Páginas

Ajuda a gente??? =)

Ossos Oraculares e Inscrições Zhou

Os primeiros escritos da civilização chinesa aparecem nas inscrições oraculares feitas em ossos da dinastia Shang e nos vasos rituais de bronze Shang e Zhou. Os ossos oraculares são compostos de escápulas de cabras, bois, ovelhas ou de carapaças de tartaruga, e nelas eram escritos pequenos textos de cunho preditório; aplicações com calor eram feitas e a direção das rachaduras provocadas indicavam então a decisão dos espíritos. As inscrições presentes nos vasos de bronze já se tratavam, porém, de textos rituais e religiosos bem mais elaborados, demonstrando a evolução da escrita e do pensamento.



Exemplar de um osso oracular Shang


Traduções de Inscrições Shang


No dia Yizi, na presença do avô falecido, a avó viúva [chefe da família] ofereceu, com vinho, etc., este tripé de bronze, para durar dez mil anos; esperando que inúmeros filhos e netos vão apreciá-lo para sempre.

No oitavo mês, no primeiro dia auspicioso que foi Yimao, o duque concedeu solenemente aos porta-estandartes os novos estandartes. Este tripé foi lançado para comemorar o fato, e foi apresentado ante a placa dos Antepassados do clã, com as ofertas habituais ... filhos e netos adoram-no diante do santuário.

No dia Keng-shen, o novo imperador Wuting foi ao portão oriental da cidade, para saudar o sol nascente. Na noite do mesmo dia, ele ordenou ao ministro Hu que enviasse cinco homens carregados de conchas, para estarem presentes com as ofertas comuns, como sinal de gratidão pela [aparição de marcas] dos pés e mãos do falecido imperador XiaoYi, que foram notadas no templo ancestral, cinco vezes, durante os dezesseis meses de luto. Este vaso foi produzido e colocado no santuário, para comemorar o fato.


Tradução de Inscrição Zhou

Na antiguidade, o rei Wen reinou. Deus lhe concedeu virtudes que lhe permitiram possuir uma multidão de estados entre o Céu e a Terra. O poderoso rei Wu fez campanha em quatro direções, e conquistou o povo Shang [na costa leste]. O sábio e sábio King Cheng foi assistido por ajudantes fortes e consolidou o Zhou. O virtuoso rei Kang foi o único que dividiu o território [por enfeudação aos senhores]. A mentalidade ampla do rei Zhao fez campanha para o sul na região de Chujing. O brilhante rei Mu desenvolveu um modelo para educar o atual Filho do Céu nos caminhos dos velhos reis Zhou Wen e Wu. Um Filho do Céu que desfrutava de longa vida e boa saúde, que serviu bem as divindades, que glorificou os reis anteriores e antepassados reais, que trouxe boas colheitas, e fez com que pessoas de todos os lugares viessem a respeitá-lo, era o modelo. // Nosso antepassado residiu em Wei no momento em que o rei Wu conquistou o trono. Nosso bisavô era o historiador do estado de Wei e chegou a corte do rei Wu. O rei Wu ordenou ao duque de Zhou que lhe atribuísse uma residência em Qizhou. Nosso bisavô Zuxin deu à luz muitos descendentes de muitos ramos. Ele trouxe-lhes bênçãos e felicidades. A ele devemos oferecer sacrifícios. Nosso pai Yi Gong, sábio e virtuoso, trabalhou na agricultura e foi bem sucedido, pois ninguém o criticou. Eu, Shi Qiang, que amo meus pais e meus irmãos, trabalho duro o dia e a noite. Qiang recebeu a graça do rei para fazer este vaso precioso. É a fortuna construída pelo meu antepassado que deu aos Qiang suas terras. Que a boa sorte e as bênçãos durem até que meu cabelo fique branco e minha pele fique seca. Que eu possa servir bem ao nosso rei. Que esse vaso seja apreciado por dez mil anos.


Fontes:
Sources of Shang History: The Oracle-bone Inscriptions of Bronze Age China
Sources of Western Zhou History: Inscribed Bronze Vessels