O Hanshu 漢書
"Livro do Han" é a história dinástica oficial (zhengshi正史)
da antiga dinastia Han 前漢 (206 aec-8ec),
também conhecido como Qian Hanshu 前漢書 [Livro de Han
anterior]. Foi escrito por Ban Biao 班彪 (3–54ec), seu
filho Ban Gu 班固 (32–92ec) e sua filha Ban Zhao 班昭
(49-120ec). Embora inspirado na tradição inaugurada pelo Shiji史記
de Sima Qian 司馬遷, o Hanshu descreve apenas uma dinastia,
a Han anterior (duandaishi 斷代史). O livro adota
o sistema de Anais, Cronologias, Biografias e Tratados, e centra-se nos
acontecimentos e eventos desse período. Nesse volume, apresentaremos fragmentos
selecionados das Biografias [Zhuan傳] e um excerto
das Cronologias [Biao表] sobre os
príncipes. [Trad. A. Bueno, 2023].
Príncipes e reis
No passado, a Dinastia
Zhou presidiu as dinastias Xia e Yin. O Rei Wen, o Rei Wu e o Duque de Zhou
formularam leis e regulamentos, estabeleceram os cinco títulos de Gong [duque],
Hou [marquês], Bo [conde], Zi [visconde] e Nan [barão], e enfeudaram oitocentos
estados vassalos, dos quais mais de cinquenta tinham o mesmo sobrenome do Filho
do Céu. O duque Zhou e Kang estabeleceram vassalos feudais no estado de Lu e no
estado de Wei, cada um com um raio de centenas de quilômetros; Jiang Taigong
estabeleceu um estado vassalo no estado de Qi, que também é o local onde os
príncipes de quinta classe e o chefe de Jiuzhou. O "Livro das
Canções" registra o sistema da época: "As pessoas boas são usadas
como barreiras, e os grandes mestres são usados como paredes. Os príncipes de
grandes poderes são usados como escudos, e a família real com o mesmo sobrenome
era usada como pilar. O mundo será pacífico se puder estar alinhado com o
governo moral, e o palácio será forte se for confiado aos filhos do clã. O
palácio não pode ser destruído e o clã não pode ser isolado; caso contrário, o
medo e a ansiedade virão." Portanto, parentes e sábios são consagrados
juntos, e aqueles que têm ações meritórias constroem um estado vassalo juntos.
Isso está relacionado à prosperidade do país e à base da estabilidade do mundo,
e não pode ser alterado. Portanto, quando a Dinastia Zhou era forte, Zhou Gong
e Shao Gong participaram da governança do país, chegando ao estado em que
ninguém infringia a lei e a lei criminal era posta de lado. Desde o Rei You e o
Rei Ping, o país tem decaído a cada dia, até ficar em uma situação difícil e
desconfortável entre poderosos estados vassalos. Zhou se dividiu em dois
pequenos países, Zhou Oriental e Zhou Ocidental. Rumores se espalharam. No
entanto, o mundo ainda o chamava de imperador comum, e os poderosos príncipes
não ousavam destruí-lo. Depois de mais de oitocentos anos, os méritos e
virtudes foram finalmente perdidos, o trono também acabou com o rei Nan, e o
imperador foi reduzido a um homem comum e morreu naturalmente. Embora o título
e o trono estejam perdidos no mundo, eles ainda precisavam ser mantidos.
Ninguém ousava ocupar o trono vazio. Não havia imperador no país há mais de
trinta anos.
Contando com força
superior, a Dinastia Qin conduziu um exército traiçoeiro, anexou os seis reinos
e conquistou a vitória de uma só vez. Portanto, ele [Qinshi Huangdi] se
elogiava por dominar o mundo, pensava que sabia construir um país, caluniou e
ridicularizou as três dinastias, eliminou e destruiu os caminhos antigos e
roubou o título de imperador para si, mas seus filhos eram pessoas comuns, e
não havia ninguém da mesma raiz para ajudá-lo. Não havia estados vassalos com
terras para defendê-los. Chen Sheng e Wu Guang se levantaram com uma vara de
madeira, e Liu Bang e Xiang Ji destruíram imediatamente a Dinastia Qin.
Portanto, diz-se que a Dinastia Zhou desfrutou do país por muito tempo, e a
Dinastia Qin não cumpriu seu prazo, o que foi causado pela situação do país.
Nos primeiros anos da
ascensão da Dinastia Han, o país havia acabado de ser pacificado e havia poucos
clãs com o mesmo sobrenome. Gaozu tomou o colapso da Dinastia Qin como uma
lição por causa de seu isolamento e desamparo, então ele começou a dividir o
território e estabelecer príncipes e nobres de segunda classe. [...] Mesmo
assim, Gao Zu estabeleceu a fundação do império e não houve sossego por um dia.
O reinado do imperador Hui foi curto e a imperatriz Gao tornou-se regente, mas
o país estava são e salvo e não havia extremos com que se preocupar. No havia
poder entre os príncipes.
No entanto, os
príncipes estão fortes no país e a maré também está transbordando. Os menores
são licenciosos e ilegais, e os maiores são desenfreados, causando danos a si
mesmos e ao país. Portanto, o imperador Wen adotou a sugestão de Jia Yi de
dividir o estado de Qi e o estado de Tang, e o imperador Jing adotou a estratégia
de Chao Cuo para enfraquecer Wu, Chu e outros países. O imperador Wu executou o
plano do mestre e emitiu um decreto de favor, que permitiu aos príncipes e reis
dividir parte das famílias e cidades entre seus filhos. Sem depor e realocar, o
próprio estado vassalo se desfez. Desde então, o estado de Qi foi dividido em
sete pequenos estados, o estado de Zhao foi dividido em seis estados, o estado
de Liang foi dividido em cinco estados e o estado de Huainan foi dividido em
três estados. Quando o príncipe começou a ser coroado rei, o maior não tinha
mais do que dez cidades. Embora Changsha, Yan, Dai e outros países ainda tenham
seus nomes antigos, eles não têm mais a antiga fronteira norte-sul. Quando o
imperador Jing sofreu o desastre dos Sete Reinos, ele reprimiu e enfraqueceu os
príncipes e reduziu a demissão de funcionários de vários países. Quando o
imperador foi preso, havia dois reis de Hengshan e Huainan que conspiraram um
contra o outro, então eles estabeleceram leis para os oficiais dos príncipes punirem
severamente aqueles que infringiam a lei. Os príncipes só podiam obter comida,
roupas, impostos e aluguel e não podia participar de assuntos políticos.
Na época do imperador
Ai e do imperador Ping, os senhores feudais eram todos descendentes de seus ancestrais,
descendentes do Filho do Céu, nascidos no palácio, não respeitados pelos
estudiosos e pelo povo, e seu poder não era diferente do de uma pessoa rica.
Além disso, o imperador morreu jovem e não teve herdeiros por três gerações
consecutivas. Portanto, Wang Mang sabia que a dinastia Han estava em perigo por
dentro e por fora, e que era fraca no final, então ele não teve escrúpulos e
deu à luz a traição. Dominando os corredores, fez o mundo girar sem descer.
Assim que o esquema traiçoeiro foi concluído, ele usurpou a honra do imperador,
despachou funcionários separadamente e rapidamente espalhou sua palavra para o
mundo, promulgando a ordem do imperador. Os príncipes e reis da Dinastia Han
ficaram assustados com a traição, e todos se prostraram no chão e ofereceram
selos e fitas de jade, temendo que fossem deixados para trás. Então descobriram
que a mudança dos príncipes era o começo do fim de fortes para fracos, como
punição.
Chen Sheng
Chen Sheng, nome de
cortesia She, nasceu em Yangcheng.
Wu Guang, nome de
cortesia Shu, nasceu em Yangxia.
Quando Chen Sheng era
jovem, ele foi contratado para ajudar as pessoas a arar os campos. Quando
estava cansado, ele descansou no cume do campo. Ele se sentiu deprimido por um
tempo e disse: "Se ficarmos ricos e honrados no futuro, não vamos esquecer
um do outro." O servo respondeu com um sorriso e disse: "Você é
contratado para ajudar as pessoas a arar os campos, como você pode ficar
rico?" Chen suspirou e disse: "Ai! Como os pardais conhecem as
sublimes ambições do cisne?"
Tempos depois,
novecentos civis foram chamados para proteger o portão esquerdo de Yuyang.
Tanto Chen Sheng quanto
Wu Guang eram chefes de aldeia.
Quando chegaram ao
município de Daze, no condado de Qixian, chovia muito e as estradas estavam
intransitáveis. Eles calcularam que a viagem para Yuyang seria atrasada devido
ao bloqueio da estrada. De acordo com a lei de Qin, se o prazo fosse
ultrapassado, a decapitação será executada como punição.
Chen Sheng e Wu Guang
discutiram e disseram: "Agora fugir e ser pego é a morte, e o fracasso do
grande plano também é a morte. É melhor morrer pelo país." Chen Sheng
disse: "As pessoas no mundo sofreram com a tirania de Qin. Ouvi dizer que
Qin Er Shi é o filho mais novo do primeiro imperador, e é seu filho Fusu quem
deveria sucedê-lo. Fusu falhou em se tornar o príncipe por causa da traição,
então ele foi enviado pelo imperador para liderar tropas para guarnecer outros
lugares. Há rumores de que Fusu não foi morto por Qin II por causa de seus
erros. O povo queria apoiar Su Xianneng, mas não sabe que ele está morto. Xiang
Yan era originalmente um general do estado de Chu. Ele fez muitas ações
meritórias e amou os soldados, e as pessoas pensavam que ele ainda estava vivo.
Agora vamos realmente nos revoltar e invocar o mundo em nome deles, e muitas
pessoas responderão."
Wu Guang achou que as
palavras de Chen Sheng eram muito razoáveis, então ele foi pedir uma
adivinhação. O adivinhador viu suas intenções e disse: "Os negócios do Sr.
podem ser bem-sucedidos, você pode fazer grandes conquistas, mas deve confiar
em fantasmas e deuses." Chen Sheng e Wu Guang ficaram muito felizes quando
ouviram isso e disseram : "Isso é para nos ensinar a tentar deixar todos
com medo primeiro." Eles escreveram "Rei Chen Sheng" em vermelho
com pincéis e os enfiaram na barriga dos peixes que tinham acabado de pescar.
Quando o soldado
comprou o peixe e voltou para cozinhá-lo, ficou surpreso ao encontrar o
bilhete.
À noite, Chen Sheng
secretamente ordenou que Wu Guang fosse ao santuário perto do acampamento,
acendesse uma fogueira, imitasse uma raposa e gritasse: "Grande Chu Xing,
Rei Chen Sheng." Depois de ouvir isso, os guardas ficaram apavorados a
noite toda.
No dia seguinte, os
soldados da guarnição falaram sobre isso em todos os lugares, apontando e
observando secretamente Chen Sheng e Wu Guang.
Chen Sheng e Wu Guang
sempre cuidaram dos outros, e a maioria dos guardas estava disposta a ouvir
seus comandos. [...]
Chen Sheng se tornou
general, fez Wu Guang general e liderou suas tropas para capturar o município
de Daze e depois o condado de Qi. Então Ge Ying, um homem de Fuli, foi enviado
para atacar a parte oriental do condado de Qixian e capturou Qizhi, Zanyi, Ku,
Zhe, Qiao e outros lugares seguidamente.
Eles recrutaram
soldados e cavalos ao longo do caminho e, quando chegaram a Chendi, tinham
seiscentos a setecentos carros, mais de mil cavaleiros e dezenas de milhares de
infantaria. Durante o cerco de Chen, os magistrados e oficiais do condado não
estavam lá, e apenas um oficial local ficou na torre para resistir, mas ele não
resistiu. O guarda do condado morreu em batalha e Chen foi capturado.
Alguns dias depois,
Chen Sheng ordenou uma reunião dos anciãos e dignatários locais. Todos os
participantes disseram: "O general usa uma armadura de batalha e segura
uma arma na mão. Ele deve lutar contra Wudao, punir o Tirano Qin e restaurar a
terra de Chu. Seja nosso rei!" Então Chen Sheng proclamou-se rei, e o nome
do país era "Zhang Chu". Nessa época, os condados e condados odiavam
os oficiais da tirania de Qin e mataram seus chefes em resposta a Chen Sheng.
[...]
Chen Sheng foi rei por
seis meses.
Quando ele se tornou
rei, seu ex-parceiro que trabalhava no campo ouviu a notícia, correu para
Chendi, bateu na porta do palácio e disse: "Quero ver Chen Sheng." O
portão do palácio ordenou que ele fosse amarrado e punido.
Ele foi solto após
repetidas desculpas, mas ainda assim se recusou a ir embora sem falar com ele.
Foi só quando Chen
Sheng saiu que ele bloqueou o caminho e gritou para o antigo amigo. Então ele
foi convocado, entrou no carro e voltou junto com ele.
Depois de entrar no
palácio e ver os móveis dos salões, os quartos e cortinas, o amigo disse:
"Há tantos! Seu palácio é realmente muito enorme e amplo!" [O povo
Chu usava "muito" (Huo) como "grupos" quando conversavam,
então surgiu o ditado "Huosheng é rei" originou-se de Chen Sheng].
O amigo convidado
entrava e saía do palácio cada vez mais casualmente e frequentemente conversava
sobre o passado de Chen Sheng com outras pessoas. Então alguém disse a Chen
Sheng: "Este convidado é ignorante e adora falar bobagens, ele prejudicará
sua dignidade!" Então Chen Sheng matou o amigo.
O resto dos velhos
amigos do rei de Chen partiu um após o outro depois de ver isso e, desde então,
não havia ninguém próximo ao rei de Chen.
Chen Sheng nomeou Zhu
Fang e Hu Wu como oficiais, responsáveis pelas falhas dos soldados. Os generais
fizeram grandes contribuições no ataque à cidade, mas quando chegassem a
Chendi, se desobedecessem às ordens, mesmo que um pouco, seriam presos e
punidos imediatamente. Eles mostravam sua lealdade sendo rigorosos e
meticulosos em seu trabalho, e quando aqueles de quem eles não gostavam cometia
crimes, eles não eram entregues aos oficiais de justiça para julgamento, mas
eram interrogados diretamente e condenados por eles mesmos. Chen não sabia
disso, mas confiava neles. Portanto, os generais não eram mais próximos e
apegados ao rei Chen, o que foi a principal razão de seu fracasso. Embora Chen
Sheng tenha morrido, os príncipes e generais que ele enviou finalmente
destruíram Qin.
Durante a época do
imperador Gaozu, uma homenagem especial foi colocada ao lado da tumba de Chen
Sheng no condado de Dang para cuidar da tumba, e sacrifícios foram feitos para
ele nesse tempo. Depois que Wang Mang governou, ele foi extinto.
Hanxin
Han Xin era nativo de
Huaiyin.
No início, porque sua
família era muito pobre e sua conduta não era boa, ele não podia ser indicado
como um pequeno funcionário local, nem podia fazer negócios para sobreviver,
então muitas vezes dependia de outros para viver.
Sua mãe morreu e não
havia lugar para enterrá-lo, mas Han Xin encontrou um cemitério em um planalto
e possibilitou que dezenas de milhares de famílias fossem colocadas ao lado do
seu túmulo.
Han Xin conseguiu uma
vez ser o chefe do pavilhão em Nanchang, e foi para o campo por um período de
tempo. Mas a esposa do chefe do pavilhão o odiava muito, ela cozinhava de manhã
cedo e comia no quarto.
Quando chegava a hora
de comer, Han Xin vinha, mas não havia nada preparado para ele. Han Xin sabia o
que ele queria dizer e nunca mais foi lá. Quando Han Xin foi pescar na cidade,
uma velha mãe que lavava algodão teve pena dele e deu-lhe comida. Ela ficou lá
por dezenas de dias e também deu comida para Han Xin por muitos dias. Han Xin
disse, agradecido, à velha senhora: "Vou recompensá-la duas vezes no
futuro."
Alguns adolescentes da
vila intimidaram Han Xin, dizendo: "Embora você seja alto e forte e goste
de usar espadas, na verdade você é muito covarde." Ele insultou Han Xin na
frente de todos e disse: "Se você não tem medo da morte, então me apunhale
com sua espada; Se você tem medo da morte e não ousar, apenas pase por baixo
das minhas pernas." Han Xin olhou para o jovem perverso por um longo
tempo, então passou por baixo de suas pernas.
As Pessoas por toda a
rua riram de Han Xin, pensando que ele era tímido.
Quando Xiang Liang
cruzou o rio Huai, Han Xin foi fugir sozinho com sua espada. Mas sob o comando
de Xiang Liang, Han Xin permaneceu desconhecido.
Depois que Xiang Liang
foi derrotado, Han Xin foi se juntar a Xiang Yu. Xiang Yu o nomeou oficial. Han
Xin propôs vários truques para ganhar a confiança de Xiang Yu, mas Xiang Yu não
adotou suas ideias.
Depois que o rei de Han
entrou na terra de Shu, Han Xin escapou do exército Chu e se juntou ao exército
Han. No entanto, ele permaneceu em silêncio e serviu apenas como pequeno
oficial.
Mais tarde, ele deveria
ser decapitado porque foi considerado culpado junto com treze cúmplices que
foram executados. Quando foi a vez de Han Xin, ele olhou para cima e viu o
duque Teng e disse: "O rei de Han não está tentando unificar o mundo? Por
que ele matou seu homem mais forte?" Ele ficou surpreso com o que disse e,
vendo sua aparência majestosa, o soltou. Depois de conversar com ele, o duque
Teng ficou muito feliz e relatou ao rei de Han.
O rei de Han o nomeou
capitão encarregado da alimentação e do pagamento, mas não achou nada de
estranho nele. Mas depois que Xiao He conversou com Han Xin várias vezes, ele
ficou muito surpreso com o fato de Han Xin ser diferente.[...] Han Xin estimou
que Xiao He havia se recomendado ao Rei de Han muitas vezes, mas o Rei de Han
não o utilizou, então ele também fugiu.
Quando Xiao He soube
que Han Xin havia escapado, ele não teve tempo de se reportar ao rei de Han,
então ele foi atrás do próprio Han Xin. Alguém relatou a Liu Bang:
"Primeiro Ministro Xiao, ele escapou." Liu Bang estava muito zangado,
como se tivesse perdido as mãos esquerda e direita. Depois de um ou dois dias,
Xiao He veio visitar Liu Bang. Liu Bang estava com raiva e feliz ao mesmo
tempo, e repreendeu Xiao He: ‘Por que você fugiu? Quem você está perseguindo?’
Xiao He disse: ‘Han Xin’. Liu Bang repreendeu novamente: "Há dezenas de
oficiais que escaparam e você nunca os perseguiu. Você está mentindo quando diz
que está perseguindo Han Xin.” Xiao He disse: ‘Esses oficiais comuns são fáceis
de encontrar, mas há não há uma segunda pessoa como Han Xin em todo o país. Se
o rei quer ser rei em Hanzhong por muito tempo, então Han Xin é realmente
inútil; se ele quer dominar o mundo, não há ninguém além de Han Xin. Ele á a
pessoa que pode discutir assuntos militares com você. Depende de como você se
decidir.’ Liu Bang disse: "Eu quero ir para o leste, como posso ficar aqui
por muito tempo me lamentando?" Xiao He disse: "O rei deve planejar o
desenvolvimento para o leste. Se Han Xin puder ser nomeado, ele ficará; se não
puder ser nomeado, ele fugirá mais cedo ou mais tarde." Liu Bang disse:
"Entendo, e pelo seu bem, deixe-o ser um general.” [...]
[Após obter vários
sucessos militares] Han Xin se tornou um oficial importante e voltou ao seu
país. Ele convocou a velha lavadeira que
lhe deu comida e deu a ela mil ouros. Ele também encontrou o chefe do pavilhão
onde trabalhou quando foi para o campo e deu a ele cem moedas, dizendo:
"Você é uma pessoa boa, e as boas ações nunca terminam." Ele
encontrou o homem que se insultou e o fez rastejar para baixo das pernas,
nomeou-o como tenente e disse a seus generais: "Este é um homem forte.
Quando ele me insultou, eu não poderia matá-lo? Mas não fazia sentido matá-lo,
então aguentei naquela época e, por causa disso, alcancei a conquista de
hoje."
Shu Suntong
Shu Suntong era do
condado de Xue. [...]
Quando Chen Sheng se
levantou, Qin Ershi convocou oficiais e estudiosos confucionistas e perguntou:
"O que você acha dos soldados de Chu que atacaram o condado de Qi e
entraram em Chen?" Mais de trinta oficiais e estudiosos se apresentaram e
disseram: "Como ministros, pensamos que o imperador não deve possuir o
povo. Uma vez que você o possui, ele se rebelará, e é um crime capital
imperdoável. Esperamos que sua majestade envie tropas para atacá-los." Qin
Ershi ficou com raiva quando ouviu que era uma rebelião, e seu rosto mudou.
Shusun Tong deu um passo à frente e disse: "Vocês, estudiosos
confucionistas, estão todos errados. Agora que o mundo foi unificado, as
cidades dos condados foram arruinadas e as armas foram destruídas. É claro que
o mundo não usará mais soldados. Além disso, existem ministros sábios e várias
leis e regulamentos. Os funcionários são todos responsáveis, e as quatro
direções convergem, como pode haver rebeldes? Chen Sheng e os outros são
ladrões e cães, então qual é o ponto? Deixe a guarda do condado e o tenente do
condado procurar e matar esses ladrões, com o que se preocupar?" Qin Ershi
ouviu e ficou feliz, questionou todos os estudiosos confucionistas, alguns
disseram que eram rebeldes e alguns disseram que eram ladrões.
Então Qin Ershi pediu a
Yu Shi para prender aqueles que se diziam rebeldes, porque suas palavras eram
inadequadas.
Dispensou os
funcionários que falaram sobre ladrões e recompensou-os com vinte peças de
seda, um conjunto de roupas e promoveu-os a grandes oficiais.
Shu Suntong saiu do
palácio e voltou para sua residência. Os estudiosos confucionistas disseram:
"Por que você diz palavras tão lisonjeiras?" Shu Suntong disse:
"Você não sabe, mal pude escapar da boca do tigre!" Nesse momento, o
condado havia se rendido ao estado de Chu.
Quando Xiang Liang
chegou ao condado de Xue, Shu Suntong o seguiu.
Logo após o fracasso de
Dingtao, Shusun Tong seguiu o rei Huai de Chu.
Quando o rei Huai foi
homenageado como imperador Yi e mudou-se para Changsha, Shusun Tong ficou para
servir o rei Xiang.
No segundo ano da
Dinastia Han (antes de 205), o Rei de Han liderou os príncipes dos cinco países
para atacar Pengcheng, e Shusun Tong rendeu-se ao Rei de Han.
Depois que Shu Suntong
seguiu o Rei de Han, ele não recomendou nenhum dos mais de cem discípulos que o
seguiram junto ao Rei de Han, mas recomendou especialmente aqueles heróis que
haviam sido ladrões.
Os discípulos disseram:
"Temos servido a você por muitos anos e estamos honrados em nos juntarmos
ao rei de Han. Agora não somos recomendados, mas você recomenda algumas pessoas
astutas. Por quê?". Ele respondeu: “Vocês, estudiosos, podem lutar como
guerreiros? Portanto, eu primeiro recomendo aqueles homens fortes que podem
matar os generais e capturar a bandeira. Esperem um pouco, e eu não vou
esquecer vocês." [...]
O Rei de Han unificou o
mundo, e os senhores feudais respeitaram o Rei de Han como Imperador em
Dingtao, e Shu Suntong fez cerimônias e títulos para isso.
O Imperador Gao aboliu
toda a etiqueta e leis da Dinastia Qin e as substituiu por outras simples e
fáceis. Os oficiais festejavam e competiam por mérito no palácio, gritavam
descontroladamente enquanto estavam bêbados e até sacavam suas espadas e
depredavam os pilares do palácio, e o imperador ficou contrariado.
Shu Suntong sabia que o
imperador estava ficando cansado dessas coisas, então ele os persuadiu:
"Falando de modo geral, é difícil falar de guerras com estudiosos, mas
podemos discutir a causa do sucesso. Estou disposto a recrutar estudiosos
confucionistas de Ludi para vir com meus discípulos e formular conjuntamente
novos regulamentos e etiqueta da corte." O Imperador Gao disse:
"Haverá alguma dificuldade em implementá-los?" Shu Suntong disse:
"Os cinco imperadores tiveram alegrias diferentes e as três dinastias
tinham rituais diferentes. Rituais são originalmente decorações de etiqueta
formuladas de acordo com os assuntos mundiais e as condições humanas. Xia As
etiquetas de Xia, Yin, Zhou e Qin vieram todas dos ganhos e perdas da etiqueta
da dinastia anterior. Desta forma, as pessoas podem distinguir umas das outras
e a etiqueta não se sobrepõe. Quero misturar a etiqueta antiga e a etiqueta da
Dinastia Qin para formular uma nova etiqueta."
O Imperador disse:
"Você pode tentar, mas deve ser fácil de entender, e somente se eu puder
fazer isso." Suntong foi a Ludi para recrutar mais de trinta estudiosos
confucionistas, e dois estudiosos confucionistas em Ludi se recusaram a aceitar
o chamado, dizendo: ‘Você serviu a dez mestres, certo? Todos eles foram lisonjeados
e agraciados pessoalmente. Agora o mundo acaba de se estabelecer, os mortos não
foram enterrados, os feridos ainda não se recuperaram, e os rituais e a música
devem ser formulados. Você deve conhecer a educação benevolente de séculos
atrás antes; só então podemos formular ritos e música. Não podemos suportar
fazer o que você quer fazer. Seu comportamento não está de acordo com a
etiqueta antiga, nós não iremos, não nos manche!’
Shu Suntong disse com
um sorriso: “Que estudiosos humildes, não conheço as mudanças dos tempos!”
Então Shu Suntong e trinta pessoas recrutadas foram para o palácio. Juntamente
com aqueles que eram conhecidos como acadêmicos do imperador, além de mais de
uma centena de seus discípulos, eles amarraram suas faixas, arrumaram seus grampos
de cabelo passaram a ensinar, imitando o status e ensaiando a etiqueta.
Depois de praticar por
mais de um mês, Shu Suntong foi até o imperador e disse: "Você pode
experimentar. Depois de assistir ao ensaio, o imperador disse: “Eu consigo. Que
os oficiais aprendam até o décimo mês do próximo ano.”
No sétimo ano da
Dinastia Han, o Palácio Changle foi concluído. No décimo mês, os príncipes e
oficiais vieram para comemorar o ano. [...] Durante o banquete, houve um censor
que realizou a cerimônia, e aqueles que se comportaram de maneira inadequada
foram convidados a sair. Durante toda a reunião e banquete, ninguém ousou fazer
barulho e ser indelicado. Então o Imperador Gao disse com emoção: "Eu só
conheço a dignidade de ser um imperador hoje!" Ele premiou Shun Suntong como um tributo de
quinhentos catis de ouro.
Ban Gu comentou: Gaozu
conquistou o mundo pela força, mas deixou os eruditos confucionistas exibirem
seu conhecimento e eloqüência e, finalmente, alcançou a dignidade de imperador.
Liling
Li Ling, nome de
cortesia Shaoqing, serviu como servo em Jiangzhan quando era jovem.
Ele era bom em
equitação e tiro com arco, tinha um coração benevolente para as pessoas e era
humilde, por isso tinha uma boa reputação.
O imperador Wu da
dinastia Han pensou que ele tinha o comportamento de Li Guang e ordenou que ele
liderasse oitocentos cavaleiros.
Ele se aprofundou na
terra de Xiongnu [hunos] por mais de dois mil li, cruzou Juyan para explorar o
terreno e voltou sem encontrar o inimigo.
Mais tarde, ele foi
promovido a capitão da cavalaria, liderou cinco mil soldados de elite e
estacionou em Jiuquan, Zhangye e outros lugares para ensinar arco e flecha para
se defender dos xiongnu.
[...]
Li Ling encontrou a
força principal do Shanyu na montanha Junji e foi cercado por mais de trinta
mil cavaleiros hunos. O exército de Li Ling estava estacionado entre as duas
montanhas e usava carroças como acampamento. Li Ling liderou as tropas para
fora do acampamento e espalhou as tropas. A primeira fila continha alabardas e
escudos, e a fila de trás usava arcos e bestas. Vendo que o exército Han era
pequeno, os Xiongnu correram direto para o acampamento Han.
Li Ling moveu suas
tropas para lutar, milhares de soldados atiraram ao mesmo tempo e os soldados
inimigos caíram em resposta.
O exército Xiongnu
recuou montanha acima e o exército Han os perseguiu, matando milhares de
inimigos.
O Shan Yu ficou
alarmado e convocou mais de oitenta mil cavaleiros dos reis Zuoxian e Youxian
para sitiar Li Ling. Li Ling lutou e caminhou para o sul, e alguns dias depois
ficou preso em um vale.
[...]
Nesse momento, o exército de Li Ling estava em
uma situação mais perigosa, e havia muitos cavaleiros hunos. A batalha durou
dezenas de rodadas ao longo do dia, e o inimigo sofreu duras baixas. Mais de
mil pessoas. Os hunos não conseguiram vencer e estavam prestes a se retirar.
Acontece que um marquês
chamado Guan Gan, do exército de Li Ling, escapou e se rendeu aos hunos porque
foi insultado por um tenente. Disse ao Shan Yu: "O exército de Li Ling não
tem reforço e as flechas estão esgotadas. Apenas os homens do general Li Ling e
Cheng Anhou têm oitocentas pessoas cada um na frente da formação. Eles usam
amarelo e branco como bandeiras e enviam soldados de elite para atirar e matar
os porta-bandeiras. Ademais, o imperador Wu fez de seu filho Han Yannian um
marquês e ele serve como tenente no exército de Li Ling. Ataque-os e a batalha
será interrompida”.
O Shan Yu ficou muito
feliz em pegar Guan Gan e ordenou que sua cavalaria unisse forças para atacar o
exército Han, gritando: "Li Ling, Han Yannian, desçam rapidamente!"
Li Ling estava no fundo
do vale, e o inimigo atirou flechas de todos os lados na encosta, e as flechas
caíram como chuva.
O exército Han insistiu
em marchar para o sul e, antes de chegarem ao Monte Kan, eles dispararam todas
as quinhentas mil flechas em um dia e então abandonaram suas carruagens e
partiram. Só restavam mais de três mil soldados, e os de mãos nuas cortavam os
raios das rodas como armas, e os soldados só tinham facas curtas. Eles foram
bloqueados por uma grande montanha e em um vale estreito. O Shan Yu cortou sua
retirada e colocou barreiras de pedra em pontos perigosos. Muitos soldados
foram esmagados até a morte e não puderam avançar.
[...]
Eles estavam prestes a
bater os tambores para estourar no meio da noite, mas os tambores não tocaram.
Li Ling e Han Yannian montaram juntos no cavalo, e mais de uma dúzia de homens
fortes correram junto com eles. Milhares de cavaleiros hunos os perseguiram e
Han Yannian foi morto em batalha. Li Ling suspirou: "Não tenho rosto para
ver Vossa Majestade!" Então ele desmontou e se rendeu. Seus subordinados
se espalharam e fugiram para salvar suas vidas, e apenas mais de 400 pessoas
fugiram de volta para a Grande Muralha.
[...]
Quando o imperador Zhao
ascendeu ao trono, o general Huo Guang e o general Zuo Shangguan ajudaram na
administração. Eles sempre foram muito amigos de Li Ling, então enviaram o
ex-amigo de Li Ling, Ren Lizheng, de Longxi para Xiongnu para recrutar Li Ling
para Han novamente. Depois que Ren Lizheng esperou pelos Xiongnu, o Shanyu
comprou vinho e o entreteve. Li Ling e Wei Lu estavam todos presentes.
Embora tenham visto Li
Ling, eles não podiam falar em particular, então apontaram para Li Ling com os
olhos, tiraram o anel várias vezes e os jogavam ao pé de Li Ling; e enquanto
pegavam o anel, davam a entender que ele poderia voltar à Dinastia Han.
Depois disso, Li Ling e
Wei Lu prepararam gado e vinho para banquetear com os enviados Han, jogaram e
beberam juntos. Todos eles usavam trajes hunos e penteados hunos.
Ren Lizheng disse em
voz alta: "A Dinastia Han anunciou anistia, o país está em paz, o
imperador é jovem e Huo e Shangguan ajudarão o governo". [...] Li Ling sussurrou para Ren Lizheng,
"Jovem mestre, não é fácil para mim voltar. Tenho medo de sofrer
humilhação novamente. Não há nada que eu possa fazer!"
Liu Xiang
Liu Xiang, nome de
cortesia Zizheng, foi originalmente chamado de Gengsheng.
Aos doze anos, ele foi
nomeado oficial por recomendação de seu pai, Liu De.
Aos vinte anos, foi
promovido a oficial admoestador por causa de sua boa conduta.
Nessa época, o
imperador Xuan seguiu o sistema do imperador Wu e recrutou selecionados
estudiosos confucionistas famosos para serem colocados ao seu lado.
Por causa da proficiência
de Liu Gengsheng em retórica e sua boa desenvoltura em escritos Fu, ele, junto
com Wang Bao e Zhang Ziqiao, foram até o imperador, responderam às suas
perguntas e apresentaram dezenas de escritos e odes.
O imperador também
perguntou a eles sobre a alquimia dos deuses. Ele ouviu que o rei de Huainan
tinha um livro "Hongbaoyuan Mishu" que era desconhecido para o mundo.
Ninguém no mundo pode ver este livro. Mas Liu De, o pai de Liu Gengsheng,
conseguiu este livro quando estava lidando com o caso do Rei Huainan na prisão,
no tempo do Imperador Wu.
Liu Gengsheng conhecia
este livro desde criança e achou que era um livro maravilhoso, então o dedicou
ao imperador e disse que o ouro poderia ser refinado de acordo com o método do
livro.
O imperador ordenou que
Shangshu presidisse a fundição de ouro, mas depois de gastar muito dinheiro,
percebeu que o que estava escrito no livro não poderia ser cumprido.
O imperador demitiu Liu
Gengsheng de seu cargo oficial, e o Ministério dos Funcionários também impugnou
Liu Gengsheng por lançar ouro falso, e ele deveria ser condenado à morte.
O irmão mais velho de
Liu Gengsheng, Liu Anmin, Marquês de Yangcheng, escreveu ao imperador, doando
metade do seu feudo para expiar os crimes de Liu Gengsheng. O imperador também
valorizava o talento de Liu Gengsheng, então ele fez Liu Gengsheng passar o
inverno na cadeia e o perdoou na primavera para evitar a pena de morte.
Quando o "Guliang
Chunqiu" foi publicado pela primeira vez, o imperador recrutou Liu
Gengsheng para aceitar a tarefa de estudar "Guliang", dar palestras
sobre "Cinco Clássicos" em Shiqu e pediu-lhe que servisse como
oficial e servo de Huangmen, e mais tarde, ele foi promovido.
[...]
Liu Xiang viu que os
costumes da corte estavam se tornando cada vez mais luxuosos e corruptos,
enquanto as famílias da imperatriz Zhao e a concubina Wei eram todas de origem
humilde, mas superavam a etiqueta e a extravagância.
Liu Xiang acreditava
que a educação moral do país devia começar de dentro e de fora, começando com
as pessoas ao redor do imperador. Portanto, a concubina virtuosa e a concubina
Zhen registradas no "Livro das Canções" e no "Livro dos
Livros" foram resgatadas e seus feitos de revitalização do país e
prosperidade da família divulgados, bem como a história do amor do rei por suas
concubinas, que causou o caos no mundo e a destruição do país; [essas
histórias] foram compiladas em ordem na "Biografias Femininas"
[Lienuzhuan], num total de oito seções, como uma referência para o imperador [e
a imperatriz]. Outras biografias, notas e episódios coletados, e ele escreveu
"Novos temas" [Xinxu] e "Jardim das Persuasões” [Shuo Yuan] com
um total de cinquenta artigos, e pediu ao imperador Cheng para lê-los. Ele
também escreveu muitas vezes, falando sobre os ganhos e perdas políticas do país
e afirmando coisas que deveriam ser abolidas ou usadas como referência. Ele
escreveu muitas de vezes antes e depois, e embora o imperador Cheng não
adotasse todas as suas sugestões, ele concordava com ele em seu coração, e
muitas vezes suspirou. Naquela época, o imperador não tinha herdeiros, as
principais políticas eram controladas pela família Wang e os desastres naturais
e as mutações eram gradualmente galopantes.
Carta Sima Qian para Ren An
Honorável Shaoqing, há
algum tempo você condescendeu em enviar uma carta instruindo-me sobre minhas
responsabilidades de exercer o devido cuidado ao lidar com os outros e meu
dever de recomendar homens dignos e promover cavalheiros para serviço na corte.
Embora sua intenção tenha sido totalmente sincera, é como se você pensasse que
eu poderia não considerá-lo meu professor, mas, em vez disso, trataria suas
palavras como o conselho do comum dos homens. Eu não ousaria me comportar dessa
maneira. Embora seja apenas um resmungão derrotado, permaneci ao lado e prestei
atenção aos exemplos de meus anciãos. Agora, porém, considero meu corpo
arruinado e degradado.
Sempre que ajo,
encontro reprovação. Aqueles que eu gostaria de beneficiar, eu apenas
prejudico. “Portanto, reprimo minha dor e não tenho com quem falar.” Um
provérbio pergunta: “Em nome de quem você agiria? E quem pode ser feito para
atender você? Depois que Zhongzi Qi morreu, Boya nunca mais tocou alaúde. Por
que isso? Um cavalheiro fará o possível por alguém que o aprecie, assim como
uma mulher se adornará por alguém que se deleite com ela. Mas em casos como o
meu, quando o corpo foi mutilado além do reparo, as coisas são diferentes:
possui as finas qualidades da pérola de Sui ou jade de He, e se comporta tão
bem quanto Xu You ou Boyi, mas ele nunca pode alcançar honra e glória. Ele
apenas provocaria o ridículo e mancharia a si mesmo. [...]
Ouvi dizer que o
autocultivo é o depósito da sabedoria; magnanimidade, o começo da humanidade;
discernimento, a marca do dever; vergonha, depois da desgraça o fator decisivo
na coragem; e o desejo de deixar um bom nome, a fonte última do bom
comportamento. Somente depois que um cavalheiro possui essas cinco virtudes ele
pode ser recomendado para sua geração e listado nas fileiras dos
verdadeiramente nobres. Assim, nenhum desastre é mais odioso do que aquele que
brota da cobiça de vantagem; nenhuma tristeza é mais dolorosa do que um
espírito despedaçado; nenhuma ação mais repugnante do que desonrar os
antepassados; e nenhuma infâmia maior do que sofrer castração. Um homem deixado
como resquício de um castigo mutilador não conta nada na avaliação dos outros.
Isso não aconteceu apenas em uma época. Este tem sido sempre o caso.
[...]
No passado, eu era
regularmente colocado entre os oficiais inferiores que participavam de
deliberações menores no pátio externo. Não aproveitei esse tempo para obter um
plano mestre para governar ou oferecer meu melhor pensamento. Hoje, com meu
corpo arruinado, sirvo apenas para ser um servo que varre e limpa, morando
entre os mais desprezados. Se eu agora ensinasse aos outros sobre o que é certo
e errado de maneira arrogante, isso não insultaria a corte e envergonharia os
cavalheiros de nossa época? Infelizmente! Infelizmente! Para alguém como eu, o
que ainda há para dizer? O que ainda há para dizer?
[...]
O mérito de meu
falecido pai não estava em pé de igualdade com aqueles dignitários com registros
quebrados ou prescrições vermelhas. Homens de letras, arquivistas, astrônomos e
especialistas em calendários são classificados com os adivinhos e invocadores.
Na verdade, o governante brinca com esses homens e os patrocina da mesma forma
que os artistas. Eles são desprezados até mesmo pelos homens comuns. Se eu
tivesse me curvado à lei e aceitado a pena de morte, isso não pareceria mais
importante do que um único fio de cabelo perdido do couro de nove bois. De que
maneira eu diferiria de uma formiga ou de uma pulga? Então, também, o mundo não
me afirmaria como alguém capaz de morrer por seus princípios extremos. Por que?
É a posição em que me estabeleci que os faria pensar isso.
Certamente, um homem
tem apenas uma morte. Essa morte pode ser tão pesada quanto o Monte Tai ou tão
leve quanto uma pena de ganso. É como ele usa essa morte que faz toda a
diferença! Acima de tudo, não se deve desonrar os antepassados. Em seguida em
importância, um homem não deve permitir que ninguém insulte sua pessoa. Em
seguida, sua aparência e porte não devem ser desonrados. Em seguida, seu
discurso ou seus comandos não devem ser desonrados. Em seguida, não se deve
submeter à desonra de ter o corpo dobrado ou amarrado; ou, ainda pior, de ter
suas vestes trocadas por roupas de prisioneiro; ou, pior ainda, de ser
confinado no tronco e açoitado. O próximo pior é a desonra de ter a cabeça
raspada e ser acorrentado. Mais abaixo na escala está a desonra de ter a carne
esculpida ou os membros amputados. Mas a mais baixa, a maior desonra de todas,
é a castração, o castigo que corrompe a carne! Como diz a velha tradição: “As
punições mutilantes não devem ser aplicadas aos altos funcionários.” Isso
significa que os princípios de um cavalheiro devem sempre ser devidamente
aprimorados.
[...]
Tentei sondar os
limites do céu e do homem e compreender as mudanças do passado e do presente,
aperfeiçoando assim uma tradição para minha família. Meu rascunho ainda não
havia terminado quando me deparei com esse desastre. Pensando que seria uma
pena que meu trabalho não fosse concluído, submeti-me ao mais extremo castigo
sem trair qualquer sinal de ressentimento. Se realmente puder terminar este
livro e vê-lo guardado aos pés da Montanha Formosa e depois entregue às pessoas
apropriadas, que o tornarão conhecido nas cidades pequenas e grandes , então
terei compensado o fardo de minha desgraça anterior. Então, mesmo que eu
sofresse dez mil mortes, como poderia sentir algum arrependimento?
A escrita da história, por Sima Qian
Busquei preservar e
garantir a continuidade das antigas tradições imperiais para que elas não
fossem corrompidas ou perdidas. Sobre a carreira dos grandes reis, eu pesquisei
seus começos e examinei seus fins; eu vislumbrei seus tempos prósperos e
observei seus declínios. Em todos estes casos, eu os discuti e examinei, e o
que fiz foi uma introdução geral a história das três dinastias e aos anais de
Qin e Han, vindo desde a época do Imperador amarelo até os dias de hoje, que
estão organizadas nos doze anais básicos. Depois de tê-los posto em ordem e os
completado, em função de algumas diferenças na cronologia de alguns períodos,
em que as datas não estão claras, eu as organizei nas tabelas cronológicas.
Sobre as mudanças nos ritos e na música, sobre a astronomia e o calendário,
sobre o poder militar, as montanhas e os rios, espíritos e deuses, a relação
entre o céu e a terra, as práticas econômicas e suas mudanças ao longo do
tempo, eu fiz os oito tratados. (...) Para aqueles que serviram com espírito
moral aos seus senhores e governantes, para estes eu fiz as trintas casas
genealógicas. (...) para manter o nome daqueles que legaram seu nome a
posteridade do mundo, eu fiz as setenta biografias. São assim cento e trinta
capítulos, 526.500 palavras, o livro da Grande História, compilado em ordem
para reparar as omissões e ampliar as seis disciplinas. Este é o trabalho de
uma família, designado para completar as variadas interpretações dos seis
clássicos e pôr em ordem a grande miscelânea de ditos das cem escolas.
Gongshu Hong
Gongsun Hong, natural
de Chuanxue.
Quando jovem, foi
carcereiro, mas foi demitido por sua culpa.
A família era pobre e
criava porcos numa ilha.
Depois de mais de
quarenta anos, começou a estudar as teorias das "Primaveras e
Outonos".
O imperador Wu acabara
de subir ao trono e recrutou estudiosos virtuosos e literários. Aos sessenta
anos este ano, Gong Sunhong foi recrutado como grande oficial por causa de sua
virtuosidade.
Quando ele foi ao
Xiongnu como enviado, ele relatou a situação depois de voltar para casa, que
não estava de acordo com os desejos do imperador Wu. O imperador ficou com
raiva e pensou que ele não tinha talento.
No quinto ano de
Yuanguang (antes de 130), homens virtuosos e estudiosos da literatura foram
recrutados, e o estado de Sichuan recomendou Gongsun Hong novamente.
Gongsun Hong recusou e
disse: “Eu costumava ir para o oeste, para a capital, mas fui demitido porque
não tinha talento e espero que enviem outra pessoa.” As pessoas em Chuancheng
insistiram em recomendá-lo. Gongsun Hong foi designado para Taichang.
O imperador emitiu um
édito imperial aos estudiosos confucionistas, que dizia: ‘Ouvi dizer que nos
tempos antigos o mundo era governado e aqueles que infringiam a lei pintavam
sinais em suas roupas e chapéus e trocavam de roupa para mostrar punição, mas
as pessoas comuns não quebravam a lei. Havia uma boa colheita, os animais eram
prósperos, o néctar estava caindo, o vento e a chuva eram oportunos, a colheita
dourada aparecia, a grama vermelha brotava, havia vegetação na montanha e o
pântano não secava; o unicórnio e a fênix estavam no campo, a tartaruga e o
dragão estavam navegando no pântano, o rio Amarelo produzia imagens e o Luoshui
concebia os livros; o pai não perdia um filho, o irmão mais velho não chorava
pelo irmão mais novo, o norte podia recrutar o país Qusou, e o sul podia
apaziguar o país Jiaozhi. Onde quer que barcos e veículos pudessem chegar, onde
pisassem pegadas humanas, todas as criaturas que andam e respiram com a boca,
todo mundo tinha seu próprio caminho. Agora pergunto: Qual é o caminho para
chegar a esse estado agora? Vocês, oficiais, estudam as teorias dos sábios,
entendem a retidão do imperador e dos ministros, dão palestras e argumentam,
aprendem muito e são bem conhecidos no mundo contemporâneo. Posso perguntar a
vocês: Qual é a base para o leis entre o céu e os assuntos humanos? Como prever
os efeitos da boa e da má sorte? Durante a época de Dayu e Tang, houve
inundações e secas. Qual foi a culpa? Como devem ser arranjadas as posições
apropriadas dos quatro elementos de benevolência, retidão, propriedade e
sabedoria? As ações meritórias transmitidas de geração em geração pelos
ancestrais, com o passar do tempo, as coisas mudam, o destino aparece, como ele
sobe e desce? Os oficiais estão muito familiarizados com as leis da astronomia,
geografia e humanidade. Por favor, discutam com todo o seu coração e alma, e
escreva-o em detalhes em seus respectivos artigos sobre isso. Eu o lerei pessoalmente
e não esconderei nada.’
Gong Sunhong disse:
Ouvi dizer que nos tempos antigos de Yao e Shun, títulos e recompensas não eram
respeitados, mas as pessoas trabalhavam muito para fazer o bem; eles não
prestavam atenção à lei criminal, mas as pessoas não infringiam a lei. Yao e
Shun conduziram pessoalmente o povo a seguir o caminho certo e, ao mesmo tempo,
trataram o povo com sinceridade. Nos dias mais recentes, os títulos são
defendidos e as recompensas são aumentadas, mas o povo não se esforça para ser
bom; os castigos são aumentados, mas as coisas más não podem ser impedidas,
porque os próprios reis não são justos e tratam o povo com insinceridade. Não
há dúvida de que pesadas recompensas e pesadas punições não podem encorajar o
povo a fazer o bem e assim proibir o mal. Portanto, ao nomear funcionários de
acordo com sua capacidade, eles dividirão sua administração; se eles eliminarem
bobagens inúteis, eles entenderão a chave das coisas; se eles não fizerem
utensílios inúteis, eles reduzirão os impostos; o povo ficará rico; o os
virtuosos se tornarão funcionários, e os não virtuosos serão demitidos, e a
corte será suprema; seja contido; se a recompensa corresponder ao talento, o
cortesão trabalhará duro. Esses oito princípios são a base para governar o
povo. Portanto, se o povo tiver sua própria propriedade, não lutará; se a lei
não estiver longe da moral, o povo obedecerá à lei e não se desviará da moral;
se a harmonia não estiver longe da etiqueta, as pessoas estarão próximas umas
das outras e não serão violentas. O que a lei pune é o que a moral despreza; o
que a harmonia encoraja é o que a etiqueta escolhe. Ritual e retidão são o que
as pessoas obedecem e admiram. Se recompensas e punições também seguirem a
propriedade e a retidão, então as pessoas não violarão a proibição. Portanto,
nos tempos antigos, os símbolos eram pintados nos casacos e chapéus dos
prisioneiros, e suas roupas eram trocadas para indicar punição. Ouvi dizer que
se a respiração for a mesma, ela seguirá e, se o som for semelhante, ela
responderá. Agora o monarca pratica a moralidade no topo, e as pessoas seguem
os ensinamentos abaixo, então a harmonia do coração levará à harmonia da
respiração, a harmonia da respiração levará à harmonia do corpo, a harmonia do
corpo levará à harmonia da voz, e a harmonia da voz ecoará com a natureza do
céu e da terra. Assim, yin e yang estão em harmonia, vento e chuva são
oportunos, néctar cai, grãos são abundantes, animais domésticos são prósperos,
colheitas douradas aparecem, grama vermelha brota, vegetação cresce nas
montanhas e pântanos não secam. Esse é o mais elevado estado de harmonia. Se o
corpo estiver harmonioso, não haverá doença e, se não houver doença, não haverá
morte prematura; portanto, o pai não perderá o filho e o irmão mais velho não
perderá o irmão mais novo. A virtude é compatível com o céu e a terra, e a luz
é igual ao sol e à lua. Haverá unicórnios e fênix, tartarugas e dragões nos
campos, imagens do Rio Amarelo e livros de Luoshui. Este é o ápice da harmonia.
Ouvi dizer que
benevolência é amar os outros, retidão é propriedade, propriedade é realização
e sabedoria é a fonte de métodos e medidas. Promover benefícios e eliminar
danos, amando ao mesmo tempo abnegação, é chamado de "benevolência";
distinguir o certo do errado, estabelecendo um código de conduta, é chamado de
"retidão"; No caminho para uma pessoa se tornar um funcionário, pese
a importância de interesses, discuta o caminho dos ganhos e perdas, e deixe a
verdade do distante e do próximo aparecer diante do monarca. Isso se chama
"arte" ou “propriedade”. Os quatro elementos de benevolência,
retidão, etiqueta e arte são a política fundamental de governar o país e a
aplicação prática do Dao. Eles devem ser arranjados e implementados, e não
devem ser abandonados. Domine o essencial e o mundo será feliz.Embora tenham
sido formuladas leis e regulamentos, eles não precisam ser usados.
Yang Xiong
Yang Xiong, nome de
cortesia Ziyun, nasceu em Chengdu, condado de Shu.
Seu ancestral veio de
Boqiao na Dinastia Zhou. Como o feudo original de Boqiao estava em Yangdi em
Jin, ele adotou Yang como sobrenome. Não se sabe de que ramo de Boqiao ele era.
[...]
Yang Xiong gostava de
estudar quando era jovem, mas não analisava os capítulos e frases de livros
antigos. Ele era simples e suave, gagueja e fala devagar, gostava de pensar
profundamente por causa de suas poucas palavras, era quieto e inativo, carecia
de desejos, não corria atrás de riquezas, não se preocupava com a pobreza e não
embelezava sua conduta para buscar fama no mundo.
A propriedade da
família não passava de dez moedas de ouro, era tão pobre que não podia nem
mesmo comprar uma pedra. Mesmo assim, Yang Xiong estava à vontade.
O próprio Yang Xiong
tinha uma mente aberta e não gostava dos livros dos sábios; não era sua
intenção original ficar rico, e mesmo que pudesse, não o faria.
Ele gostava muito de
poesia Fu. Nessa época havia Sima Xiangru no condado de Shu, que escrevia Fu de
maneira muito bonita e elegante. Yang Xiong achava que ele era grande em seu
coração. Toda vez que escrevia Fu, ele sempre imitava seu Fu e o adotava como
padrão.
Yang Xiong também ficou
surpreso com o fato dos textos de Qu Yuan ultrapassarem Xiangru, mas não eram
admirados pelo mundo. Depois de escrever "Li Sao", Qu Yuan se jogou
no rio e morreu. Yang Xiong acreditava que quando fosse a hora certa, um
cavalheiro andaria devagar. Se não fosse a hora certa, ele se salvaria como um
dragão [...]
Naquela época, Yang
Xiong estava escrevendo "Taixuan" para manter sua integridade e
permanecer indiferente. Algumas pessoas ridicularizaram Yang Xiong, pensando
que ele não sabia escrever bem, vivia pálido e não tinha salário, mas Yang
Xiong explicou a si mesmo, chamando-se de "Xie Miao".
[...]
Contemplando
extensivamente a questão do caminho do céu, usando o método de três pontos de
começo, meio e fim e a estrutura quádrupla, ele escreveu oitenta e um
capítulos. De acordo com a regra dos terços, as nove indicações nos oitenta e
um tetragramas estão ligados a várias coisas específicas para formar setecentos
e vinte e nove imagens. Este é também o princípio da natureza, da sociedade e
dos assuntos humanos.
Portanto, as pessoas
que leem o "Yijing" o nomeiam depois de ver a forma do hexagrama; as
pessoas que leem "Xuan" determinam sua posição de acordo com o número
de pinturas. Cada verso de "Tai Xuanjing" é marcada com uma pintura
de número quádruplo, que não é o hexagrama de "Yi", mas uma sequência
de números. O sistema de "Taixuan" usa o Tianyuan do calendário como
ponto de partida para o cálculo e, em seguida, organiza o número de yin e yang
nos oitenta e um poemas e nove imagens de "Taixuan", de acordo com o
ciclo de noventa e nove e oitenta e um, para conseguir a sincronização com a
operação do dia. Portanto, os três soberanos, nove províncias, vinte e sete
partes, oitenta e uma famílias, duzentos e quarenta e três mesas e setecentos e
vinte e nove indicações de "Xuan" são divididos em três volumes,
formando um, dois, e três, correspondentes ao "Calendário Taichu",
que também contém o "Calendário Zhuanxu".
Três tipos de ervas
divinatórias são usadas na adivinhação, relacionadas à boa e má sorte,
combinadas com várias coisas, estendidas a assuntos pessoais, modificadas com a
teoria dos cinco elementos e finalmente julgadas de acordo com a moralidade,
benevolência, retidão, propriedade e sabedoria.
Literalmente falando,
os títulos e elogios de "Taixuan" não têm dono e nem nome (nenhuma
evidência), mas estão fundamentalmente alinhados com os "Cinco
Clássicos". Se não estiverem relacionados as coisas, não deve ser escrever
comentários redundantes. [...] Em
relação à explicação dos capítulos e frases em "Taixuan", Yang Xiong
não escreveu mais. "Taixuan" tem muitos textos, por isso não foi comentado;
é difícil para quem o lê entender e é difícil para quem o estuda obter sucesso.
Alguns discípulos criticaram o texto por sua profundidade, e muitos não
gostaram. Yang Xiong escreveu "Resolvendo Problemas" [Jienan] para
explicá-lo.
Quando Yang Xiong viu
os livros dos filósofos, [afirmava que] todos eles caluniaram os ensinamentos
de Zhou e Confúcio no final e escreveram argumentos engenhosos para atrapalhar
os assuntos atuais. Não sei se isso não está certo.
Biografia dos Letrados
Os antigos estudiosos
confucionistas aprenderam o texto das "Seis Artes". As "Seis
Artes" são os domínios clássicos da educação imperial e foram usadas pelos
antigos sábios para esclarecer as leis da natureza, corrigir a ética humana e
alcançar os padrões escritos da política mais perfeita.
A Dinastia Zhou
declinou sob You Wang e Li Wang, e o poder dos ritos e da música foi controlado
pelos príncipes. Confúcio apareceu mais de duzentos anos após o declínio da
Dinastia Zhou. Por causa de sua santidade, ele sabia que suas palavras não
poderiam ser adotadas, e suas ideias eram impossíveis. Depois de implementadas,
ele suspirou e disse: "A fênix nunca mais voará, e o dragão com um selo
nas costas nunca aparecerá no rio Amarelo. Meu caminho provavelmente nunca se
tornará realidade. O rei Wen faleceu e o legado do antigo rei sábio ainda está
vivo. Eles estão todos comigo?" Então ele convidou os príncipes para
explicar a etiqueta. Ele entrou no estado de Zhou no oeste e no estado de Chu
no sul, porque temia que o povo de Kuang ficasse sem comida no estado de Chen e
implorou para ensinar a mais de setenta reis. Quando foi para o estado de Qi e
ouviu a famosa canção "Shao", ficou alguns meses sem saber o sabor da
carne; voltou do estado de Wei para o estado de Lu, e então a música estava
correta, e "Ya" e "Song" estavam em seu lugar.
Depois de estudar livros antigos e
modernos, ele elogiou e disse: "Ótimo, o antigo rei sagrado Yao! O mais
alto e maior é como o céu, e os méritos de Yao são mais altos que o céu. Quão
altas, as realizações de Yao; quão brilhantes, as regras de Yao e seus regulamentos!
As regras e regulamentos da Dinastia Zhou foram formulados com referência às
dinastias Yin e Shang. Quão rico é o talento literário deles! Portanto, defendo
os rituais Zhou." Então, ao narrar "Shujing", comecei com
"Yao Dian", elogiado-o. Quando eu comecei o “Yuejing”, segui o
exemplo de "Shao Wu", e quando editei "Shijing", comecei
com "Zhou Nan".
Ele escreveu a etiqueta
da dinastia Zhou, contou suas histórias nas "primaveras e outonos" do
estado de Lu, nomeou doze pessoas para manter seus ensinamentos, usou as ideias
do rei Wen e do rei Wu para regulá-las, lutou para que elas se tornassem uma
lei do imperador e não parou até que o unicórnio chegasse [hora da morte]. Em
seus últimos anos, ele gostou do "Yijing" e o leu.
[...]
Após sua morte, mais de
setenta de seus alunos foram junto aos príncipes em todos os lugares. Aqueles
com grandes habilidades serviram como Qing, Xiang, Shuai e Fu, enquanto aqueles
com poucas habilidades fizeram amizade e educaram burocratas estudiosos, e
alguns viviam em reclusão e não mostravam seus rostos. Por exemplo, Zizhang foi
para Chen, Tantai Ziyu foi para Chu, Zixia foi para Xihe e Zigong morreu em Qi.
Pessoas como Tian Zifang, Duan Ganmu, Wu Qi e Qin Huali estudaram com Zixia e
outros e serviram como professores do príncipe. Nessa época, apenas Wei Wenhou
gostava de estudar o confucionismo.
Durante o período dos
Reinos Combatentes, o confucionismo foi menosprezado devido aos conflitos no
mundo, mas os estudiosos de Qi e Lu não pararam de estudá-lo. Durante o período
do rei Qi de Wei e do rei Xuan de Qi, Mêncio e Xun Qing seguiram as teorias de
Confúcio e as levaram adiante, confiando no confucionismo para torná-las
proeminentes para as gerações futuras.
Depois que Qin Shihuang
unificou o mundo, ele queimou o "Livro das Canções" [Shijing] e o
"Livro das Histórias" [Shujing] e matou os estudiosos de Confúcio. As
seis artes desapareceram desde então.
Quando Chen She se
tornou rei, muitos estudiosos confucionistas em Lu adotaram os ritos
transmitidos por Confúcio para se juntar a ele, então Kong Jia se tornou o
oficial de Chen She e finalmente morreu com Chen She. Chen She levantou-se das
pessoas comuns e estabeleceu o país conduzindo pessoas que foram punidas para
guardar a fronteira. Ele morreu em menos de um ano. Sua carreira foi muito
pequena e superficial, mas ele era um cavalheiro decente e erudito
confucionista, e ele carregou o vaso ritual de Confúcio como uma cerimônia de
reunião. E por que os confucionistas se entregaram a ele? Como Qin proibiu seus
livros, eles acumularam ódio e queriam confiar no rei Chen para descarregar sua
raiva.
Quando o imperador Han
Gao executou Xiang Ji e liderou o exército para cercar o estado de Lu, os
estudiosos confucionistas de Lu ainda estavam lendo as escrituras e praticando
etiqueta, cantando e tocando constantemente.
Gaozi teria dito: ‘em que outro lugar pode´riamso aprender as regras de
etiqueta?’ Assim, os estudiosos confucionistas puderam estudar os clássicos
confucionistas, fazer palestras sobre os rituais de arco e flecha e rituais de
bebida no campo.
Shu Suntong formulou a
etiqueta para a corte Han, então ele serviu como Fengchang. Os discípulos
confucionistas que formularam a etiqueta junto com ele se tornaram a prioridade
da corte. Mais tarde, eles disseram com emoção que começaram com o
confucionismo.
Mas ainda havia guerra
nessa época e as rebeliões domésticas ainda estavam sendo reprimidas, então não
havia tempo para cuidar da construção da escola.
Durante o período do
Imperador Hui da Dinastia Han e da Imperatriz Lu, os ministros públicos eram
todos heróis que começaram suas fortunas pela força.
Durante o período do
Imperador Wen da Dinastia Han, alguns estudiosos confucionistas foram
expropriados. No entanto, o Imperador Wen originalmente gostou da teoria dos
nomes e da doutrina de Huang Lao.
Quando o imperador Jing
da dinastia Han assumiu, estudiosos confucionistas não foram nomeados, e a
imperatriz Dou gostou da teoria de Huang Lao, então todos os estudiosos não
tinham cargos oficiais e ninguém foi promovido.
Após o estabelecimento
da dinastia Han, aquele que pregou o Livro das Mutações veio de Tian Sheng em
Zichuan; em Yandi, havia Taifu Han; em Ludi, Gao Tangsheng ensinou o
"Livro dos Ritos"; em Qidi, Hu Wusheng ensinou "Primaveras e
Outonos", e em Zhaodi, era Dong Zhongshu que as ensinava.
Após a morte da
imperatriz viúva Dou, Hou Tianchong de Wu'an serviu como primeiro-ministro,
aboliu as teorias de Huang Lao, dos nomes e outras escolas de pensamento,
contratou centenas de estudiosos literários confucianos e Gongsun Hong
tornou-se primeiro-ministro por estar estudando "Primaveras e
Outonos", como o vento soprando unilateralmente, inclinando-se para o
confucionismo.
Quando Gongsun Hong se
tornou um oficial acadêmico, ele estava preocupado que o confucionismo e o daoísmo
fossem bloqueados e estagnados, então ele pediu ao imperador que dissesse:
"O primeiro-ministro e o oficial real disseram: “está nos escritos: 'Ouvi
dizer que as pessoas são guiadas por rituais e influenciadas pela música. O
casamento é a relação entre marido e mulher. Esse é o grande caminho da ética.
Agora que os ritos foram abolidos e a música está morrendo, estou muito triste,
então recruto pessoas com boa moral e amplo conhecimento em todo o mundo, e
promovê-los à corte imperial. Os funcionários devem ser ordenados a estudar o
confucionismo com afinco, e o ensino e a discussão devem ser bem informadas e
respeitar a etiqueta, dando exemplo ao mundo. [...] Portanto, a promoção da
moral política e religiosa, dando o exemplo, começa da capital, de dentro para
fora. Agora Vossa Majestade está mostrando o virtude mais elevada, brilhando,
comparável ao céu e à terra, promovendo o relacionamento entre os seres
humanos, exortando as pessoas a estudar, praticar os ritos, defendendo a
educação, recompensando talentos, Este é o ponto de partida da política da
Grande Paz. A educação ainda não foi popularizada e o sistema ritual não está
completo. Pede-se o uso dos funcionários acadêmicos originais para revitalizar
a educação. [...] abram-se escolas em todo o país e aqueles que se destacam,
sejam enviados para a capital estudar na academia imperial. [...] Faça exames
todos os anos, e quem dominar mais de um livro clássico pode preencher as vagas
em literatura e história. Se houver alguém com talento excepcional e uma
classificação especial, informe seu nome. Aqueles que não estudarem muito ou
tiverem baixa habilidade e não puderem dominar algum tipo de escrituras serão
expulsos, e aqueles que dominarem os clássicos e forem chamados no comando
devem ser recomendados para substituí-los. Delibere cuidadosamente o propósito
de emitir éditos e decretos, para discernir a relação entre o céu e a
humanidade, a natureza e os assuntos humanos, e para entender os princípios
antigos e modernos. Os éditos e as leis são elegantes e corretos, os preceitos
são de longo alcance e a graça é generosa. Os funcionários de nível inferior
têm conhecimento superficial, não podem se aprofundar no ensino e não têm como
entender e compreender as pessoas comuns.
Agora é necessário
permitir que aqueles que estudam etiqueta e clássicos históricos, que cultivam
etiqueta e cultura literária, assumam cargos oficiais e promovam outros que
cultivam os mesmos propósitos. [...]
O edito imperial
instruiu: "Cumpra-se!"
A partir de então, os
ministros, ministros e funcionários foram educados e corteses, e a maioria
deles eram estudiosos academicamente formados.
Ban Biao
Ban Hexi deu à luz Ban
Biao.
Ban Biao, cujo
pseudônimo era Shupi, estudou no exterior com seu primo Ban Si quando era
jovem. Sua família tinha livros imperiais e recursos financeiros suficientes.
[...] Embora Ban Si tenha estudado confucionismo, ele admirava as teorias de
Laozi e Zhuangzi. Huan Tan queria pegar livros emprestados de Laozi e Zhuangzi,
e Ban Si respondeu: "Zhuangzi pôs fim aos sábios, menosprezou a sabedoria,
cultivou a vida e a natureza, era puro e indiferente, e voltou à natureza. Ele
apenas tomou a natureza como sua professora e amiga, e não foi conduzido pelo
mundo. Se ele pescava apenas em uma pequena vala, nada podia interferir em seu
interesse; se ele vivia apenas em uma pequena colina, nada no mundo podia mudar
seu entretenimento. Não impedido pela armadilha do sábio, nem cheirando a isca
do mestre arrogante, era franco, livre para perseguir seus interesses, e mesmo o
eloqüente não pode descrever esse tipo de felicidade, por isso é muito valioso.
Hoje, os jovens têm sido implicados pela benevolência, amizade, etc.,
vinculados por reputação e riqueza, acreditam nos caminhos do duque Zhou e
Confúcio e fazem o possível para imitar Yan Hui e Min Ziqian. Desde que caíram
nos grilhões da educação antiga, por que usar os princípios amplos de Laozi e
Zhuangzi para se exibir? No passado, havia um homem que foi a Handan para
imitar a caminhada de outras pessoas. Ele não aprendeu como os outros andavam,
mas também esqueceu seu próprio jeito de andar, então ele teve que rastejar
para trás! Receio que você seja semelhante a esse tipo de pessoa, então nenhum
crédito lhe será dado." Ban Si tratava as pessoas e falava assim.
Shupi se dedicou apenas
a aprender o caminho dos sábios.
Aos vinte anos, assim
que Wang Mang morreu, os ancestrais assumiram o trono em Jizhou.
Naquela época, Kaixiao
ocupava Longdi, tinha muitas tribos e recrutou homens notáveis. Gongsun Shu
proclamou-se imperador em Shuhan, e o mundo estava um caos como nuvens.
Kaixiao perguntou a Ban
Biao: "No passado, a Dinastia Zhou caiu, estados em guerra lutaram entre
si e o mundo foi dividido. Depois de muitas gerações, o mundo estava
determinado a ser unificado. A situação de turbulência no mundo se repetiu
agora? Existe alguém que herdará o destino de revitalizar o país? Por favor,
fale comigo, senhor."
Ban Biao respondeu:
"O fim da Dinastia Zhou e a ascensão de Qin são diferentes da Dinastia
Han. A Dinastia Zhou estabeleceu cinco classes de nobreza, e cada príncipe
tinha seu próprio poder político. Como a fundação do país era fraca e seus
ramos eram fortes, no período tardio, o mundo estava em turbulência, causado
pelo sistema da Dinastia Zhou. A Dinastia Han herdou o sistema Qin e
estabeleceu muitas prefeituras e condados. O monarca tinha o poder, e os
cortesãos não tinham força para durar cem anos. Quando se tornaram imperadores,
eles confiaram em seus parentes, e não se espalharam pelo reino. Portanto, a
nobreza da família Wang se deve à vantagem esmagadora na corte e à capacidade
de roubar o trono, não baseada nas pessoas comuns. Depois que ele se tornou o
verdadeiro imperador, todas as pessoas no mundo esticaram o pescoço e
suspiraram em antecipação à sua morte. Em mais de dez anos, do local ao
central, houve uma comoção. Todos se juntaram a família Liu, unindo-se entre
si. [...]”
[Ban Biao se tornaria o
historiador da dinastia Han restaurada; seu trabalho foi continuado por seu
filho Ban Gu e sua filha Ban Zhao]