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Lunyu

 Versão Pro. Ori [Bueno, 2012]

Aforismos

 

O Mestre disse: “Não é um prazer estudar e praticar o que você aprendeu? Também não é ótimo quando amigos vêm de lugares distantes? Se as pessoas não me reconhecem e isso não me incomoda, não sou uma pessoa educada?”

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Mestre You disse: “São poucos os que se desenvolveram filial e fraternalmente que gostam de ofender seus superiores”.

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Confúcio disse: "Alguém que é um orador inteligente e mantém um rosto muito sorridente raramente é considerada uma pessoa de ren [Humanidade]."

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Mestre Zeng disse: "Cada dia eu me examino de três maneiras: ao fazer coisas para os outros, fui desleal? Em minhas interações com amigos, fui indigno de confiança? Pratiquei o que preguei?"


 

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Confúcio disse: "Se você deseja governar um estado de mil carruagens, você deve prestar muita atenção aos negócios, ser fiel à sua palavra, ser econômico em gastos e amar as pessoas. Você deve usá-las de acordo com as estações."

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Confúcio disse: "Um jovem deve servir a seus pais em casa e ser respeitoso com os mais velhos fora de casa. Ele deve ser sincero e verdadeiro, amando a todos, mas tornar-se íntimo de ren. Depois de fazer isso, se ele tiver energia de sobra, ele pode estudar literatura e artes."

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Zixia disse: "Se você pode tratar os dignos como dignos sem esforço, esforce-se ao máximo para servir seus pais, dedique-se inteiramente ao serviço de seu príncipe e seja honesto no falar ao lidar com seus amigos Então, mesmo que alguém diga que você não tem estudo, eu diria que você é definitivamente uma pessoa com estudo."

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Confúcio disse: "Se a pessoa de ren não for medida, então ela não inspirará admiração nos outros. Se ela não for erudita, então ela não estará em terreno firme.”

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Mestre Zheng Zi disse: "Quando eles são cuidadosos com seus pais até o fim e continuam em reverência depois que seus pais se foram, a virtude das pessoas retornará à sua profundidade natural."

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Confúcio disse: "Quando seu pai estiver vivo, observe sua vontade. Quando seu pai estiver morto, observe suas ações anteriores. Se, por três anos, você não mudar os hábitos de seu pai, você pode ser chamado de filial.'"

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Mestre You disse: "Na prática real da etiqueta, a flexibilidade é importante. Isso é o que os antigos reis faziam tão bem - tanto o maior quanto o menor usavam a flexibilidade. No entanto, você deve estar ciente: se você entende a flexibilidade, use-a, mas se não se estruturar com etiqueta, as coisas não irão bem."

 

 

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Mestre Você disse: "Quando sua própria confiabilidade está próxima da retidão [yi], suas palavras podem ser seguidas. Quando sua demonstração de respeito está de acordo com a etiqueta, você estará longe da vergonha e da desgraça. Se você tiver afeição genuína dentro de sua família, você pode se tornar um ancestral."

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Confúcio disse: "Quando a pessoa de ren come, ela não tenta se empanturrar; em repouso, ela não busca conforto perfeito; ela é diligente em seu trabalho e cuidadosa em falar. Segue o Dao e assim corrige a si mesmo. Este é o tipo de pessoa de quem você pode dizer, 'ela adora aprender.'"

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Zigong perguntou: "O que você acha de um homem pobre que não se humilha ou de um homem rico que não é orgulhoso?" Confúcio disse: "Eles são bons, mas não tão bons quanto um homem pobre que está satisfeito e um homem rico que ama o decoro." Zigong disse: "O Tratado das Poesias diz: "Como osso esculpido e polido; Como jade cortado e lapidado."

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Confúcio disse: "Se você governar com o poder de sua virtude, você será como a Estrela do Norte. Ela apenas permanece em seu lugar enquanto todas as outras estrelas giram ao seu redor."

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Confúcio disse: "Os trezentos versos do Tratado das Poesias podem ser resumidos em uma única frase: 'Não pense mal'."

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Confúcio disse: "Se você governar as pessoas legalmente e controlá-las com punição, elas evitarão o crime, mas não sentirão vergonha pessoal. Se você as governar por meio da virtude e controlá-las com etiqueta, elas obterão seu próprio senso de vergonha e, assim, se corrigirão."

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Confúcio disse: "Aos quinze anos meu coração estava determinado a aprender; aos trinta eu permaneci firme; aos quarenta eu não tinha mais dúvidas; aos cinquenta eu conhecia o mandato do céu; aos sessenta meus ouvidos eram obedientes; aos setenta eu poderia seguir o desejo do meu coração sem transgredir a norma."

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Ziyou perguntou sobre o significado da piedade filial. Confúcio disse: "Hoje em dia, piedade filial significa ser capaz de alimentar seus pais. Mas todo mundo faz isso até para cavalos e cachorros. Sem respeito, qual é a diferença?"

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Zixia perguntou sobre piedade filial. Confúcio disse: "O importante é a expressão que você mostra em seu rosto. Você não deve entender 'filial' como significando apenas os jovens fazendo tarefas físicas para seus pais ou dando-lhes comida e vinho quando disponível."

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Confúcio disse: "Posso falar com Yan Hui por um dia inteiro sem que ele discorde de mim de alguma forma - como se ele fosse estúpido. Mas quando ele se aposenta e eu observo seus assuntos pessoais, fica bastante claro que ele não é estúpido."

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Confúcio disse: "Veja os meios de uma pessoa obter coisas. Observe seus motivos. Examine aquilo em que ela repousa. Como uma pessoa pode esconder seu caráter? Como uma pessoa pode esconder seu caráter?"

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O Mestre disse: “Revisando o antigo e apreendendo o novo, você está apto para ser um professor.”

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Confúcio disse: "A pessoa de ren não é um utensílio."

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O Mestre disse: “Devo ensinar sobre o conhecimento? O que você sabe, você sabe, o que você não sabe, você não sabe. Isso é conhecimento.”

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Zigong perguntou sobre o caráter da pessoa de ren. Confúcio disse: "Primeiro ele pratica o que prega e depois o segue."

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Confúcio disse: "A pessoa de ren é abrangente e não parcial. O homem inferior é parcial e não abrangente."

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Confúcio disse: "Se um homem não tem ren, como pode ser sua etiqueta? Se um homem não tem ren, como pode ser sua música?"

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Confúcio disse: "Quanto a uma comunidade, é seu ren que o torna bonito. Se você escolher viver em um lugar que carece de ren, como poderá crescer em sabedoria?"

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Confúcio disse: "Se você não tem ren, não pode lidar com longos períodos de dificuldade ou longos períodos de conforto. Os Educados [junzi] ficam confortáveis em ren, os sábios [shengren] tiram vantagem de ren."

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Confúcio disse: "Apenas a pessoa ren é capaz de realmente gostar dos outros ou realmente não gostar deles."

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Confúcio disse: "Se você estiver realmente comprometido com o ren , não terá mal algum em você."

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Confúcio disse, "Riquezas e honras são o que todos as pessoas desejam. Mas se eles não podem ser alcançados de acordo com o Dao, eles não devem ser mantidos. Permanecendo de acordo com o Dao, você não deve evitá-los. Se a pessoa educada [Educado] se afasta de ren , como ela pode ser digna desse título? Um Educado nunca deixa ren nem mesmo durante uma única refeição. Em momentos de pressa, ela age de acordo a ele. Em tempos de dificuldade ou confusão ela age de acordo com ele."

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Confúcio disse: "Nunca vi alguém que realmente ame ren ou realmente odeie não-ren. Se você realmente amasse ren , não colocaria nada acima disso perto de você. Existe alguém que dedicou sua força ao ren por um único dia? Não vi ninguém que não tivesse força para fazê-lo. Talvez tenha havido tal caso, mas nunca o vi."

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Confúcio disse: "Se eu posso ouvir o Dao pela manhã, à noite posso morrer contente."

 

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Confúcio disse: "Quando o Educado lida com o mundo, ele não tem preconceito a favor ou contra nada. Ele faz o que é certo."

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Confúcio disse: "Zeng, meu Dao é penetrado por um único fio." Mestre Zeng disse: "Sim". Quando o Mestre saiu, alguns discípulos perguntaram o que ele queria dizer. Mestre Zeng disse: "O Dao de nosso mestre é ser sincero e justo, e é isso."

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Confúcio disse: "O Educado está ciente da retidão, o homem inferior está ciente da vantagem."

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Confúcio disse: "Quando vir uma pessoa boa, pense em se tornar como ela. Quando vir alguém não tão bom, reflita sobre seus próprios pontos fracos."

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Confúcio disse: "Quando você serve sua mãe e seu pai, não há problema em tentar corrigi-los de vez em quando. Mas se você perceber que eles não vão ouvi-lo, mantenha seu respeito por eles e não distancie-se deles. Trabalhe sem reclamar."

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Zaiyu dormia durante o dia. Confúcio disse: "Madeira podre não pode ser esculpida; esterco não pode ser usado como cimento: por que se incomodar em repreendê-lo?”...

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Zigong disse: "O que não quero que façam comigo, não quero fazer com os outros."

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Confúcio disse: "Quem pode sair sem usar a porta? Então, por que ninguém segue o Dao?"

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Confúcio disse: "Se a substância bruta dominar o refinamento, você será grosseiro. Se o refinamento dominar a substância bruta, você será pedante. Quando o refinamento e as qualidades brutas estiverem bem misturados, você será um Educado."

 

 

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Confúcio disse: "As pessoas são boas de nascimento. Uma vez que perdem isso, elas contam com a sorte para evitar problemas."

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Confúcio disse: "Trabalhar para dar justiça ao povo e respeitar os espíritos, mas manter-se afastado deles, você pode chamar isso de sabedoria."

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O Mestre visitou a cortesã Nanzi e Zilu ficou descontente. O Mestre lidou com isso, dizendo: "O que quer que eu tenha feito de errado, que o Céu me castigue! Que o Céu me castigue!"

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Confúcio disse: "Sou um transmissor, e não um pensador original. Confio e aprecio os ensinamentos dos antigos. Em meu coração, comparo-me ao velho Peng."

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Confúcio disse: "Defina suas aspirações no Dao, mantenha a virtude, confie em seu ren e aprimore no estudo das artes."

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Confúcio disse: "Daquele que trouxe um pedaço de carne seca para cima, nunca neguei a ninguém meu ensinamento."

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O Mestre disse: “Se um aluno não está ansioso, eu não vou ensiná-lo; se ele não está lutando com a verdade, não vou revelá-la a ele. Se eu levantar um canto e ele não conseguir voltar com os outros três, não farei isso de novo”.

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Quando Confúcio estava em Qi, ele ouviu a música Shao, e por três meses não conheceu o sabor da carne. Ele disse: "Nunca imaginei que a música pudesse atingir esse nível de excelência!"

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Confúcio disse: "Posso viver com arroz grosso para comer, água para beber e meu braço como travesseiro e ainda assim ser feliz. Riquezas e honras que alguém possui em meio à injustiça são como nuvens passageiras."

 

 

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Confúcio disse: "Não nasci com sabedoria. Amo os ensinamentos antigos e trabalhei duro para atingir o nível deles."

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O mestre nunca discutia fenômenos estranhos, façanhas físicas, desordem ou histórias de fantasmas.

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Confúcio disse: "Ainda não consegui encontrar um sábio, mas ficaria satisfeito em encontrar um Educado. Ainda não encontrei um sábio, mas ficaria satisfeito em encontrar uma pessoa de constância. Faltando, mas possuindo; vazio, mas cheio; em dificuldade, mas à vontade. Como é difícil ter constância!"

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Confúcio disse: "Ren está longe? Se eu aspiro por ren , ele está bem aqui!"

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Confúcio disse: "Na literatura, talvez eu seja igual aos outros. Mas não posso manifestar o comportamento do Educado."

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Confúcio disse: "Não ouso afirmar ser um sábio ou um homem de ren. Mas eu me esforço por isso sem me decepcionar e ensino sem me cansar. Isso é o que pode ser dito de mim." Gongxi Hua disse: "São exatamente essas qualidades que não podem ser aprendidas pelos discípulos."

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O Mestre estava muito doente, e Zilu disse que oraria por ele. Confúcio disse: "existe tal coisa?" Zilu disse: "Existe. O Tratado das Poesias diz: 'Eu rezo por você para os espíritos do reino superior e inferior.'" Confúcio disse: "Então já estou rezando há muito tempo."

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Confúcio disse: "Você pode forçar as pessoas a agir de acordo com um certo princípio, mas não será capaz de forçá-las a entendê-lo."

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O Mestre queria ir e ficar com as Nove Tribos do Oriente. Alguém disse: "Eles são bárbaros! Por que você quer fazer uma coisa dessas?" Confúcio disse: "Se um Educado mora com eles, como eles podem ser bárbaros?"

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Confúcio disse: "Nunca vi alguém que ame a virtude tanto quanto ama o sexo."

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Quando Yan Hui morreu, o mestre gritou: "Que cruel! O céu está me matando! O céu está me matando!"

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Quando Yan Hui morreu, o Mestre chorou incontrolavelmente. Os discípulos disseram: "Mestre, você está exagerando com isso!" Confúcio disse: "Exagerando?! Se não posso chorar agora, quando devo chorar?"

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Zilu perguntou sobre servir aos espíritos. Confúcio disse: "Se você ainda não pode servir as pessoas, como pode servir aos espíritos?" Lu disse: "Posso perguntar sobre a morte?" Confúcio disse: "Se você não entende o que é a vida, como entenderá a morte?"

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Yan Hui perguntou sobre o significado de ren. O Mestre disse: "Superar completamente o egoísmo e manter o decoro é ren. Se por um dia inteiro você conseguir superar o egoísmo e manter o decoro, todos no mundo retornarão ao ren. O ren vem de si mesmo ou dos outros?"

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Zhonggong perguntou sobre o significado de ren. O Mestre disse: “Saia de casa como se estivesse recebendo um convidado importante. Empregue as pessoas como se estivesse assistindo a uma grande cerimônia."

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Sima Niu, chateado, disse: "Todo mundo tem irmãos, só eu não tenho nenhum." Zixia disse: "Se o Educado for reverente sem lapso e cortês com todos dentro do quadro de etiqueta, todos dentro dos quatro mares serão seus irmãos. Por que um Educado deveria se preocupar em não ter irmãos?"

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O duque Jing de Qi perguntou a Confúcio sobre o governo. Confúcio respondeu: "Que o governante seja um governante, o ministro seja um ministro, o pai seja um pai, o filho seja um filho." O duque disse: "Excelente! De fato, se o governante não é um governante, os ministros não são ministros, pais não pais e filhos não filhos, mesmo que eu tenha comida, como posso comê-la?"

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Ji Kangzi perguntou a Confúcio sobre o governo. Confúcio respondeu dizendo: "'Governar' [zheng] significa 'retificar' [zheng]."

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Fan Chi perguntou sobre o significado de ren. Confúcio disse "ame os outros". Ele perguntou sobre o significado do conhecimento. O Mestre disse: "Conheça os outros." Fan Chi não conseguiu. O Mestre disse: "Se você colocar os honestos em posições de poder e descartar os desonestos, forçará os desonestos a se tornarem honestos."

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"Se a terminologia não for corrigida, então o que é dito não pode ser seguido. Se o que é dito não pode ser seguido, então o trabalho não pode ser realizado. Se o trabalho não pode ser realizado, então o ritual e a música não podem ser desenvolvidos. Se o ritual e a música não podem ser desenvolvido, então as punições criminais não serão apropriadas. Se as punições criminais não forem apropriadas, o povo não pode se movimentar. Portanto, o Educado precisa ter sua terminologia aplicável à linguagem real, e seu discurso deve estar de acordo com suas ações. a fala dos Educado não pode ser indefinida”.

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O duque de She disse a Confúcio: "Na minha terra, há homens justos. Se um pai rouba uma ovelha, o filho testemunhará contra ele." Confúcio disse: "Os homens justos em minha terra são diferentes disso. O pai esconde os erros de seu filho e o filho esconde os erros de seu pai. Isso é retidão.

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Confúcio disse: "O Educado está em harmonia, mas não segue a multidão. O homem inferior segue a multidão, mas não está em harmonia."

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Zi Gong perguntou: "O que você acha se todas as pessoas da cidade gostarem de alguém?" "Não é muito bom", disse Confúcio. "E se todos eles odiarem você?" "Também não muito bom. É melhor que as pessoas boas da cidade gostem de você e as más o odeiem."

 

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Zi Gong perguntou sobre o governo.

O Mestre disse: “Comida suficiente, armas suficientes e a confiança do povo”.

Zi Gong disse: “Suponha que você não tivesse outra alternativa a não ser tirar de um desses três, qual seria o primeiro?”

O Mestre disse: “Armas”.

Zi Gong disse: “E se você tivesse que tirar de um dos dois restantes, qual seria?”

O Mestre disse: “Comida. Desde os tempos antigos, a morte veio para todos os homens, mas um povo que não confia em seus governantes não subsistirá”.

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Confúcio disse: "A pessoa com ren é sempre corajosa, mas o corajoso não é necessariamente possuidor com ren."

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Alguém disse: "O que você acha do ditado: 'Pague o mal com a virtude'?" Confúcio respondeu: "Então, como você retribuirá a virtude? Retribua mal com retidão e retribua a virtude com a virtude."

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O Mestre disse: “Somente quando bons homens tiverem instruído o povo por sete anos, eles podem pegar em armas. Liderar pessoas não treinadas na batalha é o mesmo que jogá-las fora.”

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Confúcio disse: "Aah! Ninguém me entende!" Xigong disse: "O que você quer dizer com 'Ninguém te entende'?" Confúcio disse: "Não tenho ressentimento contra o Céu, nem brigo com os homens. Estudo de baixo para cima e penetro até o topo. Quem me entende? O Céu entende!"

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Confúcio disse: “Um shi [cavaleiro, erudito] e uma pessoa de ren não salvarão suas vidas se isso exigir abandonar seu ren. Eles até se sacrificarão para consumar seu ren."

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Zigong perguntou sobre ren. Confúcio disse: "Quando um artesão quer fazer um bom trabalho, ele sempre afiará suas ferramentas primeiro. Quando você mora em um determinado distrito, coloque-se a serviço dos oficiais mais dignos e procure amigos entre os estudiosos que estão embebidos em ren."

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Confúcio disse: "O Educado toma a retidão [yi] como a essência. Ele a atualiza através da etiqueta [li], demonstra-a com humildade, e desenvolve-a pela sinceridade. Este é o Educado!"

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Zi Lu disse: “O governante de Wei está esperando sua ajuda na administração de seu estado. Qual será sua principal prioridade?”

Confúcio disse: “Deve haver uma correção de terminologia”.

Zi Lu disse: “Você está falando sério? Por que isso é tão importante?"

Confúcio disse: “Você é realmente simples, não é? Um Educado é cauteloso ao tirar conclusões precipitadas sobre o que não sabe.”

“Se a terminologia não for corrigida, então o que é dito não pode ser seguido. Se o que é dito não pode ser seguido, então o trabalho não pode ser realizado. Se o trabalho não pode ser realizado, então o ritual e a música não podem ser desenvolvidos. Se o ritual e a música não puderem ser desenvolvidos, então as punições criminais não serão apropriadas. Se as punições criminais não forem apropriadas, o povo não pode fazer nada. Portanto, o Educado precisa ter sua terminologia aplicável à linguagem real, e sua fala deve estar de acordo com suas ações. A fala do Educado não pode ser indefinida.”

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Zigong perguntou: "Existe um único conceito que podemos tomar como guia para as ações de toda a nossa vida?" Confúcio disse: "E quanto à 'justiça' [shu]? O que você não gosta que façam a si mesmo, não faça aos outros."

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Confúcio disse: "Se todo mundo odeia alguma coisa, é melhor você verificar. Se todo mundo ama alguma coisa, é melhor você verificar."

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Confúcio disse: "O ser humano manifesta o Dao. O Dao não manifesta o ser humano."


 

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Confúcio disse: [sobre Dao] "Se a sua sabedoria [zhi] puder compreendê-lo, mas seu ren for incapaz de mantê-lo, mesmo que você a tenha compreendido, você certamente o perderá. Se sua sabedoria o compreender e seu ren for suficiente para mantê-lo, mas você não o manifesta, as pessoas não o reverenciarão. Se sua sabedoria o compreende, seu ren é suficiente para mantê-lo e você o manifesta, mas não age de acordo com a etiqueta, você ainda não é perfeito ."

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Confúcio disse: "Ao ensinar as pessoas, não há discriminação."

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Confúcio disse: "As pessoas são semelhantes por natureza [xing], mas por meio do hábito tornam-se bastante diferentes umas das outras."

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Confúcio disse: "Apreender o Dao e lecionar sobre ele antes de desenvolver-se é jogar fora seu acúmulo de virtude."


 

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Zilu disse: "O Educado estima a bravura?" Confúcio disse: "O Educado coloca a retidão em primeiro lugar. Se o Educado for corajoso sem retidão, ele será rebelde. Se o homem inferior for valente sem retidão, ele se tornará um fora da lei."

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Zixia disse: "Contanto que você não transgrida a norma da grande virtude, você pode utilizar as pequenas virtudes livremente."

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Zigong, tendo ouvido sobre a depreciação de Shusun Wushu de Confúcio, disse: "É ridículo falar dessa maneira. Confúcio não pode ser caluniado. A virtude de outros homens é como uma pequena colina, que pode ser escalada. Confúcio é como o sol e a lua. Não há como escalar eles. Mesmo se você quiser se isolar do sol e da lua, como pode machucá-los? É fácil ver que o Wushu não tem valor."

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Zi Zhang perguntou a Confúcio: "Qual a melhor maneira de lidar com os assuntos do governo?"

O Mestre disse: “Existem cinco pontos de excelência a serem respeitados e quatro pontos ruins a serem evitados. Se você pode seguir estes, você pode lidar com os assuntos do governo.” Zi Zhang perguntou: “Quais são os cinco pontos de excelência?” O Mestre disse: “O Educado é generoso sem ser perdulário, trabalha duro sem ressentimento, deseja sem ser avarento, é orgulhoso sem ser arrogante, rigoroso sem ser severo”.

Zi Zhang disse: “O que significa ser generoso sem desperdiçar?”

O Mestre disse: “Se você vê uma maneira de trazer benefícios para as pessoas comuns e a executa, isso não é ser generoso sem ser esbanjador? Se você selecionar os assuntos em que é apropriado trabalhar e fizer com que as pessoas trabalhem duro neles, quem ficará ressentido? Se você deseja o Bem e o alcança, onde haverá ganância? Seja lidando com muitos ou poucos, jovens ou velhos, o Educado não ousa ser vaidoso. Este não é realmente o significado de ser orgulhoso, mas não ser arrogante? O Educado, ajeitando o manto e o boné, tem um olhar respeitoso; ele é severo nos olhares do povo, mas tem medo deles. Não é este o significado de ser rígido sem ser severo?”

Zi Zhang disse: “Quais são os quatro pontos ruins?”

O Mestre disse: “Executar alguém sem explicar o que fez de errado é crueldade; esperar realizações sem admoestação é tirânico; atrasar-se para dar ordens, mas esperar pontualidade é prejudicial; ser mesquinho em conceder às pessoas a devida remuneração é mesquinharia.”

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O Mestre disse: “Se você não entender o destino, não há como ser considerado um Educado. Se você não entende retidão, não há como você se estabelecer. Se você não entende as palavras, não há como entender as pessoas.”