Pesquisar neste blog

Shiji 史記 de Sima Qian 司馬遷: 五帝本紀 Wudi Benji

Este volume é constituído de fragmentos do primeiro capítulo do Shiji, 五帝本紀 Wudi Benji, ou ‘Anais dos cinco soberanos’ e do capítulo 13 三代世表 Sandai Shibiao, ou ‘Cronologia das primeiras três eras’. Aqui se destaca os primeiros períodos ‘históricos’ na visão de Sima Qian, e o início das grandes inundações.

TEXTO

O Imperador Amarelo [Huangdi]

O Imperador Amarelo era um descendente da tribo Shaodian, seu sobrenome era Gongsun e seu nome era Xuanyuan. Ele era muito espiritual desde o nascimento, falava quando era bebê, era inteligente e perspicaz quando criança, era honesto e trabalhador quando cresceu e tinha uma ampla gama de conhecimentos e percepções sobre coisas quando adulto. Na época de Xuanyuan, o governo de Shennong enfraqueceu gradualmente. Os príncipes invadiram uns aos outros e prejudicaram o povo, mas Shennong foi incapaz de conquistá-los. Então Xuanyuan usou a força para punir aqueles que não observaram a disciplina e não vieram adorar Shennong; todos os príncipes expressaram sua submissão e o seguiram. 

O primeiro drama universal: rei Yan e Chi You

Mas Chi You era o mais feroz, ninguém pode dominá-lo. O rei Yan também era bom em intimidar os outros, então todos os príncipes apoiaram Xuanyuan. Xuanyuan praticou a moralidade, corrigiu o exército, estudou as mudanças nas quatro estações, plantou cinco grãos, apaziguou o povo, mediu a terra nas quatro direções e treinou ursos, leopardos, rinocerontes, tigres e outras bestas ferozes para lutar contra o rei Yan nos arredores de Banquan.Depois de lutar três batalhas, ele conquistou o rei Yan e o venceu como desejava. Chiyou lançou uma rebelião e se recusou a obedecer à ordem do Imperador Amarelo. Então o Imperador Amarelo recrutou os exércitos dos príncipes para lutar contra Chiyou no campo de Zhuolu e finalmente o capturou e matou. Desta forma, todos os príncipes respeitavam Xuanyuan como o filho do céu, substituindo Shennong, e este era o Imperador Amarelo. O Imperador Amarelo foi conquistar aqueles que se recusaram a se submeter, e partiu depois que estabeleceu um lugar, cortando montanhas e abrindo estradas ao longo do caminho, mas nunca conseguiu viver em paz.

As Conquistas

O Imperador Amarelo se movimentava e não tinha residência fixa, onde quer que liderasse suas tropas, montava acampamentos militares para defesa. Todos os oficiais nomeados pelo Imperador Amarelo receberam nomes de nuvens, e o exército foi chamado de Yunshi. Ele estabeleceu os supervisores esquerdo e direito, e eles supervisionaram os estados vassalos. Neste momento, todos os países estão estáveis, portanto, desde os tempos antigos, o número de pessoas que oferecem sacrifícios a fantasmas e deuses, as montanhas e rios, tem sido maior desde o tempo do Imperador Amarelo. O Imperador Amarelo obteve o tripé do tesouro concedido por Shangdi, então ele observou o movimento do sol, calculou o calendário, usou milefólio para adivinhação e previu os termos e datas solares.

Nomeação imperial

O Imperador Amarelo cumpriu as leis das quatro estações do céu e da terra, adivinhou as mudanças de yin e yang, explicou os princípios da vida e da morte. No governo, dedicou corpo e mente, olhos e ouvidos, sofrendo com o trabalho árduo, usando água, fogo, madeira e várias propriedades com parcimônia. Como filho do céu, ele tinha um sinal auspicioso do atributo da terra, e a cor da terra era amarela, então ele era chamado de Imperador Amarelo.

[...]

O Imperador Amarelo viveu no Monte Xuanyuan e se casou com uma filha do Reino Xiling, que era Leizu. Leizu era a concubina do Imperador Amarelo, e ela teve dois filhos, e todos os seus descendentes governaram o mundo: um se chamava Xuanxiao [Qingyang], que foi consagrado como um senhor feudal e vivia em Jiangshui; o outro se chamava Changyi, Ele também foi nomeado príncipe e viveu em Ruoshui. Changyi se casou com a filha da família Shushan, chamada Chang Pu, e deu à luz Gao Yang, que tinha as virtudes de um santo. Após a morte do Imperador Amarelo, ele foi enterrado em Qiaoshan. Seu neto, Gao Yang, filho de Changyi, assumiu o trono, e este era o Imperador Zhuanxu.

O imperador Zhuanxu 

Gaoyang era neto do imperador amarelo e filho de Changyi. Ele era calmo, firme, prudente e estratégico, compreensivo e sensato. Ele criou todos os tipos de colheitas e gado para fazer pleno uso da terra, calculou as quatro estações de acordo com a natureza, seguiu os fantasmas e deuses para formular rituais e costumes, e retificou o qi das quatro estações e cinco elementos para educar o povo e purificar o corpo e a mente e sacrificar a fantasmas e deuses. Ele foi para Youling no norte, Jiaozhi no sul, nas areias movediças no oeste e Panmu no leste. Todos os tipos de animais e plantas, grandes deuses e pequenos deuses, onde quer que o sol e a lua brilhem, todos foram pacificados, e não havia quem não tenha sido subjugado.

O filho do imperador Zhuanxu foi nomeado Qiongchan. Após a morte de Zhuanxu, o neto de Xuanxiao, Gao Xin, subiu ao trono, e este era o imperador Ku.

O imperador Ku 

Gaoxin era o bisneto do imperador amarelo. O pai de Gao Xin era Jiaoji, o pai de Jiaoji era Xuanxiao e o pai de Xuanxiao era o Imperador Amarelo. Nem Xuan Xiao nem Jiao Ji ascenderam ao trono do Céu, e o fizeram apenas em Gaoxin. Gao Xin era sobrinho de Zhuanxu.

Gao Xin nasceu com aura e chamou seu próprio nome quando nasceu. Ele geralmente concedia favores a todos, mas não a si mesmo. Ele tinha olhos e ouvidos aguçados, podia entender a situação à distância e tinha uma visão de coisas sutis. Ele cumpriu a vontade do céu e entendeu a urgência do povo. Com Benevolência e majestade, gentileza e confiabilidade, autocultivo, o mundo o obedeceu. Ele coletava os produtos da terra e os usava frugalmente; ele cuidava e educava as pessoas e lhes ensinava todos os tipos de coisas benéficas; conhecia fantasmas e deuses e os servia com cuidado. Ele era bonito e de alta moral. Ele agiu na hora certa como sábio. O imperador Ku governou o povo, assim como a chuva que rega as terras agrícolas, espalhando-se por todo o mundo, onde quer que o sol e a lua brilhem, e onde quer que venha o vento e a chuva, não havia quem desobedecesse e se submetesse.

Di Ku se casou com a filha de Chen Feng e deu à luz Fang Xun. Casou com a filha da família e deu luz à Zhi. Depois que Di Ku morreu, Zhi assumiu o trono. Depois que o imperador Zhi subiu ao trono, ele não alcançou nenhuma conquista política, então seu irmão mais novo, Fang Xun, subiu ao trono. Este era o imperador Yao.

O imperador Yao 

Fang Xun era tão benevolente quanto o céu e tão sábio quanto Shangdi. Aproximar-se dele aquecia o coração como o sol; olhar para ele umedecia a terra como as nuvens. Ele era rico, mas não orgulhoso, nobre, mas não indulgente. Ele usava um chapéu amarelo e roupas pretas, e uma carruagem escarlate e um cavalo branco. Ele respeitava as pessoas com boas virtudes e fez com que nove gerações da mesma família se amassem. Agora que as pessoas do mesmo clã estavam em harmonia, elas iam inspecionar os funcionários. As conquistas dos oficiais eram notáveis, e os príncipes e estados de todas as partes podiam viver em harmonia. O imperador Yao ordenou que a família Xi e a família He seguissem a vontade do céu, formulassem um calendário de acordo com o aparecimento e desaparecimento do sol e da lua e a ordem das estrelas, e ensinassem cuidadosamente ao povo os festivais de produção no campo. 

A sucessão de Yao

Yao disse: "Quem pode herdar minha carreira?" Fang Qi disse: "Seu filho Danzhu entende de assuntos." Yao disse: "Huh! Danzhu, ele é estúpido e cruel, então não pode ser usado." 

Yao novamente Perguntou: " Então, quem mais pode?" Huandou disse: "Gonggong reúne uma ampla gama de pessoas e fez conquistas, que podem ser usadas." Yao disse: "Gonggong gosta de falar palavras bonitas, não pode ser usado.” 

Yao perguntou novamente: "Ah, Siyue [Quatro Montanhas], agora o dilúvio está tão poderoso que envolve as altas montanhas e transborda as colinas, e o povo está em grande angústia. Quem pode mandá-los para administrá-lo?" 

Yao disse: "Gun desobedeceu ao mandato do céu e arruinou seu clã, então ele não pode ser usado." Siyue disse: "Vamos nomeá-lo. Se não funcionar, então remova-o." Yao, portanto, seguiu o conselho de Sishan e nomeou Gun. Gun controlou as águas por nove anos, mas não obteve nenhum resultado.

Yao disse: "Oh! Siyue: estou no poder há setenta anos. Qual de vocês pode obedecer ao destino e me suceder?" Disse Siyue: "Então escolha entre todos os ministros e eremitas com o mesmo sobrenome e sobrenomes diferentes." Todos disseram a Yao: "Há um solteiro vivendo entre o povo, chamado Yu Shun." Yao disse: "Sim, eu ouvi falar disso. Como ele está?" Siyue respondeu: "Ele era filho de um cego... Seu pai era estúpido, sua mãe era teimosa e seu irmão mais novo era arrogante, mas Shun pode viver em harmonia com eles, praticar sua piedade filial, administrar bem a família e fazê-la feliz. Eles não seguiram para o mal. " Yao disse: "Então vou experimentá-lo." 

Então Yao casou com suas duas filhas e observou suas virtudes nelas. Shun pediu a elas que reduzissem seus corações nobres e morassem em suas casas perto do rio Gui, e seguissem o caminho de ser uma esposa. Yao achou que era uma boa ideia fazê-lo, então ele deixou Shun assumir o posto de conselheiro, organizando cuidadosamente as cinco éticas da retidão paterna, bondade maternal, irmãos e amigos, respeito fraterno e piedade filial, e o as pessoas os respeitaram. 

Yao também permitiu que ele participasse dos assuntos os oficiais, e eles se tornaram organizados. Deixou-o receber convidados nos quatro portões do Salão da Luz, e os quatro portões ficaram harmoniosos, e os convidados dos príncipes e convidados de longe foram respeitosos e gentis. Yao também enviou Shun para as montanhas, florestas, rios e pântanos gramados, mas Shun não se perdeu na tempestade. Yao achava que ele era muito inteligente e virtuoso, então virou para ele e disse: "Nos últimos três anos, você tem sido cuidadoso ao fazer as coisas que diz. Agora você pode ascender ao trono". Ele declinou, se achando inadequado, não querendo aceitar o trono. No primeiro dia do primeiro mês lunar, Shun aceitou a abdicação de Yao no Templo de Wenzu. Wenzu também era o Taizu de Yao.

Os trabalhos de Shun

Nessa época, Yao era velho e pediu a Shun que agisse como o responsável pelos assuntos políticos do imperador, a fim de observar se ele poderia ser o imperador de acordo com a vontade do céu. Então Shun observou a Ursa Maior para ver se havia alguma anormalidade nos movimentos do sol, lua, metal, madeira, água, fogo e terra. Naquela época, os rituais de sacrifícios eram usados para ofertar as montanhas e rios famosos, e geralmente sacrificados a vários deuses. Ele coletou cinco tipos de talismãs de jade, ou seja, Huangui, Xingui, Gonggui, Gubi e Pubi, mantidos pelos príncipes, tios, filhos e marqueses da quinta classe. Ele escolheu um bom mês e um dia auspicioso, convocou Siyue e os prefeitos de vários estados, e os enviou para eles. No segundo mês, Shun foi para o leste para inspeção. Quando ele chegou ao Monte Tai, ele usou a cerimônia de queimar lenha para adorar Dongyue, e usou a cerimônia de sacrifício para adorar as famosas montanhas e rios em vários lugares. Então, ele convocou os príncipes do Oriente para coordenar e corrigir as quatro estações dos termos solares, o tempo da lua e o primeiro e segundo dias do sol, unificar os padrões de ritmo e comprimento, capacidade e peso, revisar as cinco etiquetas e ordenar os príncipes. Cinco tipos de guibi e três tipos de seda colorida foram usados. Os altos funcionários usavam dois tipos de animais, cordeiro e ganso selvagem, e os letrados usavam faisões mortos como presentes para o público. No quinto mês, inspeção ao sul; no oitavo, ao oeste; no décimo primeiro, ao norte; e no início do ano, inspeção ao leste. Depois de retornar, ele ofereceu sacrifícios ao templo ancestral e ao templo do pai, e usou uma vaca como sacrifício. Depois disso, as inspeções foram realizadas a cada cinco anos e, durante os quatro anos, os príncipes e monarcas vieram à capital para se encontrarem pontualmente. Shun explicou a forma de governar o país aos príncipes em geral, fez inspeções claras de acordo com suas realizações e deu carruagens e cavalos de acordo com seus méritos. Shun começou a dividir o mundo em doze estados e dragou os rios. Ficou estipulado que a aplicação da lei deve ser realizada de acordo com as punições normais, e as cinco punições de tatuagem, corte de nariz, amputação de pés, castração e decapitação deveriam ser reduzidas pelo método do exílio. Aqueles que fossem negligentes devido aos desastres seriam perdoados; aqueles que persistissem em fazer o mal seriam punidos. ‘Sejam cautelosos, sejam cautelosos, usem a punição com prudência!’

O perfil de Shun

Huandou uma vez recomendou Gonggong, mas Yao disse "de jeito nenhum", mas Huandou ainda o tentou mais uma vez, e Gonggong realmente se saiu mal. Siyue uma vez recomendou Gun para controlar a enchente, Yao disse "não", mas Siyue insistiu em tentar, mas o resultado foi ineficaz, então todos os oficiais pensaram que era inapropriado. Os Sanmiao fizeram rebeliões muitas vezes nas áreas de Jiang, Huai e Jingzhou. Neste momento, Shun voltou de sua viagem de inspeção e relatou ao Imperador Yao, solicitando que Gonggong fosse exilado para Youling a fim de mudar os costumes de Beidi e exilasse Gun para mudar os costumes de Xirong. Ele exilou Gong e Gun, os rebeldes foram punidos e todas as pessoas do mundo ficaram satisfeitas. Após setenta anos do reinado de Yao, ele conseguiu Shun e, após outros vinte anos, renunciou devido à velhice e pediu a Shun que cuidasse dos assuntos governamentais do imperador em seu nome e o recomendasse a Shangdi. Yao abdicou do trono e morreu vinte e oito anos depois. As pessoas lamentaram, como se seus pais tivessem morrido. Em três anos, ninguém tocou música nas quatro direções, para lamentar o imperador Yao. Yao sabia que seu filho Danzhu era indigno, então ele tentou entregar o império a Shun. ‘Se for passado para Shun, todas as pessoas do mundo serão beneficiadas, mas apenas Danzhu será prejudicado; se for passado para Danzhu, todas as pessoas do mundo sofrerão e apenas Danzhu será beneficiado’. Yao disse: "Afinal, não posso prejudicar todas as pessoas no mundo e beneficiar apenas uma pessoa", então, no final, “passei o mundo para Shun”. Após a morte de Yao, após três anos de luto, Shun abdicou do trono para Danzhu e se escondeu na margem sul do rio Nanhe. Os príncipes que vinham em peregrinação não iam a Danzhu, mas vinham a Shun; os que litigavam não iam a Danzhu, mas vinham a Shun; Shun disse: "Esta era a vontade do Cèu", e então ele chegou a Jingdu e ascendeu ao trono do Filho do Céu. Este foi o Imperador Shun.

O nome de Yu Shun era Chonghua. O pai de Chonghua era Gusou, o pai de Gusou era Qiaoniu, o pai de Qiaoniu era Gou [Ju] Wang, o pai de Juwang era Jingkang e o pai de Jingkang era Qiongchan. O pai de Qiongchan era o imperador Zhuanxu, e o pai de Zhuanxu era Changyi: de Changyi a Shun são sete gerações. Desde o momento em que Qiongchan se tornou imperador do imperador Shun, as gerações intermediárias eram todas de baixo status e pessoas comuns.

O pai de Shun, Gusou, era cego. Depois que a mãe de Shun morreu, Gusou se casou com outra esposa e deu à luz a Xiang, que era rebelde. Gusou gostava do filho de sua segunda esposa e muitas vezes queria matar Shun, mas Shun escapava; se ele cometesse um pequeno erro, seria punido severamente. Shun serviu seu pai, madrasta, madrasta e irmão com respeito, e tornou-se cada dia mais leal e prudente, sem qualquer folga.

Shun era de Jizhou. Shun lavrou campos no Monte Li, pescou em Lei Ze, fez cerâmica nas margens do Rio Amarelo, fez vários utensílios domésticos em Shouqiu e dirigiu um negócio em Negxia. O pai de Shun, Gusou, era estúpido, sua mãe era teimosa e seu irmão Xiang era rebelde. Todos eles queriam matar Shun. Shun agiu de forma submissa, nunca violando o jeito de ser filho, amando seus irmãos e sendo filial com seus pais. Quando queriam matá-lo, não o encontravam, e quando precisavam dele, ele estava sempre ao seu lado.

Quando Shun tinha vinte anos, tornou-se famoso por sua piedade filial. Aos trinta anos, o imperador Yao perguntou quem poderia governar o mundo, e todas as quatro montanhas recomendaram Yu Shun, dizendo que essa pessoa poderia. Então Yao casou suas duas filhas com Shun para observar suas virtudes em casa e deixou seus nove filhos morarem com ele para observar sua conduta fora. Shun morava na margem do rio Gui, então era mais cauteloso em seus assuntos domésticos. As duas filhas de Yao não se atreviam a tratar os parentes de Shun com arrogância só porque eram nobres, e eram muito exigentes sobre como se comportar como esposas. Os nove filhos de Yao também eram mais leais e honestos. Quando Shun cultivava em Lishan, as pessoas em Lishan podiam ceder umas às outras; quando ele pescava em Leize, as pessoas em Leize podiam trocar pesca; quando ele fazia cerâmica na margem do rio Amarelo, não haveria nenhum produto defeituoso. Em um ano, o lugar onde ele morava tornou-se uma aldeia, em dois anos tornou-se uma pequena vila e em três anos tornou-se uma cidade. Vendo isso, Yao deu a Shun um conjunto de roupas finas, um qin, construiu um armazém para ele e também deu a ele bois e ovelhas. Gusou ainda queria matá-lo, então ele mandou Shun subir para consertar o celeiro com terra, e ateou fogo nele por baixo. Shun se protegeu com dois chapéus de bambu, pulou como se tivesse asas e escapou, apenas para sobreviver. Mais tarde, Gusou pediu a Shun para cavar um poço. Quando Shun cavou o poço, ele fez uma passagem secreta ao lado para sair. Quando Shun cavou fundo, Gusou e Xiang encheram o poço com terra, mas Shun saiu pela passagem secreta e escapou novamente. Gusou e Xiang ficaram muito felizes, pensando que Shun estava morto. Xiang disse: "Fui eu quem primeiro teve essa ideia." Xiang dividiu a propriedade de Shun com seus pais, dizendo: "Quero as duas filhas que Yao casou com Shun e o qin que Yao deu a ele. Gado, ovelhas e o celeiro pertencem aos pais." Então Xiang viveu na casa de Shun e tocou o qin de Shun. Shun voltou para visitá-lo. Xiang ficou muito surpreso e, em seguida, lançou um olhar sombrio e disse: "Sinto sua falta agora e estou tão entediado!" Shun disse: "Sim, você era realmente um irmão!" Shun o tratou como antes. ‘Honre seus pais, ame seus irmãos, e seja ainda mais respeitoso’. Desta forma, Yao testou Shun para endireitar as cinco éticas e participar dos assuntos dos funcionários, e ele fez um bom trabalho.

A sucessão de Shun

Quando Shun entrava nas montanhas e florestas, ele não se perdia. Yao então soube que com a habilidade de Shun, ele poderia lhe ensinar o mundo. Quando Yao estava envelhecendo, ele pediu a Shun que assumisse a administração do Filho do Céu e fosse às quatro direções para inspecionar. Shun foi nomeado encarregado dos assuntos governamentais por vinte anos, e Yao o fez executar os assuntos governamentais do imperador. Oito anos depois, Yao faleceu. Após três anos de luto, Shun abdicou para Danzhu, mas todas as pessoas do mundo se submeteram a Shun.

[...]

Depois que Shun subiu ao trono, ele foi visitar seu pai, Gusou, em uma carruagem carregando a bandeira do Filho do Céu, e se dirigiu a ele de maneira harmoniosa e respeitosa, como um filho deve fazer. Ele também nomeou seu irmão mais novo Xiang em Youbi como um príncipe. O filho de Shun, Shang Jun, não teve sucesso, então Shun recomendou Yu a Shangdi com antecedência. Dezessete anos depois, Shun faleceu. Após três anos de luto, Yu também entregou o trono ao filho de Shun, assim como Shun se rendeu ao filho de Yao. Os príncipes se renderam a Yu e, assim, Yu ascendeu ao trono do Filho do Céu. Danzhu, filho de Yao, e Shangjun, filho de Shun, receberam terras em Tang e Yu, respectivamente, para adorar seus ancestrais. Yu também pediu que usassem os trajes de sua própria família e usassem os rituais e cerimônias de sua própria família. Eles visitaram o imperador como convidados, e o imperador não os tratou como súditos, para mostrar que não ousava monopolizar o trono.

Do Imperador Amarelo a Shun e Yu, todos eles têm o mesmo sobrenome, mas estabeleceram títulos de estados diferentes para destacar suas respectivas virtudes brilhantes. Portanto, o Imperador Amarelo foi nomeado Youxiong, o Imperador Zhuanxu foi nomeado Gaoyang, o Imperador Ku foi nomeado Gaoxin, o Imperador Yao foi nomeado Taotang e o Imperador Shun foi nomeado Youyu. O título do imperador Yu era da imperatriz Xia, e ele tinha outro sobrenome, o sobrenome Si. Qi era o ancestral da Dinastia Shang e seu sobrenome era Zi, e como ancestral de Zhou, de sobrenome Ji.

Parecer do Historiador

O Tai Shigong disse: Muitos estudiosos chamaram os Cinco Imperadores, e a era dos Cinco Imperadores foi há muito tempo. "Shangshu" registra apenas os fatos históricos desde Yao; enquanto as descrições do Imperador Amarelo por várias escolas são grosseiras e não exemplares, e é difícil para burocratas eruditos explicar isso com clareza. Alguns estudiosos não repassam o "Zaiyu Perguntou as Virtudes dos Cinco Imperadores" e "Os Sobrenomes dos Imperadores" transmitidos por Confúcio. Estive em Kongtong no oeste, Zhuolu no norte, no mar no leste e no rio Yangzi e no rio Huai no sul. Onde quer que eu tenha passado, os anciãos sempre falam sobre o que ouviram. O Imperador Amarelo, Yao e Shun são diferentes em termos de costumes e educação. De um modo geral, acho que as declarações que são consistentes com os registros das escrituras antigas estão quase corretas. Eu estudei "Primavera e Outono" e "Guoyu", e suas explicações sobre "Virtude dos Cinco Imperadores" e "Sobrenomes do Imperador" são muito claras, mas as pessoas não os estudaram profundamente. Na verdade, suas descrições não são falsas. "Shangshu" está incompleto há muito tempo, mas registros dispersos podem ser encontrados em outros livros. Se você não está ansioso para aprender e pensar profundamente, e realmente entender o significado deles em seu coração, é difícil explicar para aqueles que têm pouco conhecimento e experiência. Revisei e classifiquei esses materiais, selecionei aqueles com palavras particularmente elegantes, gravei-os e escrevi este registro, que está listado no início do livro.