Pesquisar neste blog

Sunbin

O Sun Bin Bingfa 孫臏兵法 ["A Lei da Guerra de Sun Bin"] é um clássico militar da China antiga que se pensava perdido. Foi redescoberto em 1972. Teria sido escrito por Sun Bin 孫臏 [falecido em 316 aec], descendente de Sun Wu 孫武 [545-470 aec], o grande Mestre Sun. Bin não era seu nome verdadeiro, mas um nome dado por ter sido punido com o corte das rótulas [bin 臏]. Versão de A. Bueno, 2022.


A captura de Pan Juan


Certa vez, quando Liang, o governante do reino de Wei , estava prestes a atacar a cidade de Handan, ele enviou seu comandante-chefe Pang Juan para capturar a fortaleza de Zhuqiu com oito mil homens armados.

Ouvindo sobre isso, Wei-wang, o governante de Qi, enviou seu comandante-em-chefe Tian Ji com oito mil homens de armas para ajudar.

Pang Juan atacou a capital de Wei.

Tian Ji [perguntou a Sun Bin]: O que devo fazer se não conseguir salvar a capital de Wei?

Sun Bin respondeu: Peço-lhe que lidere as tropas para o sul e ataque Pingling. Pingling é uma pequena fortaleza, mas as terras adjacentes a ela são vastas e populosas, e há muitas tropas concentradas ali. Esta é uma área chave no leste de Wei e é difícil de atacar. Portanto, eu apenas empreenderia um ataque simulado. Quando atacarmos Pingling, teremos o Reino de Song ao sul, Wei ao norte e a cidade de Shiqiu diretamente à nossa frente, para que as linhas de abastecimento de nossas tropas sejam facilmente cortadas. Aqui é apropriado para nós demonstrarmos nossa incapacidade de lutar!

Tian Ji tirou seu acampamento e correu para Pingling. 

Quando as tropas de Qi se aproximaram de Pingling, Tian Ji chamou Sun Bin até ele e perguntou: O que devo fazer a seguir?

Sun Bin respondeu: Qual dos chefes das fortalezas não conhece assuntos militares? 

Os chefes das fortalezas Qicheng e Gaotang, respondeu Tian  Ji.

Ordene aos comandantes dessas fortalezas que ataquem Pingling. A caminho de Pingling, eles devem passar pelas fortalezas de Heng e Juan'er. Nesses locais há desvios por toda parte, será muito conveniente para o inimigo armar uma emboscada ali e fazer um ataque surpresa. Devemos ter uma retaguarda forte e não dividir nossas forças principais. Com a forte fortaleza de Pingling à nossa frente e as fortalezas de Heng e Jiuan'er atrás, nosso destacamento avançado será inevitavelmente atacado, mas eles podem ser sacrificados.

De acordo com o plano planejado, Tian Ji ordenou aos comandantes de Qicheng e Gaotang que fornecessem tropas para atacar Pingling. As guarnições inimigas em Heng e Juan'er atacaram os atacantes pela retaguarda e então capturaram Qicheng e Gaotang, infligindo uma grande derrota às tropas de Qi.

Então Tian ji chamou Sun Bin até ele e disse-lhe: Como planejado, não pude tomar Pingling e perdi Qicheng e Gaotang. O que eu devo fazer a seguir?

Sun Bin disse: Envie carruagens leves para devastar as proximidades de Liang  para despertar a fúria nos guerreiros Wei e acompanhe-os com destacamentos dispersos, fingindo que suas tropas são pequenas.

Tian Ji fez exatamente isso. Pang Juan avançou sobre Qi em uma marcha rápida, abandonando equipamentos pesados. Então Sun Bin esperou por um momento oportuno e de repente atacou o exército Wei perto de Guiling, capturando Pang Juan.

Por isso dizem que Sun Bin foi um mestre insuperável em seu ofício.


Audiência com Wei-wang


Sun Bin se encontrou com Wei Wang [Rei de Wei] e disse a ele:

A essência da guerra não é apenas a força das tropas. Em assuntos militares, não há formas estabelecidas de uma vez por todas do potencial de situação. Este é o caminho legado pelos antigos governantes.

A vitória na guerra é o que permite que um reino moribundo se salve e um condenado sobreviva. Não vencer a guerra significa perder território e pôr em perigo os altares do Estado. Por isso é impossível não se aprofundar nos assuntos militares com o maior cuidado .

No entanto, aquele que se alegra com a guerra perecerá da guerra, e aquele que busca a glória militar cairá em desgraça. Não se pode encontrar alegria na guerra e buscar a glória na guerra.

Comece a agir apenas quando estiver totalmente preparado. Se a fortaleza é pequena, mas seus defensores resistem obstinadamente, então eles têm grandes reservas.

Se houver poucos guerreiros, mas o exército for forte, então os guerreiros sabem pelo que estão lutando. Se eles tiverem que se defender sem suprimentos e lutar sem saber pelo que estão lutando, ninguém em todo o Império Celestial será capaz de resistir teimosamente e ser uma força formidável. 

Quando Yao governou o Império Celestial, os decretos reais não foram cumpridos sete vezes: duas vezes entre os bárbaros orientais, quatro vezes no País do Meio. Ele teve o cuidado de restaurar seu poder e consolidar suas vantagens. Ele foi para a guerra e venceu e, portanto, todo o Império Celestial se submeteu a ele.

Antigamente, Shennong lutou com a tribo Fuzhu; O Senhor Amarelo estava em guerra com o país de Shu-lu; Yao foi para a guerra contra a tribo Gungun, Shun atacou e subjugou as tribos San Miao. Tang expulsou o tirano Jie, Wu-wang puniu o tirano Zhou, e quando o povo Yan do reino Shang se revoltou, Zhou-gun os pacificou.

É por isso que eles dizem: se você não pode ser comparado aos Cinco Reis em virtude, você é inferior aos Três Reis em suas habilidades e não é igual a Zhou Gong em sabedoria, mesmo declarando que deseja espalhar a humanidade e justiça no mundo, elevar o ritual e a música, e governar o mundo com toda a cortesia, para erradicar o confronto e a violência, porque os próprios Yao e Shun queriam o mesmo, mas não conseguiram. É por isso que eles levantaram tropas para restaurar a ordem no mundo.


Questões de Wei-wang


Wei-wang, o governante de Qi, fez perguntas a Sun Bin sobre como usar as tropas: Se duas tropas já estão se enfrentando e seus líderes se veem, as fileiras dos soldados estão bem fechadas, sua formação é forte, e ninguém se atreve a começar a batalha primeiro, o que deve ser feito neste caso? 

Sun Bin respondeu: Primeiro, você precisa enviar um pequeno destacamento para a frente, recrutando-o entre guerreiros de baixa patente, mas muito corajosos. Deixe esta unidade se envolver em uma batalha experimental, mas não tente vencer a qualquer custo. Então, sob a cobertura da batalha que se seguiu, é possível reorganizar as tropas e atacar o inimigo pelo flanco. Desta forma, você pode alcançar uma grande vitória . 

Existem certas regras sobre quantas ou poucas tropas devem ser usadas nesta ou naquela manobra? , perguntou Wei-wang.

Sim, existem, respondeu Sun Bin.

Suponha que eu seja forte e o inimigo seja fraco, meu exército seja grande e o exército inimigo seja pequeno - o que devo fazer neste caso? 

Sun Bin curvou-se novamente e disse: Esta é a questão do sábio soberano! Ter um exército numeroso e ser mais forte que o inimigo, mas ainda perguntar como usar as tropas - esse é, de fato, o caminho que garantirá a paz ao Estado! Este caminho pode ser chamado de atrair o líder inimigo. Mostre que seus guerreiros estão confusos, desordene suas fileiras para agradar as intenções do inimigo. Então o inimigo certamente se apressará em se envolver na batalha.

Se o exército inimigo é numeroso e meu exército é pequeno, ele é forte e eu sou fraco, o que devo fazer então?,  perguntou Wei-wang.

Nesse caso, é necessário aplicar uma técnica chamada: ceder ao poder, respondeu Sun Bin. - Precisamos esconder a cauda das tropas para garantir a possibilidade de retirada. Guerreiros armados com armas longas devem ficar na frente e guerreiros com armas curtas devem ficar atrás. Nos lugares certos, você precisa colocar esquadrões voadores de arqueiros para proteger as tropas em caso de emergência. E suas forças principais não devem se mover: assim você pode forçar o inimigo a revelar suas habilidades..

Suponhamos que eu e o inimigo estejamos marchando ao mesmo tempo, e não se saiba quem tem mais tropas. O que fazer em tal caso?

Isso se chama[estocada perigosa. Se as tropas inimigas estiverem na formação regular usual, suas próprias tropas devem estar em três colunas, que estão intimamente comunicadas umas com as outras. Se for necessário parar, eles param imediatamente; se for necessário dar um salto para a frente, eles avançam .

Como se deve atacar um inimigo em uma situação desesperadora? 

Você pode esperar até que eles descubram como sobreviver.

Se as forças são iguais, o que deve ser feito? 

Precisamos forçar o inimigo a dividir suas forças, mas vou tomar a iniciativa e de repente acertá-lo onde ele não espera. Mas enquanto as forças inimigas não forem dispersadas, você precisa ficar quieto. E, de qualquer forma, você não pode atacar quando houver dúvidas .

Existe uma maneira de atacar dez vezes a força inimiga?

Sim existe. É preciso atacar onde ele não está pronto para atacar, e aparecer onde ele não espera aparecer.

Acontece que em terreno plano e com a formação correta, o exército ainda sofre a derrota. Qual é a razão para isto?

A razão é que o exército não tinha um bom destacamento avançado.

Como garantir que os guerreiros sempre obedeçam às ordens? 

Inspire confiança em si mesmo em todos os assuntos.

São palavras maravilhosas! Seu conhecimento de guerra realmente não conhece limites ! . 

Tian Ji perguntou a Sun Bin: O que causa mais problemas ao seu próprio exército? E como criar as maiores dificuldades para o inimigo? Por que o exército não consegue capturar as fortificações inimigas? Por que o general perde momentos favoráveis ou posições favoráveis? E por que os subordinados param de obedecê-lo? Posso perguntar se há maneiras de resolver esses problemas?

Sun Bin respondeu: Sim, existem. A posição desvantajosa oferece os maiores problemas para o próprio exército. As maiores dificuldades para o inimigo podem ser criadas levando-o a um lugar desconfortável, por isso dizem: Uma milha de caminhada no pântano é farinha para o comandante. O exército não consegue invadir as fortificações porque ele próprio não tem meios de proteção.

Tian Ji perguntou: Quando o exército inicia uma campanha, como garantir que os soldados obedeçam às ordens em marcha? 

Sun Bin respondeu: É necessário monitorar rigorosamente a implementação dos regulamentos militares e mostrar aos soldados que é benéfico para eles cumpri-los.

Tian Ji perguntou: As recompensas e punições são um meio importante de controlar os guerreiros? 

Sun Bin respondeu: Não. As recompensas são usadas apenas em casos extremos - para inspirar os guerreiros e fazer com que não tenham medo da morte. As punições devem ser aplicadas apenas para acabar com a confusão entre os guerreiros e fazê-los temer o comandante. Por meio de ambos, você pode facilitar sua vitória, mas isso não é o principal na guerra.

Tian Ji perguntou: Autoridade, poder, planos e truques são coisas importantes em uma guerra? 

Sun Bin respondeu: Não, não são. A autoridade é necessária para reunir o exército. O poder é necessário para inspirar os guerreiros a lutar. Planos são necessários para que o inimigo não possa se preparar para a batalha. São necessários truques para colocar o inimigo em uma posição difícil. Tudo isso pode ser usado para facilitar a vitória, mas isso não é importante.

Tian Ji objetou com raiva: As seis circunstâncias mencionadas são usadas por todos os especialistas em artes marciais, mas você, querido, diz que elas não são um assunto importante. O que então é importante em uma guerra?

Sun Bin disse: Avaliar as capacidades do inimigo e entender as propriedades do terreno, ver tudo o que acontece de perto e de longe - esse é o caminho do comandante! Por todos os meios para atacar onde o inimigo não pode conter os ataques - isso é importante na guerra!

Tian Ji perguntou: Existe uma maneira de usar tropas sem se envolver na batalha? 

Sun Bin respondeu: Sim, existe. É preciso concentrar as tropas nos vales e erguer os muros das fortalezas, estar alerta e não fazer movimentos. A ganância ou a raiva não devem ter rédea solta.

Tian Ji perguntou: Suponha que o inimigo seja numeroso e forte. Existe um método de ação militar em tal situação?

Sun Bin respondeu: Sim, existe. É necessário construir fortificações em locais importantes e fortalecer o espírito dos guerreiros. É necessário estabelecer uma ordem estrita nas tropas e alcançar sua coesão. É necessário evitar confrontos com o inimigo e inspirá-lo com autoconfiança. Você precisa atraí-lo, forçando-o a esgotar suas forças, atacar onde ele não está pronto para repelir o ataque e aparecer onde ele não espera que você apareça. E é preciso estar pronto para agir dessa forma por muito tempo.

Tienzi perguntou: Para que servem a formação da sovela e a formação do ganso selvagem? Por que são criados destacamentos dos melhores guerreiros e destacamentos de arqueiros? Para que serve a construção de vórtice? Por que existem bases nas tropas?

Sun Bin respondeu: A formação da sovela é usada para romper as densas defesas do inimigo e destruir suas melhores forças. A formação do ganso selvagem é usada para atrair o inimigo para uma armadilha e atacá-lo por dois lados. Destacamentos dos melhores lutadores são criados para romper as fortificações do inimigo e capturar seu comandante. Destacamentos de arqueiros são criados para infligir o maior dano ao exército inimigo em um confronto igual. E a base do exército existe para poder recompensar os soldados por uma vitória.

Sun Bin disse: Um soberano sábio e um comandante habilidoso não dependem de soldados comuns.

Quando Sun Bin deixou o palácio após a audiência, o aluno perguntou-lhe: Que perguntas Wei Wang e Tian Ji fizeram a você?

Sun Bin respondeu: Wei-wang fez nove perguntas, Tian Ji fez sete. Eles estão familiarizados com os fundamentos da arte militar, mas não compreenderam totalmente seu Caminho. Ouvi dizer que triunfará aquele que em tudo inspira confiança, mas aquele que espalha a justiça. O reino, onde pegarem em armas sem se prepararem para a guerra, será derrotado. Um reino que usa tropas aleatoriamente certamente perecerá. A terceira geração no reino de Qi estará em perigo! 


Perguntas de Tian Ji sobre fortificações


Tian Ji perguntou a Sun Bin: Se meus soldados não conseguem conter o impulso ofensivo do inimigo, o que devo fazer? 

Sun Bin respondeu: Aqui está a questão de um comandante sábio! Muitas vezes é esquecido e não é dado importância, pelo que é necessário colocar tropas com muita pressa .

Tian Ji disse: Você pode me dar instruções? 

Sun Bin respondeu: Sim, posso. Isso é usado em caso de complicações repentinas da situação, em locais perigosos ou onde os soldados são ameaçados de morte. Graças a esses truques, derrotei Pang Juan e capturei o herdeiro do trono, Shen. 

Tan Ji disse: Maravilhoso! Mas essas são coisas do passado e não vejo como esses métodos são usados há muito tempo.

Sun Bin disse: Cordas ou arame farpado, esticados na frente da disposição das tropas, podem substituir uma vala, carroças podem servir como bloqueios defensivos, escudos podem substituir o eixo. Armas longas são colocadas atrás deles e são usadas para salvar o dia. Lanças curtas serão colocadas atrás deles - para ajudar guerreiros com armas longas. A seguir estão os guerreiros com armas curtas: eles devem impedir que o inimigo recue e acertá-lo quando estiver confuso. Arqueiros são colocados atrás deles: eles agem como projéteis. No centro não tem ninguém, então enche.  Quando os guerreiros estão dispostos nessa ordem, todas as regras são seguidas.

O regulamento diz: Coloque seus arcos atrás do arame farpado e atire de acordo com as regras. No topo da haste, arcos e picos são divididos igualmente.

A regra diz: Aja depois que os batedores retornarem e relatarem a situação.  Coloque os observadores a uma distância de cinco ou  para que eles possam se ver. Coloque-os em uma colina de acordo com um quadrado; em um lugar baixo, coloque-os de acordo com um círculo. À noite, sinalize com tambores; de dia, sinalize com bandeiras.  


Guerreiros


Sun Bin disse: A vitória na guerra depende do recrutamento correto de guerreiros, a coragem de um exército depende de comandos, sua habilidade depende do potencial do exército  , suas vantagens dependem da confiança, sua destreza  depende da sabedoria de o líder, sua riqueza  depende da capacidade de retornar rapidamente, sua força depende da capacidade de dar descanso às pessoas e o mal para ele está na necessidade de lutar constantemente.

Sun Bin disse: A conduta honesta é o maior recurso de um exército. A confiança é a melhor recompensa para um guerreiro. Aqueles que desprezam a militância são reis entre os guerreiros. Aqueles que podem liderar um exército – tem a promessa da  vitória.

Sun Bin disse: Existem cinco condições que garantem a vitória.

Aquele que tem poder sobre todo o exército e o controla sozinho vencerá.

Quem conhece o Caminho vencerá.

Quem contar com o apoio dos guerreiros vencerá.

Aquele cujos assistentes se dão bem vencerá.

Aquele que for capaz de avaliar o inimigo e prever os perigos alcançará a vitória.

Sun Bin disse: Existem cinco condições que sempre levam à derrota.

Quem interferir no comandante não vencerá.

Quem não conhece o Caminho não vencerá.

Quem não obedecer ao comandante não vencerá.

Quem não usar batedores não vencerá.

Aquele que não conta com o apoio dos guerreiros não vencerá.

Sun Bin disse: A vitória está na execução estrita, a aplicação clara de recompensas e punições, a seleção de guerreiros, o uso de fraquezas do inimigo. É assim que o sucesso militar pode ser garantido.

Sun Bin disse: Aquele que não pode liderar um exército não é um comandante.

*

Existem três maneiras de comandar um exército:

Primeiro, confie;

Em segundo lugar, devoção;

Em terceiro lugar, diligência.

O que é devoção? Devoção ao soberano. O que é confiança? Confie nos prêmios. O que é diligência? Na correção diligente das deficiências.

Aquele que não é leal ao governante não pode liderar tropas.

Aquele que não inspira confiança na aplicação de recompensas não cultivará a virtude entre o povo.

Aquele que não corrige diligentemente suas deficiências não será honrado pelas pessoas.


Fases das ações militares


Sun Bin disse: Entre o Céu e a Terra, não há nada mais valioso do que uma pessoa.  A época do ano, os benefícios da área, a harmonia entre as pessoas — se você não dominar essas três coisas , mesmo que você ganha, você não vai evitar problemas. Portanto, você deve pesar tudo bem antes de iniciar as hostilidades e entrar na batalha somente quando tiver certeza de que é impossível de outra forma.

Quem inicia as hostilidades, escolhendo o momento certo, salvará seu povo de muitas dificuldades no futuro. Se você entrar na guerra na hora errada, mesmo uma pequena vitória exigirá grandes esforços.

Sun Bin disse: Aquele que vence seis batalhas em dez segue as regras das estrelas. Aquele que vence sete batalhas em dez segue as regras do sol. Aquele que ganha oito batalhas em dez segue as regras da lua. Aquele que ganha dez batalhas em dez é o mais habilidoso dos comandantes, mas pode ir longe demais. 

*

Existem cinco coisas que o impedem de vencer e, se você tiver pelo menos uma delas, a vitória não poderá ser alcançada. 

Em questões de guerra, houve casos em que muitas pessoas morreram, mas não foi possível capturar o comandante e sua comitiva.

Houve casos em que foi possível capturar o comandante e sua comitiva, mas o acampamento permaneceu ileso.

Houve casos em que foi possível capturar o acampamento, mas não foi possível capturar o comandante.

Houve casos em que o exército foi disperso e o comandante morreu.

Se você compreender o Caminho da Guerra, o inimigo, mesmo que queira sobreviver a qualquer custo, não conseguirá escapar.


Oito formações de batalha


Sun Bin disse: Aquele que se compromete a comandar tropas sem conhecimento suficiente superestima suas habilidades. Aquele que se compromete a comandar tropas sem coragem suficiente superestima suas capacidades. Quem se compromete a comandar tropas e se envolve na batalha sem conhecer o Caminho, só pode contar com a sorte.

Estabelecer a paz em um grande reino, expandir um grande domínio e proteger uma grande população - isso só é possível para aqueles que conhecem o Caminho. Conhecer o Caminho significa de cima para conhecer as mudanças no céu, para baixo para conhecer a estrutura da terra, por dentro para conquistar os corações de seus súditos, por fora para ter pleno conhecimento do Estado de coisas do inimigo .

Sun Bin disse: Ele sabe usar as oito formações de batalha, entra na batalha apenas sabendo com certeza como vencer, e em outras circunstâncias se abstém de lutar - tal é o comandante-chefe do exército que é digno de sua classificação! 

Sun Bin disse: O uso de oito métodos de formação militar se deve às vantagens do terreno: assim é possível determinar qual método de formação é o mais adequado. Alinhar as tropas, dividindo-as em três partes, cada parte deve ter uma vanguarda e uma retaguarda; que cada unidade aguarde sua ordem e, somente após recebê-la, inicie a manobra. Para uma unidade de avanço, duas unidades de defesa. Se uma unidade invade o acampamento do inimigo, duas unidades garantem a vitória.

Quando o inimigo estiver enfraquecido e a confusão reinar em seu acampamento, envie seus melhores guerreiros para aproveitar a situação. Quando o inimigo estiver forte e unido, coloque os piores guerreiros na frente para atraí-lo para uma armadilha. É assim que o comandante-em-chefe, digno de seu título, deve agir.

Divida os carros de guerra e a cavalaria em três grupos: um à esquerda, outro à direita, o terceiro atrás. Use mais carros em terreno plano, use mais cavalaria em desfiladeiros, use arqueiros em lugares difíceis.

Tanto no desfiladeiro como no plano é fácil determinar onde é o lugar da vida e onde é o lugar da morte. Posicione-se no lugar da vida e ataque no lugar da morte.


Características do terreno 


Sun Bin disse: De um modo geral, as regras para o movimento no solo são as seguintes: quando eles caminham em uma colina, eles se movem por caminhos externos e quando caminham por uma planície, eles se movem por caminhos internos.

Uma ofensiva ao longo da planície é chamada de base, uma ofensiva ao longo de estradas secundárias é chamada de fio cruzado. Quando um comandante souber combinar as técnicas de base e fio cruzado, não haverá desordem na formação de tropas.

Os atacantes do outro lado da planície estão caminhando pela grama densa. O avanço por estradas vicinais atravessa a área, repleta de mortes. 

Ao alinhar tropas antes de uma batalha, deve-se primeiro levar em consideração a posição do sol.

O vento pode soprar de todas as oito direções e não deve ser esquecido.

Também é necessário lembrar sobre água atrás, encosta à sua frente, nadar contra a corrente, acampar no local da morte, estacionar em uma clareira: essas cinco circunstâncias não contribuem para vitória.

As montanhas que se estendem para o sul são montanhas vivas. As montanhas que se estendem para o leste são montanhas mortas. As águas que fluem para o leste são águas vivas. As águas que correm para o sul são águas mortas. A água estagnada está morta. 

De acordo com suas vantagens, diferentes áreas são organizadas nesta ordem: montanhas são melhores que colinas altas, colinas altas são melhores que colinas baixas, colinas baixas são melhores que uma encosta, uma encosta é melhor que uma planície arborizada.

De acordo com suas vantagens, os cinco tipos de vegetação são dispostos na seguinte ordem: mata alta, matagais densos, arbustos, juncos e gramíneas.

Os cinco tipos de solo são classificados de acordo com suas vantagens na seguinte ordem: verde é melhor que amarelo, amarelo é melhor que preto, preto é melhor que vermelho, vermelho é melhor que branco, branco é melhor que verde.

Os cinco tipos de terreno que convidam à derrota são: desfiladeiros, rio, pântano, charcos e salinas. 

Os cinco locais fatais são: poços naturais, depressões naturais, armadilhas naturais, fendas naturais e sumidouros naturais. Essas cinco sepulturas prometem a morte, então você não pode parar por aí.

Na primavera não desça das colinas, no outono não suba as colinas.

O corpo principal de um exército formado para a batalha não deve estar na frente à direita. As formações de combate das tropas devem ter finalização à direita, e não à esquerda.


Força e preparação para ação militar


Sun Bin disse: Aqui estão criaturas com presas afiadas e chifres pesados, garras na frente e esporas nas costas: quando estão satisfeitos, eles se acariciam, quando estão furiosos, eles se atacam - este é o Caminho do Céu, e não pode ser alterado. Portanto, aquele que não tem desde o nascimento os meios de guerra deve se preparar para a guerra - tal é o trabalho dos mais sábios.

Huangdi inventou a espada, que é indicada por formações de batalha. Hou Yi inventou o arco, que é denotado por potencial. Yu inventou barcos e carros de guerra, que são indicados por mudanças correspondentes à situação. Tang e Wu  inventaram lanças e alabardas, que são designadas por equipes. Estas são as quatro maneiras pelas quais os meios de guerra são usados.

Como você sabe que a espada é uma formação de batalha? A espada pode ser usada ou embainhada de manhã à noite . É por isso que se diz: Avance a linha de frente do exército, mas não entre na batalha. E é por isso que a espada é como a linha de frente de um exército: se a espada não tiver um fio afiado, mesmo o mais bravo dos guerreiros não ousará usá-la. Se no exército não existe uma linha de frente distinta, quem quiser fazer avançar o exército, a menos que seja dotado de uma coragem extraordinária, não conhece os fundamentos da arte militar. Se a espada não tiver punho, mesmo o guerreiro mais habilidoso não poderá avançar.  Se um exército alinhado em ordem de batalha não tiver uma retaguarda confiável, quem quiser movê-lo para frente a menos que tenha habilidade extraordinária, não conhece as leis da guerra. E, portanto, quando um exército tem uma vanguarda e uma retaguarda confiáveis, os guerreiros nele confiam uns nos outros e não hesitam. Então o inimigo recuará por conta própria. Se o exército não tem vanguarda nem retaguarda, será destruído.

Como você sabe que o arco corresponde ao potencial da posição de luta?  Disparando uma flecha de um ponto entre o ombro e o braço, podemos matar um homem a cem passos, de modo que ele nem mesmo entenda de onde veio a morte. Portanto, diz-se que a imagem do arco é o potencial do exército.

Como sabemos que barcos e carros de guerra significam mudanças de acordo com as circunstâncias? [trecho perdido]

Como sabemos que piques e alabardas são indicados por comandos?  Durante o dia, os comandos são dados com bandeiras; à noite, os comandos são dados com batidas no tambor - é assim que você pode controlar o movimento das tropas.

Estas são as quatro maneiras pelas quais os meios militares são empregados. Todos querem usá-los, mas ninguém sabe como. 

Portanto, existem quatro tipos de guerra. Primeiro, a formação de batalha; em segundo lugar, o potencial da situação; em terceiro lugar, mudanças correspondentes à situação; Quarto, comandos. Tendo mergulhado no significado desses quatro conceitos, pode-se derrotar até mesmo um inimigo forte e capturar até o melhor comandante. 

Potencial é o que te permite atacar como se estivesse sem preparação e aparecer de repente. 

Os comandos são dados durante o dia com o auxílio de bandeiras e à noite - com o auxílio de batidas de tambor. Eles servem para liderar tropas em batalha.

*

Aquele que compreender os quatro caminhos da guerra viverá, e aquele que não os compreender perecerá. 


Lei de guerra


Sun Bin disse: Quem quiser entender a lei da guerra, que tome o arco e flecha como modelo. As flechas são os guerreiros, o arco é o comandante e o atirador é o governante.

A flecha tem uma ponta de metal na frente e uma flecha atrás, então é afiada e voa reta [porque é pesada na frente e leve atrás]. Se os soldados estiverem alinhados de forma que as fileiras da retaguarda sejam pesadas e as da frente sejam leves, eles manterão a formação bem na batalha, mas não cumprirão as ordens de invadir as fileiras do inimigo. Tal formação de tropas não é consistente com as regras do tiro com arco.

Comandante é um arco. Se a mão não segura adequadamente um arco esticado, não haverá equilíbrio na distribuição de força e relaxamento, de modo que a força em ambas as asas do arco no momento em que a flecha voa será desigual e, então, as flechas não conseguirá atingir o alvo, mesmo que o peso da sua ponta e empenamento estejam devidamente ajustados. Assim é o comandante: se não tiver uma atitude equilibrada perante o que está a acontecer, não conseguirá vencer, mesmo que seu exército esteja corretamente construído.

Se o peso da flecha for bem distribuído, ou seja, o exército for bem construído, e o arco for puxado corretamente, ou seja, o comandante tem uma atitude equilibrada em relação ao que está acontecendo, mas o atirador não é habilidoso, é impossível para derrotar o inimigo. 

É por isso que se diz: O tiro com arco de precisão é predeterminado pela coincidência de quatro circunstâncias, o sucesso nas operações militares é predeterminado pela combinação de três circunstâncias: [governante], comandante e guerreiros. 

E também dizem: O exército derrota o inimigo como um arqueiro atira com um arco. Este é o caminho da guerra. 

Aquele que conhece este Caminho terá sucesso na guerra, e seu soberano glorificará seu nome.


Escolha correta


Sun Bin disse: A maneira de usar guerreiros e atrair pessoas é como a ação da balança. Essas escalas servem para selecionar dignos e atrair bons maridos. Os primórdios do Yin e Yang servem como uma forma de reunir seu povo e interagir com o inimigo  . Quando as escalas são ajustadas.  Os salários são dados cuidadosamente, e então a ação das escalas pode ser considerada inesgotável.

Ao definir direções e fazer julgamentos, sempre aja de acordo com as circunstâncias.

A propriedade privada e estatal é um tesouro do Estado. Há pessoas que têm uma vida curta, mas muita riqueza, e há pessoas que têm uma vida longa e pouca riqueza. Somente um soberano iluminado e um homem sábio entende o destino de todos e, portanto, pode colocar todos em seu devido lugar - para que aqueles que perdem suas vidas não se desesperem e aqueles que perdem suas propriedades não fiquem com raiva. Isso é o que é ação inesgotável.

Significa também que os vizinhos não se permitem ser ultrajantes, e os que estão longe não se permitem ser negligentes.

Quando as pessoas acumulam muita riqueza, as coisas são fáceis de fazer  , e quando as coisas são fáceis de fazer, as pessoas não buscam a justiça de cima. Quando um Estado está cheio de conflitos, as pessoas deixam de honrar seus governantes. Quando há pouca riqueza no Estado, [as pessoas são frugais], e as pessoas podem ser atraídas para si mesmas com a promessa de honra e glória.

Assim, o governante deve coletar riqueza para que as pessoas possam usá-la. Pelo fato de o governante arrecadar riquezas, os soldados servem no exército por muito tempo.  


Guerreiros que vão para a morte


Quando você sabe que os guerreiros são confiáveis, não deixe ninguém humilhá-los.

Inicie as operações militares apenas quando tiver garantido a vitória para si mesmo e certifique-se de que ninguém adivinhe.

Na batalha, não se esqueça dos flancos.

Aja, somente depois de estudar tudo cuidadosamente.


Manutenção


Sun Bin disse: Quando os guerreiros são reunidos e um grande exército é feito deles, é importante inspirar os guerreiros. Quando um exército está em campanha, é importante manter a ordem e o alto astral nele. Quando você se aproxima do campo de batalha e se aproxima do inimigo, é importante fortalecer o espírito dos soldados. Quando o dia da batalha é marcado, é importante incutir nos guerreiros uma determinação inabalável de lutar. E antes do início da batalha, é importante manter o espírito de luta dos soldados, e intimidar os guerreiros de todo o exército para inspirá-los. O comandante dá a ordem, e essa ordem serve para levantar o ânimo. O comandante ordena. roupas de combate curtas para dar determinação aos soldados e fortalecer seu espírito. O comandante ordena que seja dada comida a cada soldado por três dias, e o povo do Estado faz para incutir nos soldados uma determinação inabalável de lutar. O comandante convoca os seus guardas e anuncia-lhes: Beber e comer não são para manter o moral dos soldados.


Princípios de comando


Sun Bin disse: Quando você coloca guerreiros em seus lugares, dirige as ações das tropas e reúne unidades, então, ao determinar as fileiras dos guerreiros, certifique-se de que todos ocupem sua posição adequada. Cada classificação deve ter sua própria insígnia, o lugar de cada um é determinado por sua promoção ou rebaixamento. Ao construir tropas, os méritos de cada guerreiro devem ser levados em consideração. Ao recrutar unidades, você precisa levar em consideração a origem dos guerreiros e nomear comandantes daqueles que têm poder em sua terra natal.

Elimine mal-entendidos sinalizando com bandeiras nas carruagens, dando ordens por meio de gongos e tambores. Para manter os guerreiros na linha, ordene que eles sigam uns aos outros. A ordem de montar acampamento é dada por meio de fogueiras de sinalização.

Persiga o inimigo sem quebrar a formação geral. Mude a formação para evitar confusão entre as tropas.

Posicionar-se em terreno elevado, bombardeando o inimigo com flechas e projéteis, utilizar formação de nuvens. Cerque o inimigo, use a formação rio sinuoso.

Para capturar o destacamento avançado do inimigo, bloqueie seu caminho e, quando ele estiver à beira da derrota, cerque-o.

Indo ajudar, crie pressão no inimigo de fora.

No combate corpo a corpo, aja em grupos dispersos.

Use armas pesadas ao enfrentar uma grande concentração de forças inimigas. Use armas leves ao enfrentar forças inimigas dispersas.

Para atacar um ponto fortificado, use torres de cerco móveis.

Em terreno plano, use a formação quadrada  . Ao atacar posições inimigas em uma colina, use formação com furador  . Em terreno acidentado, use construir em círculo  .

Tendo se aproximado do inimigo, aplique alternadamente táticas ofensivas e defensivas. Contra uma força bem formada, use a formação quadrado com asas  . Em condições de batalha mais dispersa, aja como um bico de pássaro.

Estando cercado em terreno irregular, procure uma saída infiltrando-se atrás das linhas inimigas. Em solo gramado e arenoso, você precisa sair do meio ambiente, rompendo diretamente.

Vencida a guerra, deixar as tropas em campo para que o Estado continue em prontidão de combate.

Em matas densas, mova-se, sinuoso. Para facilitar o seu caminho quando os guerreiros estiverem cansados, mova-se na formação ganso selvagem. Em locais perigosos, use todos os tipos de armas ao mesmo tempo. Recuando, esconda-se nos matagais. 

Ao contornar uma montanha ou floresta, use desvios e mova-se aos solavancos. Indo em uma caminhada para a cidade, mova-se por vias navegáveis convenientes.

Organize um retiro noturno usando ordens escritas. Anuncie alarmes noturnos com luzes de sinalização.

Selecione guerreiros capazes para o papel de informantes secretos no acampamento do inimigo. Coloque guerreiros com armas corpo a corpo por onde o comboio inimigo deve passar.

Entregue suprimentos para um ataque de fogo em carrinhos.

Guerreiros com espadas curtas devem ser colocados na formação ‘furador’.

Quando há poucos guerreiros, você precisa misturar diferentes tipos de armas. A mistura de diferentes tipos de armas permite evitar o meio ambiente.

Ao preencher as lacunas nas fileiras e conectar unidades individuais em uma única cadeia, as formações de batalha podem ser fortalecidas. Desintegrando-se como uma nuvem, e agindo em formação dispersa, é possível repelir um ataque súbito. Agindo como um redemoinho que levanta poeira, pode-se aproveitar a incerteza da posição. Escondendo e inventando truques constantemente, você pode forçar o inimigo a entrar na batalha. Fazendo o exército se contorcer como um dragão, e colocando guerreiros em emboscadas, pode-se lutar nas montanhas.

Ação pelas regras é a melhor maneira de lutar durante o dia. Um ataque surpresa é a melhor maneira de lutar à noite. Forçar o inimigo a atravessar um rio para se engajar na batalha é a melhor maneira de lutar com um pequeno número de guerreiros.

Ao agitar bandeiras, você pode confundir o inimigo. Por meio de carros seguindo um após o outro, é possível perseguir o inimigo em retirada.

O movimento rápido de tropas sob as ordens do comandante é uma forma de se preparar para a repulsão de um inimigo forte. Espalhando-se pela água e pelo pântano, você pode repelir um ataque de fogo.

Retornando sob o manto da escuridão, como uma cigarra perde suas escamas, pode-se atrair o inimigo para uma armadilha. Usando unidades móveis especiais, você pode repelir um ataque inesperado.

Lidere um exército em fileiras cerradas para invadir a fortificação. Confunda o inimigo abrindo brechas nas fortificações.

Deixando pequenos troféus para o inimigo durante a retirada, você pode atraí-lo para uma armadilha. Usando armas pesadas e agindo com firmeza, você pode vencer a batalha decisiva.

Ao se mover à noite, use sinais sonoros para alertar as tropas.

A distribuição adequada de salários e distribuição de suprimentos  é um caminho certo para a vitória.

Aja com firmeza para repelir o ataque. Agir suavemente para evitar hostilidades.  


Fortalecendo o exército

Wei-wang perguntou a Sun Bin:

Ao instruir-me sobre como fortalecer o exército, nenhum dos oficiais de Qi propõe o mesmo método. Uns falam de governo, outros sobre leis, distribuir recompensas, alimentar o povo, instaurar a paz.

Sun Bin respondeu: nada disso fortalece o exército.

Wei-wang perguntou: Então o que é indispensável para fortalecer o exército?

Sun Bin disse: Enriquecer o Estado.

Wei-wang disse: E como devo fazê-lo?

[restante perdido]


Dez formações de batalha


Há um total de dez tipos de formação de batalha: formação de quadrado, formação de círculo, formação dispersa, formação densa, formação de sovela, formação de ganso selvagem, formação de gancho, formação de ataque camuflado, formação de fogo e formação de água. Cada um deles tem sua própria aplicação.

A formação em quadrado destina-se a mobilizar as tropas.

A formação em volta destina-se ao movimento circular das tropas.

A formação dispersa é projetada para evitar ataques inimigos.

Uma formação densa é projetada para defesa firme.

A formação de uma sovela é projetada para romper as defesas do inimigo. 

A formação do ganso selvagem é projetada para flanquear.

A formação em forma de gancho permite que você se adapte rapidamente à situação e interrompa os planos do inimigo.

A formação para um ataque camuflado permite que você confunda o inimigo.

Uma formação de fogo é projetada para desalojar o inimigo de suas posições fortificadas.

A formação na água é usada para abrir as fortificações inimigas.

A regra para construir um quadrado é esta: o meio deve ser fino e as bordas grossas, enquanto a linha principal corre ao longo da linha de trás. A dispersão no meio é para crescer. 

A regra para uma formação dispersa é aumentar o poder de uma pequena força. Nesse caso, os soldados armaram bandeiras em vários locais para dar a impressão de presença de tropas ali. Portanto, os guerreiros são colocados à distância uns dos outros para colocar mais bandeiras e insígnias, e guerreiros com espadas afiadas são colocados nas bordas. Deve-se ter cuidado para garantir que eles estejam longe o suficiente para não se chocarem, mas próximos o suficiente para evitar o perigo de serem cercados. As carruagens não devem se mover rapidamente, os guerreiros não devem se mover correndo. Assim, a regra principal para uma formação dispersa é colocar o maior número possível de pequenas unidades, que podem avançar ou recuar, atacar ou manter a defesa, perturbar o inimigo ou emboscá-lo quando estiver cansado. Agindo desta forma, as unidades dispersas podem vencer as melhores forças inimigas. 

A regra para a formação densa é não colocar as tropas muito distantes, mas incentivá-las a cooperar estreitamente umas com as outras, unindo suas armas para que os guerreiros confiem uns nos outros e as unidades na frente e atrás se protejam. [...] Se os guerreiros estão com medo, deixe-os sentar e ficar quietos. Não persiga a fuga, não obstrua o avanço. Ataque-os flanqueando-os ou destrua seus esquadrões de elite. A formação deve ser justa e sem quebras, como a plumagem de um pássaro. Recuar como se a montanha se movesse. Então a formação densa se tornará invencível.

A formação de sovela é como uma espada: se seu fio não for afiado o suficiente, não romperá as defesas do inimigo; se suas arestas não forem finas, não cortarão as posições do inimigo; e se seu punho for fraco, não pode ser usado em batalha. Portanto, a ponta deve ser afiada, as bordas finas e o cabo forte. Então a construção de uma sovela pode ser usada para romper as fileiras inimigas.

Formação de ganso selvagem; As linhas da frente devem ser como macacos furiosos, as linhas de trás como um gato selvagem; ataque dos três lados, não permitindo que o inimigo escape de suas redes e sobreviva. Tal é a formação na forma de um ganso selvagem.

A formação em forma de gancho é a seguinte: as fileiras da frente ficam retas e os flancos esquerdo e direito são dobrados. Gongos, tambores, flautas e bandeiras de sinalização devem estar a postos, e os soldados devem conhecer as ordens que lhes são dirigidas.

Na formação para o ataque camuflado, muitas bandeiras e insígnias devem ser usadas, e o tambor deve ser tocado com frequência. Se os guerreiros estiverem confusos, você precisa colocá-los no chão; se as carruagens estiverem espalhadas, você precisa coletá-las em uma fileira. Quando o exército é colocado em ordem, a primeira fila avança ruidosa e violentamente, como se os soldados tivessem caído do céu ou saltado do chão. Os soldados de infantaria devem andar assim o dia todo, sem parar.

Na formação do fogo, deve ser aplicada da seguinte forma: retirar valas defensivas e erguer paredes, cavar outra vala. Dobre pilhas de galhos a cada cinco passos para que a distância entre as pilhas seja sempre a mesma. Para atear fogo à lenha são necessárias várias pessoas, que devem ter destreza e coragem.  A lenha só deve ser incendiada com o vento, pois se o fogo retroceder, a batalha estará perdida, independentemente de o as tropas atacam ou defendem.

De acordo com as regras de um ataque de fogo, o fogo deve ser aceso em locais baixos e gramados, para que os soldados inimigos não tenham para onde recuar. Nesses casos, o fogo pode ser usado. Se houver vento forte e muito mato, e o acampamento inimigo estiver localizado na grama espessa e mal guardado, um ataque de fogo é fácil de realizar e trará a vitória. É necessário lançar o inimigo em confusão com fogo e regue-o com uma chuva de flechas. Tambores devem ser batidos para animar os guerreiros e aproveitar a situação. Estas são as regras do ataque de fogo.

As regras para operações militares na água são as seguintes: você precisa ter muitos soldados de infantaria e poucos carros; os guerreiros devem ter todo o equipamento necessário para que possam atacar rapidamente e recuar sem demora. Para retirar sem demora, use a corrente justa e faça dos soldados inimigos alvos de flechas.

De acordo com as regras de guerra na água, barcos leves devem ser usados em patrulhas avançadas e barcos de alta velocidade devem ser usados para transmitir mensagens. Se o inimigo recuar, persiga-o. Se o inimigo avançar, defenda teimosamente. Você precisa avançar e recuar, mantendo o sistema correto e sendo cuidadoso. Deve-se estar alerta quando o inimigo muda de posição, atacá-lo quando está em formação de suas tropas e cortá-las em pedaços. Uma vez que o inimigo tem carruagens e guerreiros com uma variedade de armas, é importante saber quantas tropas de vários tipos ele tem disponíveis. Ataque seus barcos quando ele completar a travessia e informe seus homens quando o inimigo se aproximar. Estas são as regras para conduzir operações militares na água.