxiang e Dong Gong de Shaofu foram demitidos e transferidos para Hepu. No
primeiro dia do nono mês lunar, o rei de Zhongshan ascendeu ao trono, prestou homenagem
ao Templo Gaozu e perdoou o mundo.
O imperador Ping tinha
nove anos na época, a imperatriz viúva ouvia o governo atrás da cortina e Wang
Mang estava encarregado dos assuntos de estado. Centenas de funcionários se
reuniram no Salão Leste do tribunal para ouvir o discurso de Wang Mang com
instruções. O decreto imperial dizia: "Toda vez que a corte imperial emite
uma ordem de perdão, ela pretende começar de novo com o mundo. Espera
sinceramente que as pessoas possam mudar de ideia para preservar seu caráter e
suas vidas. No passado, ao sentenciar, funcionários relevantes frequentemente
mencionavam os erros que cometeram antes da ordem de indulto, acumulando os
crimes dos infratores e até prendendo pessoas inocentes. Isso viola a intenção
original do tribunal imperial de conceder perdões para acreditar em punições
prudentes e esperar que os criminosos se reabilitem. Os talentos recomendados
também são por causa de suas próprias histórias. Se alguém cometeu algum tipo
de erro, você acha que não era confiável, então você o descarta e não
recomenda. Isso foge completamente do princípio de "perdoar pequenos erros
e promover talentos" dito por Confúcio. Serve para aqueles que têm erros
econômicos e morais, mas ninguém denuncia, e aqueles que são recomendados não
precisam ser investigados, a fim de incentivar os talentos a se concentrarem em
buscar o progresso e não impedir um talento raro por causa de pequenas falhas.
A partir de agora, os funcionários de instituições relevantes não precisam
denunciar os erros que cometeram antes. Quem não cumprir este decreto será
considerado em dívida com o imperador e será punido por violar o édito
imperial. Este edito foi especificamente escrito e anunciado ao mundo para que
eles saibam o que está acontecendo."
No primeiro mês da
primavera do primeiro ano da Dinastia, a família Yueshang no extremo sul
apresentou um faisão branco e dois faisões pretos, e ordenou aos Sangong
[duques imperiais] que os apresentassem ao templo ancestral.
Os ministros disseram
que os méritos e virtudes do grande Wang Mang eram tão elevados quanto os do
Duque de Zhou, e ele recebeu especialmente o título de An Han Gong, e recebeu o
título de Grão-Mestre Kong Guang e outros. Recompensou os ministros do mundo
com um posto de nobreza e os funcionários com mais de 200 shi no cargo; e
aqueles que não expiraram durante o período probatório foram considerados
concluídos e receberam salário integral.[...]
Em 7 do segundo mês, as
roupas divinas do Mausoléu do Imperador Ai estavam no armário, mas na manhã do
dia 8, elas apareceram na cama externa. O imperador Ping usava a prisão para
sacrifícios e orações. No primeiro dia do quinto mês de verão, ocorreu um
eclipse solar parcial. Houve anistia para o mundo. [...]
Em 16 do décimo segundo
mês no inverno, o imperador Ping morreu no palácio de Weiyang. Houve anistia
para o mundo, e um secretário disse: "De acordo com o sistema de etiqueta,
não há rei de vida curta. O imperador tem quatorze anos e deve ser enterrado de
acordo com o sistema de etiqueta e usar uma coroa". Ele foi enterrado em
Kangling. A imperatriz viúva emitiu um decreto e disse: "O imperador era
benevolente e compassivo. Toda vez que ele ficava doente, sua raiva aumentava e
ele não podia falar, então não há tempo para fazer um testamento. Agora ele
será enviado de volta como uma de empregada dote e uma concubina, e ele poderá
se casar com outra quando voltar para casa, assim como o imperador Wen."
Ban Gu comentou: Na era
do Imperador Ping, o governo veio de Wang Mang. Elogiava suas boas ações para
mostrar sua dignidade. Olhando para seu governo, todos os bárbaros de fora
queriam se submeter. Os belos sinais são bons presságios, e os louvores são
feitos juntos. Quanto à variação vista acima e às queixas das pessoas que
surgiam abaixo, Wang Mang não poderia mais escondê-las.
Wang Mang e a dinastia Xin
Wang Mang, nome de
cortesia Jujun, era filho do irmão mais novo da imperatriz Xiaoyuan.
O pai e os irmãos da
imperatriz Yuan foram todos consagrados como marqueses nos governso anteriores
e ocuparam altos cargos para auxiliar o governo. Havia nove marqueses e cinco
grandes Sima [oficial de cavalaria] na família. Apenas o pai de Wang Mang, Wang
Man, morreu cedo e nunca foi nomeado marquês.
Os tios e irmãos de
Wang Mang eram todos filhos de generais e cinco senhores. Quando serviram como
oficiais, eram extravagantes e promíscuos e competiam entre si por carruagens,
cavalos, sensualidade e entretenimento. Apenas Wang Mang era solitário e pobre,
então ele era humilde, respeitoso e econômico.
Ele adorava Chen Shen
do condado de Pei como seu professor, estudou o "Livro dos Ritos",
era diligente e erudito e se vestia como um estudante confucionista.
Ele serviu sua mãe e
sua cunhada viúva, criou o órfão de seu irmão e se comportou bem; Wang Mang
também fez amizade com pessoas importantes e serviu seu tio com cortesia,
consideração e diligência.
Durante o período de
Yangshuo, seu tio, o grande general Wang Feng, estava doente, Wang Mang o
serviu, provava ele mesmo a decocção, estava desleixado e não tirou a roupa
para dormir por vários meses.
[...]
No primeiro ano de
Yongshi (antes dos 16 anos), Wang Mang recebeu o título de Marquês de Xindu, e
suas terras ficavam na cidade capital de Xinye, Nanyang, com mil e quinhentas
famílias na cidade.
Wang Mang entrou de
serviço como guarda no palácio. Ele era cauteloso e consciencioso. Quanto mais
nobre seu status, mais humilde sua integridade. Ele também distribuiu
carruagens, cavalos, roupas e peles para ajudar os convidados sob sua porta, e
a família não tinha mais dinheiro. Cuidou de celebridades e fez amizade com
muitos generais, ministros e oficiais. Portanto, pessoas em altos cargos o
recomendavam e os viajantes também o divulgavam em todos os lugares, sua fama
era maior que a de seus tios e parentes.
[...]
Nessa época, Chunyu
Chang, filho da irmã da rainha-mãe, alcançou a posição oficial de Jiuqing com
seu talento, e suas qualificações e reputação eram superiores às de Wang Mang.
Wang Mang procurou secretamente por seus crimes; apelando através do grande
Sima Quyang Hougen, Chunyu Chang foi executado e Wang Mang ganhou uma reputação
de lealdade e integridade.
Como Wang Gen pediu
para se aposentar, ele recomendou Wang Mang para substituí-lo, e o imperador
promoveu Wang Mang a grande Sima. Este foi o primeiro ano de Suihe (8 aec), e
Wang Mang tinha trinta e oito anos.
[...]
Durante os três anos da
terra feudal, centenas de funcionários escreveram cartas para expressar queixas
a Wang Mang.
No primeiro ano de
Yuanshou (2 aec), durante um eclipse solar, os virtuosos Zhou Hu, Song Chong e
outros fizeram o possível para elogiar os méritos e virtudes de Wang Mang nas
medidas de governo, então o imperador convocou Wang Mang.
[..]
Depois que Wang Mang
voltou para a capital por mais de um ano, o imperador Ai morreu sem um
príncipe, e a imperatriz viúva Fu e a imperatriz viúva Ding faleceram primeiro.
Enviaram emissários para convocar Wang Mang rapidamente.
[...]
A imperatriz viúva
ordenou aos ministros que nomeassem candidatos que pudessem servir como Grande
Sima. O Grande Situ Kong Guang e o Grande Sikong Peng Xuan recomendaram Wang
Mang, enquanto o general He Wu e depois o general Gongsun Lu se recomendaram.
[...]
A imperatriz viúva
nomeou Wang Mang como grande Sima e discutiu com ele sobre o estabelecimento do
herdeiro do imperador.
O marquês de Anyang,
Wang Shun, era primo de Wang Mang. Ele era rigoroso, a rainha mãe confiava e
gostava muito dele, Wang Mang sugeriu que Wang Shun fosse o general das
carruagens e o enviasse para receber o rei de Zhongshan para se tornar o
herdeiro do imperador, e este seria o imperador Xiaoping.
O imperador tinha
apenas nove anos e a rainha-mãe veio ouvir o governo, e os assuntos de estado
foram confiados a Wang Mang.
Wang Mang disse à
rainha-mãe que a família Zhao havia matado o príncipe antes, e a família Fu era
arrogante e não cumpria seus deveres, então eles depuseram a rainha Zhao, Xiao
lamentou a rainha Fu e os fez cometer suicídio.
Como Kong Guang era um
confucionista famoso, ele havia sido o primeiro-ministro de três governos, era
respeitado pela rainha-mãe e tinha a confiança do mundo, então ele respeitava
muito Kong Guang e recomendou o genro de Kong Guang, Zhen Han, como o capitão.
Para aqueles parentes
do imperador Ai de quem ele não gostava e os ministros em exercício, Wang Mang
teceu acusações contra eles, escreveu um memorial e ordenou que Zhen Han o
entregasse a Kong Guang.
Kong Guang sempre foi
tímido e cauteloso, não ousando contrariar a imperatriz viúva. Wang Mang disse
à rainha-mãe novamente que permitia essas atitudes.
Assim, o general He Wu
e o posterior general Gongsun Lu foram dispensados do cargo sob a acusação de
recomendação mútua, e os parentes da imperatriz viúva Ding, da imperatriz Fu e
de Dong Xian foram todos exilados de títulos oficiais e exilados para lugares
distantes.
[...]
Wang Mang tinha um
rosto severo e palavras bem faladas, ele queria fazer a diferença e mostrar seu
comportamento, para que os membros do governo pudessem seguir sua vontade de
mostrá-lo ao imperador. [...] Wang Mang fez grandes conquistas ao estabilizar a
família Han, então ele recebeu o título de duque An Han, aumentou o número de
famílias e títulos hereditários, para que ele pudesse se adequar ao antigo
sistema administrativo e estabelecer as regras de conduta para seguir a vontade
do céu. A imperatriz viúva emitiu um edito imperial para lidar com este
assunto.
[...]
Liu Qing, Marquês de
Quanling, escreveu uma carta dizendo: O rei Cheng de Zhou subiu ao trono ainda
jovem, chamado Ruzi, e o duque Zhou governou o país. Agora que o imperador é um
jovem, o duque An Han deve ser apontado como o Filho do Céu, assim como o duque
Zhou. Todos os funcionários disseram: "Você deve fazer o que Liu Qing
disse."
[...]
Em dezembro, o
imperador Ping morreu e o mundo foi anistiado. Wang Mang recrutou Zong Bofeng e
outros proficientes em etiqueta e concordou que todos os funcionários do país
com salário de mais de 600 shi deveriam ser lamentados por três anos.
[...]
Wang Mang então disse:
Na era dos sábios e santos, havia muitas pessoas eminentes no país. Portanto,
nas dinastias Tang e Yu, as pessoas confiadas viviam próximas umas das outras e
as recompensavam depois que alcançavam o sucesso.
Na Conferência de
Tushan no final do verão, havia mais de dez mil estados feudais segurando jade
e seda. No encontro de Mengjin, reuniram-se oitocentos príncipes. O duque de
Zhou era regente, oferecendo sacrifícios a Hou Ji nos subúrbios para ser digno
do céu e oferecendo sacrifícios ao rei Wen no Mingtang para ser digno de Deus.
Portanto, cada um dos quatro mares participou do sacrifício de acordo com sua
posição, e havia mil e oitocentos príncipes.
O "Livro dos Ritos
Wang Zhi Pian" contém mais de mil e setecentos príncipes, então Confúcio
escreveu o "Livro da Piedade Filial" e disse: "Não nos atrevemos
a omitir os súditos de pequenos países, como seria com os filhos de príncipes e
nobres?" Sirva o antigo rei: Esta era a piedade filial do Filho do Céu.
Qin era tirânico e
inocente, e eliminou os príncipes para estabelecer prefeituras e condados. Ele
queria monopolizar os benefícios do mundo, então ele apenas passou para a
segunda geração e depois morreu. O imperador Gao foi ordenado pelo céu para
erradicar a crueldade. Mais tarde, gradualmente declinou, deixando apenas o
resto para os marqueses.
A Imperatriz Lu
governou pessoalmente o país, premiou pessoas meritórias para incentivá-las a
fazer o bem e reconstruiu as tumbas para continuar as gerações. Portanto, o
grande esclarecimento se espalhará e será realizado mais cedo ou mais tarde.
Quando os bandidos de
Qiang colocaram em perigo o condado de Xihai, e os rebeldes espalharam rumores
no condado do leste, e confundiram as massas no oeste, ministros leais e filhos
filiais ficaram todos zangados, e todos os lugares que foram conquistados foram
destruídos, e todos os crimes foram punidos e o mundo estava em paz.
Nos ritos e músicas de
hoje, examinamos os títulos de quinta classe da Dinastia Zhou e os títulos
feudais de quarta classe, que estão claramente registrados; existem títulos de
terceira classe na Dinastia Yin. Embora exista tal ditado, existem sem
registros claros.
Confúcio disse:
"Zhou aprendeu com Shang, como os artigos eram prósperos! Eu sigo
Zhou." O ministro solicitou que todos os generais a quem a cidade fosse
confiada fossem divididos em cinco fileiras de títulos e quatro fileiras de
feudos. O memorial foi aprovado.
[...]
Todos sabiam que Wang
Mang havia obtido o talismã auspicioso ordenado pelos céus para se
autoproclamar imperador e sinalizou aos oficiais para discutirem amplamente
outra apresentação para mostrar sinais de que a entronização havia se
concretizado.
Zhang Chong e outros
conspiraram para sequestrar Wang Mang e tornar o rei de Chu imperador. As
coisas foram reveladas e ele foi executado.
Comentário de Ban Gu:
Wang Mang primeiro fez fortuna com seus parentes, ele se conteve e trabalhou
duro para ganhar um bom nome. Seu clã o elogiou por sua piedade filial e seus
professores e amigos o elogiaram por sua benevolência. Até chegar a uma posição
elevada e auxiliar nos assuntos do governo, durante os períodos do imperador Cheng
e do imperador Ai, ele trabalhou muito pelo país, agiu de acordo com o
princípio da justiça e foi elogiado por todos os seus movimentos.
Será que ele era a
chamada pessoa que "deve ter prestígio na família e também deve ter
prestígio na corte" e "benevolente na superfície, mas contrário ao
seu comportamento"? Wang Mang não era de natureza benevolente, mas ele
tinha a habilidade de fazer truques e trapaças, e usou quatro parentes para
estar no poder por vários anos consecutivos, quando a dinastia Han declinava, a
sucessão ao trono foi cortada três vezes, e a longevidade da imperatriz viúva o
protegia; por isso ele foi capaz de fazer todo tipo de coisas traiçoeiras, o
que levou ao desastre de usurpar o poder.
Inferimos que a
situação acima pode ser considerada como vontade do céu, ou poderia ser feito
por seres humanos? Quando ele roubou o trono, governou o mundo e ocupou uma
posição que não deveria ter sido ocupada por ele, o ímpeto de declínio foi mais
sinistro do que Jie e Zhou, mas Wang Mang comparou-se com segurança ao
Imperador Amarelo e Yu Shun ressurgido. Então ele começou a agir de forma
imprudente, usando seu poder e força, rebelando-se contra os céus, prejudicando
o povo, e de forma hedionda, o mal se espalhou por todo o país, e a destruição
se espalhou para toda a população, mas ainda não foi o suficiente para
satisfazer sua ganância.
Como resultado, as
pessoas nos quatro mares perderam dolorosamente a esperança de vida, as terras
chinesas e estrangeiras estavam unidas em ressentimento e as tropas foram
levantadas de longe e de perto, as cidades estavam perdidas e os membros
estavam divididos. A julgar pelos desastres e mortos, pelos oficiais rebeldes,
ladrões e pelo sofrimento das pessoas inocentes registradas na literatura,
difícil encontrar danos e falhas tão sérios quanto as de Wang Mang.
No passado, a Dinastia
Qin queimou o "Livro das Canções" e o "Shangshu" para
estabelecer a arbitrariedade, enquanto Wang Mang recitou os "Seis
Clássicos" para embelezar as palavras más. Indo contra a corrente, manteve
leis sem a bênção do Céu, como cores variadas e sons malignos, com meses
bissextos extras entre anos, tudo isso apenas para o sábio imperador destruir!