Fundamentos
da Vida
O
início da vida é estabelecido pelo céu, e as pessoas o apoiam. Aquele que sabe
sustentar o que o céu deu à luz e não prejudicá-lo é chamado de filho do céu. A
atividade do filho do céu é manter intacto o que o céu deu à luz. Para isso,
foi criada a burocracia. O significado do estabelecimento da burocracia era
preservar intacta a natureza do homem.
Em
nosso tempo, governantes errantes, com numerosos funcionários, fazem o oposto.
Eles prejudicam a natureza humana. Isso significa que aqui se perde o
verdadeiro significado do estabelecimento da burocracia. É como se as tropas
originalmente fossem criadas para proteger contra ladrões, e nos tempos
modernos elas são usadas para atacar uns aos outros. Isso significa que aqui se
perde o verdadeiro significado da criação de tropas.
Por
natureza, a água é pura. Mas, misturando-se com a terra, torna-se suja. Por
natureza, uma pessoa pode viver muito tempo. Mas quando as coisas o tentam, ele
não atinge sua longevidade. O propósito das coisas é satisfazer as necessidades
das pessoas, e não subjugar a vida das pessoas.
Atualmente,
as pessoas iludidas subordinam principalmente suas vidas às coisas. Isso
significa que elas não sabem o que é
principal e o que não é. A ignorância do que é principal e do que é não
principal leva ao fato de que o principal é considerado como não principal e
não principal como o principal. Como resultado, todas as ações falham. Seguindo
esse caminho, o governante torna-se um cego, um oficial torna-se um
encrenqueiro e um estudioso torna-se um demagogo. Na presença de um desses três
fatores, o Estado se torna infeliz e fadado à destruição.
Suponha
que algum som surja aqui. Se agrada aos nossos ouvidos, então as pessoas vão
ouvi-lo. Se ele ensurdecer uma pessoa, eles pararão de ouvi-lo. Suponha que
alguma cor apareceu. Se agrada aos nossos olhos, então as pessoas vão olhar
para ele. Se ele cegar, as pessoas não vão olhar para ele. Suponha que nós
temos algo comestível. Se tiver um gosto bom, as pessoas vão comê-lo. Se
prejudicar nossa garganta, eles pararão de usá-lo.
Portanto,
em relação aos sons, cores e sabores, o sábio age da seguinte forma: ele pega o
que é útil à natureza de uma pessoa, e descarta o que lhe é prejudicial. Esta é
a maneira de manter a natureza do homem intacta.
No
que diz respeito aos sons, cores e sabores, pessoas ricas e nobres se enganam
em muitos aspectos. Tudo isso eles exigem dia e noite. E quando eles têm sorte
e conseguem o que querem, tornam-se implacáveis. A satisfação irrestrita dos
desejos de alguém não prejudicaria a natureza de uma pessoa? Isso é semelhante
à situação em que dez mil pessoas atiram flechas de arcos em um alvo - o alvo
certamente será atingido. Se as inúmeras coisas brilhantes e belas do mundo
causarem danos a uma vida, ela certamente será aleijada. Se eles beneficiarem
uma vida, ela se tornará durável.
Portanto,
o sábio toma posse das coisas para que possam ser usadas para manter intacta a
natureza do homem. Quando a natureza de uma pessoa está completa, então sua
alma fica calma, seus olhos aguçados, seus ouvidos sensíveis, seu nariz
aguçado, sua língua sensível, e as articulações funcionarão adequadamente. Tal
pessoa merece confiança; sem palavras, sem reflexão, encontra o caminho certo,
sem esforço mental compreende a verdade. Sua inteligência penetra o céu e a
terra, e sua mente abraça o universo. Em relação às coisas, ela, como o céu e a
terra, aceita e abraça todas elas. Tal pessoa, estando acima e tornando-se
filho do céu, não se torna vaidosa, e estando abaixo e sendo uma pessoa
simples, não se aflige. Ela é chamado de uma pessoa que manteve seu eu intacto.
Se
os ricos e nobres não conhecem o Tao, então riqueza e nobreza para eles serão
prejudiciais. Então seria melhor que eles se tornassem pobres e humildes, pois
estes dificilmente obtêm as coisas necessárias. Se eles quisessem obter mais
coisas, então de onde eles conseguiriam?
Quem
constantemente anda de carruagem, cuidando de seus confortos, pode ficar
paraplégico; quem imensuravelmente usa carne gordurosa e vinho forte,
esforçando-se para ficar satisfeito, destrói seus intestinos; que gosta de
mulheres graciosas com dentes brancos como a neve, aprecia a música e as canções
dos reinos Zheng e Wei, cuidando de seus prazeres, ele arruína sua vida. Todos
esses três problemas vêm da riqueza e da nobreza.
Os
povos antigos não queriam se tornar ricos e nobres apenas porque valorizavam
suas vidas. Eles não lutavam pela fama e estavam ocupados com coisas úteis para
si mesmos. Assim, é impossível não prestar atenção a todos esses argumentos
aqui apresentados.
Autorrespeito
Shui
era um artesão habilidoso. No entanto, as pessoas não amam seus dedos, mas os
seus próprios. Isso acontece porque seus dedos, embora sejam inferiores em
destreza aos dedos de Shui, os beneficiam. As pessoas não amam jaspe das
montanhas Kunshan e pérolas dos rios, mas seus adornos de jaspe e pequenas
pérolas ásperas. Isso acontece também porque elas os beneficiam.
Minha
vida agora é minha propriedade, me traz grandes benefícios. Se falamos sobre a
nobreza ou ignorância de uma pessoa, então mesmo uma posição tão alta como
“filho do céu” não pode ser comparada a ela. Se falarmos sobre sua
possibilidade ou inutilidade, então ela não pode ser trocada nem mesmo por uma
riqueza como a posse do Reino do Meio. Se falarmos sobre calma ou perigo, uma
vez perdida a vida, ela nunca mais a devolverá. Todas essas três coisas são
cuidadosamente tratadas por estudiosos que conhecem o Tao. Às vezes, uma
atitude cuidadosa com a vida, ao contrário, traz danos a ela. Vem da ignorância
das leis da vida. Se você não conhece as leis da vida, uma atitude cuidadosa em
relação a ela também será inútil. É semelhante a como um cego, protegendo seu
filho, o coloca onde está o farelo entupindo seus olhos, ou como um surdo,
cuidando de seu filho, o leva para o ar quando o trovão retumba ensurdecendo a
criança. Eles lembram aqueles que não entendem o que é uma atitude cuidadosa
para fenômenos e coisas.
Quem
não entende o que é uma atitude cuidadosa com os fenômenos e as coisas, não
pode decidir a questão o que fazer em determinada situação: morrer ou salvar
sua vida, prolongar sua existência ou perecer? Para quem não distingue um
fenômeno de outro, a verdade não é necessariamente a verdade, uma mentira não é
necessariamente uma mentira. O reconhecimento da verdade pela falsidade e da
falsidade pela verdade é chamado de grande ilusão. O céu envia infortúnio para
essas pessoas. Organize sua vida dessa maneira - você definitivamente a
arruinará, trará problemas para si mesmo. Governar o Estado dessa maneira o
levará à devastação e à morte.
Morte
prematura e infortúnio, devastação e destruição não vêm por si mesmos, mas são
causados pela ilusão das pessoas. O mesmo acontece com a longevidade em uma
pessoa e a paz no país. Portanto, quem compreende o Tao estuda não o que pode
ser causado, mas o que o causa. Esta é a única maneira de alcançar o resultado
desejado. Esta posição não pode ser ignorada.
Suponha
que o homem forte Wu Ho puxe o touro com toda a sua força pela cauda a tal
ponto que a cauda seja arrancada e a força do homem forte se esgote. O touro
não deu um passo sequer. Isso acontece porque uma pessoa vai contra a
naturalidade. Agora suponha que um menino de cinco pés de altura conduz um
touro pelo freio e o touro o obedece em tudo. Isso acontece porque a pessoa,
nesse caso, segue a naturalidade.
No
mundo há tais soberanos e nobres que não têm habilidades nem dignidade, mas
todos desejam longevidade para si mesmos. No entanto, tudo o que fazem
constantemente é contrário à sua vida natural. Nesse caso de que adiantaria
eles desejarem longevidade para si mesmos?
A
longevidade é alcançada seguindo a naturalidade da vida. Quando agem
contrariamente à naturalidade, é devido às paixões humanas. Portanto, o sábio
restringe seus desejos. Há muito yin em uma sala grande e muito yang em uma
torre alta. Quando há muito yin, uma pessoa pode adoecer com reumatismo. Quando
há muito yang, uma pessoa pode ser acometida de paralisia. Este é o dano da
discrepância entre yin e yang. Portanto, os sábios governantes da antiguidade
não queriam morar em casas grandes, não construíam torres altas, não comiam
muito pratos saborosos, não usavam muito roupas quentes. Quando você se veste
demasiado calorosamente, pode causar bloqueio dos vasos sangue. E o bloqueio
dos vasos sangue leva ao fato de que o qi no sangue não circulará normalmente.
Quando muitos alimentos deliciosos são ingeridos, o estômago fica entupido. Um
estômago entupido pode causar apatia. A apatia também leva ao fato de que o qi
no sangue não circulará normalmente. É possível alcançar a longevidade desta forma?
Os
sábios governantes da antiguidade construíram parques, reservas, jardins e
lagoas apenas para admirar a beleza e passear. Eles construíram palácios,
casas, torres, pavilhões apenas para evitar tanto a secura quanto a umidade.
Eles tinham carruagens e cavalos, vestidos e casacos apenas para mantê-los
confortáveis e aquecidos. Eles prepararam para si bebida e comida, vinho amargo
e doce, apenas para satisfazer suas necessidades de acordo com o gosto para
essas coisas. Eles criaram coisas bonitas, músicas, músicas apenas para acalmar
suas almas e se divertir. Todas essas cinco coisas são realizadas por
governantes perfeitamente sábios para favorecer sua natureza. Eles fazem isso
não por frugalidade e falta de vontade de gastar fundos, mas para se harmonizar
com sua própria natureza.
Justiça
Nos
tempos antigos, governantes sábios, governando o Império Celestial, antes de
tudo, faziam justiça. A justiça traz paz ao Império Celestial. Assim, a
tranquilidade é alcançada pelo exercício da justiça.
Dos
anais do passado fica claro que muitos governantes tomaram posse do Império
Celestial. Eles tomaram posse do Império Celestial através do exercício da
justiça e o perderam por causa de sua injustiça. O soberano aparece como
resultado da implementação da justiça.
Portanto,
o Hongfan diz: “Na ausência de interesse próprio e conflito civil, o caminho de
Wang será amplo. Na ausência de interesse próprio e más intenções, as leis
reais serão observadas. Aquele que mostra amor segue o caminho real. Aquele que
expressa raiva com verdade anda na estrada do wang".
O
céu não pertence a uma pessoa, pertence a todos. A harmonia de yin e yang é
realizada não apenas para o cultivo de um tipo de coisas. A chuva temperada e o
orvalho não vêm também para qualquer coisa. Da mesma forma, um governante que
governa uma multidão de pessoas não existe para agradar a uma pessoa.
Na
infância, uma pessoa é estúpida. Quando ele cresce, ele se torna inteligente. É
melhor ser estúpido, mas justo, do que ser inteligente, mas ganancioso.
O
desejo de um bêbado de ficar sóbrio, de um ganancioso de ser justo e de um
déspota de ser rei não pode ser satisfeito nem mesmo por Shun.
Valor
da Vida
O
sábio, analisando profundamente coisas e fenômenos do Império Celestial, chega
à conclusão que o mais valioso no mundo é a vida. Ouvido, olho, boca e nariz -
todos eles são seus servos. Embora o ouvido goste de ouvir sons agradáveis, o
olho de ver cores belas, o nariz de cheirar odores perfumados, a boca de tomar
comidas deliciosas, todos eles evitam o que é prejudicial à vida. Esses quatro
órgãos não fazem nada para prejudicar a vida. A partir disso, pode-se
compreender que o ouvido, o olho, o nariz e a boca não podem agir à vontade,
devem obedecer a uma certa ordem. Isso é uma reminiscência do fato de que os
funcionários não podem agir por conta própria, eles devem obedecer a uma certa
ordem. Esta é a maneira de preservar o valor da vida.
Yao
queria ceder a China a Zizhou Zhifu. Este lhe respondeu: “Você pode me fazer o
governante do Império Celestial. No entanto, sofro de uma doença mental e
preciso de tratamento. Eu não tenho tempo para governar o Reino do Meio”. O
Reino do Meio é uma coisa extremamente importante. Mas por causa dela, ele não
queria causar danos à sua vida, por outras coisas ainda mais. O Império
Celestial pode ser confiado apenas àqueles que não levam em conta o fato de que
o Império Celestial arruinará suas vidas.
Em
Yue, as pessoas matam seus soberanos há três gerações. Por causa do medo de ser
morto, o filho do governante Wangzi se escondeu na caverna de Danxue. No reino
de Yue não havia soberano. Wangzi não foi encontrado. Finalmente eles o
encontraram em Danxue. Mas ele se recusou a sair da caverna. Pessoas do reino
de Yue acenderam absinto e, tendo esfumaçado a caverna, fizeram o filho do
governante sair de lá, e o levaram para a carruagem. Quando Wangzi,
segurando-se nos trilhos da corda, subiu na carruagem, virando-se para o céu,
exclamou: “Ó senhor! Você não pode fazer sem mim?" Wangzi não tinha medo
de se tornar um soberano, mas tinha medo dos problemas que acompanhavam o
soberano. Alguém que se parece com Wangzi pode realmente ser chamado de
relutante por causa do Estado arruinar sua vida. Era tal pessoa em Yue que eles
queriam ter e fazer seu soberano.
Em
Lu, o soberano, tendo aprendido que Yan He
era um erudito que conhecia o Tao, enviou seu homem a ele com um
presente precioso. Naquela época Yan He, vestido com um casaco de pele de veado
rasgado, alimentou a vaca no portão sozinho. Quando o enviado do soberano de
rei chegou até ele, ele o recebeu pessoalmente. Ele perguntou: “Este Yan está
em casa? Yan respondeu: "Sim, este é Yan, Ele está em casa." O
mensageiro presenteou-o com presentes preciosos. Yan He disse: Temo que você
seja culpado por isso. Você provavelmente está errado. Seria melhor para você
de novo esclarecer.
Quando
o mensageiro, convencido da exatidão de sua chegada, novamente veio a Yan He,
ele não pôde mais ser encontrado. Portanto, alguém que se parece com Yan He não
rejeita a riqueza e a nobreza como tal, mas o faz porque valoriza sua vida.
Na
maioria das vezes, os soberanos se gabam de sua riqueza e nobreza diante
daqueles que compreenderam o Tao. Eles nem querem saber. Não é triste?
É
por isso que se diz: “A parte principal do Tao
é usado para sustentar a vida de uma pessoa, e o resto é usado para
gerenciar o Estado. Seu último remanescente é usado para estabelecer a ordem no
Império Celestial. A partir disso, pode-se ver que o que os governantes
soberanos chamam de façanha é para o sábio apenas uma ocupação de lazer, pois
esta não é a maneira de preservar a vida intacta e mantê-la em condições
favoráveis.
Hoje
em dia, muitos homens nobres da sociedade, prejudicando sua saúde e
negligenciando suas vidas, estão correndo atrás das coisas... Por que eles fazem
isso?
Em
sua atividade, uma pessoa perfeitamente sábia é guiada pelo fato de que
necessariamente primeiro descobre por que e para que faz isso ou aquilo.
Suponha que temos uma pessoa que usaria as preciosas pérolas de Suihou para
atirar em um pássaro voando a uma altura de mil jen. Todos teriam rido dele. E
porque? Porque o custo é muito caro e o resultado é insignificante. A vida não
é mais valiosa do que as pérolas Suihou?
Mestre
Huazi disse: "Uma vida de integridade está em primeiro lugar, uma vida
defeituosa é a segunda, a morte é a terceira e a vida sob opressão é a
última".
Por
isso, diz-se: “Valorizar a vida é mantê-la intacta”. A chamada vida integral
significa que todos os seis desejos são satisfeitos.
A
chamada vida defeituosa significa que os seis desejos são parcialmente
satisfeitos. Uma vida imperfeita leva a uma negligência do que é precioso.
Quanto mais danificamos a vida, menor se torna seu valor. A chamada morte
significa a privação daquilo que condiciona a consciência humana, o retorno
àquele estado em que ainda não havia vida.
A
assim chamada vida ‘sob opressão’ significa que os seis desejos não são
completamente satisfeitos. Disso haverá o pior resultado - submeter-se à
vontade de outra pessoa, suportar a vergonha. A maior vergonha é a maior
injustiça. Portanto, também é injusto forçar alguém a viver sob opressão.
"Vida sob opressão" não significa apenas injustiça. É por isso que se
diz: "É melhor morrer do que viver sob opressão". Como você pode
saber que é assim? Para ouvir o que é desagradável ao ouvido, é melhor não
ouvir. Para ver o que é desagradável aos olhos, é melhor não ver. Assim, por
exemplo, quando o trovão ressoa, as pessoas cobrem seus ouvidos, e quando o
relâmpago pisca, seus olhos se fecham. Todos os órgãos dos seis desejos sabem
tudo o que eles abominam. Se, no entanto, eles são forçados a suportar tudo
isso, então seria melhor total perder a consciência. A perda de consciência é
chamada de morte. Assim, a morte será melhor do que a vida sob opressão.
Comer carne não significa comer um rato morto; beber vinho não significa embriagar-se com seus resíduos azedos; honrar a vida não significa viver sob opressão.
Arranjo
Celeste
Yin
e o yang são gerados pelo céu, frio e calor, secura e umidade, a mudança das
estações, a mudança das coisas - tudo isso para uma pessoa é benéfico e
prejudicial. O sábio, observando o que corresponde aos poderes de yin e yang, e
descobrindo as propriedades úteis de várias coisas, dirige-as ao serviço da
vida de uma pessoa. Quando a alma no corpo está calma, então a vida de uma
pessoa será duradoura. A longevidade não vem do fato de que sua continuação é
adicionada a uma vida curta, mas do fato de que uma pessoa usa o número de anos
até o fim. Afinal, o uso do número da pessoa de anos é para eliminar tudo o que
é para ela prejudicial.
O
que significa eliminar o que é prejudicial aos humanos? O consumo excessivo de
doces, azedos, amargos, picantes e salgados, enchendo demais o corpo com todos
esses cinco tipos de alimentos é prejudicial à vida de uma pessoa. Excesso em
mostrar sentimentos de alegria, raiva, tristeza, medo e pesar, transbordando a
alma com todos esses cinco sentimentos, é prejudicial à vida de uma pessoa.
Muito frio, calor, secura, umidade, vento, chuva, neblina - todos esses sete
elementos, se afetarem os mais sutis qi em uma pessoa, são prejudiciais à sua
vida. Portanto, para manter a vida, você precisa conhecer sua fonte. Se você
conhece a fonte da vida, não haverá fonte de doença.
O
qi mais sutil se reúne onde pode penetrar. Reunindo pássaros, eles os tornam
capazes de voar; reunindo animais, eles os tornam capazes de correr rápido;
reunindo pérolas e jaspes, eles os tornam belos; reunindo em árvores, os tornam
capazes de crescer luxuriantes. Reunindo-se em perfeita sabedoria, eles os
tornam perspicazes. O qi mais sutil se manifesta no fato de que, contando com o
pulmão, adquirem a capacidade de voar; contando com pata e pernas, adquirem a
capacidade de correr; contando com o que é belo, adquiram a propriedade de
serem perfeitos; contando com o que cresce, adquirem a propriedade para serem
magníficos; confiando na mente, eles adquirem a habilidade de serem
perspicazes.
A
água corrente não se deteriora; a dobradiça da porta não está desgastada pelo
caruncho. Isso ocorre porque eles estão constantemente em movimento. O mesmo
vale para o corpo humano e seu qi. Quando o corpo não se move, então o mais
sutil qi do sangue não circula. Quando o mais sutil qi do sangue não circula,
então deles se formam pedaços. O aparecimento desses nódulos na cabeça causa a
doença de zhong e dores de cabeça; nos ouvidos - doença ju e surdez; nos olhos
- doença me e cegueira; no nariz, doença do qiu e congestão; no abdômen, doença
de zhang e dor; nas pernas - doença de Wei e convulsões.
Onde
a água é clara, há muitas pessoas com líquen e tumores malignos; onde a água é
pesada, há muitas pessoas com os pés inchados e incapazes de se mover; onde a
água é doce, há muitas pessoas esbeltas e bonitas; onde a água é amarga, há
muitas pessoas com úlceras incuráveis; onde a água é amarga, há muita gente
feia e corcunda.
Ao
comer, você não deve consumir excessivamente pratos fortes e que causem uma
sensação aguda, por exemplo, vinho forte. Tudo isso é chamado de fonte da
doença. Quando uma pessoa come corretamente, ela está livre de doenças.
A
dieta deve ser a seguinte: não passar fome e não saturar demais. Esta é a
melhor maneira de acalmar os cinco órgãos internos. A boca deve certamente
sentir um sabor agradável. Então o estado de espírito de uma pessoa será
harmonioso, sua aparência será tensa, ele adicionará qi maravilhoso. Todas as
suas articulações sentirão uma leveza agradável e absorverão livremente o qi do
sangue.
Em
nosso tempo, a sociedade está envolvida em adivinhação e sacrifício aos deuses,
ancestrais falecidos. Esta doença está em ascensão. Isso lembra um atirador
que, devido à sua incapacidade, não consegue acertar o alvo e começa a corrigir
o alvo. Qual é o uso disso para a precisão de acertar o alvo? Se você tentar
parar a fervura com água fervente, ela continuará. Ele irá parar quando o fogo
for extinto. Portanto, os antigos desprezavam os curandeiros e seus remédios
venenosos no tratamento de doenças, pois eles são os menos confiáveis.
Uso
das pessoas
Uma
pessoa que é hábil em aprender é como um assistente real comendo frango. Ele
certamente teve que comer várias dúzias de pernas de frango e só então se
sentiu satisfeito. Mesmo que ele não estivesse satisfeito, ele sentiu como se
ainda estivesse comendo aquelas pernas. Cada coisa essencialmente tem suas
vantagens e desvantagens, assim como as pessoas. Portanto, uma pessoa que é
hábil em aprender usa as virtudes de outras pessoas para compensar suas
próprias deficiências. E aquele que usa as virtudes de outros pode adquirir
todo o Império Celestial.
O
incapaz não deve ser desprezado, e o ignorante não deve ser abominado. Se você
despreza o incapaz e abomina o ignorante, isso é ruim. Se você não despreza o
incapaz e não abomina o ignorante, isso é louvável. Mesmo pessoas como Jie e
Zhou provavelmente tinham algo que
inspirava admiração e algo que poderia ser usado, o que dizer sobre os sábios!
Portanto,
os especialistas dizem: disputas e discussões devem ser realizadas. Se é
possível manter disputas e discussões, isso ensina grandes julgamentos. Se não
for possível manter tais disputas e discussões, então parece que você coloca um
pano de saco para fazer uma visita, ou, coloca um vestido cerimonial de brocado
para ficar em casa.
Os
Zhongs nascem nas terras dos Zhongs, crescem entre os Zhongs e falam a língua
dos Zhongs, sem saber como a aprenderam. Os Chus nascem em Chu, crescem em Chu
e falam a língua de Chu, sem saber como aprenderam. Se agora um Chus é criado
entre os Juns, e uma pessoa dos Juns cresce entre os Chus, então uma pessoa de
Chu falará a língua dos Juns, e aquele que é dos Juns falará a língua dos
Chus..
Se,
a partir disso, olhar para tudo ao nosso redor, ainda não entendo: por que o
governante de um Estado perdido não deve ser considerado um governante sábio?
Afinal, o que acompanhava o nascimento e o crescimento desse Estado não pode
ser descartado. É por isso que em cada caso é imperativo considerar as
circunstâncias de geração e crescimento.
Não
há raposas brancas puras no Império Celestial, mas há roupões com pele de
raposa branca pura, para a qual são usados muitos retalhos brancos de
diferentes peles. Precisamente porque tiraram o bem de muitos, os três senhores
antigos e os cinco imperadores alcançaram grande mérito e glorificaram seus
nomes.
A
afirmação do poder de cada governante vem do povo. Se, tendo estabelecido seu
poder, o governante abandona seu povo, isso significa que ele agarra os galhos
e esquece o tronco. E quando eles alcançam algo secundário e perdem o
principal, então não havia caso de que alguém pudesse viver em paz. É por isso
que se você usar a coragem das pessoas, então Meng Ben não é terrível; se você
usar o poder do povo, então Wu Ho não é terrível; se você usar a vigilância das
pessoas, então Li Lou não é terrível ; e se você usar a sabedoria do povo,
então Yao e Shun não são terríveis. Pois o uso do povo é o grande tesouro do
governante.
Tian
Pian disse ao Qi Wang: Meng Ben pode ser hábil em criar agitação, mas ainda não
há desastres em nossas fronteiras. Os Wangs do Chu e Wei não recorrem a longas conversas, mas dentro
de suas fronteiras eles se prepararam para a defesa, seus soldados já estão
treinados e podem ser usados. Tudo isso é conseguido graças às pessoas.
Boa
Música
Longe
está a fonte da música. Foi criada segundo certos ritmos, e seu fundamento está
no grande começo.
O
grande começo deu origem ao céu e à terra, e o último à yin e yang.
Constantemente mudando yin e yang, depois voando para cima, depois caindo,
conectam-se uns com os outros, formando fenômenos.
Todos
eles, estando em um entrelaçamento caótico, divergem uns dos outros para se
reunirem, e se conectam uns aos outros para se dispersar novamente - esse é o
caminho constante do céu. O céu e a terra se assemelham à roda de uma
carruagem, que em sua rotação, tendo completado uma volta, recomeça, e assim
por diante sem fim. Além disso, essa circulação sempre e em toda parte
corresponde ao seu propósito. As estrelas, o sol e a lua em seu movimento,
alguns vão mais rápido e outros mais devagar. A diferença entre o sol e a lua é
que cada um deles se move à sua maneira.
Há
uma mudança de quatro estações do ano. Depois vem o calor verão, depois o frio
inverno, depois a tenra primavera, depois o duro outono, os dias são curtos ou
longos. Todas as coisas aparecem porque têm sua fonte no grande começo e mudam
sob a influência de yin e yang. Durante o período de brotos da primavera, eles
se desenvolvem rapidamente e murcham durante o frio do outono. Todos os corpos
ocupam certos lugares, e cada um deles tem seu próprio som. O som é gerado pela
harmonia, e a harmonia vem da correspondência ao meio de princípios opostos.
Harmonia e correspondência com o meio é o que os sábios governantes do passado
criaram com a música.
Quando
a calma reina no Império Celestial, todas as coisas estão em estado sereno,
todas as pessoas seguem aqueles que estão acima delas. Assim, tornou-se
possível criar música.
A
música é criada sob certas condições e serve para regular os desejos. Se os
desejos não se desviam do caminho certo, então a música pode ser criada. Ela é
criada por um método apropriado, que necessariamente vem do princípio da
tranquilidade. A tranquilidade nasce da justiça, e a justiça vem de guardar as
leis do Tao. Portanto, só se pode falar de música com quem conhece o Tao.
Um
país conquistado e um povo escravizado não ficam sem música, apenas sua música
é triste. O homem que se afoga não é privado da capacidade de rir, o
prisioneiro de cantar, o louco de dançar. A música da era da agitação lembra as
experiências dessas pessoas. Nesta época o soberano e os súditos confundem seus
lugares, pais e filhos deixam sua terra natal, maridos e esposas são separados,
o povo está em desespero. Se você criar música em tal ambiente, então que tipo
de música terá?
A
música é o que expressa a harmonia do céu e da terra, a consistência do yin e
yang.
Inicialmente,
uma pessoa nasce do céu sem a participação de si mesma. O céu dota uma pessoa
de desejos, e ela é forçada a buscar o que quer. O céu dota uma pessoa de um
sentimento de hostilidade, e ela é forçada a descartar o que é desagradável
para ela. Desejos e aversões são dados pelo céu, e o homem não pode fazer nada
com eles. Ele não pode alterá-los nem cancelá-los. Entre os pensadores do nosso
tempo há aqueles que se opõem à música. Em qual base?
“Grande
música” é aquela que traz alegria e diversão para todos – o soberano e os
súditos, pais e filhos, velhos e jovens. A alegria vem da calma, e a calma vem
da observação do Tao.
O
Tao não é percebido nem pela visão nem pela audição. É sem forma. Quem é capaz
de conhecer o que não pode ser visto e ouvido, conhecer uma forma informe, está
próximo da cognição do Tao. O Tao é supremamente perfeito, não pode ser
descrito nem nomeado. Eu o chamarei arbitrariamente de "o grande
começo".
Assim,
o grande princípio é como aquele que dá ordens, e seu oposto obedece. Portanto,
os sábios do passado rejeitam o oposto e seguem o mesmo princípio, graças ao
qual conhecem o estado de várias coisas. Portanto, quem, seguindo um único
início, governa o país, dá alegria ao soberano e aos súditos, reúne povos
distantes e próximos regiões, proporciona prazer ao povo, une os membros do
clã. Quem observa um único começo em sua vida pessoal, pode evitar o
infortúnio, viver muitos anos, manter sua natureza intacta. Quando um país é
governado com base no conhecimento de um único começo, então pessoas vis
desaparecem, pessoas nobres se manifestam, grandes ideais são realizados. Quem
é capaz de administrar o Império Celestial princípios de um único princípio,
pelo qual o calor e o frio aparecem com moderação, vento e chuva vêm no devido
tempo, ele se torna perfeitamente sábio.
Começo
das coisas
O
céu e a terra têm sua origem. O céu foi criado a partir das menores partículas
de poeira, e a terra foi formada a partir do acúmulo de substâncias. A harmonia
do céu e da terra é uma grande fonte de vida. Isso é evidente pela forma como o
calor e o frio, o sol e a lua, o dia e a noite têm seu efeito sobre as coisas.
Isso pode ser explicado pelas diferentes formas e personagens das coisas, suas
diferentes habilidades de adaptação ao ambiente. As coisas se formam quando se
unem e nascem quando se desfazem. Saber como as coisas estão conectadas e
formadas, como elas divergem e crescem, leva ao fato de que céu e terra se
tornam nós compreensíveis. O conhecimento do céu e da terra é baseado no estudo
dos estados e formas das coisas.
Céu,
terra e todas as coisas se assemelham ao corpo humano. Isso é chamado de
"semelhança geral". Uma pessoa tem ouvidos, olhos, boca e nariz, e o
céu é capaz de gerar calor e frio, a terra e vários cereais. Isso é chamado de
"distinguir heterogêneo". Revela a riqueza do conteúdo das coisas. O
céu abraça todas as coisas, mas o sábio as considera por geração. Sua tarefa é
saber como o céu e a terra foram formados, como surgem os trovões e os
relâmpagos, como o yin e o yang aperfeiçoam as coisas, como as pessoas, os
pássaros e os animais estão em paz.
Ascensão
do Soberano
Com
a ascensão de cada di [imperador] ou wang [rei], o céu necessariamente mostra
um presságio para o povo com antecedência.
Na
época de Huang-di, o céu revelou primeiro uma enorme minhoca e um urso. Huangdi
disse: ‘O elemento terra é triunfante!’. Assim que os elementos da terra
triunfaram, ele preferiu a cor amarela, e em suas ações ele imitou a terra.
Quando
chegou a época de Yu, o céu primeiro revelou uma árvore cujas folhas não
murchavam nem no outono nem no inverno. Yu disse: ‘O elemento madeira
triunfa!’. Assim que o elemento da árvore triunfou, ele preferiu a cor verde, e
em seus feitos imitou a árvore.
Quando
chegou a época de Tang, o céu revelou primeiro uma espada de metal emergindo da
água. Tang disse: ‘O elemento do metal triunfa!’. Assim que o elemento metal
triunfou, ele preferiu o branco e imitou o metal nos negócios.
Quando
chegou a época de Wen-wang, o céu mostrou primeiro um corvo vermelho, que
segurava letras vermelhas em seu bico e estava sentado no altar da casa de
Zhou. Wen-wang disse: ‘O elemento fogo triunfa!’ Assim que o elemento fogo
triunfou, ele preferiu a cor vermelha, e em suas ações ele imitou o fogo.
O
elemento fogo deve certamente ser substituído pelo elemento água, e então o céu
mostra antes de tudo o triunfo do elemento água. E assim que o elemento água
triunfa, então o preto é o preferido, e nos atos eles imitam a água. Quando o
elemento água atinge seu limite, mesmo que as pessoas não saibam, a circulação
dos elementos ainda leva ao elemento terra.
O
céu determina as estações, mas não ajuda os agricultores em seu trabalho.
Todas
as classes de objetos e fenômenos estão essencialmente conectadas umas com as
outras: o que é o mesmo em espírito está conectado, o que soa semelhante ressoa.
Então, se do instrumento extrair o tom do gongo, então todos os sons
semelhantes responderão; se você extrair o tom jue, todos os sons semelhantes
soarão em resposta. Se a água entrar na planície, ela correrá para as
planícies; se você espalhar a lenha e acender o fogo, uma chama se acenderá.
Nuvens
nas montanhas são como matagais selvagens, nuvens perto de rios são como
escamas de peixe, nuvens na seca são como chamas, nuvens na chuva são como
ondas. E não há nada no mundo que não mostre às pessoas de onde vem.
É
por isso que depois do dragão vem a chuva, e cada corpo é seguido por uma
sombra. Onde houver uma guerra, arbustos espinhosos certamente crescerão.
Pensando de onde vem o problema ou a felicidade, as pessoas pensam que é do
destino; onde eles sabem a verdadeira razão de tudo isso!
Afinal,
se você virar o ninho e quebrar os ovos, a fênix não voará; se você estripar um
animal e comer seu embrião, então qilin não virá; se você drenar o lago e pegar
peixes, tartarugas e dragões não irão para lá. Não há como descrever esse tipo
de conexão e semelhança de coisas.
Um
filho não pode ser parado por um pai, um súdito não pode ser parado por um
governante. Se o governante está de acordo com os súditos, eles vêm a ele; se
houver um desacordo, então eles o deixam. Portanto, que o governante seja
reverenciado, mas se ele passar de branco por preto, então seus súditos não
poderão obedecê-lo; deixe o pai ser amado, mas se ele se passar por preto por
branco, então o filho não poderá segui-lo.
Huangdi
costumava dizer: "Imensas e profundas são as extensões do céu, devemos
seguir a majestade do céu, fundindo-se com o espírito original".
É
por isso que dizem: “Os comuns em espírito são superiores aos comuns no dever,
os comuns no dever são superiores aos comuns na força, os comuns na força são
superiores aos que ocupam uma posição comum, aqueles que ocupam uma posição
comum são superiores aos que têm nomes comuns”. Os imperadores se distinguem
por um espírito comum, os wang se distinguem por um dever comum, os déspotas se
distinguem pelo uso comum da força. Diligentes no serviço, embora ocupem uma
posição geral, mas seus vínculos já enfraqueceram; aqueles que perderam sua
posse, embora tenham nomes comuns, estão longe dos governantes. Quanto pior
eles entendem o general, mais enfraquece o que os une; quanto mais sutil eles
entendem o geral, mais íntima é a união deles.
Por
isso, quem tem preocupação sobre o assunto é obrigado a aprofundá-lo: afinal,
com a ajuda da meticulosidade, cinco imperadores e três senhores alcançaram o
sucesso.
O
bem reúne, o mal também une, portanto, quando Yao fez o bem, muitas boas ações
foram feitas ao seu redor; quando Jie fez o mal, muitas más ações foram feitas
ao seu redor.
O
Shang Zhen diz: "O céu nos envia desastres e envia sinais auspiciosos,
ambos têm seu próprio destino". Isso afirma que uma pessoa pede tanto
infortúnio quanto felicidade. É por isso que a turbulência no estado não é
apenas turbulência dentro, mas inevitavelmente causa a chegada de inimigos de
fora. Problemas de dentro não levam necessariamente à morte do Estado, mas a
chegada de ladrões de fora não deixa possibilidade de preservá-lo.
Todo
uso de tropas deve ocorrer quando for útil e quando for justo. Quando você
ataca um reino problemático, ele já está fraco, e sua fraqueza é uma vantagem
para o atacante. Ao mesmo tempo, um ataque a um reino problemático é uma coisa
justa e, como é justo, isso é uma glória para o atacante. Assim que tal ataque
é glorioso e lucrativo, portanto, quando é realizado mesmo por um governante
comum, ele age ainda mais como um soberano sábio!
Portanto,
a cessão de parte de seu território, a doação de vasos preciosos, a expressão
de obediência em palavras servis - tudo isso não pode impedir o avanço do
inimigo, somente o bom governo do país pode alcançar isto.
Quando
um país é bem governado, aquele que busca o lucro não o atacará, e aquele que
luta pela glória não marchará contra ele. Mas quem ataca ou faz campanha nos
outros faz isso, se não for pelo lucro, então pela glória. Se você não ganha
fama e não faz boas ações, então deixe o Estado ser forte e grande, por que
pisar nos outros?
Ao
explicar essa situação, Shi Mo conseguiu evitar um ataque a Wei, o Zhao Jianzi,
pode-se dizer, entendeu a essência do movimento e do repouso.
O
momento presente
Por
que os soberanos não tomam como modelo as leis dos antigos governantes? Não
porque esses governantes não fossem sábios, mas porque não se pode tomar suas
leis como modelo. As leis dos antigos reis chegaram até nós através de várias
gerações passadas, enquanto algumas pessoas acrescentaram algo a elas, algumas
excluíram algo delas; como alguém pode pegar e copiar essas leis? Mesmo que as
pessoas não tenham excluído ou acrescentado nada, ainda é impossível usar essas
leis como modelo.
Nas
instituições dos reinos, nas leis antigas e modernas, a linguagem é diferente e
os códigos são diferentes - é por isso que nos nomes antigos muitas coisas não
cabem nas palavras de hoje, e nas disposições legais atuais muito não
corresponde a as leis antigas. Semelhante a isso observamos entre povos com
costumes diferentes. Suas aspirações são as mesmas, mas o que fazem é
diferente, os nomes que pronunciam são incompreensíveis, por exemplo, nomes de
barcos, carroças, roupas, chapéus, gosto, tons e cores não são os mesmos para
eles. Além disso, as pessoas se consideram certas nesses nomes, enquanto culpam
os outros.
Os
estudiosos do Império Celestial adoram discutir muito, suas palavras são
afiadas, mas eles não estão procurando a verdade, mas apenas procuram destruir
o inimigo e alcançar a vitória.
Como,
então, as leis dos antigos governantes podem ser usadas e transformadas em
modelo? Embora possam ser usados, eles ainda não podem se tornar um modelo.
Qualquer lei dos antigos governantes era necessária em seu tempo. O tempo e a
lei não se desenvolvem da mesma maneira e, embora as velhas leis tenham chegado
até nós, elas ainda não podem ser copiadas. Portanto, deve-se escolher entre as
leis pré-fabricadas dos antigos governantes, o que é necessário, e tomar como
modelo o que eles foram guiados no desenvolvimento das leis.
O
que os antigos governantes usaram ao desenvolver suas leis? No desenvolvimento
das leis, os antigos reis usavam uma pessoa. Mas afinal, cada um de nós é uma
pessoa, o que significa que, estudando a si mesmo, pode-se conhecer os outros.
Tendo estudado o presente, pode-se conhecer a antiguidade. Afinal, antiguidade
e modernidade são um todo único, outras pessoas e eu somos semelhantes
criaturas. Há homens que possuem virtudes, são fortes porque pelo que está
próximo reconhecem o distante, por hoje reconhecem o antigo, pelo que vêem na
multidão reconhecem o invisível. É por isso que, estudando a sombra da casa,
aprendem sobre o movimento do sol e da lua, sobre a mudança nas forças de yin e
yang; quando vêem gelo em garrafas de água, aprendem sobre as geadas do Império
Celestial, sobre a época em que peixes e tartarugas se escondem; tendo provado
apenas uma fatia de carne, eles aprendem sobre o sabor do caldeirão inteiro,
sabendo como o tripé inteiro é preenchido com comida.
Um
dia, os Jing decidiram atacar o principado Sung de surpresa e enviaram um homem
primeiro para medir a profundidade do rio Yongshui. Mais tarde, no rio
Yongshui, a água de repente subiu acentuadamente, mas os Jing não sabiam disso.
Eles, de acordo com sua medição, começaram a atravessar o rio à noite e mais de
mil pessoas morreram afogadas. O pânico surgiu nas tropas e, ao fugir, os
soldados chegaram a destruir os prédios do quartel-general.
Anteriormente,
quando eles mediam o rio, era possível conduzir tropas por ele, mas agora o rio
já mudara de profundidade, a água subiu muito nele, e o Jing, ainda de acordo
com a medição anterior, levavam soldados através dele, e esta foi a razão para
a derrota.
Quando
os governantes desta época copiam as leis dos antigos reis, eles agem da mesma
forma que neste caso. O tempo dos antigos governantes passou, e suas leis agora
são insuficientes, se dissermos que aqui estão diante de nós as leis dos
antigos governantes e as tomarmos como modelo para governar o estado; isso não
é triste?
É
por isso que quando um Estado é governado sem leis, há desordem; quando eles
aderem obstinadamente às antigas leis e não as mudam, a ilegalidade se instala.
Com desordem e ilegalidade, é impossível preservar o Estado. Gerações mudam, o
tempo passa, as leis precisam ser mudadas. Compare isso, por exemplo, com um
bom médico. As doenças mudam muitas vezes, e assim o médico muda os
medicamentos muitas vezes. Se a doença mudou e os medicamentos não mudarão, as
pessoas que viveram por muitos anos agora começarão a morrer como menores.
Portanto,
ao empreender qualquer negócio, deve-se agir de acordo com a lei; quando as
leis mudam, elas devem ser mudadas de acordo com os tempos; se você agir dessa
maneira, não cometerá erros nos negócios.
Afinal,
as pessoas comuns não se atrevem a discutir leis, apegam-se obstinadamente às
leis existentes e aos funcionários, e os governantes sábios mudam as leis de
acordo com os tempos. É por isso que o Império Celestial conhece muitos sábios,
mas seus regulamentos são completamente diferentes. Não que eles se rejeitassem
deliberadamente, não, eles se distinguiam pelo tempo e pelas circunstâncias. É
por isso que eles dizem: ‘Uma boa espada é verificada na bainha, e não é
necessário que seja a famosa espada Mo-e; um bom cavalo é testado mil li, e não
é necessário que seja um cavalo famoso’. Todo aquele que alcança o sucesso e a
glória confia no caminho de milhares de quilômetros, percorrido pelos antigos
governantes.
Quando
as pessoas do reino de Chu estavam atravessando o rio, a espada de um deles
caiu do barco na água. Um general de Chu rapidamente fez um entalhe no barco,
dizendo: "Este é o lugar de onde minha espada caiu", e parou o barco.
Do lugar do entalhe que havia feito, mergulhou na água em busca de uma espada.
Mas afinal, o barco já passou de alguma forma, e a espada não se moveu;
procurar uma espada dessa maneira, não é ilusão?
Quando
as leis antigas são usadas para governar o estado, é semelhante ao caso
narrado. O tempo já passou e as leis não mudaram, sua aplicação para o governo
não causará dificuldades?
Certa
vez uma pessoa estava andando pela margem do rio e viu que naquele momento
alguém estava arrastando uma criança atrás de si e queria jogá-la no rio, e a
criança estava chorando alto. Um transeunte perguntou sobre as razões para
isso. Ele respondeu: "Isso é porque o pai da criança é um bom
nadador". Embora o pai da criança seja um nadador habilidoso, seu filho
pode se tornar imediatamente um bom nadador também? Se você fizer coisas assim,
certamente haverá uma bagunça. Na gestão do reino Jing, eles agiram de maneira
semelhante.
Classes
diferenciadas de objetos
Entender
o que você não entendia antes é maravilhoso. O problema daqueles que cometem
erros é que eles não sabem, mas pensam que sabem. Existem muitas classes de
objetos e fenômenos, você pensa que sim, mas na verdade não, portanto a morte
dos reinos e o sofrimento das pessoas não param.
Entre
as gramíneas há uma vegetação rasteira xin, há uma planta rasteira lei; se você
comer apenas uma delas, matará uma pessoa, e se você os combinar, prolongará a
vida. O veneno de escorpião em combinação com a planta acônito não mata. O
verniz é um líquido, a água também é um líquido, e quando esses dois líquidos
são combinados, eles formam algo sólido, mas se a mistura for umedecida, ela
seca. O cobre é macio, o estanho também é macio, se você combinar essas duas,
você obtém um metal sólido, e se você o derreter, você obtém uma massa líquida
novamente. Em alguns casos, umedecemos e ficamos secos, em outros, aquecemos,
mas ficamos líquidos. A essência das coisas, de fato, nem sempre é possível
prever.
Um
pequeno quadrado é como um grande quadrado, um pequeno cavalo é como um grande
cavalo, mas uma mente pequena não é de forma alguma como uma grande mente.
Gongsun
Cho estava entre os habitantes do estado de Lu, ele disse às pessoas:
"Posso reviver uma pessoa morta". As pessoas perguntaram como ele faz
isso. Ele respondeu: "Na verdade, posso curar a paralisia de um lado do
corpo, mas se eu dobrar a dose do medicamento que trata a paralisia, posso
reviver os mortos".
Entre
as coisas, em essência, há aquelas que podem desempenhar apenas um pequeno
papel e não podem desempenhar um grande papel ou que podem ser usadas pela
metade, mas não podem ser usadas inteiramente.
Alguém
olhando uma espada disse: “O branco indica a dureza da espada e o amarelo
indica sua elasticidade. Quando amarelo e branco são combinados, isso indica
que a espada é dura e resistente, o que significa uma bela espada”.
O
opositor disse-lhe: “Branco indica que a espada não é elástica, amarela indica
que não é dura. Quando amarelo e branco são combinados, isso indica que a
espada não é dura e também não é elástica. Além disso, torções são suaves e as
quebras são duras, quando a espada torce e até quebra, como pode ser
considerada uma espada afiada?”
A
qualidade da espada não mudou, mas uma pessoa a considera boa e a outra ruim, e
raciocínios diferentes os levam a isso.
Portanto,
se você ouvir inteligentemente o raciocínio das pessoas, então você pode parar
seus julgamentos errôneos, mas se você ouvir os julgamentos de pessoas sem
mente, então não haverá diferença entre Yao e Jie. Tal não-pensamento preocupa
funcionários dedicados e é rejeitado pelos sábios governantes.
Quanto
à justiça, um pequeno exercício traz pouca felicidade, um grande exercício traz
grande felicidade. Não é assim no caso de desastres. Quando um pequeno
infortúnio vem, é ainda melhor que ele não exista. O atirador de alvo pretende
acertar o menor ponto, o atirador de animais selvagens visa acertar o maior
alvo. Essencialmente, embora as coisas não estejam relacionadas, elas podem ser
penetradas sem pressa.
Gao
Yang-ying começou a construir uma casa. O mestre lhe disse: “Ainda não. A
árvore ainda está úmida, está coberta de terra de cima, certamente vai
deformar. Se você construir uma casa em uma floresta úmida, mesmo que seja bom
agora, mais tarde a casa ainda entrará em colapso. ”
Gao
Yang-ying disse a ele: “Se você seguir suas antigas palavras, a casa não
entrará em colapso. A árvore, secando cada vez mais, fica mais forte, a terra
sobre ela, secando, fica mais leve, e como a terra é o alicerce, a casa não
desmorona.
O
mestre não tinha palavras para objetar; ele aceitou a ordem do mestre e
construiu uma casa. No começo, depois da construção, a casa ficou boa, mas
depois, claro, desmoronou. Gao Yang-ying gostava de entender pequenas coisas,
mas não era capaz de compreender a grande verdade.
Se
os corcéis chi e luer correrem de costas para o sol e se dirijirem para o
oeste, então ao anoitecer o sol estará à frente deles. Os olhos certamente têm
o que não veem; a mente certamente tem aquilo que não conhece; há, sem dúvida,
algo nos cálculos que não pode ser alcançado. Muitas vezes não se sabe por que
dizemos que acontece de tal e tal maneira. Por esta razão, as pessoas sábias
constroem um sistema de seus pontos de vista sem depender apenas de seus próprios
sentimentos.
A
respeito da Agricultura
Os
antigos governantes sábios lideravam seu povo devido ao fato de que, antes de
tudo, era um povo que se dedicava à agricultura; a agricultura não é apenas
extrair benefícios da terra, mas também enriquecer o espírito das pessoas. As pessoas que se dedicam à agricultura
tornam-se simples, e os simples são fáceis de usar. Quando as pessoas são
fáceis de usar, as fronteiras são calmas e a autoridade do governante é respeitada.
Um povo que se dedica à agricultura torna-se estável e, quando é estável, há
pouca aspiração pessoal; quando há poucos esforços pessoais, então as leis
gerais são firmemente estabelecidas e todas as forças vão para uma coisa.
Quando um clã se dedica à agricultura, a produção de todas as coisas é
abundante; quando a produção é abundante, as pessoas migram com dificuldade, e
quando migram com dificuldade, então as pessoas morrem em seus lugares
primordiais e não há hesitação entre elas.
Quando
um povo abandona o principal e começa a se engajar no secundário, ele não
atende às ordens, e quando não atende às ordens, não pode ser usado na defesa
do Estado e não pode ser usado para a guerra. Quando um povo abandona o
principal e começa a se dedicar ao secundário, sua produção torna-se escassa;
quando a produção é escassa, é mais fácil sair e se deslocar, e quando é mais
fácil se deslocar, então o Estado tem problemas, todo mundo pensa no distante e
não há intenção de ficar no lugar. Quando as pessoas abandonam o principal e se
engajam no secundário, gostam de pensar; quando eles gostam de pensar, eles se
enganam muito, e quando há muito engano, eles enganam com leis e ordens e fazem
da verdade uma mentira, e duma mentira a verdade.
Hou-chi
disse: "Precisamos arar os campos e tecer fios, pois isso é o principal na
educação das pessoas". É por isso que o filho do céu conduz pessoalmente
os príncipes soberanos ao lavrar o campo do soberano Jitian, os dignitários e
funcionários, segundo as suas patentes, têm deveres próprios. Portanto, quando chegou
a hora do trabalho rural, os agricultores não eram visíveis na capital, pois as
pessoas eram educadas no espírito de reverência pelo trabalho na terra. A
esposa do soberano, comandando suas concubinas, criava bichos-da-seda nas
proximidades da capital, plantava amoreiras em campos públicos. Na primavera,
outono, inverno e verão, sempre havia trabalho para processar os casulos de
cânhamo e amora, intensificando ainda mais a educação das mulheres.
Por
isso, os homens não teciam, mas se vestiam, as mulheres não lavravam, mas se
alimentavam, assim homens e mulheres trocavam os frutos de seu trabalho, para manter suas vidas. Esta é a ordem
estabelecida pelos sábios. Portanto, as pessoas valorizavam o tempo das
estações e amavam os dias de trabalho. Além dos velhos, ninguém deixou o
trabalho; exceto os doentes, ninguém descansava, só a morte poderia forçá-los a
sair do trabalho.
De
um campo de qualidade superior, um homem alimenta nove pessoas; de um campo de
qualidade inferior, um homem alimenta cinco pessoas - esse cálculo pode ser
aumentado, mas não reduzido. Uma pessoa administra o campo e dez pessoas se
alimentam dele, incluindo comida para seis tipos de animais domésticos. Esta é
a grande lei do uso da terra.
Portanto,
durante os momentos de trabalho sazonal, não devem ser iniciados trabalhos de
terraplenagem e não devem ser organizados movimentos de tropas. As pessoas
comuns não devem neste momento realizar cerimônias para maioridade com o uso de
um chapéu de adulto, casamentos e dar filhas em casamento, oferecer
sacrifícios, não devem realizar cerimônias com vinho para muitas pessoas.
Neste
momento os agricultores, sem pedir permissão, não se atrevem a contratar
trabalhadores para necessidades pessoais, pois isso prejudica o trabalho
sazonal. Depois disso, são estabelecidas as proibições relativas ao trabalho de
campo; se os camponeses não pertencem ao mesmo sobrenome, então neste momento
não se pode casar fora de sua própria aldeia, e as meninas não podem se casar
em aldeias de outras pessoas para que os agricultores permaneçam no local.
Há
cinco proibições relativas ao trabalho de campo. Se os campos ainda não foram
devidamente arados, o cânhamo não pode ser cultivado e o estrume das covas não
pode ser retirado. Se uma pessoa não é velha, não se atreve a trabalhar no
jardim e no jardim. Se não houver força suficiente no cálculo, você não poderá
cavar valas, mas precisará arar a terra. Os agricultores não se atrevem a se
engajar no comércio e não têm o direito de se engajar em outros negócios,
porque tudo isso é em detrimento do trabalho sazonal agrícola.
Em
seguida, as proibições relativas às quatro estações são estabelecidas.
Durante
certos períodos é impossível cortar madeira nas montanhas e abaixá-la; perto de
lagos, as pessoas não podem queimar e destruir vegetação; laços e redes para
pegar animais não podem ser retirados do portão; as redes de pesca não devem
ser lançadas nas profundezas das águas; se não houver zeladores de barcos nos
lagos, não se deve usá-los para pescar. Por tudo isso prejudica o trabalho
sazonal agrícola.
Se
um do povo não aplica força à terra, eles colocam a marca do governante em seu
gado. Governar o Estado é difícil quando as três dúvidas chegam ao limite, ou
seja, quando dão as costas ao principal e violam as leis de fazer negócios,
destruindo assim seu Estado.
Toda
pessoa que se torna um adulto está sujeita a uma das três classes sociais.
Agricultores lidam com grãos, artesãos lidam com utensílios, comerciantes lidam
com mercadorias. Se o trabalho sazonal não for realizado, é considerado um
grande infortúnio.
Se
você distrair à força os agricultores e os envolver em terraplenagem - isso é
chamado de chi - "atraso", então surgem preocupações incessantes e é
preciso lamentar sobre ouvidos vazios. Se os agricultores são desviados à força
para trabalhar na água, isso é chamado de yue - “violação”, e é o mesmo que
continuar o luto com música, e então nenhum dos vizinhos virá. Se os
agricultores são desviados para assuntos militares - isso pode ser chamado de
can - "crueldade". E se os problemas da guerra continuarem por vários
anos, então não haverá ninguém para levantar para a colheita. Se as pessoas se
distraírem muitas vezes durante a temporada, haverá uma grande fome. E então os
arados ficarão nos campos, e as pessoas vão conversar, alguns vão cantar
canções, e assim por diante, do amanhecer ao anoitecer, e a perda de alimentos
será muito grande.
Tudo
isso virá do conhecimento do secundário e da ignorância do verdadeiro
significado do primário.