Pesquisar neste blog

Shuoyuan 說苑

Neste volume trazemos uma seleção de fragmentos do Shuoyuan 說苑, o “Jardim das persuasões” [ou “Explicações”], uma coleção de dissertações sobre estratégia, política e governança. Nesse livro, Liu relacionou pequenos episódios de diálogos sobre esses temas, geralmente envolvendo estudiosos confucionistas, produzindo um manual temático sobre administração pública e ética na política. [Trad. A. Bueno, 2023]

 

Texto


O duque Ping de Jin perguntou a Shi Kuang: “Qual é o método e o princípio da governança do monarca?” Shi Kuang respondeu: “O método e o princípio da governança do monarca é ser puro e inativo, dedicar-se a cuidar dos súditos extensivamente, prestar atenção à nomeação de pessoas dignas, falar amplamente e ouvir os outros de várias maneiras. Opinar, examinar todos os aspectos da situação, não se deixar guiar pelos costumes comuns, não se deixar controlar por quem é de um lado ou do outro, ser perspicaz e astuto, extraordinário e refinado, frequentemente examinando a si mesmo, avaliando conquistas políticas e usando isso com seus ministros. Isso é o que um rei deve fazer. Você pode fazer isso”.

O duque Ping disse: “Sim!”

*

O rei Xuan de Qi disse a Yin Wen: “Como o monarca deve governar?” Yin Wen respondeu: “O monarca deve governar com poucos desejos e não fazer nada, e tratar seus súditos com tolerância. Se os assuntos do governo são simples e fáceis, as pessoas facilmente obedecem; se as leis são simples e as pessoas obedecem, então as pessoas não cometerão crimes por violar as ordens do governo. O ideal pode acomodar a todos, o caráter moral pode acomodar os subordinados e o sábio não faz muito, mas pode tornar o mundo governado.”

Shang Shu disse: 'A tolerância pode ser sagrada’.

“O Livro das Canções” disse: “Qi Zhou mantém as virtudes e a simplicidade de Qingping, e seus descendentes devem mantê-las!”

O rei Xuan disse: “Excelente”.

*

O caminho de ser cortesão é obedecer à ordem, voltar ao rei após cumprir a missão, não agir sem autorização, insistir na justiça e não na bajulação, contentar-se com a própria posição e não ser arrogante, fazer o que definitivamente beneficiará o país e ajudará o rei; então não apenas seu próprio status é nobre, mas seus descendentes podem mantê-lo. Portanto, existem seis tipos de boas palavras e ações de ministros, e seis tipos de más ações. Fazer as seis coisas boas lhe trará glória, e fazer as seis coisas más lhe trará vergonha. Honra e desgraça são os portões da fortuna e do infortúnio.

Quais são os seis justos e os seis maus? Os Seis justos (Seis Tipos de Bondade) são: primeiro, tudo está na percepção, e os sinais de sobrevivência podem ser vistos claramente antes que os indícios apareçam, e a chave para o sucesso ou fracasso é prevenir as coisas antes que aconteçam. O monarca estará em uma posição proeminente e honrosa, o mundo inteiro o elogiará. Aqueles que são assim são os ministros de Shengming.

Em segundo lugar, tenha a mente aberta e sincera, fale gentilmente, fale livremente, use a etiqueta para persuadir o monarca, diga ao monarca a melhor estratégia, apoie os méritos do monarca, repare as deficiências do monarca, faça conquistas, atribua as conquistas a o monarca, e não ouse vangloriar-se de seu próprio crédito. Tal é o ministro virtuoso.

Terceiro, trabalhe duro sozinho, levante-se cedo e vá dormir tarde, recomende pessoas dignas sem folga e frequentemente elogie as boas palavras e ações dos tempos antigos para motivar o monarca, na esperança de beneficiar o monarca e estabilizar o país e a sociedade. Aqueles que são assim são ministros leais.

Quarto, ser capaz de detectar claramente as pequenas coisas ocultas, prever o sucesso ou o fracasso das coisas, prevenir e salvá-las com antecedência, orientá-las e corrigi-las repetidamente, tapar brechas, cortar a fonte do caos e transformar desastres em bênçãos, para que o monarca não tenha preocupações do começo ao fim. Tal é o ministro sábio.

Quinto, obedeça às regras e regulamentos, ocupe cargos oficiais, receba menos, abra mão de recompensas, não aceite presentes, vista-se bem e coma frugalmente. Tal é o ministro probo.

Sexto, quando o estado está em caos, o governante é imoral e os cortesãos ousam ofender o governante, apontar a falha do governante face a face e não ter medo do sacrifício. Tal é o ministro honesto. Estes são os ‘seis justos’.

Os seis males (seis tipos de coisas ruins) são: primeiro, apenas querer ser um funcionário, ganancioso por riqueza, buscar apenas o interesse pessoal, não se concentrar no trabalho, não usar a sabedoria, não fazer as coisas se for capaz, quando o monarca está ansioso para que seus subordinados forneçam conselhos e contribuam com boas ideias. Ele ainda se recusa a cumprir seu dever, implora por tolerância com os altos e baixos das pessoas e espera e vê quando as coisas acontecem. Esses assim são cortesãos que ocupam cargos e preenchem números.

Em segundo lugar, tudo o que o governante diz, ele concorda; tudo o que o governante faz, ele concorda. Ele procura secretamente o que o monarca gosta, e contribui com isso, a partir daí, agradando aos olhos e ouvidos do monarca. Pessoas assim são cortesãos que bajulam e agradam.

Terceiro, o coração é traiçoeiro, exteriormente parece cauteloso, as palavras são gentis, as expressões faciais são gentis, mas o coração tem ciúme dos virtuosos. Aqueles que ele quer recomendar apenas elogiarão seus méritos e não falarão de seus defeitos, aqueles que ele deseja punir apenas exagerarão seus erros e não falarão de seus méritos; Aqueles que são assim são traidores.

Quarto, sua sabedoria é suficiente para encobrir seus crimes, sua eloqüência é suficiente para persuadir os príncipes e sua retórica é suficiente para fazer barulho. Pessoas assim são cortesãos que falam mal dos outros e causam desunião.

Quinto, monopolizar o poder e a corte, controlar os assuntos do estado, melhorar a si mesmo, formar um partido para enriquecer e apoiar, para aumentar o próprio poder e controle, e usar a ordem do monarca para ganhar dignidade. Pessoas assim são ladrões.

Sexto, usar métodos malignos para bajular o monarca, fazer o monarca cair em injustiça, conspirar com pessoas más e formar partidos para enganar o monarca, chegar ao monarca e dizer todas as coisas boas, e deixar as palavras do monarca mudarem o tom. Não há distinção entre preto e branco, certo e errado, procurando oportunidades para se apegar ao monarca, para que a notoriedade do monarca se espalhe por todo o país, e se espalhe pelos países vizinhos ao redor. Aqueles que são assim são os súditos do país subjugado. Isso é chamado de seis males.

Um ministro sábio segue os seis bons caminhos e não usa os seis maus caminhos, para que o status do país seja consolidado, as pessoas vivam e trabalhem em paz e contentamento, as pessoas amem o mundo quando nascem e sejam lembradas pelo povo após a morte. Esta é a maneira de ser um ministro.

*

Confúcio disse: “Um cavalheiro se concentra na raiz de sua força. Uma vez que a raiz é estabelecida, os princípios de governar o país e ser um homem irão emergir.”

Se a raiz não estiver correta, o fim será distorcido. Se não prosperar no início, certamente diminuirá no final. O “Livro das Canções” diz: “Uma vez que o planalto e as planícies foram reparados, a água da nascente ficará clara.” Assim, quando a fundação for estabelecida, os princípios de governar o país e de humanidade surgirão. O princípio em “Primavera e Outono” é que, se houver uma primavera positiva, não haverá outono caótico e, se houver um monarca sábio, não haverá país perigoso. O “Livro das Mutações” diz: “Quando a fundação é estabelecida, tudo está em ordem. Se você errar no começo, cometerá um grande erro depois.” Portanto, um senhor defende o estabelecimento da fundação e atribui grande importância para estabelecer um bom começo.

*

Wei Wuhou perguntou a Wu Zi sobre o significado de “Yuan Nian”, Wu Zi respondeu: “Isso significa que o monarca deve ser cauteloso sobre o começo de todas as coisas.” Ele perguntou: “Qual é o começo da prudência?” “Resposta: “Ser reto”.

“Como se pode ser reto?”

“Seja inteligente e experiente.”

“Se você não tem sabedoria e discernimento, como pode ser justo?”

“Se você ouvir as opiniões de outras pessoas e escolhê-las, você será inteligente e perspicaz.”

Portanto, quando os antigos monarcas começaram a governar o país, se os grandes oficiais tivessem algum conselho, se os estudiosos pedissem para ser convocados e as pessoas comuns pedissem uma audiência, eles deveriam concordar com isso. As recompensas devem estar em vigor, a punição deve ser apropriada, o monarca deve ser generoso e gentil, considerar os interesses e eliminar os desastres do povo, para que se possa dizer que o povo não será perdido; o próprio monarca deve ser correto, e os funcionários ao seu redor devem ser selecionados. Os funcionários não podem ocupar outros cargos oficiais simultaneamente, e os ministros que detêm o poder político não podem pertencer ao mesmo clã, então pode-se dizer que eles não monopolizam o poder. Esta é a justiça do Período da Primavera e Outono, e também a intenção original de “Yuan Nian”.

*

Um estudioso que tem a coragem de agir com determinação, ao invés de mostrar sua integridade e caráter, vai morrer indiscriminadamente sem nome; como isso não pode fazer as pessoas se sentirem tristes! Alguns estudiosos sacrificam suas vidas para alcançar a benevolência, alguns arriscam suas vidas para defender a justiça e alguns confiam em sua integridade e retidão para desconsiderar suas mortes. Portanto, mesmo que morram, suas boas reputações serão passadas para as gerações futuras. Não é corajoso e decisivo quem pode fazê-lo?

Zilu disse: “Você não pode estar indisposto a trabalhar duro, não pode se contentar com a pobreza, não pode desprezar a morte, mas você diz que tudo pode ser feito com benevolência e retidão, não posso acreditar.”

Assim, o estado de Chu foi salvo. Se você não pode trabalhar duro, como você pode fazer isso? Zengzi não pode nem usar roupas grosseiras, não pode comer o arroz simples e não pode comer os pratos preparados por Cai Huo. Se você não pode se contentar com a pobreza, como pode fazer isso? Bigan estava prestes a ser executado, mas o rei Feng foi mais condescendente quando foi avisado; Boyi e Shuqi morreram de fome na montanha Shouyang e suas ambições eram ainda mais óbvias. A morte não pode ser subestimada, como isso pode ser? Portanto, se um estudioso quiser fazer as coisas de acordo com seu ideal, não importa o quão difícil ou fácil seja, ele pode fazê-lo bravamente. “O Livro das Canções” diz: “Os filhos dessas pessoas são grandes em estatura e honestos em temperamento.” Se eles não são cavalheiros honestos, gentis e corretos, quem pode fazer isso?

O príncipe Bigan se sacrificou para mostrar sua lealdade, Boyi e Shuqi se sacrificaram para mostrar sua integridade e Wei Sheng se sacrificou para mostrar seu crédito. Esses quatro são os estudiosos mais razoáveis do mundo. Eles não valorizaram suas vidas? Eles pensavam que a justiça não é estabelecida e a reputação não é proeminente, o que é uma vergonha para os estudiosos, então eles se sacrificaram para realizar seus desejos originais. Deste ponto de vista, ser humilde e pobre não é uma vergonha para os estudiosos. O que os estudiosos acham vergonhoso é: o mundo recomenda pessoas leais, mas os estudiosos não estão entre eles; o mundo recomenda pessoas fiéis, mas os estudiosos não estão entre eles. A reputação de uma pessoa será passada para as gerações futuras, tão brilhantes quanto o sol e a lua, e mesmo na idade da inocência, ele não pode ser insultado.

Então, os eruditos não gostam da morte e odeiam a vida, nem odeiam a riqueza e a honra, mas amam a pobreza. De acordo com um certo princípio, os estudiosos não recusarão quando a honra recair sobre eles. Confúcio disse: “Se a riqueza puder ser perseguida, eu o farei mesmo que seja chicoteando os outros. Se a riqueza não puder ser perseguida, eu o farei de acordo com minha intenção original.”

Esta é a ética do grande sábio.

*

O sábio trata as pessoas comuns do mundo como se tratasse um bebê recém-nascido! Alimente-o quando estiver com fome, vista-o quando estiver com frio, embale seu sono, alimente-o bem e faça-o crescer, para que não cresça fraco. “O Livro das Canções” disse: “Não corte a doce árvore com galhos e folhas luxuriantes, não a corte. Zhao Bo uma vez viveu sob essa árvore.” “Zuo Zhuan” também disse: “Do leste de Shaanxi , o Duque de Zhou é responsável pela governança. Do oeste de Shaanxi, Zhao Gong está encarregado da governança.”

Lu Gong, o Duque Lu, assim fazia: quando a lavoura estava ocupada, ele não queria atrapalhar o trabalho das pessoas, então ele não ia para a cidade, e simplesmente morava em uma casa de palha sob a árvore Gantang, para decidir os processos do povo.

As pessoas em Shaanxi podiam viver e trabalhar em paz e contentamento. Portanto, as pessoas das gerações posteriores sentem falta dele e cantam louvores a ele. Sua bondade deve ser expressa em palavras: se as palavras não forem suficientes, elogie-o; se o elogio não for suficiente, cante louvores a ele. A poesia é devido ao acúmulo de pensamentos, e será expressa quando houver acúmulo demais, e a expressão deve ter seu método para ser apropriada. O povo elogiou seu governo benevolente e expressou seu respeito por ele. Se nem mesmo cortamos as árvores Gantang, como pode a doutrinação política não funcionar? Confúcio disse: “Da árvore Gantang, posso ver a dignidade do templo ancestral. Ao respeitar esta pessoa, deve-se respeitar seu status e tornar todas as coisas tranquilas e seguras. Isso é semelhante ao ideal dos antigos santos.”

A educação moral deve realmente conter um coração cheio de compaixão, uma vida de sinceridade e um significado profundo. Portanto, quando ele governou o mundo, foi como resgatar pessoas que caíram na água. Vendo as pessoas no mundo intimidando os fracos, e os jovens, indefesos, fracos, lamentáveis, mortos, feridos e largados, ele não suportou vê-los assim. Assim, Confúcio pressionou os reis, esperando que seus pontos de vista políticos fossem realizados, que ele pudesse conceder favores ao povo, ordenar que o povo vivesse uma vida feliz e cada um recebesse o que merece. No final, ele nunca encontrou a oportunidade, então ficou triste ao ver Qilin aparecendo, e lamentou que seu ideal não pudesse ser realizado, e não deu alegria ao povo. Então ele voltou para casa e escreveu “Primavera e Outono”, explicando a verdade do sábio rei, transmitindo-a às gerações futuras, e sempre pensando em favorecer o povo. Portanto, os imperadores das gerações posteriores o respeitaram, e pessoas com ideais elevados o imitaram e recitaram seus textos, que ainda são transmitidos até hoje.Esta é a influência de sua bondade. O “Livro das Canções” diz: “Correr de carro, buscando realizar seu ideal em todos os lugares”, é isso o que significa.

*

O sábio imperador espalha benevolência e bondade e não espera as recompensas das pessoas comuns; na primavera e no verão, ele adora o céu, a terra, as montanhas e os rios e não espera as recompensas de fantasmas e deuses. Quando a montanha atingir uma certa altura, as nuvens e a chuva subirão, quando a água atingir uma certa profundidade, os dragões aparecerão.

Uma pessoa com virtude yin definitivamente terá recompensas yang; uma pessoa com comporta-mento oculto definitivamente terá uma reputação notória. Nos tempos antigos, as valas não foram reparadas adequadamente e a água se tornou um desastre para o povo. Dayu cavou o Portão do Dragão e abriu a barragem de Yishui, que acalmou a enchente e permitiu que as pessoas vivessem com segurança em terra. Quando as pessoas não estão próximas umas das outras e os cinco relacionamentos não são harmoniosos, o Qi [energia] ensina ao povo a moralidade a ser observada entre o monarca e seus súditos, o amor entre pai e filho, a distinção entre marido e mulher e ordem entre os mais velhos e os mais jovens. Quando os campos estão estéreis e as pessoas não têm comida suficiente, Houying ensinou as pessoas a desenvolver o terreno baldio, fertilizar e cultivar, para que as famílias das pessoas fossem prósperas e todos ficassem satisfeitos. Portanto, nenhum dos descendentes de Yu, Qi e Houying não serão os reis do mundo, por causa da virtude. A Dinastia Zhou declinou e os rituais e a retidão foram corrompidos. Confúcio ensinou ao povo as leis e regulamentos das dinastias Xia, Shang e Zhou, então seus descendentes não foram cortados até agora. Isso é por causa da razão oculta.

*

Yang Hu ofendeu o estado de Wei e foi para o norte e disse a Jian Zi: “De agora em diante, não vou mais treinar talentos.” Jian Zi perguntou: “Por quê?” Yang Hu respondeu:

“Eu treinei mais da metade dos funcionários da corte, e mais da metade dos soldados estacionados na fronteira. No entanto, os atuais ministros da corte pessoalmente falam mal de mim na frente do rei, os oficiais usaram pessoalmente a lei para me prejudicar, os soldados estacionados na fronteira usaram pessoalmente a força para me coagir.”

Jian Zi disse:  “Apenas os virtuosos sabem como retribuir bondade, e aqueles que não são virtuosos não podem fazê-lo. Aqueles que plantam pêssegos e ameixas recebem sombra no verão. Se você descansar, você pode obter frutas para comer no outono. Aqueles que plantam plantas silvestres não obterão sombra e descansarão no verão, e eles só poderão colher seus espinhos no outono. Agora tudo que você planta são plantas selvagens, não pêssegos e ameixas. De agora em diante, você deve primeiro escolher boas pessoas e treiná-las, não treiná-las antes de escolher.”

*

Donggezi já foi rico e depois se tornou um mendigo quando ficou pobre. Alguém lhe perguntou: “Por que isso aconteceu?” Ele respondeu: “Eu sei. Fui primeiro-ministro há seis ou sete anos. Nunca recomendei uma pessoa; já tive fortunas duas vezes, mas não enriqueci ninguém. Isso deve ser atribuído à minha ignorância sobre a lei das mudanças nas fortunas dos estudiosos.” Confúcio disse: “As coisas são imprevisíveis. Existem queixas e antipatias dependendo do tamanho. Esta é a lei de destino. As pessoas pensam: ‘Para ser rico, é preciso confiar em condições externas’”.

*

Wei Wenhou estava conversando com Tian Zifang, e havia duas crianças vestidas com roupas azuis e brancas, servindo na frente de Wenhou.

Tian Zifang disse: “Estes são os filhos favoritos do rei?”

Wei Wenhou disse: “Não, o pai deles morreu no campo de batalha, estes são seus órfãos e eu os adotei.”

Tian Zifang disse: “Acho que você fez o suficiente para prejudicar a benevolência e agora fará mais! O rei ama essas crianças, e seu [outro] pai morrerá no futuro novamente em um campo de batalha?”

O Marquês Wen disse tristemente: “Aceito seu conselho.”

A partir de então, não houve mais preparativos para a guerra.

*

Existem três níveis de política: a política de um rei consiste em usar a virtude para influenciar as pessoas, a política de um hegemon consiste em subjugar as pessoas com prestígio e a política de um país poderoso consiste em coagir as pessoas com a força. Cada um desses três tipos de política tem sua própria forma de implementação, mas usar a virtude para influenciar as pessoas é a melhor maneira. Se você não pode fazê-lo mudar com a virtude, então use a coerção para subjugá-lo; use a coerção para subjugá-lo e se ainda assim não puder mudar, finalmente use a punição para castigar. Quanto ao uso do castigo para punir, não é o método preconizado pelo rei. Portanto, os imperadores sábios sempre usam a virtude para educar o povo primeiro e, em seguida, usam a punição para estabelecer o padrão de honra e desgraça como último recurso. Além disso, a prevenção e a proibição serão claramente declaradas, o povo será educado enfatizando os grandes festivais de etiqueta e retidão, e desprezando o dinheiro e a ganância, os assuntos internos serão corrigidos. A glória da retidão, a vergonha de odiar a corrupção e o caos, e como alcançar este passo, isso só pode ser assim alcançado educando as pessoas com virtude.

 

*

Ji Sun perguntou a Confúcio: “E se você matar pessoas más para se aproximar de pessoas boas?” Confúcio disse: “Você precisa matar pessoas quando governa o país! A virtude de um cavalheiro é como o vento, e a moralidade de um vilão é como a grama, quando o vento sopra na grama, a grama certamente cairá.” Significa apenas que devemos usar a virtude para educar as pessoas.

Existem dois aspectos importantes no governo de um país, a saber, punição e benevolência. Os reis defendem a benevolência e raramente usam a punição. Os tiranos usam a punição e a benevolência ao mesmo tempo. Um país forte [militarmente] deve primeiro usar a punição e depois enfatizar a benevolência. A punição e a benevolência são criadas para educar as pessoas. A benevolência é usada para cultivar boas ações e nomear sábios, e a punição é usada para punir pessoas más e banir as gerações futuras. A melhor maneira de praticar a benevolência é recompensar, e a punição mais pesada é executar. A execução e as recompensas são usadas para distinguir o virtuoso do incompetente, o meritório do imerecido, de modo que a punição e as recompensas devem ser rígidas; se e a punição e as recompensas estão erradas, o bom e o mau não podem ser distinguidos. Se os meritórios não forem recompensados, os bons não serão encorajados; se os culpados não forem punidos, os maus não terão medo. O “Shangshu” disse: “Trabalhe duro para tornar as recompensas e punições perfeitas”.

*

Pelo relato de uma pessoa, você pode conhecê-la. Pelas expressões faciais, você pode ver seu rosto; pelo tom da voz de uma pessoa, você pode entender sua mente. Yao saiu da carruagem para conhecer Shun, e ele não se moveu; o rei Wen usou Tai Gong, e eles não se viram por mais de um dia. Portanto, quando um sábio encontra outro sábio, não demora muito para que eles se aproximem, possam se encontrar e se entender completamente sem testes. Portanto, em contato com um estudioso, você não precisa compartilhar riquezas com ele para conhecer sua honestidade; você não precisa fazer coisas perigosas com ele para conhecer sua bravura. Portanto, quando você vê a cauda de um tigre, sabe que é maior que uma carpa, quando vê os dentes de um elefante, sabe que é maior que um boi. A partir desses pontos de vista, podemos usar o que vemos para inferir o que não vimos e podemos conhecer a situação geral vendo os detalhes de uma pessoa.

*

Governar um estado não consiste em ser grande, mas em conquistar o coração do povo. Não está em ter muitas pessoas que são atendidas, mas em ter sábios e senhores. Um rei que conquista o coração do povo naturalmente se apegará ele mesmo ao povo. O rei Wen pediu para acabar com a penalidade das flechadas e o povo de Yin o seguiu; Shang Tang removeu a rede de três lados na floresta e o povo de Xia o seguiu; o rei Yue não destruiu a tumba ancestral e o povo de Wu o seguiu. O que eles fizeram estava de acordo com a vontade do povo.

Portanto, a voz é a mesma, mesmo que eles estejam em lugares diferentes, e ainda assim podem ecoar um ao outro; os padrões morais são os mesmos, mesmo que não se encontrem, e ainda assim eles são amados.

*

O “Livro das Mutações diz: “As pessoas e os ministros não distinguem entre os perigos, não por seu próprio interesse.”

O ministro do povo gasta todo o seu conhecimento para persuadir seu rei, não por seu próprio interesse, ele quer corrigir os erros do rei. A falta do rei é um sinal do perigo; ver a falta do rei e não admoestá-lo é não prestar atenção ao perigo do rei. Funcionários leais que não prestam atenção à morte do rei não terão coragem de fazer isso. Se você avisar três vezes, mas não for aceito, você irá embora. Se você não sair, haverá um desastre. Morrer facilmente é algo que uma pessoa benevolente não está disposta a fazer. Portanto, existem cinco métodos de persuasão: o primeiro é a repreensão positiva, o segundo é a repreensão condescendente, o terceiro é a repreensão leal, o quarto é a repreensão sábia e o quinto é a repreensão satírica. Confúcio disse: “Eu geralmente concordo com a ironia e a censura”. Se o rei cometeu um erro, se ele não o persuadir, ele prejudicará o rei. Se ele insistir em persuadir, ele prejudicará a si mesmo. É melhor prejudicar a si mesmo do que prejudicar o rei. Se for prejudicial para si mesmo e as opiniões não forem aceitas, a persuasão será inútil. Uma pessoa sábia pensará na mente do rei, pesará a situação, ajustará as prioridades e lidará com ela da maneira certa, para que não prejudique o rei ao enfrentar o superior e não prejudique a si mesmo ao enfrentar o inferior. Portanto, para o rei, o país não será prejudicado; para si mesmo, não estará em perigo. No passado, Chen Linggong não ouviu o conselho de Xie Ye e matou Xie Chen. Cao Ji aconselhou Cao Jun três vezes, mas Cao Jun se recusou a aceitá-lo e ele foi embora.

Qi Jing Gong [Duque Jing de Qi] estava muito feliz em brincar no mar e não voltou à corte por seis meses. Ele ordenou às pessoas à esquerda e à direita que dissessem: “Quem for o primeiro a se atrever a falar de voltar, ele deve ser executado e não será perdoado.” Yan Zhu deu um passo à frente para persuadir: “O duque está disposto a governar o mar. Não querer governar o país e não voltar depois de seis meses; se de repente encontrarmos um rei que governe o país, você ainda poderá aproveitar o mar aqui?” Jing Gong pegou sua alabarda e estava prestes a matá-lo. Yan Zhu deu um passo à frente novamente, arrumou suas roupas e insistiu, dizendo: “Meu senhor, por que você não escuta? No passado, Xiajia matou Guan Longfeng e Shangfeng matou o príncipe Bigan. A virtuosidade de um rei não vem desses dois reis. Comparando, meu talento não é tão bom quanto o de Guan Longfeng e Wang Zibigan. Por que você não os estuda, meu senhor? Se você puder se juntar a mim nas fileiras de Guan Longfeng e Wang Zibigan, não seria ótimo?” O duque Jing ficou muito feliz em ouvir o que ele disse, então ele voltou.

*

Vida e morte, sobrevivência, calamidade, felicidade, seu principal fator está no corpo, um sábio sempre pode se prevenir, sendo muito cauteloso e nunca sendo negligente. “A Doutrina do Meio” disse: “Não importa o quão escondido seja, não há nada que não possa ser descoberto; não importa quão pequenas sejam as coisas, não há nada que não possa ser exposto; então, quando um cavalheiro está sozinho, ele toma muito cuidado.” O provérbio diz: “Não há vergonha na vigilância e não há vergonha em pensar seriamente.” É realmente difícil para aqueles que não são autovigilantes ou sérios pensar cuidadosamente para proteger a si mesmos e ao país . O “Livro das Canções” diz: “Tenha cuidado, como se estivesse caminhando para um abismo, como se estivesse pisando em gelo fino”.

Uma vez, o rei Cheng de Zhou concedeu Lu ao duque de Zhou, mas o duque se recusou a receber o título, então ele concedeu ao filho de Zhou, Boqin, ir para o estado de Lu. Quando Boqin estava prestes a partir, Zhou Gong o avisou: “Vá, não confie no Estado Lu e seja arrogante com os estudiosos! Sou filho do Rei Pai, irmão mais novo do Rei Wu e agora tio de Rei Cheng, e estou ajudando o Filho do Céu, meu status não é baixo em termos de Filho do Céu, mas uma vez lavei meu cabelo e o penteei três vezes, e vomitei três vezes depois de comer uma refeição. Receio que vou negligenciar os sábios do mundo ao fazer isso. Ouvi: “A grande qualidade é a nobreza”. Aqueles que mantêm a humildade podem ganhar glória; aqueles que são ricos em terras e parcimoniosos podem alcançar a paz; aqueles que são honrados e humildes podem ser mais dignos; aqueles que têm uma grande população e um exército forte podem vencer batalhas; aqueles que permanecem um tanto estúpidos podem obter mais benefícios; aqueles que são conhecedores podem obter mais conhecimento mantendo uma aparência um tanto superficial. Esses seis padrões são manifestações da virtude da modéstia.  

*

Sun Qing disse:  “O método de falar é: estabelecer um ponto de vista com seriedade, lidar com as coisas com sinceramente, fortalecer a confiança, perseverar, ilustrar com exemplos, explicar claramente por categoria, ser alegre ou ficar com raiva, expressar com emoção, para que o ouvinte se sinta precioso, raro, distinto e privilegiado. Se for esse o caso, as palavras geralmente não serão malsucedidas. Isso é chamado de valorizar o que você deve valorizar. Um livro antigo diz: “Só um cavalheiro pode valorizar o que se deve valorizar”. Também se diz: “Não fale casualmente e não fale descuidadamente.” Guiguzi disse: “É difícil corrigir uma pessoa que não é gentil. Se você faz isso, não pode conseguir nada”. Quando as pessoas ouvem, é porque alguém não entendeu o que ele disse; se ele disse claramente, mas não o fez, então ele não entendeu com firmeza o suficiente; se ele entendeu com firmeza, mas não o fez, isso significa que o que ele disse fez não atinge o coração do ouvinte. Fale claramente, segure com firmeza e atinja o gosto do ouvinte. Esse tipo de palavra é mágico e precioso, claro e distinto, e pode penetrar profundamente no coração do ouvinte. Agir desse modo, e ainda assim as palavras não serem praticadas, isso é algo nunca foi ouvido no mundo...” Isso se chama gentileza.

Zigong disse: “O que uma pessoa fala está relacionado a seus próprios ganhos e perdas e à segurança do país.” O “Livro das Canções” diz: “O rei fala com eloquência e o povo se sente à vontade.” As palavras são as ferramentas usadas pelas pessoas para se comunicarem umas com as outras. O mestre Fu Yan disse: “Qual é a utilidade de uma pessoa que não é boa em falar?” No passado, Zichan falava lindamente e Zhao Wu o respeitava; Advogando, os seis países puderam ser pacíficos; Kuai Tong declarou suas razões , e ele mesmo pode ser preservado. A fala é usada para honrar o rei, melhorar o status de alguém, estabilizar o país e preservar a vida de alguém. Portanto, deve-se embelezar as palavras e ser bom em falar.

*

As palavras das ‘Primaveras e Outonos’ têm quatro significados opostos: diz-se que os oficiais não podiam fazer coisas com sua própria autoridade e não podiam causar problemas sem autorização; elas também dizem que depois de ir para o exterior, qualquer assunto que possa estabilizar a sociedade e beneficiar o país podem ser tratados exclusivamente. Diz-se que o oficial é enviado por ordem do rei, e que tratar dos assuntos está nas mãos do oficial; também é dito que quando a ordem do rei é enviada, quando há um funeral em o país, ele deve ir devagar e não pode voltar atrás. Por que? Deve-se dizer que cada uma dessas quatro sentenças é limitada ao seu próprio alcance e não pode ser confundida entre si. Não causar incidentes sem autorização refere-se ao princípio das circunstâncias gerais; permitir o poder exclusivo refere-se à questão de resgatar perigos e evitar desastres. Como lidar com os assuntos está nas mãos do oficial, que se refere a quando o general lidera o exército para lutar; avançar lentamente sem voltar atrás refere-se a quando a notícia da morte dos pais do monarca é ouvida no caminho ao enviado. Jiezi criou problemas sem autorização, e “Primaveras e Outonos” não o culpou, pensando que ele salvou Zhuang Gong do perigo. O jovem mestre então criou problemas sem autorização, e “Primaveras e Outonos” o culpou, pensando que Xingong não passava nenhum perigo. Portanto, quando um rei encontra perigo e o oficial não o resgata voluntariamente, ele não é leal; quando o rei não está em perigo, mas o oficial cria problemas sem autorização, ele não cumpre seu dever como cortesão. Um livro antigo dizia: “O Livro das Canções não tem interpretação comum, o Livro das Mutações não tem hexagramas auspiciosos comuns e os Anais da Primavera e do Outono não têm retidão comum.” Isso é exatamente o que está sendo dito.

*

Quando um rei sábio faz as coisas, ele deve primeiro planejar e pensar cuidadosamente e, em seguida, usar a carapaça da tartaruga para adivinhar e prever boa ou má sorte. As pessoas comuns passam a se preocupar com o planejamento, quem corta grama e cata lenha também faz o seu melhor, para que não haja erros impensáveis em fazer várias coisas. Um livro antigo dizia: “A sabedoria de todos pode medir a vontade do céu”. Ouça as opiniões amplamente e tome decisões sozinho. Isso depende apenas de uma pessoa. Este é um método para planejamento importante. Existem dois tipos de planos: o plano de primeira classe conhece o destino e o plano de segunda classe conhece os assuntos humanos.

Aqueles que são bem versados no destino podem prever a origem da vida e da morte, dos infortúnios e das fortunas, e as origens dos altos e baixos; eles podem tomar precauções antes que as coisas aconteçam e evitar desastres antes que aconteçam. Pessoas assim não se machucarão em tempos difíceis, mas com certeza ganharão o poder de governar o mundo em tempos de paz e prosperidade.

Aqueles que são bem versados em assuntos humanos também são muito espertos, eles sabem a diferença entre sucesso e fracasso ao se depararem com as coisas, e deduzem o resultado final das coisas; então não haverá carreiras fracassadas e conquistas abandonadas. Confúcio disse: “Aqueles que podem explorar o Dao juntos podem não ser capazes de pensar e mudar juntos.” Se não for alguém que entende o destino e os assuntos humanos, quem pode dominar o método de pesar e planejar?

*

Quando uma pessoa sábia faz as coisas, ela deve considerar a humildade quando é bem-sucedida, deve considerar o perigo quando está tranquila, deve considerar o perigo quando está segura e deve considerar o sucesso quando há reviravoltas. Por causa da ênfase no planejamento antecipado, tema que haja lugares inesperados, então você não cometerá erros em tudo o que fizer.

* 

O Sima Fa disse: “Embora um país seja grande, aqueles que amam a guerra certamente perecerão; embora o mundo seja estável, o perigo inevitável dos fatores de guerra é ignorado.”

O “Livro das Mutações” diz: “Um cavalheiro conserta suas armas para se proteger contra perigos inesperados.” Os assuntos militares não devem ser levados em consideração, pois a frivolidade perderá seu poder; os assuntos militares não devem ser negligenciados, pois a negligência convidará o inimigo a invadir. No passado, o rei Fuchai de Wu foi subjugado porque era guerreiro e o rei Xuyan foi eliminado porque não falava sobre assuntos militares. Portanto, quando um rei sábio governa o país, ele pode fazer com que os superiores não desprezem os militares e os inferiores não negligenciem os militares. O “Livro das Mutações” diz: “Quando o país sobreviver, não se esqueça que haverá perigo de extinção, para que não apenas sua própria vida esteja segura, mas o país também esteja seguro por muito tempo.”

O rei Zhao de Qin suspirou na reunião da corte e disse: “As armas de Chu são excelentes, mas as habilidades marciais são ruins. Se as armas forem boas, os soldados serão corajosos e bons em luta. Se as habilidades de guerra forem ruins, eles serão previdentes. Receio que Chu esteja fazendo as contas para lutar contra Qin.” Isso significa que Qin Zhaowang pode considerar desastres futuros em circunstâncias auspiciosas e não esquecer o perigo de extinção quando o país está vivo, então ele finalmente se tornou o suserano.

*

Quando o rei souber governar o mundo e administrar o povo, então o monarca e seus súditos respeitarão e obedecerão; se ele souber ouvir opiniões e lidar com assuntos políticos, então não será enganado. Se souber ser leal e filial com os mais velhos, então terá as virtudes de seus cortesãos. Todos os reis que só sabem governar com tirania e tortura são aqueles que não sabem como controlar seus súditos implementando um governo benevolente.

Se os funcionários forem competentes em seus deveres, os assuntos do governo serão bem conduzidos e o povo do país se beneficiará se os assuntos do governo forem bem conduzidos.

As coisas em todos os aspectos do mundo estão sempre mudando e surgindo uma após a outra. Algumas pessoas defendem o recuo, algumas pessoas defendem o pragmatismo, algumas pessoas gostam de ser frívolas, algumas pessoas gostam de ser honestas e confiáveis. Deste ponto de vista, os assuntos do mundo não são consistentes, e o rei sábio que governa o mundo pode uni-los.

Uma opinião não pode ser boa para ambos os lados, e uma coisa não pode ser boa para ambos os lados. Se um aspecto prospera, esse aspecto inevitavelmente declinará; se houver vantagens do lado esquerdo, haverá desvantagens do lado direito, e quem gosta de dormir tarde não consegue acordar cedo.

*

Pessoas talentosas e virtuosas entendem o momento dos altos e baixos do mundo, a origem do sucesso ou fracasso das coisas, a chave da ordem e do caos, e a compreensão da natureza humana, sabendo quando devem ir e ficar. Portanto, mesmo que você esteja em perigo, não viverá em um país que está em perigo e, mesmo que seja pobre, não aceitará o prêmio de um rei fraco. Portanto, embora Jiang Taigong tivesse sete anos, ele não buscava ser proeminente, e Sun Shuao rejeitou sua sorte três vezes sem se arrepender. Por quê? Não se obrigue a atender aqueles que não estão dispostos a usar a virtude.  Assim que Jiang Taigong concordou com o rei Wen de Zhou, ele desfrutou do tratamento de um marquês por setecentos anos. Assim que Gongsun Ao juntou forças com o Rei Rongzhi de Chu, ele recebeu prêmios de geração em geração.

De fato, ao encontrar um monarca tirânico e confuso, quem pode evitar ser preso e escravizado para trazer o desastre? Portanto, um sábio não tem medo da morte apenas para evitar desastres, mas também porque não é benéfico morrer em vão, mas mostrar a crueldade do monarca. Bigan fez o possível para persuadir o rei Feng, mas não conseguiu corrigir seu comportamento. Ziwei fez o possível para persuadir o rei Wu, mas não conseguiu manter Wu. Essas duas pessoas morreram persuadindo à força, o que é suficiente para mostrar a crueldade do monarca, e isso pode não ser nem um pouco benéfico. Portanto, as pessoas sábias escondem sua sabedoria e bloqueiam seus talentos, esperando encontrar alguém que possa apreciá-los, e assim se tornarem compatíveis entre si. Dessa forma, ninguém desobedecerá ao que ele diz, ninguém será suspeito de fazer as coisas, o governante e seus ministros confiarão um no outro e não haverá desastres na vida.

*

Quando o mundo está em ordem, a formulação dos ritos, da música e das operações militares deve ser decidida pelo próprio imperador. Se o mundo está estável, é natural formular etiqueta e música. Por isso os ritos e a música são um evento importante na promoção da iluminação. Confúcio disse: “Não há nada mais eficaz do que a música para mudar costumes e costumes, e nada é mais eficaz do que a etiqueta para governar o país”. A escola “Piyong” criada pelo imperador e a escola “Bangong” criada pelos príncipes são todas usadas para promover a educação moral. O “Livro das Canções” diz: “O estabelecimento de Piyong em Gaojing; as pessoas do leste, oeste, norte e sul estão todas esclarecidas.” Isso é o que significa.

O acúmulo de bondade é amor, o acúmulo de amor é benevolência e o acúmulo de benevolência é o Céu. A razão pela qual Lingtai é chamado de “Ling” é porque o rei Wen de Zhou acumulou benevolência. Os deuses são o fundamento do céu e da terra, a origem de todas as coisas. Portanto, desde o início, o rei Wen usou o caminho da benevolência para governar o povo e, por causa disso, nem todos no mundo pratica o caminho da benevolência. Este é o mais alto estado de moralidade e música ritual. Se a moralidade não puder ser aperfeiçoada, o ritual e a música serão difíceis de promover.

*

Confúcio pegou o hexagrama 22 [Adorno], olhou para o céu e suspirou, como se estivesse muito insatisfeito. Zizhang entrou, levantou a mão e perguntou a Confúcio: “Adorbo é o hexagrama auspicioso, por que você está suspirando?” Confúcio respondeu: “A responsabilidade é a beleza da decoração, não a beleza da essência, então suspiro. Acho que a essência é o mais puro. Branco deve ser branco puro e preto deve ser preto puro. Então, qual é a essência? Eu também ouvi: o vermelho da laca não precisa de nenhuma cor, e a beleza do jade branco não precisa de nenhuma decoração. Por quê? Sua beleza essencial é suficiente, e torna supérflua a ornamentação.”

Aqueles que acreditam em fantasmas e deuses geralmente não são bons em pensar, e aqueles que acreditam no ambiente geralmente não são bons em entender o meio. Por que se diz isso? Como os sábios são conhecedores, eles podem fazer coisas a seu favor a qualquer momento. Contanto que você cumpra as leis e respeite as ações meritórias, você pode obter auspiciosidade sem adivinhação; contanto que você cumpra a benevolência e a retidão e siga a verdade, você também pode obter bênçãos sem oferecer sacrifícios e orações. Portanto, embora algumas pessoas escolham dias favoráveis para a adivinhação, os sacrifícios são ricos, os ornamentos são luxuosos e as orações são sinceras, mas no final, o desastre da loucura e da rebelião é inevitável. Originalmente, adorar fantasmas e deuses é acreditar que fantasmas e deuses têm conhecimento, e o bem e o mal são óbvios [para eles]. Agora se quer desviar do caminho correto e agir maliciosamente. Em vez disso, ele espera sacrificar a fantasmas e deuses para orar por bênçãos. Fantasmas e deuses definitivamente irão desapontá-lo. O Filho do Céu ofereceu sacrifícios aos Deuses do Céu e da Terra, as Cinco Montanhas Sagradas, os senhores feudais ofereceram sacrifícios aos deuses da terra e dos vales, os oficiais ofereceram sacrifícios aos Cinco Deuses, os estudiosos ofereceram sacrifícios aos deuses dos portais, e as pessoas comuns ofereciam sacrifícios a seus ancestrais. Este é o nível de etiqueta estabelecido pelo rei sábio que aderiu à vontade do céu. Nos tempos antigos, sacrifícios e adivinhação eram usados para resolver dificuldades a fim de auxiliar no caminho justo, mostrando que a vontade de Deus vem em primeiro lugar e ele não ousava agir arbitrariamente. Não se trata de buscar uma segurança casual para o retrocesso. Confúcio disse:  “Sacrificar a fantasmas e deuses que não deveriam ser sacrificados por si mesmo é um comportamento lisonjeiro.”  Portanto, o deus do Monte Tai nunca gosta dos sacrifícios da família de Ji. “As Mutações” disseram: “O vizinho do leste mata gado e sacrifica aos deuses sem sinceridade, mas não é tão bom quanto o vizinho do oeste cozinhar vegetais e sacrificar aos deuses com sinceridade”. Essa é a importância dos sacrifícios. Respeite a simplicidade, não admire a vaidade, desde que você realmente tenha o Dao e o promova, você será considerado por onde for. Portanto, o sábio não apenas olha para a aparência de uma pessoa, mas também examina sua essência.