Pesquisar neste blog

Xing Zi Ming Chu 性自命出

Xing Zi Ming Chu 性自命出 [A natureza humana vem do mandato] é um texto do período dos Estados Combatentes escavado em 1993 da tumba de Guodian 郭店. O texto é atribuído a Zisi 子思 [481–402aec], discípulo direto de Confúcio, e é um dos primeiros textos a discutir a questão da natureza humana [性 Xing]. A descoberta desse escrito mostra uma perspectiva inteiramente nova sobre esse conceito, revelando debates profícuos e abordagens diferentes e além daquelas propostas por Mêncio孟子 e Xunzi荀子.

***

Embora todos tenham uma natureza inata, a mente* não atingiu o ponto de compreendê-la e permanece distraída. A natureza inata só aparecerá sob a influência de objetos externos, só terá alegria em agir e formar hábitos antes que a mente se fixe. Felicidade, tristeza, serenidade e raiva são Natureza humana. Quanto à aparência externa de Natureza humana, ela é causada pelo ambiente. O Natureza humana vem do Céu, e seguir essa natureza é o Caminho. A humanidade nasce da emoção, e a emoção vem da natureza. O começo da humanidade começa com emoção, e o fim da humanidade termina com retidão. Aqueles que entendem a emoção podem se conduzir caminho humano, e aqueles que entendem a retidão podem controlar o caminho humano. Gostos e desgostos são da natureza humana, e os objetos de gostos e desgostos são as coisas. É da natureza humana ser [potencialmente] bom ou mau, mas a causa de ser bom ou mau é o ambiente externo.

A relação entre e a mente e os objetos externos é baseada na natureza humana, e natureza humana é desencadeada por objetos externos. Isto é como o metal e a pedra, que tem a função de fazer som, mas não pode fazer som a menos que seja golpeado. O mesmo se aplica à natureza humana: embora haja Natureza humana, se não houver um gatilho externo, a mente consciente não pode se manifestar.

Há uma ideia na mente, mas nada pode ainda ser realizado. A mente não pode funcionar sozinha, assim como a boca sem a mente não pode produzir som. O gado nasce com corpos enormes, e os gansos selvagens nascem com pescoços longos. Esta é a natureza. Mas os seres humanos podem mudar de ideia por meio do aprendizado.

Todas as coisas no mundo são diferentes. Coisas duras podem ser erguidas e usadas como pilares por causa de sua dureza; coisas macias podem ser usadas para amarrar coisas por causa de sua maciez. Mas a natureza das pessoas no mundo é a mesma e, posteriormente, as mentes e as características são diferentes, o que é causado pelos hábitos formulados pela educação.

A natureza humana pode ser influenciada de várias maneiras: às vezes desencadeada, às vezes estimulada, às vezes contida, às vezes promovocada, às vezes instigada, às vezes nutrida, às vezes aprimorada.

O que pode desencadear o Natureza humana são os objetos externos, o que pode alimentar o Natureza humana é a música, o que pode controlar o Natureza humana é a razão, o que pode melhorar o Natureza humana é a retidão, o que pode desencadear o Natureza humana é o estímulo [estudo], o que pode cultivar o Natureza humana é o hábito e o que pode tornar o Natureza humana melhor é o Caminho.

A existência que aparece do lado de fora é chamada de ‘coisas’, o que torna o humor de alguém feliz é chamado de música, a situação em que as coisas estão é chamada de propensão, e o que é feito para um determinado propósito é chamado de razão. A retidão é o padrão de todas as boas ações, o hábito é fazer com que a natureza gradualmente se torne internalizada, o caminho é inerente e interno a todas as coisas.

O caminho se baseia em tratar a mente. Existem quatro caminhos, dos quais apenas o caminho do ser humano pode ser usado para ensinar as pessoas. Os outros três são apenas tratamentos gerais. Poemas, livros, ritos e música foram originalmente produzidos a partir das necessidades humanas. Poemas são escritos para expressar emoções, livros são escritos para aprender com a história, rituais e música são meios de temperança. Os sábios os classificaram e os reuniram em paralelo, os organizaram na ordem de suas observações, observaram os comportamentos corretos dos seres humanos e os educaram para autocultivo, de modo a controlar o desenvolvimento ou contenção das emoções humanas. Em seguida, usaram-nos para educar as pessoas, e o propósito da educação é fazer com que as pessoas tenham moralidade em seus corações. 

A produção de rituais parte dos sentimentos humanos e, quando surge, deve ser criada de acordo com as condições locais. Sua ordem é a retidão, e o refinamento dessas ordens está no livros. O compromisso com a aparência é usado para decorar os ajustes acima mencionados. Um educado cultiva a beleza dos sentimentos humanos, presta atenção à etiqueta e à retidão, é proficiente em ritos, repara a aparência, aprecia o caminho e deleita-se em seus ensinamentos, para que possa ser respeitoso. A devoção é usada para expressar respeito, e sua etiqueta é um ornamento. Moedas e sedas são símbolos e provas para expressar amizade, e as palavras ditas devem estar de acordo com a moralidade. O sorriso no rosto é a expressão superficial da alegria; a felicidade na mente é a expressão profunda da alegria.

A voz pode vir de sentimentos humanos sinceros, e então provoca uma profunda influência nas pessoas. Ao ouvir o riso, a mente de alguém ficará brilhante e alegre; ao ouvir canções, a mente de alguém aumentará e as emoções serão excitadas. Pense juntos e anime-se; assista à música e dança de "Shao" e "Xia", e você trabalhará duro e será humilde. Cantar por simpatia ou luto moverá sua mente e o fará suspirará por isso. As músicas são tão comoventes que as pessoas podem cantá-las em voz baixa por um longo tempo, e pode fazer as pessoas retornarem verdadeiramente à bondade original, prosperar de maneira gentil, conter os sentimentos humanos e inspirar a virtude. No entanto, músicas como de Zheng Wei não são apropriadas, e por isso as pessoas apenas sentem sua influência [mas não se deleitam].

Músicas elegantes como "Shao" e "Xia" dos tempos antigos podem harmonizar a mente das pessoas, e músicas como "Lai" e "Wu" que foram adicionadas posteriormente podem harmonizar a mente das pessoas. Todas elas são usadas para educar as pessoas. "Lai" e "Wu" exaltam a alegria do Rei Wu dominando o mundo, enquanto "Shao" e "Xia" exaltam a alegria do amor verdadeiro.

A alegria ao extremo produzirá tristeza, e o choro também é uma espécie de tristeza, ambas possuem a aparência de sentimentos verdadeiros. A tristeza e a alegria são semelhantes em manifestação, portanto não estão muito distantes na mente. O choro move as pessoas e gradualmente enfraquece, mas quando é forte, dura continuamente e acaba em tristeza; o riso move as pessoas, é forte e densa, e quando é forte, se estende e se transforma em alegria, mas em excesso, se transforma em tristeza, e finalmente termina preocupando em longo prazo.

Toda tristeza é sofrida depois de pensar; toda felicidade é alegria depois de pensar. O papel do pensamento é principalmente o da mente. Cantar é a expressão externa do pensamento. À medida que a voz muda, o mesmo acontece com o estado de espírito. O oposto também é verdadeiro, o humor muda, a voz também muda. Suspirar é a expressão da tristeza, gritar é a expressão da felicidade; quando a voz é pequena e barulhenta como um pássaro, é a expressão direta da voz; mas quando canta é a expressão da mente. Quando as pessoas estão felizes, elas ficam embriagadas, quando estão embriagadas, ficam excitadas, quando estão excitadas, cantam, quando cantam, sacodem o corpo, e quando sacodem o corpo, dançam. Dançar é o fim da felicidade. Quando as pessoas estiverem mal-humoradas, ficarão tristes, quando estiverem tristes, ficarão sofrendo, quando estiverem sofrendo, cantarão, e quando cantarem, baterão no peito, e quando baterem no peito, pularão e baterão os pés, e esse é o fim da raiva.

É muito difícil para os estudiosos encontrar sua mente original. Se você trabalhar duro em seu comportamento diário, quase consegue, mas não se educa as pessoas tão rapidamente quanto se faz música. Embora uma pessoa possa agir como um sábio e um educado, se a moralidade não puder ser internalizada em sua mente, ela não valerá muito. Se você não pode buscar sinceramente sua mente original, você não pode obter o Caminho. Não se pode agir com leviandade, e a leviandade pode ser detectada. 

Não há necessidade de [fazer] muitas coisas; a mente humana se revelará naturalmente se examinarmos cuidadosamente suas manifestações externas, e saberemos onde os verdadeiros sentimentos estão escondidos. A toelrância é o critério da retidão, a retidão é o critério do respeito e o respeito é o princípio de lidar com as coisas como elas devem ser. A honestidade é o critério da benevolência, e a benevolência é o critério da natureza humana, e a benevolência nasce da natureza. A lealdade é o critério da sinceridade, a sinceridade é o critério do afeto, e o verdadeiro afeto vem da natureza. Existem sete tipos de amor, e apenas o amor derivado da natureza humana está próximo da benevolência. Existem cinco tipos de sabedoria, e apenas a retidão está próxima da lealdade. Existem três tipos de mal, e apenas a aversão à desumanidade está próxima da retidão. Existem quatro tipos de caminhos, e somente o caminho do ser humano pode ensinar as pessoas a serem boas.

A impaciência com a mente fica mais proeminente ao pensar; usar a sabedoria e a flexibilidade é o mais proeminente quando na adversidade; estar mais envolvido emocionalmente é o mais proeminente quando se está triste ou feliz; ansiedade para fazer o que você quer fazer é o mais proeminente quando você está feliz. Força é o mais proeminente na busca de seus próprios interesses; a busca da satisfação é o acúmulo de força interior a longo prazo, e é fácil morrer por isso. As palavras e ações de uma pessoa podem ser moderadas, mas se ela não tiver um coração honesto e leal, ela facilmente se tornará licenciosa. Uma pessoa que é gentil e alegre pode facilmente se dar bem com os outros, mas se ela não tiver bom senso e coragem, ela será facilmente humilhada pelos outros; uma pessoa que age de forma imprudente sem disciplina não sabe servir. Uma pessoa cautelosa precisa da ajuda de um sábio.

É abominável para uma pessoa ser hipócrita. Uma pessoa hipócrita será mesquinha e gananciosa, e conspirará contra os outros se for mesquinha e gananciosa. Pessoas que são boas em tramar e conspirar não estarão dispostas a se associar com ela. A prudência é o princípio da benevolência, e mesmo que haja alguns erros, não é fácil ser enganado. Rapidez é o princípio da estratégia, e os erros serão percebidos. Se as pessoas não tomarem cuidado, vão errar, é verdade!

As pessoas gostam de sinceridade; se você agir com sinceridade, mesmo que tenha errado, os outros não o repudiarão facilmente. Se você não agir com sinceridade, mesmo que não tenha feito nada, as pessoas desconfiarão de você. Aja de boa fé, e mesmo que não o tenha posto em prática, os outros confiarão. Não espere falar para depois observar a sinceridade, se alguém tem um coração puro e sincero. 

O educado ensina as pessoas, e as pessoas têm um coração de bondade constante, porque sua natureza é boa. Mesmo se as recompensas não são dadas, o povo faz o melhor, porque suas ações estão de acordo com o caminho, e estão sempre preparados para tudo. O educado não impõe punição ao povo, e o povo fica admirado, porque ele tem um coração que teme pelo povo. As pessoas humildes o respeitam por causa de sua virtude. Pessoas poderosas podem se reunir em torno dele, porque ele é uma pessoa que tem o caminho. Mesmo sozinho, ele ainda é alegre e tranquilo, porque o ritual está formado na mente. 

Se você não gosta dele, não pode criticá-lo, porque ele conhece o princípio da retidão. Pode criticá-lo, mas não odiá-lo, porque ele praticou benevolência e retidão. Ele não faz nada de errado, tudo é adequado, porque ela conhece o caminho dos ritos e da retidão. Ouça o caminho dos ritos e da retidão, e use-o para refletir sobre como se relacionar com os superiores. Esta é a maneira de se comunicar com os superiores. 

Ouça o caminho dos ritos e da retidão, e use-o para refletir sobre como se relacionar com os inferiores. Esta é a maneira de se comunicar com os inferiores. Ouvir os princípios de ritualidade e retidão e usá-los para refletir sobre as próprias palavras e ações é o caminho para o autocultivo. Comunicar-se com os superiores no caminho dos ritos e da retidão está próximo do princípio de servir o imperador; comunicar-se com os inferiores no caminho dos ritos e da retidão, e ser capaz de conquistar o amor do povo, está próximo do modo de governar. Refletir sobre as próprias palavras e ações, no caminho dos ritos e da retidão, está próximo de alcançar o reino da benevolência. 

Comunicar-se com amigos é devido à mentalidade semelhante, e comunicar-se com pessoas que não são amigos é devido a certas razões e propósitos. A razão para se associar com pessoas que são como você é porque elas têm as mesmas virtudes, e a razão para se associar com pessoas que não são como você é porque você tem algo a planejar. Ao governar os assuntos familiares, devemos dar importância à bondade, e a bondade é mais importante que a moralidade; ao lidar com assuntos sociais e políticos, devemos nos basear na moralidade e usar a justiça para limitar a bondade pessoal.

Para agradar os outros, não dá para agradar os outros com palavras pomposas e humildes, que vão levar ao remorso depois, você deve fazer o que diz. O que é dito em palavras deve ser praticado, expresso em ações claras sem qualquer hipocrisia.

Você não pode ir muito longe com os amigos, você deve ter um começo e um fim.

Quando você está fora de casa, não precisa ter medo de lidar com as pessoas, mas também não precisa ser assertivo no seu discurso. Quando estiver sozinho, aprenda o que seu pai e seu irmão adoravam fazer. Se não houver grandes consequências adversas, não importa se você sofre um pouco de injustiça, não toque no assunto depois que a situação já passou.

Sempre que encontrar tristeza, você deve tomar a iniciativa de suportá-la e, quando encontrar prazer, não se apresse em desfrutá-lo primeiro. Fique em um lugar quieto para não ser incomodado pelos outros, pense profundamente e sem receios, agindo com retidão e não busque esgotar-se. 

Seja digno, mas não arrogante, mantenha a mente digna e gentil, calma e ligeiramente indiferente e alegre sem ser superficial. 

Ao estar alegre, seja sábio e não seja superficial; seja alegre e determinado quando estiver se divertindo, seja contido mas não tenso quando estiver preocupado, seja cheio de raiva quando estiver com raiva, mas seja humilde e não hipócrita quando seguir em frente, seja respeitoso quando recuar e não seja frívolo. Tudo deve ser contido, de acordo com a etiqueta e não com a hipocrisia. 

Um educado deve ter um coração amplo e elevado quando se apega às suas ambições, deve ter honestidade e lealdade em seu discurso, deve ter uma aparência respeitosa quando é um convidado, deve ser respeitoso quando é uma cerimônia de sacrifício e ele deve estar triste quando está de luto. Em suma, um educado deve manter uma mente correto por meio da aparência externa e do comportamento.