Pesquisar neste blog

Qizheng

Três anos após a descoberta do importante documento militar do Sunbin Bingfa 孫臏兵法  [o suposto neto e continuador de Sunzi], em fevereiro de 1975, a Editora Relíquias Culturais publicou o livro "A Arte da Guerra de Sun Bin", listando como o último artigo da edição o texto ‘Qizheng’奇正. No entanto, quando a Cultural Relics Publishing House publicou "Bamboo Slips of the Han Tomb in Yinque Mountain" em 1985, o texto foi removido da segunda edição, embora a primeira contivesse o conteúdo encontrado nas tumbas. Esse capítulo seria novamente inserido na edição de 2010, em separado, como um objeto de análise em específico dentro do conjunto da obra.

***

A razão para a mudança de todas as coisas no mundo é: as coisas serão invertidas quando forem extremas e declinarão quando forem prósperas. A ascensão e queda das dinastias são como a alternância das quatro estações, que é um fenômeno normal e inevitável. Um exército tem um aspecto que é pior que os outros e pode vencer, mas também tem um aspecto que não é tão bom quanto os outros e não pode vencer, assim como os cinco elementos de metal, madeira, água, fogo e terra interagem entre si, existe vida e morte, e tudo no mundo é igual. Tem gente que consegue, tem gente que não consegue, todo mundo é assim.

Há excessos e insuficiências, à medida que a situação se desenvolve e muda. Portanto, enquanto algo for tangível, não há nada que não possa ser nomeado. Enquanto puder ser nomeado, não há nada invencível. O sábio usará as forças de todas as coisas para conquistar todas as coisas e poderá continuar vencendo. As pessoas que usam tropas para lutar vencem umas às outras pela formação. Não há nada de invencível na formação, só que algumas pessoas não sabem a formação a usar para a vitória. A mudança de formação para vencer é tão interminável quanto o céu e a terra se cobrem.

O método de ganhar por formação não pode ser esgotado mesmo que todos os bambus em Chu e Yue estejam esgotados. A formação vence com seus pontos fortes, e é impossível usar os pontos fortes de uma formação para superar dez mil formações. Portanto, um certo estilo pode ser prescrito para a formação, mas a formação vencedora não pode ser estática. Portanto, um homem que é bom no uso de tropas conhece as forças do inimigo e conhece as fraquezas do inimigo; conhecendo as fraquezas do inimigo, ele conhece as forças do inimigo. Tal pessoa prevê a vitória como prediz a ascensão e queda do Sol e da Lua. Preciso e fácil, este método de ganhar é tão eficaz como apagar o fogo com água. Usar formações contra formações é um método convencional de guerra, chamado "positivo"; não usar uma formação fixa para lidar com uma formação fixa é um método não convencional de guerra, chamado "negativo". As variações de "negativo" e "positivo" são infinitas, e a chave é usá-las com flexibilidade.

De acordo com o princípio de vencer de surpresa, use a lei da geração mútua e restrição dos cinco elementos para vencer. Uma vez determinado o nome e a responsabilidade, deve haver uma formação vencedora correspondente e, quando a formação for determinada, haverá naturalmente um nome de formação. É impossível vencer com a mesma formação do inimigo, por isso é necessário usar uma formação mutante para vencer de surpresa. Por isso, é estranho ficar parado, esperar o trabalho com lazer, estar cheio para evitar a fome, para assim ser estável contra a turbulência. É estranho usar mais para menos, ações abertas são positivas e ações secretas são negativas. Ganhe de surpresa sem ser detectado pelo inimigo. Portanto, pessoas com truques sem fim podem superar as pessoas comuns e continuar vencendo. Quando uma articulação está dolorida, todas as outras articulações não podem funcionar adequadamente, porque todas pertencem ao mesmo corpo. Se o atacante falhar, a equipe de trás não pode funcionar porque é a mesma formação.

Os defensores não passam pelos atacantes e os atacantes não podem bloquear os defensores. Se você for para frente, deve ter uma saída, e se voltar, deve ter uma maneira de entrar. Recompensas e punições não foram cumpridas, mas o exército estava disposto a obedecer à ordem, é porque a ordem poderia ser cumprida pelo exército. Altas recompensas e baixas punições, mas o exército não obedece às ordens, é porque as ordens não podem ser cumpridas pelo exército. É difícil para um guerreiro como Meng Ben deixar o exército em uma situação desfavorável e ainda assim avançar desesperadamente sem recuar. Culpar os exércitos por sua incapacidade de fazê-lo seria como fazer o rio retroceder. Portanto, aqueles que usam soldados para lutar - os soldados vencem, deixe-os se beneficiar; sirva o jantar. Dessa forma, os soldados não terão medo da morte ao encontrar um inimigo forte e não se virarão e recuarão ao pisar em uma lâmina afiada. Portanto, uma vez que você entenda a lei da água corrente, você pode usar a água para afastar pedras e destruir navios; quando você usa soldados, você entende o temperamento deles e pode executar ordens militares tão suavemente quanto a água corrente.