Pesquisar neste blog

Yinwenzi

 

Esse volume é uma versão do texto  'Yinwenzi' 尹文子 ou "Livro do Mestre Yin Wen”, uma coleção de diversos pensamentos filosóficos atribuídos a Yin Wen尹文 do período Zhou . Yin Wen teria estudado na academia de Jixia 稷下 [séc. -5] no estado de Qi com Gongsun Long 公孫龍, e seus textos tentam combinar ideias das principais escolas filosóficas, incluindo aí daoístas, nominalistas, legalistas, moístas e confucionistas. [Trad. e adapt. A. Bueno 2023]


 

 


Abertura

 

A via [Dao] não tem forma específica e as coisas com formas têm nomes correspondentes. O nome é a base para julgar as coisas objetivas. É precisamente porque a base para julgar as coisas objetivas depende do nome, então, o nome não pode estar errado. É por isso que Confúcio disse: “Nomes inadequados devem ser corrigidos”. Tudo o que é produzido na via sem nome tem forma e características próprias. Como os nomes surgem de coisas de várias formas, numerosos nomes devem corresponder a várias coisas concretas.

Se o país for governado pelo Dao, então as teorias das escolas famosas - legalistas, confucionistas e moístas - serão naturalmente descartadas. E governar o país com as teorias de escolas famosas, legalistas, confucionistas e moístas, não pode ser separado do Dao. Laozi disse: "Dao é a raiz de todas as coisas. É a arma mágica das pessoas boas e também é o que as pessoas cruéis devem manter." As pessoas que governam o país com o Dao são chamadas de boas pessoas. Entre os bons e os maus, os nomes e cargos estão cada vez mais separados, de modo que podem ser distinguidos sem um escrutínio cuidadoso.

Quando governar o país com o Dao não for suficiente, use a lei; quando governar o país com a lei não for suficiente, use o poder; quando governar o país com o poder não for suficiente, use a força. Quando a força acabar, use o poder ao contrário; quando o poder acabar, use a lei ao contrário; é o efeito da governar a tudo. Portanto, quando as coisas se esgotarem, elas se desenvolverão até o fim, e quando se desenvolverem até o fim, elas retornarão ao começo. Dessa forma, o começo e o fim se repetirão, e nunca haverá um fim.

 


 

O nome das coisas

 

As coisas que têm uma forma devem ter um nome, e as coisas que têm um nome não necessariamente têm uma forma. Uma coisa que tem forma, mas não tem nome, não necessariamente perde sua forma, cor e outras características. Para coisas que têm nomes, mas não têm formas específicas, geralmente ocorrem erros se as coisas específicas não forem testadas de acordo com o nome. Portanto, às vezes os nomes das coisas são usados para testar as formas das coisas, e às vezes os nomes das coisas são determinados de acordo com as formas das coisas; às vezes os nomes das coisas são usados para determinar os tipos de coisas, e às vezes os nomes das coisas as coisas são testadas de acordo com os tipos de coisas. Uma vez que você entenda a relação entre a forma e o nome das coisas, não poderá esconder a relação entre a forma e o nome das coisas e a verdade entre as coisas.

Existem três tipos de nomes e quatro manifestações das leis. Existem três tipos de nomes: o primeiro são os nomes das coisas, como quadrado, redondo, branco, preto, etc.; o segundo são os nomes da calúnia e do elogio, como bom, mau, nobre e barato; o terceiro são os nomes adjetivos, como virtuoso, estúpido, adorando, odiando, etc. As quatro manifestações da lei: a primeira é a lei eterna, como a relação entre o monarca e seus ministros, a relação entre superiores e subordinados, etc.; a segunda é a lei da educação, como a boa ou má moral caráter, os mesmos ou diferentes costumes e hábitos, etc.; A terceira é a lei de governo do povo, como recompensar pessoas meritórias, punir criminosos, etc.; a quarta é a lei da justiça, como formular leis e regulamentos, unificando pesos e medidas, etc.

As táticas de poder são a arma mágica usada secretamente pelo monarca, e os subordinados não podem espioná-la casualmente. O poder é uma arma poderosa para promulgar leis e regulamentos, e os subordinados não podem usá-lo casualmente. Se as táticas do governante puderem ser vistas por seus subordinados, tais táticas não serão insondáveis. Se o poder usado pelo monarca for usado casualmente pelos ministros, esse poder não terá peso. O requisito geral é primeiro corrigir os títulos desviados para que não interfiram uns com os outros, e então o poder do monarca pode ser mantido em segredo e o poder do monarca pode ser usado para uso exclusivo.

O nome é usado para nomear a forma da coisa, e a forma da coisa corresponde ao nome. No entanto, a forma das coisas não é usada exclusivamente para corrigir o nome, e o nome não é usado exclusivamente para corrigir a forma. Então forma e nome são completamente diferentes e não devem ser confundidos uns com os outros. Nenhum dos dois pode estar faltando um ao outro. Sem um nome, o Dao não pode ser chamado pelo nome; com um nome, a forma de várias coisas pode ser corrigida pelo nome. Agora todas as coisas no mundo existem objetivamente, e se não forem usados nomes para distingui-las, surgirá confusão; todos os tipos de nomes no mundo estão lá, e se não forem usadas formas para corresponder a eles, ocorrerão desvios. Portanto, a relação entre forma e nome deve ser seriamente debatida.

Coisas boas têm bons nomes. Coisas ruins são nomeadas com nomes ruins, então coisas boas têm nomes bons e coisas ruins têm nomes ruins. Sábios, benevolência e sabedoria são usados para nomear pessoas boas; teimosia, ferocidade e tolice são usadas para nomear pessoas más. Agora, se você usar o nome de sábios e benevolência para buscar a realidade da benevolência e sabedoria dos sábios, você pode não ser capaz de fazer com que o nome esteja totalmente de acordo com a realidade; se você usar o nome de pessoas teimosas para buscar a realidade da teimosia , ferocidade e estupidez. Pode não ser capaz de fazer com que o nome esteja totalmente de acordo com a realidade. Se você consegue distinguir completamente um nome bom de um nome ruim, mesmo que não reflita totalmente a situação real da coisa, não precisa se preocupar em cometer um grande erro, então deve ser claro sobre o nome.

Os nomes são usados para distinguir coisas diferentes e verificar a relação entre forma e nome. Desde os tempos antigos até o presente, não há nada que possa ser bem-sucedido se for usado corretamente e falhará se não for usado corretamente. O fracasso se deve à confusão de nomes, o sucesso se deve a nomes claros. Agora as pessoas estão próximas dos virtuosos e afastadas dos indignos, recompensando os bons e punindo os criminosos. Uma pessoa virtuosa, uma pessoa indigna, um bom caráter e um criminoso são todos nomes que existem objetivamente; proximidade, alienação, recompensas e punições são atitudes subjetivas que as pessoas adotam. As atitudes subjetivas das pessoas e os fatos objetivamente existentes são dois nomes fundamentalmente diferentes, que distinguem claramente os dois nomes. Se confundirmos as pessoas virtuosas e indignas objetivamente existentes com as atitudes de proximidade e alienação adotadas pelas pessoas, se confundirmos boas condutas, crimes com recompensas e punições, e não fizermos distinção entre fatos objetivamente existentes e atitudes subjetivas das pessoas, isso é um erro. Apenas bagunce os nomes. Portanto, é necessário examinar o nome claramente.

As pessoas costumam dizer "vaca boa", esse título deve ser claramente identificado. "Bom" é um termo geral para as coisas, e "vaca" é a forma das coisas, e os nomes gerais das coisas são usados para modificar as formas das coisas, e não há fim para isso. Por exemplo, se falamos de "bom cavalo", o termo geral "bom" está associado ao "cavalo" físico, portanto não há limite para o escopo geral de "bom". Por exemplo, se falamos de "pessoas boas", o nome "boas" pertence às "pessoas" físicas. No entanto, o conceito de "bom" não é o conceito de "pessoa" e o conceito de "pessoa" não é o conceito de "bom". Então os nomes de "boa vaca", "bom cavalo" e "bom homem" são naturalmente distinguidos, então os nomes não devem ser confundidos entre si.

Os quatro tipos de substâncias, cinco cores, cinco sons, cinco cheiros e cinco sabores, todos existem naturalmente entre o céu e a terra. Eles não esperam ser usados pelas pessoas, mas as pessoas devem usá-los, e eles não mudarão. Para a vida, gostos e desgostos, e não se consegue distinguir entre eles. Os nomes das coisas devem ser as próprias coisas naturalmente existentes, e a identificação das coisas são fatores subjetivos das pessoas. Eu gosto de branco e odeio preto. Outro gosta de sons comuns, mas não gosta de Zhengyin, gosta de qi de carneiro, mas odeia qi queimado, gosta de cheiros doces, mas odeia os amargos. Cores branca e preta, o som de sinais comerciais, o cheiro de carneiro queimado e sabores doces e amargos são todos nomes de coisas objetivamente existentes. Mas gostar e não gostar, gostar de ouvir ou não ouvir, gostar de odiar, gostar de comer ou não comer, são atitudes subjetivas das pessoas. Se esses nomes objetivos e subjetivos puderem ser determinados, não haverá confusão em todas as coisas.

Portanto, as pessoas usam ábacos para contar a quantidade das coisas, instrumentos de medição para medir o cumprimento de coisas, balanças para pesar objetos, ritmos para distinguir o som da música, nomes para examinar a realidade das coisas e leis para determinar o estado. Governe o caos, use a simplicidade para lidar com as dúvidas pesadas e use a mudança para eliminar perigos e dificuldades. Resumir tudo em uma verdade e usar a lei como padrão para todos os tipos de normas. É a maneira mais simples de colocar tudo em um princípio; é a maneira mais fácil de usar a lei como parâmetro. Se isso puder ser feito, as pessoas teimosas, estúpidas, surdas e cegas podem governar o país junto com as pessoas iluminadas, sábias, ouvintes e videntes.

 


 

Sobre falar

 

Há tantas coisas diferentes no mundo que não se pode esperar que alguém seja capaz de fazer tudo. Se é exigido que uma pessoa seja capaz de fazer tudo, nem mesmo um sábio pode fazê-lo. Suponha que uma pessoa possa fazer todas as coisas no mundo, mas deve haver algumas coisas das quais ela não pode cuidar quando faz as coisas. Se há algo que não pode ser levado em conta, faltará para governar o país. Se o país deve ser governado de forma abrangente, sem qualquer deficiência, então o tamanho do assunto deve ser apropriado, e os camponeses, comerciantes, trabalhadores e funcionários devem manter seus empregos. Se fazendeiros e empresários experientes, artesãos habilidosos e funcionários experientes desempenham suas próprias especialidades, então o que mais os governantes no topo precisam fazer?

Portanto, embora algumas palavras sejam razoáveis, não são boas para governar o país, e o cavalheiro nunca as dirá; embora sejam capazes, não são boas para o sucesso da causa. Um cavalheiro nunca o fará. Um cavalheiro não tem prazer em falar, mas tem que dizer por que é bom para governar o país; um cavalheiro não tem prazer em fazê-lo, mas tem que fazê-lo porque é bom para sua carreira. O que um cavalheiro diz nada mais é do que nome, lei, poder e habilidade; o que um cavalheiro faz nada mais é do que produção agrícola e guerra, e ele se esforça para fazer bem o seu próprio trabalho. Portanto, um monarca sábio sempre usa um cavalheiro. Pessoas pequenas sempre falam coisas que não são benéficas para governar o país, pessoas pequenas sempre gostam de fazer coisas que não são úteis para o país. Um vilão também sabe que essas palavras são prejudiciais ao governo do país, mas ele tem que dizê-las; um vilão também sabe que essas coisas importantes podem ser prejudiciais ao governo do país, mas ele tem que fazê-las. Portanto, o que eles dizem são todos os debates confucionistas e moístas sobre o certo e o errado; o que eles fazem é hipócrita e paranóico. O propósito de fazer isso é buscar fama e poder, então o sábio monarca quer matá-los.

Há um velho ditado: "A ignorância não impede que um homem se torne um cavalheiro, e o conhecimento não impede que um homem seja um vilão. Um artesão não pode fazer outras coisas, o que não o impede de ser um artesão habilidoso; um cavalheiro não sabe de outras coisas, o que não o impede de poder governar." É verdade. Fazer boas ações sozinho para que os outros não possam segui-los é chamado Dushan; fazer as coisas habilmente sozinho para que as pessoas não possam segui-los é chamado Duqiao. Nenhum deles esgotou a verdade da bondade e engenhosidade. Fazer o bem sozinho pode fazer os outros fazerem o bem, e fazer as coisas com habilidade sozinho também pode fazer os outros se saírem bem. Portanto, o valor de um sábio governando um país não é que o sábio possa governar o país independentemente, mas que o sábio possa governar o país junto com outros. O valor de um artesão habilidoso não é que ele trabalhe habilmente pessoalmente, mas que ele possa trabalhar habilmente junto com os outros.

 


 

Habilidades

 

As pessoas hoje em dia sempre querem mostrar que são particularmente virtuosas em seu comportamento, sempre querem mostrar sua habilidade única em fazer as coisas, sempre querem mostrar que são superiores no debate e sempre querem mostrar que são inigualáveis em bravura. Uma pessoa que se comporta sozinha não é suficiente para educar as pessoas, uma pessoa que é única em fazer as coisas não é suficiente para realizar várias tarefas; Geralmente, essas quatro situações são a causa raiz do caos no país. Portanto, o sábio usa o Dao para superar todos os tipos de dificuldades e obstáculos e determina a lei para lidar com todos os tipos de diferenças. Para que os sábios e os tolos não se abandonem, para que os capazes e os medíocres não se abandonem. Se o capaz e o medíocre não se abandonarem, então o capaz e o medíocre triunfarão igualmente; se o sábio e o tolo não se abandonarem, então o sábio e o tolo considerarão juntos os assuntos do país. É a melhor forma de governar o país.

 


 

Disputas

 

Depois que o nome for determinado, as pessoas não competirão pelas coisas; depois que a divisão for clara, os desejos egoístas das pessoas não prevalecerão. As pessoas não brigam por coisas, não porque não tenham coragem de lutar, mas porque as pessoas não conseguem lutar com o coração depois que o nome é determinado; assim não podem realizar seus desejos egoístas. No entanto, todos têm egoísmo e desejos egoístas, mas as pessoas podem ser feitas para não ter egoísmo e desejos egoístas, porque o método de restringir o egoísmo e os desejos egoístas é apropriado. Tian Pian disse: "Não há homens ambiciosos no mundo que estejam dispostos a ficar em suas próprias casas e servir suas esposas e filhos. Eles devem ir aos tribunais de vários estados vassalos para buscar cargos oficiais. O objetivo de buscar nas cortes de vários países vassalos é tornarem-se oficiais, mas não ser os monarcas dos países vassalos. Isso ocorre porque seus títulos os limitam." Peng Meng disse: "Quando faisões e coelhos estão na selva, todos os perseguirão, isso ocorre porque não se sabe quanto eles são, e a quem eles pertencem. Galinhas e porcos estão cheios do mercado, mas ninguém tenta roubá-los para si, isso ocorre porque todos sabem a quem eles pertencem.Depois que a riqueza surge, se os pertences ainda não estão determinados, mesmo as pessoas benevolentes lutarão por ela; depois que a divisão for determinada, mesmo as pessoas gananciosas não ousarão agarrá-los.

 


 

Natureza das coisas

 

A razão pela qual uma coisa redonda gira não é porque ela pode girar sozinha, mas porque ela tem condições de girar e tem que girar; a razão pela qual uma coisa quadrada está parada não é porque ela vai ficar parada, mas ela tem que ser estática porque tem as condições para ser estática. Se você se conformar com a propriedade de que uma coisa redonda pode girar por conta própria, ela não pode ficar parada; se você se conformar com a propriedade de que uma coisa quadrada pode ficar parada por conta própria, ela não pode girar. Por que se preocupar com as coisas perdendo sua natureza original? Temos que fazer com que os sábios sejam usados pelo país, e conformar-se com as características de ignorantes que não servem para governar o país, para que não possam ser usados pelo país. Se o país é usado ou não, não é determinado por desejos subjetivos pessoais, mas pela conformidade com as características de sua disponibilidade e indisponibilidade, para que cada um tenha seu próprio lugar. Por que se preocupar que as coisas sejam caóticas?

 


 

Inteligência e estupidez

 

Os humanos não podem fazê-lo, mas a natureza pode fazê-lo. O homem não pode saber, mas a natureza pode entender. Uma pessoa inteligente não é inteligente porque quer ser inteligente, uma pessoa burra não é burra porque quer ser burra, uma pessoa bonita não é bonita porque quer ser e uma pessoa feia não é feia porque ele quer ser feia. As pessoas não podem fazê-lo, mas a natureza pode fazê-lo, as pessoas não podem conhecer a natureza, mas entendê-la. Então, o que há de tão precioso em ser inteligente e bonito? O que há de desprezível em ser estúpido e feio? Uma pessoa inteligente não pode se exibir para uma pessoa estúpida, e uma pessoa bonita não pode rir de uma pessoa feia.

Se o Dao puder ser praticado no mundo, então os pobres e humildes não reclamarão, os ricos e nobres não serão arrogantes, os estúpidos e fracos não terão medo, e os sábios e corajosos não serão dominadores, isso porque o nome foi confirmado. Se a lei puder ser aplicada no mundo, então os pobres e humildes não ousarão odiar os ricos e nobres, nem os ricos e nobres se atreverão a intimidar os pobres e humildes; Pessoas corajosas, inteligentes e corajosas não ouse desprezar pessoas estúpidas e fracas, é aqui que a lei não é tão boa quanto o caminho.

   


 

O melhor uso das coisas

 

O que é valorizado pelo mundo, o mesmo valor que no mundo é chamado de conformidade com os costumes; o que o mundo usa, o mesmo uso do mundo é chamado de ‘fazer o melhor uso das coisas’. Se contra a vontade do povo, será combatido pelas forças do hábito; se ferir os sentimentos de todos, será rejeitado pela força do hábito. Embora as mentes das pessoas sejam diferentes, suas ações podem ser consistentes umas com as outras; embora os hábitos das pessoas sejam diferentes, elas podem usar as mesmas coisas. Este é o efeito unificador que os costumes e hábitos têm sobre as pessoas. É também o efeito reparador das substâncias nas pessoas. Portanto, o papel dos costumes e hábitos deve ser tratado com cautela, e o papel curativo das substâncias deve ser cuidadosamente selecionado.

No passado, o duque Heng de Qi gostava de usar roupas roxas. Como resultado, não havia tecido de seda em outras cores à venda em Qi. O rei Zhuang de Chu gostava de pessoas com cintura fina e, como resultado, todas as pessoas no estado de Chu pareciam famintas. O que as pessoas na posição superior defendem para dar um exemplo para o grupo é a causa raiz da grande ordem e caos do país. Se a atmosfera não estiver correta, leis e regulamentos devem ser formulados para corrigi-la; se a riqueza material for abundante, sistemas devem ser usados para controlá-la. Se você é influenciado pelo mau ambiente, domine o vento do luxo e da corrupção. É impossível para tal pessoa governar bem o país se isso não for feito.

No passado, o estado de Jin sofria com o hábito da extravagância, e Jinwen usava métodos de inspeção pública para corrigi-lo. Ele não usava roupas de seda intercaladas e não comia dois tipos de pratos de carne nas refeições. Não demorou muito para as pessoas usarem roupas grosseiras e comerem comida simples. Goujian, o rei de Yue, queria vingar o rei de Wu por destruir Yue, e esperava que as pessoas se tornassem corajosas. Quando ele encontrou um monstro furioso na estrada, ele subiu num carrinho e segurou sua mão para prestar homenagem a ele. Depois de alguns anos, o povo do país, por mais velho ou jovem que fosse, não fugiria quando encontrasse um inimigo, mesmo que passasse por fogo e água. Esse é o modelo ideal, e nada pode competir com o exemplo.

Um rei sábio sabe que as emoções das pessoas são inconstantes. Eles fizeram música para harmonizá-las e fizeram rituais para controlá-las. As pessoas nas posições inferiores não têm permissão para agir privadamente, então apenas ritos e música podem prevalecer no mundo. Quando os ritos e a música prevalecerem no mundo, os desejos pessoais serão gradualmente abolidos.  E é a mesma coisa se você encontrar um monarca sábio ou um monarca estúpido. Se você encontrar um monarca sábio, o país será governado. Quando um país se depara com um monarca tolo, o país fica um caos. A raiz do caos do país depende da habilidade e estupidez do monarca, não da perfeição de rituais e música. Desta forma, a arte do sábio de governar o país desaparecerá junto com o sábio monarca. A magia de governar o país pode se tornar inutilizável se a dinastia for mudada, então o país terá uma situação de mais caos e menos governança. Se o país está em uma situação em que há mais problemas e menos governança, então não há respeito por um monarca sábio e não há respeito por um monarca estúpido.

 


 

Proximidade e distanciamento

 

Pessoas que estão em posição de destaque de altos funcionários, embora sejam indignos; não se preocupe com as pessoas que não estão perto deles. Pessoas em posições pobres e humildes, embora tenham a virtude da benevolência e da virtuosidade; não se preocupe com as pessoas que os alienam. Proximidade e distanciamento dependem inteiramente de seu poder e interesses financeiros. Não depende se alguém é virtuoso ou indigno. Não me atrevo a considerar isso uma lei natural que se conforma ao caminho do céu, mas apenas penso que é uma relação natural entre pessoas em posições diferentes na realidade.

Agora, entre o céu e a terra, de fato, existem muitas pessoas indignas, e existem muito poucos homens benevolentes. A astúcia de seguir os outros é especialmente séria entre pessoas sem escrúpulos. A mentalidade de honestidade e vergonha é mais comum entre pessoas benevolentes. Agora use etiqueta e retidão para recrutar pessoas benevolentes e virtuosas. As pessoas benevolentes e virtuosas que você consegue são menos de um décimo de milésimo; as pessoas indignas são recrutadas com fama e riqueza, e as pessoas indignas são obtidas em toda parte. Portanto, diz-se que decoro e retidão podem fazer um cavalheiro, mas um cavalheiro não precisa necessariamente de decoro e retidão; fama e fortuna podem conquistar um vilão, mas um vilão não pode carecer de fama e fortuna.

 


 

Recompensar o serviço meritório e punir o crime

 

Este é o negócio do monarca; é a função de um ministro cumprir estritamente seus deveres e fazer o seu melhor. O monarca julga seus ministros por seus méritos e promoções. De acordo com o rebaixamento, há recompensas e punições; os cortesãos cumprem seus deveres com cuidado. Portanto, há eficácia na manutenção do dever. O monarca não pode participar do trabalho de seus ministros, e os ministros não podem violar a autoridade do monarca. Os níveis superior e inferior não se confundem e não violam um ao outro. Isso é chamado de Mingzheng. Um bom nome pode suavizar a lei e a ordem do país. Apropriar-se de todas as coisas torna-as diferentes umas das outras e organiza os assuntos domésticos para que não se misturem. Ser intimidado sem vergonha, ser promovido sem orgulho, proibir a violência, acabar com as guerras e aliviar os conflitos no mundo - essa é a virtude de um governante benevolente. Se você pode fazer isso, você pode se tornar o líder de um país. Cumpra estritamente o dever para não torná-lo confuso. Faça seu trabalho com cuidado e sem egoísmo. Ele não mudará de ideia quando encontrar prosperidade ou quando sofrer de fome. Trate corretamente quando criticado ou elogiado. Não se deixar levar quando recompensado, e não culpe os outros quando punido: esta é a integridade de um cortesão. Se você pode fazer isso, você pode se se tornar um ministro qualificado.

 


 

Perda e ganho

 

No mundo, existem aqueles que ganham por causa de seus nomes e alguns que perdem sua realidade por causa de seus nomes. O rei Xuan de Qi gostava de arco e flecha e gostava de ouvir as pessoas dizerem que ele podia usar um arco muito forte. Na verdade, o arco que ele usava tinha apenas três pedras de força e ele o mostrava a seus assistentes à esquerda e à direita. Eles pararam e disseram: "A força deste arco não é inferior a nove pedras. Quem mais pode usar um arco tão duro?" O rei Xuan ficou muito feliz. No entanto, a força do arco usado pelo rei Xuan de Qi não era superior a três pedras, mas durante toda a sua vida ele acreditou que estava puxando um arco duro de nove pedras. As três pedras são a força real do arco e as nove pedras são a falsa reputação do arco. O rei Xuan de Qi perdeu sua realidade porque gostava da falsa fama.

Há um homem de sobrenome Huang no estado de Qi que gosta de ser humilde e discreto. Ele tem duas filhas, ambas extremamente bonitas. Por serem todos lindos, Huang Gong frequentemente as menosprezava com palavras humildes, dizendo que eram feias. Como resultado, a reputação de serem feias se espalhou por toda parte e ninguém veio se casar com elas além da idade normal de casamento. Havia um solteiro idoso em Weiguo, que pegou uma delas imprudentemente e descobriu que era de fato a mulher mais bonita do país. Então ele disse: “Huang Gong gosta de ser modesto, então ele difamou sua filha como não bonita.” Depois que a notícia foi divulgada, as pessoas correram para se casar com a outra filha de Huang Gong, que era de fato a mulher mais bonita da China. Ser extremamente belo é um fato interno, e ser feio é uma reputação externa, e é o fato de que existe beleza interior apesar da reputação externa de feiúra.

Um homem no estado de Chu caminhava com um faisão. Alguém lhe perguntou: "Que tipo de pássaro é esse?" O homem que pegou o faisão mentiu para ele, dizendo: "Isto é uma Fênix". ‘Você quer vendê-lo agora?’ Ele respondeu: "Vendo!" O transeunte comprou por dez ouros, mas a pessoa que pegou o faisão declinou, pensando em ganhar mais. O transeunte estava disposto a dobrar o dinheiro, então ele o vendeu. O faisão ia ser apresentado ao rei de Chu, mas morreu depois de uma noite. Ele lamentou não poder apresentá-lo a o rei de Chu. As pessoas espalharam rumores sobre isso, e todos pensaram que era uma fênix real. As pessoas sentiram que a fênix era muito preciosa, então eles ainda queriam apresentá-la ao rei de Chu. Este assunto finalmente chegou ao rei de Chu. O rei de Chu ficou muito grato a este homem por dedicar a preciosa fênix a si mesmo, então ele o convocou e o recompensou pesadamente. A recompensa que ele recebeu foi mais de dez vezes o que ele pagou pelo faisão.

Um fazendeiro no estado de Wei estava arando o campo e pegou um pedaço de jade precioso com um diâmetro de cerca de um pé, mas ele não sabia que era um jade precioso. Ele contou aos vizinhos sobre isso. O vizinho queria pegar esta joia em particular, então disse ao fazendeiro: "Esta é uma pedra estranha. Não é bom para sua família guardá-la. É melhor jogá-la no lugar original". Ele ficou um pouco preocupado, e finalmente levou consigo. De volta para casa, colocou-o sob o beiral do lado de fora do corredor. Naquela noite, o jade irradiou luz, iluminando intensamente a sala. A família do fazendeiro entrou em pânico e contou aos vizinhos sobre isso. O vizinho disse: "Este é um presságio estranho. Jogue fora rapidamente. O desastre será eliminado." O fazendeiro rapidamente jogou este precioso jade na selva distante. Logo depois, o vizinho pegou secretamente o precioso jade e o apresentou ao rei de Wei. O rei do estado de Wei convocou artesãos de jade para avaliar este precioso jade, e o artesão de jade viu este precioso jade à distância. Então ele se curvou duas vezes, levantou-se e parabenizou o rei Wei Guo, dizendo: "Parabéns ao rei por obter esta joia rara no mundo. Nunca vi uma joia tão grande." O rei Wei Guo perguntou ao artesão de jade sobre o valor da gema. O artesão de jade disse: "Este pedaço de jade não tem nenhum valor que se compare a ele. Você só pode vê-lo pelo preço de cinco capitais. "   

 


 

Certo e errado

 

Há milhares de quilômetros no mundo e há um padrão de certo e errado para cada coisa. Não ouso enganá-lo ou ocultá-lo. O que é certo é sempre certo e o que é errado é sempre errado, e eu acredito firmemente nisso. Mas o que é certo, embora sempre certo, às vezes não é aceito; o que é errado, é sempre errado, mas às vezes tem que ser feito. Portanto, há momentos em que a abordagem correta falha e, às vezes, a abordagem errada é bem-sucedida. Embora certo e errado tenham princípios diferentes, e a mudança de prosperidade e declínio social seja usada por mim repetidas vezes, onde está o padrão de certo e errado? Observe as experiências bem-sucedidas de Tang Yao, Yu Shun, Shang Tang e Zhou Wu Wang, não pense que eles usaram as práticas de serem temidos ou o método de tomar o poder; desde que esteja em conformidade com as necessidades da tendência de desenvolvimento da época, ele prosperarão; observe as lições de Xia Jie, Shang Zhou, Zhou You e Zhou Li do fracasso, se eles adotaram o método correto ou o método errado. A prática, desde que viole os requisitos da tendência de desenvolvimento dos tempos, falhará. O mesmo é verdade para a ascensão e queda dos Cinco Hegemons no Período da Primavera e Outono.

Song Xianggong liderou o exército para lutar com o exército Chu em Hongshui. O príncipe Muyi disse: "O exército Chu tem muitas tropas e nós temos poucas. Por favor, ordene que você os ataque repentinamente antes que eles tenham cruzado completamente o rio." Song Xiangong disse: "Você não pode agir assim. Ouvi dizer que o exército da benevolência e da retidão não ataca o exército que não estiver alinhado. Embora eu seja um descendente do povo subjugado, não ouso fazer o que você diz." Como resultado, o exército da Dinastia Song foi severamente derrotado, e o povo Chu capturou o Duque Xiang de Song.

O povo de Qi matou o duque Xiang de Qi e fez Gongsun Wuzhi rei, Zhaohu e Yiwu fugiram para Lu a serviço do príncipe Jiu, e Bao Shuya serviu ao príncipe Xiaobai e fugiu para Ju. Logo, Gongsun Wuzhi foi morto, e Gongzi Jiu e Gongzi Xiaobai competiram pelo trono. Gongzi Jiu deveria ter sido estabelecido como o rei, mas Gongzi Xiaobai retornou ao estado de Qi primeiro, então o povo de Qi fez de Gongzi Xiaobai seu monarca. Posteriormente, o príncipe Xiaobai ordenou que o povo Lu matasse o príncipe Jiu, e Zhao Hu foi martirizado pelo príncipe Jiu, então o príncipe Xiaobai recrutou Guan Zhong como seu chanceler.

O duque Wen de Jin foi vitimado pela calúnia de Li Ji e foi para o exílio no exterior por dezenove anos. O duque Hui de Jin morreu e o duque Wen subornou o estado de Qin para ajudá-lo a retornar ao estado de Jin.Depois de matar Jin Huaigong, ele se tornou o próprio rei. O comportamento de Song Xianggong estava de acordo com o padrão correto de benevolência e retidão, mas ele não pôde deixar de se tornar um prisioneiro; os dois monarcas, Qi Huangong e Jin Wengong, adotaram métodos incorretos, mas alcançaram a hegemonia.

Se o que você pensa é correto e o mundo o nega, então você não sabe que está certo; se você pensa que está errado e o mundo o afirma, então você não sabe que está errado. Desta forma, o padrão de certo e errado é transferido com o preço de todos, e não é algo que se possa decidir sozinho. O que vai contra os desejos do povo está errado, e o que segue os desejos do povo está certo. Portanto, o monarca que está no meio da mudança deve confiar em seu próprio poder para se colocar sempre em uma posição irrepreensível, para que as pessoas não possam criticar o monarca. Quando o monarca vive em paz, todos o respeitam, quando ele faz as coisas, todos o seguem, todos acreditam no que o monarca diz e todos se esforçam para imitar o comportamento do monarca, para que o monarca esteja acima de todas as pessoas e controle todos os funcionários níveis.


 

Ordem no país

 

Há três razões para o caos do país:

-há fome, o povo está deslocado, o monarca não tem comida para reunir o povo e o país estará um caos;

-não há lei para governar o país e o país está no caos,

-existem leis, mas não podem ser implementadas, e o país estará no caos e haverá também confusão.

Se houver comida, as pessoas comuns podem viver e trabalhar em paz e contentamento. Existindo leis para governar o país, elas podem ser bem implementadas. Nunca houve, pois, um país que não pudesse ser bem governado.

Benevolência, Retidão, Ritualidade, Música, Nomes, Lei, Punição e Recompensa, estes oito são os caminhos dos Cinco Imperadores e dos Três Reis para governar o mundo; portanto, use a benevolência para guiar as pessoas, use a retidão para se adaptar às pessoas, use a ritualidade para incitar o povo educar-se, use a música para conciliar o temperamento do povo, use os nomes para corrigir o problema de que as palavras não correspondam à realidade e que haja a separação entre o nome e a realidade, use a lei para regular o comportamento das pessoas, puna as pessoas para dissuadi-las e use recompensas para incentivá-las. Portanto, o uso da benevolência pode beneficiar amplamente as pessoas, mas também pode fazer com que as pessoas se sintam parciais; as pessoas se comportam com respeito e cautela, mas também pode fazer com que as pessoas se sintam preguiçosas e indolentes; usar a música pode reconciliar o temperamento e as aspirações das pessoas, mas também pode fazer com que as pessoas se sintam promíscuas e indulgentes e criam o cerne do poder usurpador; o uso dos ritos pode unificar muitas diferenças, mas também pode destruir sua reputação; o uso de punição pode dissuadir aqueles que se recusam a obedecer, mas também pode fazer com que as pessoas tenham o coração agressivo; o uso de recompensas pode encorajar pessoas leais e virtuosas, mas também pode fazer as pessoas se sentirem humildes e em conflito. Esses oito métodos de governar o país não estão escondidos de ninguém e sempre existem no mundo. Eles não aparecem automaticamente por causa da presença de reis sábios como Tang Yao e Shang Tang, nem por causa de Xia Jie e Shang Zhou. Um tirano toma o poder e se esconde. Se esses oito métodos puderem ser usados adequadamente, o país será governado; se os oito métodos não forem usados adequadamente, o país ficará um caos. Mesmo que alguém tenha a capacidade de governar o mundo e controlar todas as coisas, é uma coisa diferente governar o país, e se não der o que as pessoas precisam, e os sábios irão ignorá-lo.

De um modo geral, há seis sinais de sobrevivência de um país: há um país em declínio e há um país arruinado. Existem países prósperos, existem países poderosos, existem países pacíficos e existem países caóticos. Os chamados países caóticos e arruinados não estão necessariamente relacionados à crueldade e tirania dos governantes; os chamados países fortes e pacíficos não estão necessariamente relacionados ao poder e à benevolência dos governantes.

O monarca é velho, tem muitas esposas e concubinas, poucos filhos e netos e clãs alienados. Este é um país em decadência.

O monarca favorece o ministro. Os ministros bajulam o monarca, as leis do país são abolidas e os desejos pessoais são desenfreados. Este é um país caótico.

O país é pobre e fraco, um indivíduo é rico e poderoso e o poder do monarca é muito leve. O poder do ministro é muito pesado e este é um país que está morrendo.

Um país que possui esses três sinais não precisa esperar que o governante se torne fraco e cruel. Embora tal país exista por enquanto, ouso dizer que perecerá.

Não há uma única pessoa no palácio e não há ministros próximos na corte. Os descendentes são prósperos, e os anciãos e crianças são ordeiros. Este é um país próspero.

A agricultura e a amoreira estão na estação, o tesouro está cheio de alimentos, o exército é forte e as defesas da fronteira são sólidas. Este é um país forte.

As pessoas em posições altas não ousam intimidar as que estão em posições baixas, e as que estão em posições baixas não ousam ofender as que estão em posições altas. Os níveis superior e inferior não violam uns aos outros. Portanto, o país pode impor ordens e proibi-las, e todos têm sem intenções egoístas. Embora o país esteja em perigo, também não pode ser violado, este é um país pacífico.

Qualquer país com esses três sinais não tem necessidade de confiar no poder, a benevolência e a retidão serão fortes. Embora tal país possa ser atualmente fraco, atrevo-me a afirmar que existirá por muito tempo.

O monarca que governa o país deve matar algumas pessoas no início de seu governo. As pessoas que serão mortas primeiro não são ladrões ou pessoas traiçoeiras. Embora esses dois tipos de criminosos tenham sido um grande desastre para o país por um tempo, eles não foram a causa raiz do caos do país. A causa raiz do caos do país é que os escalões inferiores invadem o poder dos escalões superiores e os cortesãos roubam os meios de governo do governante. Não inibir os corações e nem temer as proibições na época certa, e não obedecer às leis e regulamentos da época, esta é a causa raiz do caos do país.

Confúcio atuou como primeiro-ministro do estado de Lu e executou Shaozhengmao sete dias depois. Um discípulo de Confúcio entrou pela porta e perguntou a Confúcio: "Shaozhengmao é um homem muito famoso no estado de Lu. Receio que tenha sido um pouco impróprio para você matá-lo primeiro depois que ele chegou ao poder?" Disse Confucio: ‘Sente-se e falarei sobre a Razão. Existem cinco tipos de erros nos seres humanos, além de roubo e traição. Um é ser bem informado, mas ter intenções sinistras; o outro é adaptar-se aos erros; por fim, obter benefícios deles. Enquanto alguém comete apenas um desses cinco males, ele inevitavelmente será punido por apenas um, por ser um oficial. No entanto, Shaozhengmao tem esses cinco males ao mesmo tempo, então ele deve ser punido. Há multidões de discípulos reunidos ao redor, e suas palavras são suficiente para encobrir o mal e confundir as pessoas. Boa memória é suficiente para não ser convencional. Ele é o mais proeminente entre os vilões e deve ser morto. Portanto, Shang Tang matou Yin Xie. Zhou Wenwang puniu Pan Zheng, Jiang Taigong matou Hua Shi, Guan Zhong matou Fu Xingyi, Zichan matou Deng Xi e Shi Fu. Embora essas seis pessoas vivessem em épocas diferentes, elas pensavam o mesmo, então tiveram que ser mortas. O "Livro das Canções" disse. 'Meu coração está triste. Esses vilões são realmente odiosos. Pessoas pequenas agem em grupos. Isso é o suficiente para deixar alguém com medo’".

Como diz o ditado: "Argumentos inteligentes podem confundir fantasmas e deuses e deixar uma pessoa eloquente perplexa”. Embora não se possa confundir fantasmas e deuses, parece ser muito óbvio que se pode confundir algumas pessoas. Eles mergulham na mentalidade das pessoas. Adivinhe os desejos das pessoas, conforme os hábitos das pessoas sem ousar violá-las, e leve as pessoas ao abismo do mal para ganho pessoal. As pessoas gostam de ouvir os outros se elogiarem bem, e gostam de espalhar para os outros; todos odeiam ouvir os outros dizerem de suas falhas. É bom se disfarçar e se modificar, mas a pessoa eloquente pode detectar a mente das pessoas pelas mudanças sutis nos olhos das pessoas. Pode lisonjear as pessoas antes de suas palavras e ações.

As pessoas comuns no mundo ficam felizes quando ouvem os outros elogiarem a si mesmas. Dói ouvir os outros te criticarem. Isso é normal para a maioria das pessoas. Fico feliz quando os outros têm a mesma opinião que eu. Irrito-me quando as opiniões de outras pessoas diferem das minhas. Isso também é normal para pessoas comuns. Portanto, pessoas traiçoeiras são boas em dizer coisas boas sobre os outros. Eles são bons em obedecer aos outros. Outros dizem que estão corretos. Alguém também diz que estava certo; quando outros disseram que estava errado, ele também disse que estava errado. Siga as preferências de outras pessoas. Vá junto com o ódio dos outros. Portanto, embora um monarca sábio possa aceitar pessoas honestas e altruístas, ele pode não estar próximo das pessoas justas e altruístas em seu coração, embora ele possa evitar pessoas traiçoeiras. Mas não é necessário alienar pessoas traiçoeiras em seu coração. Portanto, mesmo monarcas sábios como Yu Shun e Xia Yu só alcançaram o poder evitando pessoas traiçoeiras, mas não necessariamente odiando pessoas traiçoeiras. Como diz o ditado: "Argumentos inteligentes podem confundir a todos, mas Yu Shun e Xia Yu não podem odiar pessoas traiçoeiras".

Como diz o ditado: "O mais odioso é que o roxo tire o brilho do grande vermelho, e o mais nojento é que a retórica subverta o país". No entanto, algumas pessoas não percebem isso em suas vidas inteiras, e o perigo e a morte do país seguirão um após o outro.

 


 

Governe com clareza

 

Laozi disse: "Governe o país com política clara, comande guerras com a sabedoria da contingência e conquiste o mundo com métodos que não perturbem as pessoas". Governe o país com nomes e leis, e não haverá caos em tudo. A chamada sabedoria de contingência é uma tática que se adapta à situação. Comande e lute com táticas adaptáveis, nenhum inimigo pode resistir. Se alguém puder corrigir e suprimir a mentalidade brutal das pessoas com títulos, usando o sistema legal e táticas de poder, nada de ruim acontecerá entre as pessoas. Se nenhuma coisa ruim acontecer entre as pessoas, então o mundo pode ser ganho. Se o país não pode ser governado, a lei é usada, e quando a lei falha, a força é usada. Embora o país possa ser conquistado, nada acontecerá. Mas não se pode usar o poder de governar para conquistar aqueles que tentam ser corajosos. Se o forte pode ser conquistado, então o fraco pode subjugar o forte.

 


 

Medo da morte

 

Laozi disse: "As pessoas comuns não têm medo da morte. Como você pode ameaçá-los com a morte? " Geralmente, as pessoas comuns não têm medo da morte porque a punição é excessiva. Se as punições forem usadas excessivamente, a sobrevivência das pessoas comuns não será garantida. Se a sobrevivência das pessoas comuns não for garantida, elas considerarão a autoridade do monarca sem valor. Se a punição for apropriada, as pessoas comuns temerão a morte. As pessoas comuns têm medo da morte porque sabem que a vida é uma coisa feliz. As pessoas comuns sabem que a vida é uma coisa feliz, e o monarca pode assustá-las com punição e morte. Este é o método de governar o país que o monarca deve dominar, e também é um assunto importante que os cortesãos devem tratar com cautela.

Tian Pian disse: "A era Tang Yao foi realmente pacífica e próspera." Song Bing disse: "Os sábios governaram o país. Todos eles podem atingir este nível?" Peng Meng correu para o lado e respondeu: "Este é a regra da lei sagrada. O resultado do país não é o resultado da governança do sábio." Song Ying disse: "Qual é a diferença entre o sábio e a lei sagrada que governa o país?" Peng Meng disse: "Os nomes muito confusos. O sábio olha para isso de uma perspectiva pessoal. A lei sagrada é olhar para isso da perspectiva da razão. Embora as coisas venham das mãos de indivíduos, as visões pessoais não são iguais às coisas; as opiniões podem refletir as coisas, mas as coisas não são iguais às opiniões pessoais. Portanto, os sábios não devem governar o país. É um indivíduo que governa o país sozinho; se o país for governado pela lei sagrada, então o país será bem governado. Isso a lei sagrada é benéfica para tudo, e apenas um sábio pode formulá-la e aperfeiçoá-la." Song Ying ainda estava intrigado depois de ouvir isso. Então ele questionou Tian Pian. Tian Pian disse: "Peng Meng está certo."