Pesquisar neste blog

Zhanguoce 戰國策

Neste volume trazemos uma seleção de fragmentos do Zhanguoce 戰國策 "Estratagemas dos Estados Combatentes", uma coleção de episódios passados no período dos Reinos Combatentes戰國 [481-221 aec]. O objetivo do livro se aproxima do Guoyu, e apresenta uma série de histórias sobre intrigas, alianças, estratégias e pontos de vista políticos desse período, constituindo uma obra história com fins didáticos e éticos. Não há uma organização cronológica clara, mas o efeito pedagógico das narrativas presentes no livro alcançou sucesso na época, e ofereceu um modelo alternativo de escrita histórica ao Shiji de Sima Qian. [Trad. A. Bueno, 2023]


Planos de Zhou Oriental

 

O Reino de Qin enviou um exército para Oriental Zhou para exigir nove tripés sagrados dele. O governante Zhou estava preocupado com isso. Ele contou suas preocupações para Yan Lü. Yan Lü disse a ele: “Desista da tristeza, grande Wang [rei]. Deixe-me ir para o leste para obter ajuda do reino de Qi. ” Quando Yan Lu chegou a Qi, ele disse a Qi Wang [rei de Qi]: “Qin está agindo errado ao enviar tropas para Zhou, exigindo nove tripés sagrados. O governante Zhou e seus dignitários decidiram que era melhor entregá-los ao seu reino do que a Qin. Afinal, resgatar nosso estado de uma situação perigosa significa ganhar boa fama para si mesmo, e adquirir nove tripés sagrados significa tornar-se dono de uma grande joia. Peço a você, grande rei, que pense bem.

O rei Qisi ficou muito feliz e enviou um exército de cinquenta mil guerreiros. Ele nomeou Chen Chensi como comandante para ajudar Zhou. Então o exército Qin parou as hostilidades.

Quando Qi estava prestes a exigir os nove tripés sagrados, o governante Zhou ficou triste novamente. Yan Lü disse: “Abandone a tristeza, grande Wang. Permita-me ir para o leste para dissipar as dificuldades." Quando Yan Lü chegou a Qi, ele disse a Qi Wang: “Somente graças às ações justas de seu reino, nosso governante, seus dignitários e parentes receberam proteção das invasões de Qin. Agora, desejamos sinceramente presenteá-lo com nove tripés sagrados, mas não sabemos por qual caminho você pretende transportá-los para Qi. Qi Wang disse: "Pretendo pedir a Liang que traga através de seu território." Yan Lu disse: “Isso é impossível. Afinal, o governante Liang e seus dignitários, querendo tomar posse dos nove tripés sagrados, há muito fazem planos sob a torre Huitai e no lago Shaohai. Se os tripés sagrados caírem nas fronteiras de Liang, eles não sairão de lá.”

Qi Wang disse: "Pretendo pedir a Chu que transporte através de seu território." Yan Lü respondeu: “Isso é impossível. Chu Wang e seus dignitários, querendo tomar posse dos nove tripés sagrados, há muito fazem planos no Palácio Yetin. Se os tripés caírem dentro dos limites de Chu, eles não sairão de lá.” Qi Wang disse: “Qual estrada eu vou pegar para Qi no final?". Yan Lü disse: “Nós mesmos estamos preocupados com isso junto com você, grande Wang. Afinal, tripés sagrados, como uma garrafa de vinagre, como um recipiente com soja, não podem ser colocados no peito ou carregados nas mãos para entregar ao Qi. Eles não podem, como um bando de corvos, como um pássaro com seu vôo veloz, como uma lebre com sua mobilidade, como um cavalo com sua velocidade, encontrar-se imperceptivelmente no Qi. Certa vez, Zhou, enquanto subjugava Yin, capturou nove tripés sagrados. Então cada tripé foi arrastado por nove mil pessoas, e mais oitenta e um mil pessoas, além disso, foram necessários, entre soldados e oficiais, servidores militares, equipamentos e uniformes na quantidade adequada. Deixo você, grande rei, que tem tantas pessoas, decidir; mas por qual caminho você as conduzirá? Eu mesmo estou preocupado com suas dificuldades, grande rei.

Qi Wang disse: "Você veio várias vezes, mas parece que se recusa a dar os vasos." Yan Lü disse: “Não ousamos enganar seu país. Só precisamos decidir rapidamente de que maneira eliminá-los. Então enviaremos os tripés sagrados de acordo com suas instruções.”

Então o rei Qi parou seu assédio.


 

Planos do Reino Qin

 

Zhao, em aliança com Qin, estava prestes a marchar sobre Qi. Qi estava com medo. Tian Zhang recebeu ordens de fazer as pazes com Zhao, usando as terras de Yangwu, e fazer de Shunzi um refém. Zhao Wang [rei de Zhao] ficou encantado. Então Zhao parou as tropas e anunciou a Qin: “Qi nos deu Yangwu e traiu Shunzi, tentando nos convencer a abandonar o ataque. Tomamos a liberdade de anunciar isso por meio de um mensageiro ” . Qin Wang enviou o príncipe Tuo para Zhao. Ele disse a Zhao Wang: “Qi, em aliança com seu reino, apoiou Wei, mas seu reino violou o tratado. Você não é confiável. Seu reino anunciou desonrosamente que está doando as terras de dois altares espirituais da terra para apoiar os sacrifícios aos nossos ancestrais, e agora parou suas tropas e até quer fazer as pazes com Qi e tirar as terras dele. Eu não sabia nada sobre isso. Peço ao seu reino que mande nos fornecer quarenta mil homens de armas”.

Su Dai, no interesse de o reino Qi, enviou a seguinte mensagem ao marquês de Zhang: “Ouvi pessoas passando dizendo que Qin usaria quarenta mil guerreiros de Zhao para atacar Qi. Acredito que nosso Wang certamente dirá: "O Qin Wang é astuto e habilidoso na elaboração de planos, Zhang é inteligente e experiente nos negócios. Eles nunca usarão quarenta mil homens de armas Zhao para atacar Qi. Por quê? São antigos inimigos de Qin. Os Três Jins traíram Qin centenas de vezes, enganaram-no centenas de vezes. Qin Wang não deveria desconfiar disso, não deve ficar inativo. Afinal, fortalecer Zhao às custas de enfraquecer Qi, quando Zhao é um velho inimigo de Qin, não é mais lucrativo. Os estrategistas de Qin certamente dirão: "Quebre Qi, esgote Jin e subjugue completamente Jin e Chu". E porque subjugar Jin e Chu?

Se Qin enviar tropas em pequeno número, Jin e Chu não acreditarão nele. Se ele enviar tropas em grande número, Jin e Chu se submeterão a Qin. Qi ficará assustado e certamente não irá para Qin, mas para Jin e Chu. Qi desistirá de terras para satisfazer Jin e Chu, e então Jin e Chu se acalmarão. Qi moverá tropas e preparará espadas, então Qin será novamente exposto ao perigo militar. Então Jin e Chu com a ajuda de Qin quebrarão Qi, e com a ajuda de Qi eles quebrarão Qin. Por que Jin e Chu serão inteligentes e Qi e Qin permanecerão tolos? Qin recebeu Anya. Deixe-o patrocinar Qi para acalmá-lo, então ele não terá nenhum problema. Se Qin for o mestre de Anya, Han e Wei perderão Shandan. Afinal, quando você tomar as terras interiores dos três Jin [Han, Zhao e Wei] e enviar tropas contra eles, eles ficarão com tanto medo que não ousarão se opor. Isso não é benéfico? Portanto, acredito que nosso Wang certamente dirá: "O Qin Wang é astuto e habilidoso na elaboração de planos, Zhang é inteligente e experiente nos negócios, eles nunca usam quarenta mil homens de armas Zhao para uma campanha contra Qi”.

[...]

Estudiosos (shi) do Império Celestial uniram os reinos verticalmente, reuniram-se no reino de Zhao e decidiram atacar Qin. O marques Xiang Ying de Qin disse para o Qin Wang: “Abandone a tristeza, oh Wang. Deixe-me desarmá-los. Não há necessidade de Qin odiar os estudiosos do Império Celestial. E juntos eles se reuniram e se opuseram a Qin apenas por causa de seu desejo de riqueza e nobreza. Você, rei, olhe para seus cachorros. Os que estão mentindo, então mentem; os que pulam, também permanecem na mesma posição; os que correm, correm; e os que pararam, ficam de pé. Nenhum deles ataca o outro. E dê a eles um osso, eles imediatamente pularão e começarão a brigar. Por quê? Por que haverá uma razão para uma briga." Então Ying ordenou Tang Sui para reunir músicos e cantores, deu a ele quinhentas moedas de ouro e ordenou que se estabelecesse em Wuan  para organizar reuniões lotadas de festas por lá.

Também ele disse Tang Sui que aqueles do povo de Handan que viriam a essas reuniões, que recebessem ouro. Adicionado a isso que neste caso, nem todos os conspiradores contra Qin poderiam receber presentes; aqueles que podem recebê-los se tornarão próximos de Qin como um irmão. Ele também disse a Tang Sui: “Se você, senhor, pretende ter sucesso para Qin, então não pergunte para quem vai o ouro. Se você gastar todo o ouro, conseguirá mais. Agora eles deram ordem para carregar outras cinco mil moedas de ouro para você . Quando Tang Sui chegou a Wuan, ele não gastou nem três mil moedas de ouro, e os estudiosos do Império Celestial brigaram entre si.

*

Quando Qin Wang [rei de Qin] pacificou seu povo e colocou seu exército em ordem, ele novamente quis ir à guerra contra Zhao. Wanjun  disse: "Você não deve fazer isso." Wang disse: “Nos últimos anos, quando nosso país foi devastado e o povo estava morrendo de fome, você, senhor, não mediu a força do povo, mas procurou aumentar o exército e as provisões para destruir Zhao. Agora pacifiquei o povo para dar paga aos soldados. Estoques foram reunidos de grãos. As provisões para os três exércitos são o dobro dos padrões anteriores, e você diz que não deve atacar Zhao. O que isso significa? Wanjun disse: “Na batalha de Changping, o exército Qin obteve uma grande vitória e o exército Zhao sofreu uma grande derrota. O povo Qin estava se divertindo e comemorando a vitória, enquanto o povo Zhao estava com medo. As pessoas de Qin mortas na batalha foram enterradas com honras, os feridos receberam provisões abundantes, os cansados dos assuntos militares foram bem cuidados; comida e bebida foram distribuídas, de modo que a riqueza de nosso país começou a declinar. O povo Zhao que foi morto na batalha não foi recolhido, os feridos não foram curados, os que choravam compartilhavam sua tristeza uns com os outros, forças unidas em luto mútuo; cuidando dos campos, eles se apressaram em terminar seu trabalho para reviver a riqueza de seu país. Se o exército equipado por você, Wang, for duas vezes mais forte do que antes, então, de acordo com meus cálculos, a força da resistência do reino de Zhao aumentou dez vezes. Desde a batalha de Changping, o governante Zhao e seus dignitários estavam tristes e com medo, reunidos no palácio pela manhã e dispersos apenas à noite, dirigiram-se aos vizinhos com discursos humilhantes e ricas ofertas, casando princesas em todas as quatro direções, a fim de unir com os reinos Yan e Wei, melhorar as relações com os reinos Qi e Chu; concentraram todos os pensamentos, uniram todas as aspirações na defesa contra Qin. A abundância reina dentro deste reino, e seus laços externos estão fortalecidos. No momento, é impossível ir à guerra contra Zhao. Wang disse: "Já juntei as tropas e enviei o quinto dignitário Wang Ling  para liderar a campanha contra Zhao."

Na batalha, Lin falhou, perdendo cinco oficiais. O Rei queria enviar Wanjun para lá. Ele disse que estava doente e não foi. Então o rei enviou Ying para visitá-lo e o repreendeu: “As terras Chu se estendiam por cinco mil li, eles colocaram um milhão de guerreiros com machados, mas uma vez que você, senhor, esteve à frente de seu exército de várias dezenas de milhares de soldados, invadimos Chu, capturamos Yan e Ying, incendiamos seus templos; no leste chegaram a Jinling. O povo de Chu tremeu de medo. Eles fugiram para o leste, sem ousar olhar para o oeste. Han e Wei montaram um exército muito grande. O mesmo exército que você comandou não chegou nem à metade do inimigo, mas você lutou com eles perto de Yiqu e infligiu uma grande derrota aos exércitos dos dois reinos. Escudos flutuaram em correntes de sangue, duzentas e quarenta mil cabeças foram cortadas. Portanto, Han e Wei ainda se autodenominam vassalos orientais. Tudo isso é mérito seu, senhor. Todo o Império Celestial sabe disso. Agora, de cada dez soldados Zhao, sete ou oito morreram em Changping, este reino está devastado e enfraquecido. Portanto, desdobrei um grande exército, cujo número é muitas vezes maior que o do exército Zhao. Pretendo colocar você no comando, quero que Zhao seja destruído. Uma vez você atacou um grande exército com pequenas forças e conquistou vitórias, como se fosse dotado de um dom sobrenatural. Não é mais fácil conseguir isso quando os fortes atacam os fracos, quando um grande exército ataca um pequeno?

Wanjun disse: “Naquela época, o rei de Chu confiava na vastidão de seu reino e não se afligia com os assuntos do governo, e seus dignitários discutiam entre si por mérito, com a ajuda da bajulação eles abriam caminho ao poder; bons súditos foram removidos e os corações das pessoas foram alienados; as paredes e fossos não foram reparados e, como não havia bons súditos, não houve preparativos para a defesa. Portanto, as tropas que liderei conseguiram penetrar profundamente nas terras Chu e deixar para trás muitas cidades e vilas. Destruí pontes, queimei navios para focar os pensamentos das pessoas na vitória; Eu saqueei os subúrbios e os campos para abastecer o exército com provisões. Naquela época, os guerreiros honrados de Qin e os soldados comuns consideravam o exército como sua família, e o comandante era reverenciado como pai e mãe, eram próximos um do outro sem acordos, eram fiéis sem consultas, corações unidos, esforços reunidos, porque os mortos não podem voltar. E o povo de Chu lutou em sua própria terra, todos cuidaram de suas famílias, todos ficaram confusos e não queriam lutar, então conseguimos alcançar o sucesso. Na batalha de Yiqu, o reino de Han se viu sozinho, ele foi dominado pela ansiedade de Wei não querer ser o primeiro a colocar seu exército em ação, e Wei contou com as tropas de elite Han, que eles queriam colocar em primeiro plano. Ambos os exércitos estavam discutindo sobre uma posição conveniente e não combinaram seus esforços. Portanto, com a ajuda de tropas falsas, consegui manter o Han exército em suas posições e, reunindo todas as tropas, unindo destacamentos selecionados, atingi inesperadamente o Wei. Quando o exército Wei foi derrotado, o exército Han se desintegrou sozinho. Aproveitando a vitória, comecei a perseguir a fuga. É por isso que consegui ter sucesso. Existe algum sobrenatural no que calculei e me beneficiei do meio ambiente, bem como dos padrões naturais?”

“Afinal, Qin, tendo derrotado o exército Zhao em Changping, não aproveitou o momento para destruir os Zhao enquanto eles estavam com medo, para dispersá-los enquanto eles estavam com medo. Pelo contrário, Qin deu-lhes a oportunidade de cultivar a terra e semear grãos, o que aumentou seu suprimento de provisões; deu-lhes a oportunidade de criar órfãos e jovens, o que aumentou seu exército; deu-lhes a oportunidade de colocar em ordem armas e equipamentos militares, o que aumentou sua força, deu-lhes a oportunidade de construir muros e aprofundar valas, o que aumentou suas defesas. Em Zhao o soberano faz todos os esforços para ser igual aos seus súditos, seus súditos não poupam a barriga para serem iguais aos destemidos guerreiros. Chegou ao ponto que na família de Pingyuanjun todas as esposas e concubinas receberam ordens de consertar as roupas dos soldados. Os súditos estão unidos em suas aspirações, o topo e a base trabalham juntos, assim como naqueles dias em que Gou Jian vivia na pobreza em Huiji. Se formos para a guerra agora, então Zhao será forte na defesa; se você chamar o exército deles para a batalha, ele não concordará em sair no campo de batalha; se você sitiar a capital deles, não será possível capturá-la; se suas cidades forem atacadas, não poderão ser tomadas; se você roubar seus subúrbios e campos, nada poderá ser tirado. Se a campanha não for bem-sucedida, os governantes terão o desejo de intervir e Zhao certamente será apoiado de fora. Percebo apenas a perniciosidade desta campanha e não consigo ver nenhum benefício nela. Além disso, devido a doença, não posso me mover”.

Envergonhado, Yinghou voltou para contar tudo a Qin Wang. Qin Wang disse: “Sem Bo Qi, não posso destruir Zhao?! Ele novamente aumentou o exército enviado contra Zhao, ordenou que Wang Chi substituísse Wang Ling e liderasse a campanha contra Zhao. O cerco de Handan durou oito ou nove meses, muitos guerreiros foram mortos e feridos, mas a capital de Zhao não se rendeu. O Zhao Wang [rei de Zhao] trouxe tropas selecionadas leves para atacar as terras de Qin. Depois, Qin invadiu Handan mais de uma vez, mas sem sucesso. Wanjun disse: "Eles não deram ouvidos aos meus cálculos e este é o resultado." Ao saber disso, o rei ficou furioso. Tendo se encontrado com Wanjun, ele o ergueu à força e disse: “Embora você, senhor, esteja doente, vou forçá-lo a comandar o exército de sua cama. Se você cumprir meus desejos com sucesso, ficarei ainda mais misericordioso com você e, se você não fizer isso, ficarei com raiva de você”. Wanjun disse: “Eu percebi que se  eu fizer do seu jeito, então mesmo em caso de falha, eu posso me exonerar, e se eu não fizer isso, mesmo sendo inocente, não escaparei do castigo. No entanto, eu só quero que você, grande rei, conheça meus cálculos. Deixe Zhao em paz e crie seu povo para acompanhar as mudanças na política dos governantes. Encoraje aqueles que estão com medo; castigue os obstinados e arrogantes, execute os que se desviaram. Afinal, ao subjugar os governantes, você pode afirmar seu poder sobre o Império Celestial. Por que você tem que começar com Zhao? Minha sugestão é que é disso que eles estão falando: submeta-se a um assunto e conquiste todo o Império Celestial. Se você, o grande Wang, não entendeu meus cálculos e certamente quer consolar seu coração com uma guerra com Zhao, e colocar a culpa em mim, então você cairá em uma posição sobre a qual eles dizem: derrotar um, sujeitar e submeter-se ao Império Celestial”.

“É possível comparar o impacto de uma vitória sobre um súdito com a grandeza da autoridade inspirada por uma vitória sobre o Império Celestial? Ouvi dizer que um soberano iluminado ama seu país e um súdito leal valoriza seu nome; que um estado derrotado não pode ser revivido intacto, um soldado morto não pode ser revivido”.

“Prefiro cair de cara no chão e, tendo sofrido uma execução cruel, morrer, mas não suportarei a nomeação de comandante de um exército desonrado. Eu quero que você, grande rei, entenda isso”.

Qin Wang não respondeu e saiu.

*

Alguém se dirigiu ao Qin Wang: “Estou envergonhado por você, Wang, tratar Qi com desdém, desprezar Chu, desrespeitar Han. Ouvi dizer que uma vez os Reis não se tornaram arrogantes quando suas tropas os derrotaram, não ficaram com raiva quando estavam à frente dos soberanos. Por isso conseguiram conquistar o mundo e conquistar seus vizinhos. Agora, Wang, você derrama favores em Wei e Zhao e ignora Qi - isso é arrogância. Você ganhou vantagem na batalha de Liang, não apoiou Chu, não estabeleceu relações aliadas com ele - isso é raiva. Arrogância e raiva impedem a conquista da supremacia entre os soberanos. Estou preocupado com seus assuntos e não posso aceitar sua atitude em relação ao Império Celestial”.

As Odes dizem:

‘Não há maus no começo.

Mas poucas pessoas boas sobrevivem até o final’.

“Portanto, o ex-Rei considerou importante não apenas o início da matéria, mas também o seu fim. Como eu sei que isso é verdade? Uma vez, Zhi Boyao exterminou os clãs Fan e Zhongxing, sitiou Jingyang, mas no final foi ridicularizado por três famílias. O rei do reino Wu, chamado Fucha, montou seu acampamento no reino Yue perto da montanha Huiji, então derrotou Qi perto de Ailing, marcou um encontro governantes em Huangchi, e foi desrespeitoso com o reino Song. Posteriormente, ele foi capturado por Goujian e morreu. O governante Liang fez uma campanha contra Chu, derrotou Qi, subjugou os exércitos de Han e Zhao, forçou doze governantes a irem receber o Filho do Céu em Menjin. Então aconteceu que seu filho morreu, e ele próprio começou a usar um chapéu de lona, tornou-se dependente de Qin. Todos os três foram bem sucedidos. Eles, porém, puderam começar seus negócios, mas não puderam terminar. Agora, Wang, você destruiu Yiyang, transformou a região Sanchuan em pó, você garantiu que os acadêmicos do Império Celestial não ousassem falar. Você restringiu os reinos do Império Celestial e mudou as fronteiras de Zhou, e os atuais soberanos não ousam olhar além do posto avançado de Yanghou. Você capturou Huangji e as tropas Han e Wei não ousam se mover. Se você puder trazê-los até o fim, então as três reis da antiguidade carecerão da quarta geração e os cinco hegemons carecerão da sexta. Se você não conseguir concluir isso e encontrar dificuldades no futuro, temo que os soberanos e estudiosos que vivem entre Huanghe e rio Ji não o igualem a Fucha de Wu ou a Zhi Wo”.

Diz-se nas Odes:

‘Aquele que caminha ao longo da estrada de cem li, chegará ao meio em noventa li’.

“Assim se fala das dificuldades do fim do caminho”.

“Agora você, grande rei, e o rei de Chu tem uma aparência arrogante. Como eu acredito, se julgarmos os assuntos do Império Celestial do ponto de vista dos governantes hodiernos, então Chu ou Qin certamente devem ser invadidos por tropas inimigas. Como sabemos que isso é verdade? Qin apoiou Wei em suas medidas defensivas contra Chu. O povo Chu apoiou os Han em suas medidas defensivas contra os Qin. Os exércitos dos quatro reinos são iguais em força e não podem restaurar sua posição anterior por meio da guerra. Qi e Song estão atrás da linha conflito, eles têm influência. Portanto, é dito que quem conseguir Qi e Song primeiro irá para a guerra contra  Qin. Se Qin obtiver Qi e Song primeiro, a Casa de Han desaparecerá. Se isso acontecer, Chu estará sozinho e será invadido por tropas inimigas. Se Chu os pegar primeiro, a Casa de Wei desaparecerá. Neste caso, Qin estará sozinho e será invadido por tropas inimigas. Se os eventos ocorrerem de acordo com esses cálculos, ambos os reinos serão ridicularizados pelo Império Celestial”.


 

Planos do Reino Qi

 

Zou Ji era um oficial e Tian Ji era um general. Eles não gostavam um do outro. Gongsun Han disse a Zou Ji: “Por que você, senhor, não oferece ao Wang um plano de campanha contra o reino de Wei. Em caso de vitória, você, sendo o autor do plano desta campanha, poderá alcançar a glória. Se a guerra for perdida, Tian Ji pode ser acusado de não sacrificar sua vida em batalha e, em seguida, executado. Zou Ji concordou com isso. Então ele esboçou o plano da campanha para o rei de Qi e enviou Tian Ji contra Wei. Tian Ji conquistou três vitórias em três batalhas. Zou Ji virou-se para Gongsun Han. Então Gongsun Han enviou seu homem com dez moedas de ouro para um adivinho no mercado. O enviado disse: “Eu sou um enviado de Tian Ji. Meu mestre conquistou três vitórias em três batalhas. Sua influência inspira admiração no Reino do Meio. Ele quer realizar uma grande façanha, terá sorte nisso?” O vidente saiu e ordenou ao povo que o prendesse, para que ele pudesse testemunhar suas palavras perante o rei. Tian Ji fugiu.


 

*

Gozi  disse: “Qin derrotou o exército de Mafujun, sitiou Handan . Os Reinos Qi e Wei também  ajudaram Qin na campanha contra Handan. Qi pegou Zhao Zishu, Wei pegou Zhao Yishi. Pelo bem do Império Celestial, o filho real Wuji se comprometeu a implementar um plano que correspondia à situação, matou Jing Bi e liderou as tropas Wei para levantar o cerco de Handan. Ele garantiu que Qin não pudesse assumir o reino de Zhao e se recusou a capturar o Império Celestial. Isso levou Qi a enviar tropas a Wei para ajudar no sucesso em Handan. A cidade Anyi, para Wei, era o pilar do estado; a cidade Jingyang, para Zhao, era o pilar do estado; Yanying para Chu era o pilar do estado. Pelo motivo de os três reinos estarem localizados perto das terras de Qin, Qin foi à guerra contra Wei e capturou Anyi, foi à guerra contra Zhao e capturou Jinyang, foi à guerra contra Chu e capturou Yanying”.

“Qin derrotou os governantes de três reinos, anexou as terras de ambos os Zhou [oriental e ocidental], tomou posse da casa de Han e de suas terras. Nas mãos de Qin logo estará metade do Império Celestial. Agora, além disso, tomou terras de Zhao e Wei, alienou os reinos intermediários um do outro, tomou Dongye de Wei, anexou as terras de Wei ao sul de Huang He, dividiu Zhao, de modo que Zhao e Wei também estão em perigo. Se Zhao e Wei estiverem em perigo, então não há benefício para Qi. Os pensamentos de Han, Wei, Zhao e Chu são dominados pelo medo de que Qin anexe o Império Celestial e subjugue seus governantes, então os pensamentos dos soldados de lá se concentram no desejo de repelir Qin. Nos três reinos que fazem fronteira com as terras de Qin, o perigo atingiu limites extremos. No reino de Qi, que não faz fronteira com as terras de Qin, o perigo não é tão próximo. Como resultado, o estado de coisas no Império Celestial não pode deixar de depender do reino de Qi. Por esta razão, se Qin ganhar apoio de Qi, ele ganhará uma vantagem sobre os reinos do meio. Se Zhao, Wei e Chu obtiverem apoio de Qi, eles serão capazes de resistir a Qin. Portanto, para Qin, Chu, Zhao e Wei alcançar o apoio de Qi, precisamos encontrar meios para aumentá-lo; perdê-lo significa enfraquecer”.

“Por que o reino Qi, tendo tanta influência, não pode fortalecer o Império Celestial em sua luta contra Qin? Aqueles cujos serviços são usados no governo do país têm opiniões errôneas.”

[...]

Su Qin disse ao rei Ming de Qi; “Ouvi dizer que aquele que usa armas e adora dominar o Reino do Meio encontrará preocupações; aquele que faz alianças e gosta de ser objeto de ódio ficará sozinho. Afinal, quem fala depois dos outros encontrará apoio, e quem evita o ódio escolherá a hora certa. É por isso que o sábio, ao empreender, necessariamente conta com a capacidade de se aplicar às circunstâncias e necessariamente fala na hora certa. Pois aquele que se aplica às circunstâncias prevalece sobre todas as coisas, e aquele que usa o tempo certo domina todas as coisas. Portanto, são poucos os que não se aplicariam a mudanças na situação, não prestariam atenção na hora certa, mas ainda assim conseguiriam ter sucesso. Afinal, as espadas de Gan Jiang e Mo Ye  não podem cortar a menos que a força das mãos dos seres humanos seja aplicada. Mesmo uma flecha forte e uma ponta afiada não podem matar à distância, a menos que a corda do arco ou o gatilho da besta sejam usados. E a flecha é afiada e a espada é afiada. Qual é a razão? Circunstâncias adequadas não foram usadas”.

“Como se sabe que é assim? Uma vez que a casa de Zhao atacou repentinamente Xiao Wei, carroças militares transportavam pessoas constantemente, dentro das paredes da capital  Xiao Wei decidiu desistir de terras para alcançar a paz; oito portões Xiao Wei foram cobertos com terra, dois portões desabaram, esse estado de coisas ameaçou o estado de morte. O governante de Xiao Wei partiu a pé para relatar isso ao reino de Wei. O Wei Wang [rei de Wei] vestiu pessoalmente o capacete, afiou a espada e desafiou o reino de Zhao. Em Handan eles estavam com medo, e entre Huanhe e as montanhas as pessoas estavam em tumulto. Xiao Wei aproveitou a oportunidade. Reuniu os remanescentes de seus homens de armas e marchou para o norte, destruiu Ganping, capturou os subúrbios de Zhongmou. Xiao Wei não era mais forte que Zhao. Xiao Wei era como uma flecha, e o reino de Wei era como uma corda de arco ou o gatilho da besta. Xiao Wei aproveitou o poder de Wei e tomou posse das terras a leste de Huanghe. A casa de Zhao estava com medo, o povo Chu apoiou Zhao e fez uma campanha contra Wei. A guerra começou em Zhousi. Tendo passado pelos portões de Liang, o exército se estabeleceu na floresta, os cavalos beberam água do grande rio. Zhao aproveitou esta oportunidade e atacou Wei ao norte de Huanghe, queimou Jipu, ocupou Huangcheng”.

“Obviamente, a destruição de Ganping, a captura de Zhongmou e Huangcheng e a queima de Jipu não eram as intenções de Zhao e Wei, mas ambos os reinos o fizeram. Por quê? Xiao Wei descobriu como aproveitar o momento e a oportunidade certos. Mas não o fazem aqueles que, nesta era, administram os assuntos do reino. Quando suas tropas são fracas, procuram medir sua força com os mais fortes. Quando seus estados estão esgotados, eles procuram despertar o ódio de muitos. Quando seus negócios estão em desordem, eles se esforçam para completar suas aventuras militares. Quando suas tropas são fracas, eles causam ódio nas pessoas baixas. Quando suas terras são limitadas, eles se esforçam para competir com grandes reinos. Quando seus negócios estão em desordem, eles procuram semear o engano em todos os lugares. Se, ao cometer esses seis erros, alcançar a posição de hegemon no Império Celestial, então você estará longe da meta! Ouvi dizer que aquele que governa habilmente o país, se conforma com a opinião do povo e mede as capacidades de seu exército, após o que começa a seguir o Império Celestial. Portanto, quando ele entra em alianças, ele não se torna objeto de ódio em benefício de outros; quando ele sai em campanha, ele não busca derrotar um inimigo forte em benefício de outros. Nesse caso, seu exército não sofre danos, sua influência não diminui, suas terras podem ser expandidas e seus desejos podem ser realizados”.

“Certa vez, Qi, em aliança com Han e Wei, entrou em guerra contra Chu e Qin. Na batalha, Qi não foi muito feroz, não adquiriu mais terras do que Han e Wei, mas depois o Império Celestial colocou toda a culpa em Qi. Por quê? Porque se tornou objeto de ódio em benefício de Han e Wei. Além disso, no Reino do Meio, todos recorrem às armas! Durante a Guerra Qi e Yan, a Casa de Zhao capturou Zhongshan; Qin e Chu, Han e Wei lutavam constantemente entre si, e Song e Yue não faziam nada além de usar suas armas. Todos esses dez estados procuraram competir entre si, mas apenas as ações de Qi feriram os sentimentos do Império Celestial. Por quê? Porque, fazendo alianças, gostava de ser objeto de ódio; travando guerras, procurou atacar fortes rivais. Além disso, os problemas de reinos fortes e grandes geralmente ocorrem por causa de seu desejo de subjugar as pessoas, os infortúnios em domínios fracos e pequenos são causados pelo fato de verem benefícios em intrigas contra as pessoas. É por isso que os grandes reinos estão em perigo e os pequenos perecem”.

“A melhor estratégia para grandes reinos é chegar por último e punir os injustos sob o céu com cuidado. Quem, falando por último, aproveita uma situação propícia, ganha muitos aliados e fortalece o exército. Nesse caso, ele, com um exército forte e numeroso, se opõe a um inimigo exausto e disperso. Nos assuntos militares, o sucesso o espera. Se você não impedir o Reino do Meio de todo o coração lutar por você, então os benefícios  certamente virão. Se um grande reino faz isso, então a glória vem para ele por si só, e a posição dominante entre os soberanos vai para ele sem nenhum esforço. A melhor posição para pequenos reinos é ser cauteloso, calmo e desconfiado de outros governantes. Se você for cuidadoso e calmo, nenhum dos quatro vizinhos mudará. Se você tratar outros governantes com desconfiança, o Império Celestial não trairá. Se ele não for traído na esfera externa, mas oposto na esfera interna, então o suprimento de comida se deteriorará sem ser usado; as moedas se tornarão inúteis e as sedas se deteriorarão sem uso. Se o caminho do pequeno reino for esse, então não serão necessários sacrifícios aos ancestrais para que a prosperidade chegue; Você não precisa de empréstimos para ficar rico. Por isso, dizem: “Quem segue as leis da humanidade torna-se vanguardista. Quem estabelece a justiça torna-se chefe dos soberanos”. Como você sabe que este foi realmente o caso?”

“Uma vez, um rei do reino de Wu chamada Fucha, contando com a força e a vastidão de seu país, estava à frente do Império Celestial. Ele de repente atacou a capital de Chu, a cidade de Ying, e pressionou Yue; os soberanos o obedeciam; mas no final ele mesmo foi morto e seu reino pereceu, eles foram destruídos pelos habitantes do Reino do Meio. Por quê? Porque Fucha estava constante-mente pensando em como alcançar o domínio sobre as pessoas; porque ele trouxe problemas para si mesmo por amar governar no Reino do Meio, contando com a força e a vastidão de seu reino. Era uma vez, os pequenos domínios de Lai e Ju gostavam de intrigar, e Chen e Cai gostavam de enganar. Ju confiou no apoio Yue e foi destruído, Cai contou no apoio Jin e pereceu. Todos eles, na esfera interna, espalham o engano, e na esfera externa eles trouxeram desastre sobre si mesmos por excessiva credulidade em  sua atitude para com os governantes. Visto desse ponto de vista, os infortúnios e desastres de reinos fortes e vastos, bem como fracos e pequenos, tornam-se aparentes no exemplo dos eventos do passado”.

[...]

“Agora, no Reino do Meio, iguais em força, eles não são capazes de destruir uns aos outros; eles só podem, tendo parado as tropas, agir por último. Eles devem fazer para que outros, causando raiva, punam os injustos; eles devem, escondendo os verdadeiros objetivos das hostilidades, referir-se ao fato de que eles defendem a justiça. Neste caso, eles têm a oportunidade de esperar calmamente a queda do céu. Quem tem clareza sobre os assuntos dos governantes, quem conhece a face da terra, não estabelece relações familiares com os vizinhos, não troca reféns com eles, mas procura fortalecer a confiança. Eles não têm pressa, mas rapidamente conseguem o que querem, estabelecem relações com ambos, mas não mudam; arrancar conjuntamente dos outros a terra, mas não sentir inveja um do outro; ambos são fortes, mas fortalecem a intimidade entre si. Como isso está acontecendo? Na situação atual, eles se unem por preocupações comuns e usam as tropas pelo desejo de lucro. Como você sabe que isso é verdade? Uma vez, os reinos de Yan e Qi lutaram no labirinto das montanhas Huan. Yan foi derrotado e perdeu seu exército. O povo Hu atacou vários condados de Loufan, sujeitos ao reino Yan, capturou seus touros e cavalos. Mas, afinal, Hu e o reino Qi não estão relacionados há muito tempo e, durante as hostilidades, eles também não fizeram alianças e não trocaram reféns para intrigar Yan. Mas por que eles gravitaram tanto um em relação ao outro?”

“Sua posição era determinada por preocupações comuns e eles usavam as tropas com o desejo de lucro. A julgar por isso, se eles fizerem alianças com aqueles que estão em uma posição semelhante, eles se beneficiarão por muito tempo; se, depois de outros, forem tomados por armas, podem obrigar os governantes a servirem a si mesmos. Por esta razão, um soberano razoável e um oficial perspicaz, se eles realmente querem estabelecer o objetivo de alcançar a hegemonia, não são os primeiros em guerras e ataques. A guerra é prejudicial ao país, prejudica tanto a capital quanto os condados. São poucos os que, tendo primeiro sofrido danos, poderiam então se dar bem com os governantes. Há morte em tal guerra. Quando os estudiosos ouvem falar da guerra, eles contribuem com fundos privados para enriquecer o exército, colocam comida e bebida nos mercados para receber com hospitalidade os guerreiros destemidos. Funcionários quebram flechas para fazer fogo, matam touros para tratar soldados; tal é o caminho do empobrecimento do país e do soberano. Todos os habitantes do reino oferecem orações, o soberano ora secretamente pela prevenção de desastres. E nas grandes cidades comerciais, e nos pequenos condados, eles erguem altares da terra, em todos os assentamentos que têm mercados, eles deixam os assuntos cotidianos e se dedicam ao cuidado do governante. São planos que levam o país à desolação. De fato, no segundo dia da guerra, os cadáveres dos mortos e feridos apoiados por amigos serão encontrados em todos os lugares; embora o sucesso seja alcançado, as perdas no exército e os gemidos dentro do país ferirão o coração do soberano. Os mortos arruínam seus parentes com despesas para o enterro, os feridos gastam dinheiro na compra de remédios, os que permanecem ilesos organizam festas com bebidas em suas famílias e se divertem com avidez, portanto as despesas para eles são iguais às despesas para os mortos e feridos. Por isso, mesmo em dez anos, os campos não compensarão os danos causados ao povo. Quanto às despesas no exército, acontece que os machados de batalha e picaretas estão quebrados, os anéis e as cordas dos arcos, as bestas danificadas, as carruagens quebradas, os cavalos conduzidos e mais da metade das flechas disparadas. O que o palácio gastou privadamente em armaduras e armas, bem como o que honrados guerreiros e dignitários esconderam, o que os servos soldados e cavalariços roubaram, não será nem mesmo compensado pela renda dos campos em dez anos”.

“Existem poucos no Império Celestial que poderiam, tendo incorrido nessas despesas duplas, conviver com os governantes de outros domínios. Despesas em um ataque às cidades: o povo conserta suas roupas, monta aríetes e galpões, famílias são reunidas e amontoadas em abrigos. Dentro do país, o estoque de moedas em forma de faca e ouro seca; os guerreiros se esgotam na terraplenagem e os líderes militares não tiram as armaduras; na melhor das hipóteses, apenas alguns meses após o início do cerco é possível capturar a cidade. Os líderes não têm forças para se engajar em ensinamentos, os soldados se entregam ao fim da causa militar, então poucos são os que, tendo dominado as três cidades, poderiam derrotar o inimigo. Guerras e ataques não são o que você precisa em primeiro lugar. Como se sabe que é assim?”

“Certa vez, Zhi Boyao atacou os clãs Fan e Zhongxing, matou seus líderes, destruiu seus bens, além disso, no oeste ele sitiou Jingyang; ele apreendeu duas posses e mergulhou um soberano na tristeza, então alcançou o auge do sucesso nos assuntos militares. No entanto, no final, Zhi Bo foi morto, seu estado pereceu e no Império Celestial ele se tornou objeto de ridículo. Qual é a razão para isto? No fato de ter sido o primeiro a usar tropas e trazer infortúnio para si mesmo ao destruir dois governantes. Certa vez, Zhongshan liderou todas as suas tropas em direção aos exércitos de Yan e Zhao. No sul, na batalha de Changzi, derrotou a casa de Zhao; no norte, na batalha de Zhongshan, derrotou o exército Yan e matou seu comandante. Afinal, Zhongshan, um estado com mil carros de guerra, e tendo enfrentado dois reinos que tinham dez mil carros cada, venceu duas batalhas consecutivas; foi o auge do sucesso em combate. No entanto, mais tarde este estado pereceu, e seu governante caiu em submissão ao reino de Qi”. “Por quê? Porque inadvertidamente eles trouxeram problemas para si mesmos com guerras e ataques. Com base nisso, os danos causados por guerras e ataques podem ser vistos pelo exemplo dos acontecimentos do passado. Aquele que em nosso tempo é considerado hábil em assuntos militares, obtém vitórias até o fim da guerra; quando ele defende a cidade, ele não pode ser forçado a se render. Todo o Império Celestial o chama de habilidoso. Mas se algum reino, tendo-o adquirido, lhe confiar a defesa, isso não trará nenhum benefício ao reino. Ouvi falar de grandes conquistadores que a maioria de seus guerreiros perece e seus exércitos estão ainda mais enfraquecidos, quanto a aqueles que não podem ser forçados a se render enquanto defendem cidades, então os habitantes das cidades confiados a eles estão exaustos , e os arredores das cidades são devastados. Se os guerreiros morrem ao lado e o povo está exausto em suas casas, se os bairros das cidades que ficam dentro das fronteiras são devastados, isso não traz alegria para o rei. Afinal, o alvo do alvo não foi culpado de pessoas, mas eles atiram nele com arcos e bestas. Aquele que é pego se alegra, aquele que erra, lamenta. Velhos e jovens, nobres e vis estão unidos pelo desejo de perfurá-lo com uma flecha.

[...]

Ouvi dizer que não é o exército que está na base dos ataques e das guerras: que tenhas um exército de um milhão de homens, você será derrotado nos salões do palácio. Deixe você ter comandantes iguais a He Lu e Wu Qi, mas eles serão capturados dentro de casa, a queda de uma cidade com uma parede de mil zhangs de comprimento pode ser decidida entre xícaras e mesas, um aríete de cem chi pode ser concebido na esteira de dormir. Por isso, sem interromper o toque dos sinos, o som dos tambores, as melodias das flautas e das cítaras, pode-se expandir as terras e alcançar o desejado; sem esquecer as alegrias trazidas por músicos e cantores, bem como o riso dos bobos da corte, em um dia você pode colocar as mãos nos governantes.

[...]

Portanto, a melhor maneira de estabelecer a causa de Rei é forçar o Império Celestial a trabalhar e descansar; trazer o tumulto ao Celestial, mas permanecer em repouso. Se os governantes pensarem que seus planos não se tornarão realidade, então as tristezas destinadas a você não visitarão seus reinos. Como se sabe que é assim? Que a paz e a bondade estejam comigo, e o cansaço e a turbulência estejam no Império Celestial - este é o caminho de Rei. Quando as melhores tropas se aproximam, repele-as, quando se aproximam os cuidados, evita-as; faça os governantes pensarem que seus planos não se tornarão realidade, então em seus reinos não haverá tristezas destinadas a você.

 


 

Planos do Reino Chu

 

Handan estava cercada. Zhao Sixu dirigiu-se a Chu Wang [rei de Chu]: “Para você, Wang, é melhor não apoiar Zhao, mas ajudar a fortalecer Wei. Se Wei se fortalecer, suas aquisições em Zhao serão mais extensas. Se Zhao não conseguir chegar a um acordo com Wei, ele terá que fortalecer suas defesas. Como resultado, ambos serão esgotados. Jing She disse: “Errado. Você, Zhao Sixu, não entendeu que ao atacar Zhao, Wei só tinha medo de um golpe por trás de Chu. Se Zhao não for ajudado, Zhao desenvolverá uma situação que ameaça sua morte, e Wei não se importará com a posição de Chu; isso significa que Chu e Wei irão, por assim dizer, se opor conjuntamente a Zhao. Ele sofrerá graves danos. Como pode dizer que ambos serão esgotados? Além disso, Wei ordenará que suas tropas invadam profundamente Zhao, e Zhao estará em uma posição que ameaça a morte, mas não haverá ajuda de Chu. Então Zhao certamente se unirá a Wei para conspirar contra Chu. Portanto, é melhor para você, Wang, ajudar o reino de Zhao, mas com pequenas forças. Zhao, contando com a fortaleza de Chu, lutará contra Wei, e Wei, zangado com a resistência de Zhao e vendo que a ajuda de Chu não é suficiente para ter medo, não deixará Zhao sozinho. Se Zhao e Wei se enfraquecerem, e Qi e Qin chegarem a um acordo com Chu, então o reino de Wei pode ser derrotado”. Então o reino Chu enviou Jin She para reunir tropas para ajudar Zhao.

Handan caiu e Chu capturou as terras de Wei entre os rios Sui e Wei.

*

Zhuang Xin disse ao rei Xiang de Chu: “À sua esquerda está Zhouhou, à sua direita está Xiahou, Yanlingjun e Shoulingjun o acompanham durante as viagens. Esses quatro concentraram todo o poder em suas mãos, entregaram-se à libertinagem, atolaram-se em excessos e não prestaram atenção aos assuntos de estado. A capital do reino, a cidade de Ying, certamente estará em perigo!” Xiang Wang disse; “Sua mente foi escurecida pela velhice, professor? Você está planejando confundir os habitantes do Reino Chu com suas previsões?” Zhuang Xin disse; “Eu realmente vejo que tudo será assim, mas nunca ousarei confundir os habitantes do Reino Chu com previsões. Se você, soberano, não remover seus quatro favoritos, o reino de Chu perecerá. Peço permissão para me retirar para Zhao e, permanecendo lá, acompanhar o desenvolvimento dos eventos”

Zhuang Xin foi para Zhao e lá permaneceu por cinco meses. Qin realmente capturou Yan, Ying, Wu, Shangcai e Chen. Xiang-Wang fugiu e se trancou em Chengyang. Então um mensageiro foi enviado com uma escolta a cavalo para chamar Zhuang Xin de Zhao. Zhuang Xin disse: "Concordo". Quando Zhuang Xin chegou, o rei Xiang disse a ele: “Eu falhei em tirar vantagem de suas palavras, professor, e é assim que as coisas se tornaram desordenadas. O que fazer?".

Zhuang Xin respondeu a ele: "Eu ouvi as pessoas dizerem: 'Quando você vê uma lebre, não é tarde demais para voltar com ordens para o seu cachorro. Quando uma ovelha está faltando, não é tarde demais para consertar o curral." Ouvi dizer que nos tempos antigos, Tang e Wu ascenderam nas terras a cem li, e Jie e Zhou  morreram possuindo o Império Celestial. Agora, embora o reino de Chu seja pequeno, se você cobrir as perdas em um lugar com excedentes em outro, então você terá apenas cem terras e não vários milhares? Você não viu as libélulas? Ela tem seis pernas e quatro asas; ela voa entre o céu e a terra, abaixa o bico e pega mosquitos e voa, levanta e bebe o orvalho; acredita que não tem preocupações, que não discute com as pessoas. Ele não sabe que um menino de cinco chi já está preparando um fio untado com cola. Ele vai jogá-lo a uma altura de quatro jens e derrubar uma libélula para jogá-lo para alimentar as formigas. Esta libélula é tão pequena. O pássaro amarelo segue o mesmo caminho. Abaixando a cabeça, bica os grãos, busca abrigo em um matagal de árvores, bate as asas; acredita que não tem preocupações, que não discute com as pessoas. Ele não sabe que as pessoas pertencentes à casa do rei já seguram uma besta na mão esquerda. Ao atirar nela a uma altura de dez ren, eles a transformarão em uma isca para sua espécie. Durante o dia, ela brincava no matagal das árvores e, à noite, cozida em salmoura, desaparecia instantaneamente nas mãos dos parentes do rei. Este pássaro amarelo é tão pequeno. O cisne segue o mesmo caminho. Ele nada em rios e mares, descansa na superfície de grandes lagos, abaixando a cabeça, agarrando carpas e enguias, levantando-a, bicando plantas aquáticas; batendo as asas, decola atrás do vento fresco e, apanhado por seu impulso, corre para cima; acredita que não tem preocupações, que não discute com as pessoas. Ele não sabe que o atirador já preparou suas flechas de cana e arco preto, e já aprontou sua flecha amarrada. A uma altura de cem jen, uma ponta de flecha de sílex irá atingi-lo, uma corda fina irá puxá-lo, arrancá-lo do vento fresco e jogá-lo no chão. Por isso, durante o dia ele nada nos rios e à noite acaba em um caldeirão. Este cisne é tão pequeno, mas a mesma coisa aconteceu com Shenghou da posse de Tsai. Ele viajou para o sul para altas colinas, escalou o Monte Wushan no norte, deu água a cavalos no rio Zhusi, comeu peixes pescados nas ondas do rio Xiang, montou cavalos em Gaocai na companhia de jovens concubinas e favoritos, mas não atendeu aos assuntos de sua posse. Ele não sabia que Zifa recebeu uma ordem de Xuan Wang para amarrá-lo com um cordão vermelho e entregá-lo a Chu. Os assuntos de Cai Shenghou são insignificantes, mas os seus, soberano, são os mesmos. À sua esquerda está Zhouhou, à sua direita está Xiahou, durante as viagens você é acompanhado por Yanlingjun e Shoulingjun. Comem o grão que lhes é dado como salário e carregam o ouro retirado das Câmaras Quadradas. Você cavalga com eles em Yunmeng, mas não presta atenção à situação na China. Você não sabe que Zhanhou acabou de receber uma ordem de Qin Wang para fechar o posto avançado de Minsai e expulsá-lo de lá”.

Quando Xiang Wang ouviu isso, seu rosto mudou e ele próprio tremeu de medo. Então ele deu a Zhuang Xin o título de Portador do Cetro de Jade e fez dele o mestre de Yangling, concedendo-lhe as terras ao norte do rio Huai.


 

*

Zhao enviou Wei Jia para ver o Chunshenjun. O convidado perguntou: “Ó senhor, você tem um comandante?". Ele respondeu: “Sim. Vou nomear Linwujun como general.” Wei Jia disse: “Quando eu era jovem, adorava arco e flecha. Eu quero, entre as histórias sobre arco e flecha, encontrar um paralelo para nossa conversa. Você vai permitir isso?" Chunshenjun permitiu. Jia disse: “Uma vez estávamos sentados sob a alta torre de Genglei com um rei de Wei. Eles olharam para cima e viram pássaros voando. Genglei voltou-se para Wei Wang: "Para você, Wang, vou puxar um arco e, tendo feito um tiro, vou abater um pássaro." Wei Wang disse: "Se sim, como pode um tiro ser tão incomum?”. Genglei disse: "Acompanhe." Um pouco de tempo se passou e um ganso voador apareceu do leste. Genglei o acertou.

Wei Wang disse: "Como pode um tiro ser tão certeiro e incomum?". Genglei respondeu: "Este ganso foi atormentado por uma doença oculta." Wang perguntou: "Mestre, como você sabe disso?" Ele respondeu: "Ele voava devagar, e seus gritos eram cheios de angústia. Ele voava devagar, porque sofria de uma doença; seus gritos eram cheios de angústia, porque ele havia se afastado do seu grupo por muito tempo. Por essa razão a doença não o deixou e o medo tomou seu coração, e ele, tendo ouvido o som de uma corda de arco abaixada, disparou, mas a doença o fez cair no chão. Afinal, Linwujun já foi derrotado pelo reino de Qin, e o medo de Qin, como uma doença oculta, não o deixa, ele não será capaz de se tornar um comandante capaz de repelir Qin”.


 

Planos do Reino Zhao

 

No reinado do rei Huiwen de Zhao, o governante de Duping, Tian Dan, visitou Zhao She e disse a ele: “Nunca fui contra suas leis de guerra, ó comandante. Não posso aceitar apenas que você esteja reunindo muitos exércitos. Aquele que reúne muitos exércitos priva o povo da oportunidade de cultivar a terra e é incapaz de abastecer o estado com grãos, cumprir tarefas puxadas a cavalo e pagar empréstimos. Significa ficar no caminho de sua própria queda. Eu não faria isso. Ouvi dizer que o exército que estava com os soberanos dos tempos antigos não ultrapassava trinta mil guerreiros, mas o Império Celestial os obedecia. E você, o comandante, certamente deve ter à sua disposição um exército de cem ou duzentos mil soldados e só então você começa a trabalhar. Não consigo aceitar isso.”

Mafujun disse: “Você, senhor, não apenas não compreendia os assuntos militares, mas também não entendia a situação atual. Aqui está a espada de Gan Jiang do reino de Wu, experimente na carne, cortará um touro ou um cavalo, experimente nos pratos e panelas, e as quebrará; no entanto, se você bater em um pilar, ela se quebrará em três partes, se você bater em uma pedra, ela se quebrará em cem partes. Se agora um exército de trinta mil se levanta contra as tropas de um estado forte, acontecerá o mesmo que com uma espada ao se aproximar de um pilar ou ao atingir uma pedra. Além disso  a espada de Gan Jiang do reino de Wu é rara. Se a base da lâmina não for grossa, a ponta não será penetrante; se a lâmina não for fina, a lâmina não cortará. Que a espada tenha essas duas qualidades, mas não há virtudes contidas no anel no cabo, no cabo e no cordão; se você pegar uma lâmina e apunhalar, ela não penetrará, mas cortará sua mão. Se você, senhor, não tem um exército de cem ou duzentos mil guerreiros, então seja como uma espada com um anel, um cabo e uma corda, mas com um exército de apenas trinta mil guerreiros , como você pode alcançar o sucesso no Reino do Meio? Além disso, nos tempos antigos as terras dentro dos quatro mares eram divididas entre dez mil estados, mesmo nas grandes cidades o comprimento das paredes não ultrapassava trezentos zhangs; mesmo onde havia muitos habitantes, seu número não ultrapassava três mil famílias. Se então eles estavam reunindo um exército de trinta mil soldados, seria difícil repeli-los? Agora aquele território, onde havia dez mil estados, está dividido entre os sete Estados em Guerra. Mesmo quando eles podem ter um exército de várias centenas de milhares guerreiros, eles desperdiçam anos, como aconteceu com o seu senhor, o reino de Qi. Qi atacou o reino Jing, mas a guerra só terminou depois de cinco anos. Zhao atacou Zhongshan com seus soldados, mas as tropas retornaram apenas cinco anos depois. Agora Qi e Han são iguais em força, mas durante o cerco das capitais ou durante o ataque a elas, alguém se atreve a dizer: "Vou salvá-la com trinta mil guerreiros?!". Agora cidades com muros de mil zhangs, assentamentos com dez mil famílias se olham. Se você tentar sitiar uma cidade com um exército de trinta mil soldados contra fortes paredes de mil zhangs, então o cerco será apenas um de seus cantos, e tal exército é inadequado para a guerra no campo. Onde você está, senhor, pretendendo usar este exército? O dono de Dupin, suspirando pesadamente, disse: "Não posso me comparar a você."

*

Um convidado estrangeiro, tendo se encontrado com o rei de Zhao, disse: “Eu realmente ouvi que você, Wang [rei], deu instruções ao seu povo para comprar cavalos?". Wang disse: "Na verdade, eu fiz." Ele continuou a perguntar: “Por que ninguém foi enviado para comprar os cavalos ainda?". Wang disse: "Não consigo encontrar ninguém que conheça cavalos." Ele respondeu: “Por que você não manda Jianxinjun, Wang?”. O rei disse: "Jianxinjun está ocupado com assuntos de estado e, além disso, ele não entende de cavalos." - "Por que você não manda Jiji, Wang?" Wang disse: "Jiji é uma mulher casada e não entende de cavalos". Ele em resposta perguntou: “Se os cavalos comprados forem bons, a posição do reino se fortalecerá?". O rei disse: "Isso não fortalecerá o reino." “E se os cavalos comprados forem tolos, isso será um perigo para o reino?” O rei disse: "Não há perigo para o reino nisso." O convidado respondeu: “Nesse caso, se o cavalo comprado é bom ou ruim, ele não trará nem dano nem benefício ao reino. No entanto, você, rei, antes de comprar um cavalo, quer esperar por uma pessoa experiente sem falta. Hoje em dia, erros foram cometidos na administração do Império Celestial, o Estado caiu em desolação, os altares de terra e cereais não recebem mais sangue sacrificial e comida; no entanto, por que você, Wang, não esperou por uma pessoa experiente, mas entregou o reino a Jianxinjun?” Zhao Wang não respondeu. O convidado estrangeiro disse: “As leis de Yan Kuo mencionam as chamadas doenças da amoreira. Você sabe sobre isso, rei?". O rei disse: "Não ouvi falar disso." - “As chamadas doenças da amoreira são como os bajuladores, que se imiscuem entre os cortesãos, assim como esposas e jovens favoritos. Todos eles podem tirar proveito de sua embriaguez e conseguir o que querem de você. Assim, se eles conseguem entrar no palácio, fora dele os dignitários pervertem as leis. Portanto, o sol e a lua têm brilho espalhado sobre a superfície externa, mas a morte está escondida dentro deles. Você desconfia daqueles a quem não ama e os problemas espreitam entre seus favoritos”.


 

Planos do Reino Wei

 

No 8º ano de reinado, alguém se voltou para o Wei Wang [rei de Wei]: “ Nos tempos antigos, a posse Cao contava com  o apoio do reino Qi e tratou o reino Jin com desdém, mas agora Qi foi para a guerra contra domínios Li e Ju, e os Jins mataram Cao. Zeng contou com o apoio de Qi, tratou Yue com desrespeito, mas em Qi, Hezi se rebelou e pessoas de Yue mataram Zeng. Zheng contou com o apoio de Wei, tratou Han com desdém, mas então Wei atacou o posto avançado de Yuguan e a casa de Han destruiu Zheng. Yuan, contando com o apoio da tribo Qindi, tratou Jin reino com desdém, mas o Qindi teve uma grande quebra de safra e o povo de Jin destruiu Yuan. Zhongshan, contando com o apoio de Qi e Wei, tratou Zhao com desdém,  mas agora Qi e Wei entraram em guerra contra Chu, e Zhao conquistou Zhongshan.

A razão para a morte de todos esses cinco domínios é que eles dependiam do apoio de alguém. Isso aconteceu não apenas com os cinco domínios, todos os domínios perdidos do Império Celestial seguiram o mesmo caminho. Afinal, os motivos que transformam os Estados em aliados pouco confiáveis são muito numerosos, as mudanças nessa situação são inúmeras. Alguns deles não são confiáveis, porque os assuntos de administração e esclarecimento do povo estão em desordem lá, os mais altos e os mais baixos são privados de unanimidade. Outros não são confiáveis porque estão em perigo diante de outros governantes e estados vizinhos. O terceiro motivo é porque lá houve uma quebra de safra e as provisões se esgotaram. Alguns são inconstantes, buscando ganhos ou vivendo perto de problemas, de modo que determinamos que esses reinos não são confiáveis. Agora, Wang, você confia no poder do reino de Chu e acredita nos discursos de Chunshenjun e, portanto, você se opôs diretamente a Qin e por muito tempo não consegue descobrir se a posição de Chunshenjun não mudou; neste caso, apenas você, rei, cairá sob o perigo de Qin. Você, rei, possui um reino com dez mil carros e é guiado pela vontade de uma pessoa, esta posição não me parece muito segura. Eu quero que você, rei, pense sobre isso com cuidado."


 

Planos do Reino Han

 

Qin e Han lutaram em Zhuoze, a casa de Han estava em uma posição extremamente apertada. Gongzhong Ming disse a Han Wang [o rei de Han]: “É impossível  confiar em reinos aliados. Agora, no coração de Qin, nasceu o desejo de ir à guerra contra Chu. É melhor para você, Wang, buscar a paz com Qin através de Zhang Yi; dê a ele uma cidade famosa e vá para a guerra com ele contra Chu, este é um plano com o qual você pode obter lucros duplo. Han Wang disse: "Bom". Então eles fizeram o que Gongzhong aconselhou e se prepararam para iniciar negociações no oeste com  o reino de Qin contra Chu.

Ao ouvir isso, o rei de Chu ficou com muito medo. Ele falou com Chen Zhen e o informou dos planos de Han. Chen Zhen disse: “Qin planeja entrar em guerra conosco há muito tempo. Se agora receber dos Han a famosa cidade e o equipamento militar dado por eles, o exército unido de Qin-Han invadirá as regiões do sul, então tudo o que foi rezado nos templos em Qin será cumprido. Se Qin receber isso hoje, o reino de Chu não escapará da invasão das tropas de Qin. Você, rei, ouça meu conselho: dê um alarme entre os habitantes dentro dos quatro limites do país, retire as tropas sob o pretexto de ajudar os Han, ordene que as carruagens de guerra preencham as estradas, envie mensageiros, aumente o número de carruagens destinado a eles, dê-lhes mais dinheiro; faça o reino de Han acreditar que você o ajudará. Se o Han não nos obedecer, certamente o tratará com respeito e deixará de seguir Qin, então não haverá aliança entre Qin e Han. Mesmo que as tropas invadissem, Chu não sofreria muitos danos. Se Han puder, depois de ouvir nosso conselho, romper com Qin, então Qin ficará muito zangado, voltará seu profundo ódio contra Han; Han, tendo recebido apoio de Chu, tratará Qin com desprezo, se oporá a Qin, esquecendo-se de qualquer cautela. Assim, cansaremos os exércitos de Qin e Han e aliviaremos as preocupações de Chu.” O rei de Chu estava muito feliz. Logo ele anunciou um alarme entre os habitantes dentro dos quatro limites do país, selecionou tropas sob o pretexto de ajudar os Han, enviou mensageiros, aumentou o número de carroças destinado a eles, deu-lhes muito dinheiro, ordenou que dissessem ao rei de Han: “Embora meu país seja pequeno, todas as tropas nele já foram colocadas em alerta. Deixe seu reino decidir por conta própria como deve tratar Qin, mas estamos pronto para sacrificar o reino de Chu pelo bem de Han.”

Han Wang estava muito feliz. Então ele deteve Gongzhong. Gongzhong disse: “Você não deveria fazer isso. Afinal, Qin nos notifica das reais intenções e Chu oferece uma falsa ajuda. Se procurarmos apoio no engano de Chu e rompermos facilmente com o poderoso reino de Qin, que é nosso inimigo, seremos ridicularizados pelo Império Celestial. Além disso, Chu e Han não estão ligados por laços fraternos e não fazem parte de uma aliança que planeja uma guerra contra Qin. Qin quer atacar Chu, e Chu colocou as tropas em alerta sob o pretexto de ajudar Han. Este é definitivamente o plano de Chen Zhen. Você, Wang, envie um mensageiro com um relatório para Qin. Afinal, se você não fizer isso, enganará Qin. Se você negligenciar o forte Qin e começar a confiar nos conselheiros de Chu, ficará com remorso. O rei Han não o ouviu e logo rompeu relações com Qin. Qin ficou realmente muito zangado, moveu tropas e entrou em batalha com a Casa de Han em Anmen. A ajuda de Chu não chegou a tempo e a Casa de Han sofreu uma grande derrota. O exército da Casa de Han não era pequeno nem fraco, e seu povo não era estúpido nem ignorante. Mas o exército Han se tornou a presa do reino de Qin, e os sábios Han se tornaram motivo de chacota para o reino de Chu. O erro de Han Wang foi que ele ouviu Chen Zhen e rejeitou o plano proposto por Gongzhong Ming.


 

Planos do Reino Yan

 

Zhao estava se preparando para marchar contra Yan. Su Dai, agindo no interesse do reino de Yan, voltou-se para Huiwen, rei de Zhao: “Quando eu estava cruzando o rio Yi hoje, aconteceu que o calor fez a ostra se destacar um pouco, e o pássaro pescador começou a bicá-la. A ostra juntou as conchas e beliscou o bico. O pássaro pescador disse: ‘Se não chover hoje e não chover amanhã, você morrerá’. A ostra disse ao pássaro: ‘Se hoje eu não te deixar ir e amanhã eu não te deixar ir, então você morrerá’. Cada um não concordou em soltar o outro, e o pescador conseguiu agarrar os dois. Agora Zhao está se preparando para atacar Yan. Yan e Zhao serão arrastados para uma longa rivalidade que desgastará seus povos. Receio que o poderoso Qin aja como um pescador, então quero que você pense sobre isso com cuidado”.

Huiwen Wang disse: "Bom."

Então Zhao parou os preparativos para a campanha.