Xunzi

O grande opositor de Mêncio foi Xunzi (355 - 288), cujas teses se contrapunham diretamente a perspectiva otimista da bondade inata no ser humano. Xunzi defendeu a idéia de que o ser humano nascia com propensão para o mal, tal como acontecia nos animais selvagens. A diferença, porém, é que ele poderia se salvar através da educação e da prática do ritual e dos costumes. Xunzi era um confucionista convicto, apesar de ser relativamente pessimista. Suas propostas foram amplamente discutidas no campo da educação e na formação do homem, e acredita-se que seus textos só não forma incluídos no Canone confucionista porque um dos seus principais alunos, Hanfeizi, haveria de macular sua imagem transformando-se num dos grandes ideólogos do Legismo, doutrina que perseguiu ameaçadoramente o confucionismo durante o período Qin (III a.C.)


Extratos de Xunzi


Rituais

(...) os sacrifícios são realizados com os sentimentos de devoção e do desejo. Cumprem a lealdade, a fé, o amor, e o respeito. A conduta ritual é a perfeição do decoro. Somente os sábios compreendem inteiramente isso. Os Sábios compreendem isso, os cavalheiros o carregam confortavelmente consigo, os oficiais preservam-no, e os povos comuns consideram-no como sendo o costume. Os cavalheiros sabem-no ser arte da maneira do homem; o povos comum pensa, no entanto, que tem algo haver com fantasmas (...)


Natureza humana
A natureza do homem é má. Bom é o produto humano. A natureza humana é tal que os povos nascem com amor ao lucro, e se seguirem essa inclinações, eles lutarão e arrebatar-se-ão uns aos outros, e as inclinações ao dever e a produção morrerão. Eles nascem com medos e ódios. Se os seguirem, transformar-se-ão em violentos e tendenciosos indo de contra a boa fé, que morrerá. Se forem indulgentes, e desordem da licenciosidade sexual resultará na perda dos princípios rituais e da moral. Em outras palavras, se o povo agir de acordo com a natureza humana e seus desejos, eles inevitavelmente lutarão, arrebatar-se-ão, violarão as normas e agirão com um violento abandono. Conseqüentemente, somente depois de transformados por professores e por princípios rituais e morais, conforme a cultura, poderão permanecer em boa ordem. Visto por este lado, é óbvio que a natureza humana é má e bom é o produto humano.


Ordem e desordem
Constantes princípios regem o conhecimento do céu. O Céu não prevalece porque você é o sábio Yao ou desaparece porque você é o Tirano Jie. Bênçãos resultam quando você responde ao céu com a ordem criativa: e as desgraças surgem quando você o responde com desordem.(...) Mas a ordem e a desordem são produtos do Céu? Eu digo, o sol e a lua, as estrelas e constelações estavam no mesmo lugar quando Yu criou a ordem e quando Jie fez a desordem; mas a ordem ou a desordem não vieram do Céu.