Pesquisar neste blog

Xinxu 新序

Neste volume trazemos uma seleção de fragmentos do Xinxu 新序 "Novos Temas", uma pequena coleção de histórias, de conteúdo moralizante, coletadas por Liu Xiang. O livro seria uma espécie de manual de modelos éticos, que Liu trazia para ajudar na educação dos estudiosos. Parte substancial do livro foi perdida, só restando fragmentos. [Trad. A. Bueno, 2023]


 Texto


No passado, Shun se dedicava pessoalmente ao trabalho de plantar, fazer cerâmica, pescar e pegar mariscos, e tinha a virtude de honrar seus pais e amar seus irmãos. Seu pai, Gusou, era estúpido e ignorante, sua madrasta era estúpida e seu irmão mais novo, Xiang, era mimado e arrogante, todos inferiores e não podiam ser educados. Shun cumpriu sua piedade filial para sustentar seus pais, mas seus pais conspiraram com seu irmão mais novo para matá-lo, pedindo-lhe que cavasse um poço e consertasse um celeiro. Shun se dedicou ainda mais a honrar seus pais, e quando ia trabalhar na roça, sempre chorava pela angústia de não poder confortar seus pais. Aos cinquenta anos, ele ainda se apegava aos pais como uma criança e podia ser considerado a pessoa mais filial. Então, quando ele cultivava em Lishan, os fazendeiros em Lishan podiam ceder a terra fértil para outros plantarem; ele fazia cerâmica no rio Amarelo, e a cerâmica feita por aqueles que faziam cerâmica era durável; Quando Lei Ze pescava, todos os pescadores de Lei Ze podiam distribuir sua renda razoavelmente. Quando ele foi eleito imperador, todas as pessoas no mundo foram inspiradas por ele, e até mesmo os povos bárbaros em áreas remotas se submeteram a ele. Beifa, Qusou, Jiaozhi, entre outros, todos foram apaziguados por ele, e todos foram dominados por sua personalidade. As bestas e pássaros auspiciosos, como unicórnios e fênix, também apareceram no campo. É por isso que Confúcio disse: "Se você mostrar piedade filial a seus pais e amar seus irmãos ao extremo, você será capaz de mover os deuses e influenciar as pessoas em todas as direções." Isso é o que Shun fez!

Confúcio honrou de todo o coração sua mãe viúva em sua cidade natal, ele morava em Que Dang! Os meninos de Que distribuíam a caça, os peixes e camarões que pescavam para aqueles com pais. Isso é resultado da piedade filial de Confúcio. Então setenta e dois sábios o seguiram de longe. Este é o personagem que as pessoas admiram.

*

No passado, Yao, Yu e Shun selecionaram nove homens capazes e os colocaram em posições apropriadas. Como resultado, o país era próspero e as pessoas eram pacíficas. Pessoas em áreas remotas também compareceram a corte com tributos, e animais auspiciosos como Linfeng e pássaros auspiciosos também apareceram no deserto e nos subúrbios. O rei Tang de Shang usou muito a Yi Yin, o rei Wen de Zhou e o rei Wu de Zhou usaram muito Tai Gong, e o rei Cheng de Zhou usou muito Zhou Gong e Zhao Gong, e o grande governo do mar, o reino de Yueshang longe no mar da China Meridional também veio prestar homenagem através de muitas regiões que falavam línguas diferentes. Todos os tipos de coisas auspiciosas que acabaram de aparecer também vêm neste momento, então a estabilidade de longo prazo do país é o resultado da nomeação de pessoas virtuosas. Sem ministros virtuosos, mesmo os cinco imperadores e três reis não podem tornar o país próspero. Quando Qi Henggong conseguiu Guan Zhong, ele ganhou a glória de dominar os príncipes; quando Guan Zhong morreu, houve uma situação vergonhosa de crise e caos. O estado de Yu pereceu sem usar Baili Xi, e o duque Mu de Qin usou Baili Xi para dominar. O estado de Chu não usou Wu Zixu para derrotar, mas o rei Helu de Wu usou Wu Ziken para dominar. Fu Chai não apenas não usou Wu Zixu, mas também o matou, o que levou à morte do país. O rei Yan Zhao usou Le Yi para liderar o fraco exército do estado de Yan, derrotou um inimigo poderoso como o estado de Qi e capturou mais de setenta cidades. No entanto, o rei Yan Hui dispensou Le Yi e deixou Qi Jie substituí-lo como general. O Yan exército Ma Ren foi derrotado e perdeu setenta cidades. [...] A Dinastia Qin não usou Shusun Tong, e Xiang Yu não usou Chen Ping e Han Xin, e eles pereceram. A Dinastia Han prosperou depois de usar essas pessoas. Aqueles que perdem talentos terão tais desastres; aqueles que usam talentos terão tais bênçãos. É verdade que o monarca que não busca talentos para auxiliá-lo, o país ainda sofre acidentes e perece.

*

O rei Liang Hui disse a Mêncio: "Eu tenho um problema, gosto de mulheres.” Mêncio disse: "Sua Majestade realmente gosta de sexo feminino, então que mal isso trará à prática da realeza?" Hui Wang disse: “Por que você diz que pode praticar o caminho do rei se gosta de mulheres?” Mêncio disse: "Sua Majestade gosta de sexo feminino." "O Livro das Canções" disse: "Gugong Danfu montou um cavalo no início da manhã, ao longo da margem do rio Qishui, a oeste de Youdi, e chegou ao sopé da montanha Qishan." Ele também trouxe a filha de sua esposa Jiang para inspecionar a residência. O rei amava muito sua esposa, e eles sempre foram inseparáveis quando saíam e em casa. Naquela época, não havia mulheres solteiras na família e não havia solteiros que não pudessem se casar. Se Vossa Majestade ama as mulheres e pode estar com as pessoas comuns, então as pessoas comuns terão medo de que Sua Majestade não goste de mulheres. O rei Hui disse: "Tenho um problema. Gosto de ser corajoso." Mêncio disse: "Se sua majestade gosta de ser corajosa, que mal isso trará à prática da realeza?" ” Hui Wang disse: “Por que você diz que, se gosto de ser corajoso, posso praticar o caminho real? " Mêncio disse: "O Livro das Canções disse: 'Meu rei de repente ficou com raiva, e ele retificou o exército e avançou para parar os inimigos que invadiram o país e fortalecer o prestígio do Estado de Zhou, de modo a retribuir o anseio de Zhou para todos os países. Esta é a bravura do rei Wen. Quando o rei Wen estava zangado, as pessoas no mundo ficaram em paz. Se o rei também puder ficar zangado e as pessoas no mundo estiverem em paz, as pessoas comuns só temerão que o rei não vá gostar de bravura."

*

O duque Ai de Lu perguntou a Zixia: "É necessário estudar antes que o país possa se estabilizar e as pessoas possam viver e trabalhar em paz e contentamento?" Zixia respondeu: "Nunca ouvi falar de uma pessoa que possa fazer o país estável e as pessoas vivam e trabalham em paz sem aprender. Duque Ai perguntou: "Então os cinco imperadores também tiveram professores?" Zixia disse: "Sim. Ouvi dizer que o Imperador Amarelo aprendeu com Dazhen, Zhuanxu aprendeu com Lutu, Imperador Ku aprendeu com Chisongzi, Yao aprendeu com Yinshou e Shun aprendeu com Wu Chengzhuo, Yu com o Qinguo, Tang com Wei Zibo, Wen Wang com Shi Zisi, Wu Wang com Guo Shu, Zhou Gong com Taigong, Confúcio com Laozi. Sem tais professores, é impossível criar grandes realizações no mundo, e é impossível deixar uma reputação imortal nas gerações futuras. “O Livro das Canções diz: "Não há erro, nada se perde e tudo segue as regras dos antigos reis sábios”." Isso é o que significa. Nunca houve um momento em que um país pudesse ser estabilizado sem estudar e compreender as formas de governar o país dos antigos sábios e reis.

*

O rei Zhou da dinastia Shang construiu a Torre dos Cervos, que levou sete anos para ser concluída. Abrangia uma área de três lis e tinha trezentos pés de altura. De pé na plataforma, você podia observar as nuvens e a chuva acima. Ele também fez uma ferramenta de tortura chamada Pao Lao, matou pessoas inocentes e forçou as pessoas a trabalhar para ele. Ele foi muito cruel com o povo e os ministros, de modo que pessoas de todo o mundo o traíram e queriam ser súditas do rei Wen. Quando o exército do rei Wu de Zhou veio para atacá-lo, ele não conseguia nem comandar seus comparsas. Triste! Naquela época, mesmo que ele quisesse ser um plebeu, era impossível para ele. Tal destino foi culpa do próprio rei!

*

Qu Yuan, chamado Ping, era um médico da família real de Chu. Ele tinha amplo conhecimento, conduta honesta e nobre, e o rei Huai de Chu o valorizava muito. O estado de Qin queria anexar todos os príncipes e unificar o mundo. Qu Yuan foi para o estado de Qi no leste do estado de Chu para unir este poderoso aliado. O estado de Qin estava preocupado com isso e enviou Zhang Yi ao estado de Chu para subornar os dignitários do estado de Chu, Shangguan Dafu, Jin Shang, entre outros. Qu Yuan foi exilado para outros lugares e escreveu o poema "Li Sao". Zhang Yi aproveitou a oportunidade para cortar relações diplomáticas entre o estado de Chu e o estado de Qi e prometeu recompensá-lo com seiscentas milhas de terra. O rei Huai de Chu acreditou na conspiração de seus comparsas, adotou a falácia de Zhang Yi e finalmente cortou relações diplomáticas com o poderoso Estado de Qi. Depois que Chu e Qi romperam relações diplomáticas, Qin fingiu estar confuso e Xu disse que só concordava com Liuli. O rei Huai ficou tão zangado que levantou tropas para atacar Qin. Depois de muitas batalhas, o exército Qin derrotou o exército Chu e matou dezenas de milhares de pessoas. O estado de Qin enviou pessoas para expressar sua disposição de ceder a área de Hanzhong como um pedido de desculpas, mas o rei Huai recusou e Zhang Yi era a única maneira de acalmar as coisas. Disse Zhang Yi: "Eu posso trocar a terra de Hanzhong, então não desista de mim!" Depois de pedir uma viagem, ele foi para o estado de Chu, e o estado de Chu o prendeu. Shangguan e outros oficiais falaram bem de Zhang Yi na frente do Rei Huai de Chu, e o Rei Huai deixou Zhang Yi ir. Naquela época, o rei Huai de Chu se arrependeu de não ter adotado a proposta de Qu Yuan, então ele chamou Qu Yuan novamente. Quando Qu Yuan voltou de seu envio a Qi, ele ouviu que Zhang Yi havia partido, então ele explicou os crimes de Zhang Yi ao rei Huai. Mais tarde, o rei do estado de Qin casou sua filha com o príncipe do estado de Chu, tornou-se amigo do rei Huai e queria formar uma aliança em Lantian. Qu Yuan acreditava que o estado de Qin não era confiável e esperava que o rei Huai não fosse ao encontro do rei Qin. Todos os ministros pensaram que não havia problema em encontrar o rei Qin, mas o rei Huai foi mesmo assim. Com certeza, ele foi preso, morreu no estado de Qin e foi ridicularizado pelo mundo. O filho do rei Huai, Qingxiang, também sabia que a bajulação dos ministros havia arruinado os negócios do rei Huai, mas ele não perseguiu seus crimes, ouviu suas falsidades e exilou Qu Yuan novamente. Qu Yuan detestava o monarca medíocre e a atmosfera caótica. Ele era obscuro e vago, não cantarolava ou ria, certo e errado eram invertidos, claro e turvo eram confusos e ele estava impaciente para se misturar neste mundo sujo. Ele queria se afogar, mas um pescador o aconselhou a não cometer suicídio. Qu Yuan disse: "Todos no mundo estão bêbados, mas eu estou sóbrio; todos no mundo estão imundos, mas eu sou o único inocente. Ouvi pessoas dizerem que as pessoas que acabaram de tomar banho devem arrumar suas roupas, e aqueles que acabaram de lavar os cabelos devem tirar o pó dos chapéus. Como posso servir a essas pessoas que são tão ignorantes e grosseiras? Prefiro me jogar no rio e morrer." Então ele cometeu suicídio pulando no rio Xiangshui.

*

Quando Chen Heng matou o duque Jian de Qi, ele enviou seis guerreiros para roubar Zi Yuan Jie. Zi Yuan Jie disse: "Você acha que sou sábio porque quer fazer amizade comigo e obter meu apoio? Um ministro mata o monarca, isso não é imprudente? Você acha que sou benevolente? Não é benevolente trair o monarca quando você vê lucro! Você acha que tenho coragem? Sequestre-me com violência. Eu o apoio porque tenho medo da morte, mas eu não sou corajoso. Se eu não tiver essas três virtudes, como meu apoio pode ajudá-lo? Se eu tiver essas três virtudes, nunca sairei com você." Então Chen Heng o deixou ir.

*

Um homem do estado de Chu ofereceu peixe ao rei de Chu, dizendo: "A pescaria de hoje é tão grande que não pude terminar. Quero vender, mas não posso. É uma pena jogar fora! Então eu vim aqui para oferecê-lo ao rei." Um ministro próximo disse: "Isso é muito feio." O rei de Chu disse: "Você não entende, este pescador é na verdade um homem gentil. De um modo geral, há muitos grãos armazenados no tesouro e há pessoas famintas no país. Se houver muitas mulheres presas no harém do rei, haverá muitos homens entre as pessoas comuns que não podem arrumar esposas; em um país onde os ricos e os excedentes de propriedade são acumulados no tesouro, deve haver um grande número de pobres no território. Esta prática é contrária ao princípio de ser um rei. Portanto, se houver carne gorda na cozinha e cavalos gordos no estábulo, o povo parecerá faminto. Portanto, esses reis que causam a morte do país estão todos escondendo a riqueza do país no tesouro. Eu ouvi essa verdade por muito tempo, mas não consegui resolver. O pescador entende essa verdade e provavelmente quer me iluminar oferecendo peixes. Vou resolver esse problema imediata-mente.” Então ele disse: ‘Envie emissários para ajudar e cuidar dos velhos e fracos; tirar a comida e a propriedade do tesouro para aliviar aqueles que estão em dificuldade; dispensar as mulheres do harém que nunca dormiram com o rei e deixá-las sair para se casar com viúvos e solteiros adultos’. O povo do estado de Chu ficou muito feliz e as pessoas dos países vizinhos se renderam uma após a outra. Portanto, o pescador ofereceu um peixe ao rei de Chu uma vez, e o estado de Chu contou com esse evento para tornar o povo rico e o país forte. Pode-se dizer que esse pescador é benevolente e sábio.

*

Wei Wenhou estava viajando e viu um homem vestindo um casaco de couro ao contrário e carregando lenha na estrada. Wei Wenhou disse: "Por que ele está vestindo um casaco de couro ao contrário e carregando lenha em vez disso?" ’ O homem respondeu: ‘Adoro o meu casaco de pele’. Wei Wenhou disse: "Você não sabe que se o forro for desgastado, o casaco de acaba?” No segundo ano, o governo de Dongyang enviou uma lista de presentes para homenagem, e o dinheiro entregue aumentou dez vezes. Todos os oficiais vieram parabenizá-lo. Wei Wenhou disse: "Não é por isso que você deveria me parabenizar. Para usar uma analogia, isso não é diferente da pessoa que veste um casaco de couro para trás para carregar lenha na estrada. Ele quer valorizar a pele do casaco, mas não sabe que, se o forro acabar, o casaco vai junto. Agora os campos não foram expandidos, o governo e o povo não aumentaram, mas o dinheiro aumentou dez vezes. Já ouvi tal ditado: a vida das pessoas não é estável e o soberano não pode sentar e se divertir. Isso não é algo pelo qual você deveria me parabenizar."

*

Song Zhaogong [Duque Zhao de Song] fugiu após a queda do país e chegou a um país vizinho. Ele disse com emoção: "Eu sei o motivo da queda do país. Existem milhares de funcionários na minha dinastia, e não há quem não diga: "Nosso senhor é sábio!" Havia centenas de servos e concubinas, todos vestidos com roupas, e nenhum deles deixava de dizer: "Nosso senhor é bonito!" Ninguém me falava dos meus erros dentro e fora do país, então cheguei a este ponto!"

Na visão de Song Jun, a razão pela qual um rei deixa o país e o perde é porque há muitas pessoas que dizem palavras lisonjeiras. Então Song Zhaogong conseguiu acordar depois de escapar do país e, finalmente, conseguiu retornar a ele depois.

*

Havia um oficial chamado Song Jiu no estado de Liang, que serviu como magistrado do condado da área de fronteira com o estado de Chu. Os planaltos fronteiriços do estado de Liang e do estado de Chu cultivam melões e cada um tinha seu próprio método. As pessoas no planalto fronteiriço do estado de Liang trabalhavam duro, regavam os melões com mais frequência e os melões cresciam bem; enquanto as pessoas no pavilhão fronteiriço do estado de Chu eram preguiçosas, regavam os melões com menos frequência e os melões cresciam mal. O magistrado do condado do estado de Chu ficou muito zangado com o baixo crescimento dos melões no estado de Chu porque os melões do estado de Liang cresciam bem. As pessoas na fronteira do estado de Chu estavam com ciúmes porque as pessoas no pavilhão de fronteira do estado de Liang eram melhores do que elas, então eles secretamente foram destruir os melões de Liang à noite. As pessoas em Liang perceberam isso e pediram instruções ao magistrado do condado. Eles também queriam destruir secretamente os melões de Chu para atingir o objetivo da vingança. O capitão do condado pediu instruções a Song, e Song disse: "Mal! Como pode ser isso? É a raiz da inimizade! Você segue os outros quando eles fazem coisas ruins. Por que você é tão tacanho? Se eu te ensinar, eu defini-tivamente enviarei pessoas todas as noites para irrigar secretamente os melões de Chu, e não os deixe saber." Dessa forma, o povo de Liang foi secretamente irrigar os melões de Chu todas as noites. As pessoas em Chu foram regar os melões pela manhã, e todos foram irrigados novamente, e os melões cresceram melhor a cada dia. As pessoas em Chu ficaram surpresas com isso, então observaram cuidadosamente e descobriram que era o povo de Liang que irrigava os melões. Quando o magistrado do condado de Chu soube disso, ficou muito feliz e relatou o assunto ao rei de Chu. Quando o rei de Chu soube disso, sentiu-se envergonhado e embaraçado. Ele disse ao enviado: "Vá e investigue a pessoa que destruiu os melões de Liang. Será que ele tem outras falhas? Esta é a cortesia secreta de Liang." Então ele se desculpou com um presente generoso e pediu para fazer amizade com Liang Wang [rei de Liang]. O rei de Chu frequentemente elogiava esse assunto, e o rei de Liang acreditava que o rei de Chu era confiável, então o relacionamento amigável entre Liang e Chu começou na dinastia Song. Existe um ditado: "Transforme a derrota em vitória e obtenha bênçãos por meio do infortúnio." Laozi também disse: "Retribua as mágoas com a virtude." Era disso que ele estava falando! Se os outros fizeram coisas ruins, por que você deveria seguir o exemplo?

*

Yanling Jizi estava indo para o oeste para visitar o estado de Jin e visitou o rei do estado de Xu com uma espada. O rei Xu Guoguo olhou para a espada de Ji Zi e não disse nada, mas seu rosto mostrava que ele queria a espada. Como Yanling Jizi tinha a missão de ir ao país, ele não dedicou a espada ao rei Xu, mas já havia concordado em entregá-la a ele em seu coração. Ji Zi estava como enviado no estado de Jin e sempre quis voltar, mas o rei Xu já havia morrido no estado de Chu. Então, Ji Zi desamarrou a espada e a deu ao sucessor Xu Guoguo. A comitiva o parou e disse: "Este é um tesouro do estado de Wu, não é para presentear." Yanling Jizi disse: "Eu não dei a ele. Passei por aqui há alguns dias, e o rei do estado de Xu admirou minha espada. Ele não disse nada, mas seu rosto mostrava que ele queria essa espada; eu não a dediquei a ele porque tinha a missão de ir ao país. Mesmo assim, prometi a ele em meu coração. Agora, que ele está morto, não vou mais dedicar a espada a ele. Isso é enganar minha própria consciência. Estimar a espada torna minha consciência hipócrita, e as pessoas honestas não são assim. Logo, pegou a espada e deu-a ao sucessor de Xu Guoguo. O sucessor de Xu Guoguo disse: "O falecido rei não deixou um testamento, então não ouso aceitar a espada." Então Ji Zi pendurou a espada na árvore ao lado do túmulo de Xu Guoguo e saiu. O povo do estado de Xu elogiou Yanling Jizi e cantou para ele: "Yanling Jizi não esquecerá seu passado e tirará a espada de mil moedas de ouro para deixá-la em uma tumba montanhosa."

*

O duque Huan de Qi fez uma viagem ao campo e viu as ruínas da muralha de uma cidade de um país que havia perecido, que eram as ruínas da família Guo. Perguntou ao fazendeiro: "Que tipo de ruínas são essas?" O fazendeiro respondeu: "Estas são as ruínas da família Guo." Duque Huan perguntou: "Por que a capital da família Guo se transformou em ruínas?" Disse o fazendeiro: ‘Por não amar a virtude e não odiar o mal’." Huan Gong disse: "Amar a virtude e odiar o mal é um comportamento gentil de uma pessoa. Qual é a razão pela qual isso tornou a cidade uma ruína?" "O fazendeiro disse:" Guo gostava da virtude, mas não podia nomear pessoas boas, e odiava o mal, mas não condenava as pessoas más, então Guo Guo se tornou uma ruína." Quando o duque Huan voltou, ele contou a Guan Zhong sobre isso. Guan Zhong disse: "Quem é essa pessoa?" O duque Huan disse: "Não sei”. Guan Zhong disse: "Meu senhor também é uma família Guo." Então, o duque Huan de Qi encontrou o fazendeiro e o recompensou.

*

Gongsun Chujiu e Cheng Ying eram discípulos de Zhao Shuo, um alto funcionário do Estado de Jin. Zhao Chuan do estado de Jin matou Jin Linggong Duque Ling de Jin]. Zhao Dun era um oficial de alto escalão no estado de Jin na época. Quando ele fugiu, ele não deixou o país. Acreditava-se que Zhao Dun assassinara o monarca. Tu Anjia foi favorecido pelo Lorde Ling. Durante a época do Duque Jing de Jin, Tu Anjia serviu como comandante, planejando atacar o assassino que matou o Duque Ling de Jin. Zhao Dun já estava morto naquela época, então ele planejou matar o filho de Zhao Dun, Zhao Shuo.  Ele disse aos generais:

"Zhao Dun (quando o monarca foi morto) não sabia disso, mas ele ainda era o principal culpado. Ele assassinou o monarca e seus descendentes ainda são funcionários da corte. Como podemos puni-los? Peço a todos que matem-nos." Han Jue disse: "O duque Ling de Jin foi assassinado. Zhao Dun estava fora naquele momento. O antigo rei pensou que ele era inocente, então ele não o executou. Agora você vai matar ministros às cegas. Você é um ministro rebelde. Se o rei não sabia sobre uma coisa tão grande, você não pode saber mais que o rei”. Tu Anjia se recusou a ouvir, e Han Jue disse a Zhao Shuo para deixá-lo fugir, Zhao Shuo se recusou a fugir. Ele disse: "Você deve proteger meus descendentes e impedir que minha família seja extinta. Mesmo se eu morrer, não guardarei rancor" Han Jue concordou, mas não fez nada.

Tu Anjia atacou a família Zhao com todos os generais no palácio inferior sem consultar o monarca e matou Zhao Shuo, Zhao Tong, Zhao Kuo e Zhao Yingqi, e todos os seus clãs foram executados. A esposa de Zhao Shuo era a irmã mais velha do Duque Cheng de Jin, ela estava grávida na época e foi se esconder no palácio do Duque Cheng de Jin. Gongsun Chujiu disse a Cheng Ying: "Por que você não morre com seu mestre?" Cheng Ying disse: "A esposa de Zhao Shuo está grávida de um filho póstumo, se for menino, cuidarei dele, se for menina, morrerei mais cedo”.

Não muito tempo depois, a esposa de Zhao Shuo deu à luz um menino. Depois que Tu Anjia soube disso, ele vasculhou o palácio. A esposa de Zhao Shuo escondeu o filho em um armário e orou: "Se a família Zhao deve ser extinta, você chora; se não deve ser extinta, você não faz barulho”. Durante as buscas, o bebê não deu nem um gemido.

*

O rei Xuan de Qi construiu um grande palácio, grande o suficiente para cobrir centenas de acres de terra. Havia trezentos quartos no corredor. Contando com o enorme estado de Qi, foi construído por três anos, mas não foi concluído. Entre os funcionários, ninguém se atrevia a falar. Xiangju perguntou ao rei Xuan de Qi: "O rei de Jin desistiu dos ritos e da música dos reis anteriores para se envolver em obscenidade. Atrevo-me a perguntar se existe hoje um monarca em Jin?" O rei Xuan disse: "Não há." "Eu me atrevo a perguntar, há algum cortesão?" O rei Xuan disse: "Não há cortesãos." Xiangju disse: "Agora o rei está construindo um grande palácio, mas não foi capaz de construí-lo em três anos, e não há ninguém entre os cortesãos que se atreva a falar. Atrevo-me a perguntar ao rei se há um cortesão a aconselhar?" O rei Xuan disse: "Não há cortesãos." Xiangju disse: "Eu peço então para me retirar." Então Xiangju saiu rapidamente em pequenos passos. O rei Xuan disse: "Se Xiang era o último cortesão, por que me avisou tão tarde?"


 

*

No início, Zhou She serviu a Zhao Jianzi e ficou na porta de Zhao Jianzi por três dias e três noites. Jian Zi enviou alguém e perguntou a Zhou She: "O que você vai me ensinar?" Zhou She respondeu: "Eu gostaria de ser um ministro que fala e aconselha”. Jian disse: ‘Então anote. Siga os passos do rei, espere por suas falhas e anote-as. Se você registrar todos os dias, terá algum efeito a cada mês e ganhará algo a cada ano." Zhou seguiu seu conselho. Jian Zi ficou muito feliz com isso, então ele trabalhou com Zhou She. Não muito tempo depois, Zhou She morreu e Jian Zi o enterrou generosamente. Três anos depois, Zhao Jianzi estava bebendo com os outros oficiais e, quando o vinho foi bebido, Jianzi começou a chorar. Vários oficiais se levantaram e quiseram se retirar, dizendo: "Somos culpados de morte, mas não sabemos se somos culpados." Jian Zi disse: "Volte, você são inocentes. No passado, meu amigo Zhou disse: 'A pele de uma ovelha não é tão boa quanto o rabo de uma raposa. Você que é submisso não é tão bom quanto um Zhou She que é franco e admoestador. No passado, o Rei Zhou morreu por causa de sua estupidez, mas o rei Wu prosperou por causa de seu conselho direto. Desde que Zhou She morreu, nunca ouvi falar de minhas falhas. Portanto, o monarca não tem quem o aconselhe, não conhece suas falhas, aqueles que conhecem e não corrigem seus erros certamente perecerão, e nosso país estará quase destruído. Então, choramos!"

*

Ye Gong gostava muito de dragões, no gancho do cinto da roupa gravou um dragão, no pote de vinho pintou um dragão, na sala do beiral esculpiu um dragão para decorar. Ele amava muito os dragões. O verdadeiro dragão no céu ficou feliz com isso, ele desceu do céu para a casa de Yegong. A cabeça do dragão apareceu no parapeito da janela e a cauda do dragão no corredor. Quando Ye Gong viu que era um dragão de verdade, ele se virou e fugiu. Ele estava tão assustado que perdeu sua alma. Ele estava tão apavorado que não conseguia se controlar. Deste ponto de vista, Ye Gong realmente não gostava de dragões, o que ele gostava são aquelas coisas que parecem dragões, mas não são dragões.

*

Quando Sun Shuao era criança, ele saiu para brincar e viu uma cobra com duas cabeças, então a matou e a enterrou; e voltou para casa chorando. Sua mãe perguntou por que ele estava chorando, e Sun respondeu: "Eu ouvi dizer que quem vê uma cobra de duas cabeças deve morrer. Eu vi uma cobra de duas cabeças agora. Tenho medo de deixar minha você morrer pirmeiro."

Sua mãe disse: "Onde está a cobra agora?"

Sun disse: "Eu estava preocupado que outros a vissem novamente, então eu a matei e a enterrei."

Sua mãe disse a ele: "Ouvi dizer que as pessoas com virtude yin serão abençoadas pelo céu, então você não morrerá."

Quando Sun cresceu, ele se tornou Ling Yin do estado de Chu. Antes de assumir o cargo, as pessoas já acreditavam que ele era um homem gentil.

*

Era uma vez, Zou Ji se aproximou do Rei Xuan de Qi porque ele era bom em tocar qin, e o Rei Xuan achava que ele tocava qin bem. Zou Ji disse: "A habilidade de tocar o qin é usada para simbolizar os princípios de governo do país." Então ele explicou ao rei Xuan como as habilidades de tocar o qin simbolizavam os princípios de governo do país e como dominá-lo. O rei Xuan gostou muito e conversou com ele por três dias, e o nomeou como primeiro-ministro. Havia um grupo de estudiosos de Jixia no estado de Qi que gostava de discutir a política nacional. Zou Ji tornou-se o chanceler do estado de Qi. Setenta e dois estudiosos de Jixia, liderados por Chunyu Kun, desprezavam Zou Ji. Eles não entendiam o pensamento de Zou Ji, e o que isso significava. Eles planejaram visitar Zou Ji juntos.

Chunyu Kun e os outros curvaram suas mãos casualmente com uma atitude arrogante, enquanto Zou Ji os recebeu com cortesia e consideração. Chunyu Kun e os outros disseram: "Que tal remendar um pedaço de pele de ovelha velha com um manto de pele de raposa branca como a neve?" Zou Ji disse: "Sim, sim, não ouso igualar um homem virtuoso a um vilão medíocre." Chunyu Kun disse: "A cabeça da libélula é quadrada e os olhos são redondos, que tal?" Zou Ji disse: "Sim, sim, guarde a porta com cuidado e não ouse manter os convidados." Chunyu Kun e outros disseram: "Três pastoreavam uma ovelha, e as outras ovelhas não eram pastoreadas. Não havia grama para comer e não havia tempo para as pessoas descansarem, que tal?" Zou Ji disse: "Sim, sim, reduza os funcionários e reduza o pessoal redundante, para não causar problemas e perturbar as pessoas."

Atordoados, Chunyu Kun e outros deram desculpas três vezes a Zou Ji. Todos eles entenderam a implicação dele responder tudo tão rapidamente. Chunyu Kun e os outros não conseguiram vencer o debate, então tiveram que sair. Desta vez, Zou Ji curvou a mão como forma de se despedir dos convidados, enquanto Chunyu Kun e os outros educadamente e pensativamente se despediram.

*

Era uma vez, o primeiro-ministro do estado de Yan ofendeu seu senhor e estava prestes a fugir. Ele chamou seus altos funcionários e perguntou: "Há alguém que possa ir embora comigo?" Depois de perguntar três vezes, nenhuma dos altos funcionários respondeu. Ele disse: "Sim! Alguns estudiosos não valem a pena criar!”

Um deles respondeu: “Em tempos de fome e colheita ruim, os estudiosos não podem nem mesmo comer palha suficiente, mas seus cães e cavalos têm grãos mais do que suficientes para comer; os estudiosos não podem usar um casaco completo de tecido grosseiro no inverno rigoroso, e seus membros estão nus, mas suas casas e mansões são todas feitas de brocados luxuosos, que flutuam ao vento até que sejam destruídos. Dinheiro é o que você despreza, mas a morte é o que os estudiosos valorizam. Você não pode dar o que você despreza os outros. Mas é muito difícil pedir o que os estudiosos valorizam!” O primeiro ministro sentiu vergonha e fugiu secretamente, não ousando ver ninguém novamente.

*

O duque Wen de Jin saiu para caçar, e a pessoa que limpou a estrada relatou: "Há uma grande cobra à frente, alta como uma represa, bloqueando completamente a estrada."

O duque disse: ‘um estudioso deve encorajar sua conduta quando encontra com algo ameaçador. Assim, desastres não acontecerão. Agora que estou em falta, Deus usa esta cobra grande para me avisar. Diga ao carro para virar e voltar."

A pessoa que limpava a estrada disse: "Ouvi dizer que não se dá recompensas quando se está feliz e não imponha punições quando estiver com raiva. Se desastres e bênçãos já estão à sua frente você, você não pode mudá-los. Por que você simplesmente não segue em frente?"

Wen Gong disse: "Esse não é o caso. Os deuses e monstros não podem derrotar o caminho sagrado, e os malfeitores não podem derrotar a benevolência. O bem e o mal ainda não estão claros e ainda há tempo para resolvê-los." Depois de virar, ele voltou a cidade e jejuou. Três dias depois, orou aos ancestrais no templo ancestral: "Quando as ovelhas que ofereci eram poucas, não gordas, e minha propriedade não era muita. Este é o primeiro pecado; eu gosto de caçar e não tenho restrições. Este é o segundo pecado. Não haverá cobrança de imposto nos dias de folga e nos mercados, não haverá cobrança de imposto sobre terras de pesca e caça, os criminosos serão perdoados e apenas metade do imposto será cobrado nos campos lavrados."

Menos de cinco dias após a implementação deste decreto, o oficial vigiava a grande cobra sonhou que o duque matou a cobra e disse: "Por que você bloqueia o caminho do imperador? Você merece morrer por seus erros." Depois de acordar do sonho, foi ver a cobra. Ela havia morrido e apodrecido. O oficial foi ver o duque Wen, e o duque Wen disse: "Sim, deuses e monstros não podem derrotar o Caminho Sagrado e malfeitores não podem derrotar a benevolência. Por que não usar a razão e deixar a natureza seguir seu curso? Para presságios sinistros, apenas use a benevolência para lidar com eles."

*

O rei Wu de Zhou derrubou a Dinastia Yin. Quando ele conheceu dois cativos, ele perguntou a eles Disse: "Há alguma coisa anormal em seu país?" Um prisioneiro respondeu: “Há uma coisa anormal em nosso país: ver estrelas em plena luz do dia e chover sangue no céu, isso é uma coisa anormal em nosso país”. Ou outro disse: “A maior anormalidade em nosso país é que filhos desobedecem a seus pais, irmãos mais novos desobedecem a irmãos mais velhos, e as ordens do Senhor não podem ser cumpridas. Esta é a maior anormalidade!”

*

Jin Wengong perseguiu um alce, mas não conseguiu alcançá-lo. Ele perguntou ao fazendeiro Lao Gu: "Onde foi meu alce?" Lao Gu apontou com os dedos dos pés e disse: "Vá por aqui." Wen Gong disse: "Por que você aponta com os dedos dos pés quando eu faço uma pergunta?” Lao Gu sacudiu suas roupas e disse: “Eu nunca pensei que meu rei ficaria assim. Tigres e leopardos têm seu lugar para viver, mas se eles viverem em uma jaula cansarão do esforço de viver enjaulados e serão pegos; peixes e tartarugas têm seu lugar para morar, se eles se cansarem de viver em águas profundas e nadarem em águas rasas, serão capturados pelas pessoas; onde ele [o rei] mora, se ele ficar cansado de ficar com seus súditos e fugir para um lugar remoto, ele perderá seu país. Existe um ditado nas "Poesias": "O cuco tomou o ninho da pega." Grande Rei Se você está vagando no exterior há muito tempo, alguém irá substituí-lo como o rei." Então Wen Gong ficou com medo, correu de volta para a corte e encontrou Luan Wuzi. Luan Wuzi perguntou: "Você pegou algo? Você está tão feliz." Wen Gong disse: "Eu persegui um alce, mas não consegui alcançá-lo, mas recebi alguns conselhos úteis, então estou feliz." Luan Wuzi disse: " Onde está esse homem?" Duque Wen disse: "Eu não voltei com ele." Luan Wuzi disse: "É arrogância para um governante não valorizar seus súditos; é arrogância para um governante punir aqueles que quebram as regras antes do decreto ter sido emitido. Crueldade é aceitar o conselho de outras pessoas, mas deixá-las de lado, isso é um roubo." Wen Gong disse: "Sim." Então ele dirigiu de volta e voltou a corte com Lao Gu.

*

O rei Zhuang de Chu ascendeu ao trono por três anos, em vez de governar o país, ele se entregou a enigmas. O país estava abalado e prestes a perecer. Shi Qing perguntou aos ministros de confiança: "O rei está no trono há três anos. Ele não governou o país e se entregou a enigmas. O país está abalado e está prestes a perecer. Por que vocês não entram e o convencem?" Os ministros de confiança disseram: "Entre você!" Shi Qing entrou, curvou-se repetidamente, caminhou para frente e disse: "O enigma diz que há grande pássaro que pára no lado sul da montanha Nanshan e não voa ou canta há três anos. Não sei o que isso significa." Zhuang Wang [rei Zhuang] disse: "Me explique." Shiqing disse: "Se eu disser, eu vou morrer, se eu não disser, eu vou morrer. Esperava ouvir sua explicação." Zhuang Wang disse: "Este pássaro não voa, para cultivar suas asas; não canta, para observar como os cortesãos encobrem suas falhas. Embora este pássaro não voe, ele irá direto para o céu quando voar.” Shiqing disse: "Isso é exatamente o que eu quero ouvir." O rei Zhuang ficou muito feliz que Shi Qing levantou tal pergunta, então ele o promoveu e deu a ele o selo do primeiro-ministro. Shi Qing ficou feliz e, quando saiu, olhou para aqueles ministros de confiança e disse com um sorriso: "Nosso rei é um monarca que pode realizar grandes coisas".