Zhumu 朱穆(100-163ec) foi um conhecido escritor e funcionário confucionista da dinastia Han posterior. Manteve uma duradoura reputação de probidade e honestidade, pela qual foi eventualmente perseguido por intrigas políticas, recebendo, no entanto, grande apoio e defesa de seus pares. Teria falecido de melancolia por não ver seus ideais realizados. Os textos que se seguem são 崇厚論 Chong Houlun [Diálogos sobre estimar a ‘espessura’] e 絕交論 Jiejiaolun [Diálogo sobre cortar associações privadas].
Diálogos sobre estimar a ‘espessura’
Em qualquer aspecto particular, a "magreza" dos costumes existe há muito tempo. Portanto, Zhongni suspirou e disse: "Quanto à realização do grande Tao, eu, Qu, não participei disso." Essa é a sua expressão de angústia sobre isso. Em qualquer aspecto particular do Tao, ele assume todo o reino como um: reside nos outros como reside em si mesmo. Portanto, se a conduta de alguém for contrária ao Tao, então o sentimento de vergonha que brota no coração não está o medo da retidão.' Se os assuntos de uma pessoa vão contra o padrão, então o sentimento de arrependimento que persegue a mente não é o pavor do ritual." Com certeza, agir de acordo com a tendência natural é chamado de Tao; atingir a tendência natural do Céu chama-se virtude. Somente depois que a virtude e a tendência natural foram abandonadas, valorizamos a nobreza e a retidão. A partir daí, depois que a nobreza e a retidão surgiram, o Tao e a virtude se dispersaram: depois que o ritual e a lei prosperaram, então a pureza e a simplicidade se dissolveram. Certamente, o Tao e a virtude foram atenuados pela nobreza e retidão; a pureza e a simplicidade foram prejudicadas pelo ritual e pela lei. O que era generoso na Antiguidade já era considerado mesquinho na Antiguidade próxima. Como poderia algo ter sido mais mesquinho do que naquela época?
Certamente, se o céu não é alto e grande, então o que ele cobre e estende não é vasto. Se a terra não é profunda e espessa, então as coisas que ela sustenta não são extensas. Se as pessoas não são generosas e de mente aberta, então os princípios do Tao não serão de longo alcance. No passado, Zhongni não abandonou um velho amigo em Yuan Rang; Yan de Qi não suportava exibir [a castidade de sua consorte] com respeito à barbicha rala. Podemos ver a partir desses exemplos que a virtude dos sábios e dignos era a generosidade; em qualquer caso particular de conduta, onde havia erro, a benevolência era empregada. Sem dúvida, encobrir as transgressões dos outros é o Tao da generosidade; salvar os outros do erro é a prática da magnanimidade. Antigamente, Ma Yuan, compreendia profundamente esse Tao e que ele pode se tornar uma pessoa de virtude. Ele advertiu seus sobrinhos dizendo: "Eu gostaria que você ouvisse as transgressões dos outros assim como você ouviria os nomes pessoais de seu pai e de sua mãe”. Os ouvidos podem ouvi-los, mas a boca não pode falar deles. Essa é a essência disso. Há muito tempo, foram os sábios e nobres que, na Alta Antiguidade, o colocaram em prática: recentemente, foram Bing Jing a e Zhang Ziru que o executaram na corte Han. Certamente, para estender uma reputação gloriosa por mais de cem gerações, e difundir um legado cultural inextinguível, não é excelente?
No entanto, os costumes atuais são heterodoxos, o ensino moral não é mais generoso e, além disso, caluniar e difamar um ao outro é chamado de "elogio e censura". Se alguém faz uma avaliação das deficiências de outro, então, simultaneamente, ele está descontando os pontos fortes do outro. Se alguém depreciar os deméritos de outro, então, ao mesmo tempo, ele está perdendo seus méritos. Muitos, muitos são assim - como podem ser contados. Em todos esses tipos de situações, como isso está apenas se desviando do Tao do homem exemplar! É provável que haja uma calamidade que colocaria a pessoa em perigo e envolveria a família nela. Que lamentável! Aqueles que se comportam assim não sabem estar ansiosos por ser assim e, portanto, quando surge o dano, é tarde demais para fazer qualquer coisa. Mesmo assim, ainda há heterodoxias entre eles. Todas as pessoas os veem e, no entanto, são impotentes para se reformar. Por que é isso? Aqueles dedicados a avançar depois seguindo em frente não olhe para trás, e aqueles com honra e riqueza se exibem e não toleram os outros. Os iluminados não fazem amizade com os ignorantes, os ricos não sustentam os pobres. Senhores cultos incorruptíveis, sendo sem amigos, não são simpatizantes; dignos, sendo reduzidos a apuros, não são tolerados. Para ter certeza, Tian Fen usou sua venerável e ilustre posição para obter o ouro de [Han] Anguo. Chunyu [Chang] usou sua influência como membro do clã consorte para atrair as palavras de [Zhai] Fangjin ou recomendar um cavalheiro culto sem amigos. Quanto mais aqueles inferiores a eles! Esta é a razão pela qual Qin Xi e Shi Yu tiveram renome especial nos tempos antigos, e nenhum sucessor depois. Certamente, se os costumes atuais fossem generosidade e bondade, então mesmo o homem mesquinho se conformaria com a retidão e o lucro não poderia seduzi-lo. Se os costumes atuais eram a vileza e a mesquinhez, embora um homem exemplar estivesse prestes a cometer um ato de maldade, a retidão não poderia detê-lo. Por que? Aqueles que procederam antes, tendo já ido, não voltam, e aqueles que vêm depois, enquanto repetem práticas e costumes, perseguem-nos. Portanto, o vazio e a superficialidade florescem, e a sinceridade para com os outros e a confiabilidade diminuem; os cruéis e mesquinhos são legião e os imaculados e sinceros são raros. É provavelmente por isso que "Vale do vento" tem o lamento de "me expulsar" e "Árvores esculpidas" tem a preocupação de "pássaros cantando”!
Infelizmente! Se os cavalheiros cultos do mundo tomassem como modelo os eminentes princípios de Confúcio, o Sábio, elogiassem a excelente conduta de Yan de Qi, admirassem os elegantes ensinamentos de Li, o Venerável, refletissem sobre o que Ma Yuan honrou, desprezando as medidas equivocadas dos dois ministros de elogiar a elevada retidão de Han Leng, valorizar a grande tolerância de Bingji e Zhang [Ziru] e desprezar a calúnia e difamação da convenção atual, então o Tao seria abundante e as realizações floresceriam, os nomes seriam ilustres e o caráter pessoal seria glorioso, a virtude seria registrada que não seria atingida, e a reputação seria espalhada que não seria extinta. Assim, depois, eles perceberiam a insuficiência da magreza e a exuberância da espessura. Apodreceriam junto com as plantas e as árvores, e estas competiriam com o metal e a pedra. [Mas] Como poderiam ser discutidos [tais assuntos] no mesmo ano, falados no mesmo dia?
Diálogo sobre cortar associações privadas
Alguém disse: "Você não envia mais saudações, não recebe convidados e não responde da mesma forma", por quê?"
Eu disse: "Os antigos, em suas entradas e saídas, e em suas atividades, o faziam sem se associar por meio de relações privadas: eles usavam a corte aberta para receber uns aos outros e adotavam as regras de etiqueta ao hospedar banquetes. Caso contrário, colegas e seguidores receberam instruções e foi isso."
Ele disse: "Se os outros o desprezassem, como seria isso?"
Eu disse: "Então eu suportaria o desprezo deles!"
Ele disse: "Suportar o desprezo deles está bem para você?"
Eu disse: "A devoção da época em fazer associações privadas tem sido de longa data. Não diligentes quanto às suas ocupações, não temerosos em relação ao seu governante, eles revogam rituais para persegui-lo, virando as costas para o bem comum a seguir. Em casos extremos, então é o amor de concubinas; em casos ainda piores, está tentando encobrir transgressões e roubar uma reputação, assim provendo a si mesmos. Os deveres são deixados de lado e a retidão é descartada, o bem comum é desprezado e o ganho privado é valorizado. Eles descansam ou trabalham como bem entendem , eles avançam e não recuam, e ninguém ousa detê-los: Por isso, riachos e fossos estouram suas margens e ninguém se atreve a bloqueá-los; javalis errantes castrados pisoteiam o grão e ninguém os proíbe.”
As canções dizem: ''Meu comportamento incrível é completo e perfeito. Não pode ser medido.” O que a próxima geração seguirá? E já que estou carente de habilidade, como eles podem trazer seu modelo para cá? Lamentando verdadeiramente a falta de boa conduta, as muitas deficiências de devoção filial, e os muitos erros no serviço ministerial, penso em repetir "a tábua de jade branca", examinando repetidamente as palavras antigas a fim de reparar as transgressões passadas. Os tempos carecem do salão de Confúcio . Se eu pensar em unir, ficarei estagnado, e se não houver nada descartado, então, de minha parte, como florescerei? É por isso que me atrevo a suportar o desprezo. Isso também não é aceitável?”