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Laolaizi老莱子, Tianzi田子 e Zihuazi子華子

O Laolaizi老莱子 "Mestre Laolai" é um tratado daoísta atribuído ao período da Primavera e Outono 春秋. Diz-se que ele compilou um livro de quinze capítulos. Pode ser que Laolaozi seja apenas outro nome para o grande filósofo daoísta Laozi , mas mais fontes o identificam como uma pessoa diferente. Desse livro, só restaram fragmentos dispersos em outras obras.

O Tianzi田子 "Mestre Tian" é um tratado daoísta escrito pelo escritor Tian Pian 田騈, do período dos Reinos Combatentes 戰國 [481-221 aec]. Tian Pian foi amigo de Shen Dao 慎到, conhecido fundador do legalismo. Como Laolaizi, só sobraram fragmentos de sua obra.

Zihuazi子華子 ["Mestre Zihua"] é uma coleção de diversos pensamentos filosóficos atribuídos a um certo Cheng Ben 程本 [século 4aec], também chamado Chengzi 程子 ["Mestre Cheng"], do período Zhou . Não se sabe muito sobre Cheng Bem, e seu livro foi perdido. 

O estudioso Ma Guohan馬國翰 [1794-1857] coletou os fragmentos e compilou os parágrafos aqui listados que estão na coletânea Yuhan shanfang jiyi shu玉函山房輯佚書.


Lao Laizi

Um discípulo de Lao Laizi, enquanto ele estava juntando lenha, encontrou-se com Zhongni. Em seu retorno, ele disse (ao seu mestre), dizendo, 'Há um homem lá, cuja parte superior do corpo é longa e a parte inferior curta. Ele é levemente corcunda, e suas orelhas estão bem para trás. Quando você olha para ele, ele parece ocupado com os cuidados de todos dentro dos quatro mares; eu não sei de quem ele é filho'. Lao Laizi disse, 'É Qiu chame-o aqui’. E quando Zhongni veio, ele disse a ele, 'Qiu, ponha de lado sua presunção pessoal e ares de sabedoria, e mostre-se realmente um homem superior'. Retirando-se, quando ele mudou abruptamente sua maneira, e perguntou, 'O objetivo que estou perseguindo será assim avançado?' Lao Laizi respondeu, 'Você não pode suportar os sofrimentos desta era, e menos ainda, de forma teimosamente indiferente, aos males de uma miríade de eras: você propositalmente se torna infeliz? Ou é que você não tem a capacidade de compreender o caso?  Você lideraria os homens por sua fama; você os ligaria a você por sua arte secreta. Em vez de elogiar Yao e condenar Jie, é melhor esquecer os dois e calar sua tendência de elogiar. Nada faz além de dano; sua ação é totalmente errada. O sábio está cheio de ansiedade e indecisão ao empreender qualquer coisa e, portanto, sempre é bem-sucedido. Mas o que devo dizer de sua conduta? Até o fim, tudo é afetação.” [ Zhuangzi]

*

Zisi apareceu diante de Lao Laizi. Naquela época, Lao Laizi ouviu que o Duque Mu iria nomear Zisi como ministro sênior. Lao Laizi disse a Zisi: "Se você decidir servi-lo , como você pretende agir?"

Zisi respondeu: ''Se eu seguir meu próprio caráter natural e ajudá-lo no Caminho, não encontrarei minha morte."

Lao Laizi disse: "Você não pode seguir sua natureza porque é muito difícil, e você invariavelmente desafia os indignos. Além disso, aquele que não está pronto para enfrentar a morte em serviço não pode ser considerado um verdadeiro oficial." Zisi respondeu: ‘É precisamente porque algumas pessoas são indignas que elas merecem ser desafiadas por outras. Agora, se servindo ao seu príncipe, o Caminho é posto em prática e suas palavras são ouvidas, que razão haverá para morrer? O caminho não é posto em prática e as palavras da pessoa são ignoradas, então a pessoa não é capaz de servir aquele príncipe. Isso é o que eu quis dizer quando disse que não encontraria minha morte.’ 

Lao Laizi disse: "Você não já olhou para os dentes? Eles são duros e firmes, mas acabam morrendo, triturando-se completamente. A língua é macia por natureza e não se desgasta até o fim."

Zisi disse: "Como não sou capaz de assumir a natureza da língua, não poderei servir a um príncipe. 

[Kongcongzi]


Tianzi

[no Lushi Cunqiu]

No mundo não há raposas completamente brancas, mas há casacos de pele de raposa completamente brancos. Estes são feitos selecionando as partes brancas de um grande número de peles. Agora, o princípio de uso de uma multidão foi usado pelos Três Augustos e os Cinco Soberanos para estabelecer suas realizações e reputações duradouras de maneira grandiosa. Como princípio geral, tudo o que um senhor estabelece deriva da multiplicidade. Tentar estabelecer-se com segurança ignorando a multiplicidade é “obter o galho, mas perder a raiz." Nunca ouvi dizer que "obter o galho, mas perder a raiz” permitiu que alguém vivesse em paz. Assim, se um homem usa a coragem da multidão, ele não precisa temer Meng Ben. Se ele usa a força da multidão, ele não precisa ficar maravilhado com Wu Huo. Se ele usar a visão da multidão, ele não precisa ficar maravilhado com Lilou. E se ele usar a sabedoria da multidão, ele não precisa ficar maravilhado com Yao e Shun . Tal uso da multiplicidade é o maior tesouro do governante. Tian Pian disse ao rei de Qi: “Mesmo um homem forte como Meng Ben tinha motivos para se preocupar, mas as fronteiras de Qi não têm motivo para alarme”. Os reis de Chu e Wei não gostavam de proposições e teorias, mas dentro de suas fronteiras os preparativos já haviam sido feitos e os soldados treinados.

*

Quando Tian Pian falou na corte de Qi sobre seu Dao e suas técnicas, o rei de Qi respondeu a ele: O que eu, o Indigno, possuo é o estado de Qi. Preciso ouvir sobre o governo do estado de Qi .”

Tian Pian respondeu; os ensinamentos de nossos servos não contêm nada sobre governar, mas podem ser usados para governar. Eles são, para usar uma analogia, como um bosque de árvores: eles não são madeira, mas madeira pode ser feita a partir deles. sua majestade irá selecionar para si mesmo o que pertence a governar o estado de Qi. Quando digo isso, ainda estou falando superficialmente. Falando de forma mais ampla - como poderia qualquer ensinamento aplicar-se apenas ao governo do estado de Qi?

Responder ao que vem transformando e alterando

No entanto, sempre tendo sinais visíveis.

Confiar na natureza inata para empregar coisas

No entanto, nada não é adequado e perfeitamente adequado -

O Patriarca Peng usou isso para atingir uma grande idade.

As Três Dinastias a florescer,

Os Cinco Soberanos para se tornarem ilustres,

E Shennong para florescer”

*

Quando um convidado teve uma audiência com Tian Pian, o uniforme que ele usava coincidia com o padrão, os ritos de sua saudação e partida eram perfeitamente executados, seu atendimento aos outros era fácil e elegante, e seu discurso era agradável e sincero. Pian terminou de ouvir. Depois, ele o dispensou e, quando o convidado partiu, os olhos de Tian Pian o seguiram.Um discípulo perguntou a Tian Pian: O convidado era um verdadeiro cavaleiro estudioso?

'Temo que não', Tian Pian respondeu. 'o que aquele convidado escondeu, um verdadeiro cavaleiro erudito teria tornado público, e o que um verdadeiro cavaleiro erudito teria escondido, ele torna público. Esse convidado, temo, não é um verdadeiro estudioso.'

De acordo,

Quando uma tocha ilumina apenas um canto,

Metade da sala está escura.

Quando os ossos e articulações se desenvolvem completamente na juventude.

As aberturas e aberturas do corpo ficam bem abertas,

E o corpo nunca amadurece.

Pessoas comuns, sem planos e métodos,

Buscam intencionalmente o que pode ser observado e visto.

Então eles são astutos e não virtuosos.

Aquele cujos objetivos invariavelmente não são de interesse geral

É incapaz de estabelecer boas obras.

Uma pessoa que ama receber e odeia dar.

Por maior que seja seu país, não se tornará rei;

O infortúnio e o desastre o visitarão diariamente,

E seu país enfrentará a aniquilação total


Portanto,

O porte do cavalheiro:

Puro como o jade do Monte Zhong,

Resistente como as árvores que crescem em uma colina alta.

Oh, que sincero, vigilante, atento à terrível mudança.

Ele não está disposto a ser auto-satisfeito.

Oh, quão implacável! Ele nunca é negligente em escolher e rejeitar,

No entanto, sua mente é totalmente simples e pura.



Zihuaizi

Preservar a própria natureza é a coisa mais importante na vida, e buscar a perfeição através do caminho é o segundo. A morte está sob a condição do caminho, e ser forçado a viver e buscar a morte não é o mais baixo. Portanto, pessoas que respeitam a vida são referidas como pessoas que respeitam a morte. É uma pessoa que mantém a saúde ao longo da vida, e ao longo da vida obteve todas as melhores partes dos seis desejos. As chamadas pessoas que transigem e buscam a perfeição obtiveram algumas das coisas boas dos seis desejos. Então a dignidade daqueles que fazem concessões é relativamente fraca. Quanto mais maltratam suas vidas, mais fraca se torna sua dignidade. Aquele que é dito morto, sem saber o motivo, repõe o tempo que não viveu. As chamadas pessoas que são forçadas a viver e não têm escolha a não ser morrer não obterão nenhum benefício dos seis desejos, mas apenas as piores partes deles. Tal é a obediência, tal é a humilhação. A humilhação não será mais grave do que a injustiça, e a razão da injustiça é que não se pode dar ao luxo de morrer. Além disso, ser forçado a viver e ter que morrer não é apenas injusto, então ser forçado a viver e ter que morrer não é tão bom quanto morrer.

*

Han e Wei competiram entre si pela terra invadida. Zihuazi prestou homenagem ao Marquês de Han Zhaoli, que tinha uma expressão preocupada no rosto. Zihua disse: "Suponha que as pessoas no mundo escrevam uma inscrição na sua frente agora, dizendo: 'Se você pegar esta inscrição com sua mão esquerda, você cortará sua mão direita; se você pegar esta inscrição com sua mão direita, você vai cortar sua mão esquerda. Você irá agarrar ou não essa placa e possuir o mundo?" Zhaoli disse: "Eu não agarro." Zihuazi disse: "Você é muito bom. Deste ponto de vista, dois braços é mais importante que o mundo. E o corpo é mais importante que dois braços. O estado de Han é muito mais importante que o mundo, e agora a terra pela qual você está lutando é muito menos importante que Han. Você não quer fazer isso jogando fora seus dois braços para possuir o mundo. Provavelmente é inapropriado se preocupar em não conseguir obter essas terras." O Marquês Zhaoli disse: "Bem, há muitas pessoas que me ensinaram, mas nunca ouvi tais palavras." Zihuai sabia da seriedade do problema. Sabendo dessa seriedade, então discuta sem errar.

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A parte mais verdadeira do Daoísmo é usada para preservar a vida, o resto é usado para governar o país, e as coisas humildes são usadas para governar o mundo. Pode-se ver com isso que habilidade de desempenhar a carreira de imperador é apenas uma questão para os santos [imortais] em seus momentos de lazer, não um método para eles se aperfeiçoarem e manterem suas vidas. As pessoas no mundo secular de hoje colocam seus corpos em perigo e desistem de suas vidas para buscar coisas fora de seus corpos. Por que elas fazem isso? O que eles vão fazer? Todo sábio age sem examinar a causa e o método de sua ação. Se alguém aqui usar o arco Sui Hou para atirar em um pássaro no céu, o mundo vai rir dele. Por que? A razão pela qual o que é usado é valioso e o que é obtido é barato. A vida não é tão valiosa quanto as joias de Sui Hou? Zihua disse: "Conformar-se completamente com a vida é o mais elevado, conformar-se unilateralmente com a vida é o segundo, a morte é o terceiro e suprimir a vida é o mais baixo." A chamada conformidade abrangente com a vida é fazer com que os seis desejos atendam às suas necessidades apropriadas. A chamada conformidade unilateral com a vida significa fazer com que os seis desejos atinjam metade de suas necessidades de compatibilidade. Danos à vida diluem a nobreza da vida, e quanto mais dano é feito à vida, menos nobreza da vida é diminuída. A chamada morte significa estar inconsciente, voltando a um estado onde as pessoas ainda não nasceram. A chamada supressão da vida significa que os seis desejos não obtêm as necessidades adequadas, mas obtêm o que tanto odeiam, é o caso da rendição e da humilhação. Não há desgraça maior do que a injustiça, então injustiça é sobreviver na ignorância, mas sobreviver na ignorância não é apenas injustiça, é pior que a morte. Como se sabe disso? É melhor não ouvir o que os ouvidos não querem ouvir, é melhor não ver o que os olhos veem. Portanto, cubra os ouvidos quando houver trovões e feche os olhos quando houver relâmpagos, isso é como tentar sobreviver. Todos os seis desejos sabem que odeiam muito coisas. Se eles não devem ser isentos, é melhor não ter consciência, e nenhuma consciência é chamada de morte. Os que gostam de comer carne não comem toda a carniça dos ratos mortos, os ávidos de vinho não bebem todo o vinho estragado.

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Os Cinco Imperadores e os Três Reis atingiram a perfeição na música. Os príncipes de países politicamente caóticos nunca conheceram música porque são príncipes medíocres. É a coisa mais triste ser recompensado pelo céu e se tornar um monarca, mas ter o nome de um monarca e não ser um monarca. Isso é como arrumar os assentos em uma sala onde a orientação não é correta. A chamada correção é a incorreção. O nascimento de todas as coisas não pode ser cultivado por uma das energias yin e yang; o crescimento de todas as coisas não pode ser realizado por uma única coisa; a formação de todas as coisas não é o resultado de uma única coisa. Portanto, onde uma grande quantidade de energia correta se acumula, as bênçãos virão; onde uma grande quantidade de energia maligna se acumula, sempre ocorrerão desastres. Onde o mal se acumula, o vento e a chuva estão fora de estação, a chuva não cai na hora certa, a geada e a neve estão fora de estação, o frio e o calor estão fora de estação, o yin e o yang estão fora de ordem, o a ordem das quatro estações é invertida e as pessoas estão um caos; elas não podem se reproduzir, os embriões de animais e vegetais desaparecem e não podem se reproduzir, plantas e árvores são baixas e não podem crescer, e os grãos murcham e não podem dar frutos. Qual música se pode fazer com esse estado de coisasl? Portanto, em uma sociedade extremamente caótica, o caminho é: monarcas e ministros se matam, anciãos e filhos se matam, pais e filhos são cruéis uns com os outros, irmãos se enganam, melhores amigos se traem e maridos e esposas ofender uns aos outros. As pessoas se matam todos os dias, perdem suas relações humanas, têm um coração de animal, são boas no mal, buscam o lucro e não entendem a justiça. Algumas de suas formas de nuvens são como cães, cavalos, cisnes brancos e vários carros: algumas são como pessoas, com roupas azuis e cabeças vermelhas, imóveis, e seu nome é "Tianheng"; Algumas são como estandartes pendurados, a cor é vermelha, e seu nome é "Yunjing"; alguns são como muitos cavalos lutando, e seu nome é "Mahua"; outras são como gente lutando, seu nome é "Chiyou Bai". Seu sol às vezes experimenta eclipses solares, às vezes soltam labaredas estranhas, às vezes não emite luz, às vezes tem luz, mas não produz sombras. Sua lua às vezes tem um eclipse lunar, às vezes tem um halo estranho, às vezes um lado é escuro, às vezes quatro luas aparecem juntas, às vezes duas luas aparecem juntas, às vezes duas luas, uma grande e uma pequena, aparecem juntas. A lua pequena sustenta a lua grande, ou a lua grande segura a lua pequena. Às vezes a lua cobre as estrelas, e às vezes a lua nasce sem luz. Suas estrelas demoníacas incluem Yinghuo, Tianju, Tianzhu, Tianzhu, Tianying, Tiangan, cometas, estrela ladrão, estrela lutadora e estrela convidada. Alguns de seus nevoeiros não alcançam o céu, alguns não atingem o solo, alguns são grandes e pequenos, alguns são como ondas de água e alguns são como montanhas e florestas. Amarelo na primavera, preto no verão, branco no outono e vermelho no inverno. Alguns de seus malfeitores nascem como cintos, alguns fantasmas pulam na parede feminina da cidade, alguns coelhos dão à luz faisões e faisões dão luz à cacatuas, alguns gafanhotos se reúnem na capital, alguns fazem barulho de fome para assustar as pessoas e há fantasmas na capital. Cobras vagam de oeste a leste, cavalos e vacas conversam, cachorros e porcos se acasalam, lobos invadem a capital, monstros descem do céu, corujas dançam no mercado, monstros correm desenfreados na capital e cavalos dão à luz. Há chifres nos bichos, o galo cresce com cinco patas, alguns porcos nascem com cascos, mas sem armadura, ovos de galinha são muitos para chocar, alguns lugares para adorar deuses da terra são movidos por si mesmos, e alguns porcos dão à luz cachorros. Se houver todas essas coisas estranhas no país, e o monarca não entrar em pânico e não souber como se reformar rapidamente, Deus trará desastres e os desastres serão extremos. O país estará destruído, o monarca estará morto, ninguém será poupado, as pessoas ficarão desalojadas e os dias de fome severa estão a poucos dias de distância. Estes são fenômenos grotescos de países caóticos, muitos para contar. Mesmo uma ripa de bambu comprido não consegue registrar tudo. Portanto, Zihuazi disse: "As pessoas em tempos difíceis não têm restrições, o certo e o errado se confundem e todos os tipos de doenças nascem. As pessoas estão doentes, há muitos bebês abandonados na estrada, cegos, carecas, corcundas e seios secos, todos os tipos de coisas estranhas acontecem. Portanto, como pode o monarca em tempos difíceis ouvir a música mais harmoniosa e perfeita? Sua música não será feliz sem ouvir a música mais harmoniosa e perfeita.”