Este volume é constituído de fragmentos do terceiro capítulo do Shiji, 殷本紀 Yin Benji,ou ‘Anais da dinastia Yin’ [Shang], período crucial de consolidação da civilização chinesa.
TEXTO
A fundação de Yin [Shang]
O primeiro ancestral de Yin foi Qi, e sua mãe foi Jian Di, filha de Youji e a segunda concubina do Imperador Ku. Jian Di e os três foram tomar banho no rio, e quando viram um ovo cair de uma andorinha, Jian Di o pegou e engoliu, então ela engravidou e deu à luz Qi. Depois que Qi cresceu, ele ajudou Yu a controlar as águas, então o imperador Shun ordenou que Qi dissesse: "Agora as pessoas comuns não se amam, e os cinco relacionamentos entre pai e filho, monarcas, maridos e esposas, anciãos e filhos, e entre os amigos não são bons. Você deve ser reto e sério. Realize a educação das cinco virtudes na terra. Para implementar a educação das cinco virtudes, ela deve ser baseada no princípio da benevolência."
Qi foi entronizado na terra de Shang e recebeu o sobrenome ‘filho’. Qi surgiu na era de Tang Yao, Yu Shun e Xia Yu, e fez muitas coisas para as pessoas comuns, com realizações notáveis, para que as pessoas comuns pudessem se estabelecer.
A sucessão de Qi
Após a morte de Qi, seu filho Zhaoming o sucedeu. Após a morte de Zhaoming, seu filho Xiangtu o sucedeu. Depois que Xiangtu morreu, seu filho Changruo o sucedeu. Após a morte de Changruo, seu filho Cao Yu assumiu o trono. Após a morte de Cao Yu, seu filho Ming assumiu o trono. Após a morte de Ming, seu filho Zhen assumiu o trono. Depois que Zhen morreu, seu filho Wei assumiu o trono. Depois que Wei morreu, seu filho Baoding o sucedeu. Depois que Baoding morreu, seu filho Baoyi o sucedeu. Depois que Baoyi morreu, seu filho Baobing o sucedeu. Após a morte de Baobing, seu filho Zhuren assumiu o trono. Após a morte de Zhu Ren, seu filho Zhu Gui assumiu o trono. Depois que Zhu Gui morreu, seu filho Tianyi o sucedeu. Este seria [nomeado] Cheng Tang.
A ascensão de Cheng Tang [Tang de Shang]
De Qi para Cheng Tang, a capital mudou oito vezes. Não foi até [o governo de] Cheng Tang que ela se estabeleceu em Bo novamente, para seguir o ex-rei, o imperador Ku, e retornar à sua cidade natal. Cheng Tang escreveu o "Di Gao" para isso, relatando a Di Ku a situação da mudança da capital.
Cheng Tang era um Fang Bo (o chefe de um lado dos príncipes) na dinastia Xia e tinha o direito de conquistar os príncipes vizinhos. O chefe dos Ge [Zheng Ge] não sacrificou a espíritos e deuses, e Cheng Tang foi o primeiro a puni-lo. Cheng Tang disse: "Uma pessoa pode ver sua própria aparência olhando para a água e pode dizer se o país é bem governado olhando para as pessoas."
Yi Yin disse: "Sábio! Se o povo ouvir as palavras, sua moralidade irá melhorar. Governando o país e nutrindo o povo, qualquer um que seja virtuoso e bom será nomeado oficial da corte. Trabalhe duro, trabalhe duro!" Cheng Tang disse ao chefe Ge: "Você não respeitou os costumes. Vou puni-lo severamente e não vou perdoá-lo." Então ele escreveu "Tang Zheng", que registrou a situação de Zheng Ge.
Yi Yin
O nome de Yi Yin era A Heng. A Heng queria ver Cheng Tang, mas não tinha conexões, então ele foi até um servo com um dote para a família Xin e veio ao encontro de Cheng Tang com uma panela de arroz e uma tábua de cortar nas costas. Ele aproveitou a oportunidade para falar sobre o gosto de cozinhar para persuadir Cheng Tang a praticar o caminho real. Também é dito que Yi Yin era um eremita talentoso que se recusou a ser um oficial. Cheng Tang enviou alguém para recebê-lo, e ele foi cinco vezes antes de concordar em vir e voltar. Ele contou a Cheng Tang sobre os antigos imperadores e o que os nove monarcas fizeram. Cheng Tang então o nomeou para administrar os assuntos de estado. Yi Yin uma vez deixou Cheng Tang para ir até Xia Jie, e porque ele viu a falta de caminho de Xia Jie, ele o odiou muito, então voltou para Bo, a capital de Shang. Quando ele entrou na cidade pelo portão norte, ele conheceu o virtuoso cortesão de Tang de Shang, Nu Jiu e Nu fang, então ele escreveu "Nujiu" e "Nufang", descrevendo seus sentimentos quando deixou Xia Jie e voltou para Shang.
Benevolência de Cheng Tang
Um dia Cheng Tang foi caçar e viu redes estendidas por todo o campo. O homem que armou as redes orou: "Que tudo do céu, da terra e de todas as direções venha para a minha rede!" Cheng Tang disse, depois de ouvir isso: "Ei, isso vai matar todos os animais!" Então ele removeu a rede em três lados e pediu à pessoa que armou a rede para orar: "Se você quer ir para a esquerda, vá para a esquerda e se você quer ir para a direita, vá para a direita. Aqueles que não obedecem à minha ordem, entrem na barra de rede." Ouvindo isso, os príncipes disseram: "Tang é tão benevolente que até os animais foram favorecidos por ele. "
Os crimes de Xia Jie [‘Jie de Xia’]
Nesta época, Xia Jie implementou um governo tirânico, licencioso e imoral, e os príncipes se levantaram para se opor. Cheng Tang levantou suas tropas e liderou os príncipes, seguido por Yi Yin. Cheng Tang comandou pessoalmente com um grande machado, primeiro para atacar Kunwu e depois para atacar Xia Jie.
Tang disse: "Vamos, todos vocês, quando vierem aqui, ouçam atentamente o que eu digo: não é que eu pessoalmente me atrevo a levantar tropas para causar problemas, mas porque Xia Jie cometeu muitos crimes. Embora eu também tenha ouvido algumas reclamações suas, Xia Jie é culpado. Tenho medo de Deus e não ouso não ir para conquistar. Agora, Xia Jie cometeu tantos crimes, e foi Deus quem me ordenou puni-lo. Todos vocês dizem: "Nosso rei não simpatiza conosco, deixando de lado nossos assuntos agrícolas, vamos conquistar e travar guerras." Vocês também podem perguntar: "Xia Jie é culpado, qual é o crime dele?" Exploração, pilhagem de todos os bens de o Reino Xia. As pessoas do Reino Xia estão sabotando seu trabalho e não cooperam com ele. Elas dizem: "Quando este sol desaparecer, eu preferiria morrer com você"! A virtude do Rei Xia chegou a este ponto, agora devo atacá-lo! Espero que vocês se juntem a mim na execução do castigo do céu, e eu os recompensarei pesadamente. Não duvidem de mim, nunca contarei minhas palavras. Se vocês desobedecerem ao meu juramento, eu os punirei impiedosamente!"
Tang disse ao arauto essas palavras e escreveu "O juramento de Tang". Naquela época, Cheng Tang disse uma vez "Eu preciso ter muita coragem", então ele foi chamado de Rei Wu [Marcial].
A derrota de Xia Jie
Xia Jie foi derrotado na velha terra do clã Youxi e fugiu para Wutiao, e o exército de Xia entrou em colapso. Cheng Tang aproveitou a vitória para perseguir e atacar os três (zōngzong) leais a Xia Jie, e apreenderam seus tesouros, joias e jade. Os dois ministros Yibo e Zhongbo escreveram "Dianbao", porque este é um tesouro fixo do país. Depois que Cheng Tang destruiu Xia, ele queria substituir o deus do povo de Xia, mas o deus era Zijulong do antigo clã Gonggong, que podia nivelar a água e o solo, explicando o motivo pelo qual a divindade Xia não pode ser trocada. Yi Yin anunciou os resultados da guerra aos príncipes e, a partir de então, todos os príncipes obedeceram, Cheng Tang ascendeu ao trono do imperador e o mundo foi pacificado.
As ordens de Tang [Tang Gao]
Quando Cheng Tang voltou à corte, ele passou por Taijuan, e Zhonglei redigiu a nova ordem imperial. Tang aboliu o decreto de Xia, voltou para a capital Bo e escreveu "Tang Gao" para ordenar os príncipes. "Tang Gao" registra assim: "Em março, o rei de Yin foi pessoalmente aos subúrbios orientais e anunciou aos príncipes e reis: 'Todos devem fazer contribuições para o povo e fazer o seu melhor. Caso contrário, serei rigoroso com vocês. Se eu puni-los mais, não me culpem por isso."
Ele também disse: "No passado, Yu e Gao trabalharam no exterior por muito tempo e estabeleceram conquistas para o povo, para que o povo pudesse viver e trabalhar em paz. Naquela época, eles governavam o rio Yangzi no leste e o rio Ji no norte, o rio Amarelo era governado no oeste e o rio Huai era governado no sul. Esses quatro rios importantes eram governados e o povo conseguiu se estabelecer. Houji ensinou o povo a semear os cinco grãos, e o povo sabia como cultivar várias culturas. Todos esses três antigos contribuíram para o povo. Portanto, seus descendentes puderam estabelecer um país e uma vida. Há também outra situação: no passado, quando Chi You e seus ministros lançaram um motim entre o povo, Deus não os abençoou. Essas coisas aconteceram na história. Os ensinamentos dos antigos reis, vocês devem tentar fazer o seu melhor!”
E disse: “Se alguém entre vocês fizer algo contra a moralidade, não terá permissão para retornar ao país e se tornar um príncipe novamente, e não deve se ressentir de mim.”
Tang advertiu com estas palavras os príncipes. Nessa época, Yi Yin escreveu "Ambos possuam a virtude pura", explicando que monarcas e ministros deveriam ter um caráter puro; Jiu Shan escreveu "Ming Ju" [‘Morada ilustre’], que falava sobre as regras que as pessoas deveriam cumprir.
Depois que Cheng Tang chegou ao poder, ele revisou o calendário, mudando o mês Yin do calendário de verão para o mês Zou como o início do ano, e mudou as cores dos utensílios e roupas, defendendo o branco e realizando reuniões na corte durante o dia.
Sucessão de Tang
Após a morte de Tang, o príncipe Taiding não conseguiu ascender ao trono por morrer cedo, então o irmão mais novo de Taiding, Wai Bing, foi feito imperador. Wai Bing ascendeu ao trono por três anos, e nomeou o irmão mais novo de Wai Bing, Zhongren, como imperador antes de morrer, e ele se tornou o imperador Zhongren. Depois que Zhongren ascendeu ao trono por quatro anos e morreu, Yiyin nomeou Taijia, filho de Taiding, o imperador. Taijia, o neto mais velho de Cheng Tang, é o imperador Taijia. No primeiro ano de Taijia, Yi Yin escreveu ‘As orientações de Yi’, ‘Declarações do Céu’ e ‘A morte do soberano’ para admoestar Taijia.
Os governos benévolos de Taijia e Taiwu
Três anos depois que o imperador Taijia chegou ao poder, ele se tornou confuso e tirânico, violou as leis do rei Tang e arruinou suas virtudes. Yi Yin o exilou em Tonggong, onde Tang foi enterrado. Nos três anos seguintes, Yi Yin atuou em nome do governo, presidiu os assuntos do estado e se reuniu com os príncipes.
Taijia viveu em Tonggong por três anos, se arrependeu e se culpou, e voltou a ser gentil, então Yi Yin o recebeu de volta à corte e devolveu o poder a ele. A partir de então, o imperador Taijia cultivou a moralidade e todos os príncipes se submeteram, e o povo ficou em paz por causa disso. Yi Yin admirava muito o Imperador Taijia, então ele escreveu “Instruções para Taijia" em três grandes livros, elogiando o Imperador Taijia e chamando-o de Taizong.
Após a morte de Taizong, seu filho Woding subiu ao trono. Quando Wodin estava no poder, Yi Yin faleceu. Depois que Yi Yin foi enterrado em Bodi, a fim de ensinar as futuras gerações com os feitos de Yi Yin, Jiu Dan escreveu "Woding".
Woding morreu e seu irmão mais novo, Tai Geng, subiu ao trono, este foi o imperador Tai Geng. Tai Geng faleceu e seu filho Xiaojia ascendeu ao trono; o imperador Xiaojia faleceu e seu irmão mais novo Yong já ascendeu ao trono, este foi o imperador Yongji. A essa altura, o poder da dinastia Yin havia enfraquecido e alguns príncipes não compareciam a corte.
Yong morreu e seu irmão mais novo, Taiwu, subiu ao trono. Este foi o Imperador Taiwu. Taiwu nomeou Yizhi como seu primeiro-ministro. Naquela época, houve um estranho fenômeno de amoreiras e árvores chu crescendo juntas na corte de Bo, a capital do país, e cresceram da espessura de um braço durante a noite. O imperador Taiwu ficou muito assustado, então foi perguntar a Yizhi. Yizhi disse ao imperador Taiwu: "Ouvi dizer que monstros não podem derrotar pessoas virtuosas. Será que há algum erro em sua política? Espero que você cultive ainda mais sua virtude." Taiwu ouviu o conselho de Yizhi, a estranha árvore murchou e desapareceu. Yizhi disse ao xamã Xian, que cuidava da casa do imperador, essas mesmas palavras. Xian escreveu "Xianai" e "Taiwu", em que registrou as conquistas de Yizhi no governo, e elogiou o imperador Taiwu por admoestar e cultivar a virtude. O imperador Taiwu elogiou Yizhi no Taimiao, dizendo que ele não deveria ser tratado como os outros oficiais. Yi Zhi recusou humildemente e escreveu "Mandato Original" para reinterpretar a ordem de Taiwu. Dessa forma, o poder nacional de Yin prosperou novamente e os príncipes voltaram a se submeter. Portanto, o imperador Taiwu foi chamado de Zhongzong.
Sucessão imperial
Zhongzong morreu e foi sucedido por seu filho Zhongding. O imperador Zhongding mudou sua capital para Yu. Mais tarde, Hequan Jia estabeleceu sua capital em Xiang e Zuyi mudou-se para Xing. O imperador Zhongding faleceu e seu irmão mais novo, Wairen, subiu ao trono, este foi o imperador Wairen. Eles foram descritos em "Zhong Ding", mas agora [estes registros] estão perdidos. Após a morte do imperador Wairen, seu irmão mais novo, Hedanjia, subiu ao trono, e este foi o imperador Hedanjia. Na época de Hedanjia, a Dinastia Yin enfraqueceu novamente.
He Danjia morreu e seu filho Zuyi subiu ao trono. Depois que o imperador Zuyi ascendeu ao trono, Yin floresceu novamente e Wu Xian recebeu um posto de relevo.
Zu Yi morreu e seu filho, o imperador Zu Xin, subiu ao trono. O imperador Zuxin morreu e seu irmão mais novo, Wojia, assumiu o trono, este foi o imperador Wojia. Após a morte de Wojia, Zuding, filho de Zuxin, irmão mais velho de Wojia, tornou-se o imperador Zuding. Após a morte de Zu Ding, o filho de seu irmão mais novo, Nan Geng, foi estabelecido, este foi o imperador Nan Geng. Após a morte do imperador Nan Geng, Yang Jia, filho do imperador Ding, foi estabelecido como imperador Yang Jia. Durante o reinado do imperador Yangjia, o poder do Yin ficou enfraquecido.
Desde o imperador Zhongding, o sistema de sucessão do filho mais velho foi abolido e os irmãos e filhos dos irmãos foram apoiados. Essas pessoas às vezes lutavam entre si pelo trono, causando caos por nove gerações. Portanto, nenhum dos príncipes vinha a corte.
A restauração da virtude por Pan Geng
O imperador Yangjia faleceu e foi sucedido por seu irmão mais novo, Pan Geng. Quando Pan Geng subiu ao trono, a Dinastia Yin havia estabelecido sua capital em Yandi, ao norte do Rio Amarelo. Pan Geng atravessou o Rio Amarelo, fixou sua capital em Bo, ao sul do Rio Amarelo, e voltou para a antiga residência de Cheng Tang. Porque de Tang para Pangeng, esta era a quinta vez que se mudava, e não havia capital fixa, então o povo da Dinastia Yin reclamou e não queria sofrer com a mudança novamente. Vendo esta situação, Pan Geng disse aos príncipes e ministros: "No passado, o rei Cheng Tang e seus ancestrais pacificaram o mundo juntos. As leis e princípios transmitidos por eles devem ser seguidos. Se os abandonarmos e não trabalharmos duro, como podemos alcançar o sucesso? E a virtude?" Dessa forma, ele finalmente cruzou o rio Amarelo, mudou-se para o sul para Bo, consertou a Cidade Proibida de Cheng Tang e seguiu as ordens do governo de Cheng Tang. Depois disso, o povo gradualmente se acalmou e a Dinastia Yin floresceu novamente. Como Pan Geng seguiu o governo benevolente de Cheng Tang, os príncipes também foram à corte um após o outro.
O imperador Pan Geng faleceu e seu irmão mais novo, Xiao Xin, assumiu o trono, este foi o imperador Xiao Xin. Quando Xiao Xin estava no poder, Yin estava fraco novamente. As pessoas comuns sentiam falta de Pan Geng, então escreveram os três livros de "Pan Geng". Após a morte do imperador Xiaoxin, seu irmão mais novo, Xiaoyi, subiu ao trono, e este foi o imperador Xiaoyi.
O governo sábio de Wuding
O imperador Xiaoyi morreu e seu filho Wuding subiu ao trono. Depois que o imperador Wu Ding subiu ao trono, ele queria reviver a dinastia Yin, mas não conseguiu encontrar um ministro assistente competente. Portanto, Wuding não expressou suas opiniões políticas por três anos, e os assuntos políticos foram decididos por Zhong Zai, e ele observou cuidadosamente a atmosfera do país. Uma noite ele sonhou com um santo chamado Shuo. Durante o dia, ele observou os ministros e oficiais conforme a imagem que viu em seu sonho, e nenhum deles se parecia com o santo. Então ele enviou centenas de funcionários para procurá-lo e finalmente o encontrou em Fu Xian. Nessa época, Shuo estava cumprindo sua sentença e construindo estradas em Fuxian. Baiguan trouxe Shuo para Wuding, e Wuding disse que era essa pessoa. Depois de encontrar o sábio, Wuding conversou com ele e descobriu que ele era realmente um santo, então ele foi nomeado primeiro-ministro do estado, e o estado de Yin foi bem governado. Portanto, o nome do lugar Fu Xian foi usado como sobrenome de Shuo, e ele foi chamado de Fu Shuo.
Certa vez, Wuding ofereceu sacrifícios para fazer sopa e, no dia seguinte, um faisão voou e coaxou na alça do tripé, o que deixou Wuding apavorado. Zuji disse: "Sua Majestade, você não precisa se preocupar com isso. Você deve primeiro lidar bem com os assuntos políticos."
Zuji esclareceu ainda mais Wuding e disse: "Deus [Shangdi] monitora as pessoas por causa de sua moralidade. A longevidade que Deus concede sobre as pessoas é a sua vontade. Isso faz com que as pessoas morram prematuramente ou no meio do caminho. Algumas pessoas não seguem a moral e não admitem o erro. Quando Deus envia uma ordem para corrigir sua virtude, ele pensa em "o que fazer". Infelizmente, você herda o trono, trabalha duro fazendo as coisas bem para o povo, e não faz nada contrário à vontade do céu; você deve continuar a se sacrificar de acordo com a rotina, e não realizar vários rituais de acordo com esses maus caminhos que deveriam ser abandonados!"
Wu Ding ouviu o conselho de seu ancestral e praticou um governo virtuoso, e todo o país ficou feliz. O poder da Dinastia Yin floresceu novamente.
O imperador Wuding faleceu e seu filho, o imperador Zugeng, subiu ao trono. Zuji elogiou Wuding por sua administração virtuosa e por causa do aparecimento do faisão simbolizando boa e má sorte, então ele construiu um templo para ele, chamado Gaozong, e escreveu "Dia do sacrifício Gaozong" e "As orientações de Gaozong".
A queda de Yin
O imperador Zu Geng faleceu e seu irmão mais novo, Zu Jia, assumiu o trono, este foi o imperador Jia. O imperador Jia era promíscuo e a dinastia Yin declinou novamente.
O imperador Jia morreu e seu filho Lin Xin subiu ao trono. Depois que Lin Xin faleceu, seu irmão mais novo Geng Ding subiu ao trono, este foi o Imperador Geng Ding. Geng Ding morreu e seu filho Wu Yi subiu ao trono. Na época, a capital de Yin foi transferida de Bo para o norte do rio Amarelo.
Wu Yi era tirânico e fútil. Certa vez, ele fez um fantoche, chamou-o de deus, jogou xadrez com ele e pediu a outros que jogassem por ele. Se o deus perdesse, ele o insultava. Ele também fez uma bolsa de couro, encheu-a de sangue e atirou para cima, chamando-a de "atirar no céu". Certa vez, Wu Yi foi caçar entre o rio Amarelo e o rio Wei e, de repente, houve um trovão no céu e Wu Yi foi atingido por um raio. Após a morte de Wu Yi, seu filho Tai Ding ascendeu ao trono. Tai Ding morreu e seu filho Yidi subiu ao trono. Quando Yidi subiu ao trono, a Dinastia Yin declinou ainda mais.
O filho mais velho do imperador Yi era Wei Ziqi. A mãe de Qi era de baixo status, então Qi não poderia herdar o trono. O filho mais novo do imperador Yi chamava-se Xin, e a mãe de Xin era a rainha, então Xin foi estabelecido como o herdeiro. Após a morte do Imperador Yi, Xin assumiu o trono. Este foi o Imperador Xin. Todas as pessoas no mundo o chamavam de "Zhou", porque "Zhou" na lei póstuma significava ‘retidão cruel’ e ‘banimento da bondade’.
Zhou, o último dinasta
Zhou era talentoso, inteligente, eloquente, rápido em ação, carismático e extraordinário em força, capaz de lutar contra bestas ferozes com as próprias mãos. Sua sabedoria era suficiente para rejeitar os conselhos de seus subordinados, e suas palavras eram suficientes para encobrir suas falhas. Vangloriava-se diante dos ministros com seu talento e exaltava-se em todos os lugares com seu prestígio, pensando que todas as pessoas do mundo eram inferiores a ele. Ele gostava de beber, farrear e mimar as mulheres. Ele adora especialmente Daji e obedecia Daji em tudo. Ele pediu ao músico Juan que fizesse novas músicas folclóricas para ele, música de dança Beili e canções licenciosas. Ele aumentou os impostos, encheu o tesouro Lutai com dinheiro e encheu o celeiro Juqiao com grãos [ambos do governo]. Ele colecionou cães, cavalos e brinquedos novos de várias maneiras, encheu o palácio e ampliou os jardins e terraços com dunas de areia, capturou um grande número de animais selvagens e pássaros e os colocou dentro. Ele foi arrogante e desrespeitoso com espíritos e deuses. Ele convidou um grande número de músicos, reuniu-se nos jardins, usou o vinho como uma piscina, pendurou carne na floresta, deixou homens e mulheres nus, perseguiu e brincou, bebeu e se divertiu a noite toda.
Zhou era tão debochado que o povo se ressentia dele e alguns príncipes o traíram. Então ele agravou a punição e estabeleceu a tortura chamada Paozhuo. As pessoas rastejavam sobre um pilar de cobre coberto com óleo e acendiam uma fogueira de carvão por baixo. Se não conseguissem rastejar, caíam na fogueira de carvão. Zhou nomeou Xibochang, Jiuhou e Ehou como os três príncipes. O Marquês de Jiu tinha uma linda filha que era dedicada a Zhou, ela não gostava de lascívia, então Zhou ficou furioso e a matou. Ehou tentou o seu melhor para protestar e argumentar ferozmente. Como resultado, Ehou também foi torturado com um machado e transformado em carne seca. Ao ouvir isso, Xibochang suspirou secretamente. Quando Chonghou Hu soube disso, ele relatou a Zhou, e Zhou prendeu Xibo em Youli. Os burocratas de Xibo, Hong Yao e outros, encontraram mulheres bonitas, coisas estranhas e bons cavalos para oferecer a Zhou, e Zhou libertou Xibo. Depois que Xibo foi libertado da prisão, ele ofereceu a Zhou um pedaço de terra a oeste do rio Luoshui e pediu a abolição da tortura das flechadas. Zhou concordou com ele e deu-lhe um arco, uma flecha e um grande machado, para que ele pudesse conquistar outros príncipes e se tornasse o líder da região oeste. Zhou nomeou Fei Zhong para administrar os assuntos de estado. Fei Zhong era bom em bajulação e ávido por lucro, então o povo de Yin não se aproximou dele. Zhou também usou E Lai, que era bom em intrigas e gostava de caluniar, então os príncipes ficaram cada vez mais distantes.
Quando Xibo voltou para seu país, ele cultivou secretamente a virtude e promoveu o bom governo. Muitos príncipes traíram Zhou e se voltaram para Xibo. Xibo tornou-se mais poderoso e Zhou gradualmente perdeu seu poder. O príncipe Bigan persuadiu Zhou, mas Zhou se recusou a ouvir. Shang Rong era um homem de habilidade e virtude, e as pessoas comuns o respeitavam e amavam, mas Zhou o depôs. Quando Xibo atacou e eliminou o Reino Ji, Zu Yi, um ministro de Zhou, odiou Zhou e ficou com muito medo quando ouviu sobre isso. Ele disse: 'O céu está pondo fim ao destino de nossa dinastia de Yin; os grandes homens e a grande tartaruga destinada à adivinhação não dão bom presságio. Penso que não é o rei anterior que não ajudou nossos descendentes, mas que você é licencioso e tirânico, de modo que se isolou do céu, então Deus o abandonou. Zhou nos deixa inquietos, mas você não entende a vontade do céu, nem segue a lei comum. Hoje em dia, não há ninguém em nosso país que não queira que Yin morra cedo. Eles dizem: "Por que Deus não mostra seu poder? Destruir Zhou! Por que sua ordem ainda não chegou?' Sua Majestade, o que você quer fazer agora?”
Zhou disse: “Eu nasci para ser um rei, então não fui ordenado pelo céu?” Zu Yi voltou para casa e disse: "Não há como Zhou convencê-lo!" Com a morte de Xibo, o rei Wu de Zhou em sua marcha para o leste chegou ao vau de Meng. Os príncipes se revoltaram, e oitocentos príncipes da casa de Zhou reunidos declararam que o tirano deveria ser atacado. O rei Wu disse: 'não sabemos nada sobre o decreto do Céu' e se retirou.
Zhou tornou-se mais promíscuo e nunca mais parou. Weizi tentou persuadi-lo muitas vezes, mas Zhou se recusou a ouvir, então Weizi discutiu com os grão-mestres e os jovens mestres e então fugiu do estado de Yin. Mas Bigan disse: "Para ser um ministro para os outros, você tem que lutar até a morte." Ele fez o possível para persuadi-lo. Zhou ficou furioso e disse: "Ouvi dizer que um sábio tem sete buracos em seu coração." Então ele abriu o peito de Bigan, tirou seu coração e olhou para ele. Vendo isso, Jizi ficou apavorado, então ele fingiu ser louco e se tornou um escravo dos outros. Quando Zhou soube disso, ele aprisionou Jizi novamente. Os grandes mestres e jovens mestres do estado de Yin pegaram vasos de sacrifício e instrumentos musicais e fugiram para o estado de Zhou às pressas. Vendo que havia chegado a hora, o rei Wu de Zhou liderou os príncipes para atacar Zhou de Yin. Ele enviou tropas para resistir em Muye. No dia de Jiazi, o quinto dia do segundo mês do calendário Zhou, o exército de Zhou de Yin foi derrotado. Ele fugiu para o centro da cidade às pressas, embarcou no pavilhão dos cervos, vestiu suas preciosas roupas de jade, correu para o fogo e queimou-se até a morte. O rei Wu de Zhou chegou, cortou sua cabeça e a pendurou no mastro de Taibai para exibição pública. O rei Wu de Zhou executou Daji novamente, libertou Jizi, consertou a tumba de Bigan e elogiou Shang Rong. Ao filho de Feng Zhou, Wu Geng Lufu, deixou-o herdar o sacrifício de Yin e ordenou-lhe que implementasse o governo benevolente de Pan Geng. O povo de Yin ficou muito feliz. Assim, o rei Wu de Zhou tornou-se o imperador. Como as gerações posteriores menosprezaram o título de imperador, ele foi chamado de rei. Os descendentes de Feng Yin eram príncipes e pertenciam a Zhou.
Após a morte do Rei Wu de Zhou, Wu Geng, Guanshu e Caishu se rebelaram juntos. O Rei Zhou Cheng ordenou que o Duque Zhou os matasse, e ordenou Wei como visconde do Estado Song para continuar os descendentes de Yin.
O parecer do historiador
O Historiador [Tai Shigong] disse: Eu compilei as ações de Dingqi com base na "Ode a Shang" no "Livro das Canções". Desde Cheng Tang, muitos fatos históricos foram coletados de "Shangshu" e do "Livro das Canções". Qi é o sobrenome de Zi, e seus descendentes foram confiados a vários países, então eles adotaram Guo como sobrenome, incluindo Yin, Lai, Song, Kongtong, Zhi, Beiyin, Muyi, etc. Confúcio disse uma vez que os carros do povo Yin eram muito bons e a cor branca era a preferida naquela época.