Esse
volume é uma versão do texto 'Yinwenzi' 尹文子 ou "Livro
do Mestre Yin Wen”, uma coleção de diversos pensamentos filosóficos atribuídos
a Yin Wen尹文 do período Zhou
周. Yin Wen teria
estudado na academia de Jixia 稷下 [séc. -5] no estado de Qi齊 com Gongsun
Long 公孫龍, e seus textos
tentam combinar ideias das principais escolas filosóficas, incluindo aí
daoístas, nominalistas, legalistas, moístas e confucionistas. [Trad. e adapt. A.
Bueno 2023]
Abertura
A via [Dao] não tem
forma específica e as coisas com formas têm nomes correspondentes. O nome é a
base para julgar as coisas objetivas. É precisamente porque a base para julgar
as coisas objetivas depende do nome, então, o nome não pode estar errado. É por
isso que Confúcio disse: “Nomes inadequados devem ser corrigidos”. Tudo o que é
produzido na via sem nome tem forma e características próprias. Como os nomes
surgem de coisas de várias formas, numerosos nomes devem corresponder a várias
coisas concretas.
Se o país for governado
pelo Dao, então as teorias das escolas famosas - legalistas, confucionistas e
moístas - serão naturalmente descartadas. E governar o país com as teorias de
escolas famosas, legalistas, confucionistas e moístas, não pode ser separado do
Dao. Laozi disse: "Dao é a raiz de todas as coisas. É a arma mágica das
pessoas boas e também é o que as pessoas cruéis devem manter." As pessoas
que governam o país com o Dao são chamadas de boas pessoas. Entre os bons e os
maus, os nomes e cargos estão cada vez mais separados, de modo que podem ser
distinguidos sem um escrutínio cuidadoso.
Quando governar o país
com o Dao não for suficiente, use a lei; quando governar o país com a lei não
for suficiente, use o poder; quando governar o país com o poder não for
suficiente, use a força. Quando a força acabar, use o poder ao contrário;
quando o poder acabar, use a lei ao contrário; é o efeito da governar a tudo.
Portanto, quando as coisas se esgotarem, elas se desenvolverão até o fim, e
quando se desenvolverem até o fim, elas retornarão ao começo. Dessa forma, o
começo e o fim se repetirão, e nunca haverá um fim.
O nome das
coisas
As coisas que têm uma
forma devem ter um nome, e as coisas que têm um nome não necessariamente têm
uma forma. Uma coisa que tem forma, mas não tem nome, não necessariamente perde
sua forma, cor e outras características. Para coisas que têm nomes, mas não têm
formas específicas, geralmente ocorrem erros se as coisas específicas não forem
testadas de acordo com o nome. Portanto, às vezes os nomes das coisas são
usados para testar as formas das coisas, e às vezes os nomes das coisas são
determinados de acordo com as formas das coisas; às vezes os nomes das coisas
são usados para determinar os tipos de coisas, e às vezes os nomes das coisas
as coisas são testadas de acordo com os tipos de coisas. Uma vez que você
entenda a relação entre a forma e o nome das coisas, não poderá esconder a
relação entre a forma e o nome das coisas e a verdade entre as coisas.
Existem três tipos de
nomes e quatro manifestações das leis. Existem três tipos de nomes: o primeiro
são os nomes das coisas, como quadrado, redondo, branco, preto, etc.; o segundo
são os nomes da calúnia e do elogio, como bom, mau, nobre e barato; o terceiro
são os nomes adjetivos, como virtuoso, estúpido, adorando, odiando, etc. As
quatro manifestações da lei: a primeira é a lei eterna, como a relação entre o
monarca e seus ministros, a relação entre superiores e subordinados, etc.; a
segunda é a lei da educação, como a boa ou má moral caráter, os mesmos ou
diferentes costumes e hábitos, etc.; A terceira é a lei de governo do povo,
como recompensar pessoas meritórias, punir criminosos, etc.; a quarta é a lei
da justiça, como formular leis e regulamentos, unificando pesos e medidas, etc.
As táticas de poder são
a arma mágica usada secretamente pelo monarca, e os subordinados não podem
espioná-la casualmente. O poder é uma arma poderosa para promulgar leis e
regulamentos, e os subordinados não podem usá-lo casualmente. Se as táticas do
governante puderem ser vistas por seus subordinados, tais táticas não serão
insondáveis. Se o poder usado pelo monarca for usado casualmente pelos
ministros, esse poder não terá peso. O requisito geral é primeiro corrigir os
títulos desviados para que não interfiram uns com os outros, e então o poder do
monarca pode ser mantido em segredo e o poder do monarca pode ser usado para
uso exclusivo.
O nome é usado para
nomear a forma da coisa, e a forma da coisa corresponde ao nome. No entanto, a
forma das coisas não é usada exclusivamente para corrigir o nome, e o nome não
é usado exclusivamente para corrigir a forma. Então forma e nome são completamente
diferentes e não devem ser confundidos uns com os outros. Nenhum dos dois pode
estar faltando um ao outro. Sem um nome, o Dao não pode ser chamado pelo nome;
com um nome, a forma de várias coisas pode ser corrigida pelo nome. Agora todas
as coisas no mundo existem objetivamente, e se não forem usados nomes para
distingui-las, surgirá confusão; todos os tipos de nomes no mundo estão lá, e
se não forem usadas formas para corresponder a eles, ocorrerão desvios.
Portanto, a relação entre forma e nome deve ser seriamente debatida.
Coisas boas têm bons
nomes. Coisas ruins são nomeadas com nomes ruins, então coisas boas têm nomes
bons e coisas ruins têm nomes ruins. Sábios, benevolência e sabedoria são
usados para nomear pessoas boas; teimosia, ferocidade e tolice são usadas para
nomear pessoas más. Agora, se você usar o nome de sábios e benevolência para
buscar a realidade da benevolência e sabedoria dos sábios, você pode não ser
capaz de fazer com que o nome esteja totalmente de acordo com a realidade; se
você usar o nome de pessoas teimosas para buscar a realidade da teimosia ,
ferocidade e estupidez. Pode não ser capaz de fazer com que o nome esteja
totalmente de acordo com a realidade. Se você consegue distinguir completamente
um nome bom de um nome ruim, mesmo que não reflita totalmente a situação real
da coisa, não precisa se preocupar em cometer um grande erro, então deve ser
claro sobre o nome.
Os nomes são usados
para distinguir coisas diferentes e verificar a relação entre forma e nome.
Desde os tempos antigos até o presente, não há nada que possa ser bem-sucedido
se for usado corretamente e falhará se não for usado corretamente. O fracasso
se deve à confusão de nomes, o sucesso se deve a nomes claros. Agora as pessoas
estão próximas dos virtuosos e afastadas dos indignos, recompensando os bons e
punindo os criminosos. Uma pessoa virtuosa, uma pessoa indigna, um bom caráter
e um criminoso são todos nomes que existem objetivamente; proximidade,
alienação, recompensas e punições são atitudes subjetivas que as pessoas
adotam. As atitudes subjetivas das pessoas e os fatos objetivamente existentes
são dois nomes fundamentalmente diferentes, que distinguem claramente os dois
nomes. Se confundirmos as pessoas virtuosas e indignas objetivamente existentes
com as atitudes de proximidade e alienação adotadas pelas pessoas, se
confundirmos boas condutas, crimes com recompensas e punições, e não fizermos
distinção entre fatos objetivamente existentes e atitudes subjetivas das
pessoas, isso é um erro. Apenas bagunce os nomes. Portanto, é necessário
examinar o nome claramente.
As pessoas costumam
dizer "vaca boa", esse título deve ser claramente identificado.
"Bom" é um termo geral para as coisas, e "vaca" é a forma
das coisas, e os nomes gerais das coisas são usados para modificar as formas
das coisas, e não há fim para isso. Por exemplo, se falamos de "bom
cavalo", o termo geral "bom" está associado ao
"cavalo" físico, portanto não há limite para o escopo geral de
"bom". Por exemplo, se falamos de "pessoas boas", o nome
"boas" pertence às "pessoas" físicas. No entanto, o
conceito de "bom" não é o conceito de "pessoa" e o conceito
de "pessoa" não é o conceito de "bom". Então os nomes de
"boa vaca", "bom cavalo" e "bom homem" são
naturalmente distinguidos, então os nomes não devem ser confundidos entre si.
Os quatro tipos de
substâncias, cinco cores, cinco sons, cinco cheiros e cinco sabores, todos
existem naturalmente entre o céu e a terra. Eles não esperam ser usados pelas
pessoas, mas as pessoas devem usá-los, e eles não mudarão. Para a vida, gostos
e desgostos, e não se consegue distinguir entre eles. Os nomes das coisas devem
ser as próprias coisas naturalmente existentes, e a identificação das coisas
são fatores subjetivos das pessoas. Eu gosto de branco e odeio preto. Outro
gosta de sons comuns, mas não gosta de Zhengyin, gosta de qi de carneiro, mas
odeia qi queimado, gosta de cheiros doces, mas odeia os amargos. Cores branca e
preta, o som de sinais comerciais, o cheiro de carneiro queimado e sabores
doces e amargos são todos nomes de coisas objetivamente existentes. Mas gostar
e não gostar, gostar de ouvir ou não ouvir, gostar de odiar, gostar de comer ou
não comer, são atitudes subjetivas das pessoas. Se esses nomes objetivos e
subjetivos puderem ser determinados, não haverá confusão em todas as coisas.
Portanto, as pessoas
usam ábacos para contar a quantidade das coisas, instrumentos de medição para
medir o cumprimento de coisas, balanças para pesar objetos, ritmos para
distinguir o som da música, nomes para examinar a realidade das coisas e leis
para determinar o estado. Governe o caos, use a simplicidade para lidar com as
dúvidas pesadas e use a mudança para eliminar perigos e dificuldades. Resumir
tudo em uma verdade e usar a lei como padrão para todos os tipos de normas. É a
maneira mais simples de colocar tudo em um princípio; é a maneira mais fácil de
usar a lei como parâmetro. Se isso puder ser feito, as pessoas teimosas,
estúpidas, surdas e cegas podem governar o país junto com as pessoas
iluminadas, sábias, ouvintes e videntes.
Sobre falar
Há tantas coisas
diferentes no mundo que não se pode esperar que alguém seja capaz de fazer
tudo. Se é exigido que uma pessoa seja capaz de fazer tudo, nem mesmo um sábio
pode fazê-lo. Suponha que uma pessoa possa fazer todas as coisas no mundo, mas
deve haver algumas coisas das quais ela não pode cuidar quando faz as coisas.
Se há algo que não pode ser levado em conta, faltará para governar o país. Se o
país deve ser governado de forma abrangente, sem qualquer deficiência, então o
tamanho do assunto deve ser apropriado, e os camponeses, comerciantes,
trabalhadores e funcionários devem manter seus empregos. Se fazendeiros e
empresários experientes, artesãos habilidosos e funcionários experientes
desempenham suas próprias especialidades, então o que mais os governantes no
topo precisam fazer?
Portanto, embora
algumas palavras sejam razoáveis, não são boas para governar o país, e o
cavalheiro nunca as dirá; embora sejam capazes, não são boas para o sucesso da
causa. Um cavalheiro nunca o fará. Um cavalheiro não tem prazer em falar, mas
tem que dizer por que é bom para governar o país; um cavalheiro não tem prazer
em fazê-lo, mas tem que fazê-lo porque é bom para sua carreira. O que um
cavalheiro diz nada mais é do que nome, lei, poder e habilidade; o que um cavalheiro
faz nada mais é do que produção agrícola e guerra, e ele se esforça para fazer
bem o seu próprio trabalho. Portanto, um monarca sábio sempre usa um
cavalheiro. Pessoas pequenas sempre falam coisas que não são benéficas para
governar o país, pessoas pequenas sempre gostam de fazer coisas que não são
úteis para o país. Um vilão também sabe que essas palavras são prejudiciais ao
governo do país, mas ele tem que dizê-las; um vilão também sabe que essas
coisas importantes podem ser prejudiciais ao governo do país, mas ele tem que
fazê-las. Portanto, o que eles dizem são todos os debates confucionistas e
moístas sobre o certo e o errado; o que eles fazem é hipócrita e paranóico. O
propósito de fazer isso é buscar fama e poder, então o sábio monarca quer matá-los.
Há um velho ditado:
"A ignorância não impede que um homem se torne um cavalheiro, e o
conhecimento não impede que um homem seja um vilão. Um artesão não pode fazer
outras coisas, o que não o impede de ser um artesão habilidoso; um cavalheiro
não sabe de outras coisas, o que não o impede de poder governar." É
verdade. Fazer boas ações sozinho para que os outros não possam segui-los é
chamado Dushan; fazer as coisas habilmente sozinho para que as pessoas não
possam segui-los é chamado Duqiao. Nenhum deles esgotou a verdade da bondade e
engenhosidade. Fazer o bem sozinho pode fazer os outros fazerem o bem, e fazer
as coisas com habilidade sozinho também pode fazer os outros se saírem bem.
Portanto, o valor de um sábio governando um país não é que o sábio possa
governar o país independentemente, mas que o sábio possa governar o país junto
com outros. O valor de um artesão habilidoso não é que ele trabalhe habilmente
pessoalmente, mas que ele possa trabalhar habilmente junto com os outros.
Habilidades
As pessoas hoje em dia
sempre querem mostrar que são particularmente virtuosas em seu comportamento,
sempre querem mostrar sua habilidade única em fazer as coisas, sempre querem
mostrar que são superiores no debate e sempre querem mostrar que são
inigualáveis em bravura. Uma pessoa que se comporta sozinha não é suficiente
para educar as pessoas, uma pessoa que é única em fazer as coisas não é
suficiente para realizar várias tarefas; Geralmente, essas quatro situações são
a causa raiz do caos no país. Portanto, o sábio usa o Dao para superar todos os
tipos de dificuldades e obstáculos e determina a lei para lidar com todos os
tipos de diferenças. Para que os sábios e os tolos não se abandonem, para que
os capazes e os medíocres não se abandonem. Se o capaz e o medíocre não se
abandonarem, então o capaz e o medíocre triunfarão igualmente; se o sábio e o
tolo não se abandonarem, então o sábio e o tolo considerarão juntos os assuntos
do país. É a melhor forma de governar o país.
Disputas
Depois que o nome for
determinado, as pessoas não competirão pelas coisas; depois que a divisão for
clara, os desejos egoístas das pessoas não prevalecerão. As pessoas não brigam
por coisas, não porque não tenham coragem de lutar, mas porque as pessoas não
conseguem lutar com o coração depois que o nome é determinado; assim não podem
realizar seus desejos egoístas. No entanto, todos têm egoísmo e desejos
egoístas, mas as pessoas podem ser feitas para não ter egoísmo e desejos
egoístas, porque o método de restringir o egoísmo e os desejos egoístas é
apropriado. Tian Pian disse: "Não há homens ambiciosos no mundo que
estejam dispostos a ficar em suas próprias casas e servir suas esposas e
filhos. Eles devem ir aos tribunais de vários estados vassalos para buscar
cargos oficiais. O objetivo de buscar nas cortes de vários países vassalos é
tornarem-se oficiais, mas não ser os monarcas dos países vassalos. Isso ocorre
porque seus títulos os limitam." Peng Meng disse: "Quando faisões e
coelhos estão na selva, todos os perseguirão, isso ocorre porque não se sabe
quanto eles são, e a quem eles pertencem. Galinhas e porcos estão cheios do
mercado, mas ninguém tenta roubá-los para si, isso ocorre porque todos sabem a
quem eles pertencem.Depois que a riqueza surge, se os pertences ainda não estão
determinados, mesmo as pessoas benevolentes lutarão por ela; depois que a
divisão for determinada, mesmo as pessoas gananciosas não ousarão agarrá-los.
Natureza das coisas
A razão pela qual uma
coisa redonda gira não é porque ela pode girar sozinha, mas porque ela tem
condições de girar e tem que girar; a razão pela qual uma coisa quadrada está
parada não é porque ela vai ficar parada, mas ela tem que ser estática porque
tem as condições para ser estática. Se você se conformar com a propriedade de que
uma coisa redonda pode girar por conta própria, ela não pode ficar parada; se
você se conformar com a propriedade de que uma coisa quadrada pode ficar parada
por conta própria, ela não pode girar. Por que se preocupar com as coisas
perdendo sua natureza original? Temos que fazer com que os sábios sejam usados
pelo país, e conformar-se com as características de ignorantes que não servem
para governar o país, para que não possam ser usados pelo país. Se o país é
usado ou não, não é determinado por desejos subjetivos pessoais, mas pela
conformidade com as características de sua disponibilidade e indisponibilidade,
para que cada um tenha seu próprio lugar. Por que se preocupar que as coisas
sejam caóticas?
Inteligência e estupidez
Os humanos não podem
fazê-lo, mas a natureza pode fazê-lo. O homem não pode saber, mas a natureza
pode entender. Uma pessoa inteligente não é inteligente porque quer ser
inteligente, uma pessoa burra não é burra porque quer ser burra, uma pessoa
bonita não é bonita porque quer ser e uma pessoa feia não é feia porque ele
quer ser feia. As pessoas não podem fazê-lo, mas a natureza pode fazê-lo, as
pessoas não podem conhecer a natureza, mas entendê-la. Então, o que há de tão
precioso em ser inteligente e bonito? O que há de desprezível em ser estúpido e
feio? Uma pessoa inteligente não pode se exibir para uma pessoa estúpida, e uma
pessoa bonita não pode rir de uma pessoa feia.
Se o Dao puder ser
praticado no mundo, então os pobres e humildes não reclamarão, os ricos e
nobres não serão arrogantes, os estúpidos e fracos não terão medo, e os sábios
e corajosos não serão dominadores, isso porque o nome foi confirmado. Se a lei
puder ser aplicada no mundo, então os pobres e humildes não ousarão odiar os
ricos e nobres, nem os ricos e nobres se atreverão a intimidar os pobres e
humildes; Pessoas corajosas, inteligentes e corajosas não ouse desprezar
pessoas estúpidas e fracas, é aqui que a lei não é tão boa quanto o caminho.
O melhor uso das coisas
O que é valorizado pelo
mundo, o mesmo valor que no mundo é chamado de conformidade com os costumes; o
que o mundo usa, o mesmo uso do mundo é chamado de ‘fazer o melhor uso das
coisas’. Se contra a vontade do povo, será combatido pelas forças do hábito; se
ferir os sentimentos de todos, será rejeitado pela força do hábito. Embora as
mentes das pessoas sejam diferentes, suas ações podem ser consistentes umas com
as outras; embora os hábitos das pessoas sejam diferentes, elas podem usar as
mesmas coisas. Este é o efeito unificador que os costumes e hábitos têm sobre
as pessoas. É também o efeito reparador das substâncias nas pessoas. Portanto,
o papel dos costumes e hábitos deve ser tratado com cautela, e o papel curativo
das substâncias deve ser cuidadosamente selecionado.
No passado, o duque
Heng de Qi gostava de usar roupas roxas. Como resultado, não havia tecido de
seda em outras cores à venda em Qi. O rei Zhuang de Chu gostava de pessoas com
cintura fina e, como resultado, todas as pessoas no estado de Chu pareciam
famintas. O que as pessoas na posição superior defendem para dar um exemplo
para o grupo é a causa raiz da grande ordem e caos do país. Se a atmosfera não
estiver correta, leis e regulamentos devem ser formulados para corrigi-la; se a
riqueza material for abundante, sistemas devem ser usados para controlá-la. Se
você é influenciado pelo mau ambiente, domine o vento do luxo e da corrupção. É
impossível para tal pessoa governar bem o país se isso não for feito.
No passado, o estado de
Jin sofria com o hábito da extravagância, e Jinwen usava métodos de inspeção
pública para corrigi-lo. Ele não usava roupas de seda intercaladas e não comia
dois tipos de pratos de carne nas refeições. Não demorou muito para as pessoas
usarem roupas grosseiras e comerem comida simples. Goujian, o rei de Yue,
queria vingar o rei de Wu por destruir Yue, e esperava que as pessoas se
tornassem corajosas. Quando ele encontrou um monstro furioso na estrada, ele subiu
num carrinho e segurou sua mão para prestar homenagem a ele. Depois de alguns
anos, o povo do país, por mais velho ou jovem que fosse, não fugiria quando
encontrasse um inimigo, mesmo que passasse por fogo e água. Esse é o modelo
ideal, e nada pode competir com o exemplo.
Um rei sábio sabe que
as emoções das pessoas são inconstantes. Eles fizeram música para harmonizá-las
e fizeram rituais para controlá-las. As pessoas nas posições inferiores não têm
permissão para agir privadamente, então apenas ritos e música podem prevalecer
no mundo. Quando os ritos e a música prevalecerem no mundo, os desejos pessoais
serão gradualmente abolidos. E é a mesma
coisa se você encontrar um monarca sábio ou um monarca estúpido. Se você
encontrar um monarca sábio, o país será governado. Quando um país se depara com
um monarca tolo, o país fica um caos. A raiz do caos do país depende da
habilidade e estupidez do monarca, não da perfeição de rituais e música. Desta
forma, a arte do sábio de governar o país desaparecerá junto com o sábio
monarca. A magia de governar o país pode se tornar inutilizável se a dinastia
for mudada, então o país terá uma situação de mais caos e menos governança. Se
o país está em uma situação em que há mais problemas e menos governança, então
não há respeito por um monarca sábio e não há respeito por um monarca estúpido.
Proximidade e distanciamento
Pessoas que estão em
posição de destaque de altos funcionários, embora sejam indignos; não se
preocupe com as pessoas que não estão perto deles. Pessoas em posições pobres e
humildes, embora tenham a virtude da benevolência e da virtuosidade; não se
preocupe com as pessoas que os alienam. Proximidade e distanciamento dependem
inteiramente de seu poder e interesses financeiros. Não depende se alguém é virtuoso
ou indigno. Não me atrevo a considerar isso uma lei natural que se conforma ao
caminho do céu, mas apenas penso que é uma relação natural entre pessoas em
posições diferentes na realidade.
Agora, entre o céu e a
terra, de fato, existem muitas pessoas indignas, e existem muito poucos homens
benevolentes. A astúcia de seguir os outros é especialmente séria entre pessoas
sem escrúpulos. A mentalidade de honestidade e vergonha é mais comum entre
pessoas benevolentes. Agora use etiqueta e retidão para recrutar pessoas
benevolentes e virtuosas. As pessoas benevolentes e virtuosas que você consegue
são menos de um décimo de milésimo; as pessoas indignas são recrutadas com fama
e riqueza, e as pessoas indignas são obtidas em toda parte. Portanto, diz-se que
decoro e retidão podem fazer um cavalheiro, mas um cavalheiro não precisa
necessariamente de decoro e retidão; fama e fortuna podem conquistar um vilão,
mas um vilão não pode carecer de fama e fortuna.
Recompensar o serviço meritório e punir o crime
Este é o negócio do
monarca; é a função de um ministro cumprir estritamente seus deveres e fazer o
seu melhor. O monarca julga seus ministros por seus méritos e promoções. De
acordo com o rebaixamento, há recompensas e punições; os cortesãos cumprem seus
deveres com cuidado. Portanto, há eficácia na manutenção do dever. O monarca
não pode participar do trabalho de seus ministros, e os ministros não podem
violar a autoridade do monarca. Os níveis superior e inferior não se confundem
e não violam um ao outro. Isso é chamado de Mingzheng. Um bom nome pode
suavizar a lei e a ordem do país. Apropriar-se de todas as coisas torna-as
diferentes umas das outras e organiza os assuntos domésticos para que não se
misturem. Ser intimidado sem vergonha, ser promovido sem orgulho, proibir a
violência, acabar com as guerras e aliviar os conflitos no mundo - essa é a
virtude de um governante benevolente. Se você pode fazer isso, você pode se
tornar o líder de um país. Cumpra estritamente o dever para não torná-lo
confuso. Faça seu trabalho com cuidado e sem egoísmo. Ele não mudará de ideia
quando encontrar prosperidade ou quando sofrer de fome. Trate corretamente
quando criticado ou elogiado. Não se deixar levar quando recompensado, e não
culpe os outros quando punido: esta é a integridade de um cortesão. Se você
pode fazer isso, você pode se se tornar um ministro qualificado.
Perda e ganho
No mundo, existem
aqueles que ganham por causa de seus nomes e alguns que perdem sua realidade
por causa de seus nomes. O rei Xuan de Qi gostava de arco e flecha e gostava de
ouvir as pessoas dizerem que ele podia usar um arco muito forte. Na verdade, o
arco que ele usava tinha apenas três pedras de força e ele o mostrava a seus
assistentes à esquerda e à direita. Eles pararam e disseram: "A força
deste arco não é inferior a nove pedras. Quem mais pode usar um arco tão
duro?" O rei Xuan ficou muito feliz. No entanto, a força do arco usado
pelo rei Xuan de Qi não era superior a três pedras, mas durante toda a sua vida
ele acreditou que estava puxando um arco duro de nove pedras. As três pedras
são a força real do arco e as nove pedras são a falsa reputação do arco. O rei
Xuan de Qi perdeu sua realidade porque gostava da falsa fama.
Há um homem de
sobrenome Huang no estado de Qi que gosta de ser humilde e discreto. Ele tem
duas filhas, ambas extremamente bonitas. Por serem todos lindos, Huang Gong
frequentemente as menosprezava com palavras humildes, dizendo que eram feias.
Como resultado, a reputação de serem feias se espalhou por toda parte e ninguém
veio se casar com elas além da idade normal de casamento. Havia um solteiro
idoso em Weiguo, que pegou uma delas imprudentemente e descobriu que era de
fato a mulher mais bonita do país. Então ele disse: “Huang Gong gosta de ser
modesto, então ele difamou sua filha como não bonita.” Depois que a notícia foi
divulgada, as pessoas correram para se casar com a outra filha de Huang Gong,
que era de fato a mulher mais bonita da China. Ser extremamente belo é um fato
interno, e ser feio é uma reputação externa, e é o fato de que existe beleza
interior apesar da reputação externa de feiúra.
Um homem no estado de
Chu caminhava com um faisão. Alguém lhe perguntou: "Que tipo de pássaro é
esse?" O homem que pegou o faisão mentiu para ele, dizendo: "Isto é
uma Fênix". ‘Você quer vendê-lo agora?’ Ele respondeu: "Vendo!"
O transeunte comprou por dez ouros, mas a pessoa que pegou o faisão declinou,
pensando em ganhar mais. O transeunte estava disposto a dobrar o dinheiro,
então ele o vendeu. O faisão ia ser apresentado ao rei de Chu, mas morreu
depois de uma noite. Ele lamentou não poder apresentá-lo a o rei de Chu. As
pessoas espalharam rumores sobre isso, e todos pensaram que era uma fênix real.
As pessoas sentiram que a fênix era muito preciosa, então eles ainda queriam
apresentá-la ao rei de Chu. Este assunto finalmente chegou ao rei de Chu. O rei
de Chu ficou muito grato a este homem por dedicar a preciosa fênix a si mesmo,
então ele o convocou e o recompensou pesadamente. A recompensa que ele recebeu
foi mais de dez vezes o que ele pagou pelo faisão.
Um fazendeiro no estado
de Wei estava arando o campo e pegou um pedaço de jade precioso com um diâmetro
de cerca de um pé, mas ele não sabia que era um jade precioso. Ele contou aos
vizinhos sobre isso. O vizinho queria pegar esta joia em particular, então
disse ao fazendeiro: "Esta é uma pedra estranha. Não é bom para sua
família guardá-la. É melhor jogá-la no lugar original". Ele ficou um pouco
preocupado, e finalmente levou consigo. De volta para casa, colocou-o sob o
beiral do lado de fora do corredor. Naquela noite, o jade irradiou luz,
iluminando intensamente a sala. A família do fazendeiro entrou em pânico e
contou aos vizinhos sobre isso. O vizinho disse: "Este é um presságio
estranho. Jogue fora rapidamente. O desastre será eliminado." O fazendeiro
rapidamente jogou este precioso jade na selva distante. Logo depois, o vizinho
pegou secretamente o precioso jade e o apresentou ao rei de Wei. O rei do
estado de Wei convocou artesãos de jade para avaliar este precioso jade, e o
artesão de jade viu este precioso jade à distância. Então ele se curvou duas
vezes, levantou-se e parabenizou o rei Wei Guo, dizendo: "Parabéns ao rei
por obter esta joia rara no mundo. Nunca vi uma joia tão grande." O rei
Wei Guo perguntou ao artesão de jade sobre o valor da gema. O artesão de jade
disse: "Este pedaço de jade não tem nenhum valor que se compare a ele.
Você só pode vê-lo pelo preço de cinco capitais. "
Certo e errado
Há milhares de
quilômetros no mundo e há um padrão de certo e errado para cada coisa. Não ouso
enganá-lo ou ocultá-lo. O que é certo é sempre certo e o que é errado é sempre
errado, e eu acredito firmemente nisso. Mas o que é certo, embora sempre certo,
às vezes não é aceito; o que é errado, é sempre errado, mas às vezes tem que
ser feito. Portanto, há momentos em que a abordagem correta falha e, às vezes,
a abordagem errada é bem-sucedida. Embora certo e errado tenham princípios
diferentes, e a mudança de prosperidade e declínio social seja usada por mim
repetidas vezes, onde está o padrão de certo e errado? Observe as experiências
bem-sucedidas de Tang Yao, Yu Shun, Shang Tang e Zhou Wu Wang, não pense que
eles usaram as práticas de serem temidos ou o método de tomar o poder; desde
que esteja em conformidade com as necessidades da tendência de desenvolvimento
da época, ele prosperarão; observe as lições de Xia Jie, Shang Zhou, Zhou You e
Zhou Li do fracasso, se eles adotaram o método correto ou o método errado. A
prática, desde que viole os requisitos da tendência de desenvolvimento dos
tempos, falhará. O mesmo é verdade para a ascensão e queda dos Cinco Hegemons
no Período da Primavera e Outono.
Song Xianggong liderou
o exército para lutar com o exército Chu em Hongshui. O príncipe Muyi disse:
"O exército Chu tem muitas tropas e nós temos poucas. Por favor, ordene
que você os ataque repentinamente antes que eles tenham cruzado completamente o
rio." Song Xiangong disse: "Você não pode agir assim. Ouvi dizer que
o exército da benevolência e da retidão não ataca o exército que não estiver
alinhado. Embora eu seja um descendente do povo subjugado, não ouso fazer o que
você diz." Como resultado, o exército da Dinastia Song foi severamente
derrotado, e o povo Chu capturou o Duque Xiang de Song.
O povo de Qi matou o
duque Xiang de Qi e fez Gongsun Wuzhi rei, Zhaohu e Yiwu fugiram para Lu a
serviço do príncipe Jiu, e Bao Shuya serviu ao príncipe Xiaobai e fugiu para
Ju. Logo, Gongsun Wuzhi foi morto, e Gongzi Jiu e Gongzi Xiaobai competiram
pelo trono. Gongzi Jiu deveria ter sido estabelecido como o rei, mas Gongzi
Xiaobai retornou ao estado de Qi primeiro, então o povo de Qi fez de Gongzi
Xiaobai seu monarca. Posteriormente, o príncipe Xiaobai ordenou que o povo Lu
matasse o príncipe Jiu, e Zhao Hu foi martirizado pelo príncipe Jiu, então o
príncipe Xiaobai recrutou Guan Zhong como seu chanceler.
O duque Wen de Jin foi
vitimado pela calúnia de Li Ji e foi para o exílio no exterior por dezenove
anos. O duque Hui de Jin morreu e o duque Wen subornou o estado de Qin para
ajudá-lo a retornar ao estado de Jin.Depois de matar Jin Huaigong, ele se
tornou o próprio rei. O comportamento de Song Xianggong estava de acordo com o
padrão correto de benevolência e retidão, mas ele não pôde deixar de se tornar
um prisioneiro; os dois monarcas, Qi Huangong e Jin Wengong, adotaram métodos
incorretos, mas alcançaram a hegemonia.
Se o que você pensa é
correto e o mundo o nega, então você não sabe que está certo; se você pensa que
está errado e o mundo o afirma, então você não sabe que está errado. Desta
forma, o padrão de certo e errado é transferido com o preço de todos, e não é
algo que se possa decidir sozinho. O que vai contra os desejos do povo está
errado, e o que segue os desejos do povo está certo. Portanto, o monarca que
está no meio da mudança deve confiar em seu próprio poder para se colocar sempre
em uma posição irrepreensível, para que as pessoas não possam criticar o
monarca. Quando o monarca vive em paz, todos o respeitam, quando ele faz as
coisas, todos o seguem, todos acreditam no que o monarca diz e todos se
esforçam para imitar o comportamento do monarca, para que o monarca esteja
acima de todas as pessoas e controle todos os funcionários níveis.
Ordem no país
Há três razões para o
caos do país:
-há fome, o povo está
deslocado, o monarca não tem comida para reunir o povo e o país estará um caos;
-não há lei para
governar o país e o país está no caos,
-existem leis, mas não
podem ser implementadas, e o país estará no caos e haverá também confusão.
Se houver comida, as
pessoas comuns podem viver e trabalhar em paz e contentamento. Existindo leis
para governar o país, elas podem ser bem implementadas. Nunca houve, pois, um
país que não pudesse ser bem governado.
Benevolência, Retidão,
Ritualidade, Música, Nomes, Lei, Punição e Recompensa, estes oito são os
caminhos dos Cinco Imperadores e dos Três Reis para governar o mundo; portanto,
use a benevolência para guiar as pessoas, use a retidão para se adaptar às
pessoas, use a ritualidade para incitar o povo educar-se, use a música para
conciliar o temperamento do povo, use os nomes para corrigir o problema de que
as palavras não correspondam à realidade e que haja a separação entre o nome e
a realidade, use a lei para regular o comportamento das pessoas, puna as
pessoas para dissuadi-las e use recompensas para incentivá-las. Portanto, o uso
da benevolência pode beneficiar amplamente as pessoas, mas também pode fazer
com que as pessoas se sintam parciais; as pessoas se comportam com respeito e
cautela, mas também pode fazer com que as pessoas se sintam preguiçosas e
indolentes; usar a música pode reconciliar o temperamento e as aspirações das
pessoas, mas também pode fazer com que as pessoas se sintam promíscuas e
indulgentes e criam o cerne do poder usurpador; o uso dos ritos pode unificar
muitas diferenças, mas também pode destruir sua reputação; o uso de punição
pode dissuadir aqueles que se recusam a obedecer, mas também pode fazer com que
as pessoas tenham o coração agressivo; o uso de recompensas pode encorajar
pessoas leais e virtuosas, mas também pode fazer as pessoas se sentirem
humildes e em conflito. Esses oito métodos de governar o país não estão
escondidos de ninguém e sempre existem no mundo. Eles não aparecem
automaticamente por causa da presença de reis sábios como Tang Yao e Shang
Tang, nem por causa de Xia Jie e Shang Zhou. Um tirano toma o poder e se
esconde. Se esses oito métodos puderem ser usados adequadamente, o país será
governado; se os oito métodos não forem usados adequadamente, o país ficará um
caos. Mesmo que alguém tenha a capacidade de governar o mundo e controlar todas
as coisas, é uma coisa diferente governar o país, e se não der o que as pessoas
precisam, e os sábios irão ignorá-lo.
De um modo geral, há
seis sinais de sobrevivência de um país: há um país em declínio e há um país
arruinado. Existem países prósperos, existem países poderosos, existem países
pacíficos e existem países caóticos. Os chamados países caóticos e arruinados
não estão necessariamente relacionados à crueldade e tirania dos governantes;
os chamados países fortes e pacíficos não estão necessariamente relacionados ao
poder e à benevolência dos governantes.
O monarca é velho, tem
muitas esposas e concubinas, poucos filhos e netos e clãs alienados. Este é um
país em decadência.
O monarca favorece o
ministro. Os ministros bajulam o monarca, as leis do país são abolidas e os
desejos pessoais são desenfreados. Este é um país caótico.
O país é pobre e fraco,
um indivíduo é rico e poderoso e o poder do monarca é muito leve. O poder do
ministro é muito pesado e este é um país que está morrendo.
Um país que possui
esses três sinais não precisa esperar que o governante se torne fraco e cruel.
Embora tal país exista por enquanto, ouso dizer que perecerá.
Não há uma única pessoa
no palácio e não há ministros próximos na corte. Os descendentes são prósperos,
e os anciãos e crianças são ordeiros. Este é um país próspero.
A agricultura e a
amoreira estão na estação, o tesouro está cheio de alimentos, o exército é
forte e as defesas da fronteira são sólidas. Este é um país forte.
As pessoas em posições
altas não ousam intimidar as que estão em posições baixas, e as que estão em
posições baixas não ousam ofender as que estão em posições altas. Os níveis
superior e inferior não violam uns aos outros. Portanto, o país pode impor
ordens e proibi-las, e todos têm sem intenções egoístas. Embora o país esteja
em perigo, também não pode ser violado, este é um país pacífico.
Qualquer país com esses
três sinais não tem necessidade de confiar no poder, a benevolência e a retidão
serão fortes. Embora tal país possa ser atualmente fraco, atrevo-me a afirmar
que existirá por muito tempo.
O monarca que governa o
país deve matar algumas pessoas no início de seu governo. As pessoas que serão
mortas primeiro não são ladrões ou pessoas traiçoeiras. Embora esses dois tipos
de criminosos tenham sido um grande desastre para o país por um tempo, eles não
foram a causa raiz do caos do país. A causa raiz do caos do país é que os
escalões inferiores invadem o poder dos escalões superiores e os cortesãos
roubam os meios de governo do governante. Não inibir os corações e nem temer as
proibições na época certa, e não obedecer às leis e regulamentos da época, esta
é a causa raiz do caos do país.
Confúcio atuou como
primeiro-ministro do estado de Lu e executou Shaozhengmao sete dias depois. Um
discípulo de Confúcio entrou pela porta e perguntou a Confúcio:
"Shaozhengmao é um homem muito famoso no estado de Lu. Receio que tenha
sido um pouco impróprio para você matá-lo primeiro depois que ele chegou ao
poder?" Disse Confucio: ‘Sente-se e falarei sobre a Razão. Existem cinco
tipos de erros nos seres humanos, além de roubo e traição. Um é ser bem
informado, mas ter intenções sinistras; o outro é adaptar-se aos erros; por
fim, obter benefícios deles. Enquanto alguém comete apenas um desses cinco
males, ele inevitavelmente será punido por apenas um, por ser um oficial. No
entanto, Shaozhengmao tem esses cinco males ao mesmo tempo, então ele deve ser
punido. Há multidões de discípulos reunidos ao redor, e suas palavras são
suficiente para encobrir o mal e confundir as pessoas. Boa memória é suficiente
para não ser convencional. Ele é o mais proeminente entre os vilões e deve ser
morto. Portanto, Shang Tang matou Yin Xie. Zhou Wenwang puniu Pan Zheng, Jiang
Taigong matou Hua Shi, Guan Zhong matou Fu Xingyi, Zichan matou Deng Xi e Shi
Fu. Embora essas seis pessoas vivessem em épocas diferentes, elas pensavam o
mesmo, então tiveram que ser mortas. O "Livro das Canções" disse.
'Meu coração está triste. Esses vilões são realmente odiosos. Pessoas pequenas
agem em grupos. Isso é o suficiente para deixar alguém com medo’".
Como diz o ditado:
"Argumentos inteligentes podem confundir fantasmas e deuses e deixar uma
pessoa eloquente perplexa”. Embora não se possa confundir fantasmas e deuses,
parece ser muito óbvio que se pode confundir algumas pessoas. Eles mergulham na
mentalidade das pessoas. Adivinhe os desejos das pessoas, conforme os hábitos
das pessoas sem ousar violá-las, e leve as pessoas ao abismo do mal para ganho
pessoal. As pessoas gostam de ouvir os outros se elogiarem bem, e gostam de
espalhar para os outros; todos odeiam ouvir os outros dizerem de suas falhas. É
bom se disfarçar e se modificar, mas a pessoa eloquente pode detectar a mente
das pessoas pelas mudanças sutis nos olhos das pessoas. Pode lisonjear as
pessoas antes de suas palavras e ações.
As pessoas comuns no
mundo ficam felizes quando ouvem os outros elogiarem a si mesmas. Dói ouvir os
outros te criticarem. Isso é normal para a maioria das pessoas. Fico feliz
quando os outros têm a mesma opinião que eu. Irrito-me quando as opiniões de
outras pessoas diferem das minhas. Isso também é normal para pessoas comuns.
Portanto, pessoas traiçoeiras são boas em dizer coisas boas sobre os outros.
Eles são bons em obedecer aos outros. Outros dizem que estão corretos. Alguém
também diz que estava certo; quando outros disseram que estava errado, ele
também disse que estava errado. Siga as preferências de outras pessoas. Vá
junto com o ódio dos outros. Portanto, embora um monarca sábio possa aceitar
pessoas honestas e altruístas, ele pode não estar próximo das pessoas justas e
altruístas em seu coração, embora ele possa evitar pessoas traiçoeiras. Mas não
é necessário alienar pessoas traiçoeiras em seu coração. Portanto, mesmo
monarcas sábios como Yu Shun e Xia Yu só alcançaram o poder evitando pessoas
traiçoeiras, mas não necessariamente odiando pessoas traiçoeiras. Como diz o
ditado: "Argumentos inteligentes podem confundir a todos, mas Yu Shun e
Xia Yu não podem odiar pessoas traiçoeiras".
Como diz o ditado:
"O mais odioso é que o roxo tire o brilho do grande vermelho, e o mais
nojento é que a retórica subverta o país". No entanto, algumas pessoas não
percebem isso em suas vidas inteiras, e o perigo e a morte do país seguirão um
após o outro.
Governe com clareza
Laozi disse:
"Governe o país com política clara, comande guerras com a sabedoria da
contingência e conquiste o mundo com métodos que não perturbem as
pessoas". Governe o país com nomes e leis, e não haverá caos em tudo. A
chamada sabedoria de contingência é uma tática que se adapta à situação.
Comande e lute com táticas adaptáveis, nenhum inimigo pode resistir. Se alguém
puder corrigir e suprimir a mentalidade brutal das pessoas com títulos, usando
o sistema legal e táticas de poder, nada de ruim acontecerá entre as pessoas.
Se nenhuma coisa ruim acontecer entre as pessoas, então o mundo pode ser ganho.
Se o país não pode ser governado, a lei é usada, e quando a lei falha, a força
é usada. Embora o país possa ser conquistado, nada acontecerá. Mas não se pode
usar o poder de governar para conquistar aqueles que tentam ser corajosos. Se o
forte pode ser conquistado, então o fraco pode subjugar o forte.
Medo da morte
Laozi disse: "As
pessoas comuns não têm medo da morte. Como você pode ameaçá-los com a morte?
" Geralmente, as pessoas comuns não têm medo da morte porque a punição é
excessiva. Se as punições forem usadas excessivamente, a sobrevivência das
pessoas comuns não será garantida. Se a sobrevivência das pessoas comuns não
for garantida, elas considerarão a autoridade do monarca sem valor. Se a
punição for apropriada, as pessoas comuns temerão a morte. As pessoas comuns
têm medo da morte porque sabem que a vida é uma coisa feliz. As pessoas comuns
sabem que a vida é uma coisa feliz, e o monarca pode assustá-las com punição e
morte. Este é o método de governar o país que o monarca deve dominar, e também
é um assunto importante que os cortesãos devem tratar com cautela.
Tian Pian disse:
"A era Tang Yao foi realmente pacífica e próspera." Song Bing disse:
"Os sábios governaram o país. Todos eles podem atingir este nível?"
Peng Meng correu para o lado e respondeu: "Este é a regra da lei sagrada.
O resultado do país não é o resultado da governança do sábio." Song Ying
disse: "Qual é a diferença entre o sábio e a lei sagrada que governa o
país?" Peng Meng disse: "Os nomes muito confusos. O sábio olha para
isso de uma perspectiva pessoal. A lei sagrada é olhar para isso da perspectiva
da razão. Embora as coisas venham das mãos de indivíduos, as visões pessoais
não são iguais às coisas; as opiniões podem refletir as coisas, mas as coisas
não são iguais às opiniões pessoais. Portanto, os sábios não devem governar o
país. É um indivíduo que governa o país sozinho; se o país for governado pela
lei sagrada, então o país será bem governado. Isso a lei sagrada é benéfica
para tudo, e apenas um sábio pode formulá-la e aperfeiçoá-la." Song Ying
ainda estava intrigado depois de ouvir isso. Então ele questionou Tian Pian.
Tian Pian disse: "Peng Meng está certo."