O presente volume é uma versão do texto Yizhoushu 逸周書 ["Capítulos Extras do Livro de Zhou"] é uma história do início da China, cobrindo os reinados do início da dinastia Zhou ocidental 西周 (século 11 aec), começando com o governo do rei Wen 周文王 até o rei Jing 周景王 (544-521 aec). O livro foi originalmente chamado de Zhoushu 周書 ["Livro do Zhou"], e era uma versão histórica concorrente do Shangshu 尚書. Acreditava-se que o livro fosse uma seleção dos capítulos não incluídos no Shangshu. O livro foi produzido durante os Reinos Combatente s戰國 (481-221 aec), e sofreu possíveis alterações no período Han 漢, quando foi recompilado por Liu Xiang Liu Xiang 劉向 (79-77 aec). [Trad. e adapt. A. Bueno, 2023]
Capítulos do Yizhoushu
O Céu deu à luz as pessoas e fez leis para elas. Medindo o grande e
o pequeno, você pode determinar o tamanho médio; pesando o leve e o pesado,
você pode determinar o peso médio; conhecendo as duas extremidades, você pode
determinar o meio. Somente determinando o padrão moderado podemos
compensar a deficiência e prejudicar o excedente até que o dano seja
devidamente compensado. Organize a ordem de classificação para esclarecer
a honra e a inferioridade. Discirna as fileiras para acalmar a população. Estabilize
o interior e o exterior da corte, de modo a cumprir as ordens do rei; as
ordens do governo são formuladas dentro do conselho. Os produtores vêm de
perto e alguns de longe. Talentos de longe e de perto vieram, e o governo
pode finalmente ser perfeito e completo. Compensar a deficiência e
compensar a perda, compensar o excedente, tudo está na sutileza da divisão, e a
sutileza da divisão depende inteiramente da sabedoria do rei. Portanto, um
rei sábio presta atenção à sutileza e segue o princípio da divisão. Ao
distinguir entre as classes, as pessoas conhecerão a harmonia; conhecendo a
harmonia, conhecerão a alegria, conhecendo a alegria e conhecendo a tristeza;
conhecendo a alegria e a tristeza, saberão ser pessoas mais compreensivas e
distinguir entre as pessoas boas e as más, dentro e fora do país.
Todas as pessoas têm gostos e desgostos. Uma pessoa fica feliz
quando recebe um pouco do que ama e feliz quando recebe muito do que
ama. Quando ela encontra algo que odeia, ela fica triste. Quando ela
encontrar muitas coisas que odeia, ficará muito triste. Todas as pessoas
têm os mesmos gostos e desgostos: gostam de coisas que nutrem sua saúde e
odeiam coisas que as matam. O povo vai brigar pelo que quiser. Se
você não puder seguir as preferências dele, com certeza infringirá a lei e
criará problemas, e não poderá servir a seus superiores; quando as pessoas
encontrarem o que odeiam, lutarão para evitá-lo. Se você não conseguir se
livrar do que o povo odeia, com certeza infringirá a lei e causará problemas, e
não poderá servir a seus superiores. Mesmo que o povo obedeça ao que gosta
e se livre do que odeia, ainda haverá gente teimosa. Além do mais, se ele não
conseguir se livrar de sua antipatia e seguir suas preferências, as pessoas
poderão viver em paz? As pessoas não conseguem viver em paz, como podem buscar
o povo?Se você lutar, usará a força para agarrar, e se usar a força para
agarrar, perderá a humildade: se perder a humildade, perderá a
etiqueta. Mesmo que o sistema ritual seja jogado fora, as pessoas ficarão
felizes mesmo se conseguirem o que desejam?Se não estiverem felizes, odiarão
isso.
Como ser humano, se você não consegue controlar seus gostos e desgostos,
não consegue cumprir seu dever. Se você não manter seus pontos de vista,
você vai lutar, e se você lutar, você vai sofrer. Como você pode cuidar de
idosos e crianças, como você pode ajudar os doentes, sofredores, mortos e
funerais? Gostos e desgostos, não importa: ensine as pessoas a cumprirem seus
deveres. Elogie aqueles que trabalham duro para que as pessoas de
meia-idade tenham trabalho, os idosos tenham apoio e os jovens possam crescer,
para que as pessoas de meia-idade, os idosos e os jovens possam retribuir uns
aos outros, para que as pessoas possam se ajudar.
A luta com força não pode ser contida a menos que haja muitas pessoas;
muitas pessoas não podem se reunir a menos que haja harmonia; a harmonia não
pode ser realizada a menos que a sinceridade seja sincera. Como resultado,
reis sábios se alegram com o povo e choram com o povo, e o povo também aumenta
em número. Se há muitas pessoas, há muitas recompensas e poucas punições,
isso é um bom governo; se há muitas punições e poucas recompensas, é um mau
governo. Se houver muitas punições, o povo ficará pobre, e se houver
poucas recompensas, o povo ficará pobre. Antes pobres e embaraçosos, não
há vergonha, e a educação não pode alcançá-los. Portanto, um rei sábio
educa seus filhos e netos para que cresçam com senso de integridade e
vergonha. Filhos e netos aprendem a ter vergonha e praticam isso pessoalmente,
até pássaros e feras também terão benevolência. No lugar certo e na hora
certa, o país será estável. Logo no início, se você prestar atenção em
ensinar e encorajar as pessoas, toda a educação ocorrerá sem
problemas. Portanto, se a iluminação não é suave, é porque o povo não está
animado. Pode-se dizer que o sucesso de cultivar filhos pequenos e dar à
luz a "retidão" é extremamente suave.
*
O Céu deu à luz as pessoas para cumprir seu grande destino. Que os
deuses corrijam seu comportamento em virtude de suas virtudes e estabeleçam um
rei sábio para fazer o povo obedecer ao destino. Ou seja: o grande destino
não muda, mudará com o dia. Cumpra com o dia para prestar atenção (ao
próprio comportamento), mas a grande vida permanece inalterada, conheça a grande
vida e preste atenção à pequena vida, então a lei será mantida e alcançará a
justa medida.
Investigue sua virtude e moralidade e dê-lhes bênçãos. Com a lei em
seus corpos, eles não podem punir a imoralidade e a injustiça? Se eles puderem
punir os erros e se arrepender dos erros, então as leis e os regulamentos serão
mantidos e alcançarão a justiça.
Se a injustiça for detectada, a desgraça recairá sobre ele [o
rei]. Diante do desastre, ele não pode punir a imoralidade e a injustiça?
Se ele puder punir os erros e se arrepender dos equívocos, então as leis e os
regulamentos serão mantidos e alcançarão a justiça.
As pessoas não nasceram para entender que há vergonha. Se não tiverem
permissão para entender, não farão coisas vergonhosas? Se conhecerem a vergonha
e se esforçarem para fazer a coisa certa, então as leis e os regulamentos serão
mantidos e alcançar a justiça.
O povo nasce para viver e ser feliz. Se não podemos fazê-lo viver
melhor, não podemos dar-lhe algum conselho? Se o persuadirmos fielmente, então
a lei será mantida e reta.
As pessoas nascem com aversão à morte. Se não podem ter medo por causa
da vida, não podem ter medo da morte? Se forem educadas por causa do medo da
morte, então as leis e regulamentos serão mantidos e elas ficarão em pé.
*
O caminho do Céu tem três aspectos, e o caminho da humanidade tem três
aspectos: o caminho do Céu tem destino, infortúnio e bênção, e o caminho da
humanidade tem humilhação, honra e lei criminal. Use a humilhação da
humanidade para lidar com o destino do Céu, a bênção do Céu com a honra humana
e o desastre do Céu com o direito penal humano.
Existem seis aspectos e três métodos, e o objetivo final é pedir às
pessoas que façam boas ações. As pessoas não fazem o bem porque não
entendem a verdade. Se as ordens forem excessivas, o povo será preguiçoso, e se
o povo for preguiçoso, não ouvirá as ordens, e se não ouvir as ordens,
protegerá seus superiores, o que está próximo da rebelião. Se as bênçãos
forem excessivas, as pessoas serão gananciosas por dinheiro, e se as pessoas
forem gananciosas por dinheiro, elas prejudicarão as boas ações, e prejudicar
boas ações impedirá que novas boas ações sejam realizadas. Se o infortúnio
for excessivo, as pessoas comuns acreditarão em fantasmas e, se as pessoas
comuns acreditarem em fantasmas, farão sacrifícios em grande escala, o que
arruinará a riqueza de sua família. Se o povo for muito humilhado, o povo
vai trair, e se o povo trair, vai machucar os outros, e é injusto ferir os
outros. Se as recompensas forem excessivas, as pessoas comuns negociarão
com seus superiores e, se negociarem com seus superiores, não serão
condescendentes e, se não forem condescendentes, as ordens do governo não serão
implementadas sem problemas. Se a punição for excessiva, o povo será
enganoso, se o povo for enganoso, será desonesto, e se for desonesto, não
haverá recompensa. As seis situações acima mostram os perigos dos assuntos
políticos. Portanto, o sábio rei disse ao povo com uma ordem clara:
"Se você violar a grande ordem, será punido por gerações e, se violar a
ordem menor, sofrerá."
Ninguém tem mais bênçãos do que o praticante da justiça; ninguém tem
mais infortúnio do que o sacrifício imoral, ninguém tem mais vergonha do que o
que feriu; ninguém tem mais recompensa do que o fiel, ninguém recebe mais do
que alguém que barganha com seu chefe; ninguém recebe mais punição do que um
fraudador. Os reis sábios dos tempos antigos governavam o povo de acordo
com esses seis métodos, e o povo era convocado pelo rei e não fugia.
O rei deve apaziguá-los com graça, torná-los pacíficos com igualdade;
restringi-los com tristeza e torná-los felizes com alegria; torná-los prudentes
com etiqueta, ensinar-lhes habilidades com educação. Se eles trabalham,
encoraje-os com recompensas, amedronte-os com punições; coloque-os em face da
honestidade e subjugue-os com poder. O poder não é dado aos cumpridores da
lei, a lealdade não é dada aos leais, a punição não é dada aos que se declaram
culpados e as recompensas não são dadas aos que não trabalham. O trabalho
forçado não perturba as pessoas, se as ordens do governo são concisas, mas não
redundantes; se as habilidades não são abusivas e a etiqueta está de acordo com
as estações do ano, se a alegria não é excessiva, e se a tristeza é contida; a
igualdade não é uniforme, o amor não é cruel com os outros - todas essas coisas
pertencem ao poder do rei.
Se o rei não favorecer o amor e for cruel com as pessoas, as pessoas
serão insuportáveis, e é melhor morrer do que sofrer. Se houver igualdade
e uniformidade, não haverá harmonia. Muita tristeza carecerá de espírito,
e muita alegria desistirá da indulgência. A etiqueta não é valiosa,
independentemente da estação, e as habilidades úteis são prejudiciais aos
materiais. Os decretos do governo são complicados e não duram
muito. São poucos os feitos meritórios que surpreendem o povo. Se
aqueles que não trabalham forem recompensados, os trabalhadores não se deicarão
muito. Dê poder aos cumpridores da lei, e os cumpridores da lei não
obedecerão mais. Para fazer as pessoas obedecerem, é preciso saber usar o
poder. Para exercer o poder é preciso conhecer os detalhes, para conhecer
os detalhes é preciso saber por onde começar, e saber por onde começar é saber
onde terminar. [Esses são os três métodos]
*
O Céu tem leis fixas e imutáveis, e os seres humanos têm comportamentos
que estão de acordo com a natureza. O comportamento humano pode ser
mudado, mas as leis da natureza não podem ser mudadas. Se você não pode
mudá-lo [o comportamento humano], você pode apenas segui-lo, e segui-lo ou não
depende dos gostos e desgostos das pessoas. Gostos e desgostos podem
produzir mudanças, mudando velhos hábitos e produzindo novas constantes. A
consistência pode produzir vergonha e feiura, e vergonha e feiúra podem
produzir moralidade. Portanto, reis sábios estabelecem política e religião para
corrigir os hábitos e rotinas das pessoas.
As pessoas nascem com hábitos e rotinas. Se você transformar
hábitos em rotinas e agir naturalmente com comportamentos regulares, as pessoas
viverão como se estivessem na natureza. Os hábitos das pessoas devem se tornar
rotinas desde cedo. O rei sábio deixa as pessoas entenderem o que são
vergonha e feiúra pelos hábitos dos olhos e ouvidos quando ainda são
jovens. Conhecer a vergonha e a feiúra permite amar o comportamento adequado. Se
você gosta de um comportamento adequado, pode alcançar seus superiores, e seus
superiores serão ricos, mas não carentes. Não exagere na tristeza e na
alegria, e o povo saberá se satisfazer. Esse tipo de costume é passado de
geração em geração, e o povo adquire um estilo simples. Nos tempos antigos,
dependia do próprio povo aprender a obedecer.
Se viverem em grupos sem líder, nomeie oficiais para
governá-los. No início da governança, os melhores métodos são sempre os
tradicionais. É a melhor política praticar a lei antiga e governar os
assuntos atuais. Ou seja, os decretos são atuais, enquanto as leis e
regulamentos são antigos.
As pessoas são ferozes e gananciosas por dinheiro por causa do
pensamento confuso; o pensamento confuso é devido a conflitos
internos. Para eliminar as contradições, devemos usar ordens e leis
governamentais externas para usar o poder de maneira escalonada. Desta
forma, deve haver muitos decretos e coisas do gênero. É difícil permitir mais.
Para permitir, deve-se ser cauteloso. Comece com atenção e cuidado, e leve
o final a sério para não ficar preso. A dificuldade é que existem muitos
decretos, e o rei os usa para atrair o povo, e o povo viverá com eles. Se
você simplesmente ignorar a vergonha e a feiúra, não haverá limite de tempo
para tristeza e alegria, os quatro signos não se manifestarão, os seis extremos
não serão obedecidos, as oito políticas serão discordantes e as nove virtudes
serão hipócritas. Se as nove falsidades não forem removidas, tudo não
vingará. Assim como a etiqueta, ela não pode ser seguida sem suavidade e
não pode terminar sem harmonia. As pessoas não têm razão para sobreviver.
Os gostos e desgostos das pessoas se refletem em quatro aspectos:
alegria, felicidade, tristeza e angústia. Aja de acordo com as leis e
regulamentos, siga as ordens do governo, siga as pessoas para fazer as coisas e
aja em resposta às mudanças.
Os seis caminhos são: comando, submissão, bênção, recompensa, calamidade
e punição. Se os seis caminhos não forem excessivos, as oito relações
serão harmoniosas e justas. As Oito relações são: o marido é correto com sua
esposa [e a esposa com ele], o pai é correto para com seu filho [e o filho com
o pai], o irmão é correto para com seu irmão mais novo [e o caçula para com o
mais velho] e o rei é correto para com seus ministros [e eles se devotam ao
rei]. Se as Oito relações não estiverem erradas, as Nove Virtudes podem
ser puras e respeitosas.
As nove virtudes são: fidelidade, integridade, respeito, firmeza,
gentileza, harmonia, zelo, lealdade e mansidão.
A obediência às suas palavras é chamada de "governo", a
obediência às ordens do governo é chamada de ‘seguir’, e pervertê-las é chamado
de "traição". A traição está nos olhos e a traição está nos
ouvidos, e os ouvidos e os olhos certamente terão dúvidas. A dúvida deve
ter um eixo giratório e, quando a engrenagem gira, as dúvidas podem ser
reconciliadas. Para conciliar e duvidar, se não houver ordenação, o povo
não poderá acompanhá-las. A lei governável está na política, e as regras
da lei estão nos tempos antigos. Nos tempos antigos, os reis sábios
obedeciam às leis para iluminar a escuridão, enquanto os reis fracos obedeciam
à escuridão e abandonavam as leis. São todos reis com a mesma obediência,
mas os méritos não são os mesmos.
*
Em um ano bom, a comida é abundante e grandes cerimônias são usadas para
banquetear os convidados e oferecer sacrifícios. As vozes das palestras e
apresentações são altas, as roupas são lindas e a etiqueta é maior do que o
normal. Deve haver vegetais deliciosos nas oferendas. O homem que
cria gado decorará suas instalações, e o artista praticará várias
artes. As paredes do palácio são reparadas ou construídas de novo, de modo
a torná-las completas. No ano da colheita, a vida deve ser vivida ao
máximo.
Em anos auspiciosos, não há comida suficiente, então banquetes para
convidados e sacrifícios são realizados em cerimônias de porte
médio. Apenas sinos e tambores são usados para tocar música, e roupas
coloridas não são usadas. Os três tipos de cavalos e os cinco tipos de chefes
de armazém se complementam e cuidam uns dos outros, e todas as coisas boas são dadas para consertar. O artesão
precisa fazer o trabalho agrícola. No ano auspicioso, os inspetores são
divididos em diferentes níveis e suas posses não podem se exceder.
No ano da fome, os convidados dão condolências em vez de banquetes, e as
oferendas são menores durante o sacrifício. Sinos e tambores não são
usados para tocar música, e todas as coisas bonitas são proibidas. O
gado não é criado em grupos, os carros não são decorados e as armas não são
feitas de novo. O uso do povo é minimizado, e os impostos são cobrados
principalmente dos viajantes de negócios para aliviar aqueles que estão com
falta de comida. Entendendo a situação do desastre, que varia de acordo
com a aldeia, não é permitida a venda de alimentos cozidos. Empreende-se a
ajuda e o resgate, a fim de estabilizar as pessoas que estão com falta de
comida. Em tempos de fome, o resgate é o foco.
No ano da grande fome, há apenas orações, mas nenhum sacrifício. Não
há alegria em todo o país e não há comida para satisfazer o desejo de
alguém. A punição é branda e nenhum instrumento de tortura é
feito. Dê esmolas para aliviar os necessitados. O monarca inspecionou
pessoalmente a situação de desastre em vários lugares, os altos funcionários
participam do processo e as concubinas ajudam a transportar os
grãos. Abram um armazém e comam juntos, e o povo não armazene grãos. Deixe
o povo criar apenas gado e ovelhas. Os ladrões que roubam o povo e os
hereges que enganam o povo são severamente punidos e mortos, e nenhum deles é
perdoado. Os homens guardam a fronteira e os soldados estão proibidos de
deixar o país. Os cinco tesouros não são reparados, a cerimônia fúnebre
não segue o cronograma usual e uma pequena quantidade de arroz é usada para
sacrifícios. Não há música na etiqueta e não há regras no palácio. O
tempo de casamento não é limitado e os convidados darão presentes de acordo com
seu status.
*
Enfrentar grandes países sem perder a majestade, enfrentar países pequenos
sem perder a humildade e países com igual força nacional sem perder o
equilíbrio: basear-se em perigos
naturais, atacando terras planas, anexando pequenos países, conquistando países
caóticos, usando os fortes para atacar os fracos e atacando o mal, estes são os
"meios clássicos" das artes estratégicas.
Expedições contra países em guerra civil, contra países odiados e contra
países onde as epidemias são endêmicas são os "perigos" dos assuntos
militares.
Auxiliar com sabedoria, evitar tumulto, encorajar com trabalho árduo,
restringir a preguiça, amedrontar com medo e livrar-se dele com ganância são os
"usos" das artes estratégicas.
Depreciar o idoso com um lindo menino, menosprezar sua esposa com uma
bela mulher, destruir os planos justos de outras pessoas com esquemas malignos,
destruir a propriedade de outras pessoas com truques inteligentes, destruir a
música de outras pessoas com vozes obscenas e caluniar as palavras sensatas de
outras pessoas com palavrões é a ‘destruição’ nos assuntos militares.
Perdoe os soldados capturados, perdoe suas faltas, console seu povo e
encha seus sacos de grãos, essa é a ‘abertura’ dos assuntos militares.
Usar tesouros como isca para descobrir reservas, punir seus conselheiros
e avaliar o momento da perseguição são a ‘astúcia’ das artes militares.
Na primavera ataca fora da estação, no outono atormentam a colheita, no
verão colhe o trigo e no inverno se vista. Aja lentamente na primavera e
no outono e apresse-se no inverno e no verão. Este é o "tempo"
das artes militares.
Uma arma longa é melhor que uma curta, uma armadura leve é melhor que
um fardo pesado, retidão é melhor que racionalidade. Muitas pessoas são
melhores que poucas, forte é melhor que fraco, fartura é melhor que fome,
respeito é melhor que raiva, primeiro ataque é melhor que atraso, velocidade é
melhor que lentidão, essa é a ‘vitória’ nas artes marciais.
Seja cauteloso ao perseguir um inimigo, não ataque um inimigo que não tem
para onde ir, pois ele será facilmente subjugado quando estiver exausto. Esta é
a "perseguição" nas artes marciais.
Depois de derrotar o inimigo, levante a bandeira de comando e dê ordens,
ordenando aos funcionários que proíbam o roubo, não invadam e violem o povo;
não baixem os títulos, não reduzam as terras e casas e pacifiquem seus
parentes, e o povo submeter-se-á naturalmente. É o "cuidado" nas
artes da guerra.
Depois que o mundo inteiro retornar à obediência, pare as guerras,
estabeleça a cultura e a educação, destrua fortificações perigosas, destrua as
armas de guerra, difunda respeito e obediência de todos os lados, incluindo o
mundo, isso é a "consolidação" dos assuntos militares.
*
Se você deseja estabilizar e consolidar a vitória, deve usar a virtude
como disciplina. Admoestações devem ser postadas e penduradas em todos os
lugares. Colete armas, distribua propriedades e não deixe as pessoas se
acomodarem. Os oficiais civis e militares continuarão em suas posições
originais, e todos os oficiais menores serão usados. Todos os bens do
governo são usados para dar socorro aos pobres, os doentes e os fracos, de
modo a conseguir um equilíbrio entre a corveia e a terra.
Restaure a ordem e alivie a tristeza e vergonha das pessoas. Se os
órfãos e as viúvas não têm nada a pedir, todos ficam felizes com a farta
colheita. Visite todos os parentes e anote onde eles moram. Aqueles
que escolherem o mesmo sobrenome e serão estabelecidos como o filho mais velho
de cada clã. Quinze anos ou mais é o padrão para o serviço militar, e
homens e mulheres adultos podem se casar. A educação é feita com luz e
honestidade, e as pessoas terão família e nunca ficarão desamparadas.
Quem pode ser desobediente com um rei que governa o povo com métodos
indulgentes? A obediência ousa ter remorso e mantém seu dever mesmo com um rei
tolo. O rei sábio governará, e neste momento também ensinará as artes
marciais. Desta forma, até mesmo os mortos também querem nascer de novo, e
os vivos querem retomar ao antigo emprego. As pessoas sabem que não serão
abandonadas, por isso vão valorizar suas casas e aceitarão ficar longe delas.
Se houver harmonia entre os níveis superior e inferior, não haverá
inimigo que não possa ser derrotado.
Os dignitários possuem joias de jade e vivem em seus palácios. Todas
as pessoas comuns cultivam e ninguém trapaceia, seja velho ou jovem. Não
se vai contra a vontade deles e não há impedimento no país. O povo anseia
por nosso exército, assim como espera por seus pais. Portanto, o mundo
pode se acalmar em um dia e os quatro mares podem ser cobertos.
*
O rei Wen de Zhou vivia em Chengcheng. No terceiro ano, o país sofreu
uma grande fome e os grãos não foram colhidos. Ele escreveu "Da
Kuang" para governar seu território por decreto.
Depois que os príncipes das três prefeituras foram obedientes, o rei Wen
convocou os ministros, anciãos do estado, oficiais, vários funcionários e todos
os secretários para se reunirem no pátio frontal do palácio, e perguntou sobre
as causas de fadiga e doença, erros políticos, perversidade castigos, excesso
de luto e alegria, de arrogância, e os desastres das cheias e das
secas. Disse: "Não tenho virtude e os assuntos políticos estão
desatualizados, o que fez com que o país ficasse doente e incapaz de
economizar. Você não me ajudariam? Verifique se os funcionários estão cumprindo
seu dever e aprenda sobre o situação do povo. Através desses anciãos, dominem
todas as pessoas e coisas que prejudicam o povo, e punam quem for
necessário”.
Depois que o rei Wen emitiu a ordem, ele entrou no palácio interno e não
comeu nem tocou música. Todos os funcionários seguiram o exemplo e não provaram
mais da comida cozida. Na manhã do dia marcado para a reunião, o rei Wen foi à
corte com roupas simples, mas ninguém na corte usava roupas coloridas.
A nomeação de oficiais foi inspecionada, e as coisas que deveriam ser
feitas para beneficiar o povo em vários lugares foram
aprendidas. Buscou-se encontrar uma maneira de aliviar a fome. Ampla
assistência foi dada às vítimas de desastres, e os funcionários não ousaram
desobedecer. O rei Wen ainda disse: ‘Descubra quem são arrogantes e cruéis, e
prenda e exile aqueles que estão insatisfeitos. Entre em contato com
cuidado com aqueles que são preguiçosos, para que saibamos como
proceder, influencie e encoraje os ociosos a fazerem as coisas de acordo
com o calendário, para que tudo corra bem o ano todo. Que os fazendeiros
sustentem suas próprias famílias, e os homens de cada família saiam para
cultivar’.
Os armazéns do agricultor foram divididos em locais diferentes e cada
local pedia aos agricultores que pagassem pela comida. Os grãos eram
cobrados de acordo com os regulamentos e cada um deles competia para
acumular. Não compravam nem vendiam grãos armazenados, e a venda e a
compra eram mais equilibradas. Distribuíam as moedas públicas e o município
garantia o empréstimo. Não eram pressionados a pagar e ajudavam
sinceramente as pessoas a ganhar dinheiro. Quando a riqueza e a comida
foram suficientes, elas puderam ser coletadas. A alimentação foi fornecida
de acordo com a população, e os impostos só podiam ser recolhidos quando todos
tivessem comida. Se não houvesse comida suficiente em outros lugares, eles
mudavam para doar comida. Aqueles com pouca comida não eram esquecidos, e
as viúvas e órfãos não foram abandonados. Se houvesse muita comida, não
havia necessidade de guardá-la. Se não havia muita comida nas cidades
fronteiriças, então não havia necessidade de manter mais, apenas pessoas
suficientes para defender a cidade. Enviaram-se pessoas para ajudar no trabalho,
e carruagens para entregar comida, independentemente da manhã ou da noite.
Assim foi anunciado as quatro direções:
‘Viajantes de negócios devem sair bastante, trocando mercadorias
alegremente. Faça a transação de barco, fique na estrada, sinta-se em
casa. Se as moedas forem leves, elas serão populares como moedas grandes
em vez de moedas pequenas. Na troca de materiais, o preço deve ser justo e
o negócio não deve parar. Não venda comida cozida e não negocie em
segredo. Meça os pesos locais e estrangeiros e formule os preços médios,
de modo que não haja distinção entre manhã e noite. O trabalho da
vizinhança deve ser igual, e apenas pessoas iguais obedecerão. Aqueles que
acumulam primeiro, mas não vendem, devem ser multados e confiscados para ajudar
a equilibrar e evitar que algumas pessoas caiam na pobreza. A riqueza deve
ser equilibrada para que ninguém fique em falta, e beneficiar as pessoas não
deve ser excessivo’.
‘Não descartem os vegetais, não comam as sementes. Use a quantidade
certa de materiais para calcular e para economizar dinheiro. Apenas ore, não
sacrifique. Roupas devem ser lavadas e não feitas novas. Os carros não
devem ser pintados, as pessoas não devem comer carne e os cavalos não comerem
grãos. Ritos e músicas licenciosas não devem ser permitidos. As
casas serão apenas reparadas e não construídas de novo, ajudando os
agricultores sem pôr em perigo a agricultura. Ministros não precisam de
etiqueta para convidados e não devem preparar muita comida para
banquetes. Se o funeral não exceder um dia, as especificações da cerimônia
fúnebre serão reduzidas. Pessoas comuns não serão enterradas individualmente,
mas reassentadas em cinco famílias. Aqueles que não cumprirem com
seriedade devem ser punidos com a punição prescrita, e nunca devem reincidir.
*
Em terceiro mês de wei, o rei Wen reuniu os príncipes dos seis estados
para servir a dinastia Shang. O rei Zhou de Shang ficou muito zangado
quando ouviu a calúnia de Hu Chonghou. Isso deixou os príncipes infelizes,
então eles se uniram ao rei Wen. O rei Wen não suportou o fardo da
dinastia Shang, então escreveu "Cheng Dian", no qual ordenou aos três
oficiais Situ, Sima e Sikong:
‘Ajudem-me a entender os sentimentos das pessoas e não ignorem as coisas
porque são pequenas. Assim como os pelos do corpo, vai doer para arrancar,
então é preciso ter cuidado. Erros na política levam a desastres. Se
ocorrer um desastre e você não estiver preparado, você morrerá, então você deve
estar vigilante. Usem o passado para alertar o futuro e sejam cautelosos
na preparação. Ao lidar com questões de terra com cuidado, deve-se
considerar a terra, ao lidar com questões de sistema com cuidado, deve-se
considerar o sistema; trate a moralidade com prudência, e só então a
moralidade poderá ser dominada; somente quando a moralidade for dominada, não
haverá preocupações’.
‘Para tratar a moralidade com seriedade, deve-se julgar os outros
consigo mesmo, e julgar os outros consigo mesmo pode iluminar a virtude. A
moralidade está em conformidade com a lei e torna os subordinados obedientes, e
os subordinados se tornarão agentes de seus superiores. Todos se esforçam para
ser humildes, e a virtude da humildade prevalecerá. Para tornar os
subordinados obedientes, o superior deve respeitar a si mesmo. O patrão
não tem certo e errado, e os subordinados formam um partido. A eliminação
do conflito levará à harmonia. Onde houver conflitos, haverá brigas, e se
houver harmonia, haverá grupos. Se você forma um partido, não pode
governar o país, e se não governa o país, não pode selecionar talentos. Sem
talentos, as pessoas comuns serão ferozes e a teimosia colocará em perigo os
superiores. Portanto, se vocês escolherem oficiais e pedir que ensinem com
clareza, os obstinados obedecerão. Sigam cuidadosamente a iluminação, para que
haja um grau de honra e inferioridade, para se protegerem contra desastres
naturais e invasores estrangeiros. Harmonizem suas três tribos,
estabilizem seus quatro reforços, zelem pela manutenção das tropas, treinem com
seus armamentos, defendam suas montanhas e rios e comuniquem suas ordens por
água e terra para facilitar a defesa’.
‘Os burocratas eruditos não participam do trabalho e dos
negócios. Os comerciantes não estão ricos, os artesãos não são habilidosos
e os agricultores não são capazes de governar se não trabalharem duro. Se
os filhos dos burocratas eruditos não entenderem a retidão, eles não serão
capazes de cultivar bem a próxima geração. Se os artesãos não se reunirem, não
poderão abastecer o governo. Se os membros do clã pertencerem a distritos
diferentes, eles não podem ser harmonizados. É imprudente ser um superior
quando os subordinados não são obedientes, e eles não terão vergonha, agirão de
forma imprudente, aumentarão a ignorância e serão completamente ignóbeis’.
‘Para tratar o terreno com cuidado, é necessário desenhar um mapa e
indicar suas propriedades. Observe a qualidade do terreno e meça sua
altura. Faça bom uso das valas da lagoa e aprecie a estação
agrícola. Estabeleçam a ordem da terra e dediquem-se aos seus bens.
Diferentes aluguéis de terra e impostos devem ser adequadamente
formulados. Aluguel e imposto devem estar de acordo com o cultivo dos
camponeses, e o cultivo deve estar de acordo com seus desejos.
Use-o com cautela e certifique-se de apreciá-lo. Os artesãos administram
os materiais em suas mãos, os mercadores comercializam seus produtos e todas as
coisas, pássaros, animais, peixes e tartarugas crescem de acordo com as
estações. Se você tiver um coração amoroso, economizará dinheiro e não
ultrapassará o limite. Não ateie fogo quando a vegetação estiver crescendo, não
corte as árvores para formar florestas, não abata gado e ovelhas com falta de
dentes. O terreno faz o possível para não buscar o mais belo, e o belo se
limita a não atrapalhar o uso, sendo preciso cautela ao usar o certo. Todos
os preparativos têm que ser sérios, não pense em aproveitar muito. Com
menos dinheiro, você pode estabilizar seus parentes e, com mais dinheiro, pode
convocar pessoas de longe. Quando as pessoas de longe vierem, as de perto
estarão em paz’.
‘Quando você está em paz, deve pensar no perigo, quando está no começo,
deve pensar no fim, quando está perto, deve pensar na defesa, quando está
longe, deve pensar no próximo, quando você é velho, deveria pensar na
juventude... Mais do que isso, não exagere nunca, e esteja sempre em alerta
máximo.
*
No décimo quinto dia do primeiro mês lunar do trigésimo quinto ano do
rei Wen, houve um eclipse lunar e o monarca e seus ministros adoraram. O
rei Wen ficou pensativo e disse:
‘Sábios, vocês devem iluminar o pensamento das gerações futuras. Ah, as
pessoas das gerações posteriores! Eu ouvi os antigos dizerem: "O Grande
Ming [Mandato] não é fixo, e apenas a moralidade pode ser verdadeiramente
chamada de Ming." O eclipse lunar aconteceu, por que vocês não se cultivam
todos os dias, por que não tem cuidado com suas palavras, por que não escolhem
a virtude?’
‘Oh, cuidado! Vocês devem obedecer respeitosamente ao destino. Os
comerciantes que não podem vender seus produtos devem refletir sobre si mesmos. Se
você não pensar, estará atraindo o desastre. Não diga que, se os desastres
são inevitáveis, você não trabalha duro e, se não trabalha duro, não pode ser
estável. Se você não pensar em evitar desastres, ficará confuso e
abandonado, e se tornará desumano. Ouvi dizer que um empregador não confia
em seu estratagema ou em suas palavras, pois as palavras odeiam as falsidades.
Se você não sabe se é apropriado tratar os outros, você não pensará, e se
pensar de forma inadequada, você deve ter suas próprias falhas’.
‘Ah, cuidado, gente das gerações futuras. Já ouvi: se a estratégia
for usada, é como se você estivesse em casa (muito fácil). Uma pessoa que
gosta de lazer e prazer, mas é contida, tem status elevado, mas não é pedante,
é rica, mas não arrogante, se dá bem com seus colegas, mas não compete por
superioridade, é famosa, mas não é pretensiosa, é alienada, mas não vive
fazendo amigos, é pobre, mas não está deprimido; existem muito poucas pessoas
assim. Por que você não pensa como elas? É como os galhos de uma árvore.
Os galhos não podem ser muitos, e os galhos grandes machucam os pequenos, e
eles não suportam o machado. O país deve utilizar pessoas morais, e todas
elas devem ser usadas para o país. Se você planeja grandes coisas e, se
planejar bem, não haverá prejuízo para o país’.
‘Oh! Por que você não valoriza essa oportunidade,
por que você não escolhe a moralidade?
O assistente da moralidade é o príncipe,
O assistente do príncipe é o povo,
O assistente do povo é o ministro,
O assistente do ministro é o médico,
e o assistente do médico é o estudioso,
Tantos e belos!
O ajudante do camponês é o campo,
O ajudante do campo é a capital,
O ajudante da capital é a cidade,
O ajudante da cidade é a família,
E o ajudante da família é a automotivação sem fim.
‘Existem três pólos para fazer grandes coisas e nove razões para fazer
pequenas coisas, e as nove razões incluem os quatro parentes e as cinco
harmonias. Os três extremos são dignos de respeito, mas você só conhece o
medo e a exortação. Por que valorizar apenas essas regras? Por que temer o
mundo? Por que encorajar o prazer?’
‘Não haverá limite se você obtiver os três pólos para fazer grandes
coisas, e não haverá impedimento para fazer pequenas coisas se você obtiver as
nove causas. Tente o seu melhor para usar os três pólos para aproveitar a
tendência de atacar o mal traiçoeiro. Com respeito em mente, essa
moralidade será enriquecida’.
‘Cuide da saúde na primavera, todos os tipos de ervas são desenterrados
e estão por toda parte, são cultivadas no verão e as flores e ramos são
luxuriantes; como se pode conseguir violar as regras? Agir de acordo com
as regras naquele momento está de acordo com as instruções do Céu’.
‘Ah, por que você não observa a idade, por que você não cultiva a
moralidade, por que você não exagera as nove causas, por que você não usa os
três extremos? Alerte repetidamente as gerações futuras para trabalhar
duro dia e noite’.
*
No décimo quinto dia do primeiro mês lunar do segundo ano, o rei Wu
disse a Zhou Gongdan: "Eu odeio a Dinastia Shang dia e noite, então o que
devo fazer? Eu respeito você e faço o meu melhor pelo mundo."
O duque de Zhou curvou-se e disse: ‘No passado, seu pai, o rei Wen,
cumpria os três pólos, corrigia ele mesmo as quatro observações, seguia e usava
os cinco elementos, observava as sete regras com vigilância e seguia as nove
disciplinas. Se os três pólos são claros, e os cinco elementos são fixos, as
quatro inspeções são corrigidas. Se você souber seguir as leis da natureza,
você será capaz de seguir as leis da natureza, e você ser capaz de alcançar
tudo o que deseja’.
‘Os três pólos são: primeiro, há nove estrelas no Céu; segundo, há nove
estados na terra; terceiro, há quatro tipos de pessoas’.
‘As quatro observações são: primeiro, os olhos detectam a cor; segundo,
os ouvidos detectam o som; terceiro, a boca detecta as palavras; quarto, o
coração detecta os pensamentos’.
‘Os cinco elementos são: 1o, preto pertence à água; 2o, vermelho
pertence ao fogo; 3o, azul pertence à madeira; 4o, branco pertence ao ouro; 5o,
amarelo pertence à terra’.
‘As sete obediências são: 1o. Siga a natureza para obter o tempo certo;
2o. Siga a terra para se beneficiar da terra; 3o. Siga o coração das pessoas
para obter paz; 4o. Siga os benefícios e a riqueza; 5º. Siga o caminho da benevolência;
6º. Siga o caminho da retidão; 7º. Siga o caminho do Céu e você terá sucesso’.
‘Os Nove Períodos são: 1o, as horas e dias; 2o, os dias e meses; 3o, o
sol mostra a virtude; 4o, a lua mostra a punição; 5o, a primavera mostra o
nascimento; 6o, o verão mostra o crescimento; 7o, o outono mostra o frio; 8º,
mostrando os favoritos no inverno; 9o, mostrando os que terminam no final do
ano.
As estações do ano e o ciclo dos campos são mostradas pelo Céu e devem
ser vistas claramente. Se não houver falha nesses aspectos, pode-se prever
o bem ou o mal. "
O rei Wu saudou e disse: ‘Muito bem! Ouvi dizer que, no passado, todos
os códigos estavam de acordo com as leis e regulamentos. Sem suas palavras, não
haveria máximas que pudessem corrigir minhas deficiências todos os dias’.
*
No primeiro dia de Bingchen em fevereiro do terceiro ano da
administração pessoal do rei Cheng, o rei Cheng conheceu Zhou Gongdan. O
Duque de Zhou disse: "Ah! Preste atenção! Eu ouvi: Por que você não se
cultiva? Porque existem quatro virtudes no corpo humano. Por que você não
escolhe as pessoas? Porque as pessoas têm dez defeitos. Por que não você
aperfeiçoa a estratégia? Porque existem quatro virtudes no corpo humano. Dez
defeitos podem se espalhar, porque você não busca evitar isso? Por que não
falar com cautela? Porque existem três crenças em palavras. A fé pode produzir
tesouros, tesouros podem ser coisas preciosas, e objetos podem ser usados
como utensílios. Belos tesouros não são fixos, apenas porque são usados
pelas pessoas Se você os valoriza, pode confiar nelas em qualquer lugar.
Implemente, de acordo com a lei, como usar esses tesouros para inspirar, use
histórias para difundir, informe plenamente o povo, e use-o de acordo com o seu
propósito. Desta forma, todos irão e voltarão, e ficarão agradecidos’.
‘As quatro qualidades se referem a: tranquilidade, integridade,
autocontrole e respeito. Respeito é o primeiro, tranquilidade é o segundo,
integridade é a terceira, e autocontrole é o quarto, e não perdê-lo é a única maneira de se
estabelecer’.
‘Nove Virtudes referem-se a: Primeiro, piedade filial: filhos que têm
medo de sanções não desobedecerão a seus pais. A segunda é a fraternidade:
a fraternidade significa ordem, e a ordem tem ética; a ética não é caótica, e
quem é superior não será inferior. A terceira é a bondade: somente pela
bondade se pode saber como criar filhos; se alguém sabe como criar filhos, fica
feliz em cuidar deles. A quarta é a lealdade e o perdão: refere-se às
próprias maneiras da pessoa; mesmo que prevaleçam rumores, ela permanecerá
firme. A quinta é a neutralidade e a imparcialidade: trata-se de pesar e
julgar, saber se compensa ou perde. O sexto é respeito e humildade: Isso
significa ser tolerante e virtuoso; obedecer ao poder de acordo com a lei, o
Senhor está seguro e protegido, e sem más ações. A sétima é a
magnanimidade: significa ser magnânimo; a moralidade é o critério, a retidão é
a base e estamos dispostos a obter grandes bênçãos. O oitavo é gentileza e
integridade: isso significa demonstrar moralidade; esteja feliz ou com raiva,
não haverá briga, e o mestre irá utilizá-la. O nono é Lei marcial: Isso
quer dizer que a lei criminal é esclarecida; é a maneira de respeitar o Céu se
ele for amoroso e tolerante. [Quando as] Nove virtudes são totalmente possuídas,
as gerações têm uma boa reputação’.
‘Os dez defeitos são: 1o. Viver em um lugar quieto prejudica a
tranquilidade; 2o. Beber demais prejudica a retidão; 3o. Mostrar inteligência
prejudica a sabedoria; 4o. Limpeza excessiva prejudica a limpeza; 5o. Lutar até
a morte e exibir bravura prejudica as artes marciais; 6o. Exibir integridade
fere a lealdade; 7º. Preocupar-se com a reputação atinge a humildade; 8º.
Vexame nas festas fere a reputação de todos; 9º. Sucesso efêmero prejudica a
consciência; 10º. Autoconfiança e o isolamento prejudicam a firmeza interna’.
"As Dez Dispersões são: 1o. Abandone a boca, e suas ações serão
vazadas; 2o. Fale sobre a boca [trecho perdido]; 3o. Considere superficial
guardar segredos, e sua estratégia dará errado; 4o. Descuido prejudica a
administração das coisas; 5o., se você não pode julgar os outros por si mesmo,
você não pode pensar profundamente sobre o plano deles; 6o, se você fala demais
sem moderação, seu plano será contrário à razão; 7o, trate seus entes queridos como
estranhos, e seus esquemas falharão; 8o, se tem pensamentos egoístas e quer
fazer as coisas, tudo se desviará dele; 9o, se age de forma estúpida e
autoconfiante, não saberá como se proteger; 10o, se não resolver o problema
principal, ele esquecerá seus parentes ao ver os benefícios’.
‘As três crenças são: primeiro, o crescimento da primavera e o
crescimento do verão não são caóticos e as pessoas não ficarão confusas;
segundo, o outono cai e as mortes no inverno são rotineiros, e a política e a
religião prevalecem. todas as pessoas apreciam suas virtudes. Isso é chamado de
fé extrema’.
‘Xinji já fez isso, apenas nos dois aspectos da luxúria. O vício
está em conhecer a retidão, o desejo está em ter retidão, isso se chama o
tesouro da vida’.
O duque de Zhou abaixou a cabeça, se levantou e disse: "Embora eu
possa explicar o tesouro com clareza, temo que, se me faltar benevolência, meus
descendentes perecerão. Mesmo que eu possa explicar claramente o que é tesouro,
se a benevolência não puder ser produzida, temo que ainda não haverá
sucessores. Essa é a oportunidade de ser um bom homem, o caminho real que não
pode ser abandonado’.
O rei Cheng saudou e disse: "Suas palavras são as melhores. Por
esta razão, gostaria de persuadir as pessoas a se estabelecerem com as quatro
qualidades e ensiná-las a entender as nove virtudes. Se houver confusão devido
à prática da fé, retidão e benevolência, não é minha culpa.’
Sim. Praticar a benevolência enquanto preza a retidão realmente se
tornará um modelo. Não apenas ele pode receber sua benevolência, mas também
aumentar sua reputação. Por que a benevolência? Para que as gerações futuras
preservem este tesouro inalterado por muito tempo’.
*
O rei Wu então enviou tropas para atacar Shang. Quando ele chegou a
Xianyuan, ele enviou um edital para Shao Gongshi e Bi Gonggao. Rei Wu disse:
"Ah, preste atenção nisso! Se você
não competir com as pessoas por lucro, as pessoas serão leais. Você deve ser
sério ao fazer as coisas, as pessoas são difíceis de cuidar. Os benefícios são
como a grama respondendo ao vento, e o lucro por si só não fará nada. Se a
grama não for erradicada quando estiver fraca, o que devemos fazer com ela
quando ela se espalhar e crescer? Uma muda é tão pequena quanto um fio de
cabelo e crescerá grossa tanto quanto
como um cabo de machado”.
O rei Wu então recompensou todos os ministros. Os ministros
resolutamente e sinceramente renunciaram. As virtudes dos ministros se
espalharam e se tornaram modelo, afetando longe e perto. Os ministros
alcançaram uma boa reputação por fazer isso, ‘eles fazem coisas para o povo e
não os violam’. Juntamente com a oração e a oferta de sacrifícios aos
deuses, tanto os deuses quanto os humanos ficaram harmoniosos.
*
O rei Wu era tão poderoso que todos os príncipes de todas as direções
enviaram tropas para responder. As altas muralhas da cidade quedaram tão planas quanto o chão, e o povo da
dinastia Yin Shang se rendeu. A reunião foi em Muye e o exército foi
controlado. O rei Zhou da dinastia Shang estava com falta de tropas e sem dúvida
seria destruído. Orando para o Céu e a terra separadamente, o rei Wu
cumpriu sua promessa, perdoou o povo sob o rei Zhou e tornou Wu Geng o
suserano. Todos os ministros, os grão-mestres e os três príncipes fizeram
contribuições, e a bondade do rei Wu foi digna do Céu e do mundo.
*
O povo Zhou tinha trezentos e cinquenta carros alinhados em Muye. O
rei Zhou de Shang liderou suas tropas para lutar. O rei Wu enviou o
grão-mestre Jiang Shang para liderar uma centena de pessoas para
desafiá-lo. Depois que o rei Wu fez um juramento, ele correu para o
exército do rei Shang com guerreiros e carruagens blindadas, e o exército Shang
foi derrotado. O rei Zhou de Shang correu de volta para a cidade, entrou
no pavilhão dos cervos, vestiu roupas de jade preciosas e queimou-se no fogo.
O rei Wu segurou a bandeira de Taizi em sua mão e acenou para os
príncipes. Quando os príncipes terminaram sua adoração, o rei Wu curvou-se em
troca. As pessoas comuns e nobres da Dinastia Shang estavam todos
esperando nos subúrbios, e todos os oficiais da Dinastia Zhou vieram até o rei
e parabenizaram: "Uma grande alegria do Céu!" Então eles fizeram
grandes saudações duas vezes. Depois que o rei Wu se despediu, ele entrou
na cidade primeiro. Indo para o local onde o rei Zhou estava, ele atirou
três flechas no cadáver com as próprias mãos. Em seguida, saiu da
carruagem, apunhalou o corpo do rei Zhou com a espada Qinglu, cortou a cabeça
com o machado de ferro Huangyue e pendurou-a na bandeira de Taibai para
exibição pública. No mesmo local estavam duas princesas, que se
enforcaram. O rei Wu disparou mais três flechas, perfurou os cadáveres com
uma flecha Qinglu, cortou as cabeças com o machado de ferro e pendurou-as em
uma pequena bandeira vermelha xiaohou para exibição pública. Então o rei Wu
saiu da cidade, enviou pessoas para governar o palácio e voltou para seu
exército.
No dia marcado, cem pessoas carregaram uma bandeira branca e caminharam
na frente do Rei Wu. Cao Shuzhenduo recebeu os ministros e príncipes e exibiu
algumas carruagens majestosas. O Duque Zhou segurava um grande machado
para apoiar o rei Wu. Tai Dian e Hong Tian seguram espadas Qinglu e seguiam Wu
Wang de perto. Entrando no palácio real, no sul do templo fica a sede do
imperador. Vinte e cinco soldados iam e vinham, e todos os ministros os
seguiam. Mao Shuzheng manteve a água limpa, Wei Kangshu os saudou, chamou
Gongshi para ajudar nos negócios e Jiang Shang organizou o gado e ovelhas
sacrificiais. Yin Yi leu a proclamação: "O rei do povo Yin que
subjugou o país, sua moral foi confusa desonrou o sábio de Tang, ele insultou e
desprezou os deuses e não sacrificou, e foi violento com os nobres e povo da
Dinastia Shang. Suas más ações são notáveis, e os cinco imperadores do Céu
também estão cientes disso." Depois de se curvar e se reverenciar, ele
deixou o palácio.
Wu Geng, filho do rei Zhou, era o suserano de Duanren e ordenou que Guan
Shuxian o monitorasse. Ele também ordenou que Zhao Gongxi libertasse Jizi,
que estava preso e ordenou que Bi Gonggao e Wei Shufeng libertassem os
nobres. Ele também ordenou que Nangong Kuo distribuísse os tesouros e
alimentos para a Grande Ponte. Ele também ordenou que Nangong Baida e Shi
Yi mudassem Jiuding para Jiayun. Ele também ordenou que Hongyao fosse
comparado a Jutu como uma tumba. Ele também ordenou que se prestasse
homenagem aos convidados e fizesse um banquete ao exército. Após isso, ele
retornou a capital do Norte.
*
No dia de Yiwei, o sétimo dia do quarto mês lunar, o rei Wu tornou-se
rei. Os generais que receberam ordens de conquistar Yin voltaram de todas
as direções e relataram os resultados da guerra contra Yin. Neste ponto, o
rei Wu começou a governar o mundo.
No décimo sexto dia do primeiro mês, no segundo dia de Dingwei, o rei Wu
liderou as tropas de Zongzhou e partiu novamente para conquistar o rei Zhou de
Shang.
No primeiro dia do segundo mês lunar, cinco dias depois, na manhã do dia
de Jiazi, ele chegou à capital de Shang, matou o rei Zhou de Shang e prendeu
quase uma centena daqueles ministros perversos.
Taigong Wang recebeu ordens de impedir a chegada do grupo de Zhou, e
Ding Maochu voltou à casa do rei no oitavo dia para relatar a morte do inimigo
e dos prisioneiros. No nono dia de Wuchen, o rei Wu queimou lenha para
sacrificar ao Céu e adorou o rei Wen. Neste dia, o rei Wu também nomeou o
chefe do exército. Lu Ta recebeu ordens do rei Wu para atacar Xi
Fang. Em Renshen, no dia treze, Lu Ta voltou a corte do rei e relatou o
número de inimigos mortos e prisioneiros. Hou Lai recebeu ordens do rei Wu
para atacar Mi e Chen. No dia 22 Xinsi, Hou Lai voltou a corte do rei e
relatou o número de inimigos mortos e prisioneiros. Bo Suan levou os
guerreiros a jurar lealdade e recebeu ordens de atacar os guardas
Shang. No dia 25, Jiashen enviou alguém para relatar ao rei Wu o número de
inimigos mortos e o número de prisioneiros.
No dia de Gengzi, Chen Ben recebeu ordens do rei Wu para atacar Mo, Bo
Wei recebeu ordens do rei Wu para atacar Xuanfang e Xinhuang recebeu ordens do
rei Wu para atacar Shu.
No dia de Yiji, Chen Ben e Huang Xin trouxeram os governantes de Shu e
Tu ao rei Wu e disseram ao rei Wu que haviam capturado os governantes de Huo e
Ai, capturado quarenta e seis príncipes Shang e oficiais que haviam fugido e
obtiveram mais de oitocentas carruagens, relatou o número de inimigos mortos e
prisioneiros. Bai Weizhi disse ao rei Wu que havia capturado o monarca de
Xuanfang, obtido trinta carruagens e relatou o número de inimigos mortos e
prisioneiros. Baiwei também recebeu ordens de atacar o país de Li e também
enviou pessoas para relatar o número de inimigos mortos e prisioneiros.
Durante este período, o rei Wu foi caçar e capturou vinte e dois tigres,
dois gatos selvagens, cinco mil, duzentos e trinta e cinco faisões, doze
rinocerontes, mais de setecentos búfalos selvagens rinocerontes e cento e
cinquenta ursos e mais de três mil veados.
Rei Wu conquistou as quatro direções, contando a destruição de noventa e
nove países, matando 177.779 inimigos, fazendo 300.230 prisioneiros e
conquistando um total de 652 cidades.
No dia 22 de Gengxu no quarto mês, o rei Wu chegou a
Zongzhou. Depois que o rei Wu desceu da carruagem, ele pediu a Li Yi que
fizesse um discurso ao Céu. O rei Wu ordenou que as pessoas cortassem as
mãos e os pés de uma centena de oficiais malignos de Zhou, e matou os oficiais
militares capturados e guardas dos vasos tripés, e também matou quarenta
pequenos líderes de clãs e seus guardas de tripés.
Situ e Sima começaram a adorar o Céu nos subúrbios do sul. O rei Wu
estava no portão sul. Ofereceu os cativos, todos usavam uniformes e entraram na
cidade antes de ouvirem os fantasmas mortos.
O rei Wu presidiu o sacrifício. Taishi Jiang Shang, carregando a
bandeira branca com a cabeça do rei Shang Zhou e a bandeira vermelha com as
cabeças das duas esposas do rei Zhou, entrou no Templo Zhou diante das orelhas
decepadas do fantasma morto e acendeu uma fogueira no templo.
No segundo dia de Xinhai, os sacrifícios foram realizados no grande
pátio do Templo Zhou, e a música era tocada para o Céu.
No dia de Xinhai, o rei Wu apresentou o Jiuding de Yin que havia
obtido. O rei Wu segurou reverentemente o gui de jade em sua mão, vestiu
uma túnica oficial e falou respeitosamente aos deuses e deuses.
O rei Wu veio ao Templo Zhou sem trocar suas roupas de
sacrifício. Segurando um grande machado amarelo, ele contou ao templo
ancestral sobre o governo dos estados vassalos. Os músicos tocaram nove
versos. Wu invocou os ancestrais de ações meritórias: Tai Wang, Tai Bo,
Wang Ji, Yu Gong, Wen Wang e Bo Yi Kao, os espíritos foram listados em ordem no
templo. O rei Wu contou os pecados de Yin e Zhou aos deuses de seus
ancestrais. Os músicos tocaram a música, e o rei de Wu segurou o machado
amarelo e nomeou Fang Bo
como o líder dos príncipes de todos os povos.
No dia de Renzi, o rei Wu vestiu as roupas do imperador, segurou Yangui
e foi ao templo de Zhou. Os músicos tocaram música e o rei Wu apontou os
príncipes com seu grande machado amarelo.
No dia de Kuichou, centenas de reis e funcionários de Yin capturados
foram apresentados. Os músicos tocaram música, o Rei de Wu segurava Yan
Gui, seu grande machado amarelo, e uma lança para guardar vigia. Quando o
rei entrou no templo, o músico tocou uma seção da canção "Grande
felicidade". O rei Wu juntou suas mãos e terminou sua
saudação. O músico tocou três seções da música dourada "Da
Xiang".
No dia de Jiayin, o rei Wu interrogou o ex-rei sobre os negócios de
Muye. Wu colocou hastes vermelhas e brancas e os músicos tocaram
"Wu". Quando o rei entrou no templo, o músico tocou a dança
"Wan" e apresentou a música "Mingming", tocando três
seções.
No dia Yimao, os músicos tocaram três seções de "Chongyu
Shengqi". A cerimônia do rei Wu terminou.
Cinco dias depois, no dia de Yimao, o rei Wu conduziu todos os príncipes
e príncipes ao templo de Zhou para oferecer sacrifícios e pediu aos príncipes
que o ajudassem. Matou seis vacas e duas ovelhas como sacrifícios. Os príncipes
e reis terminaram seus sacrifícios. O rei Wu disse aos ancestrais no templo:
"Eu ouvi meu pai, o rei Wen, dizer que devemos seguir o código de
Chengtang. Portanto, eu matei o rei Zhou e sacrifiquei aos meus
ancestrais". E seguiu, dizendo: "Eu quero herdar meu pai, o rei Wen,
e ele vai me ajudar em meu governo".
Quinhentas e quatro vacas foram usadas para sacrificar aos deuses do Céu
e do vale, e duas mil e setecentas e uma ovelha, cães e porcos foram usados
para sacrificar aos deuses das montanhas, rios e terras.
O rei Zhou de Shang foi derrotado nos arredores da capital
Shang. Na noite de Jiazi, o rei Zhou pegou cinco pedaços de jade Tianzhi e
ateou fogo em si mesmo. E todos contaram ao rei Wu sobre a queima de
quatro mil peças de jade pelo rei Zhou. Cinco dias depois, o rei Wu
ordenou ao comandante-em-chefe que liderasse uma busca. Os quatro mil
jades Shu foram destruídos no incêndio, e os cinco jades Tianzhi não foram
destruídos. A partir daquele dia, o rei Wu os considerava um
tesouro. No total, o rei Wu obteve
14.000 peças de jade precioso do rei Shang e 180.000 peças de jade para vestir.
*
Depois que o rei Wu destruiu Yin e Shang e se tornou o governante dos
príncipes, ele convocou o povo de Yin e os subordinados dos príncipes para um
encontro nos subúrbios de Chaoge. O rei Wu escalou a pequena montanha de
terra em Fendi, olhou para Chaoge à distância e suspirou: "Oh, o rei Zhou
não era bom em agir de acordo com o direito do Céu, então ele morreu em um dia.
É obviamente aterrorizante e Eu não posso esquecê-lo."
O rei Wu voltou para Zongzhou, sem dormir a noite toda. O
Funcionário do palácio do rei Wu relatou a seu irmão mais novo, Ji Dan, e Shu
Dan rapidamente se ajoelhou para o rei Wu e disse: "Se você fizer isso por
muito tempo, ficará cansado e doente." Ele perguntou por que não
dormia. O rei Wu disse: "Sente-se! Eu lhe digo.”
O rei Wu disse: "Ah, Ji Dan! O Céu não ajuda o povo de Yin. Tudo
começou sessenta anos antes de eu nascer. Naquela época, as ovelhas Yi
apareceram nos subúrbios de Chaoge. Gafanhotos voadores encheram os campos e o
Céu estava escuro. O Céu não ajudou o povo de Yin, e só agora temos os
resultados. Quando o Céu estabeleceu a dinastia Yin, ele também confiscou 360
pessoas dignas. Embora os descendentes de Yin não tenham retornado ao Céu, ele
não os abandonou, e continuou até agora. Infelizmente, estou preocupado! Este
tipo de desastre é preocupante quase o tempo todo. Vivemos perto do Céu, como
podemos dormir em paz se não há garantia do Céu?”
O rei Wu disse: "Ji Dan! Posso obter a ordem clara dos Céus e
terei certeza da proteção dos Céus e contarei com a casa celestial. Lembre-se
dos funcionários malignos e do povo obstinado do rei Yin que odiamos e os
punimos como o rei Zhou. Temos que trabalhar dia e noite para estabilizar nossa
terra ocidental. Quero conquistar o mundo e aproveitar o momento em que o poder
e a virtude estão claros."
Ji Dan chorou, lágrimas caíram em sua roupa inferior e ele estava triste
demais para responder.
O rei Wu queria que Ji Dan herdasse o trono. O rei Wu disse:
"Ji Dan! Você é o irmão mais novo do meu oficial palaciano. Quero dar
ordens a você. Você não tem tempo para comer, mesmo quando prepara a comida.
Como você pode cuidar de sua família? Agora o Céu está me chamando, mas os dois
deuses do Céu e da terra me deram tempo para morrer. Eu falhei em trazer beleza
ao país. Recentemente pensei em nossos familiares. Embora você seja jovem, você
tem grande sabedoria. Do primeiro imperador ao presente, você pode contar seus
legados e retidão, e me dizer o que esperar. Portanto, sou como um fazendeiro
arando a terra, ansioso para colher a colheita. Tenho me comportado de maneira
deselegante, para que os imperadores não sejam exaltados ao Céu. Se vocês,
jovens, puderem herdar meu desejo, serão capazes de governar nosso vasto universo.
Só então ficarei à vontade. Se você amar apenas sua esposa e filhos em seu
coração, não será capaz de alcançar seus ancestrais em virtude, e as pessoas
não cooperarão com você, e eu não estarei entre os ancestrais. Se o Céu não
ajudar, desastres virão. Como você pode eliminá-los? Agora somos irmãos, e por
que você ainda não consulta a adivinhação com tartarugas? Farei você meu irmão
agora mesmo."
Ji Dan ficou apavorado e saudou com lágrimas nas mãos.
O rei Wu disse: "Oh, Ji Dan! Quero apaziguar esse povo Yin e só
posso confiar no espírito do monte Tianshi. Se houver um decreto importante,
não é difícil pedir ao Céu. Se o Céu estiver feliz, não será difícil ajudar de
lá. Do norte de Luoshui ao norte de Yishui, o terreno é plano e seguro.
Costumava ser a residência do povo Xia. De lá, olhei para Santu no sul, Taiyue
em o norte e o rio Amarelo na parte de trás de Dubi. Já estive em Yishui e
Luoshui, e não fica longe da montanha Tianshi Songshan, então vamos chamá-lo de
Duyi!