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Quezi 闕子, Xuleshu徐樂書 e Yan Anshu 嚴安書

O Quezi 闕子["Mestre Que"] é um livro escrito por uma pessoa desconhecida durante o período dos Reinos Combatentes戰國 [481-221aec]. Está listado entre os pensadores da escola dos diplomatas [zonghengjia 縱橫家] da bibliografia imperial Yiwenzhi 藝文志 na história dinástica oficial Hanshu漢書. 

O Xuleshu徐樂書 ["Livro de Xu Le"], também chamado de Xu Le徐樂, foi um tratado político escrito pelo funcionário do período Han漢 [206aec-220ec], Xu Le 徐樂.

Yan Anshu 嚴安書 "Livro de Yan An", também chamado de Yan An嚴安, foi um tratado político escrito pelo oficial do período Han漢 [206 aec-220ec]. Yan An嚴安. A bibliografia imperial Yiwenzhi 藝文志 na história dinástica oficial Hanshu漢書 lista um livro chamado Zhuang An莊安 como sendo seu, e pertencente à escola dos diplomatas [zonghengjia縱橫家]. Um fragmento sobreviveu no Hanshu漢書, cap.64.

Essas obras foram perdidas, e fragmentos delas foram recolhidos por Ma Guohan 馬國翰 [1794-1857] na coletânea Yuhan shanfang jiyi shu玉函山房輯佚書.

Por fim, apresentamos o fragmento Yucongsi 語叢四 do texto  Shuozhidao 說之道, achado nas tumbas de Guodian郭店.


QUEZI

Havia um homem no estado do Lu que gostava de falar com ostentação, e a pescaria era seu passatempo. Ele fez anzóis de ouro, incrustados com fios de prata brilhante e pedras preciosas de esmeralda para decoração; ele torceu as penas de pássaros de esmeralda em linhas finas e usou madeira de canela perfumada como isca. Suas varas de pesca eram da mais alta qualidade e suas posições de pesca eram requintadas, mas ele só conseguia poucos peixes, e ainda assim, raramente. Portanto: "O importante da pesca não é a bela decoração, assim como o importante no debate não são belas palavras."

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O Duque Jing de Song pediu a um renomado arqueiro para que fizesse um arco. Ele demorou nove anos. Após esse tempo, o Duque disse: “É tarde demais para fazer um arco”. O mestre arqueiro respondeu:  “ eu não podia vê-lo. Esgotei toda minha força e depositei toda minha essência para fazê-lo”. O duque respondeu: “retorne em três dias com ele ou você irá morrer”. Após três dias ele retornou; o arqueiro se postou no terraço do tigre, retesou o arco, e disparou uma flecha, que atravessou por cima do monte Xishuang e chegou até Pengcheng.  “agora posso morrer”, disse ele – e caiu morto. [Comentário: em tudo, a preparação é o essencial]

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Quezi disse: o Senhor Ren montou uma rede para pegar carpas em uma montanha no inverno, e isso parece confuso. Contudo, desde que a águia pescadora pegou o papa-figo, milhares de pessoas também tentam chegar até o príncipe.

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As pessoas de Yiqu não estão acostumadas a cozinhar tartarugas e jabutis, que são bichos imundos e fedorentos e ficam com sabor desagradável. As pessoas comuns podem estar sem comer há três dias que preferem morrer de fome. Contudo, Wu Zhang e Zhuangji provaram tartarugas e jabutis e combinaram seus sabores de forma harmônica: pacientes provaram e ficaram curados, o imperador comeu e seu problema com a raiva passou. Por essa razão, quem liga de verdade para o cheiro e o sabor de tartarugas e jabutis?

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Havia um homem tolo no estado de Song. Ele pegou uma pedra semelhante a jade perto de Linzi, no estado de Qi. Na verdade, era apenas uma pedra Yan [‘andorinha’] comum. Como esse homem não tinha conhecimento, ele ficou agradavelmente surpreso, pensando que havia apanhado um tesouro valioso. Ele segurou a pedra com as duas mãos, colando-a no rosto por um tempo e acariciando-a cuidadosamente com as mãos por um tempo. Depois de voltar para casa, ele continuou a olhar para a pedra e olhou de novo e de novo, relutante em deixá-la ir.

À noite, o homem ia dormir, então teve que colocar a pedra no armário. Ele apenas se deitou por um tempo, sentindo-se muito inquieto em seu coração, então se levantou e tirou a pedra do armário, colocou-o sob o travesseiro e adormeceu pacificamente. Mas depois que ele adormeceu, ele percebeu vagamente em seu sonho que alguém havia roubado a pedra debaixo do travesseiro, então ele acordou novamente do sonho. Ele abriu o travesseiro e viu que a pedra estava são e salva debaixo do travesseiro. Mas o homem ainda estava preocupado, então segurou a pedra com força nas mãos e se meteu sob a colcha, cobrindo o peito com a pedra e adormeceu. Depois de uma noite inteira assim, ele conseguiu ficar acordado até o amanhecer do dia seguinte.

O homem achava que segurar a pedra nas mãos o tempo todo também não era uma opção. Então ele convidou artesãos para fazer uma caixa para ela com o melhor couro de vaca. Essa caixa tinha dez camadas de couro e dez camadas de seda. 

Depois de alguns dias, um hóspede de outro lugar soube que este homem havia ganhado um tesouro, então ele foi até sua casa e pediu para ver a joia. Portanto, depois de jejuar piedosamente por sete dias, o tolo de Song vestiu um vestido digno e realizou um grande sacrifício. Então, na frente dos convidados, ele abriu solenemente as caixas de couro feitas de camada após camada; e depois, desamarrou camada após camada de lenços de seda amarrados no pacote. O convidado estrangeiro finalmente viu a chamada jóia do tolo de Song, e não pôde deixar de cobrir a boca e rir. O povo de Song ficou intrigado, olhou para o convidado com um par de olhos estúpidos e perguntou: "Por que você está rindo tanto?"

O convidado parou de rir e disse-lhe sério: "Este é apenas um pedaço de pedra andorinha, não muito diferente dos tijolos e telhas comuns."

O povo de Song ficou furioso quando ouviu isso. Apontando para o convidado, ele disse: "Bobagem! Você está falando da boca de um mercador; você tem o coração de um mentiroso!"

O estrangeiro saiu decepcionado após ser humilhado. E esse tolo de Song escondeu a pedra ainda mais de perto de si e a guardou com mais cuidado.



XULESHU

O problema do mundo está no colapso da terra, não em sua desintegração, que tem sido a mesma desde os tempos antigos até o presente.

O que é uma avalanche de terra? Este foi o caso no final da Dinastia Qin. Chen Shi não tinha o nobre status de vassalo, nem tinha o território para ser enfeudado. Ele não era descendente de uma família de prestígio, nem foi elogiado pelos aldeões, nem era sábio e capaz como Confúcio, Zengzi e Mozi ou Tao Zhu, e nem tinha a riqueza de Yidun. Mas ele se levantou do povo empobrecido, empunhando sua lança e alabarda, gritando com os braços nus, e o mundo inteiro ouviu o som do vento. Qual é a razão por trás disso? Mesmo sendo pobre, se o monarca não o leva em consideração, as pessoas nos escalões inferiores se ressentem e as pessoas nos escalões superiores não compreendem o que está ocorrendo. O mundo fica corrompido, e a política nacional não é corrigida. Chen Shi usou esses três fatores como base, o que é chamado de avalanche de terra. Portanto, o problema do mundo está no colapso da terra.
O que é desintegração? A rebelião de Wu, Chu, Qi e Zhao foi assim. Os reinos de Jin, Wu, Chu, Qi e Zhao conspiraram para cometer rebelião. Todos eles afirmam ser os filhos do céu, com centenas de milhares de soldados em armadura, e desejando capturar as Planícies Centrais. Não é que seu poder fosse menor que o das pessoas comuns, não é que sua força militar fosse menor que o das pessoas comuns como Chen Shi. 

Nesta época, a graça do falecido imperador ainda não havia diminuído, e muitas pessoas estavam satisfeitas com os costumes locais e aproveitavam os tempos, então os senhores provocaram conflitos externos,e isso é chamado de desintegração. 

Portanto, a preocupação do país não deveria estar na desintegração. No entanto, partindo dessa perspectiva, se houver terra no mundo, mesmo entre os pobres e desfavorecidos, desde que surja um deles para liderar o caminho, isso tornará o país tenso e o colapso será iminente.
Com Chen Shi foi assim; mas como os estados estão vivos ainda? Embora não haja estabilidade e paz no mundo, se não houver terra para todos, numa situação de colapso, mesmo com um forte exército e profunda rivalidade entre todos os senhores, eles não serão capturados rapidamente. Os sete reinos poderão resistir, se o aspecto interno for forte. É isso, muito menos a rebelião causada pelos funcionários e pelo povo? As duas situações de colapso – avalanche e desintegração - são preocupações óbvias para a segurança do império.

O ponto principal é que um governante sábio deve prestar atenção e estar bem ciente disso.

Nos últimos anos, a colheita de grãos no passo de Hangu tem sido ruim e o ano ainda não se recuperou. A maioria das pessoas vive na pobreza, juntamente com as guerras nas áreas fronteiriças, como sempre, e do ponto de vista racional, as pessoas comuns terão preocupações sobre onde viverão. Preocupadas em sobreviver, elas vão se deslocar de um lugar para outro causando tumulto, e um fluxo simples causará uma situação de deslizamentos de terra. Portanto, um monarca sábio deve ser capaz de inspecionar independentemente os motivos de várias mudanças, entender a chave para a segurança e a política do governo na corte, de maneira a eliminar o dano que ainda não foi formado. A chave para isso é encontrar maneiras de evitar que o país sofra avalanches.

Se pudermos fazer do governo do país nossa responsabilidade fundamental, não será difícil ser tão famoso quanto Shang Tang e Rei Wu de Zhou, Rei Cheng de Zhou e Rei Kang de Zhou Os costumes dos tempos antigos podem ser reproduzidos. O mundo não entrará em colapso ou se desintegrará, e então poderemos estar em um estado de prosperidade e riqueza. Na realidade, espalhando bons nomes, expandindo a reputação, aproximando pessoas de todo o mundo e fazendo pessoas de longe ouvirem, deixando para trás um legado que será transmitido por várias gerações, enfrentando as intempéries, dando sustento, trabalhando duro e curvando-se aos príncipes e sábios, isso é o que o imperador deve fazer para evitar a desintegração.


YAN ANSHU

Yan Na era natural de Linmiao. Ele escreveu ao primeiro ministro: 

"Zou Zi" disse: As ordens do governo e a educação têm as características da época e são usadas para corrigir as desvantagens da época. Use-as quando estiverem de acordo com a realidade social da época, descarte-as quando estiverem desatualizadas e altere-as se necessário. Os sabores exibem-se harmoniosamente perante os famintos, exibindo-se e querendo ser invejados pelo mundo. O gosto dessa gente é ver coisas boas e querer aproveitá-las, isso é ensinar o povo com luxo. Se você for extravagante e sem restrições, ficará insatisfeito e as pessoas darão as costas para suas carreiras e seguirão suas escolhas finais. Os enormes lucros das últimas iniciativas não podem ser obtidos em vão, então os funcionários não têm medo da extorsão ilegal de dinheiro, guerreiros com espadas competem para matar e trapacear, o mundo não tem mais a vergonha, então os comportamentos traiçoeiros e malignos crescem gradualmente. Coisas bonitas e raras são originalmente feitas para serem olhadas, e ouvi-las é agradável; portanto, se você perder o autocultivo, será arrogante, se não tiver uma música saudável, será promíscuo, se perder a etiqueta, exagerará a verdade e, se desistir da educação, será fraudulento. Engano traiçoeiro, exagero, adultério, arrogância, são comportamentos que não podem ser usados para legislar e educar o povo. 

Portanto, se as pessoas do mundo não pararem de perseguir fama e fortuna, haverá muitas outras pessoas infringindo a lei e causando problemas. O ministro espera formular leis e regulamentos para o povo, para evitar que sejam extravagantes, para que ricos e pobres não se gabem mais uns dos outros, para aliviar a inveja do luxo das pessoas. Uma vez subjugados os pensamentos, seus temperamentos se tornarão serenos e tranquilos. Se o temperamento for pacífico e confortável, e se não se envolver em fraudes privadas, então os ladrões desaparecerão; se os ladrões forem eliminados, a punição será reduzida;

Ouvi dizer que a dinastia Zhou governou o mundo por mais de trezentos anos. As duas gerações do rei Cheng e do rei Kang foram prósperas e a punição não foi usada por mais de quarenta anos. Demorou mais de trezentos anos para o declínio da Dinastia Zhou, então os Cinco Hegemons das Primaveras e do Outonos surgiram um após o outro. O suserano deve frequentemente ajudar o imperador a promover benefícios e eliminar danos, punir a violência e proibir o mal, e ajudar o caminho justo no país, e usá-los para respeitar o imperador. Após a morte dos Cinco Hegemons, não havia nenhum rei ou sábio virtuoso para herdar sua causa, e o imperador estava isolado e fraco, incapaz de dar ordens. Os príncipes agem de forma imprudente, intimidando os fracos com os fortes e intimidando os pouco melhores com os muitos piores. Tian Chang usurpou o poder de Qi, e Zhi Fan, Zhongxing e Liuqing o poder de Han, Qu e Wei, dividindo a força de Jin, e todos eles se tornaram países guerreiros. Este foi o começo das dificuldades do povo. Neste momento, o país forte se empenha em atacar, e o país fraco repara suas defesas e faz diplomacia de cima abaixo e para os lados [ou seja, negocia com todos os estados]. Mensageiros e cavalos galopam e colidem uns com os outros.

Quando o rei de Qin ganhou o governo, ele invadiu o mundo, anexou outros países, estabeleceu o título de "imperador", unificou as ordens do governo doméstico e demoliu os muros dos príncipes. Destruiu as armas apreendidas e jogou-as em Zhong Yu, dizendo que não seriam mais usadas. As pessoas comuns foram libertadas da dor do tumulto do Período dos Reinos Combatentes, e todos pensaram que encontraram um sábio imperador e ganhariam uma nova vida. Se a Dinastia Qin tivesse punições brandas, impostos reduzidos, corveias reduzidas, benevolência e retidão valorizadas, os direitos não fossem desprezados, a honestidade respeitada, a astúcia desprezada, costumes mudados e o estudo promovido nos quatro mares mar, então o mundo da Dinastia Qin estaria seguro de geração em geração. A Dinastia Qin não defendia a promoção de tal atmosfera social, mas seguia seus velhos costumes. Aqueles que jogavam com sabedoria e poder eram promovidos, e aqueles que eram honestos, leais e honestos eram repelidos. As leis eram duras, as ordens do governo eram duras e havia muitos bajuladores. Querendo mostrar sua força no exterior, ele enviou Meng Tian para liderar as tropas para atacar os Xiongnu no norte, expandir o território e proteger Beihe, ordenando ao povo que transportasse comida e grãos rapidamente e seguisse atrás do exército. Tu Sui, o capitão do condado, também foi enviado para atacar Baiyue com a construção de barcos, e Yu Shilu foi enviado para cavar o Lingqu para transportar grãos, e o povo Yue fugiu. O Kuang He foi prolongado e o suprimento de comida era insuficiente. O povo Yue lançou um ataque e o exército Qin foi derrotado. A Dinastia Qin então enviou Wei Tuo para liderar as tropas para proteger Yue. Naquela época, o desastre da Dinastia Qin foi que o norte tinha inimizade com os Xiongnu e o sul com o povo Yue. Depois de mais de dez anos assim, Ding Nan serviu como soldado para lutar, Ding Ding foi junto, e eles ficaram miseráveis. Eles se enforcaram na grande árvore à beira da estrada, e os mortos se entreolharam. Quando Qin Shihuang entrou em colapso, o mundo se rebelou. Chen Sheng e Wu Guang levaram Chen, Wu Chen e Zhang Er levaram Zhao, Xiang Liang conquistou Wu, Tian Dan venceu Qi, Jing Ju foi para Ying, Zhou Shi caiu para Wei, Han Guang promoveu Yan e todos os heróis se levantaram juntos, o que é indescritível. No entanto, essas pessoas não são descendentes de príncipes, nem são governadores locais. O imperador da Dinastia Qin era o filho do céu, rico no mundo, exterminou a linhagem e cortou os sacrifícios. Isso é um desastre causado pela arrogância militar. Portanto, a falha da Dinastia Zhou foi a fraqueza, e a falha da Dinastia Qin foi que ela era forte, ambas as quais causaram o desastre da subjugação porque não conseguiram se adaptar aos tempos.

Agora a corte Han quer apaziguar os Nanyi, enviar Yelang para a corte, subjugar Qiang Fen e Lingzhou, construir cidades lá, e quer ir fundo no Xiongnu e queimar sua capital. Os debatedores elogiaram esses planos. Este é o desejo de lucro dos ministros, não uma estratégia de longo prazo para governar o mundo. Agora a China não tem nem o alarme de cachorros latindo, mas é afetada pelas defesas fora do país, fazendo com que o país murche e decaia. Esta não é a maneira de educar as pessoas. Para realizar os desejos sem fim, apenas querer ser feliz e manter inimizade com os Xiongnu, esse não é o caminho para estabilizar a fronteira. Se o flagelo não for resolvido, a guerra vai parar e recomeçar, deixando as pessoas próximas na miséria e as pessoas distantes com medo. Esta não é uma solução duradoura. Agora todas as pessoas do mundo têm que forjar armaduras, afiar espadas, endireitar pontas de flechas, puxar cordas de arcos e transportar rações. Não há descanso à vista. Esta é uma preocupação comum para todas as pessoas. Se você usar tropas por muito tempo, haverá caos, e se as coisas forem muito problemáticas, as pessoas terão dúvidas. Agora a terra nos condados externos está a quase milhares de quilômetros de distância, com dezenas de cidades conectadas. A situação das montanhas e rios é suficiente para coagir as pessoas nos condados e ameaçar os príncipes próximos. Isso não é do interesse do clã da Dinastia Han. A razão para a queda de Qi e Jin é que o governo era fraco e os hegemons muito fortes; a razão para a queda de Qin é que a punição era severa e o desejo muito grande e sem fim. Agora, o poder da guarda do condado não é apenas tão importante quanto os ministros do estado de Jin. 

Mais tarde, Yan An foi ordenado na rodem dos cavaleiros.

YUCONGSI

A linguagem se expressa em palavras, e aquelas que atingem a essência das coisas podem se espalhar por muito tempo. Palavras dispersas e impraticáveis não podem ser respondidas por outras pessoas com baixo caráter moral, ninguém se associa a elas.  Se o discurso é frívolo e casual, especialmente aqueles que são propensos a declarações falsas, eles podem ser ouvidos mesmo através das paredes. Aqueles que falam ferem os outros. As palavras de vingança ferem a si mesmo. Aqueles que falam bem dos outros haurem benefícios para toda a vida. As bênçãos acumuladas em três gerações não são suficientes para a morte de uma só vez. Pessoas que falam descuidadamente devem simplesmente fechar a porta e não entrar em contato com outras pessoas. Caso contrário, responderão com palavras maldosas e nunca saberão quando morrerão. 

Viajando em uma carruagem, as janelas estão fechadas e o campo de visão é restrito, as águas dos poderosos rios e lagos não podem ser vistas; assim também, se uma pessoa está num ambiente fechado, é inevitavelmente ignorante, tem pouco conhecimento, como pode conhecer a vida?

Conheça os sábios o mais cedo possível, a estrada da vida é larga. Sem sábios por perto, é fácil de ser enganado por pessoas perversas. É imprudente não planejar com um homem sábio, fingir ser inteligente, enganar a si mesmo e aos outros. Planejar cedo com um sábio se parece como ser capaz de ver claramente as mudanças das coisas de uma montanha alta.

Há heróis no estado, devemos primeiro fazer amizade com ele. É difícil fazer amizade com um herói, mas não os odeie, você deve entender onde está a dificuldade. Se suas ações despertam a suspeita do herói, você receberá muita suspeita. Se sua ação falhar, o motivo pode ser que o herói esteja causando problemas. Para aumentar a sombra da árvore, não se quebram os galhos da árvore. Se quiserem beneficiar o lago, não bloqueiem o riacho.

Aqueles que são bons em fazer uso de subordinados, como os pés de escorpiões; deixe essas pessoas se tornarem seus próprios irmãos. Quanto mais, melhor. Às vezes haverá pequenos danos, mas não o destruirão. Para ser bom em fazer uso dessas pessoas, você deve fazer com que o relacionamento entre você e eles, como dentes e línguas, se ajudem e não se mordam, a chamada interdependência de lábios e dentes. Aqueles que são bons em usar guerreiros, se eles se tornarem as duas rodas de suas próprias ações, eles agem em uníssono, não lutam entre si, não se atrapalham. Aqueles que são bons em usar o povo como as mudanças das estações ao longo do ano, embora haja mudanças, o povo não será prejudicado.

Ao para persuadir os outros, não tenha pressa de falar primeiro. Se você consegue distinguir entre urgente e lento, deve ser capaz de falar direto ao ponto. Você deve considerar se está errado se não conseguir convencer os outros depois de esclarecer os pontos-chave. Se as pessoas não entenderem suas verdadeiras intenções, a consequência é que o país será destruído, e os favores anteriores serão perdidos em vão.

Aqueles que roubam ganchos de tenda e outras pequenas coisas serão punidos, aqueles que roubam o poder do estado podem se tornar príncipes em seu lugar. Sob o portão daqueles que se tornam príncipes, os chamados de "benevolentes e retos" são muitos.

Uma montanha alta cairá se não for sustentada por um declive suave; o monarca tem conselheiros para aconselhá-lo, o país pode ser defendido e o território não será enfraquecido. Um guerreiro que tem um amigo engenhoso, ele também terá confiança em sua fala. Embora a bravura seja famosa no país, não é tão útil quanto as pessoas talentosas. A casa pode estar cheia de ouro e jade, mas não é tão útil quanto a astúcia. Ter muitas vantagens, não é tão útil quanto agarrar uma oportunidade. Portanto, fazer amigos com desenvoltura é o mais valioso.

Você deve seguir o conselho de seus antepassados ao lidar com os assuntos familiares. Uma mulher capaz pode cuidar bem de três gerações [sogro, marido e filho], e uma amante pode sustentar três bebês. Obedeça ao rei para entender seu verdadeiro significado, veja os pensamentos internos da expressão severa na superfície. Poder ver profundamente - quanto mais fundo melhor; ser capaz de entender completamente - quanto mais completo melhor; até que não haja mais nada para explorar.