Neste volume trazemos uma seleção de fragmentos do Zhanguoce 戰國策 "Estratagemas dos Estados Combatentes", uma coleção de episódios passados no período dos Reinos Combatentes戰國 [481-221 aec]. O objetivo do livro se aproxima do Guoyu, e apresenta uma série de histórias sobre intrigas, alianças, estratégias e pontos de vista políticos desse período, constituindo uma obra história com fins didáticos e éticos. Não há uma organização cronológica clara, mas o efeito pedagógico das narrativas presentes no livro alcançou sucesso na época, e ofereceu um modelo alternativo de escrita histórica ao Shiji de Sima Qian. [Trad. A. Bueno, 2023]
Planos de Zhou Oriental
O Reino de Qin enviou um
exército para Oriental Zhou para exigir nove tripés sagrados dele. O governante
Zhou estava preocupado com isso. Ele contou suas preocupações para Yan Lü. Yan
Lü disse a ele: “Desista da tristeza, grande Wang [rei]. Deixe-me ir para o
leste para obter ajuda do reino de Qi. ” Quando Yan Lu chegou a Qi, ele disse a
Qi Wang [rei de Qi]: “Qin está agindo errado ao enviar tropas para Zhou,
exigindo nove tripés sagrados. O governante Zhou e seus dignitários decidiram
que era melhor entregá-los ao seu reino do que a Qin. Afinal, resgatar nosso
estado de uma situação perigosa significa ganhar boa fama para si mesmo, e
adquirir nove tripés sagrados significa tornar-se dono de uma grande joia. Peço
a você, grande rei, que pense bem.
O rei Qisi ficou muito
feliz e enviou um exército de cinquenta mil guerreiros. Ele nomeou Chen Chensi
como comandante para ajudar Zhou. Então o exército Qin parou as hostilidades.
Quando Qi estava
prestes a exigir os nove tripés sagrados, o governante Zhou ficou triste
novamente. Yan Lü disse: “Abandone a tristeza, grande Wang. Permita-me ir para
o leste para dissipar as dificuldades." Quando Yan Lü chegou a Qi, ele
disse a Qi Wang: “Somente graças às ações justas de seu reino, nosso
governante, seus dignitários e parentes receberam proteção das invasões de Qin.
Agora, desejamos sinceramente presenteá-lo com nove tripés sagrados, mas não
sabemos por qual caminho você pretende transportá-los para Qi. Qi Wang disse:
"Pretendo pedir a Liang que traga através de seu território." Yan Lu
disse: “Isso é impossível. Afinal, o governante Liang e seus dignitários,
querendo tomar posse dos nove tripés sagrados, há muito fazem planos sob a
torre Huitai e no lago Shaohai. Se os tripés sagrados caírem nas fronteiras de
Liang, eles não sairão de lá.”
Qi Wang disse:
"Pretendo pedir a Chu que transporte através de seu território." Yan
Lü respondeu: “Isso é impossível. Chu Wang e seus dignitários, querendo tomar
posse dos nove tripés sagrados, há muito fazem planos no Palácio Yetin. Se os
tripés caírem dentro dos limites de Chu, eles não sairão de lá.” Qi Wang disse:
“Qual estrada eu vou pegar para Qi no final?". Yan Lü disse: “Nós mesmos
estamos preocupados com isso junto com você, grande Wang. Afinal, tripés
sagrados, como uma garrafa de vinagre, como um recipiente com soja, não podem
ser colocados no peito ou carregados nas mãos para entregar ao Qi. Eles não
podem, como um bando de corvos, como um pássaro com seu vôo veloz, como uma
lebre com sua mobilidade, como um cavalo com sua velocidade, encontrar-se
imperceptivelmente no Qi. Certa vez, Zhou, enquanto subjugava Yin, capturou
nove tripés sagrados. Então cada tripé foi arrastado por nove mil pessoas, e
mais oitenta e um mil pessoas, além disso, foram necessários, entre soldados e
oficiais, servidores militares, equipamentos e uniformes na quantidade
adequada. Deixo você, grande rei, que tem tantas pessoas, decidir; mas por qual
caminho você as conduzirá? Eu mesmo estou preocupado com suas dificuldades,
grande rei.
Qi Wang disse:
"Você veio várias vezes, mas parece que se recusa a dar os vasos."
Yan Lü disse: “Não ousamos enganar seu país. Só precisamos decidir rapidamente
de que maneira eliminá-los. Então enviaremos os tripés sagrados de acordo com
suas instruções.”
Então o rei Qi parou
seu assédio.
Planos do Reino Qin
Zhao, em aliança com
Qin, estava prestes a marchar sobre Qi. Qi estava com medo. Tian Zhang recebeu
ordens de fazer as pazes com Zhao, usando as terras de Yangwu, e fazer de
Shunzi um refém. Zhao Wang [rei de Zhao] ficou encantado. Então Zhao parou as
tropas e anunciou a Qin: “Qi nos deu Yangwu e traiu Shunzi, tentando nos convencer
a abandonar o ataque. Tomamos a liberdade de anunciar isso por meio de um
mensageiro ” . Qin Wang enviou o príncipe Tuo para Zhao. Ele disse a Zhao Wang:
“Qi, em aliança com seu reino, apoiou Wei, mas seu reino violou o tratado. Você
não é confiável. Seu reino anunciou desonrosamente que está doando as terras de
dois altares espirituais da terra para apoiar os sacrifícios aos nossos
ancestrais, e agora parou suas tropas e até quer fazer as pazes com Qi e tirar
as terras dele. Eu não sabia nada sobre isso. Peço ao seu reino que mande nos
fornecer quarenta mil homens de armas”.
Su Dai, no interesse de
o reino Qi, enviou a seguinte mensagem ao marquês de Zhang: “Ouvi pessoas
passando dizendo que Qin usaria quarenta mil guerreiros de Zhao para atacar Qi.
Acredito que nosso Wang certamente dirá: "O Qin Wang é astuto e habilidoso
na elaboração de planos, Zhang é inteligente e experiente nos negócios. Eles
nunca usarão quarenta mil homens de armas Zhao para atacar Qi. Por quê? São
antigos inimigos de Qin. Os Três Jins traíram Qin centenas de vezes,
enganaram-no centenas de vezes. Qin Wang não deveria desconfiar disso, não deve
ficar inativo. Afinal, fortalecer Zhao às custas de enfraquecer Qi, quando Zhao
é um velho inimigo de Qin, não é mais lucrativo. Os estrategistas de Qin
certamente dirão: "Quebre Qi, esgote Jin e subjugue completamente Jin e
Chu". E porque subjugar Jin e Chu?
Se Qin enviar tropas em
pequeno número, Jin e Chu não acreditarão nele. Se ele enviar tropas em grande
número, Jin e Chu se submeterão a Qin. Qi ficará assustado e certamente não irá
para Qin, mas para Jin e Chu. Qi desistirá de terras para satisfazer Jin e Chu,
e então Jin e Chu se acalmarão. Qi moverá tropas e preparará espadas, então Qin
será novamente exposto ao perigo militar. Então Jin e Chu com a ajuda de Qin
quebrarão Qi, e com a ajuda de Qi eles quebrarão Qin. Por que Jin e Chu serão
inteligentes e Qi e Qin permanecerão tolos? Qin recebeu Anya. Deixe-o
patrocinar Qi para acalmá-lo, então ele não terá nenhum problema. Se Qin for o
mestre de Anya, Han e Wei perderão Shandan. Afinal, quando você tomar as terras
interiores dos três Jin [Han, Zhao e Wei] e enviar tropas contra eles, eles
ficarão com tanto medo que não ousarão se opor. Isso não é benéfico? Portanto,
acredito que nosso Wang certamente dirá: "O Qin Wang é astuto e habilidoso
na elaboração de planos, Zhang é inteligente e experiente nos negócios, eles
nunca usam quarenta mil homens de armas Zhao para uma campanha contra Qi”.
[...]
Estudiosos (shi) do
Império Celestial uniram os reinos verticalmente, reuniram-se no reino de Zhao
e decidiram atacar Qin. O marques Xiang Ying de Qin disse para o Qin Wang:
“Abandone a tristeza, oh Wang. Deixe-me desarmá-los. Não há necessidade de Qin
odiar os estudiosos do Império Celestial. E juntos eles se reuniram e se
opuseram a Qin apenas por causa de seu desejo de riqueza e nobreza. Você, rei,
olhe para seus cachorros. Os que estão mentindo, então mentem; os que pulam,
também permanecem na mesma posição; os que correm, correm; e os que pararam,
ficam de pé. Nenhum deles ataca o outro. E dê a eles um osso, eles
imediatamente pularão e começarão a brigar. Por quê? Por que haverá uma razão
para uma briga." Então Ying ordenou Tang Sui para reunir músicos e
cantores, deu a ele quinhentas moedas de ouro e ordenou que se estabelecesse em
Wuan para organizar reuniões lotadas de
festas por lá.
Também ele disse Tang
Sui que aqueles do povo de Handan que viriam a essas reuniões, que recebessem
ouro. Adicionado a isso que neste caso, nem todos os conspiradores contra Qin
poderiam receber presentes; aqueles que podem recebê-los se tornarão próximos
de Qin como um irmão. Ele também disse a Tang Sui: “Se você, senhor, pretende
ter sucesso para Qin, então não pergunte para quem vai o ouro. Se você gastar
todo o ouro, conseguirá mais. Agora eles deram ordem para carregar outras cinco
mil moedas de ouro para você . Quando Tang Sui chegou a Wuan, ele não gastou
nem três mil moedas de ouro, e os estudiosos do Império Celestial brigaram
entre si.
*
Quando Qin Wang [rei de
Qin] pacificou seu povo e colocou seu exército em ordem, ele novamente quis ir
à guerra contra Zhao. Wanjun disse:
"Você não deve fazer isso." Wang disse: “Nos últimos anos, quando
nosso país foi devastado e o povo estava morrendo de fome, você, senhor, não
mediu a força do povo, mas procurou aumentar o exército e as provisões para
destruir Zhao. Agora pacifiquei o povo para dar paga aos soldados. Estoques
foram reunidos de grãos. As provisões para os três exércitos são o dobro dos
padrões anteriores, e você diz que não deve atacar Zhao. O que isso significa?
Wanjun disse: “Na batalha de Changping, o exército Qin obteve uma grande
vitória e o exército Zhao sofreu uma grande derrota. O povo Qin estava se
divertindo e comemorando a vitória, enquanto o povo Zhao estava com medo. As
pessoas de Qin mortas na batalha foram enterradas com honras, os feridos
receberam provisões abundantes, os cansados dos assuntos militares foram bem
cuidados; comida e bebida foram distribuídas, de modo que a riqueza de nosso
país começou a declinar. O povo Zhao que foi morto na batalha não foi
recolhido, os feridos não foram curados, os que choravam compartilhavam sua
tristeza uns com os outros, forças unidas em luto mútuo; cuidando dos campos,
eles se apressaram em terminar seu trabalho para reviver a riqueza de seu país.
Se o exército equipado por você, Wang, for duas vezes mais forte do que antes,
então, de acordo com meus cálculos, a força da resistência do reino de Zhao
aumentou dez vezes. Desde a batalha de Changping, o governante Zhao e seus
dignitários estavam tristes e com medo, reunidos no palácio pela manhã e
dispersos apenas à noite, dirigiram-se aos vizinhos com discursos humilhantes e
ricas ofertas, casando princesas em todas as quatro direções, a fim de unir com
os reinos Yan e Wei, melhorar as relações com os reinos Qi e Chu; concentraram
todos os pensamentos, uniram todas as aspirações na defesa contra Qin. A
abundância reina dentro deste reino, e seus laços externos estão fortalecidos.
No momento, é impossível ir à guerra contra Zhao. Wang disse: "Já juntei
as tropas e enviei o quinto dignitário Wang Ling para liderar a campanha contra Zhao."
Na batalha, Lin falhou,
perdendo cinco oficiais. O Rei queria enviar Wanjun para lá. Ele disse que
estava doente e não foi. Então o rei enviou Ying para visitá-lo e o repreendeu:
“As terras Chu se estendiam por cinco mil li, eles colocaram um milhão de
guerreiros com machados, mas uma vez que você, senhor, esteve à frente de seu
exército de várias dezenas de milhares de soldados, invadimos Chu, capturamos
Yan e Ying, incendiamos seus templos; no leste chegaram a Jinling. O povo de
Chu tremeu de medo. Eles fugiram para o leste, sem ousar olhar para o oeste.
Han e Wei montaram um exército muito grande. O mesmo exército que você comandou
não chegou nem à metade do inimigo, mas você lutou com eles perto de Yiqu e
infligiu uma grande derrota aos exércitos dos dois reinos. Escudos flutuaram em
correntes de sangue, duzentas e quarenta mil cabeças foram cortadas. Portanto,
Han e Wei ainda se autodenominam vassalos orientais. Tudo isso é mérito seu,
senhor. Todo o Império Celestial sabe disso. Agora, de cada dez soldados Zhao,
sete ou oito morreram em Changping, este reino está devastado e enfraquecido.
Portanto, desdobrei um grande exército, cujo número é muitas vezes maior que o
do exército Zhao. Pretendo colocar você no comando, quero que Zhao seja
destruído. Uma vez você atacou um grande exército com pequenas forças e
conquistou vitórias, como se fosse dotado de um dom sobrenatural. Não é mais
fácil conseguir isso quando os fortes atacam os fracos, quando um grande
exército ataca um pequeno?
Wanjun disse: “Naquela
época, o rei de Chu confiava na vastidão de seu reino e não se afligia com os
assuntos do governo, e seus dignitários discutiam entre si por mérito, com a
ajuda da bajulação eles abriam caminho ao poder; bons súditos foram removidos e
os corações das pessoas foram alienados; as paredes e fossos não foram
reparados e, como não havia bons súditos, não houve preparativos para a defesa.
Portanto, as tropas que liderei conseguiram penetrar profundamente nas terras
Chu e deixar para trás muitas cidades e vilas. Destruí pontes, queimei navios
para focar os pensamentos das pessoas na vitória; Eu saqueei os subúrbios e os
campos para abastecer o exército com provisões. Naquela época, os guerreiros
honrados de Qin e os soldados comuns consideravam o exército como sua família,
e o comandante era reverenciado como pai e mãe, eram próximos um do outro sem
acordos, eram fiéis sem consultas, corações unidos, esforços reunidos, porque
os mortos não podem voltar. E o povo de Chu lutou em sua própria terra, todos
cuidaram de suas famílias, todos ficaram confusos e não queriam lutar, então
conseguimos alcançar o sucesso. Na batalha de Yiqu, o reino de Han se viu
sozinho, ele foi dominado pela ansiedade de Wei não querer ser o primeiro a
colocar seu exército em ação, e Wei contou com as tropas de elite Han, que eles
queriam colocar em primeiro plano. Ambos os exércitos estavam discutindo sobre
uma posição conveniente e não combinaram seus esforços. Portanto, com a ajuda
de tropas falsas, consegui manter o Han exército em suas posições e, reunindo
todas as tropas, unindo destacamentos selecionados, atingi inesperadamente o
Wei. Quando o exército Wei foi derrotado, o exército Han se desintegrou
sozinho. Aproveitando a vitória, comecei a perseguir a fuga. É por isso que
consegui ter sucesso. Existe algum sobrenatural no que calculei e me beneficiei
do meio ambiente, bem como dos padrões naturais?”
“Afinal, Qin, tendo
derrotado o exército Zhao em Changping, não aproveitou o momento para destruir
os Zhao enquanto eles estavam com medo, para dispersá-los enquanto eles estavam
com medo. Pelo contrário, Qin deu-lhes a oportunidade de cultivar a terra e
semear grãos, o que aumentou seu suprimento de provisões; deu-lhes a
oportunidade de criar órfãos e jovens, o que aumentou seu exército; deu-lhes a
oportunidade de colocar em ordem armas e equipamentos militares, o que aumentou
sua força, deu-lhes a oportunidade de construir muros e aprofundar valas, o que
aumentou suas defesas. Em Zhao o soberano faz todos os esforços para ser igual
aos seus súditos, seus súditos não poupam a barriga para serem iguais aos
destemidos guerreiros. Chegou ao ponto que na família de Pingyuanjun todas as
esposas e concubinas receberam ordens de consertar as roupas dos soldados. Os
súditos estão unidos em suas aspirações, o topo e a base trabalham juntos,
assim como naqueles dias em que Gou Jian vivia na pobreza em Huiji. Se formos
para a guerra agora, então Zhao será forte na defesa; se você chamar o exército
deles para a batalha, ele não concordará em sair no campo de batalha; se você
sitiar a capital deles, não será possível capturá-la; se suas cidades forem
atacadas, não poderão ser tomadas; se você roubar seus subúrbios e campos, nada
poderá ser tirado. Se a campanha não for bem-sucedida, os governantes terão o
desejo de intervir e Zhao certamente será apoiado de fora. Percebo apenas a
perniciosidade desta campanha e não consigo ver nenhum benefício nela. Além
disso, devido a doença, não posso me mover”.
Envergonhado, Yinghou
voltou para contar tudo a Qin Wang. Qin Wang disse: “Sem Bo Qi, não posso
destruir Zhao?! Ele novamente aumentou o exército enviado contra Zhao, ordenou
que Wang Chi substituísse Wang Ling e liderasse a campanha contra Zhao. O cerco
de Handan durou oito ou nove meses, muitos guerreiros foram mortos e feridos,
mas a capital de Zhao não se rendeu. O Zhao Wang [rei de Zhao] trouxe tropas
selecionadas leves para atacar as terras de Qin. Depois, Qin invadiu Handan
mais de uma vez, mas sem sucesso. Wanjun disse: "Eles não deram ouvidos
aos meus cálculos e este é o resultado." Ao saber disso, o rei ficou
furioso. Tendo se encontrado com Wanjun, ele o ergueu à força e disse: “Embora
você, senhor, esteja doente, vou forçá-lo a comandar o exército de sua cama. Se
você cumprir meus desejos com sucesso, ficarei ainda mais misericordioso com
você e, se você não fizer isso, ficarei com raiva de você”. Wanjun disse: “Eu percebi
que se eu fizer do seu jeito, então
mesmo em caso de falha, eu posso me exonerar, e se eu não fizer isso, mesmo
sendo inocente, não escaparei do castigo. No entanto, eu só quero que você,
grande rei, conheça meus cálculos. Deixe Zhao em paz e crie seu povo para
acompanhar as mudanças na política dos governantes. Encoraje aqueles que estão
com medo; castigue os obstinados e arrogantes, execute os que se desviaram.
Afinal, ao subjugar os governantes, você pode afirmar seu poder sobre o Império
Celestial. Por que você tem que começar com Zhao? Minha sugestão é que é disso
que eles estão falando: submeta-se a um assunto e conquiste todo o Império
Celestial. Se você, o grande Wang, não entendeu meus cálculos e certamente quer
consolar seu coração com uma guerra com Zhao, e colocar a culpa em mim, então
você cairá em uma posição sobre a qual eles dizem: derrotar um, sujeitar e
submeter-se ao Império Celestial”.
“É possível comparar o
impacto de uma vitória sobre um súdito com a grandeza da autoridade inspirada
por uma vitória sobre o Império Celestial? Ouvi dizer que um soberano iluminado
ama seu país e um súdito leal valoriza seu nome; que um estado derrotado não
pode ser revivido intacto, um soldado morto não pode ser revivido”.
“Prefiro cair de cara
no chão e, tendo sofrido uma execução cruel, morrer, mas não suportarei a
nomeação de comandante de um exército desonrado. Eu quero que você, grande rei,
entenda isso”.
Qin Wang não respondeu
e saiu.
*
Alguém se dirigiu ao
Qin Wang: “Estou envergonhado por você, Wang, tratar Qi com desdém, desprezar
Chu, desrespeitar Han. Ouvi dizer que uma vez os Reis não se tornaram
arrogantes quando suas tropas os derrotaram, não ficaram com raiva quando
estavam à frente dos soberanos. Por isso conseguiram conquistar o mundo e
conquistar seus vizinhos. Agora, Wang, você derrama favores em Wei e Zhao e
ignora Qi - isso é arrogância. Você ganhou vantagem na batalha de Liang, não
apoiou Chu, não estabeleceu relações aliadas com ele - isso é raiva. Arrogância
e raiva impedem a conquista da supremacia entre os soberanos. Estou preocupado
com seus assuntos e não posso aceitar sua atitude em relação ao Império
Celestial”.
As Odes dizem:
‘Não há maus no começo.
Mas poucas pessoas boas
sobrevivem até o final’.
“Portanto, o ex-Rei
considerou importante não apenas o início da matéria, mas também o seu fim.
Como eu sei que isso é verdade? Uma vez, Zhi Boyao exterminou os clãs Fan e
Zhongxing, sitiou Jingyang, mas no final foi ridicularizado por três famílias.
O rei do reino Wu, chamado Fucha, montou seu acampamento no reino Yue perto da
montanha Huiji, então derrotou Qi perto de Ailing, marcou um encontro
governantes em Huangchi, e foi desrespeitoso com o reino Song. Posteriormente,
ele foi capturado por Goujian e morreu. O governante Liang fez uma campanha
contra Chu, derrotou Qi, subjugou os exércitos de Han e Zhao, forçou doze
governantes a irem receber o Filho do Céu em Menjin. Então aconteceu que seu
filho morreu, e ele próprio começou a usar um chapéu de lona, tornou-se dependente
de Qin. Todos os três foram bem sucedidos. Eles, porém, puderam começar seus
negócios, mas não puderam terminar. Agora, Wang, você destruiu Yiyang,
transformou a região Sanchuan em pó, você garantiu que os acadêmicos do Império
Celestial não ousassem falar. Você restringiu os reinos do Império Celestial e
mudou as fronteiras de Zhou, e os atuais soberanos não ousam olhar além do
posto avançado de Yanghou. Você capturou Huangji e as tropas Han e Wei não
ousam se mover. Se você puder trazê-los até o fim, então as três reis da
antiguidade carecerão da quarta geração e os cinco hegemons carecerão da sexta.
Se você não conseguir concluir isso e encontrar dificuldades no futuro, temo
que os soberanos e estudiosos que vivem entre Huanghe e rio Ji não o igualem a Fucha
de Wu ou a Zhi Wo”.
Diz-se nas Odes:
‘Aquele que caminha ao
longo da estrada de cem li, chegará ao meio em noventa li’.
“Assim se fala das
dificuldades do fim do caminho”.
“Agora você, grande
rei, e o rei de Chu tem uma aparência arrogante. Como eu acredito, se julgarmos
os assuntos do Império Celestial do ponto de vista dos governantes hodiernos,
então Chu ou Qin certamente devem ser invadidos por tropas inimigas. Como
sabemos que isso é verdade? Qin apoiou Wei em suas medidas defensivas contra Chu.
O povo Chu apoiou os Han em suas medidas defensivas contra os Qin. Os exércitos
dos quatro reinos são iguais em força e não podem restaurar sua posição
anterior por meio da guerra. Qi e Song estão atrás da linha conflito, eles têm
influência. Portanto, é dito que quem conseguir Qi e Song primeiro irá para a
guerra contra Qin. Se Qin obtiver Qi e
Song primeiro, a Casa de Han desaparecerá. Se isso acontecer, Chu estará
sozinho e será invadido por tropas inimigas. Se Chu os pegar primeiro, a Casa
de Wei desaparecerá. Neste caso, Qin estará sozinho e será invadido por tropas
inimigas. Se os eventos ocorrerem de acordo com esses cálculos, ambos os reinos
serão ridicularizados pelo Império Celestial”.
Planos do Reino Qi
Zou Ji era um oficial e
Tian Ji era um general. Eles não gostavam um do outro. Gongsun Han disse a Zou
Ji: “Por que você, senhor, não oferece ao Wang um plano de campanha contra o
reino de Wei. Em caso de vitória, você, sendo o autor do plano desta campanha,
poderá alcançar a glória. Se a guerra for perdida, Tian Ji pode ser acusado de
não sacrificar sua vida em batalha e, em seguida, executado. Zou Ji concordou
com isso. Então ele esboçou o plano da campanha para o rei de Qi e enviou Tian
Ji contra Wei. Tian Ji conquistou três vitórias em três batalhas. Zou Ji
virou-se para Gongsun Han. Então Gongsun Han enviou seu homem com dez moedas de
ouro para um adivinho no mercado. O enviado disse: “Eu sou um enviado de Tian
Ji. Meu mestre conquistou três vitórias em três batalhas. Sua influência inspira
admiração no Reino do Meio. Ele quer realizar uma grande façanha, terá sorte
nisso?” O vidente saiu e ordenou ao povo que o prendesse, para que ele pudesse
testemunhar suas palavras perante o rei. Tian Ji fugiu.
*
Gozi disse: “Qin derrotou o exército de Mafujun,
sitiou Handan . Os Reinos Qi e Wei também
ajudaram Qin na campanha contra Handan. Qi pegou Zhao Zishu, Wei pegou
Zhao Yishi. Pelo bem do Império Celestial, o filho real Wuji se comprometeu a
implementar um plano que correspondia à situação, matou Jing Bi e liderou as
tropas Wei para levantar o cerco de Handan. Ele garantiu que Qin não pudesse
assumir o reino de Zhao e se recusou a capturar o Império Celestial. Isso levou
Qi a enviar tropas a Wei para ajudar no sucesso em Handan. A cidade Anyi, para
Wei, era o pilar do estado; a cidade Jingyang, para Zhao, era o pilar do
estado; Yanying para Chu era o pilar do estado. Pelo motivo de os três reinos
estarem localizados perto das terras de Qin, Qin foi à guerra contra Wei e
capturou Anyi, foi à guerra contra Zhao e capturou Jinyang, foi à guerra contra
Chu e capturou Yanying”.
“Qin derrotou os
governantes de três reinos, anexou as terras de ambos os Zhou [oriental e
ocidental], tomou posse da casa de Han e de suas terras. Nas mãos de Qin logo
estará metade do Império Celestial. Agora, além disso, tomou terras de Zhao e
Wei, alienou os reinos intermediários um do outro, tomou Dongye de Wei, anexou
as terras de Wei ao sul de Huang He, dividiu Zhao, de modo que Zhao e Wei
também estão em perigo. Se Zhao e Wei estiverem em perigo, então não há
benefício para Qi. Os pensamentos de Han, Wei, Zhao e Chu são dominados pelo
medo de que Qin anexe o Império Celestial e subjugue seus governantes, então os
pensamentos dos soldados de lá se concentram no desejo de repelir Qin. Nos três
reinos que fazem fronteira com as terras de Qin, o perigo atingiu limites
extremos. No reino de Qi, que não faz fronteira com as terras de Qin, o perigo
não é tão próximo. Como resultado, o estado de coisas no Império Celestial não pode
deixar de depender do reino de Qi. Por esta razão, se Qin ganhar apoio de Qi,
ele ganhará uma vantagem sobre os reinos do meio. Se Zhao, Wei e Chu obtiverem
apoio de Qi, eles serão capazes de resistir a Qin. Portanto, para Qin, Chu,
Zhao e Wei alcançar o apoio de Qi, precisamos encontrar meios para aumentá-lo;
perdê-lo significa enfraquecer”.
“Por que o reino Qi,
tendo tanta influência, não pode fortalecer o Império Celestial em sua luta
contra Qin? Aqueles cujos serviços são usados no governo do país têm opiniões
errôneas.”
[...]
Su Qin disse ao rei
Ming de Qi; “Ouvi dizer que aquele que usa armas e adora dominar o Reino do
Meio encontrará preocupações; aquele que faz alianças e gosta de ser objeto de
ódio ficará sozinho. Afinal, quem fala depois dos outros encontrará apoio, e
quem evita o ódio escolherá a hora certa. É por isso que o sábio, ao
empreender, necessariamente conta com a capacidade de se aplicar às
circunstâncias e necessariamente fala na hora certa. Pois aquele que se aplica
às circunstâncias prevalece sobre todas as coisas, e aquele que usa o tempo
certo domina todas as coisas. Portanto, são poucos os que não se aplicariam a
mudanças na situação, não prestariam atenção na hora certa, mas ainda assim
conseguiriam ter sucesso. Afinal, as espadas de Gan Jiang e Mo Ye não podem cortar a menos que a força das mãos
dos seres humanos seja aplicada. Mesmo uma flecha forte e uma ponta afiada não
podem matar à distância, a menos que a corda do arco ou o gatilho da besta
sejam usados. E a flecha é afiada e a espada é afiada. Qual é a razão?
Circunstâncias adequadas não foram usadas”.
“Como se sabe que é
assim? Uma vez que a casa de Zhao atacou repentinamente Xiao Wei, carroças
militares transportavam pessoas constantemente, dentro das paredes da capital Xiao Wei decidiu desistir de terras para
alcançar a paz; oito portões Xiao Wei foram cobertos com terra, dois portões
desabaram, esse estado de coisas ameaçou o estado de morte. O governante de
Xiao Wei partiu a pé para relatar isso ao reino de Wei. O Wei Wang [rei de Wei]
vestiu pessoalmente o capacete, afiou a espada e desafiou o reino de Zhao. Em
Handan eles estavam com medo, e entre Huanhe e as montanhas as pessoas estavam
em tumulto. Xiao Wei aproveitou a oportunidade. Reuniu os remanescentes de seus
homens de armas e marchou para o norte, destruiu Ganping, capturou os subúrbios
de Zhongmou. Xiao Wei não era mais forte que Zhao. Xiao Wei era como uma
flecha, e o reino de Wei era como uma corda de arco ou o gatilho da besta. Xiao
Wei aproveitou o poder de Wei e tomou posse das terras a leste de Huanghe. A
casa de Zhao estava com medo, o povo Chu apoiou Zhao e fez uma campanha contra
Wei. A guerra começou em Zhousi. Tendo passado pelos portões de Liang, o
exército se estabeleceu na floresta, os cavalos beberam água do grande rio.
Zhao aproveitou esta oportunidade e atacou Wei ao norte de Huanghe, queimou
Jipu, ocupou Huangcheng”.
“Obviamente, a
destruição de Ganping, a captura de Zhongmou e Huangcheng e a queima de Jipu
não eram as intenções de Zhao e Wei, mas ambos os reinos o fizeram. Por quê?
Xiao Wei descobriu como aproveitar o momento e a oportunidade certos. Mas não o
fazem aqueles que, nesta era, administram os assuntos do reino. Quando suas
tropas são fracas, procuram medir sua força com os mais fortes. Quando seus
estados estão esgotados, eles procuram despertar o ódio de muitos. Quando seus
negócios estão em desordem, eles se esforçam para completar suas aventuras
militares. Quando suas tropas são fracas, eles causam ódio nas pessoas baixas.
Quando suas terras são limitadas, eles se esforçam para competir com grandes
reinos. Quando seus negócios estão em desordem, eles procuram semear o engano
em todos os lugares. Se, ao cometer esses seis erros, alcançar a posição de
hegemon no Império Celestial, então você estará longe da meta! Ouvi dizer que
aquele que governa habilmente o país, se conforma com a opinião do povo e mede
as capacidades de seu exército, após o que começa a seguir o Império Celestial.
Portanto, quando ele entra em alianças, ele não se torna objeto de ódio em
benefício de outros; quando ele sai em campanha, ele não busca derrotar um
inimigo forte em benefício de outros. Nesse caso, seu exército não sofre danos,
sua influência não diminui, suas terras podem ser expandidas e seus desejos
podem ser realizados”.
“Certa vez, Qi, em
aliança com Han e Wei, entrou em guerra contra Chu e Qin. Na batalha, Qi não
foi muito feroz, não adquiriu mais terras do que Han e Wei, mas depois o
Império Celestial colocou toda a culpa em Qi. Por quê? Porque se tornou objeto
de ódio em benefício de Han e Wei. Além disso, no Reino do Meio, todos recorrem
às armas! Durante a Guerra Qi e Yan, a Casa de Zhao capturou Zhongshan; Qin e
Chu, Han e Wei lutavam constantemente entre si, e Song e Yue não faziam nada
além de usar suas armas. Todos esses dez estados procuraram competir entre si,
mas apenas as ações de Qi feriram os sentimentos do Império Celestial. Por quê?
Porque, fazendo alianças, gostava de ser objeto de ódio; travando guerras,
procurou atacar fortes rivais. Além disso, os problemas de reinos fortes e
grandes geralmente ocorrem por causa de seu desejo de subjugar as pessoas, os
infortúnios em domínios fracos e pequenos são causados pelo fato de verem
benefícios em intrigas contra as pessoas. É por isso que os grandes reinos
estão em perigo e os pequenos perecem”.
“A melhor estratégia
para grandes reinos é chegar por último e punir os injustos sob o céu com
cuidado. Quem, falando por último, aproveita uma situação propícia, ganha
muitos aliados e fortalece o exército. Nesse caso, ele, com um exército forte e
numeroso, se opõe a um inimigo exausto e disperso. Nos assuntos militares, o
sucesso o espera. Se você não impedir o Reino do Meio de todo o coração lutar
por você, então os benefícios certamente
virão. Se um grande reino faz isso, então a glória vem para ele por si só, e a
posição dominante entre os soberanos vai para ele sem nenhum esforço. A melhor
posição para pequenos reinos é ser cauteloso, calmo e desconfiado de outros
governantes. Se você for cuidadoso e calmo, nenhum dos quatro vizinhos mudará.
Se você tratar outros governantes com desconfiança, o Império Celestial não
trairá. Se ele não for traído na esfera externa, mas oposto na esfera interna,
então o suprimento de comida se deteriorará sem ser usado; as moedas se
tornarão inúteis e as sedas se deteriorarão sem uso. Se o caminho do pequeno
reino for esse, então não serão necessários sacrifícios aos ancestrais para que
a prosperidade chegue; Você não precisa de empréstimos para ficar rico. Por
isso, dizem: “Quem segue as leis da humanidade torna-se vanguardista. Quem
estabelece a justiça torna-se chefe dos soberanos”. Como você sabe que este foi
realmente o caso?”
“Uma vez, um rei do
reino de Wu chamada Fucha, contando com a força e a vastidão de seu país,
estava à frente do Império Celestial. Ele de repente atacou a capital de Chu, a
cidade de Ying, e pressionou Yue; os soberanos o obedeciam; mas no final ele
mesmo foi morto e seu reino pereceu, eles foram destruídos pelos habitantes do
Reino do Meio. Por quê? Porque Fucha estava constante-mente pensando em como
alcançar o domínio sobre as pessoas; porque ele trouxe problemas para si mesmo
por amar governar no Reino do Meio, contando com a força e a vastidão de seu
reino. Era uma vez, os pequenos domínios de Lai e Ju gostavam de intrigar, e
Chen e Cai gostavam de enganar. Ju confiou no apoio Yue e foi destruído, Cai
contou no apoio Jin e pereceu. Todos eles, na esfera interna, espalham o
engano, e na esfera externa eles trouxeram desastre sobre si mesmos por
excessiva credulidade em sua atitude
para com os governantes. Visto desse ponto de vista, os infortúnios e desastres
de reinos fortes e vastos, bem como fracos e pequenos, tornam-se aparentes no
exemplo dos eventos do passado”.
[...]
“Agora, no Reino do
Meio, iguais em força, eles não são capazes de destruir uns aos outros; eles só
podem, tendo parado as tropas, agir por último. Eles devem fazer para que
outros, causando raiva, punam os injustos; eles devem, escondendo os verdadeiros
objetivos das hostilidades, referir-se ao fato de que eles defendem a justiça.
Neste caso, eles têm a oportunidade de esperar calmamente a queda do céu. Quem
tem clareza sobre os assuntos dos governantes, quem conhece a face da terra,
não estabelece relações familiares com os vizinhos, não troca reféns com eles,
mas procura fortalecer a confiança. Eles não têm pressa, mas rapidamente
conseguem o que querem, estabelecem relações com ambos, mas não mudam; arrancar
conjuntamente dos outros a terra, mas não sentir inveja um do outro; ambos são
fortes, mas fortalecem a intimidade entre si. Como isso está acontecendo? Na
situação atual, eles se unem por preocupações comuns e usam as tropas pelo
desejo de lucro. Como você sabe que isso é verdade? Uma vez, os reinos de Yan e
Qi lutaram no labirinto das montanhas Huan. Yan foi derrotado e perdeu seu
exército. O povo Hu atacou vários condados de Loufan, sujeitos ao reino Yan,
capturou seus touros e cavalos. Mas, afinal, Hu e o reino Qi não estão
relacionados há muito tempo e, durante as hostilidades, eles também não fizeram
alianças e não trocaram reféns para intrigar Yan. Mas por que eles gravitaram
tanto um em relação ao outro?”
“Sua posição era
determinada por preocupações comuns e eles usavam as tropas com o desejo de
lucro. A julgar por isso, se eles fizerem alianças com aqueles que estão em uma
posição semelhante, eles se beneficiarão por muito tempo; se, depois de outros,
forem tomados por armas, podem obrigar os governantes a servirem a si mesmos.
Por esta razão, um soberano razoável e um oficial perspicaz, se eles realmente
querem estabelecer o objetivo de alcançar a hegemonia, não são os primeiros em
guerras e ataques. A guerra é prejudicial ao país, prejudica tanto a capital
quanto os condados. São poucos os que, tendo primeiro sofrido danos, poderiam
então se dar bem com os governantes. Há morte em tal guerra. Quando os
estudiosos ouvem falar da guerra, eles contribuem com fundos privados para
enriquecer o exército, colocam comida e bebida nos mercados para receber com
hospitalidade os guerreiros destemidos. Funcionários quebram flechas para fazer
fogo, matam touros para tratar soldados; tal é o caminho do empobrecimento do
país e do soberano. Todos os habitantes do reino oferecem orações, o soberano ora
secretamente pela prevenção de desastres. E nas grandes cidades comerciais, e
nos pequenos condados, eles erguem altares da terra, em todos os assentamentos
que têm mercados, eles deixam os assuntos cotidianos e se dedicam ao cuidado do
governante. São planos que levam o país à desolação. De fato, no segundo dia da
guerra, os cadáveres dos mortos e feridos apoiados por amigos serão encontrados
em todos os lugares; embora o sucesso seja alcançado, as perdas no exército e
os gemidos dentro do país ferirão o coração do soberano. Os mortos arruínam
seus parentes com despesas para o enterro, os feridos gastam dinheiro na compra
de remédios, os que permanecem ilesos organizam festas com bebidas em suas
famílias e se divertem com avidez, portanto as despesas para eles são iguais às
despesas para os mortos e feridos. Por isso, mesmo em dez anos, os campos não
compensarão os danos causados ao povo. Quanto às despesas no exército, acontece
que os machados de batalha e picaretas estão quebrados, os anéis e as cordas dos
arcos, as bestas danificadas, as carruagens quebradas, os cavalos conduzidos e
mais da metade das flechas disparadas. O que o palácio gastou privadamente em
armaduras e armas, bem como o que honrados guerreiros e dignitários esconderam,
o que os servos soldados e cavalariços roubaram, não será nem mesmo compensado
pela renda dos campos em dez anos”.
“Existem poucos no
Império Celestial que poderiam, tendo incorrido nessas despesas duplas,
conviver com os governantes de outros domínios. Despesas em um ataque às
cidades: o povo conserta suas roupas, monta aríetes e galpões, famílias são
reunidas e amontoadas em abrigos. Dentro do país, o estoque de moedas em forma
de faca e ouro seca; os guerreiros se esgotam na terraplenagem e os líderes
militares não tiram as armaduras; na melhor das hipóteses, apenas alguns meses
após o início do cerco é possível capturar a cidade. Os líderes não têm forças
para se engajar em ensinamentos, os soldados se entregam ao fim da causa
militar, então poucos são os que, tendo dominado as três cidades, poderiam
derrotar o inimigo. Guerras e ataques não são o que você precisa em primeiro
lugar. Como se sabe que é assim?”
“Certa vez, Zhi Boyao
atacou os clãs Fan e Zhongxing, matou seus líderes, destruiu seus bens, além
disso, no oeste ele sitiou Jingyang; ele apreendeu duas posses e mergulhou um
soberano na tristeza, então alcançou o auge do sucesso nos assuntos militares.
No entanto, no final, Zhi Bo foi morto, seu estado pereceu e no Império
Celestial ele se tornou objeto de ridículo. Qual é a razão para isto? No fato
de ter sido o primeiro a usar tropas e trazer infortúnio para si mesmo ao
destruir dois governantes. Certa vez, Zhongshan liderou todas as suas tropas em
direção aos exércitos de Yan e Zhao. No sul, na batalha de Changzi, derrotou a
casa de Zhao; no norte, na batalha de Zhongshan, derrotou o exército Yan e
matou seu comandante. Afinal, Zhongshan, um estado com mil carros de guerra, e
tendo enfrentado dois reinos que tinham dez mil carros cada, venceu duas
batalhas consecutivas; foi o auge do sucesso em combate. No entanto, mais tarde
este estado pereceu, e seu governante caiu em submissão ao reino de Qi”. “Por
quê? Porque inadvertidamente eles trouxeram problemas para si mesmos com
guerras e ataques. Com base nisso, os danos causados por guerras e ataques
podem ser vistos pelo exemplo dos acontecimentos do passado. Aquele que em
nosso tempo é considerado hábil em assuntos militares, obtém vitórias até o fim
da guerra; quando ele defende a cidade, ele não pode ser forçado a se render.
Todo o Império Celestial o chama de habilidoso. Mas se algum reino, tendo-o
adquirido, lhe confiar a defesa, isso não trará nenhum benefício ao reino. Ouvi
falar de grandes conquistadores que a maioria de seus guerreiros perece e seus
exércitos estão ainda mais enfraquecidos, quanto a aqueles que não podem ser
forçados a se render enquanto defendem cidades, então os habitantes das cidades
confiados a eles estão exaustos , e os arredores das cidades são devastados. Se
os guerreiros morrem ao lado e o povo está exausto em suas casas, se os bairros
das cidades que ficam dentro das fronteiras são devastados, isso não traz
alegria para o rei. Afinal, o alvo do alvo não foi culpado de pessoas, mas eles
atiram nele com arcos e bestas. Aquele que é pego se alegra, aquele que erra,
lamenta. Velhos e jovens, nobres e vis estão unidos pelo desejo de perfurá-lo
com uma flecha.
[...]
Ouvi dizer que não é o
exército que está na base dos ataques e das guerras: que tenhas um exército de
um milhão de homens, você será derrotado nos salões do palácio. Deixe você ter
comandantes iguais a He Lu e Wu Qi, mas eles serão capturados dentro de casa, a
queda de uma cidade com uma parede de mil zhangs de comprimento pode ser
decidida entre xícaras e mesas, um aríete de cem chi pode ser concebido na
esteira de dormir. Por isso, sem interromper o toque dos sinos, o som dos
tambores, as melodias das flautas e das cítaras, pode-se expandir as terras e
alcançar o desejado; sem esquecer as alegrias trazidas por músicos e cantores, bem
como o riso dos bobos da corte, em um dia você pode colocar as mãos nos
governantes.
[...]
Portanto, a melhor
maneira de estabelecer a causa de Rei é forçar o Império Celestial a trabalhar
e descansar; trazer o tumulto ao Celestial, mas permanecer em repouso. Se os
governantes pensarem que seus planos não se tornarão realidade, então as
tristezas destinadas a você não visitarão seus reinos. Como se sabe que é
assim? Que a paz e a bondade estejam comigo, e o cansaço e a turbulência
estejam no Império Celestial - este é o caminho de Rei. Quando as melhores
tropas se aproximam, repele-as, quando se aproximam os cuidados, evita-as; faça
os governantes pensarem que seus planos não se tornarão realidade, então em
seus reinos não haverá tristezas destinadas a você.
Planos do Reino Chu
Handan estava cercada.
Zhao Sixu dirigiu-se a Chu Wang [rei de Chu]: “Para você, Wang, é melhor não
apoiar Zhao, mas ajudar a fortalecer Wei. Se Wei se fortalecer, suas aquisições
em Zhao serão mais extensas. Se Zhao não conseguir chegar a um acordo com Wei,
ele terá que fortalecer suas defesas. Como resultado, ambos serão esgotados.
Jing She disse: “Errado. Você, Zhao Sixu, não entendeu que ao atacar Zhao, Wei
só tinha medo de um golpe por trás de Chu. Se Zhao não for ajudado, Zhao
desenvolverá uma situação que ameaça sua morte, e Wei não se importará com a
posição de Chu; isso significa que Chu e Wei irão, por assim dizer, se opor
conjuntamente a Zhao. Ele sofrerá graves danos. Como pode dizer que ambos serão
esgotados? Além disso, Wei ordenará que suas tropas invadam profundamente Zhao,
e Zhao estará em uma posição que ameaça a morte, mas não haverá ajuda de Chu.
Então Zhao certamente se unirá a Wei para conspirar contra Chu. Portanto, é
melhor para você, Wang, ajudar o reino de Zhao, mas com pequenas forças. Zhao,
contando com a fortaleza de Chu, lutará contra Wei, e Wei, zangado com a
resistência de Zhao e vendo que a ajuda de Chu não é suficiente para ter medo,
não deixará Zhao sozinho. Se Zhao e Wei se enfraquecerem, e Qi e Qin chegarem a
um acordo com Chu, então o reino de Wei pode ser derrotado”. Então o reino Chu
enviou Jin She para reunir tropas para ajudar Zhao.
Handan caiu e Chu
capturou as terras de Wei entre os rios Sui e Wei.
*
Zhuang Xin disse ao rei
Xiang de Chu: “À sua esquerda está Zhouhou, à sua direita está Xiahou,
Yanlingjun e Shoulingjun o acompanham durante as viagens. Esses quatro
concentraram todo o poder em suas mãos, entregaram-se à libertinagem,
atolaram-se em excessos e não prestaram atenção aos assuntos de estado. A
capital do reino, a cidade de Ying, certamente estará em perigo!” Xiang Wang
disse; “Sua mente foi escurecida pela velhice, professor? Você está planejando
confundir os habitantes do Reino Chu com suas previsões?” Zhuang Xin disse; “Eu
realmente vejo que tudo será assim, mas nunca ousarei confundir os habitantes
do Reino Chu com previsões. Se você, soberano, não remover seus quatro
favoritos, o reino de Chu perecerá. Peço permissão para me retirar para Zhao e,
permanecendo lá, acompanhar o desenvolvimento dos eventos”
Zhuang Xin foi para
Zhao e lá permaneceu por cinco meses. Qin realmente capturou Yan, Ying, Wu,
Shangcai e Chen. Xiang-Wang fugiu e se trancou em Chengyang. Então um
mensageiro foi enviado com uma escolta a cavalo para chamar Zhuang Xin de Zhao.
Zhuang Xin disse: "Concordo". Quando Zhuang Xin chegou, o rei Xiang
disse a ele: “Eu falhei em tirar vantagem de suas palavras, professor, e é
assim que as coisas se tornaram desordenadas. O que fazer?".
Zhuang Xin respondeu a
ele: "Eu ouvi as pessoas dizerem: 'Quando você vê uma lebre, não é tarde
demais para voltar com ordens para o seu cachorro. Quando uma ovelha está
faltando, não é tarde demais para consertar o curral." Ouvi dizer que nos
tempos antigos, Tang e Wu ascenderam nas terras a cem li, e Jie e Zhou morreram possuindo o Império Celestial.
Agora, embora o reino de Chu seja pequeno, se você cobrir as perdas em um lugar
com excedentes em outro, então você terá apenas cem terras e não vários
milhares? Você não viu as libélulas? Ela tem seis pernas e quatro asas; ela voa
entre o céu e a terra, abaixa o bico e pega mosquitos e voa, levanta e bebe o
orvalho; acredita que não tem preocupações, que não discute com as pessoas. Ele
não sabe que um menino de cinco chi já está preparando um fio untado com cola.
Ele vai jogá-lo a uma altura de quatro jens e derrubar uma libélula para
jogá-lo para alimentar as formigas. Esta libélula é tão pequena. O pássaro
amarelo segue o mesmo caminho. Abaixando a cabeça, bica os grãos, busca abrigo
em um matagal de árvores, bate as asas; acredita que não tem preocupações, que
não discute com as pessoas. Ele não sabe que as pessoas pertencentes à casa do
rei já seguram uma besta na mão esquerda. Ao atirar nela a uma altura de dez
ren, eles a transformarão em uma isca para sua espécie. Durante o dia, ela
brincava no matagal das árvores e, à noite, cozida em salmoura, desaparecia
instantaneamente nas mãos dos parentes do rei. Este pássaro amarelo é tão
pequeno. O cisne segue o mesmo caminho. Ele nada em rios e mares, descansa na
superfície de grandes lagos, abaixando a cabeça, agarrando carpas e enguias,
levantando-a, bicando plantas aquáticas; batendo as asas, decola atrás do vento
fresco e, apanhado por seu impulso, corre para cima; acredita que não tem preocupações,
que não discute com as pessoas. Ele não sabe que o atirador já preparou suas
flechas de cana e arco preto, e já aprontou sua flecha amarrada. A uma altura
de cem jen, uma ponta de flecha de sílex irá atingi-lo, uma corda fina irá
puxá-lo, arrancá-lo do vento fresco e jogá-lo no chão. Por isso, durante o dia
ele nada nos rios e à noite acaba em um caldeirão. Este cisne é tão pequeno,
mas a mesma coisa aconteceu com Shenghou da posse de Tsai. Ele viajou para o
sul para altas colinas, escalou o Monte Wushan no norte, deu água a cavalos no
rio Zhusi, comeu peixes pescados nas ondas do rio Xiang, montou cavalos em
Gaocai na companhia de jovens concubinas e favoritos, mas não atendeu aos
assuntos de sua posse. Ele não sabia que Zifa recebeu uma ordem de Xuan Wang
para amarrá-lo com um cordão vermelho e entregá-lo a Chu. Os assuntos de Cai
Shenghou são insignificantes, mas os seus, soberano, são os mesmos. À sua
esquerda está Zhouhou, à sua direita está Xiahou, durante as viagens você é
acompanhado por Yanlingjun e Shoulingjun. Comem o grão que lhes é dado como
salário e carregam o ouro retirado das Câmaras Quadradas. Você cavalga com eles
em Yunmeng, mas não presta atenção à situação na China. Você não sabe que
Zhanhou acabou de receber uma ordem de Qin Wang para fechar o posto avançado de
Minsai e expulsá-lo de lá”.
Quando Xiang Wang ouviu
isso, seu rosto mudou e ele próprio tremeu de medo. Então ele deu a Zhuang Xin
o título de Portador do Cetro de Jade e fez dele o mestre de Yangling,
concedendo-lhe as terras ao norte do rio Huai.
*
Zhao enviou Wei Jia
para ver o Chunshenjun. O convidado perguntou: “Ó senhor, você tem um
comandante?". Ele respondeu: “Sim. Vou nomear Linwujun como general.” Wei
Jia disse: “Quando eu era jovem, adorava arco e flecha. Eu quero, entre as
histórias sobre arco e flecha, encontrar um paralelo para nossa conversa. Você
vai permitir isso?" Chunshenjun permitiu. Jia disse: “Uma vez estávamos
sentados sob a alta torre de Genglei com um rei de Wei. Eles olharam para cima
e viram pássaros voando. Genglei voltou-se para Wei Wang: "Para você,
Wang, vou puxar um arco e, tendo feito um tiro, vou abater um pássaro."
Wei Wang disse: "Se sim, como pode um tiro ser tão incomum?”. Genglei
disse: "Acompanhe." Um pouco de tempo se passou e um ganso voador
apareceu do leste. Genglei o acertou.
Wei Wang disse:
"Como pode um tiro ser tão certeiro e incomum?". Genglei respondeu:
"Este ganso foi atormentado por uma doença oculta." Wang perguntou:
"Mestre, como você sabe disso?" Ele respondeu: "Ele voava
devagar, e seus gritos eram cheios de angústia. Ele voava devagar, porque
sofria de uma doença; seus gritos eram cheios de angústia, porque ele havia se
afastado do seu grupo por muito tempo. Por essa razão a doença não o deixou e o
medo tomou seu coração, e ele, tendo ouvido o som de uma corda de arco
abaixada, disparou, mas a doença o fez cair no chão. Afinal, Linwujun já foi
derrotado pelo reino de Qin, e o medo de Qin, como uma doença oculta, não o
deixa, ele não será capaz de se tornar um comandante capaz de repelir Qin”.
Planos do Reino Zhao
No reinado do rei
Huiwen de Zhao, o governante de Duping, Tian Dan, visitou Zhao She e disse a
ele: “Nunca fui contra suas leis de guerra, ó comandante. Não posso aceitar
apenas que você esteja reunindo muitos exércitos. Aquele que reúne muitos
exércitos priva o povo da oportunidade de cultivar a terra e é incapaz de
abastecer o estado com grãos, cumprir tarefas puxadas a cavalo e pagar
empréstimos. Significa ficar no caminho de sua própria queda. Eu não faria
isso. Ouvi dizer que o exército que estava com os soberanos dos tempos antigos
não ultrapassava trinta mil guerreiros, mas o Império Celestial os obedecia. E
você, o comandante, certamente deve ter à sua disposição um exército de cem ou
duzentos mil soldados e só então você começa a trabalhar. Não consigo aceitar
isso.”
Mafujun disse: “Você,
senhor, não apenas não compreendia os assuntos militares, mas também não
entendia a situação atual. Aqui está a espada de Gan Jiang do reino de Wu,
experimente na carne, cortará um touro ou um cavalo, experimente nos pratos e
panelas, e as quebrará; no entanto, se você bater em um pilar, ela se quebrará
em três partes, se você bater em uma pedra, ela se quebrará em cem partes. Se
agora um exército de trinta mil se levanta contra as tropas de um estado forte,
acontecerá o mesmo que com uma espada ao se aproximar de um pilar ou ao atingir
uma pedra. Além disso a espada de Gan
Jiang do reino de Wu é rara. Se a base da lâmina não for grossa, a ponta não
será penetrante; se a lâmina não for fina, a lâmina não cortará. Que a espada
tenha essas duas qualidades, mas não há virtudes contidas no anel no cabo, no
cabo e no cordão; se você pegar uma lâmina e apunhalar, ela não penetrará, mas
cortará sua mão. Se você, senhor, não tem um exército de cem ou duzentos mil
guerreiros, então seja como uma espada com um anel, um cabo e uma corda, mas
com um exército de apenas trinta mil guerreiros , como você pode alcançar o
sucesso no Reino do Meio? Além disso, nos tempos antigos as terras dentro dos
quatro mares eram divididas entre dez mil estados, mesmo nas grandes cidades o
comprimento das paredes não ultrapassava trezentos zhangs; mesmo onde havia
muitos habitantes, seu número não ultrapassava três mil famílias. Se então eles
estavam reunindo um exército de trinta mil soldados, seria difícil repeli-los?
Agora aquele território, onde havia dez mil estados, está dividido entre os
sete Estados em Guerra. Mesmo quando eles podem ter um exército de várias
centenas de milhares guerreiros, eles desperdiçam anos, como aconteceu com o
seu senhor, o reino de Qi. Qi atacou o reino Jing, mas a guerra só terminou
depois de cinco anos. Zhao atacou Zhongshan com seus soldados, mas as tropas
retornaram apenas cinco anos depois. Agora Qi e Han são iguais em força, mas
durante o cerco das capitais ou durante o ataque a elas, alguém se atreve a
dizer: "Vou salvá-la com trinta mil guerreiros?!". Agora cidades com
muros de mil zhangs, assentamentos com dez mil famílias se olham. Se você
tentar sitiar uma cidade com um exército de trinta mil soldados contra fortes
paredes de mil zhangs, então o cerco será apenas um de seus cantos, e tal exército
é inadequado para a guerra no campo. Onde você está, senhor, pretendendo usar
este exército? O dono de Dupin, suspirando pesadamente, disse: "Não posso
me comparar a você."
*
Um convidado
estrangeiro, tendo se encontrado com o rei de Zhao, disse: “Eu realmente ouvi
que você, Wang [rei], deu instruções ao seu povo para comprar cavalos?".
Wang disse: "Na verdade, eu fiz." Ele continuou a perguntar: “Por que
ninguém foi enviado para comprar os cavalos ainda?". Wang disse: "Não
consigo encontrar ninguém que conheça cavalos." Ele respondeu: “Por que
você não manda Jianxinjun, Wang?”. O rei disse: "Jianxinjun está ocupado
com assuntos de estado e, além disso, ele não entende de cavalos." -
"Por que você não manda Jiji, Wang?" Wang disse: "Jiji é uma
mulher casada e não entende de cavalos". Ele em resposta perguntou: “Se os
cavalos comprados forem bons, a posição do reino se fortalecerá?". O rei
disse: "Isso não fortalecerá o reino." “E se os cavalos comprados
forem tolos, isso será um perigo para o reino?” O rei disse: "Não há
perigo para o reino nisso." O convidado respondeu: “Nesse caso, se o
cavalo comprado é bom ou ruim, ele não trará nem dano nem benefício ao reino.
No entanto, você, rei, antes de comprar um cavalo, quer esperar por uma pessoa
experiente sem falta. Hoje em dia, erros foram cometidos na administração do
Império Celestial, o Estado caiu em desolação, os altares de terra e cereais
não recebem mais sangue sacrificial e comida; no entanto, por que você, Wang,
não esperou por uma pessoa experiente, mas entregou o reino a Jianxinjun?” Zhao
Wang não respondeu. O convidado estrangeiro disse: “As leis de Yan Kuo
mencionam as chamadas doenças da amoreira. Você sabe sobre isso, rei?". O
rei disse: "Não ouvi falar disso." - “As chamadas doenças da amoreira
são como os bajuladores, que se imiscuem entre os cortesãos, assim como esposas
e jovens favoritos. Todos eles podem tirar proveito de sua embriaguez e
conseguir o que querem de você. Assim, se eles conseguem entrar no palácio,
fora dele os dignitários pervertem as leis. Portanto, o sol e a lua têm brilho
espalhado sobre a superfície externa, mas a morte está escondida dentro deles.
Você desconfia daqueles a quem não ama e os problemas espreitam entre seus
favoritos”.
Planos do Reino Wei
No 8º ano de reinado,
alguém se voltou para o Wei Wang [rei de Wei]: “ Nos tempos antigos, a posse
Cao contava com o apoio do reino Qi e
tratou o reino Jin com desdém, mas agora Qi foi para a guerra contra domínios
Li e Ju, e os Jins mataram Cao. Zeng contou com o apoio de Qi, tratou Yue com
desrespeito, mas em Qi, Hezi se rebelou e pessoas de Yue mataram Zeng. Zheng
contou com o apoio de Wei, tratou Han com desdém, mas então Wei atacou o posto
avançado de Yuguan e a casa de Han destruiu Zheng. Yuan, contando com o apoio
da tribo Qindi, tratou Jin reino com desdém, mas o Qindi teve uma grande quebra
de safra e o povo de Jin destruiu Yuan. Zhongshan, contando com o apoio de Qi e
Wei, tratou Zhao com desdém, mas agora
Qi e Wei entraram em guerra contra Chu, e Zhao conquistou Zhongshan.
A razão para a morte de
todos esses cinco domínios é que eles dependiam do apoio de alguém. Isso
aconteceu não apenas com os cinco domínios, todos os domínios perdidos do
Império Celestial seguiram o mesmo caminho. Afinal, os motivos que transformam
os Estados em aliados pouco confiáveis são muito numerosos, as mudanças nessa
situação são inúmeras. Alguns deles não são confiáveis, porque os assuntos de
administração e esclarecimento do povo estão em desordem lá, os mais altos e os
mais baixos são privados de unanimidade. Outros não são confiáveis porque estão
em perigo diante de outros governantes e estados vizinhos. O terceiro motivo é
porque lá houve uma quebra de safra e as provisões se esgotaram. Alguns são
inconstantes, buscando ganhos ou vivendo perto de problemas, de modo que
determinamos que esses reinos não são confiáveis. Agora, Wang, você confia no
poder do reino de Chu e acredita nos discursos de Chunshenjun e, portanto, você
se opôs diretamente a Qin e por muito tempo não consegue descobrir se a posição
de Chunshenjun não mudou; neste caso, apenas você, rei, cairá sob o perigo de
Qin. Você, rei, possui um reino com dez mil carros e é guiado pela vontade de
uma pessoa, esta posição não me parece muito segura. Eu quero que você, rei,
pense sobre isso com cuidado."
Planos do Reino Han
Qin e Han lutaram em
Zhuoze, a casa de Han estava em uma posição extremamente apertada. Gongzhong
Ming disse a Han Wang [o rei de Han]: “É impossível confiar em reinos aliados. Agora, no coração
de Qin, nasceu o desejo de ir à guerra contra Chu. É melhor para você, Wang,
buscar a paz com Qin através de Zhang Yi; dê a ele uma cidade famosa e vá para
a guerra com ele contra Chu, este é um plano com o qual você pode obter lucros
duplo. Han Wang disse: "Bom". Então eles fizeram o que Gongzhong
aconselhou e se prepararam para iniciar negociações no oeste com o reino de Qin contra Chu.
Ao ouvir isso, o rei de
Chu ficou com muito medo. Ele falou com Chen Zhen e o informou dos planos de
Han. Chen Zhen disse: “Qin planeja entrar em guerra conosco há muito tempo. Se
agora receber dos Han a famosa cidade e o equipamento militar dado por eles, o
exército unido de Qin-Han invadirá as regiões do sul, então tudo o que foi
rezado nos templos em Qin será cumprido. Se Qin receber isso hoje, o reino de
Chu não escapará da invasão das tropas de Qin. Você, rei, ouça meu conselho: dê
um alarme entre os habitantes dentro dos quatro limites do país, retire as
tropas sob o pretexto de ajudar os Han, ordene que as carruagens de guerra
preencham as estradas, envie mensageiros, aumente o número de carruagens
destinado a eles, dê-lhes mais dinheiro; faça o reino de Han acreditar que você
o ajudará. Se o Han não nos obedecer, certamente o tratará com respeito e
deixará de seguir Qin, então não haverá aliança entre Qin e Han. Mesmo que as
tropas invadissem, Chu não sofreria muitos danos. Se Han puder, depois de ouvir
nosso conselho, romper com Qin, então Qin ficará muito zangado, voltará seu
profundo ódio contra Han; Han, tendo recebido apoio de Chu, tratará Qin com
desprezo, se oporá a Qin, esquecendo-se de qualquer cautela. Assim, cansaremos
os exércitos de Qin e Han e aliviaremos as preocupações de Chu.” O rei de Chu
estava muito feliz. Logo ele anunciou um alarme entre os habitantes dentro dos
quatro limites do país, selecionou tropas sob o pretexto de ajudar os Han,
enviou mensageiros, aumentou o número de carroças destinado a eles, deu-lhes
muito dinheiro, ordenou que dissessem ao rei de Han: “Embora meu país seja
pequeno, todas as tropas nele já foram colocadas em alerta. Deixe seu reino
decidir por conta própria como deve tratar Qin, mas estamos pronto para
sacrificar o reino de Chu pelo bem de Han.”
Han Wang estava muito
feliz. Então ele deteve Gongzhong. Gongzhong disse: “Você não deveria fazer
isso. Afinal, Qin nos notifica das reais intenções e Chu oferece uma falsa
ajuda. Se procurarmos apoio no engano de Chu e rompermos facilmente com o
poderoso reino de Qin, que é nosso inimigo, seremos ridicularizados pelo
Império Celestial. Além disso, Chu e Han não estão ligados por laços fraternos
e não fazem parte de uma aliança que planeja uma guerra contra Qin. Qin quer
atacar Chu, e Chu colocou as tropas em alerta sob o pretexto de ajudar Han.
Este é definitivamente o plano de Chen Zhen. Você, Wang, envie um mensageiro
com um relatório para Qin. Afinal, se você não fizer isso, enganará Qin. Se
você negligenciar o forte Qin e começar a confiar nos conselheiros de Chu,
ficará com remorso. O rei Han não o ouviu e logo rompeu relações com Qin. Qin
ficou realmente muito zangado, moveu tropas e entrou em batalha com a Casa de
Han em Anmen. A ajuda de Chu não chegou a tempo e a Casa de Han sofreu uma
grande derrota. O exército da Casa de Han não era pequeno nem fraco, e seu povo
não era estúpido nem ignorante. Mas o exército Han se tornou a presa do reino
de Qin, e os sábios Han se tornaram motivo de chacota para o reino de Chu. O
erro de Han Wang foi que ele ouviu Chen Zhen e rejeitou o plano proposto por
Gongzhong Ming.
Planos do Reino Yan
Zhao estava se
preparando para marchar contra Yan. Su Dai, agindo no interesse do reino de
Yan, voltou-se para Huiwen, rei de Zhao: “Quando eu estava cruzando o rio Yi
hoje, aconteceu que o calor fez a ostra se destacar um pouco, e o pássaro pescador
começou a bicá-la. A ostra juntou as conchas e beliscou o bico. O pássaro
pescador disse: ‘Se não chover hoje e não chover amanhã, você morrerá’. A ostra
disse ao pássaro: ‘Se hoje eu não te deixar ir e amanhã eu não te deixar ir,
então você morrerá’. Cada um não concordou em soltar o outro, e o pescador
conseguiu agarrar os dois. Agora Zhao está se preparando para atacar Yan. Yan e
Zhao serão arrastados para uma longa rivalidade que desgastará seus povos.
Receio que o poderoso Qin aja como um pescador, então quero que você pense
sobre isso com cuidado”.
Huiwen Wang disse:
"Bom."
Então Zhao parou os
preparativos para a campanha.