Pesquisar neste blog

Shen Nong Bencaojing 神農本草經

 

O Shen Nong Bencaojing 神農本草經 "Tratado do Divino Fazendeiro sobre raízes e ervas", abreviadamente chamado Shen Nong Bencao 神農本草 [Raízes e ervas do Divino Fazendeiro] ou ainda, Bencaojing 本草經 [Tratado de raízes e ervas] é o primeiro catálogo conhecido sobre o uso de rochas, ervas, plantas, animais e grãos como medicamentos. Esse tratado de farmacopeia teria surgido na dinastia Han, no mesmo movimento de construção das técnicas médicas que produziram o Nejing e o Nanjing 難經. É atribuído a Shennong 神農[Divino Fazendeiro], personagem mítico que teria sido contemporâneo a Huangdi [Imperador Amarelo], e ocasionalmente relacionado à Huatuo 華佗, grande médico do final do período Han 後漢. A presente seleção e tradução foram feitas por A. Bueno [2023] com base na tradução referencial de Yang Shou Zhong [1998]. Cumpre salientar que a tradução de Yang apresenta o nome dos espécimes em chinês e latim, viabilizando o conhecimento das mesmas para o mundo ocidental. Mantivemos esses nomes nos fragmentos selecionados. 


Introdução

 

Existem cento e vinte medicamentos de classe superior que são usados como soberanos. Eles nutrem principalmente a vida e correspondem ao céu. Eles são atóxicos, e tomá-los em grandes quantidades e por muito tempo não fará mal para as pessoas. Se alguém pretende tornar o corpo leve, aumentar o qi, evitar envelhecer, buscar prolongar a vida, deve basear seus esforços nos medicamento das classes superiores.

Existem cento e vinte medicamentos de classe média que são usados como ministros. Eles principalmente nutrem a personalidade e correspondem à humanidade. Eles podem ou pode não ser tóxicos e, portanto, deve-se pesar e ponderar antes de colocá-los em seu devido uso. Se alguém pretende controlar a doença, suplementar a vacuidade e reabastecer a exaustão, deve se basear seus esforços na classe média.

Existem cento e vinte e cinco medicamentos de classe inferior que são usados como auxiliares e enviados. Tratam principalmente doenças e correspondem à terra. Eles são geralmente tóxicos e não podem ser tomados por muito tempo. Se alguém pretende eliminar o frio, o calor e o qi maligno, quebrar acumulações e aglomerações, e curar doenças, deve basear seus esforços na classe inferior.

Os medicamentos, numa receita, são classificados como o soberano, ministro, assistente e enviado. Para alcançar o sinergismo e a coordenação, é apropriado usar um soberano, dois ministros e cinco assistentes. Isso é também é possível ao usar um soberano, três ministros e nove assistentes e enviados.

Os medicamentos devem coordenar entre si em termos de yin e yang, como mãe e filho ou irmãos.  Podem ser raízes, caules, flores ou frutas de uma planta, e podem ser ervas, pedras, ossos ou carne. Alguns remédios podem ir (isto é, ser usados) sozinhos. Alguns precisam uns dos outros. Alguns se reforçam mutuamente. Alguns temem uns aos outros. Alguns são avessos uns aos outros. Alguns se chocam entre si. Alguns se matam. Essas sete emoções (ou seja, relacionamentos) exigem que, ao combinar medicamentos, é apropriado usar aquelas que precisam umas das outras e se fortalecem mutuamente.

Não se deve usar aqueles que são mutuamente avessos ou conflitantes. Como para medicamentos tóxicos, eles devem ser processados com aqueles aos quais são avessos ou com aqueles que os matam. Caso contrário, eles não podem ser usados em combinação.

Os medicamentos podem ter cinco sabores - azedo, salgado, doce, amargo e acre.

Além disso, eles têm quatro qi - frio, quente, morno e frio. Podem ser tóxico ou não tóxico. Se devem ser secos à sombra ou ao sol, em quais estações e meses eles devem ser coletados e processados, se devem ser usados crus ou após o processamento, onde devem ser produzidos, sejam eles genuínos ou falsos, antigos ou novos, tudo isso tem um método a seguir.

Devido à sua natureza, alguns medicamentos são apropriados para comprimidos, outros para pós, alguns para ferver em água, outros para beber com vinho e ainda outros para ferver até virar uma pasta. Há também casos em que um material é adequado para várias formas. Alguns, no entanto, não podem ser colocados em água ou vinho. Deve-se seguir a natureza dos medicamentos e não se deve violar estes.

Para tratar uma doença, deve-se primeiro fazer um estudo de sua origem e observar seus mecanismos. Antes que as cinco vísceras se tornem vazias, os seis intestinos estão esgotados, os vasos sanguíneos ou seja, o pulso tornam-se caóticos, e o espírito da essência é dissipado, a administração de medicamentos irá certamente resultará em sobrevivência. Se a doença já tomou forma, então metade da recuperação pode ser alcançada. Se a condição da doença foi longe demais, será difícil restaurar a vida.

Ao tratar doenças com medicamentos tóxicos, deve-se primeiro usar uma quantidade de tamanho de grão de sorgo. Uma vez que a doença se foi, deve-se parar de usar isso. Se a doença ainda não foi embora, dobre a quantidade. Se ainda estiver lá, aumente o valor em dez vezes. A quantidade é medida pela remoção da doença.

Para tratar o resfriado, deve-se usar medicamentos quentes. Para tratar o calor, deve-se usar medicamentos frios. Para não dispersão de bebida e comida, deve-se prescrever medicamentos ejetores e precipitantes. Para influxo demoníaco [Guizhu] e toxinas Gu [Gudu]*, deve-se prescrever medicamentos tóxicos. Para abscessos e inchaços, feridas e tumores, deve-se prescrever medicamentos para feridas. Para vento-umidade, deve-se prescrever medicamentos para o vento-umidade. Em todo os casos, deve-se seguir adequadamente, ou seja, combinar os medicamentos com os natureza da doença.

Se a doença estiver localizada acima do diafragma no tórax, deve-se tomar medicamentos após as refeições. Se a doença estiver localizada abaixo do coração ou no abdômen, deve-se tomar os medicamentos antes das refeições. Se a doença está localizada nos quatro membros ou nos vasos sanguíneos, é apropriado tomar os medicamentos com o estômago vazio pela manhã. Se a doença estiver localizada nos ossos e medula, é apropriado tomar os medicamentos com o estômago cheio à noite.

As grandes doenças incluem principalmente golpe de vento, dano de frio, frio e calor, malária quente, acidente vascular cerebral maligno, agitação súbita, aumento do abdômen, edema hídrico, afluxo intestinal e disenteria, micção inibida e defecação, leite correndo, subida de qi, tosse e contrafluxo, náusea e vômito, icterícia, perda de sede, inflamações e congestão alimentar, dureza e acumulação, concreções e conglomerados, medo do mal, retraimento e epilepsia, influxo demoníaco, impedimento da garganta, dor de dente, surdez, cegueira, incisão e feridas, ossos quebrados, abscessos e inchaços, feridas malignas, hemorróidas e fístulas, e bócios e tumores.

Nos homens, existem cinco impostos e sete danos, vacuidade e fadiga, languidez e emaciação, enquanto nas mulheres, há corrimento vaginal, inundações e blocos de sangue. Além disso, há feridas causadas por vermes e picadas de cobra e danos causados por toxinas gu. O texto acima é uma sinopse curta.

Deve-se basear o tratamento da doença em seu padrão primário, que pode então ter variantes. Essas variantes podem ser comparadas a ramos e folhas. Então é apropriado fazer uma prescrição de acordo com os sinais que apresentam.

*

Guizhu = infecções profundas e contagiosas.

Gudu = parasitoses, verminoses [ou doenças que se supunham ser provocadas por parasitas] 


 

Jades e Pedras: Classe Superior

 

Yu Quan (Nephritum) é doce e equilibrado. Trata principalmente centenas de doenças das cinco vísceras. Flexibiliza os tendões e fortalece os ossos, aquieta as almas etéreas e corpóreas, promove o crescimento dos músculos e carne, e aumenta o qi. A ingestão prolongada pode cultivar a resistência ao frio e ao calor do verão, e libertar a pessoa da fome e sede para se tornar um imortal não-envelhecimento. Se alguém pegar cinco catis [ou seja, 500g dele] ao morrer, a tez permanecerá inalterada por três anos após a morte. Seu outro nome é Yu Zha (Jade Vinho Doce).

Dan Sha (Cinnabar) é doce e ligeiramente frio. Trata centenas de doenças das cinco vísceras e do corpo. Alimenta o espírito da essência, acalma as almas etéreas e corpóreas, aumenta o qi, ilumina os olhos, e mata demônios espirituais e fantasmas. O consumo prolongado pode possibilitar a comunicação com o espírito de luz e prevenir a senilidade. É capaz de se transformar em mercúrio. É produzido nas montanhas e vales [ou vales de montanha].

Shui Yin (Mercúrio) é acre e frio. Trata principalmente crostas, feridas com comichão, feridas brancas no couro cabeludo, mata vermes e piolhos na pele, induz aborto e elimina a febre. Ele mata as toxinas de ouro, prata, cobre e estanho. Quando derretido, reduz-se a cinábrio. Uso prolongado pode fazer alguém imortal. É produzido a partir da terra nas planícies.


 

Jades e pedras: classe média

 

Shi Dan (Cuprus Sulphate) é azedo e um pouco frio. Ilumina os olhos e trata dor ocular, feridas incisas e todos os tipos de epilepsia e tetania. Trata erosão genital e dor em mulheres, estrangúria de pedra, frio e calor, inundação e precipitação de sangue, e vários tipos de qi malignos e tóxicos. Ela possibilita a gravidez. Tomando depois do climatério, pode prevenir a senilidade, enquanto a ingestão prolongada pode aumentar longevidade e tornar alguém imortal. Pode transformar o ferro em cobre, ouro ou prata. Seu outro nome é Bi Shi (Pedra Verde). É produzido em montanhas e vales.

Shi Zhong Ru (Stalactitum) é doce e quente. Trata principalmente a tosse e contrafluxo do qi em ascensão. Ilumina o olhar, realça a essência, acalma as cinco vísceras, liberta as centenas de juntas, desinibe os nove orifícios, e promove a lactação. É produzido em montanhas e vales.

Yin Nie (Stalactitum) é acre e quente. Trata principalmente queimaduras, sangramento, diarréia e disenteria, frio e calor, fístulas de camundongos e qi ligado a concreção e conglomeração. Seu outro nome é Jiang Shi (Pedra de Gengibre). É produzido em montanhas e vales.

Kong Gong Nie (Stalactitum) é acre e quente. Trata principalmente refluxo, má digestão, qi ligado ao mal e feridas malignas [ulcerosas].               


 

Jades e Pedras: Classe Inferior

 

Shi Gao (Gypsum) é acre e ligeiramente frio. Trata principalmente golpe de vento frio e calor, contrafluxo de qi abaixo do coração, susto, respiração ofegante, boca seca, língua ressecada, incapacidade de recuperar o fôlego e rigidez e dor no abdômen. Elimina fantasmas malignos, promove a lactação e cura feridas incisas. É produzido em montanhas e vales.

Qing Lang Gan (Malachitum) é acre e equilibrado. Trata principalmente coceira no corpo, queimaduras, abscessos, feridas, crostas e Músculos mortos. Seu outro nome é Shi Zhu (Pérola de Pedra). É produzido em planícies e pântanos.

Yu Shi (Arsenolitum) é acre. É tóxico, tratando principalmente frio e calor, fístulas de ratos, feridas de erosão, músculos mortos, impedimento de vento, dureza no abdome e qi maligno. Ele elimina o calor. Seu outro nome é Qing Fen Shi (pedra quebrável verde-azul). Ainda outro nome é Li Zhi Shi (Pedra Pronta). Também é chamado de Gu Yang Shi (Prendedora de parasita de Cabra). É produzido em montanhas e vales.

Dai Zhe (Haematitum) é amargo e frio. Trata principalmente o influxo demoníaco, vento bandido, e toxinas gu. Mata problemas espirituais e fantasmas cruéis, bem como qi tóxico e maligno no abdômen. Ele reduz sangramentos e vazamentos. Seu outro nome é Xu Wan (Pílulas Peludas). É produzido nas montanhas e vales.

 


 

Ervas: Classe Superior

 

Qing Zhi (Ganoderma Viridis) é azedo e equilibrado. Ilumina principalmente os olhos, complementa o qi do fígado, acalma a essência e a alma etérea e cultiva a humanidade e compaixão. A toma prolongada pode tornar o corpo leve, prevenir a senilidade e prolongar a vida de modo a torná-lo um imortal. Seu outro nome é Long Zhi (Cogumelo do Dragão). Ele cresce em montanhas e vales.

Chi Zhi (Ganoderma Rubra) é amargo e equilibrado. Trata principalmente pressão no peito, aumenta o qi do coração, complementa o centro, aguça a inteligência, e faz com que as pessoas não esqueçam [isto é, melhora a memória]. A ingestão prolongada pode tornar o corpo leve, prevenir a senilidade e prolongar a vida de modo a torná-lo um imortal. Seu outro nome é Dan Zhi (Cogumelo de Cinábrio). Cresce em montanhas e vales.

Huang Zhi (Ganoderma Aurea) é doce e equilibrado. Trata principalmente os cinco males no coração e abdômen, aumenta o qi do baço, acalma o espírito e cultiva lealdade, honestidade, gentileza e uma mente despreocupada. A ingestão prolongada pode tornar o corpo leve, prevenir a senilidade e prolongar a vida de modo a torná-lo um imortal. Seu outro nome é Jin Zhi (Cogumelo de Ouro). Cresce em montanhas e vales.

Bai Zhi (Ganoderma Alba) é acre e equilibrado. Trata principalmente a tosse e contrafluxo de qi em ascensão, aumenta o qi do pulmão, desinibe a boca e nariz, fortalece a vontade de cultivar bravura e destemor, e aquieta a alma corpórea. A ingestão prolongada pode tornar o corpo leve, evitar senilidade, e prolongar a vida para torná-lo um imortal. Seu outro nome é Yu Zhi (Cogumelo de Jade). Cresce em montanhas e vales.


 

Ervas: Classe média

 

Chi Jian (Herba Gastrodiae Elatae) é acre e quente. Ele mata principalmente males demoníacos e espirituais, toxinas gu e qi maligno. Tomar prolongadamente pode aumentar o qi e a força física, ajudar o yin a crescer, deixa o corpo forte, grande e leve, e prolonga a vida. Seu outro nome é Li Mu (Mãe Perdida). Ainda outro nome é Gui Du You (Governador do Posto Fantasma). Cresce em rios e vales.

Mai Men Dong (Tuber Ophiopogonis Japonici) é doce e equilibrado. Trata principalmente qi ligado ao coração e abdômen, centro danificado, dano por excesso de comida, estômago danificado, expiração da rede de vasos ou pulso, langor e emaciação, e falta de ar. Tomada prolongadamente, pode tornar o corpo leve, prevenir a senilidade e libertar a pessoa da fome. Cresce em rios e vales.

Juan Bai (Herba Selaginellae Involvensis) é acre e equilibrado. Trata principalmente o qi maligno nas cinco vísceras e, nas mulheres, frio e calor genitais e dor, concreções e conglomerados, bloqueio de sangue e infertilidade. A ingestão prolongada pode tornar o corpo leve e a tez facial harmoniosa. Seu outro nome é Wan Sui (Dez Mil Anos). Cresce em montanhas e vales.


 

Ervas: Classe Inferior

 

Ying Shi (Semen Rosae Multiflorae) é azedo e quente. Trata principalmente bolhas e abscessos planos, feridas malignas, entorse de tendões, feridas putrefatas, qi quente e erosão genital intratável. Também desinibe as articulações. Seu outro nome é Qiang Wei (Rosa do Muro). Outro nome é Qiang Ma (Linho de Muro). Também é chamado de Niu Ji (Amora da Vaca). Cresce em rios e vales.

Mu Dan (Cortex Radicis Moutan) é acre e frio. Trata principalmente resfriado e calor, golpe de vento, tetania puxando e afrouxando e epilepsia de medo de qi maligno. Elimina concreções, durezas e estase de sangue alojadas no estômago e intestinos, acalma as cinco vísceras e cura abscessos e feridas. Seu outro nome é Lu Jiu (Alho-poró de Veado). Outro nome é Shu Gu (Tia de Rato). Cresce em montanhas e vales.

Shi Wei (Folium Polypodii Linguae) é amargo e equilibrado. É principalmente usado para tratar o aumento de qi do mal de calor e os cinco blocos de juntas. Desinibe micção por dragagem das passagens de água. Seu outro nome é Shi Zhe (Pele de pedra). Ela cresce sobre rochas nas montanhas e vales.

Bai He (Bulbus Lilii) é doce e equilibrado. Trata principalmente qi maligno, distensão abdominal e dor no coração. Desinibe a micção e defecação, suplementa o centro e aumenta o qi. Ela cresce nos rios e vales

Wang Gua (Radix Trichosanthis Cucumeroidis) é amargo e frio. Trata principalmente a perda de sede, impedimento interno, estase de sangue, menstruação, bloqueio, frio e calor e dor intensa. Aumenta o qi e cura a surdez. Seu outro nome é Tu Gua (Melão da Terra). Cresce em planícies e pântanos.


 

Madeiras*: Classe Superior

 

Fu Ling (Sclerotium Poriae Cocos) é doce e equilibrado. Trata principalmente o qi de contrafluxo do peito e das costelas, amarração e dor abaixo do coração devido à preocupação, indignação, susto e medo, frio e calor, fogacho, tosse e contrafluxo, boca seca e língua seca. Desinibe a micção. Tomada prolongadamente pode aquietar a alma etérea, nutre o espírito, liberta da fome e prolonga a vida. Seu outro nome é Fu Tu (Coelho Agachado). Cresce em montanhas e vales.

Song Zhi (Resina Pini) é amargo e quente. Trata principalmente o mal-estar e abscessos planos, feridas malignas, feridas na cabeça, feridas brancas no couro cabeludo, crostas com coceira e qi do vento. Aquieta as cinco vísceras e elimina o calor. Tomar pode tornar o corpo leve e prolongar a vida. Seu outro nome é Song Gao (Pasta de Pinheiro). Ainda outro nome é Song Zhi (Sebo de Pinheiro). Ele cresce em montanhas e vales.

Mu Gui (Cortex Cinnamomi Cassiae) é acre e quente. Trata principalmente tosse e subida do qi, contracorrente, qi obrigatório, impedimento da garganta e respiração inibida. Desinibe as articulações, suplementa o centro e aumenta o qi. Tomada prolongadamente pode permitir que alguém se comunique com espíritos, tornam o corpo leve e previnem a senilidade. Ela cresce nas montanhas e vales.

*’Madeiras’, no original, referem-se genericamente a raízes, arbustos, árvores e liquens e trepadeiras.


 

Madeiras: Classe Mediana

 

Gan Qi (Lacca Sinica Exsicata) é acre e quente. É atóxico, tratando principalmente a expiração e danos. Complementa o centro, junta-se quebrado tendões e ossos, preenche a medula e o cérebro, acalma as cinco vísceras, e trata as cinco lentidões e os seis jejuns, bem como vento frio úmido e impedimento.

Sheng Qi (laca líquida) remove vermes longos [ou seja, tênias]. A ingestão prolongada pode tornar o corpo leve e retardar o envelhecimento. Cresce em rios e vales.

Mu Lan (Cortex Magnoliae Obovatae) é amargo e frio. Trata principalmente grande febre generalizada dentro da pele, remove o calor dos furúnculos vermelhos no rosto e nariz do bebedor, e cura vento maligno, doenças genitais, coceira úmida. Ele também ilumina os olhos. Seu outro nome é Lin Lan (Floresta Orquídea). Cresce em montanhas e vales.

Long Yan (Arillus Euphoriae Longanae) é doce e equilibrado. Trata principalmente o mau qi nas cinco vísceras, acalma a vontade e alivia a aversão à comida. Tomada prolongada pode fortalecer a alma etérea, aguça os ouvidos e olhos, torna o corpo leve, previne a senilidade e permite que alguém se comunique com a luz espiritual. Seu outro nome é Yi Zhi (Afiador de Inteligência). Cresce em montanhas e vales.

Qin Jiao (Pericarpium Zanthoxyli Peperiti) é acre e quente. É principalmente trata o qi maléfico do vento, aquece o centro, elimina o impedimento do frio, fortalece os dentes, promove o crescimento do cabelo e ilumina os olhos. Tomar prolongadamente pode tornar o corpo leve, render uma boa compleição facial, retardar o envelhecimento, prolongar a vida e permitir a comunicação com os espíritos. Cresce em rios e vales.


 

Madeiras: Classe Inferior

 

Song Luo (Herba Usneae Longissimae) é amargo e equilibrado. Trata principalmente a indignação e a raiva do qi maligno e alivia a sudorese por vazio, dor de cabeça, gases e, nas mulheres, resfriado, inchaço e dor genitais. Seu outro nome é Nu Luo (Trepadeira Fêmea). Cresce em montanhas e vales.

Wujia (Cortex Radicis Acanthopanacis Gracilistyli) é acre e quente. Trata principalmente o qi de montagem do coração e do abdome e a dor abdominal. Aumenta o qi e cura a flacidez, permitindo que a criança ande imediatamente. Também trata abscessos planos, feridas e erosão genital. Seu outro nome é Chai Qi (Laca de Chacal).

Zhu Ling (Sclerotium Polypori Umbellati ) é doce e equilibrado. Trata principalmente a malária, toxinas, toxinas gu, influxo gu e desinibe as passagens de água. A toma prolongada pode tornar o corpo leve e o envelhecimento lento. Seu outro nome é Jia Zhu Shi (Excrementos de porco).

Bai Ji (Spina Zizyphi Spinosae) é acre e frio. Trata principalmente o coração e dor abdominal, abscessos, inchaços e supuração. Alivia a dor. Seu outro nome é Ji Zhen (Agulha Espinhosa). Ela cresce nos rios e vales.

Wei Mao (Suberalatum Euonymi Alatae) é amargo e frio. Não é tóxica, tratando principalmente inundações e sangramento vaginal em mulheres, plenitude abdominal e sudorese. Elimina males, matando toxinas fantasmas e influxo de gu. Seu outro nome é Gui Jian (Flecha fantasma).

Huang Huan é amargo. É tóxico, tratando principalmente toxinas gu, Influxo Gu, obsessão fantasma e qi maligno nas vísceras. Elimina a tosse e a contracorrente de frio e calor. Seu outro nome é Ling Quan (Monte Primavera). Ainda outro nome é Da Jiu (Grande Realização). Ele cresce em montanhas e vales.

Shu Jiao (Pericarpium Zanthoxyli Bungeani) é acre e quente. Trata principalmente qi maligno, tosse e contrafluxo, aquece o centro, expele umidade fria nos ossos e articulações, pele e carne, remove músculos mortos e dor de impedimento frio e úmido, e precipita o qi. Tomada prolongadamente pode impedir que a cabeça fique branca, traz luz ao corpo, e aumenta o tempo de vida. Cresce em rios e vales.

Mang Cao (Folium Illicii Anisati) é acre e quente. Trata principalmente vento contrário, abscessos que brotam, inchaços, abscessos mamários e aglomeração crescente. Elimina qi aglutinante, crostas pruriginosas, abscessos e feridas e mata vermes e peixes. Cresce nas montanhas e vales.


 

Animais: Classe Superior

 

Fa Bei (Crinis Humanis) é amargo e quente. Trata principalmente os cinco tipos de bloqueio urinário tortuoso e bloqueio e repulsão. Isso desinibe a micção e as passagens de água e cura a epilepsia em crianças e tetania em adultos. Pode retornar à divindade novamente.

Long Gu (Os Draconis) é doce e equilibrado. Trata principalmente coração e influxo demoníaco abdominal, influências espirituais, doenças fantasmas, tosse e contrafluxo, diarréia e disenteria de pus e sangue, no sexo feminino, vazando, concreções e conglomerados, dureza e amarração, e, em crianças, qi de calor e epilepsia de medo.

Long Chi (Dens Draconis) trata principalmente crianças e adultos de epilepsia, loucura, mania de correr por aí, ligação de qi abaixo do coração, incapacidade de recuperar o fôlego e várias espécies de tetania. Mata toxinas espirituais. Tomar prolongadamente pode trazer luz ao corpo, permitem que alguém se comunique espíritos e alonga o tempo de vida de alguém. É produzido em montanhas e vales.

 

Niu Huang (Calculus Bovis) é amargo e equilibrado. Trata principalmente o susto, epilepsia, frio e calor e calor intenso, mania e tetania. Ele elimina males e dissipa fantasmas. A ponta do chifre da vaca [Apex Cornu Bovis] precipita sangue bloqueado e estagnação sanguínea causando dor intensa e, em mulheres trata corrimento vaginal e sangramento uterino. A medula [Medulla Bovis] complementa o centro e reabastece a medula óssea. Tomada com constância, pode prolongar a vida útil. A bile [Fel Bovis] pode fazer pílulas. Vacas crescem nas planícies e pântanos.

She Xiang (Secretio Moschi) é acre e quente. Ele principalmente evita qi maligno, mata fantasmas e males espirituais, cura malária quente, toxinas gu, epilepsia e tetania, e remove os três tipos de vermes. Tomada prolongadamente, pode eliminar males para prevenir sonhos fantasmas depressivos no sono. É produzido em rios e vales.

Xiong Zhi (Adeps Ursi) é doce e ligeiramente frio. Trata principalmente o vento, impedimentos, insensibilidade, hipertonicidade dos tendões, acúmulos e aglomerações nas cinco vísceras e abdome, frio e calor, languidez e emagrecimento, feridas na cabeça, feridas brancas no couro cabeludo e manchas pretas e furúnculos no rosto. A ingestão prolongada pode fortalecer a vontade e libertar a pessoa da fome manter e o corpo leve. É produzido em montanhas e vales. 


 

Animais: Classe média

 

Xi Jiao (Cornu Rhinocerotis) é amargo e frio. Trata principalmente centenas de toxinas, influxo de gu, fantasmas malignos e qi miasmático, mata parasitas, penas de pássaro zhen e toxinas de cobra, elimina males e previne confusão e sonhos fantasmagóricos opressivos. A tomada prolongada pode tornar o corpo luminoso. É produzido em rios e vales.

Ling Yang Jiao (Cornu Antelopis Saiga-tatarici) é salgado e frio. Ilumina os olhos, aumenta o qi, levanta o yin, remove o sangue maligno e diarréia, afasta toxinas gu, fantasmas viciosos e doenças, acalma o qi do coração e evita sonhos opressivos com fantasmas. Tomada prolongadamente pode fortalecer os tendões e ossos e tornar o corpo luminoso. É produzido em rios e vales.

Gu Yang Jiao (Cornu Caprae Seu Ovis) é salgado e quente. Trata a cegueira do olho claro, ilumina os olhos, mata os vermes da sarna, alivia o frio, diarréia, afasta fantasmas malignos, tigres, lobos e suprime palpitações de medo. Tomada prolongadamente pode aquietar o coração, aumentar o qi e tornar o corpo leve. É produzido em rios e vales.

Bai Ma Jing (Penis Equi Caballi Albi) é salgado e equilibrado. É principalmente usado para trata o centro danificado, pulso expirado e impotência. Fortalece a vontade, aumenta o qi, promove o crescimento dos músculos e da carne, engorda e fortalece, e torna a gravidez possível. Os olhos [Oculus Equi Caballi] tratam principalmente epilepsia do medo, plenitude abdominal e malária. O casco suspenso trata principalmente males de susto, puxões e afrouxamentos, e lactação difícil. Ele afasta o qi maligno, as toxinas fantasmas, o influxo de gu e doenças. Cavalos crescem em planícies e pântanos.

Gou Yin Jing (Penis Canis) é salgado e equilibrado. Trata principalmente danos no centro e impotência, provoca calor intenso e gravidez, e elimina as doze doenças do corrimento vaginal em mulheres. O fel [Fel Canis] ilumina os olhos. Outro nome do pênis do cachorro é Gou Jing (Essência de cachorro). Cães crescem em planícies e pântanos.


 

Animais: Classe Inferior

 

Lu Feng Fang (Nidus Vespae) é amargo e equilibrado. Trata principalmente epilepsia do medo, escavações e abrandamentos, frio e calor, qi maligno, loucura, essência fantasma, toxinas gu e hemorroidas intestinais. É melhor que seja cozido para uso. Seu outro nome é Feng Chang (Casa de Vespa). É produzido em montanhas e vales.

Hua Ji (Mecopoda Elongata) é amargo e equilibrado. Trata principalmente o coração e qi maligno abdominal e impotência, aumenta a essência, fortalece a vontade, possibilita a gravidez e torna a tez facial atraente. Isto complementa o centro e torna o corpo leve. Cresce em rios e vales.

Zhe Chong (Eupolyphaga Seu Opisthoplatia) é salgado e frio. Trata o frio e o calor contínuos do coração e do abdome, o acúmulo de sangue, concreções e conglomerados. Quebra a dureza e precipita o bloco de sangue. A prole costuma ser boa. Seu outro nome é Di Bie (Tartaruga Subterrânea). Cresce em rios e vales.

Shi Can (Phryganea Japonica) é azedo. É atóxico. Trata principalmente os cinco bloqueios urinários driblantes, quebra estrangúria de pedra e induz aborto. Sua carne resolve qi preso, desinibe as passagens de água, e elimina o calor. Seu outro nome é Sha Shi (Piolho da Areia). Ele cresce em lagos e pântanos.

She Tui (Exuviae Serpentis) é salgado e equilibrado. Trata principalmente as cento e vinte categorias de epilepsia de medo e puxões e afrouxamentos em crianças, loucura, frio e calor, hemorróidas intestinais, toxinas de vermes e epilepsia de cobra. É melhor se for assado para uso. Seu outro nome é Long Zi Yi (Manto do Dragão Bebê). Ainda outro nome é She Fu (Talismã de Cobra). Também é chamado de Long Zi Dan Yi (Camisa do Bebê Dragão) e Gong Pi (Capa de arco). É produzido em rios e vales.

Wu Gong (Scolopendra Subspinipes) é acre e quente. Trata o influxo demoníaco, toxinas gu e toxinas de cobras, vermes e peixes. Isso mata aassédios demoníacos, trata velha essência e malária quente, e remove os três tipos de vermes. Cresce em rios e vales.


 

Frutas e Legumes: Classe Superior

 

Pu Tao (Fructus Viticis Viniferae) é doce e equilibrado. Trata principalmente impedimento de umidade de tendões e ossos, aumenta o qi, dobra a força, fortalece a vontade, torna a pessoa gorda, forte e capaz de suportar a fome e vento frio. A ingestão prolongada pode tornar o corpo leve e nunca senil e prolongar a vida. Pode ser transformado em vinho. Ela cresce nas montanhas e vales.

Peng Lei (Fructus Rubi Chingii) é azedo e equilibrado. Acalma principalmente as cinco vísceras, aumenta o qi da essência, promove o crescimento e fortalece yin, fortalece a vontade, duplica a força física e torna a gravidez possível. A ingestão prolongada pode tornar o corpo leve e prevenir a senilidade. Seu outro nome é Fu Pen (Bacia Invertida). Cresce em planícies e pântanos.

Ji Tou (Semen Euryalis Ferocis) é doce e equilibrado. Trata principalmente o impedimento úmido e dor na coluna lombar e joelhos, suplementa o centro, elimina centenas de doenças, aumenta o qi da essência, fortalece a vontade e aguça os ouvidos e os olhos. A toma prolongada pode tornar o corpo leve e livre de fome, e retardar o envelhecimento para torná-lo imortal.

DongKui Zi (Semen Abutilonis Seu Malvae) é doce e frio. Trata frio e calor, languidez e emagrecimento devido às cinco vísceras e seis entranhas, rompe as cinco estrangúrias e desinibe a micção. Prolongado tomar pode fortalecer os ossos, promover o crescimento dos músculos e da carne, tornar o corpo leve e prolongar a vida.

Xian Shi (Semen Amaranthi) é doce e frio. Trata principalmente cegueira ocular, ilumina os olhos, elimina males, desinibe a micção e defecação e alivia o frio e o calor. Tomada prolongadamente pode aumentar o qi e a força física, e libertar a pessoa da fome e dar luz ao corpo. Seu outro nome é Ma Xian (Erva do Cavalo Selvagem). Cresce em planícies e pântanos.

Ku Cai (Herba Sonchi Oleracei) é amargo e frio. Trata principalmente males nas cinco vísceras, aversão a grãos e impedimento estomacal. Prolongado tomar pode acalmar o coração, aumentar o qi, aguçar os sentidos, diminuir o sono, tornar o corpo leve e retardar o envelhecimento. Seu outro nome é Tu Cao (Erva Rampante). Ainda outro nome é Xuan (Escolha). Cresce em rios e vales.

 


 

Frutas e Legumes: Classe Média

 

Xing Tao (Fructus Pruni Pseudocerasi) é doce e equilibrado. Não tóxico, regula principalmente o centro e aumenta o qi do baço. Pode tornar a compleição facial atraente e glorificar a vontade de alguém.

Mei Shi (Fructus Pruni Mume) é azedo e equilibrado. Precipita o qi, elimina o calor e a plenitude vexatória, acalma o coração, alivia a dor nos membros, o murchamento hemilateral com insensibilidade e músculos mortos, remove parasitas verde-azulados e pretos e doenças malignas. Cresce em rios e vales.

Liao Shi (Fructus Polygoni Hydropiperis) é acre e quente. Ilumina os olhos, aquece o centro, ajuda a suportar o vento frio, precipita água, trata o inchaço do rosto e olhos, e [cura] o inchaço de abscessos e feridas.

Ma Liao (Herba Polygoni Blumei) elimina sanguessugas dos intestinos e torna o corpo leve. [Eles] crescem em rios e vales.

Cong Shi (Semen Allii Fistulosi) é acre e quente. Ilumina os olhos e suplemento a insuficiência do centro. O caule [Bulbus Allii Fistulosi], que pode ser transformado em sopa, trata principalmente os danos causados pelo frio e calor. Promove a transpiração e cura o rosto inchado do golpe de vento e olhos. Xie Bai (Bulbus Allii) é acre e trata principalmente feridas incisas e feridas supuradas. Pode tornar o corpo leve e o tomador livre de fome e retardar o envelhecimento. Crescem em planícies e pântanos.

Shu Su (Herba Stachydis Baicalensis) é acre e ligeiramente quente. Precipita o qi, dispersa grãos, elimina o mau hálito, elimina toxinas e afasta o qi maligno. A toma prolongada pode permitir se comunicar com a luz do espírito, tornar o corpo leve e o envelhecimento lento. Cresce em lagos e pântanos.


 

Frutas e Legumes: Classe Inferior

 

Tao He (Semen Pruni Persicae) é amargo e equilibrado. Trata principalmente estase de sangue, bloqueio de sangue, conglomerados e qi maligno. Mata pequenos vermes. Tao Hua (Flos Pruni Persicae) mata o influxo demoníaco maligno e dá uma boa compleição facial. Tao Xiao (Fructus Pruni Persicae) é ligeiramente quente. Ele mata centenas de fantasmas e influxos espirituais. Tao Mao (Penugem de Pêssego) precipita principalmente conglomerados sanguíneos, acumulações e reuniões com frio e calor e cura infertilidade. Tao Du (Verme de Pêssego) mata fantasmas, males e coisas ruins. Pêssegos crescem em montanhas e vales.

Ku Piao (Fructus Lagenariae Vulgaris) é amargo e frio. Trata principalmente excesso de água dando origem a inchaço da face, olhos e membros. Precipita água e faz vomitar. Cresce em rios e pântanos.

Shin Jin (Herba Oenanthis Javanicae) é doce e equilibrado. Trata o lodo vermelho nas fêmeas, estanca o sangramento, nutre a essência, protege os vasos sanguíneos, aumenta o qi e torna a pessoa gorda, forte e desejosa de comida. Seu outro nome é Shui Ying (Flor da Água). Cresce em lagos e pântanos.


 

Cereais: Classe Superior

 

Hu Ma (Semen Sesami Indicae) é doce e equilibrado. É atóxico, tratando principalmente o centro danificado com vacuidade e languidez. Ele complementa os cinco internos, aumenta o qi e a força [física], promove o crescimento dos músculos e da carne, e reabastece a medula cerebral. Prolongado tomar pode tornar o corpo leve e aumentar a vida. A folha [Folium Sesami Indicae] é chamado Qing Xiang. Gergelim também é chamado de Ju Sheng (Maior Triunfo). Cresce em rios e vales.

Ma Fen (Herba Cannabis Sativae) é acre e equilibrado. Trata principalmente os sete danos, desinibe as cinco vísceras e precipita o sangue e qi frio. Tomar muito dele pode fazer com que se contemplem fantasmas e correr freneticamente. Tomada prolongadamente pode permitir que alguém se comunique com o espírito leve e torne o corpo leve. A semente [Semen Cannabis Sativae] é doce e equilibrada. Ele complementa principalmente o centro e aumenta o qi. O consumo prolongado pode tornar a pessoa gorda, forte e nunca senil. [Herba Cannabis Sativae] também é chamada de Ma Bo (Ereção de Cânhamo). Cresce em rios e vales.


 

Cereais: Classe média

 

Da Don Huang Juan (Semen Germinatus Glycinis Hispidae) é doce e equilibrada. É atóxico, tratando principalmente impedimentos úmidos, tendões, hipertonicidade e dor no joelho.

Sheng Da Dou (Semen Cru Glycinis Hispidae) pode ser aplicado em abscessos e inchaços. Seu suco pode ser fervido. Beber pode matar toxinas fantasmas e aliviar a dor.

Chi Xiao Dou (Semen Phaseoli Calcarati)  precipita água e expele pus e sangue de abscessos e inchaços. Eles crescem em planícies e pântanos.

Su Mi (Semen Setariae) é amargo. É atóxico, nutrindo principalmente o qi do rim, removendo o calor do baço e do estômago e aumentando o qi. Envelhecido [Setaria] é amargo. Trata principalmente o calor do estômago e a perda de sede e desinibe a micção.

Shu Mi (Semen Panici Miliacei) é doce. Não é tóxico, principalmente aumentando o qi, complementando o centro e [aliviando] o calor abundante que dá origem à irritação.


 

Cereais: Classe Inferior

 

Fu Bi (Flos Phaseoli Calcarati) é acre e equilibrado. Trata principalmente malária com frio e calor, mau qi, diarréia, disenteria, impotência e dor de cabeça devido a ressaca de vinho.


 

Pósfacio ao Shen Nong Ben Cao Jing

 

Medicamentos de classe superior mantêm a pessoa em forma e aumentam o tempo de vida, permitindo a alguém ascender ao céu para se tornar um imortal que é então capaz de viajar livremente para cima e para baixo, mandando em todos os espíritos. Esta pessoa terá penas sobre o corpo e pode se alimentar a qualquer momento enquanto viaja.

Os medicamentos da classe média cultivam o temperamento, enquanto os inferiores eliminam doenças. Estes são capazes de afastar insetos tóxicos e vermes, animais selvagens, evitar que qi maligno se espalhe e influxos demoníacos.

Tai Yi Zi disse: "Dos medicamentos, a classe superior nutre a vida, a média ajuda o temperamento e a inferior ajuda a doença."

O Divino Fazendeiro fez um chicote vermelho como uma ferramenta para a investigação dos medicamentos, seguindo os seis yin e seis yang. Ele percorreu as cinco montanhas e quatro rios junto com Tai Yi. Ele fez um estudo de cada uma das milhares de coisas que a terra produzia - ervas, pedras, ossos, carne, corações, segmentos, peles, cabelos e penas. Como resultado, ele alcançou conhecimento sobre o que eles poderiam governar e seus cinco sabores. A cada dia ele se envenenava setenta vezes. Curvando-se novamente, o Divino Fazendeiro perguntou a Tai Yi Zi: "(Eu) uma vez ouvi isso: além dos cem anos de idade, as pessoas ficam senis. Que tipo de qi é responsável por isso?"

Tai Yi Zi respondeu: "Existem nove entradas para o céu. A do meio é a melhor." Então o Divino Fazendeiro o seguiu através da entrada do meio, indo provar remédios para salvar a vida das pessoas.