Pesquisar neste blog

Shen Nongshu 神農書 e Yelaoshu 野老書

Shen Nong神農 ou Shen Nongshu 神農書 ["Livro do Divino Lavrador"] foi um tratado sobre agricultura escrito por um autor desconhecido durante o período dos Reinos Combatentes [481-221aec], provavelmente no período Han. 

O Yelao野老 ou Yelaoshu野老書 ["Livro do velho nos campos"], foi um livro sobre agricultura escrito por um autor desconhecido do final do período Zhou周 [século 3aec].

Ambos os livros foram perdidos, e fragmentos deles foram recolhidos pelo estudioso Ma Guohan 馬國翰 [1794-1857] do período Qing清 [1644-1911].


Shen Nongshu

A grama nasce da jujuba, no vale direito da montanha Shangdang. Ela cresce linda em setenta dias, amadurece em sessenta dias e amadurece em centro e trinta dias. Evite Yinmao.  

*

Painço nasce do Olmo, no vale esquerdo da montanha de Daliang. Cresce bonito em sessenta dias, amadurece em quarenta dias e amadurece em cem dias. Evite Yinmao.

*

A soja nasce na alfarrobeira e sai do vale de Jushi. Ela floresce em noventa dias, amadurece em sessenta dias e amadurece em cento e cinquenta dias. Evite Yinmao.

*

O arroz cresce dos salgueiros e cresce no vale das rochas agrícolas. Cresce em oitenta dias, amadurece em setenta dias e amadurece em cento e cinquenta dias. Deve ser evitado em Hai.

*

Os que semearem os cinco grãos no dia do crescimento terão mais frutos, mas os que semearem no dia da velhice e da morte não terão frutos e será difícil crescer. Se forem semeados no dia da morte, nada será frutífero.

*

Tai Sui fica em Simeng. Quando as sementes de tingli estiverem maduras, você pode plantar grãos de feijão. Na época do solstício de verão, no 150º dia, você pode plantar trigo quando a atmosfera da terra estiver alta. 

*

Tai Sui fica em Sizhong. Quando as amoras estão maduras, você pode plantar grãos e feijões, e no solstício de verão você pode plantar trigo e cânhamo. Noventa dias após o solstício de verão, você pode plantar grãos na atmosfera da terra.

*

Nas quatro estações do Tai Sui, grãos e feijões podem ser plantados quando os bichos-da-seda aparecem, e arroz e painço podem ser plantados cinquenta dias antes do solstício de verão. Oitenta dias após o solstício de verão, o trigo pode ser plantado na terra. 

*

No primeiro dia do primeiro mês, há vento e chuva. Em março, o grão é caro e a saca custa quinhentas moedas. 

*

*

Em agosto, há três Maos, e o trigo é bom. Se não houver três Maos, o trigo não é bom. 

*

Onde os insetos comem ameixas, o painço é caro; se eles comem jujubas, o painço é caro; se eles comem damascos, o trigo é caro; se eles comem espinhos, o cânhamo é caro; se eles comem amoras, a seda é cara.

*

Se um grão não for colhido, um grão será reduzido e a lei do grão será dobrada. Se dois grãos não forem colhidos, dois grãos serão reduzidos e a lei do grão será duplicada. Portanto, não haverá comerciantes ricos e nem pessoas prósperas.

*

Se o homem for jovem e não lavrar, o mundo sofrerá de fome; se a mulher não tecer, o mundo sofrerá de frio. 

*

Encontre bens úteis e não use coisas inúteis. 

*

Portanto, aqueles que não são fortes em arar não podem manter sua saúde; aquelas que são fracas em tecer não podem se cobrir. 

*

O povo é a base do país e a comida é o céu do povo. 

*

Se a agricultura não for correta, a comida não é suficiente, o povo não é correto e o seu uso não está em harmonia. 

*

Na primavera e no verão, há poucos dias chuvosos. Se não chove em Jiayi, haverão dragões verdes e dragões de fogo no leste, e as crianças dançam com eles. Se em Bing Ding não chover, eles estão destinados a ser dragões vermelhos no sul , e pessoas fortes dançam com eles. Se em Wuji não chove, está destinado a serem dragões amarelos, e pessoas fortes dançam. Se não chover em Gengxin, está destinado a ser o dragão branco, e é o dragão de fogo no oeste, e os velhos dançam com eles. Se não chover em Rengui, está destinado a ser o dragão negro no norte, e os velhos dançam. 

*

Se não chover, mergulhe no portão sul e coloque os ossos fora da água; abra o portão norte, pegue os ossos humanos e enterre-os. Se não chover, ordene à bruxa que deseje e os exponha. 

*

Durante o solstício de inverno, yin e yang unem a essência, e o céu e a terra se unem. O céu está úmido, a terra não está congelada, o imperador não está na corte e os oficiais não estão casados, e eles não são permitidos de viajar. Deve haver tristeza e arrependimento.

*

 [Pode haver] uma cidade com muros de três metros, um lago com cem degraus de profundidade e milhões de armaduras; mas sem painço, é impossível mantê-lo.

Yelaoshu

O método dos antigos reis-sábios para guiar seu povo era, acima de tudo, dedicar-se à agricultura. Que as pessoas se dediquem à agricultura, não apenas para a produção, mas também para o cultivo de suas mentes. Se você for prudente, raramente falará em particular e raramente falará errado. O sistema jurídico do país será estabelecido e o poder do povo será obstinado. As pessoas que se dedicam à agricultura terão muitas propriedades e, se tiverem muitas propriedades, terão medo da emigração e, se tiverem medo da emigração, morrerão de velhice e não terão outras considerações. Se o povo abandonar a agricultura e se dedicar à indústria e ao comércio, não obedecerá às ordens e, se não obedecer às ordens, não poderá contar com elas para defesa ou ataque. É fácil para o povo abandonar a agricultura para se dedicar aos negócios e à propriedade familiar. Se a propriedade familiar for simples, eles se sentirão à vontade. Se as pessoas comuns abandonarem a agricultura para se dedicarem aos negócios e à indústria, elas gostarão de pregar peças, e se gostarem de pregar peças, serão astutas, e se forem astutas, serão astutas com leis e regulamentos, dizendo o que é certo e o que é errado.

Houji disse: "A razão pela qual devemos nos dedicar à agricultura e tecelagem é porque esta é a base da educação." Portanto, o imperador conduziu pessoalmente os príncipes a cultivar a terra, e os oficiais e estudiosos também tinham seus próprios deveres. Quando a lavoura está ocupada, os agricultores não podem aparecer na cidade, a fim de educá-los para que fiquem atentos à produção do campo. A concubina levou nove concubinas para criar bichos-da-seda nos subúrbios e colher amoras nos campos públicos, então eles tiveram que fazer coisas como cânhamo e bobinagem de seda durante todo o ano, para fazer o possível para educar as mulheres. Portanto, os homens não tecem, mas têm roupas para vestir, as mulheres não cultivam, mas têm comida, e homens e mulheres trocam trabalho para manter suas vidas. Esta é a lei dos sábios.

Portanto, devemos ser cautelosos com a estação agrícola e valorizar o tempo. Não devemos parar de trabalhar quando envelhecemos, não devemos descansar quando estamos doentes e não devemos abandonar a agricultura até o dia da morte. Plantando campos de alta qualidade, cada agricultor tem que sustentar nove pessoas, e plantando campos de baixa qualidade, cada agricultor tem que sustentar cinco pessoas, e o número de pessoas apoiadas só pode aumentar, não diminuir. Em suma, uma pessoa que cultiva precisa do consumo de dez pessoas, e todos os tipos de gado criados estão incluídos neste requisito, que pode ser convertido em cálculos. Assim tiramos o máximo proveito de sua terra.

Portanto, quando a agricultura estiver ocupada, não comece construções e não vá para a guerra. Se as pessoas comuns não são mobilizadas, esposas casadas, filhas casadas e sacrificadas, elas não têm permissão para realizar festas de vinho. Os agricultores não estão autorizados a contratar pessoas para cultivar em seu nome, a menos que seus nomes sejam conhecidos pelo governo. Porque essas coisas atrapalham a safra. Se não for pelo mesmo sobrenome, os homens não podem se casar com mulheres de outros lugares, e as mulheres não podem se casar com mulheres de outros lugares, para que os agricultores possam morar em um só lugar. Então há uma proibição no campo. 

Existem cinco proibições no campo: se a terra não foi reparada, você não deve capinar o cânhamo, não se deve limpar o adubo, não se deve trabalhar no jardim se não tiver idade suficiente. Porque essas coisas atrapalham a safra. Também é necessário estipular as proibições de cada estação: antes da estação apropriada, não é permitido cortar madeira nas montanhas, não queimar cinzas e cortar grama na área aquática, não é permitido fazer armadilhas para capturar pássaros e animais, não é permitido lançar redes de pesca na água e funcionários que não estão no comando de barcos não podem navegar sob qualquer pretexto. Porque essas coisas atrapalham a safra. Se o povo não se dedicar à lavoura, colherá suas propriedades. Porque se isso não for feito, a agricultura, a indústria e o comércio vão se sucedendo, e o Estado vai chegar ao extremo de ser difícil de lidar. Isso é chamado de desvio dos fundamentos e violação da lei, o que levará à morte e destruição do país.

Todas as pessoas comuns, desde que atingiram a idade adulta, pertenciam às três ocupações da agricultura, indústria e comércio. Os agricultores produzem alimentos, os artesãos fazem utensílios e os comerciantes negociam mercadorias. A ação não corresponde à estação agrícola, que é considerada a mais difícil. Chama-se "atraso" invadir a estação agrícola com projetos de construção em grande escala, e as pessoas ficarão constantemente preocupadas, e os campos nem mesmo poderão coletar os grãos de impostos. É chamado de "imersão" controlar as inundações e invadir a agricultura. O luto virá depois da alegria, e os países vizinhos nas quatro direções virão invadir. Usar a guerra para roubar tempo agrícola é chamado de "abuso", e os desastres continuarão o ano todo, e não há necessidade de usar uma foice para colher. Grandes fomes ocorrerão se o tempo de cultivo das pessoas for continuamente roubado. Os campos estão cheios de ferramentas agrícolas sem uso. Alguns fazendeiros conversam e outros cantam. É assim de manhã, e continua o mesmo à noite. Todos os fazendeiros não têm intenção de trabalhar, e a perda de grãos deve ser grande. As pessoas já viram esse fenômeno, mas ninguém sabe a raiz da ênfase na agricultura.

Houji disse: "Você pode transformar uma planície em um planalto? Você pode se livrar do solo ruim e substituí-lo por solo úmido? Você pode tornar a terra adequada e usar sulcos para drenar a água? Você pode fazer plantar as sementes na profundidade certa e manter o solo úmido? Você pode impedir que as ervas daninhas cresçam e se espalhem no campo?

Como isso deve ser feito?

O princípio geral da agricultura é: terra dura deve ser tornada mais macia, terra macia deve ser endurecida, terra de pousio deve ser plantada com frequência, terra frequente deve ter pousio, terra estéril deve ser fértil, terra superfértil deve ser menos fértil, terra sólida deve ser solta, terra solta deve ficar firme, terra muito úmida deve ser seca e terra seca deve ser úmida. Para campos altos, não plante em cumes, e para campos baixos, não plante em baixadas. Arar cinco vezes antes da semeadura e capinar cinco vezes após a semeadura, o que deve ser feito com cuidado. A profundidade do cultivo está sujeita a ver o solo úmido. Desta forma, não haverá ervas daninhas na recuperação do campo e não haverá várias pragas. Se você plantar painço este ano, colherá bem o painço; se plantar arroz no próximo ano, colherá bem o arroz.

O comprimento do pique é de seis pés, que é usado para medir a largura dos sulcos do campo, e a largura de sua lâmina é de oito polegadas, que é usada para cavar sulcos padrão. O cabo da enxada tem um pé de comprimento, que é o padrão para o espaçamento entre linhas de cultivo; sua lâmina tem seis polegadas de largura, o que é conveniente para o desbaste. A terra pode ser fértil ou estéril. A terra cultivada deve ser úmida enquanto estiver molhada, para que haja aberturas no solo e as raízes das mudas fiquem bem enraizadas; a capina deve ser feita quando estiver seca, para que a superfície se solte e a fertilidade do solo seja mantida.

As gramíneas morrem em outubro. Cinquenta e sete dias após o solstício de inverno, o cálamo começa a brotar. Cálamo é o primeiro a brotar entre todos os tipos de ervas. É quando começa a lavoura. No final de abril, os pastores Tingli e Lili [estrelas] estão mortos e é hora de colher a cevada. No solstício de verão, as ervas amargas murcham e os espinhos crescem, nessa época deve-se plantar cânhamo e feijão vermelho. Isso é para dizer às pessoas que o tempo precioso para a agricultura acabou. No equinócio de outono nasce o escorpião, e o milheto fica amarelo e maduro, nessa época é preciso colher e armazenar. Isso é para dizer às pessoas que um ano de trabalho agrícola acabou. A vida e a morte de Baicao [estrela] podem ser usadas como base para atividades agrícolas. Ao longo do ano, quando nasce determinado capim, é preciso plantar safras que devem germinar na época escolhida, e quando morre determinado capim, é preciso colher safras que estejam maduras nessa época.

As quatro estações saem do céu, e a terra produz riqueza. Este é o caminho natural, e não é discutido pelas pessoas comuns. Uma boa colheita deve ser sacrificada ao deus da terra, e uma colheita ruim também deve ser sacrificada ao deus da terra. Não deixe o povo perder a safra, não o obrigue a fazer coisas estúpidas. Deixe as pessoas saberem como ficar rico, aja quando chegar a estação e pare quando a estação terminar. Desta forma, até mesmo a força do velho e do fraco pode ser completamente mobilizada, e o efeito de obter o dobro do resultado com metade do esforço será alcançado.

As pessoas que não entendem a agricultura agirão antes do tempo da agricultura e sentirão falta quando o tempo da agricultura tiver passado, mas não se importarão com isso quando for a hora da agricultura e atrasarão o tempo da agricultura escravizando as pessoas. O tempo de cultivo do povo atrasou, mas depois eles perderam o bom tempo. Esta é a maneira mais idiota de administrar a agricultura. Isso vai piorar as coisas. Não saber o que fazer não é inteligente, mas não saber o que fazer é estúpido, e [só assim] o povo viverá em paz. Plantar safras antecipadas não é como uma safra precoce, e plantar safras tardias não é como uma safra precoce, então a colheita é muito pequena e não há efeito.

O princípio da terra arável é: você deve começar com solo argiloso, porque esse tipo de solo tem menos umidade e uma camada espessa de solo seco. Certifique-se de deixar a terra macia e úmida para trás para arar, porque esse tipo de solo ainda pode ser arado mesmo que seja atrasado. A terra saturada de água deve ser arada lentamente, a terra dura deve ser arada imediatamente e a terra macia deve ser reservada para arar mais tarde. Depois de arar a terra alta, o terreno deve ser nivelado e a terra de baixa umidade deve ser drenada primeiro. Não deixe que os "três ladrões" usem a terra com você. As quatro horas aparecem na sequência, que está relacionada à agricultura. Algumas pessoas fazem os sulcos muito estreitos e os sulcos muito largos, os sulcos parecem arenques presos no chão, e as mudas crescem como crinas nos pescoços dos animais. As colheitas são plantadas, mas não há fileiras em campos densamente compactados e é difícil crescer apesar do trabalho árduo. Isso é o roubo das mudas e as mudas estão invadindo umas às outras. Se as ervas daninhas não forem removidas, a terra ficará estéril e a remoção das ervas daninhas reviverá as raízes das mudas. Portanto, esses três ladrões devem ser eliminados antes que mais comida possa ser colhida.

Hoje, algumas pessoas estão envolvidas na agricultura, mas fazem o possível para administrar, mas não conseguem colher. Isso ocorre porque agiram antes da estação agrícola e agiram tarde demais para acompanhar a estação agrícola. As quatro estações do trabalho não estão corretas, então as colheitas geralmente sofrem desastres. Eles cultivam os campos altos e íngremes, de modo que a água é fácil de perder; a encosta é muito íngreme e a superfície do sulco é fácil de desmoronar. Quando as lavouras são plantadas nessas bordas, elas cairão quando expostas ao vento, as raízes serão arrancadas se o solo for muito alto e as lavouras murcharão se o tempo estiver mais frio e, se o tempo estiver mais quente, elas murcharão. Existem cinco ou seis maneiras de matar ao mesmo tempo, então não pode haver uma boa colheita. As colheitas não são desenterradas ao mesmo tempo, mas amadurecem ao mesmo tempo. Agora, aqueles que são fracos e vivos morrem cedo, então ladrões de terra, ladrões de mudas e ladrões de grama aparecerão. Esse tipo de plantação parece estar crescendo vigorosamente à distância, mas quando você olha mais de perto, descobre que não há sementes. O agricultor sabe apenas que o seu campo foi preparado, mas não sabe que as suas colheitas são muito escassas e pouco densas, sabe apenas que o seu campo está bem gerido, mas não sabe se as suas colheitas estão bem enraizadas no solo. Se as ervas daninhas não forem removidas, a terra ficará estéril; se as ervas daninhas forem removidas, as raízes das mudas serão revividas. Este é o grande mal da agricultura.

Portanto, os sulcos devem ser largos e planos, e os veios devem ser pequenos e profundos. Dessa forma, as lavouras recebem água sob o sol e sol acima, para que as mudas fiquem cheias e fortes. As culturas devem germinar em solo macio e crescer em solo firme. A semeadura deve ser cuidadosa, não faça muito densa, não faça muito rala. Em termos de cobertura do solo e cobertura das sementes, não torne o solo insuficiente e não torne o solo muito espesso. Este assunto deve ser feito com cuidado, e mais esforços devem ser feitos no solo para o plantio. O solo para semeadura de cobertura deve ser bem triturado, e se for bem triturado, as lavouras emergirão rapidamente; o solo para semeadura de cobertura deve ser espalhado uniformemente e, se for plano, as lavouras criarão raízes firmes. Portanto, se os campos forem largos e planos, as raízes das plantações não serão danificadas. As mudas nascem nos sulcos, e os sulcos são divididos em cinco partes iguais. Mudas de grama surgem em fileiras, então crescem rapidamente; quando são jovens, não interferem umas nas outras, então crescem rapidamente. A linha horizontal

deve ser apropriada e a linha vertical deve ser reta. Para tornar as fileiras retas e o vento suave, devemos prestar atenção à dragagem do centro do campo para que o vento possa soprar em todos os lugares do campo. Quando as mudas são jovens, devem nascer solteiras, quando crescem, devem ficar juntas e devem se apoiar quando estiverem maduras. Quando três ou quatro mudas crescem em um cacho, mais grãos podem ser colhidos.

A dificuldade com as lavouras é que, embora as mudas não surjam ao mesmo tempo, todas morrem ao mesmo tempo quando chega a estação. Portanto, os grãos que são desenterrados primeiro são bons, e os que são desenterrados depois são mais maduros. Portanto, ao capinar e pedir mudas, é necessário cuidar das mudas fortes e livrar-se das mudas fracas que crescem depois. Plante em terras férteis e não plante muito esparsamente para que as mudas cresçam descontroladamente; plante em terras pobres, e não plante muito densamente para que as colheitas fiquem amontoadas. Se a terra for fértil e as colheitas crescerem muito vigorosamente, mais grãos serão produzidos; se a terra for pobre, as colheitas serão amontoadas e as mudas morrerão mais. As pessoas que não sabem lavoura, quando desbastam as mudas fortes de seus maridos, deixam as mudas fracas que crescem depois, por isso não podem colher grãos e só podem colher alguns grãos. Se as mudas e a terra não forem manejadas adequadamente, as plantações morrerão em grande número. Se o solo de cobertura for muito espesso, a germinação não conseguirá perfurar o solo; se o solo de cobertura for muito fino, as sementes ficarão presas e incapazes de germinar.

O solo argiloso é de cor escura, e a terra dura deve ser amolecida antes do plantio, e deve ser arada com frequência para eliminar ervas daninhas e pragas, para que as atividades agrícolas possam ser realizadas adequadamente.

O princípio mais importante da agricultura é observar o clima. Quando a extração não está de acordo com o clima, a madeira pode quebrar ou entortar. Se as colheitas não forem colhidas a tempo quando estiverem maduras, haverá desastres naturais. As colheitas são plantadas por pessoas, nascem da terra e são criadas pelo céu. Portanto, a semeadura deve ser feita para que o campo possa ser colocado, a capina deve ser feita para alcançar a enxada e a colheita deve ser feita para que o campo possa ser inserido. Isso é chamado de modo de cultivo.

Portanto, quando o milheto é plantado na hora certa, o talo das espigas é longo, as espigas também são longas, as raízes são bem desenvolvidas, os talos são curtos, os grãos são espalhados, os grãos são redondos e a pele é fina, o grão é oleoso e pica quando comido. Com tal milheto, os grãos não serão espalhados pelo vento. Para o milheto plantado muito cedo, os talos e as folhas ficam cobertos de pêlos finos e murchos, as borlas são sempre curtas e as borlas são pequenas, mas os ovários caem e o grão tende a mudar de sabor e não tem aroma. Para o milheto plantado tarde demais, os caules e folhas são cobertos por pelos finos, os caules são curtos, as espigas são esverdeadas, há muita palha e os grãos não estão cheios.

O painço plantado na hora certa, os talos são cobertos por pêlos finos, sem galhos no fundo, os grãos são redondos e a pele é fina, é fácil de triturar e tem um sabor perfumado, mas não gorduroso. Tal grão não é fácil de mudar o sabor ao cozinhar. O painço plantado muito cedo tem raízes bem desenvolvidas, plantas largas, caules baixos e pouco prósperos, folhas grossas e espigas curtas. O sorgo plantado tarde demais tem talos finos e pequenos, pendões curtos, casca grossa, grãos pequenos e cor preta, e sem aroma.

O arroz plantado na época certa tem raízes bem desenvolvidas, caules agrupados, caules longos, jardas de grãos finos, borlas tipo rabo de cavalo, grãos grandes, poucos arestas, grãos de redondos, casca de farelo fina, fácil de bater e aroma delicioso. Esse arroz é delicioso de comer. O arroz plantado prematuramente tem raízes bem desenvolvidas, talos e folhas espremidas, talos e espigas curtas, muita palha, palha grossa, poucos grãos e muitas arestas. O arroz plantado tarde demais tem talos finos que não rebentam, palha grossa e muitas palhas. As sementes não são sólidas e, antes de amadurecerem, erguem a cabeça para o céu e murcham.

O cânhamo plantado no momento certo deve ter pelos finos e longos, os nós do caule são esparsos, a cor é viva, as raízes são pequenas, mas os caules são firmes, as fibras são grossas e uniformes, os de maturação tardia florescem mais e os frutos do cânhamo são abundantes no equinócio de outono. Esse cânhamo não atrai gafanhotos.

O feijão plantado na época certa tem galhos longos e caules curtos, e as vagens formam um cacho. Há muitos galhos, juntas densas, folhas luxuriantes e muitas sementes. Os grãos de soja são redondos e os grãos de feijão são protuberantes e têm aroma. Eles são pesados e são mastigáveis e perfumados quando comidos. Esses feijões estão livres de insetos. Os feijões que são plantados muito cedo devem crescer muito, com folhas fracas, nós de caule esparsos e vagens pequenas sem sementes longas. Os feijões plantados tarde demais têm ramos curtos, nós de caule finos, raízes fracas e sem grãos longos.

O trigo plantado na hora certa tem hastes longas, borlas verde-escuras, dois ou sete grãos enfileirados, casca fina e grãos de cor avermelhada, é pesado e tem um sabor particularmente perfumado e mastigável, tornando a pele das pessoas úmida e forte. Esse trigo não produz larvas. O trigo plantado muito cedo será danificado por doenças e pragas de insetos antes das chuvas de verão, e os grãos de trigo serão finos e pequenos. Para o trigo plantado tarde demais, as mudas ficarão fracas e as borlas ficarão verdes e escuras, mas as hastes crescerão bem.

Portanto, as lavouras plantadas na época certa prosperarão e produzirão altos rendimentos, enquanto as lavouras plantadas na época errada serão fracas e de baixo rendimento. Os métodos de plantio são diferentes, o número de colmos é igual, e se forem pesados, o peso de plantar na hora certa é pesado; depois da debulha, os colmos na hora certa de plantar são mais. A mesma quantidade de grãos pode ser moída para produzir mais arroz, e mais arroz pode ser produzido quando plantado em tempo hábil. A mesma quantidade de arroz pode ser usada para fazer as refeições, e plantada em tempo hábil para comer e matar a fome. Portanto, quando as lavouras são plantadas no momento certo, seu cheiro é perfumado, seu sabor é delicioso e sua mordida é forte. Se você comer por cem dias, poderá ouvir e ver com clareza, sua mente será revigorada, seus membros ficarão fortes, espíritos malignos não entrarão e você não sofrerá desastres. O Imperador Amarelo disse: "O qi das quatro estações pode não estar certo, desde que os cinco grãos que você come sejam puros."

[Lushi Chunqiu]