Ajuda a gente??? =)

Lubuwei

Lubuwei foi um dos principais mentores de Qinshi Huangdi, o monarca que unificou a China no século III a.C. sob a égide da dinastia Qin. Mesmo sendo um daoísta considerado, não conseguiu impedir o avanço dos legistas na corte, o que termminou por afastá-lo dos negócios públicos até sua morte. Lubuwei foi autor do Lushi Chunqiu, ou Comentários do Mestre Lu as Primaveras e Outonos, livro no qual realiza uma apresentação da cosmologia daoísta inserida na teoria das cinco fases (wuxing), num processo análogo ao que Dong Zhongshu faria com o confucionismo Han.


Extrato do Lushi Chunqiu

A preservação da vida
O céu é quem primeiro engendra a vida das coisas. O homem é quem, nutrindo-as, realiza plenamente a sua vida. O filho do céu (imperador) é a pessoa capaz de nutrir as coisas criadas pelo céu, sem violenta-las. O fim último de toda atividade do filho do céu é manter intacta a vida engendrada pelo céu. Essa é a origem dos cargos de um governo: sua razão de ser é a preservação intacta da vida. Os equivocados dirigentes atuais tem multiplicado os cargos do governo, usando-os para danar a vida – com que perdem sua razão de ser. Veja por exemplo o caso do treinamento dos exércitos; treina-se soldados para precaver-se contra bandidos, mas estes soldados se atacam mutuamente quando há guerra, favorecendo o crime; assim, se perde a razão primeira do seu treinamento.


A Natureza Humana
Se bem que a transparência seja a verdadeira natureza da água, a sociedade perturba essa natureza, impedindo-a de se manter transparente. Apesar da longevidade ser a verdadeira natureza do homem, os bens materiais perturbam esta natureza, e por isso muita gente morre antes do tempo. Os bens materiais deveriam ser usados para aprimorar nossa natureza, e não deveríamos usar nossas naturezas para obter bens materiais.
O fato é que hoje, a maioria dos homens, confusos, usa sua natureza para melhorar seus bens materiais, o que mostra que eles não compreendem a diferença entre o que é importante e o que é insignificante. Quando não se compreende esta diferença, se deprecia o que é importante e se valoriza o insignificante. Deste modo, toda ação conduz ao fracasso. Devido a isso, os governantes viram perversos, os ministros se tornam rebeldes e seus filhos perdem os limites. Um estado ou família em que se suceda algumas dessas coisas está condenado a extinção, a menos que tenha muita sorte.


O Dao do Céu e da Terra
O dao do céu é circular e o dao da terra é quadrado. O rei se modela segundo o exemplo do dao para estabelecer o alto e o baixo. Côo se explica a circularidade do céu? A essência vital e os elementos se alternam em subir e baixar, girando um ciclo completo que nunca se interrompe e nem sofre impedimento. Por isso dizemos que o dao do céu é circular. Como se explica a quadratura da terra? A miríade de coisas se distingue por suas formas e suas categorias; cada uma tem seu lugar e sua função, que não podem mudar. Por isso dizemos que o dao da terra é quadrado.