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Huangdi Sijing

O Huangdi Sijing黃帝四經 "Quatro Clássicos do Imperador Amarelo", também chamado Huanglao boshu黃老帛書 "Textos de seda no pensamento Huang-Lao", é uma coleção de textos antigos que foram descobertos em 1973 no início do período antigo Han 前漢(206 aec-8 ec) no túmulo de Mawangdui 馬王堆 (túmulo 3) perto de Changsha 長沙.


CÂNONES DO SENHOR AMARELO

Caminho e Lei

O caminho dá origem à Lei. A lei é aquilo que traça a linha entre ganho e perda, e que torna claro o reto e o torto. Portanto, aquele que se apega ao Caminho cria leis e não ousa quebrá-las. Uma vez estabelecida a lei, ninguém pode desrespeitá-la  . Se o governante for capaz de usar tais distinções, ele será capaz de ver e conhecer tudo no mundo e nunca errar.

Vazio, sem forma! Dentro é escuro-escuro:

É daí que vem toda a escuridão das coisas.

A vida pode ser prejudicada, e isso se chama luxúria e ignorância do que se tem o suficiente. A vida é sempre movimento, e o movimento pode ser prejudicado, e isso se chama incapacidade de se conformar ao tempo...  As ações humanas se manifestam no movimento. As coisas podem ser prejudicadas, e isso se chama oposição, falta de equilíbrio e não saber usar as coisas. As ações são sempre acompanhadas de palavras. As palavras podem ser prejudicadas, e isso é chamado de inautenticidade, incapacidade de incutir reverência nas pessoas, autoelogio, postura e desejo de considerar insuficiente para ser excessivo. Portanto, embora tudo venha da mais profunda escuridão, alguns vivem por causa disso, outros morrem por causa disso alguns falham por causa disso, outros alcançam a perfeição por causa disso. A infelicidade e a felicidade têm o mesmo Caminho, mas ninguém sabe de onde vêm.

O caminho do conhecimento perfeito é apenas vazio e não-presença. À luz do vazio e da não-presença, mesmo a teia de outono  é uma coisa completa, e deve ter uma forma e um nome. Quando as formas e os nomes são definidos, pode-se distinguir entre preto e branco. Portanto, aquele que se apega ao Caminho trata o mundo como se não se apegasse a nada, não estivesse em lugar nenhum, não fizesse nada e não tivesse nada pessoal.

Por isso, cada fenômeno do mundo tem sua própria forma e seu próprio nome, sua própria voz e seu próprio grito. Se a forma e o nome forem determinados, e a voz e o clamor de cada um forem ouvidos por todos, ninguém poderá desmentir sua aparência ou esconder sua verdadeira essência .

Quem se dedica ao comum, é iluminado.

Quem é o mais esclarecido de todos, obtém o sucesso.

Quem é mais reto que todos é eternamente calmo.

Aquele que alcançou a paz é verdadeiramente sábio.

Quem é desprovido de tudo o que é pessoal tem conhecimento.

Quem tem conhecimento serve de modelo para o mundo.

Trazer tudo para o equilíbrio na balança do poder e verificar tudo segundo a medida de conformidade com o Céu. Tudo o que acontece no mundo deve ser considerado com o maior cuidado.

Fazendo como uma árvore reta,

Eles são tão numerosos quanto grãos em um celeiro.

Quando você tem medidas de volume em mãos,

E medidas de comprimento,

Nada pode esconder sua verdadeira natureza.

Por isso, diz-se: “Quando houver medidas para medir volume e comprimento, coloque tudo em ordem e tenha poder sobre tudo”. Desaparece e reaparece, morre e volta à vida: quem pode conhecer seu espírito? Ele morre - e vive novamente, se mete em problemas - e encontra a felicidade: quem pode conhecer seu limite? Retorne à ausência de forma do primordial e descubra de onde vem o infortúnio e a felicidade. A maneira de se conformar às transformações é alcançar o equilíbrio e congelar. Se o pesado e o leve  não estiverem em equilíbrio, isso é chamado de perda do Caminho.

O céu e a terra têm grande constância.

Todas as pessoas no mundo têm casos permanentes.

O nobre e o desprezível têm uma posição permanente.

Há uma maneira constante de lidar com os funcionários.

Há uma medida constante no uso de pessoas.

A grande constância do Céu e da Terra são as quatro estações, escuridão e luz, nascimento e decadência, suave e dura.

As ocupações constantes dos homens são o trabalho no campo para os homens e a tecelagem para as mulheres.

O lugar permanente do nobre e do desprezível significa que os dignos e os indignos não se intrometem.

A maneira permanente de lidar com os funcionários é usar homens capazes para que não excedam sua autoridade.

A maneira constante de usar as pessoas é eliminar o particular e exaltar o geral.

Mudanças e constância, violação e observância da medida de cada um restringem-se por meio de ações inusitadas. Quando as ações regulares e irregulares são configuradas corretamente, os nomes (e entidades) não se afastam delas.

De modo geral, não há grandes ou pequenos feitos, pois as próprias coisas encontram seu lugar. No confronto ou no acordo, na vida e na morte, as próprias coisas adquirem seus nomes. Quando nomes e formas são definidos adequadamente, as coisas se endireitam.

Portanto, somente aquele que se mantém no Caminho é capaz de compreender o ciclo do Céu acima, e no meio compreender a divisão entre o governante e o súdito. Ele penetra completamente nos começos e fins de todas as coisas, mas não se torna seu mestre. Pois somente se ele for capaz de ser não sofisticado e refinado, e se entregar ao sem forma, ele poderá endireitar este mundo.


Ordenar o Estado

Quando se perde a ordem no estado, os altares da Terra e dos Cereais são profanados.

Mesmo que o Céu tire e não dê nada, o estado ainda não perecerá.

Pois se o inimigo não atingir o Limite do Céu, o defensor derrotado pode se levantar novamente.

Se punições e proibições não concordam umas com as outras, os problemas não podem ser evitados.

Se proibições e campanhas punitivas responderem aos crimes e imprudências de outras pessoas, o estado ficará vazio.

Possuir e não oprimir – essa é a realização Celestial.

Céu e Terra não têm paixões, as quatro estações mudam uma à outra continuamente.

O céu e a terra tomam suas posições, e o sábio cumpre seu destino de acordo. Se ele ultrapassar o limite estabelecido para ele e não cumprir o que lhe foi designado, o Céu enviará desastre ao mundo.

Se uma pessoa quer tomar à força o que pertence ao Céu, isso deve ser evitado: você não pode lidar com ela. Se o Céu invadir o que é do homem, siga-o e trabalhe com ele ao mesmo tempo.

Ao ser dobrado na frente e endireitado nas costas, pode-se esgotar o Limite Celestial e dominar a Realização Celestial.

No estado dos invasores, as muralhas exteriores das fortalezas estão bem reparadas, os palácios estão rodeados de galerias, todos obedecem aos sinais dos sinos e tambores, tiram partido das riquezas e cuidam do casamento e casamento dos seus filhos...  A resistência levará à desolação: o reino estará em perigo, será destruído e perecerá.

Portanto, somente as pessoas mais sábias são capazes de esgotar o limite celestial e desfrutar da correspondência com o céu.

O caminho do Céu e da Terra não vai além das "três conquistas". Se você não parar nessas conquistas, correrá perigo e terá problemas.

Portanto, quando um governante sábio vai à guerra contra outro reino, ele destrói as muralhas de suas cidades, incendeia seus sinos e tambores, distribui suas propriedades e riquezas, espalha seus filhos, redefine suas terras e as concede a homens dignos. Isso é o que é chamado de "Realização Celestial".

Se, tendo tal conquista, você não perder a vigilância, não causará problemas a si mesmo.

Não confie muito no poder Yang.

Não confie muito no poder do Yin .

Não esgote as forças da terra.

Não se apegue aos padrões antigos.

Não permita a divisão em panelinhas.

Para aqueles que confiam demais em Yang, o Céu tirará seu brilho.

Para aqueles que confiam demais em Yin, a terra cairá em desolação.

Sobre aqueles que esgotam a força da terra, o Céu enviará um exército inimigo.

Aqueles que se apegam aos velhos padrões serão enviados aos confins da terra.

Aqueles que estão divididos em panelinhas...  dentro do reino atacarão uns aos outros.

Aqueles que confiam demais em Yang murcharão,

Aquele que confia demais em Yin sofrerá pestilência.

Quem drenar o poder da terra perderá a terra.

Aquele que toma os outros como modelo, perderá pessoas.

Aqueles que se dividem em panelinhas criarão confusão.

Isso é o que é chamado de "Cinco eventos injustos".

Se esses cinco eventos injustos acontecerem... 

Se o governante muda a ordem antiga e perturba o costume...

Governa arbitrariamente, confunde regras claras.

E faz apenas o que seu coração deseja,

Ele estará em perigo e encontrará [infortúnio].

Isso é o que se chama "exceder seu limite e perder o que lhe é devido".


A justiça do governante

No primeiro ano, ele segue os costumes do povo. No segundo ano, usa os chefes de família que são corretos. No terceiro ano, ele deixa para as pessoas o que elas receberam. No quarto ano ele emite decretos e ordens. [No quinto ano ele corrige as pessoas com punições. No sexto ano] as pessoas estão aterrorizadas e respeitosas. No sétimo ano, você pode começar a conquistar.

Se no primeiro ano o governante seguir os costumes do povo, conhecerá suas regras. Se por dois anos ele usar homens que têm perfeição, ele poderá usar a força do povo. Se ele não recolher impostos por três anos, as pessoas terão o que receberam. Se no quarto ano ele emitir decretos e ordens, as pessoas terão medo e respeitarão as autoridades. Se no quinto ano ele corrigir as pessoas com castigos, as pessoas não ficarão felizes  ... [Se no sétimo ano ele começar] conquistas, ele será capaz de derrotar inimigos fortes.

Os costumes vêm do coração do povo. Os homens que têm perfeição amam as pessoas e as encorajam  para que tenham o que adquiriram, os castigos desapareçam e os impostos nos postos avançados e nos mercados sejam reduzidos. Por meio de decretos e ordens, fazem cinco e dezenas de pessoas, selecionam e treinam, dependendo de como estão aptas ou inaptas para o serviço. Corrigir as pessoas com castigos significa que os crimes dignos de morte não são perdoados...  Se conquistas podem ser iniciadas, isso significa que as pessoas estão prontas para morrer por um senso de dever.

Se forem emitidos decretos e ordens, as pessoas se reunirão em unidades militares, terão um Caminho e aspirações idênticas. Se superiores e subordinados não estiverem separados, pessoas não terão más intenções e poderão lutar bem.

Quando decretos e ordens são rigorosamente cumpridos, isso acontece por causa da alfândega. Quando homens e mulheres são encorajados a cumprir seu dever, é por meio do amor. Se o governante reassenta as pessoas ou lhes concede paz, e todos são obedientes a ele, isso se deve ao fato de suas medidas serem oportunas. Se as pessoas, tendo recebido uma recompensa, não ficam orgulhosas, mas, tendo sofrido uma punição, não ficam amarguradas, é porque essas medidas correspondem ao estado real das coisas. Se há uma divisão entre o nobre e o vil, ela brota da distinção entre o digno e o humilde. Se as prescrições não forem violadas nas vestes, verifica-se que existem fileiras de nobres e vis.

Se não há ladrões ou rumores caluniosos no estado, e as pessoas não têm pensamentos perversos, isso acontece porque há fartura de comida e roupas, e as punições são executadas inevitavelmente.

Quem tem em abundância protege sua riqueza e não pode ser eliminado. Aqueles que atacam os outros porque não têm o suficiente serão atacados.

O céu define o tempo para a morte e o nascimento, o estado estabelece as regras para a morte e a vida. Seguir o tempo de nascimento estabelecido pelo Céu para nutrir todas as coisas vivas é chamado de "início civil" (wen). Seguir a hora da morte estabelecida pelo Céu para executar pela morte é chamado de "início militar". Quando os princípios civis e militares forem postos em prática, o mundo inteiro obedecerá.

A raiz do homem está na terra. A Raiz da Terra - no devido tempo. A geração vencida baseia-se na pontualidade.

A utilidade do tempo é determinada pelas pessoas. A utilidade das pessoas é determinada por sua força. O uso da força é determinado pela ordem. Quando as propriedades apropriadas do tempo forem conhecidas, espere a estação certa e semeie. Se a ordem for observada no uso do poder das pessoas, a riqueza aumentará. Há uma medida na arrecadação de impostos, as pessoas vão ficar ricas. Se as pessoas são ricas, elas tendem a sentir vergonha. Se as pessoas tiverem um sentimento de vergonha, decretos e ordens compensarão os costumes e as proibições do crime não serão violadas. Se os decretos e ordens encherem os costumes, e as proibições de crimes não forem violadas, será possível implementar o Caminho da defesa forte e da vitória na guerra.

Leis e medidas são a mais alta personificação da justiça. Aquele que é capaz de governar por meio de leis e medidas jamais mergulhará seu reino em turbulências. Aquele que impõe leis e medidas nunca mergulhará seu reino em confusão. A sabedoria do governo é ser abnegadamente devotado ao universal e não ter interesse próprio, usar estritamente recompensas e punições. Ser contido, moderar os impostos, não privar as pessoas do tempo de seus trabalhos - essa é a paz do estado.

Se você não agir como um pai, não poderá usar seus filhos. Se você não tiver a perfeição de uma mãe, não poderá usar plenamente o poder das pessoas. Mas o comportamento digno de pai e mãe é a perfeição do Céu e da Terra. Quando todos os três princípios  se tornarem realidade , tudo no mundo alcançará sua plenitude. Se você puder reunir sob seu comando as pessoas poderosas e os aventureiros desesperados do mundo, uma defesa sólida será fornecida. Se você compreender até o fim os princípios civis e militares, o mundo inteiro se submeterá a você.

Se decretos e ordens chegarem ao coração das pessoas, as pessoas serão obedientes às ordens. Quando reinar o amor universal  e não houver predileções pessoais, o povo se dedicará ao topo.


Grandes Diferenças 

Observando o estado, observe o governante. Observando a família, observe o pai. Quem é capaz de agir pelo bem do Estado pode ser um governante. Aquele que é capaz de agir pelo bem da família pode ser pai.

Ao observar o Estado, deve-se levar em conta seis confrontos: tal é a luta entre pai e filho, governante e súdito, [marido e mulher]. Mesmo que o governante seja poderoso e grande, ele não se tornará um governante real enquanto esses tipos de confronto existirem em seu reino.

Se os conselheiros encarregados dos planos do Estado servirem em algum lugar fora do palácio, sua posição não será forte. E se o governante não conhecer a fundo o estado das coisas no reino, seus altares dos espíritos da terra e dos cereais certamente serão destruídos. Se o governante perder sua posição, não haverá fundamento no reino. Se os conselheiros não forem afastados de seus cargos, as classes mais baixas podem se rebelar: o Estado sofrerá infortúnios, mas sobreviverá.

Se o governante for privado de sua posição, o reino cairá em desolação. Se os conselheiros forem destituídos de seus cargos, as ordens não serão executadas. Isso é o que se chama de "colapso no estado".

Se houver dois governantes em um Estado, o soberano perderá seu próprio entendimento, homens e mulheres competirão entre si pelo poder e o exército poderá facilmente se rebelar. Isso é o que se chama de "morte ao Estado".

Se o filho mais velho se comporta como um pai, isso é chamado de "humilhação do mais alto". Se os conselheiros da corte negligenciam seus deveres e substituem o governante, isso é chamado de "barreira surda". Se isso acontecer em um reino poderoso, ele perderá seu poder. Se isso acontecer em um reino de tamanho médio, ele vai desmoronar. E se isso acontecer em um pequeno reino, ele deixará de existir. 

Se os conselheiros encarregados dos planos do estado servirem fora do palácio, isso é chamado de "limite de resistência". Não haverá paz em tal reino. Se isso acontecer em um reino poderoso, estará em perigo. Se isso acontecer em um reino de tamanho médio, ele perderá seu poder. E se isso acontecer em um reino pequeno, ele não escapará da morte.

Se o governante perde seu cargo, mas os conselheiros não perdem seus cargos, isso se chama "transferência da base para fora". Então você tem que esperar pelo infortúnio. Se isso acontecer em um reino poderoso, a má sorte o seguirá. Se isso acontecer em um reino de tamanho médio, ele estará em apuros. Se tal coisa não for aprendida em um pequeno reino, perderá seu poder.

Se o governante perde sua posição e os conselheiros perdem seus cargos, isso é chamado de "sem fundação" ou "sem fundação tanto no topo quanto na base". Então o estado sofrerá um grande dano. Se isso acontecer em um reino poderoso, ele vai desmoronar. Se isso acontecer em um reino de tamanho médio, ele perecerá. E se isso acontecer em um pequeno reino, o esquecimento o espera.

Se o governante é obstinado e os conselheiros são recalcitrantes, isso é chamado de "grande ruína". As guerras começarão tanto dentro do reino quanto com seus vizinhos, e o Céu enviará desastres. Se isso acontecer, qualquer reino, grande ou pequeno, enfrentará destruição e esquecimento.

Quando há dois governantes em um estado, para que um homem e uma mulher compartilhem o poder, isso é chamado de "grande ilusão", e uma rebelião eclodirá no estado. Se isso acontecer em um reino poderoso, ele vai desmoronar. Se isso acontecer em um reino de tamanho médio, ele perecerá. E se isso acontecer em um pequeno reino, o esquecimento o espera.

Ao observar o estado, deve-se ter em mente as seis correspondências. Se o governante não perde sua posição, o Estado não perde seu fundamento. Se os conselheiros perderem seus cargos, o poder não terá apoio abaixo. Tal estado será perseguido por infortúnios, mas sobreviverá. Quando o governante é misericordioso e os conselheiros são dedicados, o estado prospera. Quando o governante se comporta como um governante, os conselheiros se comportam como conselheiros, e o topo e a base não entram em conflito um com o outro, o estado é forte. Quando o governante observar a devida medida, e os conselheiros seguirem as regras, o Estado terá a posição de hegemon. Quando o governante observa sua posição e os conselheiros são dedicados a ele, como os raios de uma roda convergindo no cubo, o governante realmente o será.

Seis correspondências e seis confrontos [determinam a diferença] entre existência e morte, florescimento e declínio. O melhor dos governantes, contando com essas seis diferenças, dá a vida ou mata, concede misericórdia ou pune com inevitabilidade. Então a Grande Calma reina no mundo, o governo se faz através da Perfeição Radiante, o governante forma uma trindade com o Céu e a Terra, tudo abraça e tudo sustenta, não tendo predileções pessoais. Assim, ele é capaz de realizar o Caminho do verdadeiro governante. Nele convergem as forças do Céu, do Homem e da Terra. Ele participa de todos eles e é dono do mundo inteiro.

O senhor dos homens senta-se em um trono voltado para o sul. Seus súditos são respeitosos e não se atrevem a substituir-se ao seu mestre. Seus subordinados são submissos e não se atrevem a substituir seus superiores. As pessoas comuns vivem em paz e harmonia e estão felizes por ter tal soberano. Os domínios do reino são vastos, seus habitantes são numerosos, o exército é forte e em todo o mundo não encontra oponentes.

A base do bom governo é o poder da cortesia, que chega até o fundo do povo, e o poder das armas que se usa...  No entanto, quem não conhece a arte de governar não pode se tornar um verdadeiro soberano. Quem conhece [a arte de administrar] é este: mesmo que conduza cavalos à caça, não irá para distantes terras desérticas; mesmo que coma e beba bem e goste de se divertir, não será desenfreado e descuidado em sua diversão; mesmo que ele goste de diversão e alegria, seu coração evitará a escuridão. Se ele começar uma guerra, alcançará a vitória com pouco custo. Então o seu reino será rico, e as pessoas... 

Aquele que não conhece a arte de administrar, caçar, conduzir cavalos, visitará distantes terras desérticas; quando come e bebe em um banquete, torna-se desenfreado e descuidado em sua diversão; quando ele assiste a vários divertimentos e diversões, seu coração fica obscurecido. Quando ele começa uma guerra, ele gasta muito, mas não alcança a vitória. Mesmo que ele vença a batalha, suas ordens não...  Neste caso, o Estado está enfraquecendo e o povo está arruinado. Os sábios estão deixando-o, o mundo não quer lidar com ele. Se, tendo caído em tal posição, ele não souber apreciar as pessoas de serviço e não chamar mentores que tenham o Caminho, seu reino passará para outro.

Aquele que é o verdadeiro governante do mundo tem a perfeição secreta...  Ele é o verdadeiro governante do mundo, mas ninguém no mundo sabe por que isso é assim. Aquele que governa o mundo como um verdadeiro governante trata os destinos e reinos com desdém, mas honra as pessoas de serviço e, portanto, seu reino é reverenciado e nada o ameaça. Ele negligencia a riqueza, mas aprecia os homens que têm conhecimento, portanto, sabe como alcançar seus objetivos, e sua riqueza aumenta constantemente. Ele é desprovido de orgulho, mas honra aqueles que possuem o Caminho, e por isso ele mesmo é valorizado, e suas ordens são rigorosamente cumpridas. Portanto, ele governa o mundo como um verdadeiro governante, e o mundo inteiro o reverencia como um modelo. 

O governante, que se tornou um hegemon, tem um grande exército e pune o recalcitrante. Ele pune quem cometeu o crime e não pensa em como se beneficiar apenas para si mesmo. Portanto, suas ordens são cumpridas, e ninguém no mundo se atreve a desobedecê-lo. Além disso, seus guerreiros são hábeis nos assuntos da guerra, o perigo e a morte chegam inesperadamente  , e ninguém sabe de onde eles vêm.

...  Somente um verdadeiro governante pode abraçar e apoiar o mundo inteiro, e tudo no mundo serve de forma invisível para seu apoio.


Nomes e princípios

O caminho é a fonte da iluminação espiritual. A iluminação espiritual é aquela que permanece na medida, mas se manifesta além da medida. Ela fica dentro da medida porque sem palavras ela inspira confiança. Manifesta-se além da medida porque não muda, independentemente de quaisquer julgamentos. Está dentro da medida porque não pode ser movido, apesar de estar eternamente em repouso. Ela se manifesta externamente porque não pode mudar, apesar de suas manifestações serem mutáveis.

Ele se move e descansa, mas não se move. Ela move, mas não transforma e, portanto, é chamada de "espiritualidade". A iluminação espiritual é o ápice da percepção e do conhecimento.

Algo começa...  nasce na Terra e se derrama no Céu, mas é impossível ver sua forma. Ela preenche todo o espaço entre o Céu e a Terra, mas ninguém sabe seu nome. Como ninguém pode vê-lo ou conhecê-lo, pode ser chamado de "completude dos opostos"  . Então as coisas nascem abaixo, e começa o “castigo dos opostos”, de modo que os infortúnios se abatem sobre ele mesmo.

Se uma pessoa nutre a causa de sua própria morte e destrói a fonte de sua própria vida, mina os fundamentos e se afasta dos parentes, é inimizade com aqueles que fazem negócios com ela... perecer na obscuridade.

A princípio ele se empolga, depois esfria: aqui está a ordem dos negócios, o inverso do que deveria ser. A princípio maleável, depois firme: esta é a ordem inversa da vida. Aqueles que aumentam sua riqueza se deleitam com seu poder e rejeitam a permanência. Tal comportamento inevitavelmente trará a morte sobre eles.

Esses três tipos de pessoas agem além da medida, mas querem alcançar grande sucesso. Sem dúvida, eles não alcançarão o sucesso, mas apenas trarão infortúnios sobre si mesmos ... 

Aquele que pode tornar o duro macio viverá. Aquele que endurece o mole será atacado. Aquele que aprecia o suave será feliz. Aquele que [] valoriza o sólido perecerá. Dizer "sim" significa concordar. Dizer "não" significa cortar a comunicação. Quando "sim" e "não" não são confiáveis, o conhecimento se torna ilusão. Se "sim" e "não" forem bastante confiáveis, é possível ficar dentro da medida.

Para cada evento do mundo, deve-se procurar cuidadosamente um nome...  Deve-se estabelecer qual é o seu princípio. Se (nomes) estiverem corretos, certamente haverá felicidade. Se os nomes estiverem errados, certamente haverá infortúnio. A verdade e a falsidade têm seus lugares: defina-as de acordo com as leis. Preste muita atenção, seja vazio e quieto: deixe que as leis sejam seu selo de confiança  . Rever e examinar minuciosamente os princípios dos nomes, bem como os começos e os fins dos nomes  é chamado de "penetrar os princípios". Para aquele que se dedica ao comum e não tem interesse próprio, e cuja visão e conhecimento não são obscurecidos, o conhecimento surgirá por si mesmo.

Portanto, aqueles que guardam o Caminho observam o mundo de tal maneira que veem o Caminho justo e seguem os princípios. Eles podem se conformar com o torto e o reto, compreender os começos e os fins. Assim, eles são capazes de combinar nomes e penetrar princípios.

Formas e nomes derivam da mensagem. Quando a mensagem concorda e se funde com a realidade, os infortúnios e os problemas vão embora, como uma sombra se desenha atrás do corpo e um eco corre atrás do som, pois o jugo da balança não esconde o peso dos objetos.

Portanto, somente aquele que se apega firmemente ao Caminho é capaz de ser vazio e calmo, devotado ao geral e direto. Então ele vê...  Então ele adquire conhecimento dos princípios dos nomes.

Um estado que não resolver conflitos internos e julgar mal a situação externa será atacado. Um estado em que os sinais de fraqueza interna se manifestaram plenamente e que falhou na política externa não poderá sobreviver. Quando as classes mais baixas atacarem as classes mais altas e não puderem parar, o estado perecerá. Quando um estado que caiu em desolação é atacado, mesmo que a campanha não traga sucesso, isso é chamado de "ganhar o céu". Mas mesmo que a campanha militar traga sucesso, o próprio governante não adquire glória.

Se respeitarmos a oposição...  e implementarmos o Caminho da Preservação, o estado estará em perigo, e o desastre acontecerá.

Se dois reinos se atacarem injustamente, esse confronto trará infortúnio para ambos os lados: ambos os reinos serão ameaçados e destruídos.


Dez Grandes Posturas

Se você quer conhecer a lei do ganho e da perda, deve examinar minuciosamente os nomes e estudar as formas.

As formas estão constantemente se definindo e, por causa disso, encontro ainda mais paz. As ações estão constantemente sendo feitas por elas mesmas, e por causa disso estou em não-ação.

Fique calmo, escondido, imóvel: o que vem, vem por si mesmo, e o que vai, vai por si mesmo.

Você pode se tornar Um? Você pode parar?

Você não pode ter a si mesmo? Você pode escolher a si mesmo e ainda respeitar os princípios?

Escondido! Em cheio de si! Seja como inexistente. A escuridão das coisas é o tempo, não posso deixar de responder a ele.

Não guardo o velho em mim, não me apego ao morto. O passado se foi, tudo o que vem é novo.

Velho e novo não podem ser misturados. Eu abraço tudo e em todos os lugares.


Manifestações de guerra

Se as formas de guerra não correspondem ao Céu, a guerra não pode ser iniciada. Se as regras da guerra não combinam com a Terra, a guerra não pode ser travada. Se as formas e regras da guerra não correspondem ao Homem, a guerra não pode ser concluída com êxito...  . O céu e a terra determinam a forma e as regras, e os sábios, seguindo-as, levam a guerra a uma conclusão bem-sucedida.

Em seus negócios, os sábios são guiados pela pontualidade. Ele usa o tempo certo e não perde a chance. É por isso que ele tem certeza de sucesso.

Um governante sábio não mitiga punições e não usa etiquetas e selos de credenciais. Ele confia nas circunstâncias determinadas pelo Céu e, graças a elas, decide as coisas. Se o assunto exigir uma decisão, mas não for resolvido, a confusão virá.

O próprio céu dá e tira, dá boa sorte...  Quem se opuser a ele perecerá. Aquele que não seguir as três circunstâncias  , mesmo que tenha sucesso, não poderá usá-lo, mas, ao contrário, sofrerá danos.

Se o estado está destinado a ter sucesso, aqueles que se opõem a ele perecerão. Se o estado não está destinado à sorte, mas se esforça para sobreviver e, portanto, inicia vários empreendimentos, esgotando as forças das pessoas, violando os decretos do Céu, incentivando ações corajosas, estará em perigo: seus altares serão destruídos, os empreendimentos iniciado não trará sucesso, recompensas não corresponderão ao mérito. Este é o Caminho do Céu.


Fundamentos de campanhas punitivas (fragmento)

Todos os reinos agora estocam armas e dominam o Caminho da Guerra. Existem três tipos de Caminhos de Guerra no mundo: guerra por ganho, guerra por justiça e guerra por rancor.

O sucesso de uma ação que corresponde ao Caminho se explica pelo fato de ser forçada. Se a ação é realmente forçada, ela é inesgotável. Portanto... recuar significa poder avançar, e proibir significa induzir à ação. É por isso que a ação que corresponde ao Caminho é aplicável em todos os lugares e nunca para.


Provérbios selecionados 

Começar com meios pacíficos e terminar com meios militares - este é o Caminho do Céu e da Terra.

A inteligência corresponde à gestão dos meios pacíficos e a força corresponde à gestão dos meios militares. Graças à inteligência, pode-se conhecer o céu, graças à força, uma aparência formidável é adquirida. Agir de acordo com o relógio celestial e eliminar o que é destinado à destruição pelo céu é chamado de princípio militar. Quando o princípio militar é cumprido integralmente e é compatível com os meios pacíficos, o governante alcança grande sucesso. Aquele que usa uma parte do governo militar para duas partes do governo pacífico é um verdadeiro soberano.

Quando o governante forma uma trindade com o Céu e a Terra e traz o coração do povo a um acordo, e quando o governo pacífico é combinado com o governo militar, isso é chamado de "a mais alta unidade".

Não tente atrelar a morte com a vida. Não aja por glória vazia.

Montanhas de ouro e pérolas são a raiz da tristeza. Gastar dinheiro com dançarinos e bobos é a base da agitação. Se em um estado a raiz da dor e a base da inquietação puderem se fortalecer, mesmo que seu governante tenha o conselheiro mais sábio, ele não poderá fazer nada.

Aquele que reconhece o Celestial no Céu ganhará força espiritual. Aqueles que valorizam a Terra encontrarão uma raiz.

Força gera poder.

O poder gera misericórdia. 

A misericórdia gera justiça.

A justiça traz paz.

Quem está calmo é par.

Quem é par, é imperturbável.

Quem é imperturbável, é ingênuo.

Quem é ingênuo, é completamente puro.

Quem é completamente puro é espiritual.

Aquele que observa o limite do Céu e da Terra deve olhar com os olhos do Céu.

Aquele que chegou ao limite é certamente calmo e impecavelmente reto em seus negócios. Chegar ao limite e não estar em paz é chamado de "perder o céu".

As coisas se endireitam. Os próprios nomes são nomeados. As coisas são feitas por si mesmas.

Três crimes contra inocentes:

Primeiro: lidar impiedosamente com um marido digno.

Segundo: matar as pessoas submissas.

Terceiro: punir os inocentes.

Quem quiser se beneficiar do mundo receberá dele o infortúnio. Quem quiser se beneficiar do estado receberá as desgraças desse estado.

O princípio de todos os assuntos do mundo está apenas em oposição e seguimento. Se as ações de alguém tocarem o céu, o resultado será morte e punição. Se as conquistas de alguém não chegam ao Céu, passarão sem deixar a glória. Se as realizações de alguém são agradáveis ao Céu, eles ganharão grande fama.

Quando a ilegalidade começar a se espalhar no estado, não se apresse em puni-la imediatamente, pois incorrerá em sua própria punição.

Se as ações militares não se assemelham ao Céu em sua forma, elas não podem ser realizadas. Se as ações militares não seguem a Terra, elas não podem ser realizadas. Se a ação militar não tem o homem como modelo, ela não pode ser empreendida.

Cem julgamentos têm uma raiz; mil julgamentos têm o principal; dez mil julgamentos têm um ancestral comum. Não importa quantas coisas no mundo, todas elas saem de um buraco. 

O Caminho do Homem inclui tanto o duro como o suave. Se for muito duro, não pode ser aplicado. Se for muito mole, não pode ser confiável. Aqueles que são firmes e fortes e têm as tendências de um tigre perderão tudo. Aqueles que são soltos e frívolos e chafurdam na embriaguez perecerão. Aqueles que imitam a antiguidade e se gabam de coisas raras chamarão problemas. Aqueles que são gananciosos e refreiam sua luxúria para ocupar uma posição elevada são enganosos.

Um homem sábio não estabelece princípios e não se preocupa apenas consigo mesmo. Ele não faz planos com antecedência, não age com fins lucrativos, não abre mão da boa sorte, mas segue as regras do Céu.

Se as circunstâncias forem favoráveis, aja sem dizer uma palavra. Se as circunstâncias ainda forem desfavoráveis, feche o portão e não olhe para fora.

Se você não colocou sua casa em ordem, não fale sobre os assuntos do estado. Se você não entender os detalhes, não fale sobre a coisa toda.

Não antecipe as realizações do Céu. Não tente florescer até que seja a hora certa. Se você antecipar as realizações do Céu, você perecerá. Se você tentar florescer antes que o tempo esteja maduro, você não terá sucesso.

Se você é forte, comande os outros. Se fraco, obedeça aos outros. Se as forças forem iguais, aja de acordo com as regras e entre no confronto.

O céu irradia esplendor e não lamenta que as pessoas estejam imersas na escuridão. As pessoas abrem suas portas e janelas, e todos desfrutam da luz, mas o Céu não tem nada a ver com isso. A terra guarda as riquezas em si mesma e não lamenta que as pessoas sejam pobres. As pessoas cortam árvores, cortam mato e ficam ricas com isso, mas a Terra não tem nada a ver com isso.