Zhongjing 忠經 "Livro da lealdade" é um tratado confucionista atribuído a Ma Rong 馬融 (79-166 ec) do período Han Posterior 後漢 (25-220 ec). Ma Rong foi um importante estudioso confucionista que escreveu muitos comentários sobre os clássicos confucionistas, e o “Livro da Lealdade” (“Zhongjing”) foi escrito no período de 147 a 166, quando o autor esteve no cargo de governador (taishou) da região de Nanjun, no território da atual província de Hubei.
Prefácio
O Livro da Fidelidade foi escrito sob a
influência do Livro da Piedade Filial. Confúcio disse que a essência da
piedade filial é servir ao soberano, e aquele que sabe o que é piedade filial é
capaz de encarnar a fidelidade de um súdito. Demonstrando fidelidade e
piedade filial, retribuem a misericórdia ao soberano e aos pais, cumprem o
dever de súdito e filho. A lealdade não deve ser negligenciada no Estado,
a piedade filial não deve ser abandonada na família. Mas há um tratado
sobre piedade filial, mas ainda não houve um tratado sobre fidelidade de um
assunto, e, portanto, eu, interpretando as palavras de Confúcio, escrevi este
“Livro da fidelidade”.
O atual soberano tem a aparência, como
Pao e Xuan, como Xun e Hua, de ser virtuoso, e não há cantos tão remotos onde ele
não encontraria assistentes e sábios.
Eu, Ma Rong, um sujeito que vive em
reclusão, de natureza irracional e simples, contemplado por favores generosos -
como posso eu ficar em silêncio? Escrevi este trabalho na esperança de contribuir
um pouco para o governo, embora minhas palavras e argumentos sejam tão vazios
que nem valeria a pena pronunciá-los!
A fidelidade existe porque vive nas instruções. As
instruções são abrangentes! O que pode ser acrescentado sobre lealdade de
um súdito e piedade filial?
Tendo destacado o principal e o
secundário, eu compilei capítulos, citando o “Livro das Canções” e o “Livro dos
Documentos”, e expliquei a essência principal. Aprendi com verdades
antigas, e como ousaria imitá-las?
Vendo suas semelhanças e diferenças,
tive que citá-las sequencialmente; ou em paralelo para mostrar seu conteúdo; ou
mover para combiná-las com base na semelhança; ou encurtar para
simplificá-las; ou adicionar para afirmar exaustivamente a sua
essência. Assim, comparei a fidelidade com a piedade filial, e também
escrevi dezoito capítulos para glorificar a mais alta justiça neles, para
encorajar a sinceridade perfeita, para determinar o principal em governar o Estado,
o principal em servir ao governante.
Eles começam com a afirmação no caminho
da virtude e terminam com a conquista do mérito. Este é o significado do
Livro da Fidelidade.
Prefácio com reverência composto por
mim.
Espíritos do céu e da terra
Nos tempos antigos, quando reinava a
ordem perfeita na Terra, os governantes e o povo possuíam uma única virtude, e
o Céu os enviou para essa felicidade. Foi assim que o Caminho (Tao) da
fidelidade foi incorporado.
De tudo o que existe debaixo do céu e
na terra, que circula entre as pessoas, nada é superior à fidelidade. A
lealdade é o meio, a mais alta justiça e imparcialidade. A imparcialidade
do Céu se manifesta na mudança das estações, na imparcialidade da Terra - na
geração dos seres, na imparcialidade das pessoas - na maior honestidade.
Aquele que mantém seu coração inteiro é
chamado de fiel.
Tudo o que constitui a base do Estado
não vem da lealdade? Com a ajuda da fidelidade, pode-se conciliar
governantes e súditos, pacificar o país, tocar os espíritos do Céu e da
Terra. E e as pessoas então?
Sabe-se que a fidelidade começa com as
pessoas, manifesta-se na família, encontra a sua concretização mais elevada no
Estado e em toda a parte é observada da mesma forma. Portanto, a fonte da
fidelidade está na pessoa, sua continuação na família, e a conclusão no Estado. Quando
uma pessoa tem um propósito, muitas bênçãos fluem para ela; quando a
família está unida, os parentes vivem em harmonia; quando o estado está
unido, dezenas de milhares de pessoas estão em paz. O “Livro de
Documentos” diz: “Só o puro e inteiro adere sinceramente ao caminho do meio”.
Sábios Soberanos
Somente governantes que possuíssem
virtude perfeita poderiam governar muitos estados. De cima para baixo, eles
se dirigiram a todos com respeito. Olhando para a montanha, serviram ao
Céu, voltando ao fundo à Terra, estando no meio ao país. Então eles
cuidaram das pessoas, e as pessoas foram transformadas sob sua influência, cada
uma, dando-lhes uma lealdade sincera.
É por isso que os soberanos devem
exercer extrema prudência, aumentar sua sabedoria dia a dia, dar salários aos sábios,
cargos aos capazes, dar exemplos para uma grande transformação. Quando os
favores do soberano se estendem por muito tempo, então as pessoas comuns o
seguem.
Portanto, os planos do monarca devem
ser grandes, as ações serem óbvias para todos no Império Celestial, o legado sobre
ele deve ser passado para as gerações subsequentes, e assim o Estado será
preservado na integridade, e os antepassados falecidos serão glorificados.
Esta é a lealdade de governantes
perfeitamente sábios. No “Livro dos Poemas” é dito sobre o Soberano
Wen-wang: “Ele serviu ao Senhor do Altíssimo Céu com glória, recebeu muitas
bênçãos e graças do Céu”.
Altos dignitários
No serviço de um dignitário ao
governante, a lealdade é o princípio fundamental. Tendo uma base sólida,
eles lutam pela transformação das pessoas.
As posições mais altas com o soberano
são como um corpo. Os dignitários servem, o soberano confia neles e,
graças a isso, os dignitários podem mostrar sua lealdade.
A lealdade consiste apenas em ajudar o
governante sem se poupar? Servir ao Estado, esquecendo-se da
família; manter as aparências, fazer discursos imparciais e em um momento
difícil preferir a morte à perda da virtude? A Lealdade se manifesta em
planos profundos, serviço altruísta, racionalizando o Estado, apaziguando o
povo.
O governante nomeia os sábios para
cargos a fim de estabelecer a ordem no Estado, e depois disso se senta, vestido
com roupas cerimoniais, e a transformação do povo é realizada por si mesma.
Tal soberano é reverenciado, como se
ele tivesse a grandeza do Céu e da Terra, a clareza do Sol e da Lua, a ordem
dos elementos Yin e Yang, a constância das estações. A virtude perfeita dele
se derrama poderosamente em todos os lugares, e o louvor soa para ele. O “Livro
de Documentos” diz: “Que cabeça clara! Como as mãos e os pés são
confiáveis, com que segurança todas as coisas são feitas!”.
Oficiais
Se for estabelecido no Estado que os
funcionários são nomeados apenas por sua capacidade, os funcionários cumprem
respeitosamente seus deveres, isso não é a personificação do Caminho da
fidelidade?
Quando um homem nobre serve ao
soberano, ele vem e expõe seus planos; implementa-os segundo os princípios de
governo; em repouso medita em seu Caminho; no serviço observa o
ritual. Desempenhando o ofício, o homem nobre não hesita; ao discutir
assuntos, ele não conhece o medo; esquece de si mesmo por causa do Estado.
O inferior e o superior precisam um do
outro. Portanto, a fidelidade da burocracia está em glorificar as virtudes
do soberano. O “Livro dos Poemas” diz: “Faça o seu dever pacificamente no
serviço, Deixe o honesto viver no amor com o nobre!”.
Governantes e Ministros
Ao realizar uma posição, deve ser
claro; ao fazer negócios, deve ser imperturbável; afirmando o caminho
da virtude, deve-se ficar calmo. O calmo não tem paixões; o imperturbável
é alheio à injustiça; o esclarecido pode observar corretamente os
costumes. Se uma pessoa tem essas três qualidades, ela é capaz de
controlar as pessoas.
Um ministro nobre incorpora plenamente
sua fidelidade e habilidades, e assim alcança o cumprimento de decretos e
ordens, e aquele que não é capaz de governar não ouviu sobre as qualidades listadas.
Sabe-se que todas as pessoas querem uma
vida tranquila. Seguindo a orientação de um homem nobre, eles a
conquistam. Todos lutam pela riqueza. Ao ouvir os ensinamentos de um
homem nobre, elas são enriquecidas. O nobre ministro as dota de humanidade
e justiça, e seus corações estão em paz. Ele as dirige com ritual e favor,
e seu espírito é fortalecido. Ele glorifica as virtudes do soberano para
aumentar sua influência transformadora. Ele interpreta as leis estaduais
para que não haja crimes. Quando um governante trata as pessoas como
crianças, elas o amam como um pai.
Esta é a lealdade de governadores e
ministros. E no "Livro dos Poemas" está escrito: "Meus
dignos e queridos convidados, O povo substituirá tanto a mãe como o pai".
Pessoas
O céu e a terra estão calmos se o
soberano tem virtude. Quando a virtude do soberano é óbvia para todos,
então os elementos Yin e Yang, vento e chuva estão em harmonia. O povo
confia em tal soberano e multiplica seus filhos.
Portanto, as pessoas reverenciam as
leis do governante, mostram amor filial e fraterno pelos entes queridos,
cumprem deveres, semeiam pão e colhem para pagar impostos ao governante.
Esta é a lealdade do povo. E no “Livro
de Documentos” é dito: “Se um homem é perfeito, então sob sua influência todos
os reinos serão colocados em ordem”.
Princípios de governo
A educação do povo com a ajuda da
virtude é a melhor maneira de governar: as pessoas mudam imperceptivelmente
para melhor a cada dia. A aplicação de medidas é a maneira usual de
governar: as pessoas não têm escolha a não ser fazer o bem. O uso da
punição é um método extremo de controle: as pessoas tremem e não se atrevem a
fazer o mal.
Ao recorrer à punição, deve-se ser
moderado e imparcial; ao governar com a ajuda de instituições, é preciso
ser sucinto e hábil; transformando com a ajuda da virtude, é preciso ser
iluminado e constante.
A virtude é o principal na
gestão. Se o soberano depende de instituições e não tem virtude, ele é
limitado; se ele aplica punições e não tem virtude, então ele é cruel.
Portanto, um homem nobre presta toda a
sua atenção à virtude, melhora as instituições, respeita as leis. Se sua
fidelidade é constante, então a confiança nele é óbvia. Se ele fizer isso
incansavelmente, haverá pessoas que não serão cobertas pelos benefícios do
governo?
No “Livro das Canções” é dito sobre
Shang Tang: “Governando em todos os lugares, ele era gentil com todos! O céu o abençoou
com muitos favores”.
Questões militares
O governante usa a força militar para
intimidar o Império Celestial e pacificar muitas pessoas. A virtude
perfeita é derramada sobre os bárbaros Zhun e Yi. Aquele que é digno de
ser líder militar tem a humanidade para atrair pessoas; justiça para
inspirá-los; adere ao ritual para instruí-los; inspira confiança para
gerenciá-los; os incentiva com prêmios; recolhe deles com a ajuda de
punições. E uma pessoa que incorpora essas seis qualidades é considerada
benéfica.
Os guerreiros servem a tal pessoa com
todo o coração, dão toda a sua força, arriscam a vida, ao atacar, conquistam
vitórias, ao defender, repelem.
Este é o Caminho dos preparativos
militares.
O “Livro dos Poemas” diz: “Um bravo
guerreiro serve ao príncipe como fortaleza e escudo”.
Para estudar os humores das pessoas
Quando um dignitário, tendo recebido o
comando do Filho do Céu, vai estudar os humores do povo do Império Celestial,
então sua audição não pode deixar de ser sensível, sua visão não pode deixar de
ser afiada. Se a audição for sensível, então o dignitário é capaz de
resolver as coisas; se a visão é aguçada, ele sabe discernir a
verdade. Se um sujeito adere à verdade, ele é fiel, se ele entende nas
ações, então ele é consciencioso.
Um homem nobre esquece os interesses
pessoais, mantém uma aparência estrita, não prejudica a verdade, não prejudica
as pessoas. Recomendando para cargos, ele não é suscetível a qualquer
influência; promove o bem e erradica o mal.
Se observando isso, eles servem, então
eles alcançam o sucesso, e se eles saem do posto, eles não deixam
descontentamento para trás.
Quando isso acontece, então no Império
Celestial todos cumprem diligentemente seus deveres oficiais e miríades de
estados estão em paz.
No "Livro dos Poemas" diz-se:
"E os cavalos galopam e chicoteiam chicotes". Então diz-se sobre
o desejo de pedir conselhos rapidamente.
Exercer a piedade filial
Um filho respeitoso certamente valoriza
muito a fidelidade. Se ele não tiver a Honra certa, então ele não
incorporará o Caminho em nada. Sem fidelidade, eles perdem o que têm,
prejudicam a si mesmos e trazem desgraça para seus pais. Portanto, um
marido nobre, para ser respeitoso com seus pais, deve primeiro mostrar lealdade
ao soberano. Ele esgota sua lealdade, e então a felicidade e a honra o
encontram.
Pois quem cuida de seus pais, sendo
cheio de amor e respeito por eles, estende esses amor e respeito a outras
pessoas. Isso se chama piedade filial. O Livro das Canções diz: “A
seu filho não faltará amor, abençoe você para sempre, senhor!”.
Melhorar a administração do governo
Governando o Estado, um monarca
esclarecido promove o honesto, e remove o vil. Um torto nunca é fiel, um
fiel é sempre honesto. Antes de tudo é necessário levar em conta se é uma pessoa
honesta ou não, e só então encontrar o uso de suas habilidades. Portanto,
os mentores dos herdeiros do trono devem ser virtuosos, e os assistentes mais
próximos dos governantes devem ser sábios e honestos. As pessoas dentro
das fronteiras do estado são pacificadas com a ajuda do esclarecimento, e
aqueles que vivem fora do país ficam assustados com o recurso à força
militar. As pessoas se submetem sob a influência do ritual e da música,
cuidado, lembrando leis e punições.
Portanto, se uma grande transformação é
amplamente derramada sobre o povo, bárbaros se submetem, os súditos vivem em
paz e felicidade, o Estado está em paz e prosperidade.
É o que acontece quando o soberano sabe
fazer nomeações corretas aos dignitários, e quando os inferiores são fiéis
aos superiores e os superiores inspiram confiança neles.
No "Livro das Canções" é dito
que "ajudantes da luz" inspiraram a calma de Wen-wang.
Alcançar um governo perfeito
Nos tempos antigos, os sábios governantes
olhavam para o mundo através dos olhos do povo do Império Celestial, ouviam-no
com seus ouvidos e consideravam os corações das pessoas como seus
corações. Tais soberanos sentavam-se em roupas cerimoniais, e as pessoas
se transformavam; eles permaneceram calmos, e mais nada foi exigido
deles. Pode-se dizer que este foi o governo perfeito.
Se o soberano luta por um governo
perfeito, é realmente difícil alcançá-lo? Se ele governa a inação, então o
próprio Império Celestial entra em ordem. Se ele mesmo não tem dúvidas,
então todos no Império Celestial confiam nele sem esforço. Se ele é
imparcial, então a justiça é naturalmente estabelecida no Império
Celestial. Se ele despreza raridades, então as pessoas não conhecem o
interesse próprio. Se ele rejeita o luxo, então as pessoas não são
exigentes. Se ele adere ao verdadeiro, então as pessoas não recorrem ao
falso. Se ele honrar a conformidade, as pessoas não competem. Tal soberano
consegue que a paz reine nos corações das pessoas, e os bons costumes sejam
estabelecidos no Império Celestial; ele torna a vida das pessoas alegre,
prolonga seus anos. E sua virtude excelente, inescapável e perfeita está
em harmonia com a natureza.
O Livro dos Poemas diz: “Não confiando
em seu conhecimento e experiência, Yu obedeceu aos preceitos dados pelo Senhor”.
Louvando a maior sabedoria
O súdito fiel se orgulha da grande
virtude do soberano; O súdito fiel se envergonha da virtude insuficiente
do soberano. A pequena virtude ele preenche, a sabedoria perfeita ele glorifica. O
Caminho dos dignitários fiéis da antiguidade era este.
Portanto, Jiu Yao cantou a virtude de
Yu Shun, Zhougong elogiou o Tao de Wen-wang, e Ji-fu elogiou em versos o
florescimento sob Xuan-wang.
Se um grande homem serve a um soberano
notável e iluminado, ele certamente o glorifica. E então a virtude
perfeita enche o Império Celestial e é passada para as gerações subsequentes.
Isso é que é lealdade!
Destaque os fiéis
Oh, quão grande é o valor da
fidelidade! Ao mostrá-la em relação aos entes queridos, você pode salvar a
família e o estado. Espalhando-a ao longe, pode-se alcançar os limites do
Céu e da Terra. Portanto, um governante esclarecido, governando o estado,
antes de tudo, destaca os fiéis.
As palavras de um homem nobre são
cheias de fidelidade e não lisonjeiam. As palavras de uma pessoa
insignificante são lisonjeiras, envoltas em lealdade e falsas. Aquele que
presta atenção certamente os discernirá. Se o fiel é capaz de mostrar
humanidade, então a virtude floresce no estado; se o fiel tem sabedoria,
então nos estados eles respeitam os princípios do governo. Se um fiel se
distingue pela coragem, então no estado todas as dificuldades podem ser
superadas. E embora o homem tenha a habilidade, ele consegue com a ajuda
da lealdade.
Humano, mas sem fidelidade, parcial em
sua misericórdia; Sábio, mas não fiel pode-se embelezar o engano; Corajoso,
mas sem fidelidade, facilmente se torna um rebelde. Assim, uma pessoa
que tem habilidade, mas não adere à fidelidade, falha.
Essas três qualidades não podem ser
distinguidas, e no "Livro de Documentos" se diz sobre isso:
"Glorifique o bem, separe o mal".
Conselhos leais
Para um súdito fiel a serviço do
soberano, a primeira coisa é dar conselhos.
Se os inferiores podem falar e os
superiores podem ouvir, então o Caminho do governante é glorioso.
Quem avisa sobre o que ainda não
aconteceu é o mais digno dos súditos. Cuidado com o que ainda não se
tornou óbvio para o comum entre os sujeitos. Aviso sobre o que já
aconteceu, o mais baixo dos assuntos. E aquele que se esquiva e não dá
conselhos não é um súdito leal. Sabe-se que os conselhos começam com
ensinamentos, continuam com protestos e terminam com a privação da vida em nome
da preservação da pureza espiritual. Assim, alcançam a prosperidade do
soberano e a tranquilidade do Estado. O “Livro de Documentos” diz: “A
árvore é endireitada com a ajuda de uma corda de carpinteiro, o governante
torna-se sábio seguindo o conselho”.
Sobre retribuição
O céu controla as pessoas e certamente
responde às suas boas e más ações. A maior das virtudes é a
lealdade. Dos males, o maior é a falta de fidelidade.
Se o sujeito é fiel, então a felicidade
e a boa fortuna afluem para ele; se o sujeito não é fiel, então punições e
punições o encontram.
Um homem nobre adere ao Caminho e assim
prolonga seu bem-estar. Uma pessoa baixa rejeita as normas geralmente
aceitas e traz infortúnio para si mesma. As fontes de bem-estar e
infelicidade não são claras?
O “Livro de Documentos” diz: “A quem
faz o bem, todas as bênçãos são concedidas; sobre aquele que faz o mal,
todos os problemas são enviados".
Atendimento ao Estado
Os cidadãos servem ao governante
desempenhando cargos. A maior recompensa para as gerações passadas e
futuras é a virtude do soberano.
É possível que um fiel não pense em
servir ao Estado?
Um homem nobre que não tem um posto deve
ajudar seu governante. Ao mesmo tempo, ele não recebe salário - e nada
mais.
O Caminho de servir ao Estado consiste
em quatro princípios: o primeiro é recomendar aos sábios que sirvam; a
segunda é expressar suas intenções; o terceiro é realizar feitos; o
quarto é ser útil.
A sabedoria é a base do Estado; os
planos são modelos para o Estado; a defesa garante o Estado; o benefício é
o bem-estar do Estado. Este é o Caminho de servir o Estado, e somente
tendo a habilidade nos assuntos listados, você pode seguir este Caminho.
O “Livro dos Poemas” diz: “Saiba,
então, que a palavra certamente encontrará uma resposta, Não há nada de bom que
ela afunde sem retribuição”. O que dizer sobre a atitude de um súdito leal
ao Estado?
Seja fiel até o fim
Se todos no Reino do Meio forem fiéis
até o fim, a boa moral florescerá. Quando um homem nobre cumpre até o fim
o dever de ser fiel, ele dá toda a sua alma. Quando uma pessoa pequena
cumpre até o fim o dever de ser fiel, ele dá todas as suas forças. Esgotar
a força física, prejudicar a saúde; esgotando sua força espiritual, eles
alcançam alturas insuperáveis.
Portanto, um monarca esclarecido,
governando o estado, nomeia os sábios para cargos, e eles cumprem seriamente o
dever de fidelidade, e a virtude do governante se estende em todos os lugares.
Através disso, o governo e a iluminação
são elevados; o ritual e a música florescem; punições e punições
tornam-se claras; humanidade e misericórdia estão se espalhando, e dentro
dos quatro mares há uma grande tranquilidade.
Os bons presságios confirmam isso e
tornam-se evidentes tanto para os homens quanto para os espíritos. Tais
são cantados em odes e hinos, glorificado-os em domínios sem limites.