Pesquisar neste blog

Shiji 史記 de Sima Qian 司馬遷: 周本紀 Zhou Benji

Este volume é constituído de fragmentos do quarto capítulo do Shiji, 周本紀 Zhou Benji,ou ‘Anais da dinastia Zhou’, longo período dinástico em que se desenvolve o ‘feudalismo’ chinês, o império divide-se em vários reinos, e ocorre o período dos Estados Combatentes 戰國 Zhanguo, que definiria os caminhos da política e da cultura na China antiga. É o momento em que surgiram também as várias escolas de pensamento na antiguidade, estruturando o cerne da mentalidade e das ciências chinesas. 


TEXTO

A história de Houji

Houji, o ancestral de Zhou, foi nomeado Qi. Sua mãe era uma mulher da família Tai, chamada Jiang Yuan. Jiang Yuan foi a primeira consorte do imperador Ku. Jiang Yuan foi a campo e viu as pegadas do gigante, gostou muito e quis pisar nelas; assim que pisou, sentiu algo mexendo em sua barriga, como se estivesse grávida. Ela estava grávida e na lua cheia deu à luz uma criança. Ela sentiu que era um mau presságio, então  jogou a criança numa viela, mas os cavalos e vacas que passavam evitaram pisar nele; quando ela o levou para a floresta, a criança atraiu as pessoas que moravam na floresta da montanha; jogou em uma vala gelada, e os pássaros a cobriam com suas asas e a protegiam. Jiang Yuan achou então que era um bom presságio, então o levou de volta para criá-lo. Porque ela queria jogar a criança fora, ele foi chamado de Qi.

Quando Qi era criança, ele era alto e corajoso, com a ambição de um gigante. Quando brincava, gostava mesmo é de plantar cânhamo e feijão, e o cânhamo e o feijão que plantou ficaram fortes e viçosos. Quando cresceu, se apaixonou pelo cultivo das lavouras, podendo escolher os grãos adequados para plantar e cultivar de acordo com as características de cultivo da terra, e o povo o seguiu. Quando o imperador Yao soube disso, ele o nomeou fazendeiro, e todos no mundo se beneficiaram e fizeram contribuições. O Imperador Shun disse: "Qi, as pessoas sofreram de fome e escassez no início, e todos eles dependiam de você, Houji, para semear todos os tipos de grãos." Portanto, Qi Qiantai foi nomeado Houji, e ele foi nomeado Ji. A fama de Houji está nas gerações Tao Tang, Yu e Xia, e os sucessores foram todos virtuosos.


A sucessão de Houji

Depois que Houji morreu, seu filho não ascendeu ao trono. Nos últimos anos de Buyu, a política de Xia Hou declinou, ele abandonou os funcionários agrícolas e parou de persuadir as pessoas a trabalhar na agricultura. Como resultado, Buyu perdeu sua posição oficial e fugiu para o meio dos Rong e Di. Buyu morreu e seu filho Ju subiu ao trono. Ju morreu e seu filho Liu subiu ao trono. Embora Gong Liu estivesse entre os Rong e os Di, ele retomou o antigo negócio de Houji, dedicou-se à agricultura e cultivou-a de acordo com as características da terra. O líder tinha reservas e as pessoas dependiam de sua bondade. As pessoas o apreciavam e muitos se mudaram para junto ele. A grande prosperidade do governo de Tao, do povo Zhou, começou aqui, então os poetas e o elogiaram com poemas e estimaram sua bondade. Gong Liu morreu e seu filho Qingjie subiu ao trono e estabeleceu sua capital em Bin.

Qingjie morreu e seu filho, o servo imperial, subiu ao trono. O servo imperial morreu e seu filho Chaifu subiu ao trono. Chai Fu morreu e seu filho Kui Kai subiu ao trono. Kui Kai morreu e seu filho não ascendeu ao trono. Gong Fei morreu e seu filho Gao Yu subiu ao trono. Gao Yu morreu e seu filho Ya Yu subiu ao trono. Yayu morreu e seu filho, tio e ancestrais subiram ao trono. Os tios e ancestrais morreram e seu filho Gugong Danfu subiu ao trono. Gu Gong Danfu retomou a antiga carreira de Houji e Gong Liu, acumulou virtudes e fez justiça, e todos na capital o apoiaram. Dai as tribos Rong e Di o atacaram, e queriam obter terras, então ele deu a propriedade a eles. Depois de um tempo, eles voltaram a atacar, ainda querendo pegar mais terra e as pessoas. As pessoas estavam muito zangadas e queriam lutar. Gu Gong disse: "As pessoas estabelecem governantes para beneficiá-los. Agora, a razão pela qual os Rong e Di vêm atacar é para obter a terra e as pessoas. Qual é a diferença entre as pessoas sob meu governo e o governo deles? Eu posso ir a guerra, mas não suporto governar sacrificando pais e filhos de outras pessoas." [...] As pessoas o elogiaram com poemas e por sua bondade.

Gu Gong tinha seu filho mais velho chamado Tai Bo e seu segundo filho chamado Yu Zhong. Tai Jiang deu à luz seu filho mais novo, Ji Li, e Ji Li se casou com Tai Ren. Tanto Tai Jiang quanto Tai Ren eram esposas virtuosas. Tai Ren deu à luz Zichang, que é um sinal de sábio. Gu Gong disse: "Meu filho será capaz de realizar grandes coisas, tal como Chang?" 

[...] Depois que Gu Gong morreu, Ji Li ascendeu ao trono como Gong Ji. Gong Ji seguiu os princípios deixados por Gu Gong e praticou benevolência e retidão, e todos os príncipes o obedeceram.


A ascensão de Xibo [‘Senhor do Oeste’]

Gongji morreu e seu filho Chang subiu ao trono, ou seja, Xibo. Xibo foi o rei de Wen. Ele herdou as carreiras de Houji e Gongliu, seguiu as regras de Gugong e Gongji, praticou benevolência e retidão, respeitou os mais velhos e amou os jovens. Porque ele era capaz de tratar os virtuosos e corteses, e receber os letrados, ele não tomava café da manhã até o meio-dia todos os dias, e os letrados iam até ele um após o outro. Boyi e Shuqi estavam no país de Guzhu e ouviram dizer que Xibo era bom em respeitar os idosos, então foram até ele juntos. Tai Dian, Hong Yao, San Yisheng, Yan Zi, Xin Jia e outros também foram se juntar a ele.

Chonghou Hu disse coisas ruins sobre Xibo para Yin Zhou [o rei Zhou de Shang]: "Xibo acumula virtudes e faz o bem, e os príncipes voltam seus corações para ele, o que não beneficiará o imperador." Assim, o imperador Zhou aprisionou Xibo em Yuli. Hong Yao e outros ficaram muito preocupados, então eles procuraram pelas belezas da família Xin, os cavalos coloridos de Li Rong, os nove conjuntos de cavalos de condução, ursos e outras coisas raras, e os apresentaram a Zhou através do ministro favorito de Yin, Fei Zhongjin. Zhou ficou muito feliz e disse: "Uma dessas coisas é suficiente para eu libertar Xibo, sem mencionar muitas outras!" Então ele perdoou Xibo, deu-lhe um arco, flecha, machado, e permitiu que Xibo conquistasse terras em seu nome. Diga a todos: “A pessoa que fala mal de Xibo é Chonghouhu.” Como Xibo ofereceu a terra a oeste de Luoshui, ele pediu a Zhou que abolisse a punição das flechadas. Zhou concordou com ele.

Xibo agiu secretamente para fazer o bem, e todos os príncipes vieram pedir-lhe que julgasse o certo e o errado. Naquela época, as pessoas de Yu e Rui tinham um processo que não podia ser julgado, então foram para Zhou. Eles entraram no reino de Zhou e viram que as pessoas que cultivavam os campos davam lugar umas às outras, e todas as pessoas consideravam uma virtude ser humilde com os mais velhos. As pessoas de Yu e Rui sentiram-se envergonhadas antes de ver Xibo e disseram umas às outras: "Estamos lutando pelo que as pessoas de Zhou têm vergonha. O que vamos fazer? Estamos apenas nos humilhando". Eles voltaram e trocaram opiniões entre si e foram embora humildemente. Quando os príncipes souberam disso, todos disseram: "Xibo deveria ser o monarca que foi ordenado pelo céu."

No ano seguinte, fez campanha e derrotou os Rong. No próximo ano, conquistou Mixu. No ano seguinte, ele derrotou o estado de Qi. Quando Zu Yi de Yin soube disso, ficou assustado e relatou a situação ao imperador Zhou. Zhou disse: "Não há um destino para me ajudar? O que ele pode fazer! " No ano seguinte, o Chonghouhu foi derrotado e a construção de Fengyi começou, e a capital foi transferida do sopé da Montanha Qishan para Fengyi. No ano seguinte, Xibo morreu e o príncipe Fabin ascendeu ao trono, tornando-se o rei Wu.

Xibo reinou por cerca de cinquenta anos. Quando ele foi preso, ele mudou os oito hexagramas no Yijing para sessenta e quatro hexagramas. A julgar pelos elogios a Xibo pelo autor de "Poesia", parece que Xibo foi nomeado rei naquele ano e julgou as ações judiciais entre Yu e Rui. Ele morreu dez anos depois e foi postumamente nomeado Rei Wen. A partir de então, a lei foi revisada e o calendário lunar foi formulado. Chamou postumamente Gu Gong de Taiwang e Gong Ji de Wang Ji: provavelmente porque era um sinal auspicioso de se tornar um rei começando com Tai Wang.


O Rei Wu

Quando o rei Wu subiu ao trono, o grão-duque Wang era seu professor, o duque Zhou era seu tutor, o duque Zhao e o duque Bi auxiliavam o rei Wu e seguiam o legado do rei Wen.

No nono ano, o rei Wu primeiro sacrificou ao rei Wen em Bi, e depois foi para o leste para realizar um desfile militar e chegou a Mengjin. Fez com que a placa votiva do rei Wen fosse carregada em uma carroça e colocada no mio do exército. O rei Wu afirmou ser o príncipe Fa, dizendo que estava conquistando em nome do rei Wen e não ousou agir arbitrariamente. Então ele avisou Sima, Situ, Sikong e Zhujie: "Tenham cuidado e façam o que eu disser! Eu sou ignorante e confio nos ministros virtuosos deixados por meus ancestrais. Eu, a geração mais jovem, herdo as realizações de meus ancestrais. Eu deveria dedicar-me a recompensas e punições, e consolidar suas conquistas." 

Finalmente ele levantou tropas. Shi Shangfu ordenou: "Reúna seus subordinados e pegue seus barcos. Aqueles que chegarem atrasados serão decapitados." Quando Wu atravessava o rio, um peixe branco pulou dentro de seu barco, e ele se abaixou para pegá-lo e sacrificá-lo. Depois de cruzar o rio, uma bola de fogo caiu do céu e pousou no telhado do rei. Ela se solidificou na forma de um corvo. Era de cor vermelha e fez um som estrondoso ao pousar. Naquela época, oitocentos príncipes vieram a Mengjin para fazer uma aliança com Wu. Todos os príncipes disseram: “Zhou pode ser derrotado.” O rei Wu disse: “Você ainda não conhecem a vontade do Céu e não podem fazê-lo agora.” Então ele retornou com suas tropas.

Dois anos depois, soube-se que Zhou se tornou mais cruel e tirânico do que antes, matou o príncipe Bigan e aprisionou Jizi. Mestre Zhen e Shao Shiqiang foram até Zhou com seus instrumentos musicais. Neste momento, o rei Wu anunciou a todos os príncipes: "Yin cometeu um crime grave, então devemos unir forças para atacar." Portanto, seguindo a vontade do rei Wen, ele liderou trezentas carruagens, três mil guerreiros de elite e quarenta e cinco mil soldados de armadura, e partiu para o Leste para uma campanha punitiva contra Zhou de Yin. No dia Wuwu no último mês do décimo primeiro ano, todas as tropas passaram por Mengjin e todos os príncipes vieram para participar. O rei Wu disse: "Sejam diligentes e obedientes e não relaxem!” e continuou: “Agora o rei Zhou de Yin realmente escutou as palavras de suas esposas e concubinas, isola-se do céu, desobedece ao movimento do sol, da lua e da Ursa Maior, afasta seus irmãos dos mesmos ancestrais, abandona a música de seus ancestrais e ousa usar promiscuidade para adulterar a música elegante e agradar a suas esposas e concubinas. Portanto, agora cumprirei respeitosamente o castigo do céu. Trabalhem duro, homens, não haverá uma segunda vez, muito menos uma terceira vez!"

No início da manhã do dia de Jiazi no segundo mês, o rei Wu correu para Muye, no subúrbio de Chaoge, Shangbiedu, para fazer um juramento. O rei Wu segurava um machado amarelo na mão esquerda e uma bandeira decorada com rabo de boi branco na mão direita, que ele usava para comandar. Disse: "Vocês trabalharam duro o tempo todo, pessoas do oeste!" O rei Wu disse novamente: "Ah! Os monarcas de meus amigos vizinhos, Situ, Sima, Sikong, Yalu, Shishi, comandantes de milhares, e os povos Yong e Shu de todos os povos, Qiang, Mao, Wei, Peng e Pu, levantem suas lanças, alinhem seus escudos, eu juro!" O rei disse: "Os antigos têm um ditado: A galinha não se chama Ming, se a galinha se chamar Ming, a família será arruinada'. Agora o Rei Zhou de Yin ouve as mulheres em tudo. Irmãos não precisam disso. Em vez disso, eles respeitam e valorizam criminosos e fugitivos de em todo o mundo, confiam neles, usam-nos e permitem que tiranizem o povo e causem estragos no país. Agora quero executar respeitosamente a punição do céu. Hoje em combate, toda vez que você avançarem não mais do que seis ou sete passos, vocês devem parar um pouco e trabalhar duro, homens! Ah, homens! Espero que sejam corajosos, como tigres, ursos, leopardos e dragões. Estamos lutando nos subúrbios de Shang. Não devemos enfrentar aqueles que venham se render, pois que desejam trabalhar em nossas terras ocidentais. Devemos trabalhar muito, homens! Sejam diligentes! Quem não trabalhar muito, eu o castigarei." Após o juramento, os príncipes enviaram tropas para participar da aliança, e havia um total de quatro mil carros alinhados em Muye.

Quando o imperador Zhou soube que o rei Wu estava chegando, ele também enviou setecentos mil soldados para resistir ao rei Wu. O rei de Wu enviou seu mestre Shangfu com cem soldados para desafiar o exército de Zhou. Embora o exército de Zhou fosse grande, eles não tinham intenção de lutar. Eles apenas esperavam que o rei Wu avançasse. O exército de Zhou virou suas armas e atacou Zhou, agindo como uma resposta interna para o rei Wu. O rei Wu correu para atacar o exército de Zhou, e o exército de Zhou foi derrotado e se rebelou contra Zhou. Zhou fugiu, recuou para a cidade, entrou no pavilhão dos cervos, vestiu todo o seu precioso jade e queimou-se até a morte. O rei Wu comandou os príncipes com uma grande bandeira branca, e todos os príncipes curvaram suas mãos para o rei Wu, e o rei Wu curvou suas mãos em resposta aos príncipes, e todos os príncipes o obedeceram. Quando o rei Wu chegou à outra capital de Shang, todas as pessoas da cidade estavam esperando por ele nos subúrbios. Então o rei Wu enviou um grupo de oficiais para dizer ao povo de Shang: "o Céu abençoará a todos vocês!" Então ele entrou na cidade e chegou ao local onde Zhou morreu. O próprio rei Wu atirou nele com uma flecha, depois atirou três vezes em seu corpo antes de sair da carruagem, esfaqueou-o com uma espada leve, cortou a cabeça de Zhou com um machado amarelo e pendurou-a na grande bandeira branca. Então ele foi até as duas concubinas favoritas de Zhou e descobriu que ambas haviam se enforcado. O rei Wu disparou mais três tiros, esfaqueou-as com uma espada, cortou suas cabeças com um machado preto e pendurou suas cabeças em uma pequena bandeira branca. Depois que Wu Wang terminou tudo isso, ele saiu da cidade e voltou para o exército.

No segundo dia, as estradas foram desobstruídas e os templos e palácios de Shang Zhou foram reformados. Nesse momento, cem soldados caminharam à frente carregando a "Bandeira Han". Zhenduo, o irmão mais novo do rei Wu, dispôs as "carruagens regulares", Zhou Gongdan segurava um grande machado e Bi Gong segurava um pequeno machado, ficando em ambos os lados de Wu. San Yisheng, Taidian e Hongyao empunharam espadas para proteger o rei Wu. O rei Wu entrou na cidade e ficou à esquerda no sul do templo, e as pessoas à esquerda e à direita o seguiram. Mao Shuzheng ofereceu água limpa, Wei Kangquan espalhou tapetes de palha, chamou Gongshi para ajudar a ofertar a seda colorida e o Mestre Shangfu segurou os animais de sacrifício. Yin Yi leu em voz alta o texto sacrificial nas tiras de bambu e disse: "Ji Zhou, o último descendente de Yin, abandonou as virtudes dos reis anteriores, desprezou os deuses, recusou-se a sacrificar e tiranizou as pessoas. O Deus do Imperador sabe claramente." O rei Wu curvou-se no altar duas vezes, dizendo: "Aceita a grande ordem, livramo-nos da ordem de Yin e imploramos ao Céu o seu comando." O rei Wu curvou-se no altar mais duas vezes e então deixou a cidade.

[...]

Rei Wu já havia derrotado Yin e, depois de dois anos, perguntou a Jizi por que Yin foi destruído. Jizi não suportava falar mal de Yin, mas apenas disse a ele como preservar o país que perecia. O rei Wu também se sentiu envergonhado, então ele apenas perguntou a ele sobre o caminho do céu.

O rei Wu adoeceu. O mundo ainda não estava harmonioso e todos os ministros estavam com muito medo, então eles realizaram o ritual de adivinhação "Mu Bu" (para perguntar sobre a próxima geração do Rei Wu). O Duque Zhou se absteve de jejuar e se ofereceu para ser um substituto, querendo morrer em vez do Rei Wu. A doença do Rei Wu melhorou. Mais tarde, o rei Wu morreu e o príncipe Chan o sucedeu como rei Cheng.


O rei Mu

Man, filho do rei Lizhao, subiu ao trono e se tornou o rei Mu. O rei Mu subiu ao trono e já tinha cinquenta anos. Naquela época, o caminho da realeza estava em declínio e o rei Mu estava angustiado porque os caminhos dos dois reis Wen e Wu haviam sido perdidos. Ele ordenou que Bo Chan fosse seu servo e repetidamente o advertiu sobre assuntos de estado, escrevendo  “Orientações para Bo Chan". O mundo então ficou em paz novamente.

[...]

Mu Wang reinou por cinquenta e cinco anos e morreu, e seu filho Gong Wang Xuanhu subiu ao trono. O rei Gong estava brincando no rio Jing e o duque Mikang o servia. Três mulheres vieram se juntar ao duque Mikang. A mãe do duque Mikang disse: "Você deve dedicar essas três mulheres ao rei.” [...] Que tipo de virtude existe [em você] para desfrutá-las? Os reis não são dignos de desfrutá-las, muito menos uma pessoa pequena como você! Uma pessoa pequena que possui tais coisas acabará por perecer." Mikang se recusou a dá-las, e depois de um ano, o rei destruiu Mi. O rei Gong morreu e seu filho, o rei Yi, ascendeu ao trono. Durante o reinado do rei Yi, a família real finalmente declinou e os poemas o ridicularizaram.


O primeiro declínio: o rei Li

O rei Yi morreu e seu filho Hu, o rei Li, subiu ao trono. O rei Li estava no trono há 30 anos, era ganancioso por lucro e se aproximou do duque Rongyi. Rui Liangfu aconselhou o rei Li: "Receio que a família real esteja prestes a declinar. O duque Rong Yi gosta de monopolizar a riqueza, mas não sabe que o desastre é iminente. O dinheiro é originalmente a fonte de crescimento de todas as coisas no mundo. Se você quiser monopolizar o dinheiro, fará muito mal. Tudo no mundo é para todos tomarem, como isso pode ser monopolizado? Ele ofendeu muitas pessoas, mas não está preparado para a catástrofe. Ele também usa isso para agradar o rei. O rei pode ser capaz de manter a estabilidade á longo prazo? O rei do povo deve desenvolver recursos financeiros e espalhá-los por todo o mundo. Mesmo que deuses, pessoas e todas as coisas recebam seu devido lugar, eles ainda estão preocupados todos os dias, temendo a insatisfação. Portanto, a "Canção" diz: "Lembrar os ancestrais e o passado, poder compartilhá-los com os céus e estabilizar as pessoas, isso está de acordo com seus princípios."  [...] Li Wang recusou-se a ouvir. Ele achou melhor nomear o duque Rongyi como ministro e deixá-lo presidir os assuntos de estado.

O rei era tirânico, extravagante e arrogante, e os que viviam na capital o criticavam. Zhao Gong aconselhou: “O povo não suporta as ordens do seu governo.” O rei ficou furioso e encontrou um feiticeiro leal ao país e o enviou para vigiar aqueles que criticavam o rei. Qualquer um que denunciasse esse tipo de crime era morto. Desta forma, as críticas foram reduzidas e os príncipes não iam mais ao tribunal. No trigésimo quarto ano, o controle do rei tornou-se mais rigoroso. As pessoas na capital não ousavam falar, e só podiam mostrar os olhos ao caminhar na estrada. O rei Li ficou muito orgulhoso e disse a Zhao Gong: "Posso acalmar as críticas das pessoas, para que elas nem ousem falar." Zhao Gong disse: "Isso é porque você bloqueou a boca delas. Bloquear a boca das pessoas é mais perigoso do que bloquear a água. Se a água estiver bloqueada, os diques vão estourar e transbordar, o que com certeza vai prejudicar muita gente; com o povo é o mesmo. Portanto, quem administra a água deve canalizar a água, e quem administra o povo deve deixá-la falar livremente. [...] Quando as pessoas falam, coisas boas e ruins podem ser refletidas. Fazer o bem e se proteger contra coisas ruins é a verdadeira fonte de riqueza, comida e roupas. As pessoas só podem dizer o que pensam em seus corações, para que as coisas possam ser bem feitas. Se suas bocas estão bloqueadas, como isso pode durar muito tempo?" O rei se recusou a ouvir. Portanto, ninguém no país se atrevia a falar. Depois de três anos, eles se rebelaram juntos e atacaram o rei Li. O rei Li fugiu para Zhu.

O príncipe herdeiro do rei Li se escondeu na casa do duque Zhao. Quando as pessoas na capital souberam disso, cercaram a casa de Zhao Gong. Zhao Gong disse: "No passado, tentei persuadir o rei muitas vezes, mas o rei se recusou a ouvir, então me deparei com um desastre. Agora, se eu matar o príncipe herdeiro, o rei provavelmente pensará que estou guardando rancor e desabafando minha raiva. Servindo ao mestre, mesmo em perigo, não guardo rancor. Se vocês tiverem queixas, desabafem, e não sirvam ao imperador!" Então ele substituiu o príncipe herdeiro por seu próprio filho, e o príncipe herdeiro foi poupado.


O segundo declínio: rei You

Por três anos, rei You amou Baosi. Baosi deu à luz seu filho Bofu, e o rei You queria depor o príncipe. A mãe do príncipe era filha do Marquês Shen e foi feita rainha. Mais tarde, o rei You conquistou Baosi e a amou, planejando depor a imperatriz Shen e se livrar do príncipe Yijiu, tornando Baosi a rainha e Bofu o príncipe. O historiador de Zhou, Boyang, leu os registros históricos e disse: "Zhou está prestes a perecer." No passado, quando a família Xiahou estava em declínio, dois dragões pousaram no pátio do imperador Xia e disseram: "Nós somos os dois monarcas de Baoguo." Di Bu perguntou se matá-lo, afastá-lo ou mantê-lo era auspicioso. O adivinho perguntou se é possível coletar a saliva do dragão, para obter um bom presságio. Então eles colocaram tecido e seda, escreveram o presságio e oraram ao dragão. Depois que o dragão saiu, ele deixou saliva, que foi armazenada em uma caixa. Xia morreu e esta caixa foi passada para Shang. Após a morte da Dinastia Shang, esta caixa foi passado para a Dinastia Zhou. Por três dinastias consecutivas, ninguém ousou abri-la. Não foi até o último ano do rei Li que ele a abriu para ver. A saliva escorreu no pátio e não pode ser removida. O rei Li deixou a mulher nua e gritou bem alto. A saliva se transformou em um lagarto preto e entrou no harém do rei. Havia no harém uma menina virgem que tinha acabado de completar sete anos de idade. Quando a copulou, engravidou aos quinze anos e deu à luz uma criança sem marido. Ela teve medo e jogou a criança fora. Quando o rei Xuan soube, uma virgem cantou uma balada dizendo: "Quando você vir um arco feito de amoreira e uma aljava feita de madeira Ji, o estado de Zhou perecerá." Naquela época, o rei Xuan ouviu. Ele disse: ‘Diga a alguém para pegá-los e matá-los’. Elas fugiram e caminharam pela estrada, viram a criança jogada pela virgem do harém anterior na beira da estrada, ouviram a criança chorar à noite e a adotaram por pena. O casal finalmente fugiu e foi para Baoguo. O povo de Baoguo cometeu um crime e pediu perdão ao oferecer ao rei suas filhas jogadas fora pelas virgens. A garota que foi jogada fora era de Baoguo, ou seja, Baosi. Quando o rei You tinha três anos, o rei veio ao harém, se apaixonou por ela assim que a viu e deu à luz seu filho Bofu com ela.” Boyang disse: "O desastre já foi formado, não há saída!"

Bao Si não gosta de rir. Rei You tentou todos os meios para fazê-la rir, mas ela não ria. O rei You montou um grande farol e um grande tambor, e se houvesse um intruso, ele acenderia o farol e tocaria o tambor. Certa vez, o rei You acendeu farol e todos os príncipes vieram, mas não havia invasores, então Bao Si riu. You gostou desse método e acendeu o farol para Baosi muitas vezes. Mais tarde, perdendo a confiança, os príncipes gradualmente pararam de vir.

[os exércitos Rong e Xiyi atacram o rei You]: O rei You levantou um farol para recrutar os exércitos dos príncipes, mas os exércitos dos príncipes não vieram. Então eles mataram o rei You no sopé do Monte Li, sequestraram Baosi e saquearam todos os pertences do povo Zhou. Naquela época, todos os príncipes vieram a Shenhou para estabelecer Yijiu, o príncipe do antigo Youwang, que era Pingwang, para manter o sistema ritual da Dinastia Zhou.


Os estados hegemons

O rei Ping ascendeu ao trono e mudou a capital para o leste, para Luoyi, para evitar o exército. Durante o reinado do rei Ping, a família real de Zhou estava em declínio, os estados poderosos anexaram os fracos e Qi, Chu, Qin e Jin começaram a se fortalecer, e as ordens do governo eram frequentemente emitidas pelo hegemons locais.

[...]

No primeiro ano do rei Ding, o rei Zhuang de Chu atacou o exército de Luhun e estacionou em Luo, pedindo às pessoas que perguntassem sobre o tamanho dos nove tripés. O rei enviou Wang Sunman para responder com palavras e os soldados Chu recuaram. Dez anos depois, o rei Zhuang de Chu sitiou Zhengdu, Zheng Bo se rendeu e logo restaurou Zheng. No décimo sexto ano, o rei Zhuang de Chu morreu.

No vigésimo primeiro ano, o rei Ding morreu e seu filho Jian Wangyi subiu ao trono. No décimo terceiro ano do rei Jian, Jin matou seu monarca Li Gong, trouxe de volta Zi Zhou de Zhou e fez dele o Duque do Luto.

No décimo quarto ano, o rei Jian morreu e seu filho, o rei Ling, subiu ao trono. No vigésimo quarto ano do rei Ling, Cui Zhu de Qi matou seu governante, o duque Zhuang.

No vigésimo sétimo ano, o rei Ling morreu e seu filho Jing Wanggui subiu ao trono. No décimo oitavo ano do rei Jing, a rainha e o príncipe Shengming morreram cedo. Por vinte anos, o rei Jing amou Zichao e planejou torná-lo o príncipe herdeiro, mas o rei Jing morreu nessa época e mataram Meng. Ele lamentou imediatamente o rei. O povo de Jin atacou Zichao e estabeleceu um mendigo como rei.

Quarenta e um anos, Chu destruiu Chen. Confúcio morreu.

Quarenta e dois anos, o rei Jing morreu e seu filho Yuan Wangren subiu ao trono. No oitavo ano do rei Yuan, seu filho Ding Wangjie subiu ao trono.

No décimo sexto ano do rei Ding, Zhao, Wei e Han destruíram Zhibo e dividiram suas terras.

No vigésimo oitavo ano, o rei Ding morreu e o filho mais velho, Quji, subiu ao trono, que se tornou o rei Ai. Três meses depois que o rei Ai ascendeu ao trono, seu irmão e tio mais novo atacaram e mataram o rei Ai para se manter por conta própria, e ele se tornou o rei Si. O rei Si ascendeu ao trono por cinco meses, seu irmão mais novo Wei atacou e matou o rei Si e se proclamou rei Kao. Esses três reis eram filhos do rei Ding.


A ascensão de Qin

O rei Kao consagrou seu irmão mais novo em Henan, isto é, o duque Huan da dinastia Zhou Ocidental, e pediu-lhe que assumisse a posição oficial de duque Zhou. O duque Huan morreu e seu filho, o duque Wei, subiu ao trono. O duque Wei morreu, seu filho, o duque Hui, subiu ao trono e o filho mais novo do duque Hui foi empossado em Gong, e ele foi feito para servir ao rei de Zhou, conhecido como duque Hui da dinastia Zhou Oriental.

No 23º ano do rei Weilie, houve um terremoto na cidade real onde Jiuding foi colocado. Ele ordenou que Han, Wei e Zhao fossem príncipes.

Vinte e quatro anos depois, ele morreu e seu filho An Wangjiao subiu ao trono. Naquela época, um bandido matou o rei Chu Sheng.

O rei An reinou por vinte e seis anos e morreu, e seu filho Lie Wangxi subiu ao trono. No segundo ano do rei Lie, Dashi Dan conheceu Qin Xiangong e disse: "No início, Zhou e Qin estavam unidos e depois separados. Eles ficaram separados por quinhentos anos e depois se uniram novamente. Depois de estarem unidos por dezesseis anos, os senhor supremo aparecerá."

Dez anos depois, o rei Lie morreu e seu irmão mais novo, Bian, subiu ao trono como rei Xian. No quinto ano do rei Xian, ele parabenizou Qin Xiangong, que se chamava Bo. No nono ano, Qin Xiaogong recebeu a carne sacrificial dos dois reis Wen e Wu. Em vinte e cinco anos, Qin estava na Assembléia Zhou dos príncipes. No vigésimo sexto ano, o título de Zhou Cibo foi dado a Qin Xiaogong. Trinta e três anos, parabéns ao rei Qin Hui. No trigésimo quinto ano, a carne sacrificial do rei Wen e do rei Wu foi dada ao rei Hui de Qin. Quarenta e quatro anos, Qin Hui tornou-se rei. A partir de então, todos os príncipes se tornaram reis.


Divisão de Zhou e o advento dos Estados Combatentes

No quadragésimo oitavo ano, o rei Xian morreu e seu filho, o rei Shenliang, subiu ao trono. O rei Shenliang reinou por seis anos e morreu, e seu filho Nan Wangyan subiu ao trono. Na época do rei Nan, a Dinastia Zhou do Leste e a Dinastia Zhou do Oeste estavam divididas, e elas cuidavam de seus próprios assuntos. Rei Nan mudou a capital para a Dinastia Zhou Ocidental.

[...]

No oitavo ano, Qin atacou Yiyang e Chu resgatou Yiyang. Chu planejou atacar Zhou porque Zhou estava perto de Qin. Su substituiu Zhou You e disse ao rei de Chu: "Por que você acha que a proximidade de Zhou com Qin é um desastre? Aqueles que afirmam que a proximidade de Zhou com Qin supera Chu querem que Zhou se funda com Qin, então eles são chamados de 'Zhou Qin '. Zhou sabia que não poderia escapar de Chu. Esta é a melhor maneira de ajudar Qin a adquirir Zhou. Pelo bem do rei, é bom para Zhou estar perto de Qin do que separado dele. Se Zhou e Qin romperem nossa amizade, definitivamente nos fundiremos com Chu."

Qin tomou o caminho entre Zhou Oriental e Ocidental para atacar Han. Zhou estava com medo de ofender Han se eles tomassem o caminho, e temia que Qin ficasse ofendido se não cedessem. Shi Yan disse a Zhou Jun: "Por que você não enviou alguém para Han Gongshu e disse: 'A razão pela qual Qin ousou passar por Zhou para atacar Han é porque eles acreditavam em Zhou Oriental. Por que você não dá a Zhou algum pouso e enviar oficiais para Chu?' Faça isso e Qin duvidará de Chu e não de Zhou, então ele não atacará Han. Então ele disse a Qin: "Han deu a terra para Zhou com o propósito de fazer Qin duvidar de Zhou, então Zhou não ousou aceitá-la." Os Qin responderam: “ Não deve haver razão para Zhou não aceitar, para que ele possa ganhar terras de Han e convencer a Qin também."

Qin chamou o Senhor de Zhou Ocidental, mas o Senhor de Zhou Ocidental não queria ir, então ele enviou alguém ao Rei de Han e disse: "Qin chamou o Senhor de Zhou Ocidental e queria que ele enviasse tropas para atacar o rei Nan. Por que o rei não envia tropas para Nanyang? O Senhor de Zhou Ocidental usará isso como uma razão para não ir a Qin. Se o Senhor de Zhou Ocidental não fosse para Qin, Qin definitivamente não ousaria cruzar o Rio Amarelo e atacar Nanyang."

A Dinastia Zhou Oriental e a Dinastia Zhou Ocidental lutaram, e Han economizou duas semanas. Alguém persuadiu o Rei de Han em nome da Dinastia Zhou Oriental: "A Dinastia Zhou Ocidental foi a antiga capital do imperador no passado. Existem muitos artefatos e tesouros valiosos. Se o rei não se mover, ele será gentil com a Dinastia Zhou Oriental, e todos os tesouros da Dinastia Zhou Ocidental serão devolvidos a Han."

Rei Nan disse a Cheng Jun: “Chu sitiou a família Yong e Han confiscou armaduras e alimentos da Dinastia Zhou Oriental. O Senhor Zhou Oriental ficou assustado e convocou Su Dai para lhe contar a situação. Su Dai disse: ‘Por que você se preocupa com isso? Posso evitar que Han leve armaduras e comida de Zhou Oriental e, ao mesmo tempo, obter Gaodu para você’. Su Dai foi ver Xiangbang em Han e disse: "Chu sitiou a família Yong e prometeu capturá-la em trinta meses, mas já se passaram cinco meses e ainda não pode ser tomada, o que mostra que Chu está seriamente esgotado. Agora você, Xiangbang, enviar armadura e comida para Zhou é dizer a Chu que também está seriamente desgastado." 

Xiangbang disse: "É verdade. Mas o enviado já partiu." Su Dai disse: "Por que você não dá Gaodu para Zhou?" Xiangbang de Han disse com raiva: "É o suficiente se eu não cobrar armadura e comida de Zhou, por que eu também deveria dar Gaodu para Zhou ?” Su Dai disse: “Dê Gaodu a Zhou, e Zhou viverá. Se Qin soubesse que eles iriam para a Han, eles ficariam furiosos e queimariam os talismãs dados por Zhou e nem trocariam enviados com Zhou. Seria equivalente a trocar Gaodu destruído pelo Zhou completo. "Xiangbang disse: "Nada mal." E ele realmente deu Gaodu a Zhou.


Qin a caminho da unificação

Em quarenta e cinco anos, quando o Senhor Zhou Ocidental foi para o estado de Qin, um viajante disse a Zhou Yu: "Você também pode elogiar a piedade filial do Rei Qin e aproveitar esta oportunidade para dar Ying à Rainha Mãe de Qin como um lugar de apoio para ela. O rei Qin ficará feliz. Haverá amizade. Se o relacionamento for bom, o Senhor de Zhou Ocidental definitivamente pensará que é seu crédito. Se o relacionamento não for bom, aqueles que persuadirem o Senhor Zhou a entrar em Qin devem seja culpados." 

Qin atacou Zhou, e Zhou Yu disse ao Rei Qin: "Por consideração ao rei, é melhor não atacar Zhou. Atacar Zhou na verdade não é suficiente para obter lucro, mas deixará uma má reputação para o mundo. O mundo odeia Qin por causa da má reputação de Qin e definitivamente se unirá a Qi no leste. Atacar Zhou desperdiçará tropas. Para unir o mundo com força, Qin não poderá reivindicar o título de rei. Para poder prejudicar Qin, o mundo convence o rei a atacar Zhou. Se Qin aceitar esse tipo de dano, será difícil cumprir as ordens.

Em cinquenta e oito anos, os três Jins resistiram a Qin. Zhou enviou Xiangbang para Qin, mas porque Qin menosprezava Zhou, eles atrasaram a ação. Um viajante disse a Xiangbang: "A atitude de Qin em relação a Zhou ainda não é clara. Qin quer saber a situação dos três países Jin. Você também pode ir ao rei de Qin e dizer: 'Por favor, deixe-me espiar as mudanças nos países do leste para o rei '. O rei de Qin deve valorizá-lo. Se você valoriza você, Qin também valorizará Zhou e Zhou será amigável com Qin; se o estado de Qi valoriza Zhou, então teremos Zhou e Qi unidos: desta forma, Zhou sempre poderá manter amizade com grandes poderes." Qin confiou em Zhou e enviou tropas para atacar os Três Jins.

No quinquagésimo nono ano, Qin capturou Yangcheng e Fushu em Han. A Dinastia Zhou Ocidental estava com medo, traiu Qin, uniu forças com os príncipes e liderou os soldados de elite do mundo para atacar Qin na Montanha Yique, para que Qin pudesse não chegar Yangcheng. O rei Zhao de Qin ficou zangado e enviou o general Ji para atacar a dinastia Zhou ocidental. O rei de Zhou Ocidental fugiu para Qin, prostrou-se e confessou seus crimes e ofereceu todas as trinta e seis cidades com uma população de trinta mil habitantes. Qin aceitou sua oferta e liberou os enviados da Dinastia Zhou Ocidental para retornar a Zhou.

Zhou Jun e o rei Nan morreram e o povo de Zhou fugiu para o leste. Qin obteve o Jiuding e outros artefatos preciosos e transferiu o Senhor de Zhou Ocidental para Hu. Depois de sete anos, o rei Zhuangxiang de Qin pereceu na Dinastia Zhou Oriental. Tanto a Dinastia Zhou Oriental quanto a Dinastia Zhou Ocidental foram fundidas na Dinastia Qin, e a Dinastia Zhou foi cortada a partir de então.


Parecer do Historiador

 O historiador [Tai Shigong] disse: Os estudiosos dizem que Zhou derrotou Shang e estabeleceu Luoyi como sua capital, mas este não é o caso em geral. Embora o rei Wu o tivesse planejado e o rei Cheng também enviasse Zhao Gong para adivinhar sua localização e colocasse Jiuding lá, Zhou ainda usava Feng e Hao como suas capitais. Foi só quando Quan Rong derrotou o rei You que Zhou se mudou para o leste, para Luoyi. O chamado "Duque Zhou foi enterrado em Bi", Bi estava em Duzhong, a sudeste de Hao. Foi Qin quem destruiu Zhou. Somente noventa anos depois da fundação da Dinastia Han, o Filho do Céu realizará a cerimônia de concessão no Monte Tai, irá caçar no leste e chegará ao condado de Henan, visitará os descendentes de Zhou e conferirá uma terra de trinta Li aos descendentes de Zhou, conhecidos como Zhou Zinan Jun, com a mesma titulação dos príncipes, a fim de manter os sacrifícios aos seus ancestrais.