1
No passado, o rei Wu de Zhou observou que o rei Shang não respeitava Senhor do Céu, e que os sacrifícios não eram realizados com reverência. Portanto, ele criou receitas divinas [campos] a fim de apresentar sacrifícios a Senhor do Céu e o Espírito do Céu: o nome deste lugar era Qianmu. Assim ele conquistou os Shang, espalhando o bom governo por todo o mundo. Na época do rei Li, o rei Li se comportou com grande crueldade com os ministros, anciãos e as pessoas comuns de Zhou, de modo que eles não podiam mais suportar isso em seus corações, portanto, eles exilaram o rei Li para Che (Zhi). No décimo quarto ano do reinado de He, o conde de Gong, o rei Li teve um filho chamado rei Xuan. Quando o Rei Xuan subiu ao trono, He, conde de Xuan foi o primeiro a abandonar os campos de rendimentos divinos e a não cultivá-los. Ele esteve no trono por trinta e nove anos e então o povo nômade Rong infligiu uma séria derrota ao exército Zhou em Qianmu.
2
Rei You de Zhou casou-se com Shen, e ela deu à luz o Rei Ping. O rei também tomou uma mulher do povo de Fu (Bao), esta era a senhora Fu Si (Bao Si), e ela deu à luz Bopan. A Senhora Fu Si foi favorecida pelo rei. Sua Majestade amava Bopan e assim forçou o Rei Ping ao exílio: O Rei Ping fugiu para Shen Ocidental. O Rei You levantou um exército e sitiou o Rei Ping em Shen Ocidental, mas o povo de Shen não teve medo. O povo de Zeng então se juntou ao Rong Ocidental para atacar o Rei You; Rei You e Bopan foram mortos e a dinastia Zhou foi destruída. Os senhores dos vários estados e os anciãos então estabeleceram o irmão mais novo do rei You, Yuchen, em Guo, e ele se tornou o rei Hui de Xie. Ele foi regente por vinte e um anos, após os quais Chou, Marquês Wen de Jin, matou o rei Hui em Guo. Zhou ficou sem rei por nove anos, então os senhores dos vários estados começaram a não cortejar Zhou. O marquês Wen de Jin conheceu o rei Ping em Shao'e e fez com que ele assumisse o trono na capital. No terceiro ano, ele mudou a capital para o leste, passando a residir em Chengzhou. O povo de Jin então começou a abrir terras ao redor da capital. O Senhor Wu de Zheng era o líder dos senhores nas regiões orientais.
Quando o Senhor Wu faleceu, o Senhor Zhuang foi estabelecido; quando o Senhor Zhuang faleceu, o Senhor Zhao foi estabelecido Senhor. Seu Grande senhor Gao Zhi Juer (Gao Qumi) matou Zhao e estabeleceu seu irmão mais novo Xinshou (Meishou). O Senhor Xiang de Qi encontrou os outros senhores em Shouzhi, matando o senhor não ratificado, Xinshou, e dilacerando Gao Zhi Juer, separado-o com carros. Em vez disso, ele estabeleceu o Senhor Li e o estado de Zheng começou a partir desse ponto a ser bem governado. O rei Wen de Chu então abriu terras em Tanyang (Hanyang).
3
Quando o Rei Wu de Zhou derrotou o Yin, ele estabeleceu os Três Guardiões em Yin. Quando o Rei Wu morreu, a cidade de Shang se rebelou, matando os Três Guardiões e estabelecendo Geng, Visconde de Lu.
O Rei Cheng repetidamente atacou a cidade de Shang, matando Geng, Visconde de Lu. Feilian fugiu para o leste, para o clã Shanggai, onde o Rei Cheng atacou Shanggai e matou Feilian. Ele moveu o povo de Shang do oeste para Zhuwu, a fim de que eles pudessem controlar o Nuzha Rong. Estes foram os ancestrais do Qin. De uma geração para a outra eles foram os protetores de Zhou. Quando a casa real Zhou declinou, o rei Ping mudou-se para o leste e fixou residência em Chengzhou. Nesse ponto, Qin Zhong mudou-se para o leste nas terras de Zhou, a fim de guardar os túmulos de Zhou [casa governante]. Qin então começou a se tornar um Estado importante.
4
Quando o rei Cheng de Zhou e o duque de Zhou mudaram o povo Yin para Luoyi, eles se lembraram das razões pelas quais as dinastias Xia e Shang haviam desmoronado. Assim, eles estabeleceram membros jovens da casa governante [em feudos] por toda parte para que eles pudessem atuar como uma rede protetora para Zhou. Assim, eles inicialmente estabeleceram Wei Diao Feng (Wei Shu Feng) em Gengqiu (Kangqiu), para que ele pudesse governar o restante do povo Yin. Os homens de Wei de Gengqiu mudaram-se para Qiwei. No décimo sétimo ano /do reinado do rei Hui de Zhou, o rei Liuhu do
Di vermelho levantou um exército e atacou Wei. Ele infligiu uma derrota terrível ao exército de Wei e Qinog, marquês de You, foi morto por ele. Os Di então ocuparam Wei, e o povo de Wei mudou-se para o leste e cruzou o Rio Amarelo, viajando em direção a Cao. Eles estabeleceram Shen, O Senhor Dai [de Wei] como seu novo governante, e o Honorável Qifang fugiu para Qi. Quando o Senhor Dai faleceu, O Senhor Huan de Qi convocou todos os senhores regionais com vistas a fortificar Chuqiu, [um caractere ilegível no texto original; do contexto, deve ser “estabeleceu”] o Honorável Qifang lá: ele se tornou o Senhor Wen. Quando o Senhor Wen faleceu, o Senhor Cheng foi estabelecido. O povo Di cruzou novamente o rio Amarelo e atacou Wei em Chuqiu, então o povo Wei teve que se mudar de Chunqiu para Duqiu.
5
Marquês Ai de Cai casou-se com Chen e o marquês de Sai (Xi) também casou-se com Chen: este era a Senhora Gui de Sai. A Senhora Gui de Sai estava viajando para sua nova casa em Sai; quando ela passou por Cai; Marquês Ai de Cai deu ordens para detê-la e disse: Ele disse: “Dado que você é um membro do mesmo clã, você deve entrar [na capital].” A Senhora Gui de Sai entrou assim em Cai e o Marquês Ai de Cai a estuprou. O marquês de Sai guardou rancor por isso, então ele enviou um mensageiro ao rei Wen de Chu para dizer: “Se você, meu senhor, venha e me ataque, pedirei ajuda a Cai e então você poderá derrotá-los. O rei Wen levantou um exército e atacou Sai, e o marquês de Sai pediu ajuda a Cai. Marquês Ai de Cai liderou seu exército para resgatar Sai. O rei Wen os derrotou em Xin, capturando o marquês Ai vivo e levando-o para casa com ele. O rei Wen foi visitar Sai, e o marquês de Cai foi com ele; quando o marquês de Sai ofereceu um brinde ao rei Wen, o marquês de Cai percebeu que o marquês de Sai o havia enganado.
Então ele disse ao Rei Wen: “A esposa do marquês de Sai é muito bonita; você realmente deveria ordenar que ela aparecesse.” O rei Wen deu ordens para que ela fosse apresentada e quando o marquês de Sai recusou, o rei insistiu que ela deveria comparecer.
Depois que ele a viu, ele a mandou de volta. No ano seguinte, ele formou um exército e atacou Sai, conquistando-os. Ele matou o marquês de Sai e levou a Senhora Gui para casa com ele: ela deu à luz Du'ao e o rei Cheng. Ao norte, o rei Wen abriu terras [do outro lado das] montanhas Fangcheng, estabelecendo a fronteira no rio Ru. Ele colocou suas tropas em formação de batalha em Chen e, em seguida, capturou a cidade de Cun (Dun) para incutir medo no marquês de Chen.
15
Quando o rei Zhuang de Chu estava no poder, povo Wu se submeteu à autoridade de Chu. O nobre de Chen, [Xia] Zhengshu obteve uma esposa de Senhor Mu de Zheng: era Shaomeng. No décimo quinto ano do reinado do rei Zhuang, o nobre de Chen, Zhengshu, matou seu governante, o Senhor Ling, e o rei Zhuang liderou o exército para sitiar Chen. Sua Majestade ordenou a Qu Wu, o senhor de Shen, que fosse a Qin para pedir um exército; quando ele obteve o exército, ele voltou. Sua Majestade entrou em Chen e matou [Xia] Zhengshu, assumindo toda a sua casa e apresentando-a ao senhor de Shen. Xiang Lao, um oficial militar, competiu com ele e roubou a Senhora Shaomeng; o oficial foi posteriormente feito prisioneiro em Heyong. Seu filho era Moyao [Heiyao]. Ele também se casou com a senhora Shaomeng. O rei Zhuang faleceu e o rei Gong foi estabelecido. Moyao também morreu e o Ministro da Guerra, Príncipe Fan, e o senhor de Shen lutaram pela posse da Senhora Shaomeng. O senhor de Shen disse: “Esta é minha esposa indicada”, e ele a tomou como esposa. O Ministro da Guerra guardou rancor contra o senhor de Shen sobre isso. O rei ordenou que o senhor de Shen fosse em missão diplomática para Qi; o senhor de Shen secretamente levou a Senhora Shaomeng com ele. De Qi eles fugiram para Jin e de Jin eles viajaram para Wu. Assim, pela primeira vez [ele obteve conhecimento] das rotas que levavam a Wu e Jin, e ensinou o povo de Wu a se rebelar contra Chu.
No tempo do Rei Ling, ele atacou Wu e conduziu a campanha de Nanhuai, [durante a qual] ele capturou o Príncipe Jueyou de Wu. O povo de Wu então se submeteu à autoridade de Chu. Quando o Rei Ling faleceu, o Rei Jingping assumiu o trono. O Preceptor Júnior [Fei] Wuji caluniou o oficial Wushe e o matou; seus filhos Wu Yuan e Wu Zhi Ji escaparam e fugiram para Wu.
Wu Ji assumiu o comando do povo de Wu e sitiou Zhoulai, construindo uma longa trincheira e inundando-a; assim ele derrotou o exército Chu. Este é o Canal do Ancião Ji. Quando o rei Jingping faleceu, o rei Zhao assumiu o trono. Wu Yuan tornou-se o chanceler de Wu. Então ele instruiu o povo de Wu a se rebelar contra Chu. Os senhores dos estados então derrotaram o exército Chu em Boju, antes de entrar em Ying. O rei Zhao fugiu para Sui e travou uma batalha com o povo de Wu em Xi. O príncipe Zhen de Wu estava prestes a iniciar uma revolta em Wu, então o rei Helu de Wu foi para casa. O rei Zhao pôde assim retornar à sua estado.
***
6
A concubina favorita do Senhor Xian de Jin foi nomeada a Senhora Li Ji, e ela queria que seu filho, Xiqi, se tornasse o governante. Portanto, ela caluniou o herdeiro aparente, o Senhor Long (Gong) e o matou. Ela também caluniou o Senhor Hui e o Senhor Wen. O Senhor Wen fugiu para o povo Di, enquanto o Senhor Hui fugiu para Liang. Quando o Senhor Xian morreu, Xiqi foi estabelecido. O senhor Li Zhi Ke então matou Xiqi. Eles estabeleceram seu irmão mais novo, Daozi. Li Zhi Ke também matou Daozi. Posteriormente, o Senhor Mu de Qin instalou o Senhor Hui no poder de Jin. O Senhor Hui subornou o Senhor Mu, dizendo: “Se no futuro eu realmente puder retornar [ao meu país], darei a você a terra do outro lado do rio Amarelo até a cidade de Liang.” Quando o Senhor Hui foi instalado no poder, ele deu as costas ao Senhor Mu e recusou-se a dar-lhe [esta terra]. No sexto ano de seu reinado, o Senhor Mu liderou seu exército para lutar contra o Senhor Hui em Han, capturando o Senhor Hui e levando-o para casa com ele. O Senhor Hui então enviou seu filho, o Senhor Huai, para ir como refém para Qin. O Senhor Mu de Qin deu a ele sua filha em casamento. O Senhor Wen passou doze anos vivendo com o povo Di e eles o trataram muito bem, mas não conseguiram colocá-lo no poder. Ele então viajou para Qi, onde o povo de Qi o tratou bem, e ele viajou para Song, onde o povo de Song o tratou bem, mas eles também foram incapazes de colocá-lo no poder. Ele viajou por Wei, mas o povo de Wei não o tratou bem; ele viajou por Zheng, mas o povo de Zheng não o tratou bem; depois mudou-se para Chu. O Senhor Huai escapou de Qin e foi para casa, após o que o Senhor Mu de Qin convocou ao Senhor Wen de Chu, ordenando-lhe que assumisse casa do Senhor Huai. Quando o Senhor Hui de Jin morreu, o Senhor Huai o sucedeu. O povo de Qin levantou um exército para instalar O Senhor Wen em Jin. O povo de Jin matou o Senhor Huai e estabeleceu o Senhor Wen. Deste ponto em diante, Qin e Jin começaram a ser aliados, trabalhando juntos em harmonia. Os dois estados atacaram Ruo, antes de seguirem para Zhongcheng; eles sitiaram Shangmi, e capturaram o Honorável Yi de Shen, voltando para casa com ele.
7
No quarto ano do reinado do Senhor Wen de Jin, o Rei Cheng de Chu liderou os vários senhores para sitiar Song e atacar Qi, estacionando tropas em Gu e ocupando Min. Senhor Wen de Jin estava ciente do comportamento virtuoso de Qi e Song, então, em conjunto com o exército Qin, ele sitiou Cao e Wulu, bem como atacou Wei, a fim de levantar a ocupação de Qi e o cerco de Song. O rei de Chu realmente levantou o cerco e foi para casa, fixando residência [além] das montanhas Fangcheng. O primeiro-ministro, Ziyu, então liderou os exércitos de Zheng, Wei, Chen, Cai e os vários povos Man e Yi para interceptar O Senhor Wen; o Senhor Wen liderou os exércitos de Qin, Qi, Song e os vários povos Rong para derrotar o exército Chu em Chengpu. Ele então cortejou o Rei Xiang de Zhou em Hengyong e apresentou seus cativos e as orelhas de Chu. Ele realizou uma aliança de sangue com os outros senhores em Jiangtu.
8
No sétimo ano do reinado do Senhor Wen de Jin, Qin e Jin sitiaram Zheng, e Zheng se rendeu a Qin, mas não se rendeu a Jin. O povo de Jin estava descontente com isso. O povo de Qin ocupou Zheng e o povo de Zheng entregou a autoridade do portão norte para as forças de ocupação de Qin, que enviaram alguém para casa para relatar: “Obtivemos o controle sobre os portões de Zheng; venha secretamente e faça um ataque surpresa contra eles.” O exército Qin estava prestes a ir para o leste e fazer um ataque surpresa contra Zheng, mas o comerciante Zheng Xian Gao, que estava indo para o oeste para negociar, encontrou-se com eles; de acordo com uma ordem do governante de Zheng, ele festejou os três exércitos de Qin.
O exército então retornou; eles atacaram Hua e o capturaram. O Senhor Wen de Jin havia morrido, mas ainda não estava enterrado quando o Senhor Xiang, seu aliado pessoal liderou seus exércitos para interceptar o exército Qin em Xiao e infligiu uma derrota terrível sobre eles. O Senhor Mu de Qin queria fazer uma aliança com o povo de Chu, então libertou o Honorável Yi de Shen e o mandou para casa para solicitar um tratado de paz. Deste ponto em diante, Qin começou a ser hostil com Jin e se aliou a Chu.
9
Quando o Senhor Xiang de Jin morreu, o Senhor Ling [cujo nome pessoal era] Gao era apenas uma criança pequena. Os grandes se reuniram para discutir a situação e disseram: “Sua senhoria é uma criança pequena e ainda não pode assumir responsabilidades. O que fazer com o fato de ele não poder governar o país? Precisamos de um governante adulto!” Eles ordenaram [Xian] Mie, General de Infantaria da Esquerda, e [Shi] Hui de Sui para convocar o irmão mais novo do Senhor Xiang, Yong de Qin. Quando a esposa do Senhor Xiang ouviu isso, ela causou uma cena na corte, segurando o Senhor Ling em seus braços. Ela disse: “Que crime o homem morto cometeu? Por que os vivos devem ser punidos? Você abandonou o filho de seu governante e se recusou a estabelecê-lo, procurando alguém de fora: você realmente vai deixar de lado esta criança?” Os nobres entraram em pânico e todos eles traíram [aqueles que haviam sido enviados nesta missão]. Eles disseram: estabeleceram o “Ninguém deu ordens a ele.” Eles então estabeleceram o Senhor Ling e depois enterraram o Senhor Xiang.
10
O Senhor Kang de Qin liderou seu exército para escoltar Yong, o governante não ratificado. O povo de Jin formou um exército e os derrotou em Jinyin. [Xian] Mie, o General de Infantaria da Esquerda, e [Shi] Hui de Sui não ousaram voltar para casa, então fugiram para Qin . Quando Gao, o Senhor Ling [de Jin] foi estabelecido por seis anos, o governante de Qin liderou seu exército na batalha de Hequ, [a fim de vingar] a batalha de Jinyin.
11
No oitavo ano do reinado do rei Mu de Chu, o rei se reuniu com os outros senhores em You [palavra perdida] (Juehao), para atacar Song. O comandante do exército certo de Song, Hua Sunwu (Sunyuan), queria festejar o exército Chu. Ele então prosseguiu com o Rei Mu para caçar veados em Mengzhu, [após o que] eles se mudaram para Tulin. O duque de Song estava na carruagem de caça esquerda; o conde de Zheng estava na carruagem de caça certa. O senhor de Shen, Shuhou, descobriu isso e, quando a carruagem do duque de Song partiu tarde, ele chicoteou o cocheiro do duque de Song. Quando o rei Mu faleceu, o rei Zhuang subiu ao trono. Ele enviou Wuwei, o conde de Shen, em uma missão diplomática para Qi, durante a qual ele pegou uma estrada de Song. O povo de Song matou Wuwei, o conde de Shen, por esse motivo e roubou seu jade e seda. O rei Zhuang liderou seu exército para sitiar Song por nove meses. O povo de Song então fez as pazes. Deram-lhe homens e mulheres, bem como cem carros; além disso, eles deram a ele Hua Sunwu como refém.
12
No décimo quarto ano do reinado do rei Zhuang de Chu, sua Majestade reuniu-se com os outros senhores em Li. O Senhor Cheng de Zheng fugiu voltando para casa de Li, então o rei Zhuang então provocou conflito em Zheng. O Senhor Cheng de Jin encontrou os outros senhores com o objetivo de resgatar Zheng; antes que o exército Chu voltasse, o Senhor Cheng de Jin morreu em Hu.
13
O rei Zhuang sitiou Zheng por três meses, onde o povo de Zheng fez as pazes. Zhonghang Linfu de Jin liderou o exército para resgatar Zheng, e o rei Zhuang então virou para o norte. O povo [de Chu] realizou uma aliança de sangue. Zhao Zhan não queria este tratado de paz. Como ele não podia fazer o rei de Chu comparecer a um pacto de sangue, ele assumiu posição no acampamento. O povo de Chu teve que colocar armadura em seus cavalos para afugentá-lo. Então eles derrotaram o exército Jin em Heshang.
16
No sétimo ano do reinado do rei Long (Gong) de Chu, o primeiro-ministro Zizhong atacou Zheng e estacionou seu exército em Fan. O Senhor Jing de Jin reuniu-se com os outros senhores com o objetivo de resgatar Zheng. O povo de Zheng prendeu Yi, senhor de Yun, e o apresentou ao Senhor Jing. O Senhor Jing voltou para casa com ele. Um ano depois, o Senhor Jing queria fazer um tratado de paz com o povo de Chu, então ele libertou o senhor de Yun e mandou-o para casa para solicitar o tratado de paz.
O Rei Long enviou o senhor de Yun em uma visita diplomática a Jin, e além disso, ele concordou com o tratado de paz. O Senhor Jing enviou Di Zhi Fa para fazer uma visita diplomática a Chu, após o que o tratado de paz foi confirmado. O rei Long enviou o príncipe Chen em uma visita diplomática a Jin, e novamente reconfirmou o tratado de paz. No ano seguinte, o Príncipe Ba de Chu conheceu [Fan] Wen zi [Shi] Xie de Jin e os nobres representando os outros senhores e eles realizaram uma aliança de sangue em Song. Eles disseram: “Vamos parar as lutas em todo o mundo.” No ano seguinte, o Senhor Li foi o primeiro a formar um exército e conduziu as suas tropas ao encontro dos outros senhores, com vista a fazer um ataque a Qin. Chegou a Jing. O Rei Long também liderou suas tropas para sitiar Zheng; mas o Senhor Li resgatou Zheng e derrotou o exército Chu em Yan. O Senhor Li então sofreu um desastre e morreu, não deixando descendentes.
19
Quando o rei Ling de Chu estava no trono, ele transformou Chen e Cai em condados. Quando o rei Jingping estava no trono, ele deu diferentes territórios aos governantes de Chen e Cai e restaurou cada um deles em seus estados. Quando o rei Jingping faleceu, Ki Zhao foi estabelecido. Chen, Cai e Hu se rebelaram contra Chu e se juntaram ao povo de Wu para atacar Chu. O Senhor Yi de Qin ordenou que Zipu e Zihu liderassem um exército para resgatar Chu; eles se encontraram com o exército Chu e atacaram Tang, transformando-o em um condado. Quando o rei Zhao voltou para seu país, ele atacou Hu e sitiou Cai. O rei Zhao faleceu. No décimo primeiro ano do rei Xianhui, Shen, marquês Zhao de Cai ficou com medo, então ele pessoalmente deu sua lealdade a Wu. Man Yong (Xie Yong) de Wu tomou o exército para se encontrar com o marquês Zhao de Cai, e ele passou a residir em Zhoulai: este era o Baixo Cai. O povo de Chu então transformou Cai em um condado.
21
No sétimo ano do reinado do rei Jianda de Chu, o Senhor Dao de Song veio pagar tributo para Chu. Ele relatou que o Ministro das Obras da Canção, [um personagem desconhecido], havia enfraquecido severamente a casa ducal. Sua Majestade ordenou que Mo'aoYangwei liderasse o exército para estabelecer a casa ducal; ele construiu fortificações em Huangchi e em Yongqiu.
Wei Si, Zhao Huan e Han Qizhang de Jin lideraram suas forças para sitiar Huangchi; depois de travar uma batalha, eles os fizeram recuar para Chu. No segundo ano, Sua Majestade ordenou a Mo'aoYangwei que liderasse o exército para invadir Jin. Ele capturou Yiyang e sitiou Chi'an,para vingar a campanha em Huangchi. Wei Si, Zhao Huan e Han Qi zhang lideraram seus exércitos para resgatar Chi'an,onde o exército Chu suspendeu o cerco e voltou para casa. Eles travaram uma batalha com o exército Jin na Grande Muralha de Chu. O exército Chu não foi vitorioso e teve que abandonar muitos de seus estandartes e tendas de batalha, fugindo sob a cobertura da escuridão. Por causa disso, Chu intensificou seu ódio por Jin.
22
Quando o rei Shenghuan de Chu foi estabelecido, em seu primeiro ano, o senhor de Jin se reuniu com os outros governantes em Ren. O Senhor Dao de Song estava prestes a se encontrar com o governante de Jin quando este morreu em local desconhecido. Han Hu, Zhao Ji e Wei Ji lideraram seus exércitos para atacar Qi com Yi, duque de Yue. Qi fez as pazes com Yue, dando-lhes os campos de Jianyang e Juling, bem como homens e mulheres. O duque de Yue realizou uma aliança de sangue fora do Portão Ji de Lu, juntamente com Dai, Marquês de Qi e Yan, Marquês de Lu. O duque de Yue então entrou na cidade para realizar um banquete em Lu: o marquês de Lu atuou como seu cocheiro e o marquês de Qi cavalgou ao lado dele na carruagem quando eles entraram na cidade. Si, Marquês Wen de Wei liderou o exército Jin, e o exército Jin infligiu uma terrível derrota ao exército Qi. O exército Qi fugiu para o norte e o exército Jin os perseguiu, até o rio Qian. O povo de Qi então sofreu com os problemas de Chen Qing Ziniu.Qi fez as pazes com Jin, e o marquês de Qi manteve uma aliança de sangue com o exército de Jin. Os Grandes que representam as três grandes famílias de Jin entraram no estado de Qi, onde eles realizaram um pacto de sangue fora do Portão Ying com Chen He e Chen Hao. O acordo dizia: "Não reparem a Grande Muralha; não ataque Lin qiu." O governante de Jin presenteou cativos do exército Qi e orelhas ao rei de Zhou. Depois Dai, Marquês de Qi; Xian, Marquês de Lu; Tian, Duque de Song ; Qian, Marquês de Wei; e Dai, Conde de Zheng pagou tributo ao rei Zhou em Zhou.
23
No quarto ano do reinado do rei Shenghuan de Chu, Tian, duque de Song, e Dai, conde de Zheng, cortejaram Chu. O rei liderou o duque de Song para fortalecer o Passo de Yu e fortalecer sua posição em Wuyang. O povo de Qin derrotou o exército Jin em Luoyin, quando eles vieram em auxílio de Chu. O rei Sheng faleceu, e o rei Daozhe foi estabelecido. O conde de Zheng invadiu o Passo de Yu e o Senhor Huanding de Yangcheng liderou as tropas do Passo de Yu e as tropas dos Estados Superiores para interceptá-los, travando uma batalha com eles em Guiling.
O exército Chu não conseguiu a vitória. Jing Zhi Jia e Zigong de Shu foram feitos prisioneiros e morreram. No ano seguinte, [um caractere parcialmente ilegível] Yu de Jin liderou o exército Jin e o exército Zheng para instalar o príncipe Ding no poder. O duque de Luyang liderou seu exército para interceptar o povo de Jin.O povo de Jin voltou atrás e, portanto, não conseguiu instalar o príncipe. No ano seguinte, o Senhor Zhuangping de Lang liderou seu exército para invadir Zheng. Huangzi de Zheng, junto com Zima, Zichi e Zifeng, liderou o exército para interceptar o povo de Chu. O povo de Chu atravessou o rio Fan. Eles estavam prestes a travar uma batalha com eles quando o exército Zheng fugiu e entrou em Mie.
O exército Chu os sitiou em Mie, capturando todo o exército Zheng e seus quatro generais, voltando para casa com eles em Ying.O chanceler Xin de Zheng então causou um massacre em Zheng, e Ziyang da família de Zheng foi morta, de modo que ele não teve descendentes em Zheng.No ano seguinte, o povo de Chu devolveu os quatro generais de Zheng e seu povo a Zheng. O povo de Jin sitiou Jìn e Changling, capturando-os. O rei ordenou que o Senhor Daowu de Pingye liderasse um exército para invadir Jin. Ele conquistou Gao e prendeu Shexian, senhor de Teng, voltando para casa com ele. Assim, ele vingou a campanha de Changling. No ano seguinte Han Qu e Wei Ji lideraram seus exércitos para sitiar Wuyang, a fim de vingar a campanha em Gao. O duque de Luyang liderou o resgate de Wuyang e travou uma batalha contra os exércitos de Jin nas muralhas de Wuyang. O exército Chu sofreu uma derrota terrível e os três senhores que detinham bastões de jade - o duque de Luyang, o Senhor Daowu de Pingye, O Senhor Huanding de Yangcheng - morreram lá, junto com o Governador de direito, Zhao Zhi Si. O povo de Chu abandonou seus estandartes de batalha, tendas, carros e armas, e fugiram como cães. O povo de Chen então se rebelou e instalou o Príncipe Ding em Chen. O estado de Chu perdeu um grande número de cidades por causa disso. O exército Chu estava prestes a resgatar Wuyang quando o Senhor Daowu de Pingye enviou alguém para solicitar tropas de Chen Hao de Qi. Chen Jimu de Qi liderou mil carruagens de Chu para seguir a Wuyang. No dia Jiawu, Jin e Chu lutaram por isso. No dia de Bingzi, o exército Qi chegou a Nie, e depois voltou atrás.
***
14
No oitavo ano do reinado do Senhor Jing de Jin, Shi Hui de Sui liderou o exército para enfrentar os outros senhores em Duandao; sua senhoria ordenou que Ju Zhi Ke fosse antecipadamente em uma missão diplomática a Qi. Além disso, ele convocou Gao Zhi Gu e disse: “Nesta primavera vá encontrar os outros senhores, você deve observá-los com ele.”
O Senhor Qing de Qi enviou sua filha para vigiar Ju Zhi Ke de dentro da sala. Ju Zhi Ke estava prestes a apresentar seda ao marquês de Qi quando a garota riu de dentro da sala. Ju Zhi Ke desceu do corredor e fez o seguinte juramento: “Se eu não puder vingar a humilhação recebida de Qi, não cruzarei o Rio Amarelo.” Ele então foi para casa antes dos outros e esperou os outros senhores em Duandao. Gao Zhi Gu chegou até Puchi e então fugiu de volta para casa. Os três nobres menores de Qi, Mestre Nanguo, Mestre Cai e Mestre Yan lideraram suas forças para participar da reunião em Duandao. Quando eles encontraram os outros senhores, Ju Zhi Ke prendeu Mestre Nanguo, Mestre Cai e Mestre Yan, voltando para casa com eles. O Senhor Qing de Qi então sitiou Lu. Zangsun Xu de Lu viajou para Jin para solicitar assistência. Ju Zhi Ke liderou suas tropas para resgatar Lu; ele derrotou o exército Qi em Miji. O povo de Qi fez as pazes, oferecendo vasos de bronze e sinos de jade, bem como os campos de Chunyu. No ano seguinte, O Senhor Qing de Qi cortejou e presenteou o Senhor Jing com um cinto de Qi. Ele disse: “A presença do marquês de Qi é graças a meus esforços.”
17
No primeiro ano do reinado do Senhor Zhuangping de Jin, seu senhorio conheceu os outros senhores em Juliang. Ele então tentou mover Xu para Ye, mas sem resultado. O exército estava estacionado nas montanhas Fangcheng. Gao Hou de Qi fugiu do exército para casa.O Senhor Ping liderou suas tropas para enfrentar os outros senhores e sitiou Qi, iniciando assim a campanha de Pingyin. Ele queimou as quatro muralhas externas da cidade e acelerou sua carruagem em direção a Dongwu.
No quinto ano do reinado do Senhor Ping, Jin foi lançado em um estado de guerra civil. Luan Ying fugiu para Qi. O Senhor Zhuang de Qi, chamado Guang, liderou seu exército e perseguiu Luan Ying. Luan Ying fez um ataque surpresa a Jiang, mas não teve sucesso; ele, portanto, fugiu para Quwo. O Senhor Zhuang de Qi cruzou o rio Amarelo e fez um ataque surpresa a Chaoge, a fim de vingar a campanha em Pingyin. O povo de Jin então matou Luan Ying em Quwo. O Senhor Ping liderou seu exército para enfrentar os outros senhores e atacou Qi, para vingar a campanha em Chaoge. Cui Shu de Qi matou seu governante, o Senhor Zhuang, para promover a paz com Jin.
18
No décimo segundo ano do reinado do Senhor Zhuangping de Jin, que foi o décimo quarto ano do reinado do rei Kang de Chu, o primeiro-ministro de Chu, Zimu, conheceu Wenzi de Zhao, nome pessoal Wu, e os nobres que trabalhavam para os outros senhores. Quando o rei Kang faleceu, o rei Ruzi foi estabelecido. O Rei Ling era o Primeiro Ministro, e como Primeiro Ministro, ele conheceu Wenzi de Zhao e os nobres que trabalhavam para os outros senhores, e manteve uma aliança de sangue em Guo. Quando o Rei Ruzi faleceu, o rei Ling foi estabelecido. O rei Ling foi o primeiro a formar um exército e enfrentar os outros senhores em Shen, após o que ele prendeu o governante de Xu e lançou um ataque contra Xu, conquistando Lai e Zhufang. Ele atacou Wu por conta da campanha de Nanhuai e transformou Chen e Cai em condados, matando o marquês Ling de Cai. Quando o rei Ling se deparou com o desastre, o rei Jingping assumiu o trono. Após o Senhor Zhao e o Senhor Qing morrerem jovens, então o Senhor Jian (geralmente conhecido como o Senhor Ding de Jin ) foi estabelecido. Quando o rei Jingping faleceu, o rei Zhao subiu ao trono. O povo de Xu se levantou em uma guerra civil, então o governante de Xu, Tuo, fugiu para Jin, e o povo de Jin estava preocupado com isso. Eles fortificaram Ruyang, e fizeram Tuo, o governante de Xu, viver em Rongcheng. Jin e Wu se conheceram e formaram uma aliança, atacando Chu e rompendo as montanhas Fangcheng. Então eles realizaram uma aliança de sangue com os outros senhores em Shaoling e atacaram Zhongshan. O exército Jin sofreu um terrível surto de peste e eles estavam morrendo de fome, então comiam carne humana. O rei Zhao de Chu invadiu Yi e Luo, a fim de vingar a campanha nas montanhas Fangcheng. O povo de Jin sofreu o desastre das famílias Fan e Zhonghang, e durante sete anos não tiraram suas armaduras.
Os senhores mantiveram um pacto de sangue juntos em Xianquan, com o objetivo de derrubar a autoridade de Jin. Até os dias atuais, o povo de Qi não obedece à autoridade de Jin, e o governante de Jin tornou-se fraco.
20
No décimo quinto ano do reinado do Senhor Jing de Jin, Qu Wu, o senhor de Shen, fugiu de Jin para Wu, e então eles começaram a se familiarizar com as estradas entre Wu e Jin. Os dois países foram aliados até a época do Senhor Dao de Jin. No décimo primeiro ano do reinado do Senhor Dao de Jin, seu senhorio conheceu os outros senhores e então teve uma audiência com o rei Shoumeng de Wu.
No quinto ano do reinado do Senhor Jian de Jin, ele atacou Chu com ajuda de Helu de Wu. Quando o Rei Helu faleceu, o Rei Fuqin (Fuchai) veio para o trono. O Senhor Jian de Jin encontrou-se com os outros senhores e teve uma audiência com o Rei Fuqin em Huangchi. Goujian, Duque de Yue, conquistou Wu. O povo de Yue assumiu o lugar de Wu ao fazer uma aliança com Jin. No décimo primeiro ano do reinado do Senhor Jing de Jin, Zhao Huanzi conheceu os nobres [servindo] os outros senhores. Ele realizou uma aliança de sangue com o Primeiro Ministro Song de Yue em [caractere desconhecido], após o qual eles atacaram Qi. O povo de Qi então começou a construir a Grande Muralha em Ji, que se estendia das montanhas do sul até o mar do norte. No quarto ano do Senhor You de Jin, Zhao Gou liderou seu exército para atacar Qi em conjunto com Zhugou, duque de Yue. O exército Jin atacou o Portão Juyu na Grande Muralha de Qi. O duque de Yue e o duque de Song derrotaram o exército Qi em Xiangping. Até os dias atuais, Jin e Yue são aliados.