Pesquisar neste blog

Shiji 史記 de Sima Qian 司馬遷: 漢記 Hanji

Este volume foi realizado a partir de fragmentos de vários capítulos do Shiji, construindo um panorama sobre o surgimento da dinastia Han e alguns de seus personagens principais nesse período. Foram usados textos dos capítulos [7] 項羽本紀 Anais de Xiang Yu, [8] 高祖本紀 Anais de Gaozu, [45] 韓世家 Casa de Han, [110] 匈奴列傳 Xiongnu [Hunos], [121] 儒林列傳 Acadêmicos Confucionistas, [123] 大宛列傳 Tratado sobre Dayuan, [128] 龜策列傳 Sobre a Adivinhação, [129] 貨殖列傳 Sobre a Riqueza e o Comércio.


TEXTO

Liu Bang, o Imperador Gaozu

Gaozu nasceu em Zhongyangli, Fengyi, condado de Pei. O sobrenome era Liu e a palavra era Ji. O nome de seu pai era Tai Gong e o nome de sua mãe era Liu Yu. Anteriormente, Liu uma vez descansou na margem do Grande Lago e comungou com o Céu durante o sono. Neste momento, houve trovões e relâmpagos, e o céu estava escuro. O avô foi ver a Sra. Liu e viu um dragão em seu corpo. Mais tarde, a Sra. Liu engravidou e deu à luz Gaozu.

Gaozu tinha um nariz grande, uma testa rechonchuda como a de um dragão, uma bela barba e setenta e duas verrugas na perna esquerda. Gentil e amoroso, gostava de dar esmolas, e tinha a mente aberta. Freqüentemente, ele não tinha grandes ambições e não se envolvia nos negócios das pessoas comuns. Quando se tornou maduro, ele tentou ser um oficial e se tornou o chefe do pavilhão de Sishui.Todos os oficiais do tribunal se conheciam e eram provocados por ele. Gostava de beber e de mulheres. Ele freqüentemente pedia para a Sra. Wang e a Sra. Wu para beber fiado, e adormecia quando estava bêbado. A Sra. Wu e a Sra. Wang se sentiam muito estranhas, e viam um dragão nele. Toda vez que Gaozu vinha comprar vinho, ele ficava na taverna para beber, e a taverna vendia várias vezes mais do que o normal. Quando esse estranho fenômeno foi descoberto, no final do ano, as tavernas desistiram de cobrar o fiado de Gaozu.

Gaozu uma vez foi a Xianyang para servir na corveia. Qin Shihuang saiu em uma excursão e se deixou ser visto pelas pessoas. Quando ele olhou Qin Shihuang, suspirou e disse: "Ah, um homem deveria ser assim!"


Primeiros sinais do futuro imperador

Quando Gaozu era o chefe do pavilhão, ele pediu licença para ir para casa. A [futura] imperatriz Lu, sua esposa, e seus dois filhos estavam capinando no campo.Um velho passou e pediu um pouco de água, então a imperatriz Lu o convidou para jantar. O velho conheceu a Imperatriz Lu e disse: “Madameé a pessoa mais nobre no mundo. “A Imperatriz Lu pediu-lhe que olhasse para as duas crianças. O velho olhou para Xiaohui e disse: “A senhora se distingue por causa desta criança.“ Olhando para Lu Yuan, disse que ele também era um nobre. O velho já havia saído e Gaozu veio da casa de outra pessoa para o campo. A Imperatriz Lu disse a ele que um hóspede passou por ali, e mostrou que a mãe e os filhos seriam pessoas nobres no futuro. Gaozu perguntou onde estava o velho pai. A Imperatriz Lu disse: ”Foi embora!” 

Gaozu correu, alcançou o velho e perguntou-lhe sobre ele próprio. O velho disse: "Acabei de conhecer sua esposa e seus filhos. Eles são todos parecidos com você. Sua aparência era muito preciosa." Ninguém mais ouviu falar sobre o velho.


Gaozu revela sinais celestes

Qin Shihuang costumava dizer que "havia no sudeste o espírito de um imperador", então ele viajou pelo país procurando acabar com o predestinado. Gaozu suspeitou que esse assunto tinha algo a ver com ele, então fugiu e se escondeu entre as montanhas e rochas na área do Monte Mang e do Monte Dang. A Imperatriz Lu procurou por ele com outras pessoas muitas vezes até encontrá-lo. Gaozu se sentiu estranho, então perguntou à Imperatriz Lu, que disse: "onde você está, muitas vezes há nuvens acima. Se você procurar lugares com nuvens, muitas vezes poderá ser encontrado. " Gaozu ficou muito feliz. Algumas das crianças do condado de Pei ouviram falar disso e muitas quiseram se juntar a ele.


Peigong, o general vitorioso de Han

Depois que Zhao Gao matou Qin II, ele enviou alguém para ver Peigong, com a intenção de fazer um acordo para dividir Guanzhong e se tornar rei. Peigong pensou que era uma fraude, então ele adotou o plano de Zhang Liang e enviou Li Sheng e Lu Jia para fazer um acordo.  Os generais do exército Qin, atraídos por interesses egoístas, aproveitaram a oportunidade para atacar Wuguan e romper a passagem. Pei também lutou contra o exército Qin no sul de Lantian, arrebanhando mais soldados e hasteando mais bandeiras, e nenhum saque foi permitido nos locais por onde eles passaram. As pessoas na terra de Qin estavam muito felizes e o exército Qin estava fraco, então eles derrotaram o exército Qin. Ele lutou novamente no norte de Lantian e derrotou o exército Qin mais uma vez. Aproveitando a vitória e prosseguindo no ataque, o exército Qin foi completamente derrotado.

[...]

Pei Gong queria descansar no palácio, mas Fan Kuai e Zhang Liang o persuadiram a arrecadar os objetos de valor, propriedades e armazéns do Palácio Qin e retornar ao exército. Ele convocou os anciãos e heróis de todos os condados e disse: "Os anciãos sofreram com as severas punições e leis da Dinastia Qin por um longo tempo. Aqueles que caluniam o governo terão suas famílias exterminadas, e aqueles que se reúnem para tramar serão executado no mercado. Eu concordei com os príncipes que o primeiro a entrar nesse caminho irá para o mercado.” 

“Guanzhong era chamado de rei, e eu deveria ser chamado de rei de Guanzhong. Eu concordei com meus anciãos que existem apenas três capítulos da lei: aqueles que assassinam pessoas serão punidos com a morte, e aqueles que ferem outros e roubam pessoas devem ser punidos com punições compatíveis com seus crimes. O resto das leis da Dinastia Qin foram abolidas. Vivam em paz como antes. A razão pela qual eu vim aqui era para eliminar os danos aos anciãos, e não haverá intimidação e tirania. Não tenham medo. A razão pela qual eu volto para o exército é para esperar que os príncipes venham e estabeleçam uma disciplina comum.” 

Peigong enviou oficiais para patrulhar os condados e aldeias e informar o povo. O povo de Qin ficou muito feliz e correu para entreter os soldados com gado, ovelhas, vinho e comida. Pei Gong também se recusou humildemente a aceitá-los, dizendo: "Há muito grão no depósito, e não falta. Não quero gastar as pessoas." 

As pessoas ficaram ainda mais felizes, temendo que Peigong não fosse feito o rei de Qin.

Alguém tentou persuadir Peigong dizendo: "A terra de Qin é dez vezes mais rica que o mundo e o terreno era bom. Agora ouvi dizer que Zhang de Han se rendeu a Xiang Yu e Xiang Yu deu o título de Rei Yong e o chamou de rei em Guanzhong . Agora você virá para Guanzhong para dominar o país. Peigong, temo que não possamos ocupar este lugar. Devemos enviar tropas rapidamente para proteger o Passo de Hangu para evitar que os príncipes entrem; e, gradualmente, precisamos recrutar soldados de Guanzhong para fortalecer nossa força e resistir às tropas dos príncipes."


Xiang Yu, o grande general de Chu

Yafu persuadiu Xiang Yu a atacar Peigong. Naquela época, Xiang Yu estava cheio de comida e soldados e se preparava para a batalha. Nessa época, Xiang Yu tinha quatrocentos mil soldados, conhecidos como ‘O um milhão’. Peigong tinha cem mil soldados e dizia-se que tinha duzentos mil soldados, o que não era páreo para Xiang Yu. Acontece que Xiang Bo queria resgatar Zhang Liang e foi vê-lo à noite. Depois de retornar, persuadiu Xiang Yu com razão, e Xiang Yu cancelou seu plano de atacar Peigong. 

[...]

Xiang Yu marchou para o oeste, massacrou pessoas inocentes, queimou o palácio Qin em Xianyang e destruiu tudo por onde passou. O povo de Qin ficou muito desapontado, mas teve medo e não ousou desobedecer.

[...]

No primeiro mês do ano lunar, Xiang Yu declarou-se senhor de Chu Ocidental e governou os nove condados nas regiões de Liang e Chu, com Pengcheng como sua capital. Abandonando o acordo original, ele mandou Peigong para ser o rei de Han


A batalha decisiva de Gaixia

No quinto ano, Gaozu e os exércitos dos príncipes atacaram juntos o exército Chu e lutaram com Xiang Yu em Gaixia. O Marquês de Huaiyin liderou trezentos mil soldados apenas na frente, o General Kong posicionou tropas à esquerda, o General Fei posicionou tropas à direita, o imperador estava na retaguarda e Jianghou e o general Chai seguiram o imperador. Xiang Yu tinha cerca de cem mil soldados. O Marquês de Huaiyin lutou primeiro, mas não venceu, então recuou. Os generais Kong e Fei atacaram com suas tropas, e o exército Chu estava em desvantagem. O Marquês de Huaiyin aproveitou o momento para contra-atacar e derrotou Xiang Yu em Gaixia. Os soldados de Xiang Yu ouviram o canto do estado de Chu no exército Han, pensando que o exército Han havia ocupado Chu completamente, então Xiang Yu recuou e fugiu, e todo o exército Chu foi derrotado. O rei de Han enviou Guan Ying, o general da cavalaria, para perseguir Xiang Yu, matou-o na cidade oriental e decapitou oitenta mil homens. O condado de Lu defendeu a cidade pelo estado de Chu, mas o exército Han não a capturou. O rei de Han liderou o exército dos príncipes para o norte e mostrou a cabeça de Xiang Yu aos anciãos do condado de Lu, e o condado de Lu se rendeu. Então Xiang Yu foi enterrado em Gucheng com o título de Duque Lu.


O império de Gaozu

O mundo estava basicamente em paz. Gaozu estabeleceu Luoyang como sua capital e todos os príncipes se tornaram súditos de Gaozu. O ex-rei de Linjiang, Gonggong, levantou tropas para se rebelar contra os Han por Xiang Yu e ordenou que Lu Wan e Liu Jia sitiassem Gongyang, mas não conseguiu conquistá-la. Rendeu-se alguns meses depois e os rebeldes foram mortos em Luoyang.

No quinto mês, todos os soldados foram desarmados e voltaram para casa. Os soldados dos estados vassalos que permaneceram em Guanzhong foram isentos da corveia por doze anos, aqueles que voltaram para casa foram isentos da corveia por seis anos e receberam grãos por um ano.


O parecer do historiador sobre Gaozu

O Historiador [Tai Shigong] disse: A política da Dinastia Xia era simples e honesta, e a desvantagem da simplicidade e da gentileza era que tornava as pessoas comuns rudes e menos educadas. Portanto, as pessoas da Dinastia Yin eram respeitosas e prestavam atenção à herdar certa dignidade. A desvantagem de ser respeitoso e digno era que as pessoas comuns têm tantos dignitários quanto adoram espíritos e deuses, então o povo da Dinastia Zhou os substituius por respeito e dignidade. A desvantagem de atentar para a hierarquia de superioridade e inferioridade é que ela impede que as pessoas comuns se vejam com sinceridade, então não há melhor maneira de remediar a incapacidade de se ver com sinceridade do que governar com simplicidade e honestidade. As leis que governavam o país dos reis Xia, Shang e Zhou iam e vinham e começavam de novo e de novo. Entre a Dinastia Zhou e a Dinastia Qin, pode-se dizer que as desvantagens de prestar atenção ao nível de superioridade e inferioridade foram expostas. Não era um absurdo que Qin Shihuang tenha conquistado o governo e não a tenha mudado, mas tornado a lei criminal mais cruel? Portanto, a ascensão da Dinastia Han, enfrentando os males do passado, mudou as leis de governo do país, para que o povo não se cansasse, e obteve as leis do céu. Está estipulado que os príncipes e reis irão à capital para se encontrar com o imperador em outubro de cada ano. Existem roupas e carros feitos sob medida. O carro do imperador era coberto com seda amarela e um teto feito de penas era erguido no lado esquerdo da balança do carro. O grande ancestral foi enterrado em Changling.


Xiang Yu

Um certo Xiang Ji era de Xiaxiang, e seu nome de cortesia era Yu. Quando ele se rebelou pela primeira vez, ele tinha vinte quatro anos. O irmão mais novo de seu pai era Xiang Liang, e o pai de Liang tinha sido o general Xiang Yan de Chu, que foi aquele a quem o general Wang Jian de Qin trouxe uma morte vergonhosa. Vários membros da família Xiang tinham sido generais de Chu por geração após geração, e tinham recebido um feudo em Xiang. Assim eles tinham o sobrenome Xiang.

Quando Xiang Yu era jovem, estudou escrita, mas não persistiu. Tendo abandonado isso, ele estudou esgrima, mas novamente não persistiu. Xiang Liang perdeu a paciência com ele, então Yu disse: 'Escrever é útil apenas para gravar nomes. A espada se opõe a um único indivíduo, por isso não vale a pena estudar. Vou estudar para me opor a dez mil homens.' 

Então Xiang Liang ensinou táticas militares a Yu, e embora Yu estivesse muito satisfeito e se conscientizasse do significado do assunto em esboço, ele novamente se recusou a prosseguir esses estudos até o limite.


Promessa de vingança de Xiang Yu

Quando o primeiro imperador de Qin estava em Kuaiji em inspeção e estava sendo transportado pelo rio Zhe, Liang e Yu estavam assistindo juntos. "Aquele pode ser capturado e destituído", disse Yu. Liang colocou a mão sobre a boca e disse: 'Não fale besteira ou nosso clã será exterminado!'*Mas Liang ficou maravilhado com Yu por causa disso.


Descrição de Xiang Yu, o grande líder

Yu tinha mais de 2,5 metros de altura, e era forte o suficiente para carregar um grande caldeirão. Seu talento e espírito eram excepcionais, e até mesmo os jovens de Wuzhong ficaram aterrorizados com Yu.

[...]

Xiang Yu inspirou admiração no estado de Chu e tornou-se famoso em todos os estados feudais. Assim, ele despachou Qing Bu e o general Pu no comando de vinte mil soldados para cruzar o rio Amarelo e ir em socorro de Julu. Eles ganharam pouca vantagem na luta e Chen Yu novamente solicitou soldados. Então Xiang Yu liderou todos os soldados através do Rio Amarelo. Ele afundou todos os barcos, quebrou as panelas e caldeirões, incendiou os acampamentos e guardou suprimentos para apenas três dias, a fim de demonstrar a seus oficiais e homens que eles deveriam morrer e não pensar em retornar. Então, quando eles chegaram, eles cercaram Wang Li e encontraram o exército Qin. Após nove batalhas, eles romperam sua murada, infligiram uma grande derrota a eles, mataram Su Jue e levaram Wang Li como prisioneiro. She Jian não se rendeu a Chu, mas se queimou até a morte.

Nessa época, os soldados de Chu cobriram os dos estados feudais.

Havia mais de dez acampamentos murados nas proximidades, ocupados por exércitos dos estados feudais que tinham ido em socorro de Julu, mas ninguém ousara comprometer seus soldados. Quando Chu atacou Qin, todos os generais olharam do alto de suas muralhas.

Bastou um dos combatentes de Chu para enfrentar dez de seus adversários, e os gritos dos soldados de Chu moveram o Céu, e nem uma única pessoa nos exércitos dos estados feudais não ficou aterrorizada.

E assim, quando ele derrotou o exército de Qin, Xiang Yu convocou os generais dos estados feudais, e quando eles entraram nos portões de carruagem, todos eles saíram e avançaram de joelhos, e ninguém ousou olhar para ele. A partir deste momento, Xiang Yu tornou-se pela primeira vez o general supremo dos estados feudais, e os estados feudais estavam todos subordinados a ele.


A disputa de Chu e Han após a queda de Qin

Chu e Han se contiveram por um longo tempo e o resultado permaneceu indeciso. Os homens aptos sofreram as dificuldades da vida militar, e os velhos e os jovens se cansaram de transportar provisões por terra e água. O Rei Xiang disse ao Rei de Han [Gaozu]: 'Que tudo sob o Céu está um caos por vários anos agora se deve apenas a nós dois, então eu gostaria de desafiá-lo a um combate único para decidir quem é galo e galinha, para não trazer dificuldades aos pais e filhos entre o povo de todos debaixo do céu.' O Rei de Han se desculpou com um sorriso. 'Prefiro competir em sabedoria', disse ele, 'já que não posso competir em força'.

[...]

Han realmente desafiou o exército Chu várias vezes para a batalha, mas o exército Chu não avançou. Eles enviaram homens para insultá-los por cinco ou seis dias e o grão-marechal se enfureceu e fez seus soldados atravessarem o rio Si. Quando os oficiais e os homens estavam na metade, Han os atacou e infligiu uma grande derrota ao exército de Chu, e apreendeu todos os objetos de valor do estado de Chu. O Grande Marechal Cao Jiu, o escriba-chefe Tong Yi, e Sima Xin, todos cortaram suas gargantas na margem do rio Si. 

O Grão-marechal Jiu havia sido anteriormente oficial da prisão de Ji e o escriba sênior Xin também havia sido oficial da prisão de Yueyang, e ambos os homens uma vez fizeram um favor a Xiang Liang e, portanto, o rei Xiang havia confiado neles e lhes dado responsabilidade. 

Enquanto isso, o rei Xiang estava em Suiyang, e quando soube que o exército do Marquês de Haichun havia sido derrotado, ele liderou seu exército.

O exército Han acabara de cercar Zhongli a leste de Xingyang, mas, quando o rei Xiang chegou, o exército Han, por medo de Chu, fugiu para terrenos difíceis.

Neste momento os soldados Han estavam fortes e sua comida era abundante, mas os soldados do rei Xiang estavam cansados e sua comida estava esgotada. Han enviou Lu Jia para negociar com o rei Xiang. Ele pediu o ao Duque, mas o Rei Xiang não deu atenção a ele.

[...]

O rei Xiang havia acampado e construído muralhas em Gaixia, mas seus soldados eram poucos e a comida acabou. O exército Han e os soldados dos estados feudais o cercaram com vários homens. À noite, o exército Han era ouvido por todos os lados cantando as canções de Chu, então o Rei Xiang disse com grande espanto: 


'Han já pegou todo o Chu?

Quantos homens de Chu existem!'


Quanto ao próprio rei Xiang, à noite ele se levantou e bebeu em sua tenda. Havia uma bela mulher chamada Yu, a quem ele sempre favoreceu e levou consigo, e um nobre corcel chamado Zhui, que ele sempre montou. Então o rei Xiang cantou tristemente sobre seus arrependimentos em uma canção de sua própria composição:


‘Minha força arrancou montanhas

E minhas energias ofuscaram o mundo, 

Mas os tempos não eram favoráveis, 

E Zhui não atacará novamente.

E se Zhui não atacar novamente 

Ai, o que pode ser feito?

Ah Yu! Ah Yu!

O que será de você?’


Ele cantou vários versos da música e sua bela mulher cantou em harmonia com ele. As lágrimas do rei Xiang escorriam, e todos ao redor dele choraram, e ninguém conseguia levantar os olhos e olhar para cima.


O fim de Xiang Yu em Gaixia

[Disse Xiang]: ‘Para vocês, meus senhores, eu romperei o cerco, decapitarei seu general e cortarei sua bandeira, para que vocês, meus senhores, entendam que o céu está me destruindo, e que não sou eu que fiz algo de errado na batalha.'

Assim, ele dividiu seus cavaleiros em quatro grupos, de frente para as quatro direções. O exército Han cercou-os várias vezes.

[...]

Várias centenas de homens do exército Han foram mortos apenas por Xiang Yu. Ele também sofreu mais de dez feridas em seu corpo. Quando ele olhou em volta e viu o marechal de cavalaria Lü Matong de Han, ele disse: 'Você não era meu velho amigo?'

Lü Matong o encarou e apontou para Wang Yi. "Este era o rei Xiang", disse ele. O rei Xiang então disse: 'Ouvi dizer que Han colocou uma recompensa de mil jin e dez mil famílias pela minha cabeça, então eu farei um favor a você.'

Assim, ele cortou sua garganta e morreu.


Estudo sobre a Cronologia de Han

O Historiador [Tai Shigong] disse: A Dinastia Yin foi há muito tempo, e a situação do título feudal não era mais conhecida. Os títulos da Dinastia Zhou foram divididos em cinco classes: Gong, Hou, Bo, Zi e Nan. [...] Depois do Rei Li e do Rei You, a Dinastia Zhou declinou, e os reinos vassalos prosperaram, e o poder do Filho do Céu era fraco e não podia ser corrigido. Isso não era porque (o rei de Zhou) não era puro em moralidade, mas por causa do enfraquecimento da situação.

Após a ascensão da Dinastia Han, ele [o último dinasta de Zhou] recebeu o título de rei e marquês de segunda classe. Nos últimos anos de Gaozu, se alguém que não fosse da família Liu fosse chamado de rei, ou se ele não tivesse mérito, mas não fosse concedido pelo imperador, ele era chamado de marquês e o mundo inteiro o atacava em conjunto. Existem nove reinos onde os descendentes de Gaozu têm o mesmo sobrenome e são nomeados reis, mas o rei de Changsha tem um sobrenome diferente e mais de cem ministros meritórios foram nomeados príncipes. De Yanmen, a leste de Taiyuan a Liaoyang, era o estado de Yan e o estado de Dai; ao sul da montanha Changshan, a leste de Taihang, através do rio Amarelo, Jishui e a leste de Ah e Zhen até o mar, era o estado de Qi e o estado de Zhao; de Chen à oeste, até a Montanha Jiuyi no sul, a leste incluindo Jiang, Huai, Gu, Si e Kuaiji, há o Reino de Liang, o Reino de Chu, o Reino de Huainan e o Reino de Changsha. A periferia desses países faz fronteira com Hu e Yue. Do norte do interior ao leste da montanha Taihang, são todos feudos de príncipes e reis. Os grandes reinos dos príncipes têm cinco ou seis condados, dezenas de cidades, estabelecem centenas de oficiais, constroem palácios e templos, vão além de seus deveres e usam o sistema de escala do imperador. A corte Han tinha apenas Hedong, Hexi, Henan, Dongjun, Yingchuan, Nanyang, e do oeste de Jiangling à terra de Shu, e de Yunzhong a Longxi no norte, mais um total de quinze condados estão entre eles. Por que essa situação surgiu? Como o mundo foi estabelecido no início, havia menos pessoas com o mesmo sobrenome, então os filhos comuns foram amplamente fortalecidos para acalmar o mundo e defender o imperador.

Cem anos depois que a Dinastia Han derrubou o mundo, a relação entre os príncipes e o imperador tornou-se mais distante. Alguns príncipes e reis tornaram-se arrogantes e extravagantes e se acostumaram a seguir os esquemas de ministros traiçoeiros para fazer coisas promíscuas. Os graves conspiraram para se rebelar, e os menores não cumpriram a lei, de modo que a vida estava em perigo e o país arruinado. 

O imperador pegou emprestado o método antigo e depois concedeu favores, para que os príncipes e reis pudessem conceder favores a seus filhos e confiar-lhes o país. Portanto, Qi ficou dividido em sete reinos, Zhao ficou dividido em seis reinos, Liang ficou dividido em cinco reinos e Huainan ficou dividido em três reinos. Junto com os filhos do imperador, que são divididos em reis e os filhos dos príncipes que são divididos em príncipes, há mais de cem. Quando Wu e Chu se rebelaram, alguns príncipes e reis foram sucessivamente reduzidos em seus feudos devido aos seus crimes. Portanto, Yan e Dai perderam seus condados do norte, Wu, Huainan e Changsha perderam seus condados do sul, e Qi, Zhao, Liang e o ramo de Chu perderam condados e montanhas famosas, e Peihai também foram levados de volta para a corte. O poder dos senhores feudais está gradualmente enfraquecendo. O país não tem mais do que uma dúzia de cidades, e o pequeno senhor está a apenas algumas dezenas de quilômetros de distância. Basta que o superior complete o tributo e o inferior faz o suficiente para apoiar os sacrifícios e usá-lo para defender a capital. Havia oitenta ou noventa condados sob a jurisdição direta da Dinastia Han. Entrelaçadas entre os príncipes e reinos, as partes são adjacentes umas às outras, definindo a localização do poder, formando uma situação onde o corpo principal é forte e os ramos são fracos, de modo que a superioridade e a inferioridade são claramente distinguidas e tudo está harmônico e em seu lugar.

Chenqian registrou respeitosamente a situação dos reinos vassalos de Gaozu a Taichu e registrou a ascensão e queda dos seguintes países na forma de uma lista, para que as gerações futuras pudessem vê-los. Embora a situação atual da corte imperial seja forte, a chave para lidar com o relacionamento com os príncipes e reis está no fundamento da benevolência e da retidão. 


Estudo sobre Gaozu

Eu li os materiais históricos sobre os títulos concedidos por Gaozu aos heróis e investiguei as razões pelas quais os heróis foram confiados pela primeira vez e seus herdeiros perderam seus títulos. Achei que isso era realmente diferente dos rumores que ouvi! 

O "Shangshu" disse: "Todos os estados devem ser harmoniosos e diligentes." Até as dinastias Xia e Shang, alguns estados haviam experimentado milhares de anos. A Dinastia Zhou enfeudou oitocentos príncipes, depois do Rei You e do Rei Li, e isso ainda pode ser vista nos registros da "Primavera e Outono". "Shangshu" registra que na época de Tang Yao e Yu Shun, dinastias Xia, Shang e Zhou duraram por mais de mil anos, e ainda se manteve a posição e proteção ao imperador. Não era porque eles acreditavam profundamente na benevolência e na retidão e obedeciam ao decreto do imperador? 

A Dinastia Han surgiu e mais de cem heróis foram confiados. Naquela época, o mundo tinha acabado de se estabilizar, e a população dessas grandes cidades e capitais famosas se espalhou e fugiu do passado, e o número de registros de domicílios que podiam ser contados era de apenas dois ou três em cada dez. As famílias dos grandes príncipes não eram mais do que dez mil famílias, e as pequenas eram apenas quinhentas ou seiscentas famílias. Nas gerações seguintes, as pessoas voltaram para suas cidades de origem e os registros de domicílios se multiplicaram a cada dia. Alguns dos descendentes de Xiao He, Cao Can, Zhou Bo e Guan Ying contaram as famílias em até quarenta mil, e as famílias de Xiaohou também dobraram, e sua riqueza continuou a se acumular assim. Eles eram realmente ricos. Como resultado, os descendentes dessas pessoas tornaram-se orgulhosos e complacentes, esqueceram as dificuldades de seus ancestrais em iniciar um negócio e se envolveram em atos obscenos e perversos. Passaram-se apenas cem anos desde o início  dos primeiros dias, e restam apenas cinco marqueses originais, e o resto foi morto por violar a lei, e tudo acabou de uma vez. Isso se deve ao aperto gradual da lei, mas eles próprios não trataram a proibição atual com cuidado!

Viver neste mundo, relembrar os princípios dos tempos antigos e usá-los como um espelho para se comparar, pode não ser exatamente o mesmo que era nos tempos antigos. Os imperadores podem formular diferentes interesses e adotar diferentes métodos de governo. O princípio fundamental era alcançar conquistas. Como pode ser exatamente o mesmo? Observar por que o herói Hou Men foi homenageado e favorecido e por que ele foi deposto e humilhado também é uma lição para os ganhos e perdas políticas de hoje, por que se preocupar com rumores antigos!

Xiongnu

Os ancestrais dos Xiongnu eram descendentes da família Xiahou, chamada Chunwei.

Antes de Tang Yao e Yu Shun, havia Shan Rong, Yi Yun e Hun, que viviam nas terras selvagens do norte e se moviam com a temporada de criação de animais.

A maioria de seus rebanhos são cavalos, gado e ovelhas, e os rebanhos mais preciosos são camelos, burros, mulas, cavalos e ovelhas.

Eles migram por água e grama, não têm muros de cidades ou locais de habitação e não cultivam a terra, mas cada um tem sua própria tribo.

Eles não têm livros escritos e usam a linguagem para restringir o comportamento das pessoas.

Quando criança, eles devem saber montar uma ovelha e atirar em pássaros e ratos com arco e flecha.

Quando adulto, ele deve saber usar um arco, usar armadura e montar um cavalo de guerra.

É costume dos Xiongnu serem nômades à vontade quando não estão lutando, e atirar e caçar pássaros e animais para viver; quando a situação for urgente, todos praticarão suas habilidades ofensivas para invadir e saquear. Isso é sua natureza.

Suas armas longas são arcos e flechas, e suas armas curtas são facas e espadas.

Se a situação for favorável, atacam, se for desfavorável, recuam, não tendo vergonha de fugir.

Desde que seja vantajoso, não se importam com etiqueta.

Do rei para baixo, todos comem gado como alimento básico, fazem roupas de couro e usam jaquetas de couro com pele.

Os fortes comem a comida rica, e os velhos comem o resto, eles valorizam os fortes e desprezam os velhos e fracos.

Quando o pai morre, o filho toma a mãe como esposa; quando um irmão morre, seus outros irmãos tomam a esposa como esposa.

Os hunos são famosos, mas não têm vergonha disso, não têm sobrenome ou posição.

[...]

Todos os anos, no primeiro mês lunar, todos os oficiais realizam uma pequena reunião no Shanyu Wangting [Palácio do Shanyu, líder dos Xiongnu] para realizar sacrifícios.

Em maio, uma grande reunião era realizada em Longcheng para adorar ancestrais, céu e terra, espíritos e deuses.

No outono, quando os cavalos estão engordando, uma grande reunião é realizada na floresta para avaliar e contar o número de pessoas e gado.

De acordo com as leis dos hunos, se alguém matar outro intencionalmente, será condenado à morte se puxar a faca a um pé de sua bainha, e seus bens serão confiscados se cometer o crime de roubo.

O período mais longo de prisão não deve exceder dez dias, e não há mais do que alguns prisioneiros em um país.

O Shanyu sai do acampamento de manhã cedo para adorar o sol nascente e a lua à noite.

Ao sentar, o ancião senta-se do lado esquerdo, voltado para o norte.

Os mortos são enterrados com caixões, ouro e prata e roupas, mas sem sepulturas, árvores ou roupas de luto.

Quando Shan Yu morre, seus ministros, esposas e concubinas favoritos são enterrados com ele, junto com dezenas ou centenas de pessoas.

Ao se preparar para a batalha, primeiro observam as estrelas e a lua, atacam quando a lua estiver cheia e recuam quando a lua estiver fraca.

Quando os hunos lutavam em batalha, se matassem ou capturassem o inimigo, seriam recompensados com uma jarra de vinho, e os despojos que capturassem também eram distribuídos a eles, e os prisioneiros capturados eram distribuídos a eles como escravos.

Portanto, quando se trata de guerra, todos buscam automaticamente seus próprios interesses.

São bons em emboscar tropas para atacar repentinamente. [...]

Se alguém puder trazer de volta os cadáveres de seus camaradas que morreram em batalha, poderá obter todas as propriedades do falecido.

A formação da rota da seda

Zhang Qian esteve em Dayuan, Da Yuezhi, Daxia e Kangju, e ouviu falar de cinco ou seis países vizinhos. Ele disse ao imperador em detalhes: Dayaun fica no sudoeste de Xiongnu e no oeste da Dinastia Han, cerca de dez mil li de distância.

As pessoas vivem na terra, arando os campos para cultivar arroz e trigo. Há vinho. A maioria deles é boa em andar a cavalo, o suor do cavalo é vermelho e seus ancestrais são filhos de Tianma.

Também existem muralhas e casas no país, e há mais de setenta cidades e centenas de milhares de pessoas no território.

Seu exército pode cavalgar e atira bem.

Ao norte está Kangju, a sudoeste está Da Yuezhi, a oeste está Daxia, a nordeste está Wusun e a leste estão Yuyu e Khotan.

Todos os rios a oeste de Khotan correm para o oeste no Mar Ocidental; todos os rios a leste correm para Yanze.

Yanze submerge no subsolo e, ao sul, fica a nascente do rio Amarelo. É rico em jade e o rio Amarelo atravessa o país.

Loulan e Gushi têm muralhas, próximas a Yanze.

Yanze fica a cerca de dezesseis mil li de Chang'an.

O sul do Xiongnu ficava a leste de Yanze, a Grande Muralha de Longxi e a terra Qiang no sul, cortando a estrada da Dinastia Han para as Regiões Ocidentais.

Wusun fica a cerca de dois mil li a nordeste de Dayaun. É um país nômade. Ele migra com rebanhos, assim como os Xiongnu.

São dezenas de milhares de cavaleiros, bravos e bons em combate.

Eles costumavam servir aos Xiongnu, mas depois de ficarem mais fortes, pararam servi-los.

Kangju fica a cerca de seis mil li a noroeste de Xiongnu e era um país nômade com os mesmos costumes do país Yuezhi. 

Há de oitenta a noventa mil cavaleiros, e é adjacente a Dayaun.Como o país era pequeno, os Yuezhi governavam no sul e os Xiongnu no leste.

Yancai fica cerca de seis mil li a noroeste de Kangju, um país nômade, com os mesmos costumes de Kangju. Possuem em torno de dez mil soldados.

[...]

O clã Da Yue vivia cerca de duas ou três mil li a oeste de Dayuan e ao norte do rio Guishui.

Ao sul está Daxia, a oeste está Anxi e ao norte está Kangju.

É um país nômade, migra com rebanhos de acordo com os costumes dos hunos.

Há cerca de um ou dois mil cavaleiros.

Originalmente mais forte, ele desprezaram os Xiongnu e se tornaram reis de Maodun, derrotaram os Yuezhi e o velho Shanyu dos Xiongnu matou o rei Yuezhi, usando sua cabeça como copo para beber.

No início, o clã Yue estava estacionado entre Dunhuang e as montanhas Qilian. Depois de serem derrotados pelos Xiongnu, eles se mudaram para Dayaun, atacaram Daxia no oeste e o aceitaram como um estado vassalo.

Portanto, a capital foi estabelecida ao norte do rio Guishui, onde ficava a corte real.

O resto das pequenas tribos que não podiam se mover junto com eles pertenciam ao povo Qiang em Nanshan, conhecido como Xiaoyuezhi.

Ficam a cerca de alguns milhares de li a oeste de Da Yuezhi.

O costume era viver na terra, cultivar arroz e trigo e fazer vinho.

A cidade é igual a de Dayaun.

Existem centenas de cidades grandes e pequenas no território, com um raio de milhares de quilômetros. As estátuas do rei são fundidas com moedas. Quando o rei morre, as moedas são trocadas e as estátuas são fundidas com o rei.

Escrevendo ensaios sobre a pele de animal [pergaminho]

[...]

Daxia tem uma população de mais de um milhão.

A capital era chamada Lanshi, e há um mercado com muitas lojas.

A sudoeste está Shendu.

Zhang Qian disse: ‘Quando eu estava em Daxia, vi varas de bambu Qiong e tecido Shu [sedas]’.

Perguntei ': Como conseguiram essas coisas? 

"O povo de Daxia disse": compramos de mercadores chineses no país de Shendu.

Shendu está a cerca de milhares de li a sudeste de Daxia.

Vivem numa terra tão grande quanto Daxia, e dizem que é grande, úmida e quente.

Seu povo luta em elefantes.

Está rodeado pelo mar. 'Eu inferi que Daxia estava doze mil li a sudoeste da Dinastia Han.

O Reino de Shendu está a milhares de li a sudeste de Daxia, e existem objetos Shu, que não estão longe da terra de Shu.

Agora, para chegar a Daxia, a estrada passa por Qiangzhong, ela é perigosa e o povo Qiang está insatisfeito; um pouco ao norte, é controlada pelos Xiongnu; indo mais direto a Shu, não há bandidos. 

O Filho do Céu ouviu que Dayaun, Daxia, Anxi e outros países são todos grandes países com muitos tesouros raros. Eles são principalmente agrícolas, aproximadamente o mesmo que a China, mas seu exército era fraco e eles valorizam as riquezas da Dinastia Han.

Ele disse: ‘Se eles realmente puderem considerar a moralidade de Han como seu país suserano, ela expandirá o território em milhares de li, alcançará países com costumes diferentes por meio de várias traduções e fará com que a poderosa virtude da família Han se espalhe por todo o mundo’.

O imperador ficou muito feliz e pensou que o que Zhang Qian disse estava certo, então ele ordenou que Zhang Qian enviasse emissários do condado de Qianwei em Shu para explorar o caminho secretamente em quatro direções: de Lu, de Ran, de Yi, e fora de Qiongdu.

Os estudiosos confucionistas

O Historiador [Tai Shigong] disse: Eu li as leis e regulamentos relacionados à educação e, quando li que Guangkai encorajava os funcionários acadêmicos a começar a educação, não pude deixar de largar o livro e suspirar: Ai de mim! A família real Zhou declinou e o poema "Guan Sui" apareceu; o governo do rei Zhou Li e do rei You declinou, os rituais entraram em colapso e a música foi abolida, os príncipes enlouqueceram e as ordens do governo foram emitidas por soberanos poderosos.

Portanto, Confúcio estava preocupado com o declínio do caminho real e a ascensão dos hegemons, então ele compilou "Poemas" e "Livros" e corrigiu a etiqueta e a música.

Quando ele foi para o estado de Qi e ouviu a maravilhosa música "Shao", ele não conseguiu provar as delícias da carne por três meses.

Depois que ele voltou do estado de Wei para o estado de Lu, ele começou a revisar a música, de modo que as canções de "Ya" e "Song" estivessem em suas respectivas posições.

Como o mundo era caótico e sujo, ninguém o empregava, então Confúcio viajou pelo mundo e conheceu mais de setenta monarcas sem servi-los.

Ele suspirou e disse: "Se alguém estiver disposto a me usar, levará apenas um ano para governar o país."

Quando ele ouviu que alguém nos subúrbios ocidentais do estado de Lu havia caçado um unicórnio, ele lamentou: o país está perdido!" Então ele escreveu "Primaveras e Outonos" com base nos registros históricos existentes do Estado de Lu, e usou-as como a lei real do imperador.

Após a morte de Confúcio, mais de setenta de seus bons alunos se espalharam para fazer escolas nos estados vassalos.

Alguns se tornaram professores do monarca ou altos funcionários como ministros de estado, alguns fizeram amizade e ensinaram burocratas estudiosos e alguns viveram em reclusão.

Zilu era oficial no estado de Wei, Zizhang era oficial no estado de Chen, Tantai Ziyu morava no estado de Chu, Zixia ensinava em Xihe e Zigong morava em Qi.

Pessoas como Tian Zifang, Duan Ganmu, Wu Qi e Qin Huachun estudaram com Zixia e se tornaram professores de monarcas.

Naquela época, apenas Wei Wenhou era o que mais humildemente buscava conselhos do confucionismo, e o confucionismo declinou gradualmente até que Qin Shihuang foi destruído.

Durante o Período dos Reinos Combatentes, todos os heróis do mundo competiam entre si, e o confucionismo já estava excluído, mas nas áreas de Qi e Lu, aqueles que o estudaram não o abandonaram.

Durante o reinado do rei Qi Wei e do rei Xuan, Mêncio, Xun Qing [Xunzi] e outros herdaram e levaram adiante a causa de Confúcio e se tornaram famosos no mundo com suas próprias teorias.

No final da Dinastia Qin, Qin Shihuang queimou "Poemas" e "Livros" e matou estudiosos confucionistas, e as seis artes dos clássicos confucianos desde então estão incompletas.

Quando Chen She se proclamou rei, estudiosos confucionistas da terra de Lu foram até ele com os vasos rituais transmitidos por Confúcio.

Então Kong Jia se tornou o médico de Chen She e acabou morrendo com Chen She.

Chen She usou um plebeu comum para expulsar a multidão que guardava a fronteira e, em um mês, ele se tornou rei em Chu e morreu em meio ano.

Sua formação era muito rasa, mas os respeitáveis oficiais eruditos carregaram o vaso ritual de Confúcio em suas costas para se render a Ele. Qual era a razão? Como a Dinastia Qin queimou seus livros e estudos, eles foram forçados a ir até Chen para desabafar sua raiva.

Quando o imperador Gaozu matou Xiang Ji e liderou seu exército para cercar Lu, os eruditos confucionistas em Lu ainda recitavam escrituras, praticavam ritos e música. Então, quando Confúcio viajou para Chen, ele disse: "Volte! Volte! Os jovens de nossa aldeia têm grandes aspirações e brilhantes talentos literários. Não sei como ensiná-los". As pessoas amam rituais culturais desde os tempos antigos.

Com o estabelecimento da Dinastia Han, os estudiosos confucionistas recuperaram a oportunidade de estudar os clássicos confucianos e praticaram a etiqueta do arco e flecha e da comensalidade.

Depois que Shusuntong formulou a etiqueta da corte Han, ele se tornou o oficial de Taichang, e os discípulos confucionistas que participaram com ele também foram selecionados como oficiais do reino.

Então as pessoas suspiraram e se interessaram pelo confucionismo.

No entanto, como a guerra no mundo não havia parado naquela época, o imperador estava muito ocupado para acalmar o mundo e não tinha tempo para cuidar do estabelecimento de escolas.

Quando o imperador Xiaohui e a imperatriz Lu estavam no poder, os oficiais e ministros eram todos pessoas com altas habilidades em artes marciais e façanhas militares notáveis. O imperador Xiaowen usou estudiosos confucionistas como oficiais, mas originalmente ele apenas amava a teoria dos nomes.

Quando o imperador Xiaojing estava no poder, os estudiosos confucionistas não eram usados, e a imperatriz Dou gostava do daoísmo, então os cargos oficiais estavam ociosos e aguardavam decreto, e ninguém foi utilizado.

Até o atual imperador subir ao trono, Zhao Wan, Wang Zang e outros estavam profundamente cientes do confucionismo, e o imperador também ansiava por isso, então a corte imperial ordenou a recomendação de literatos e estudiosos virtuosos, corretos e proficientes no confucionismo.

A partir de então, havia Shen Peigong em Lu, Yuan Gusheng em Qi e Han Taifu em Yan que falavam "Poesia".

Jinan Fusheng foi quem falou sobre "Shangshu".

Gao Tangsheng de Lu Di ensinou "Li".

O professor de "Yi" era Tian Sheng de Sichuan.

Havia Hu Wusheng na terra de Qilu que falava sobre "Primaveras e Outonos", e Dong Zhongshu, estudioso sobre os registros históricos da terra de Zhao.

Sobre o comércio

Laozi disse: "Do auge ao apogeu, os países vizinhos podiam se ver e ouvir o canto dos galos e o latido dos cachorros, mas as pessoas pensavam que sua própria comida era a mais saborosa, suas roupas as mais bonitas e eles estavam acostumados com os costumes locais, amavam tanto sua vida que não queriam saber de outras até morrer’. Desse jeito, olhos e ouvidos, dificilmente funcionarão.

O historiador [Tai Shigong] disse: Não sei sobre a situação anterior de Shennong.

Quanto à situação desde as Dinastias de Shun e Xia descritas em "Poesia" e "Livro", as pessoas queriam ouvir o melhor, assistir ao melhor e provar todos os tipos de carne deliciosa, para que pudessem se sentir confortáveis e felizes, ostentando em seu coração a glória do poder e do talento.

Essa tendência tem contagiado as pessoas há muito tempo.Mesmo se você for de porta em porta para persuadir e esclarecer com a maravilhosa teoria de Laozi, será difícil influenciar alguém.

Portanto, a melhor maneira é deixar a natureza seguir seu curso, a segunda é fazer o melhor uso da situação, a terceira é ensinar, a quarta é formular regras e regulamentos para contê-la e a pior maneira é competir com o povo para o lucro.

O oeste da montanha Taihang é rico em madeira, bambu, chumu, cânhamo, rabo de boi e jade; o leste da montanha Taihang era rico em peixes, sal, laca, seda e coisas bonitas, cinábrio, chifre de rinoceronte, carapaça de tartaruga, miçangas, marfim e pele de animal; Longmen e a área ao norte da montanha Jieshi são ricos em cavalos, gado, ovelhas, peles de feltro, tendões e chifres de animais; cobre e ferro estão distribuídos a milhares de li ao redor e estão por toda parte nas montanhas, como um tabuleiro de xadrez.

Esta é a situação geral da distribuição de bens.

Essas são todas as coisas que o povo chinês gosta e está acostumado a usar, comer, para manter uma boa saúde e lutar até a morte.

Portanto, as pessoas dependem de agricultores para cultivar e obter alimentos, dependem do povo Yu para entrar nas montanhas para minerar; pescadores pescam na água para obter seus produtos, e dependem de artesãos para fabricar e obter utensílios, que dependem de comerciantes para negociar e distribuir bens.

Isso ainda exige que o governo emita um decreto para confiscar as pessoas e reuni-las dentro de um prazo? As pessoas confiam em suas habilidades e exercem sua força para satisfazer seus desejos.

Portanto, se o preço está baixo, deve haver sinal de alta, e se o preço está alto, é sinal de queda.

As pessoas trabalham duro para administrar seus próprios negócios e estão dispostas a fazer seu próprio trabalho como a água que flui, dia e noite sem parar; assim, elas virão espontaneamente sem serem chamadas e produzirão sem pedir.

Isso não é uma prova de desenvolvimento natural de acordo com a lei? O "Livro de Zhou" disse: "Se os agricultores não cultivarem, haverá escassez de alimentos; se os artesãos não trabalharem, haverá escassez de utensílios; se os comerciantes não fizerem negócios, os três tesouros de comida, bens e dinheiro serão cortados da fonte; sem o comércio, os recursos serão escassos.” Se os recursos forem escassos, o comércio não poderá ser mais desenvolvido.

Os quatro aspectos da agricultura, indústria, comércio e pesca são a fonte de alimentos e roupas para as pessoas.

Se a fonte for grande, será rica, e se for pequena, será pobre; se a agricultura, artesanto, o comércio e a pesca forem desenvolvidos, o país pode ser rico no topo e a família no fundo pode enriquecer também.

Seja pobre ou rico, ninguém pode privar ou dar, mas as pessoas astutas sempre têm riqueza mais do que suficiente, enquanto as pessoas estúpidas geralmente têm comida e roupas [in]suficientes.

Sobre a Adivinhação

O Historiador [Tai Shigong] disse: Desde os tempos antigos, os reis sábios estabeleceram um país para suportar o caminho, e como eles poderiam começar um negócio sem respeitar a adivinhação para ajudar a realizar boas ações? Seria impossível descrever o passado de Yao, Yu e Shun.

A julgar pela ascensão das dinastias Xia, Shang e Zhou, todas elas foram baseadas nos presságios auspiciosos da adivinhação.

Dayu se casou com Bu Zhao, filha da família Tushan, e Xia Qi estabeleceu a Dinastia Xia que foi transmitida de geração em geração; com bons auspícios, o rei do estado de Zhou acabaria se tornando o rei do mundo.

Quando o rei decide sobre assuntos difíceis, ele busca os resultados da adivinhação da tartaruga para tomar a decisão final. Este era o procedimento tradicional que permanece inalterado.

Embora os bárbaros Diqiang não tivessem a hierarquia chinesa de monarcas e ministros, eles também tinham o costume de adivinhar para tomar decisões e tirar dúvidas.

Existem pedras de ouro e plantas [para isso]. Embora os costumes de adivinhação de diferentes países sejam diversos, todos são usados para orientar operações de guerra, política e vencer disputas.

Cada um [desses métodos] acredita em deuses de adivinhação para prever eventos futuros.

Eu ouvi que durante as Dinastias Xia e Yin, quando a adivinhação era necessária, milefólio e tartaruga eram encontrados e descartados após o uso, porque eles acreditavam que o casco de tartaruga e o milefólio perderiam sua função depois de serem armazenados por muito tempo.

Na Dinastia Zhou, os oficiais de adivinhação sempre valorizavam cascos de tartaruga e milefólio para uso posterior.

Além disso, quem era mais experiente e quem era mais jovem nas habilidades divinatórias da tartaruga e do milefólio? Use tartaruga ou milefólio, qual seria a preferida? Cada dinastia tinha uma visão diferente.

Mas, em geral, o propósito de usar o método de adivinhação da tartaruga e do milefólio para ajudar as pessoas a prever o futuro era o mesmo.

Algumas pessoas pensam que o rei sábio nunca fica indeciso quando se depara com um problema; ao resolver um problema, não há momento em que lhe falte discernimento.

A razão pela qual eles querem se envolver no ato de pedir aos deuses a adivinhação é que eles estão preocupados com o declínio das gerações futuras.

Os estúpidos não aprendem com os sábios, cada um se contenta com seu próprio conhecimento; os ensinamentos são divididos, e os princípios são desmantelados e não podem ser apreendidos, então eles atribuem a verdade das coisas ao reino sutil, isto é, aos deuses, e buscam a pureza no espírito.

Algumas pessoas também pensam que os santos não são tão bons naquilo que as tartarugas espirituais são.

Eles julgam o bem e o mal, distinguem o certo do errado e costumam ser mais precisos do que as previsões humanas.